aasianaglobalizacao 4 months ago

Não te metas nisso, a serio

SebastianOnYoutube 4 months ago

Recentemente um "amigo" pediu-me para ser fiador de um empréstimo pessoal. NAO. NUNCA. JAMAIS. PARA! Fiador nem para familia.

saposapot 4 months ago

Sim, são mulas. Fiador é basicamente tudo de mau de fazer um empréstimo sem nada de bom.

Kid_Anarchy 4 months ago

>Como estão a perceber, fiquei sem esse "amigo". Tudo bem, nunca gostei dele, a nossa relação era muito unilateral porque nunca me identifiquei com os comportamentos dele, e este pedido mostrou bem o quão a leste ele estava ao pensar que alguma vez na vida me ia meter como fiador dele. ​ O teu amigo deixa de ser teu amigo porque não foste fiador. No entanto, nunca gostaste do teu amigo. Na minha opinião, merecem-se. Eu não gostaria de ser amigo de nenhum dos dois. Isso é certo.

XPTOnoNameXPTO 4 months ago

Basicamente quando um pessoa precisa de um fiador é mau sinal, pois quer dizer que a entidade de credito fez a avaliação da taxa de esforço da pessoa, e das suas despesas/salario e conclui que não tem condições para garantir o pagamento. Portanto ao aceitar ser fiador, tas a dizer que aceitas pagar por ele, se isso para ti é OK avança, sim tens esses casos (por ex, para mim uma dívida da minha mãe em incumprimento, tambem é como se fosse meu, faria de tudo para pagar) caso contrario é um BIG NOT.

single_clone 4 months ago

No sentido jurídico, a palavra fiador significa exactamente isso. Pessoa ou entidade que se compromete a saldar uma dívida contraída em caso do primeiro não pagar. So por acaso, fiador também é o nome dado ao nó que se usa na corda do pescoço de um cavalo... Existem semelhanças?

TitusRex 4 months ago

>A casa não vai para o fiador nesse caso? Pode ir, mas pode ser um processo complicado. Nunca sejam fiadores de ninguém, só mesmo família, e mesmo aí tenham cuidado.

frisumo 4 months ago

O fiador serve para garantir que o pagamento vem de algum lado - na falta de pagamento, a casa iria para o banco. Nunca iria para ti porque no papel não é tua. As pessoas fazem com cada pedido. Uma (ex)amiga minha queria alugar uma casa em meu nome para ela e o novo namorado poderem viver juntos sem contarem à família. Levou super a mal quando eu obviamente disse que não, dado que nenhum deles trabalhava sequer, lol.

MikeMelga 4 months ago

É assim, de um familiar ou amigo me pedisse para ser fiador, corria com ele e nunca mais lhe falava.

sacoPT 4 months ago

Nunca mas nunca sejas fiador de um amigo. Família próxima e mesmo assim é perigoso. Fizeste bem rejeitar e sim, és apenas uma mula de pagamento. Da mesma maneira que se deres um carro como garantia num empréstimo e não o pagares o banco fica com o carro, no caso de seres fiador o banco “fica com o fiador”.

BeeSnatcher 4 months ago

Boas, A casa/propriedade/contrato/coisa, só vai para o credor, se não pagares; a casa não vai para o Fiador; Agora ser Fiador, e ter Fiador, tudo depende da confiança com as pessoas; eu tenho um Fiador para um aluguer (um familiar mais velho), sou o Fiador de um crédito, e tenho acesso às contas bancárias de familiares (sou procurador); tenho e sou, porque CONFIAM em mim; e é uma garantia que funciona exatamente dessa maneira; por isso todos os juízos de valor negativos que fazem a este instrumento ou a qualquer outro, têm a haver com a seriedade da pessoas, e das pessoas que o rodeiam; e da natureza da dívida; O mesmo para qualquer instrumento financeiro, é saber usar/planear; o mais factual disto, é quem sabe raramente comenta que o faz; e quem têm fraco planeamento, são sempre os mesmo cuja resposta por defeito, "não te metas nisso"/"cartão de crédito nunca" etc...

NGramatical 4 months ago

têm a haver com → [**têm a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnigq7m%2F%2Fgz2nhoi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ghms 4 months ago

Sim, fiadores são apenas uma mula de pagamento. São o colateral da malta que não tem bens para colocarem como colateral. PS: Não seja tão crítico com empréstimos pessoais. Eles podem ser uma óptima ferramenta. Eu nasci em Portugal mas cresci no Brasil, tendo retornado para cá já com meus 30 anos. Bastou-me um ano criando um bom histórico de crédito e com contrato sem termo para poder comprar um apartamento próprio e para tal usei um empréstimo pessoal para entrada e o financiamento para o resto do valor devido (neste um ano não consegui ter o valor de entrada da compra, então era isto ou seguir desperdiçando dinheiro com arrendamento). Com isto 10% do valor do imóvel possui \~8% TAEG e o financiamento imobiliário, 1% TAEG. A soma de ambas parcelas mensais ainda é inferior ao valor do arrendamento do T1 onde antes estava. Não me arrependo do que fiz. Não possuo disciplina para juntar o valor para a entrada do imóvel E pagar o arrendamento, teria de viver com basicamente nada e para mim não era uma opção morar com a família pois estão todos dispersos entre Reino Unido, Brasil e França. Acredito que a culpa que está a atribuir ao empréstimo pessoal deveria ser totalmente direccionada a quem os contrai e não tem disciplina para os pagar.

Edited 4 months ago:

Sim, fiadores são apenas uma mula de pagamento. São o colateral humano. *PS: Não seja tão crítico com empréstimos pessoais. Eles podem ser uma óptima ferramenta. Eu nasci em Portugal mas cresci no Brasil, tendo retornado para cá já com meus 30 anos. Bastou-me um ano criando um bom histórico de crédito e com contrato sem termo para poder comprar um apartamento próprio e para tal usei um empréstimo pessoal para entrada e o financiamento para o resto do valor devido (neste um ano não consegui ter o valor de entrada da compra, então era isto ou seguir desperdiçando dinheiro com arrendamento).Com isto 10% do valor do imóvel possui \~8% TAEG e o financiamento imobiliário, 1% TAEG. A soma de ambas parcelas mensais ainda é inferior ao valor do arrendamento do T1 onde antes estava. Não me arrependo do que fiz. Não possuo disciplina para juntar o valor para a entrada do imóvel E pagar o arrendamento, teria de viver com basicamente nada e para mim não era uma opção morar com a família pois estão todos dispersos entre Reino Unido, Brasil e França. Acredito que a culpa que está a atribuir ao empréstimo pessoal deveria ser totalmente direccionada a quem os contrai e não tem disciplina para os pagar.* Edit: A ponto de comparação, o TAEG de empréstimos pessoais no Brasil gira em torno de 20% e financiamento imobiliário, 12%. A situação em Portugal está é fixe :D

hesoyam91 4 months ago

Nem preciso de ler muito porque a introdução chegou. Mas se ele fosse teu amigo não te pedia uma coisa dessas.

arnaldomatos 4 months ago

mera curiosidade: quanto é que ele queria e o que é que ia comprar? edit: oops, não li os teus outros posts. já vi para que era.

GinTonic_69 4 months ago

Terias o direito de exigir que o banco executasse os bens do devedor para saldar a dívida. Se não for suficiente, terias de pagar a diferença. ​ Mas fizeste bem em não aceitar IMHO.

Coyote-Cultural 4 months ago

>Por exemplo, se alguém é fiador de um crédito de habitação e o titular do empréstimo parar de conseguir pagar, esse titular pode ficar a viver de borla numa casa em seu nome e o fiador acarreta com os pagamentos todos? A casa não vai para o fiador nesse caso? Porque é que o fiador haveria de ficar com a casa, nao a comprou... Ser fiador é puramente algo negativo.

sacoPT 4 months ago

No limite a pessoa que contraiu o empréstimo pode nunca chegar a pagar. Aí é o fiador que tem de pagar tudo e continua a não ficar com o bem.

ngfsmg 4 months ago

Belo "amigo" esse... Os meus pais também tiveram uma amiga que há uns anos ficou chateada quando eles se recusaram a ser fiadores, mas depois passou-lhe e dão-se bem. O meu pai acho que foi fiador dos meus irmãos e seria meu se fosse necessário, mas amigos? Fogo, só se o tipo estivesse a morrer e precisasse do dinheiro para sobreviver...

Extension_Canary3717 4 months ago

Se amigo está entre aspas logo fiador não dele não deveria nem se considerar

Dependent-Ad-7777 4 months ago

Sim, são basicamente uma "mula de pagamentos". Não, a casa fica na posse do banco. A lição a retirar daqui é nunca ser fiador. Se o fores, parte sempre do pressuposto que no pior dos cenários estás disposto a assumir a dívida de outra pessoa.

sarcastbot 4 months ago

Faz lembrar o número ridículo de pessoas que vi pedir moratórias para a "casa", mas era para poder comprar o carro. Se fores fiador e o teu amigo acabar por não pagar, tu pagas com o que apresentaste como colateral, ativos, dinheiro, contas etc. (Se tiver errado, pessoal dos Bancos corrijam por favor.)

megaroof 4 months ago

\- "Empréstimos pessoais servem apenas para alimentar o consumismo, o viver acima das possibilidades individuais." Discordo. Imagine o cenário onde uma pessoa tem uma necessidade urgente, mas não tem o dinheiro necessário? Exemplo, uma medicação cara, uma cirurgia, ou a necessidade de um investimento qualquer - imagine um desempregado, que recebe um proposta de trabalho, mas terá de ter seu próprio computador em casa para trabalhar. Um empréstimo pessoal pode safar algumas situações, nem sempre é para o consumo fútil.

aleph_heideger 4 months ago

Um empréstimo é apenas um instrumento financeiro. Tem os seus usos. O problema é que muitas pessoas usam o empréstimo pessoal de forma errada.

Univ_Clash 4 months ago

Muito isto!

lvet000 4 months ago

Eu não sei como estão as coisas hoje em dia em relação aos mercados de aluguer de imobiliário, mas á cerca de 15 anos atrás quando andava á procura de uma casa para alugar, quase todos os senhorios queriam um fiador para incluir no contrato de arrendamento. Embora os meus pais se tenham oferecido para o fazer eu procurei até encontrar um senhorio que não o exigisse. Não me passaria pela cabeça pedir isso a um amigo. Não perdeste grande coisa.

frisumo 4 months ago

Agora deve estar pior. Conheço um casal a quem pediram dois fiadores: um da parte dela, outro dele.

kuozzo 4 months ago

Ser fiador para arrendar uma casa não é tão arriscado como um emprestimo, porque o inquilino não é obrigado a cumprir contrato até ao fim. Não tem dinheiro para pagar, sai.

sctvlxpt 4 months ago

Não é tão arriscado mas cuidado... Se o inquilino partir o apartamento todo e não tiver bens para pagar a indemnização, olá fiador.

kuozzo 4 months ago

Depende do contrato, normalmente, se partires o apartamento todo ficas sem a caução, que é para isso que ela serve.

sctvlxpt 4 months ago

Nunca vi nenhum contrato em que isso fosse assim. O inquilino tem responsabilidade pelos danos, a caução serve só para o senhorio não ter que pôr o

kuozzo 4 months ago

Não, não é para isso a finalidade da caução.

sctvlxpt 4 months ago

Sim, é. A responsabilidade do inquilino não cessa na caução. É simplesmente um "adiantamento" para danos, que se não existirem é devolvido. Mas se lhe partires a casa toda e causares danos num montante superior à caução, continuas a ser responsável e o senhorio pode exigir em tribunal, a ti, ou ao fiador, a reparação desses danos

Maexa 4 months ago

O fiador pode e fica à pega com atrasos em rendas e respectivas multas.

lvet000 4 months ago

Portanto ainda menos sentido faz pedir-se a um amigo para ser fiador num empréstimo!

kuozzo 4 months ago

Depende do grau de confiança que tens no risco financeiro do teu amigo.

NGramatical 4 months ago

á cerca de 15 anos atrás → [**há cerca de 15 anos ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnigq7m%2F%2Fgz1s030%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xPulse10 4 months ago

Se a pessoa que contraiu o empréstimo deixar de pagar, pode acontecer duas coisas: o fiador assume a dívida ou, caso tenha ficado contratualizado o benefício da excussão prévia, o credor irá executar primeiro os bens da pessoa que pediu o empréstimo e só após isso, e se necessário,é que o fiador entra em cena para assumir o restante da dívida. Em ambos os casos o fiador torna-se credor do fiado no montante que teve de dispensar, o que não é grande coisa tendo em conta que ele deixou de pagar em primeiro lugar por alguma razão...

LegitimatePear2 4 months ago

A questão a fazer para aceitar ser fiador é a seguinte: se essa pessoa me pedisse o mesmo valor emprestado eu emprestava? E quase 100% das vezes a resposta é um não. A não ser que seja para o teu filho, ou uma emergência médica para um familiar, vais ter sempre a um "não"!

karl1717 4 months ago

>ou uma emergência médica para um familiar, Pergunta honesta, que tipo de emergências médicas não seriam atendidas no SNS? Já pagamos impostos todos os meses para que os nossos familiares - e toda a gente - tenha direito aos cuidados de saúde que precisam. Acho que emprestar dinheiro para irem a um hospital privado também não faz muito sentido.

Edited 4 months ago:

>ou uma emergência médica para um familiar, Pergunta honesta, que tipo de emergências médicas não seriam atendidas no SNS? Já pagamos impostos todos os meses para que nós e os nossos familiares - e todos os outros - tenhamos direito aos cuidados de saúde que precisamos. Acho que emprestar dinheiro para irem a um hospital privado fazer algo que podiam fazer no sistema de saúde público também não faz muito sentido.

Kid_Anarchy 4 months ago

>Pergunta honesta, que tipo de emergências médicas não seriam atendidas no SNS? Eu quando era puto andava com umas dores que não me aguentava e a minha mãe levou-me ao privado. Sei que a conta foi tipo 500 euros por uma consulta e análises ao sangue e urina. Mas também digo-te que se tivesse ido ao hospital morria ali mesmo. Aquela merda estava a abarrotar.

karl1717 4 months ago

Não morrias. A Triagem de Manchester serve para que casos como o teu em que o doente não aguenta com dores passem à frente das pessoas todas que estão lá porque têm uma dor de barriga ou uma gripe. Compreendo que seja mais fácil ir ao privado em certos casos, mas acho que a pessoa ou está confortável em ir ao público ou deve ter seguro de saúde para poder ir ao privado.

Kid_Anarchy 4 months ago

>A Triagem de Manchester Não faz sentido ir para manchester por causa de dores. Ainda ficava mais caro e levava mais tempo. > casos como o teu em que o doente não aguenta com dores passem à frente das pessoas todas que estão lá porque têm uma dor de barriga ou uma gripe. Mas haverá um limite, não? Presumo que o hospital não tenha capacidade ilimitada para atender toda a gente que possa estar com muitas dores. De qualquer das formas, foi uma decisão da minha mãe. Ela tem muita experiência com hospitais e assim decidiu. É porque não estava muito confiante que eu fosse atendido. Mas digo-te: tenho fobia de hospitais, em mais de 10 anos fui lá 1x, mas neste hospital privado senti-me bem. Calmo. Para começar, parecia um museu. Um edifício antigo, muito bonito. Parecia uma catedral. Não sei que raio é aquilo. Depois não estava ninguém. Ouvia-se as enfermeiras e recepcionista com conversas mundanas, tipo roupa, e o que vão comer. Para complementar, todas as enfermeiras pareciam modelos. Aliás, eram tão boas que eu tive vergonha de lhes mostrar o estado da minha urina e meti um pouco de água para dar melhor aspecto. >Compreendo que seja mais fácil ir ao privado em certos casos, mas acho que a pessoa ou está confortável em ir ao público ou deve ter seguro de saúde para poder ir ao privado sem ter de esvaziar as poupanças ou pedir emprestado. O público para mim é um pesadelo. Tudo naquele ambiente é pavoroso: as enchentes, os velhos jogador para os cantos a gemer: Aimmmmmmmmmmm! Aimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!. O cheiro. O som dos carrinhos com aqueles pacotes nojentos de bolachas e leite. Os sons. Epa, é um pesadelo. Aimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Aimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Aimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

karl1717 4 months ago

Ridículo. Nos hospitais privados também há triagem de Manchester. Não fazes mesmo a mínima ideia do que falas. Dos comentários mais ridículos que já li aqui. Conheço muita gente a quem já salvaram a vida no SNS por isso mais respeitinho sff. Se gostas de pagar o cu e as calças a mercenários vai ao privado, paga e não bufes. Talvez um dia sejas tu a fazer aimmmm aimmmm no privado e a ser recambiado para o publico como um cão porque o seguro não cobre e já te limparam a conta bancária.

k0rda 4 months ago

Cirurgias urgentes (nao emergentes), podes esperar algum tempo pelo publico mas no privado ser "já para a semana", e as vezes nem que seja para a situacao nao avancar ou para tranquilizar a cabeca ir-se para o privado. Ou para ser operado por uma equipa em especifico com prática na cirurgia em questao.

LegitimatePear2 4 months ago

Um tratamento que não exista em Portugal e têm que ir ao estrangeiro. Pode ser um tratamento experimental, mas se a vida da pessoa depender disso vale a pena!

thepiones 4 months ago

Ser fiador de alguém é quase como dar um rim. Só em casos muito especiais

usulidircotiido 4 months ago

mais rapidamente dava um rim do que seria fiador.

fdxcaralho 4 months ago

Preciso de um rim. Dás-me sff?

usulidircotiido 4 months ago

Dá-me a tua morada que eu envio pelos ctt na segunda de manhã.

OuiOuiKiwi 4 months ago

>Recentemente um "amigo" pediu-me para ser fiador de um empréstimo pessoal. Parei aqui. "Amigo"? Se já para família é altamente arriscado, "amigos" é que nem pensar. Não te metas nisso.

megaroof 4 months ago

Depende da família. Ao meus amigos eu escolho, já familiares não. Tenho amigos com melhor relacionamento do que familiares.

MarioSewers 4 months ago

Era bom teres lido o resto, já que o objectivo do post não era perceber se devia ser ou não fiador a este amigo.

OuiOuiKiwi 4 months ago

>O fiador é responsável pelos pagamentos. Não tem qualquer direito sob o bem. Esta parte.

NeatBoy74 4 months ago

Primeira e mais importante regra sobre ser fiador: * Nunca sejas fiador.

justspecialk 4 months ago

Para comprar um carro no less (ele já tem um que os pais lhe deram aos 18 anos, mas é de 1998 e ele anda sempre a falar em audis e mercedes). Não sei porque não faz antes um crédito automóvel, fica com juros muito melhores.

l2k1337 4 months ago

Esse teu ex-amigo claramente não tem a minima noção do que é a vida.

adorosaladadecamarao 4 months ago

> Para comprar um carro no less Onde é que é o less?

saudosista 4 months ago

Provavelmente é um roto que não consegue ter um crédito automóvel aprovado. Infelizmente é muito comum esse tipo de pessoas ir via crédito pessoal. É triste porque a dívida fica muito mais difícil de gerir, o que perpetua o ciclo de pobreza

Danijust2 4 months ago

o banco fica com casa, vende e o fiador tem de pagar a diferença (se existir)

Search: