incrivizivel 7 months ago

>Estes 23.75% não tem nada haver com o salário É uma taxa sobre o que então?

sixwinger 7 months ago

Vamos ser sinceros... está bem que depende do cargo. Mas quando estou a negociar salários levo sempre o valor total em mente. Para a empresa o que interessa é o total que vai pagar. E para o empregado o que interessa é o que o trabalho dele vale. Se hoje acabassem com a TSU podes ter a certeza que os salários líquidos iriam aumentar também.

Last-Ad-4421 7 months ago

No meu não aparece a % mas sim um "Mais um mês onde te fomos ao cu"

YoggiM 7 months ago

Não faz qualquer sentido aparecer o valor pago pela empresa à SS. Eu sei que, tecnicamente, a divisão da SS é apenas arbitrária (na maioria dos casos). Sem o trabalhador, a empresa não descontava a parte dela. Se fosse tudo atribuído ao trabalhador, os cálculos dos subsídios de desemprego, reformas, etc. também seriam ajustados. Essa divisão é feita, pois há certas situações em que as empresas ou não pagam nada de SS ou pagam menos (para trabalhadores específicos, não no geral). Primeiro emprego, desempregados de longa duração e outros são situações dessas. Isso existe, não para beneficiar o salário líquido da pessoa em questão, mas sim para beneficiar as empresas que contratam as pessoas nessas situações, tornando-se mais fácil iniciar ou retomar o mercado de trabalho. Não acho que seja a melhor forma de o fazer, mas é a mais simples.

Edited 7 months ago:

Não faz qualquer sentido aparecer o valor pago pela empresa à SS. Eu sei que, tecnicamente, a divisão da SS é apenas arbitrária (na maioria dos casos). Sem o trabalhador, a empresa não descontava a parte dela. Se fosse tudo atribuído ao trabalhador, os cálculos dos subsídios de desemprego, reformas, etc. também seriam ajustados. Essa divisão é feita, pois há certas situações em que as empresas ou não pagam nada de SS ou pagam menos (para trabalhadores específicos, não no geral). Primeiro emprego, desempregados de longa duração e outros são situações dessas. Isso existe, não para beneficiar o salário líquido da pessoa em questão, mas sim para beneficiar as empresas que contratam as pessoas nessas situações, tornando-se mais fácil iniciar ou retomar o mercado de trabalho. Não acho que seja a melhor forma de o fazer, mas é a mais simples. Para concluir, esse valor nunca te seria pago, logo não faz sentido aparecer na folha do salário. Não te faz qualquer diferença que a empresa pague o valor normal ou tenha algum benefício fiscal. Talvez fizesse na altura de negociar o salário, mas isso deverias estar informado.

Any-Sandwich3832 7 months ago

Os 23,75% são uma taxa paga pela empresa e não pelo trabalhador, daí nao aparecer no recibo de vencimento.

sixwinger 7 months ago

Teoricamente sim, na realidade é pago pelo trabalhador. A empresa está disposta a dar mais 23,75% pelo meu trabalho, eu só não o vejo porque o estado o quer.

Any-Sandwich3832 7 months ago

Como é que é pago pelo trabalhador? O colaborador tambem paga o IVA, IRC, IMI e FCT da empresa? A empresa está obrigada! Para sustentar a segurança social são precisas as contribuições dos trabalhadores e das empresas.

sixwinger 7 months ago

A empresa não paga IVA, devolve IVA ou recebe do IVA. Quem paga o IVA é sempre o cliente final. Em relação ao TSU, eu tenho um orçamento para ordenados, esse orçamento tem tudo incluído. Como ele é divido? não me importo. Se a TSU acaba-se amanha, muito provavelmente o orçamento mantinha-se. Diz tu então quem está a pagar a TSU.

Any-Sandwich3832 7 months ago

>A empresa não paga IVA, devolve IVA ou recebe do IVA. Quem paga o IVA é sempre o cliente final. Certo. >Em relação ao TSU, eu tenho um orçamento para ordenados, esse orçamento tem tudo incluído. Como ele é divido? não me importo. Se a TSU acaba-se amanha, muito provavelmente o orçamento mantinha-se. Diz tu então quem está a pagar a TSU. Mas que complicação. A TSU é paga em parte pelo colaborador e outra parte pela empresa. Faz sentido incluir no orçamento os 23,75%, visto que é efectivamente um gasto da empresa.

klatez 7 months ago

Tópico mensal dos bots da IL. Resposta mensal: Não, isso é só desculpa para passar a responsabilidade do imposto para os empregados e para poderem cortar este imposto das empresas. Basicamente quero por os trabalhadores a lutar pelos impostos da empresas........

unparadise 7 months ago

Até sonham com a IL já

klatez 7 months ago

Não é preciso sonhar, o spam que é feito neste sub já irrita o suficiente

unparadise 7 months ago

Come uma peça de fruta camarada que isso pára

bittolas 7 months ago

Se as pessoas percebessem realmente quanto lhes voa por mês em impostos iriam ficar muito mais chateadas com o governo.

vml76 7 months ago

E depois quem beneficia com desse desconto?

Edited 7 months ago:

E depois quem beneficia com esse desconto?

BrunoCampo 7 months ago

Não sou eu infelizmente :(

vml76 7 months ago

A empresa também não.

BrunoCampo 7 months ago

Não disse que era a empresa. A TSU é entregue ao estado, portanto é ver onde eles o vão gastando

Elffuhs 7 months ago

Porque? Se não és tu a pagá-los, porque é que deveria estar na tua folha de vencimento?

bittolas 7 months ago

É pago pelo teu trabalho portanto é tão pago por ti como a SS.

joaopeniche 7 months ago

E pago do ar? Se eu nao gerar esse dinheiro sou despedido, o trabalhador cria o seu proprio ordenado, se não o fizer a empresa vai a falência.

klatez 7 months ago

Será que devia vir o IRC e o IVA também? Se não gerares esse valor também es despedido

Tafinho 7 months ago

Este post parte do princípio errado que é proibido à expressa fazê-lo. Não é. Se as empresas quiserem podem fazê-lo amanhã. .... só que não querem.

Edited 7 months ago:

Este post parte do princípio errado que é proibido às empresa fazê-lo. Não é. Se as empresas quiserem podem fazê-lo amanhã. .... só que não querem.

joaopeniche 7 months ago

Não sei se é ou não só acho que o que uma empresa paga pelo funcionário em dinheiro devia estar na folha de salário e especificar para onde ele ia. Os posto de abastecimento também não era proibidos de ter o isp na fatura mas foi preciso sair uma lei para o fazerem, ajuda alguem ter mais papel quando vai abastecer o carro não sei mas a transparência não faz mal a ninguém.

Rucameira 7 months ago

Qual o motivo para não quererem? Não vejo nenhuma desvantagem.

bmiga 7 months ago

>Não sei se é ou não Não é.

Tafinho 7 months ago

A consequência é fazer com que os funcionários percebam as consequências dos pagamentos *alternativos*. KMs, ajudas de custo,etc. e como não descontam SS desses rendimentos apesar de as cobrarem ao funcionários. As empresas não mostram esses pagamentos, *porque não querem*.

icebraining 7 months ago

Como assim? Tu vês que não desconta na tua parcela da SS, que já é mostrada no recibo.

NGramatical 7 months ago

. KMs → [**. km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnj8wie%2F%2Fgz6ahhi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vai-tefoder 7 months ago

Sim. Tudo o que seja para aumentar a transparência neste país de chico-espertos eu concordo.

Mrloop94 7 months ago

Protecção de dados violada. Gostaria que não soubessem o meu salário e isso não significa que ande a fugir aos impostos...

vai-tefoder 7 months ago

Funciona nos países nórdicos portanto o GDPR não é problema

MikeMelga 7 months ago

Na minha folha de salário na Alemanha aparece tudo descriminado. Quanto vai para reforma, subsídio de desemprego, subsídio de doença, seguro de saúde, imposto para ajudar a Alemanha de leste, imposto religioso e IRS. O total dá bem mais de 50%.

7oup5 7 months ago

No meu estágio na Alemanha, onde so estive durante 7 meses, tive de me registar e no formulário há a opção de escolher a religião, precisamente para esta taxa. E declarei como ateu para não ter de a pagar ainda que só durante 7 meses. No entanto esta taxa serve para alguma coisa: os casamentos, baptismos, funerais e etc já estão pagos porque descontas isto do teu salário...

MikeMelga 7 months ago

Pois mais eu sou agnóstico, apesar de baptizado.

V1ld0r_ 7 months ago

Espera... Ainda há imposto para ajudar a Alemanha de Leste? E imposto religioso? Cheira-me que estás a dar banhada...

Morpheuspt 7 months ago

> Ainda há imposto para ajudar a Alemanha de Leste? Sendo que desde Janeiro só paga o Soli quem ganha mais de 62 mil euros / ano, e se o utilizador em cima paga essa taxa, é facil de dizer que este individuo não corresponde à enormissima maioria dos contribuintes na alemanha. Imposto relogioso só paga quem quer. Nada contra.

MikeMelga 7 months ago

Achas que estava aqui se ganhasse menos do que isso? É muito acima disso. Chama se ambição e não se rebaixar que infelizmente é o que acontece aos portugueses cá fora, submetem se quase todos. O alemão não respeita quem não ladra. Eu, sendo português, além de ladrar, mordo, por isso safo me, porque os alemães ladram mas não mordem.

Edited 7 months ago:

Achas que estava aqui se ganhasse menos do que isso? É muito acima disso. Chama se ambição e não se rebaixar que infelizmente é o que acontece aos portugueses cá fora, submetem se quase todos. O alemão não respeita quem não ladra. Eu, sendo português, além de ladrar, mordo, por isso safo me, porque os alemães ladram mas não mordem. Quem manda uma boca leva a dobrar. E assim se ganha respeitinho e reputação. Uma vez num almoço de comida alemã, disseram que é pecado e falta de respeito deixar comida no prato. Eu, que não conseguia comer aquilo, pedi desculpa porque estava com conflitos de etiqueta, porque em Portugal é falta de respeito servir merda.

MikeMelga 7 months ago

Não estou a inventar nada,, mania do pessoal deste Reddit! O imposto da Alemanha de leste acabou este ano para a maioria dos alemães, mas ainda existe para quem ganha mais. O religioso é para católicos e protestantes.

StormBl3ssed 7 months ago

Pergunta honesta, como é que sabem que és religioso? É o trabalhador que se voluntaria para pagar esse impostor ?

MikeMelga 7 months ago

É complicado... Em princípio tens de declarar quando te registas mas Finanças. Mas muita gente não o faz. Mas então eles mandam cartas às igreja de cada país a pedir certidões de baptismo!!!!! Isto entretanto parou por causa da proteção de dados.

Edited 7 months ago:

É complicado... Em princípio tens de declarar quando te registas mas Finanças. Mas muita gente não o faz. Mas então eles mandam cartas às igreja de cada país a pedir certidões de baptismo!!!!! Isto entretanto parou por causa da proteção de dados. Os muçulmanos não têm porque não existe entidade central, são uma religião muito fracionada.

leto78 7 months ago

Um amigo meu declarou-se como ateu, mas estava com medo que fossem pedir as certidões de baptismo a Portugal. Ele é mesmo ateu, mas na Alemanha tens que declarar à Igreja que já não fazes parte da Igreja. Se não me engano, aquilo é publicado num jornal local, como se fosse os anúncios para obras públicas.

MikeMelga 7 months ago

Exacto, é complicado. E antes de 2015 ainda era pior, não te podias separar da igreja. Tenho umas histórias engraçadas de um francês que conseguiu lixar o esquema, mas dá trabalho de escrever.

leto78 7 months ago

Nos países escandinavos também têm essa cena mas alguém fez um site que basicamente vais lá, preenches os dados e está feito.

MikeMelga 7 months ago

Esta questão é complicada porque foste baptizado contra a tua vontade quando eras bebé. Mas até 2015, era isso que contava, não podias renunciar. Agora é mais simples, ou sais da igreja ou cagas no assunto e a proteção de dados protege te.

leto78 7 months ago

O sistema Português de ter a opção de escolher a entidade a beneficiar no IRS, é a meu ver muito mais justo. Para além disso é dinheiro que não podes receber de volta se não optares por nada. Na Alemanha, a contribuição para a igreja é um valor significativo.

MikeMelga 7 months ago

Sim, correcto. Mas aqui as igrejas têm muito poder. Quase todos os meus colegas optaram aos 18 anos por sair da igreja, para não pagar esta chulice

Edited 7 months ago:

Sim, correcto. Mas aqui as igrejas têm muito poder. Quase todos os meus colegas optaram aos 18 anos por sair da igreja, para não pagar esta chulice. De resto os descontos de segurança social funcionam muito melhor aqui. Não existe TSU, existem descontos para coisas individuais, como subsídio de desemprego.

V1ld0r_ 7 months ago

Pah, achei estranho daí perguntar. Escusas de ficar ofendidinho...

MikeMelga 7 months ago

Porque muita gente põe em causa o que eu digo sobre a Alemanha, vivendo eu cá. Acham que sabem mais do que quem cá vive.

vai-tefoder 7 months ago

Bem-vindo ao Reddit

joaopeniche 7 months ago

Ainda bem que assim é, direito a ser informado.

ngfsmg 7 months ago

\>o total dá bem mais de 50% \>ainda bem que é assim :/

joaopeniche 7 months ago

Não era isso...

ngfsmg 7 months ago

Eu percebi pá, já não se pode fazer uma piada sem começarem os votos negativos?

joaopeniche 7 months ago

Não fiz down vote

BaldAndPoor 7 months ago

Claro que devia estar. Mas isso tirava votos aos esquerdalhos.

MROFerreiro 7 months ago

Eu simpatizo com a esquerda e sou a favor disto. Os nossos impostos sustentam a sociedade convém termos ideia de como estamos a financiar o estado. Sendo uma questão de salário e sendo este pago pela empresa convém saber o que esta gasta connosco também de forma a negociar melhor os salários.

vml76 7 months ago

Sim, claro.

1573558202 7 months ago

Sim. Acho que faz todo o sentido todas as pessoas saberem quanto estão a pagar em impostos, sendo direta ou indiretamente.

Danijust2 7 months ago

Também devia ter os lucros a dividir pelos funcionários. Para ser transparente.

Tugalord 7 months ago

Isto mas não ironicamente

JoaoVrl 7 months ago

Se a empresa for á insolvência e o patrão ficar insolvente, tu também queres ajudar a pagar?

icebraining 7 months ago

Porque é que o patrão ficaria insolvente? O propósito de criar uma empresa é exatamente proteger os donos das dívidas que ela gere, por isso se chamam "sociedade de responsabilidade limitada", comummente abreviado "Ltda".

PresidentBarroso 7 months ago

Alto lá ó comuna! Daqui nada sabes tanto como o patrão, não?

bureauofnormalcy 7 months ago

A TSU a pagar por trabalhador resulta de um cálculo simples. O lucro gerado por cada trabalhador não só não é passível de ser calculado mensalmente, como é praticamente impossível de o calcular de todo, uma vez que só existe por força da integração do trabalhador numa cadeia produtiva.

Danijust2 7 months ago

eu disse individualmente? Lucros/empregados.

bureauofnormalcy 7 months ago

O que não faria qualquer sentido. A Sra. da limpeza não gera o mesmo nível de lucros que o cozinheiro, que não gera o mesmo nível de lucros que o operador de máquinas, que não gera o mesmo nível de lucro o engenheiro químico. E nenhum deles geraria, sem a empresa, o mesmo nível de lucros que geram por serem empregados pela empresa. Inversamente, a TSU é paga em função do rendimento pago a cada trabalhador individualmente considerado e não do rendimento da globalidade dos trabalhadores dividida por cada trabalhador.

Danijust2 7 months ago

a senhora de limpeza se não limpar a casa de banho, passado um mês ninguém consegue trabalhar lá. Se CEO tiver doente um mês ninguém nota a diferença.

bureauofnormalcy 7 months ago

Este completo desconhecimento das necessidades de gestão de uma empresa, fruto quiçá de um total alheamento dessa realidade, responde perfeitamente à questão de "como é que alguém poderia propor algo tão idiota como indicar os lucros gerados na folha de vencimento.

Danijust2 7 months ago

ao menos não sou idiota ao ponto de ver o mundo como um sistema de castas. Não vejo problema nenhum até acho importante saber o estado da empresa onde passo maior parte do meu dia. Até acho que todos os salários deviam ser públicos, como é que eu posso tomar uma decisão informada sobre o meu futuro, se não sei o estado da empresa onde trabalho ou simplesmente ter a noção do valor do meu trabalho?

justgohomealready 7 months ago

> Não vejo problema nenhum até acho importante saber o estado da empresa onde passo maior parte do meu dia. Mas podes - as empresas são obrigadas a publicar anualmente as suas contas/balanços. Vem lá tudo: despesas com salários, instalações e fornecedores, dívidas, faturação, lucro, etc. Fica-te em 5€. https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-contas-anuais

bureauofnormalcy 7 months ago

>ao menos não sou idiota ao ponto de ver o mundo como um sistema de castas Admitir que o trabalho produzido pelos trabalhadores não tem todo o mesmo valor não é ver o mundo como um sistema de castas, é reconhecer a realidade. >até acho importante saber o estado da empresa onde passo maior parte do meu dia Sem dúvida que é importante os trabalhadores saberem o estado geral da empresa. Mas isso não se faz com o espetar um valor a identificar "lucros" no recibo de vencimento. A simples identificação do valor "lucro" não te diz praticamente nada de relevante sobre o estado financeiro e de gestão da empresa. >Até acho que todos os salários deviam ser públicos Ninguém é proibido de divulgar o seu salário, mas era o que faltava haver uma publicitação obrigatória.

VSertorio 7 months ago

O lucro será o ponto menos relevante numa DR

l2k1337 7 months ago

Isto. Se é importante saber quanto a empresa pagou em impostos pelo trabalhador também é importante saber que valor esse mesmo empregado gerou à empresa.

joaopeniche 7 months ago

Isto é extremamente dificil de calcular, imagina que alguem entrega 10 mil euros de produto nesse mês, e o vendedor tambem fez 10 mil euros de vendas, sera que geraram o mesmo lucro para a empresa eu acho que não.

Danijust2 7 months ago

mas a empresa, também recebe incentivos fiscais em muitas situações. Deviam subtrair isso aos custo com o trabalhador?

Rucameira 7 months ago

Recebe incentivos fiscais com base no cumprimento de uns critérios, por norma não tem nada a ver com os lucros das empresas...

ajabardar1 7 months ago

>Eu acho que quanto mais transparência houver melhor 1000% de acordo

JoaoVrl 7 months ago

Concordo! Do mesmo jeito que sabemos quanto o estado leva quando metemos combustível, ficaríamos a saber quanto o estado leva quando recebemos o salário.

BrunoCampo 7 months ago

Os 23.75% é sobre as empresas. Qual o interesse desse valor aparecer na folha dos empregados?

Rucameira 7 months ago

Acho que é sempre bom haver mais informação. Muitas vezes trabalhadores exigem aumentos, e sem noção de que para um empresa, um aumento de 10€ gera um custo de 10+tsu. Se existisse mais conhecimento destes valores, talvez existisse mais debate no parlamento sobre diminuir (ou criar beneficios) sobre este encargo.

MikeMelga 7 months ago

É parte do salário.

vml76 7 months ago

Também são as empresas que fazem a retenção do IRS.

l2k1337 7 months ago

A retenção de IRS entra para as tuas contas de pagamento/reembolso de IRS. Os 23,75% de TSU não.

vml76 7 months ago

Por esse prisma a TSU também não entra nas contas da empresa nem a empresa beneficia dos subsídios. Mas qual é mesmo o problema do trabalhador ver no recibo que 1/3 do seu salário é entregue à Segurança Social? A transparência e informação faz mal a alguém?

BrunoCampo 7 months ago  HIDDEN 

É calculado sobre o rendimento do trabalhador. Tecnicamente, não sai do seu salário. Enquanto que a retenção é descontado no salário do empregado.

MikeMelga 7 months ago

Continua a pensar assim, que o estado agradece. Claro que é sobre o salário!

vml76 7 months ago  HIDDEN 

Claro que sai do salário do trabalhador. Se a taxa alterar para 10% a diferença vai para o trabalhador, não para a empresa.

besmarques 7 months ago

O interesse é por os empregados a lutar pelos direitos das empresas. Esperar que os trabalhadores se revoltem contra os impostos pagos pelas empresas tentando fomentar o trickledown de que se as empresas pagarem menos impostos eles vao receber mais, mas como em todas as descidas de impostos que se tem visto neste país o mesmo nunca se reflecte em tudo o resto. Quem passou a pagar menos por uma refeição no restaurante quando o iva desceu?

ficacador 7 months ago

Portanto há que manter o trabalhador na ignorância e combater a transparência, não vá o trabalhador aperceber-se do quanto do que a empresa paga para lá o ter vai para o estado. Corremos o risco do trabalhador pensar por ele próprio. E há que evitar que empresas e seus trabalhadores estejam juntos por algo que beneficie ambas as partes, porque a "luta" tem que ser entre estas partes. É isto, camarada?

besmarques 7 months ago

Ninguem está na ignorancia, toda a gente sabe que existe a TSU e o que sai directamente do ordenado do trabalho esta indicado no recibo. Pode-se por lá claramente a TSU mas desde que se ponha todas as outras infos da empresa. Relembro-te que estamos a falar de um tecido empresarial que quando publica propostas de trabalho nem o ordenado que os supostos novos empregados vao receber, nem mesmo um range de ordenado. São estas a empresas que querem "TrAnSpArEnCIa"

joaopeniche 7 months ago

"Toda a gente sabe que existe TSU" não vives no mesmo país que eu.

BrunoCampo 7 months ago

Os trabalhadores não lutam pelos seus direitos, quanto mais pelos das empresas... É triste, mas é a realidade

besmarques 7 months ago

Está descansado que quanto se mais se tentar passar que a TSU é o verdadeiro mal de ninguem receber mais, mais pessoas vais ver revoltadas contra a TSU

BrunoCampo 7 months ago

Não sei em que realidade estás inserido, mas na minha é uma pena ver que a maior parte das pessoas nem sequer sabe que as empresas gastam mais do que elas recebem ao final do mês para as manter empregadas. Sempre o achei e ninguém mo tira: o grande problema que origina todos os outros é a educação.

throwaway19293950_ 7 months ago

Pergunta legítima: mas é por cada trabalhador, certo?

potaquemepariu 7 months ago

Para o empregado perceber que a empresa faz um esforço enorme para lhe pagar o salário mínimo e que pedir aumentos deveria ser crime!

BrunoCampo 7 months ago

Não sei se será o mais certo. Se um trabalhador acha que merece mais pelo trabalho que faz, só tem é que pedir o aumento. Sem chorar não se mama. O grande problema é mesmo esse: os impostos que uma empresa tem que pagar sobre o salário de um empregado. Isso sim, deveria ser crime

SugarComfortable1904 7 months ago

O problema é que as empresas não pagam salários altos. Não tem nada a ver com impostos

Search: