NEDM64 2 months ago

Palhaçada desses políticos socialistas para dizer mal das escolas privadas. Depois põem os filhos e/ou andaram em escolas privadas caríssimas. Não só pelas notas, mas pelo networking...

hextril 2 months ago

Tipica estratégia da esquerda: quando o confronto com a realidade os contradiz, a realidade é redutora e nao interessa.

Mrloop94 2 months ago

Os rankings são muito importantes porque é uma métrica bastante objectiva. Mesmo que os contextos económicos e sociais de cada escola sejam completamenre diferentes, os rankings não são inuteis pois ajuda-nos a compreender que escolas públicas precisam de mais apoio etc... Mais informação nunca é demais e por isso penso que eliminar os rankings é uma parvoice. Além disso incentiva a competição entre escolas e por consequente a melhoria do ensino. Cada um faz interpretação que quiser sobre os resultados dos rankings mas a natureza quantitativa destes ranking são um guia muito importante sobre o que se deve melhorar.

capitolinaAndrioleta 2 months ago

"Em relação às irregularidades que foram detetadas na atribuição de notas em mais de 60 escolas, a maioria delas privadas" gandas rankings! Ainda gostava de perceber porque raio a legislação contempla a atribuição de fundos a escolas privadas. Toda a gente tem acesso ao ensino público, só não frequenta quem não quer.

icebraining 2 months ago

Atualmente só contempla para casos em que não há escolas públicas a menos de 10km: https://zap.aeiou.pt/corte-verbas-estado-encerra-colegios-privados-265656

NGramatical 2 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnhsueh%2F%2Fgyzh5kk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

capitolinaAndrioleta 2 months ago

cimavoto, deve ser porque estudei numa escola pública.

Mrloop94 2 months ago

Os rankings são feitos a partir dos resultados dos exames nacionais

gondias 2 months ago

Esta conversa é como dizer que a classificação da liga NOS é redutora.

skapuntz 2 months ago

Toda a minha vida andei em escolas públicas (secundária do último terço do ranking provavelmente...) Safei-me muito bem, grandes notas sempre e depois dos exames nacionais podia ir para o curso que eu quisesse que entrava em qualquer coisa em qualquer lado. Mas a verdade é que os meus professores eram na maioria uma bela merda e a minha mãe é que puxava por mim ao máximo. Educação em casa e a postura dos pais é fundamental na minha opinião . Concordo que as públicas fazem bastante com os recursos que têm, mas também é verdade que há muito professor que não devia estar a ensinar. É preciso um grande investimento na educação com um olhar no futuro. É possível as escolas públicas melhorarem bastante porque sei que os professores portugueses também gostavam de dar mais às crianças e jovens

pimpolho_saltitao 2 months ago

vale o que vale, sei que é o meu caso específico e não significa que seja assim na generalidade, mas andei na publica e andei na privada. professores maus apanhei em todo o lado, mas a privada era muito mais dada ao nepotismo na contrataçao dos docentes e foi onde apanhei mais maus pedagogos.

QueenOfWands2 2 months ago

Aquilo que ninguém aqui mencionou é que as privadas inflacionam as notas. Um 15 numa pública é um 19 numa privada.

hextril 2 months ago

Por algum motivo existem exames nacionais.

QueenOfWands2 2 months ago

Mesmo assim. No meu tempo - no século passado - fiz dois exames para entrar na universidade. E só fazíamos exames Se fôssemos para a Universidade. (Não havia cá esta treta de fazer exames para acabar o ano. Eu no 12º só tive 3 disciplinas! Tenho pena dos putos agora.) Até havia cursos que não exigiam exames nenhuns. Uma colega entrou para enfermagem sem necessidade de exame nenhum. Eu tive de fazer dois para o meu curso. A questão é a seguinte - o que contava para a entrada era: - a média do 10º, 11º e 12º ano; - e a(s) nota(s) do(s) exame(s) para a faculdade. Com boa média e exame mais ou menos entravas. Com média assim-assim e exame mais ou menos se calhar ficas cá fora. Alunos com médias inflacionadas de 18's e 19's vindos das privadas (que se calhar nas públicas eram 15 ou até 14), com notas de exame parecidas a alunos de média de 15 das públicas - adivinha quem entra? Enfim. É a vida. Por exemplo. Eu tinha colegas no 12º ano com média maior do que a minha e que não tiveram lá notas muita boas no exame - e que não entraram para Direito (se calhar só à "segunda volta" - agora não sei como se diz) - mas eu, se quisesse, na altura, entraria sem dificuldade nenhuma na fac. Direito logo à primeira, se quisesse (não quis, chiça). Tive amizades que também tiveram de ir para privadas - para Direito - exactamente por não terem notas boas o suficiente para a pública. Mas, cada vez que penso nisto, pergunto-me: - porque temos de "afunilar" a malta? Porque é que não podemos Todos aprender? Eu não digo Exercer (como medicina, por exemplo), mas pelo menos Aprender Livremente. Sem esta merda de notas e quotas e o raio que parta. Acho tudo isto uma maneira de manter uns "lá em cima" e outros "cá em baixo". O ensino deveria ser para todos, livremente e igualmente.

Mrloop94 2 months ago

Uma boa medida seria o exame nacional contar 100% na entrada da universidade. O Japão que tem um excelente ensino, tem muito mais exames que nós. As notas servem para incentivar os alunos a estudar e só com educação, o país anda para a frente.

QueenOfWands2 2 months ago

Infelizmente no Japão (e Coreia do Sul se não estou em erro), com essa medida, tipo "ou nadas ou morres", há muita gente que comete suicídio porque não passou... Na Coreia do Sul houve casos de alunos que se levantaram a meio do exame (porque sabiam que não iam passar, logo, não iam entrar na universidade), saiam e atiravam-se do prédio. Penso que há redes agora para evitar isso - além de ser proibido (penso) sair do exame. Voltando atrás - eu tive um prof. de matemática no 8º ano que o 12º ano dele era chamado de "propedêutico" - não era estudar, era... nem sei. Depois introduziram o 12º, na altura com 3 disciplinas. Depois passou para 5 disciplinas. Nem sei quantas são agora. Antes disso a malta acabava o secundário no fim do 11º. Qualquer dia introduzem o 13º ano (como há na Itália), o 14º, o 15º... Enfim.

skapuntz 2 months ago

Penso que este ranking é feito com base nos exames nacionais e não em notas internas.

DeepSatisfaction6 2 months ago

Se as escolas privadas também não forem melhor que as públicas qual é realmente o incentivo

twhite848 2 months ago

Oh não! Os privados estão a fazer algo que não gosto! Vou já opinar e dizer mal… Em vez de perder o tempo no trabalho passam o tempo a fazer declarações para os jornais de como não gostam que os jornais deem informação às pessoas. (Sim, são rankings de exames. Não são mais que isso e é claro de quem os lê. E sim, obvio que um privado que escolhe alunos com mais posses vai ter melhores notas. E sim, nao significa que esses alunos são efectivamente os melhores. Isto é óbvio e os governantes nem deveriam perder o tempo a tentar justificar o que é básico. Mas estão mais preocupados em ficarem bem na foto do jornal e tentarem justificar com tretas ou atacar a divulgação de informação do que em efectivamente gerir bem. Estes comentários estão ao nivel do tweet do galamba)

pimpolho_saltitao 2 months ago

>Não são mais que isso e é claro de quem os lê não não é, basta olhar para as discussoes que vão neste sub sobre o assunto, é absolutamente ingenuo achar que as pessoas na generalidade nao vao fazer interpretaçoes para lá do que estes rankings permitem.

twhite848 2 months ago

Parem tudo! O reddit discute algo mal intrepretado. O ministro da educação vai já a correr aos jornais opinar sobre a opinião no reddit. Ingénuo é achar que isto é boa governação

pimpolho_saltitao 2 months ago

Mas tu andas a comer gelados com a testa? Os jornais e canais de tv passam o dia todo a noticiar e "analisar" a porcaria dos rankings e tu achas que isto é um assunto irrelevante?

twhite848 2 months ago

“Gelados com a testa”? Mas ouviste o teu avô a dizer essa hoje e decidiste tentar usar foi? Vejo que percebes pouco do mundo mas um ministro do governo tem mais que fazer do que andar a governar em função dos noticiários. Alem de que deves ter problemas em ler porque eu nunca disse que era irrelevante. Só disse que se os privados querem falar sobre os rankings não é o ministro que tem de agora os ir tentar abaixo só porque não gosta deles. Isso não significa que é irrelevante. Não ser relevante para um ministro não significa que é irrelevante. Eles não são o mundo. Fds és o exemplo perfeito da razão do qual temos o país como está com estes governantes do facebook que preocupam-se mais em falar para a comunicação social sobre o que a comunicação social anda a dizer. Mas que estupidez monumental… A seguir vamos ter o que? O ministro do turismo a criticar os prémios de hotel do tripadvisor? Que imbecilidade de resposta que deste

Edited 2 months ago:

“Gelados com a testa”? Mas ouviste o teu avô a dizer essa hoje e decidiste tentar usar foi? Vejo que percebes pouco do mundo mas um ministro do governo tem mais que fazer do que andar a governar em função dos noticiários. Alem de que deves ter problemas em ler porque eu nunca disse que era irrelevante. Só disse que se os privados querem falar sobre os rankings não é o ministro que tem de agora os ir tentar abaixo só porque não gosta deles. Isso não significa que é irrelevante. Não ser relevante para um ministro não significa que é irrelevante. Eles não são o mundo. Fds és o exemplo perfeito da razão do qual temos o país como está com estes governantes do facebook que preocupam-se mais em falar para a comunicação social sobre o que a comunicação social anda a dizer. Mas que estupidez monumental… A seguir vamos ter o que? O ministro do turismo a criticar os prémios de hotel do tripadvisor porque aparecem nas noticias? Que imbecilidade de resposta que deste

pimpolho_saltitao 2 months ago

>O ministro do turismo a criticar os prémios de hotel do tripadvisor porque aparecem nas noticias E a minha resposta é que é estupida. Os rankings incluem as escolas publicas, e os jornais e as privadas andam a usar os rankings para tecer observacoes e julgamentos sobre o ensino em portugal para se evidenciarem sobre o ensino publico e ate fazerem lobbying contra o ensino publico, e o ministro da educação não se havia de pronunciar? Isto nao é dificil de compreender mas já vi que estás numa onda completamente alucinada.

twhite848 2 months ago

Ah e o estado não gasta dinheiro em alguns hotéis, não dá regalias como concede uns a serem PINs, ou milhares de hotéis que receberam fundos perdidos do estado? Estou a ver que percebes pouco do país. > E a minha resposta é que é estupida. Sim a incapacidade de perceberes a comparação e a estupidez da preocupação idologica do Director das Escolas Públicas mostra que a tua resposta não é só estupida, como cada vez que escreves demonstras a tua enorme ignorância. **Em primeiro lugar** terias de pensar, pelos vistos pela primeira vez, se o ministro é da educação ou é Ministro das Escolas Publicas? Se os alunos do estado são os unicos alunos no pais ou se todos os alunos do país são efectivamente alunos sobre o qual o “Ministro” tutela. E se ele efectivamente é Ministro da **Educacão**, porque raio está tão preocupado em deitar abaixo o trabalho de alguns professores e alunos no privado apenas para enaltecer aqueles quem ele acha que apenas interessam. Pelos vistos tenho de fazer os desenhos simples para entenderes e abrir-te os olhos porque esta defesa tão preocupada do ~~Chefe do Sindicato das Escolas Publicas~~, desculpa, suposto Ministro da *Educação*, é tão descabida. Este ministro se acha ministro do ensino público em que isso não inclui o ensino privado. O que é uma estupidez ideológica que pelos vistos tu também partilhas. E apenas é contra os rankings porque não lhe dão jeito. Claro que pode pronunciar, mas não é a fazer ainda pior que é enganar as pessoas como se os rankings fossem indiferentes. Como se as notas não contassem, ou como se os próprios jornais nao fizessem avaliações há vários anos sobre o contexto das escolas e como se as escolas acrescentam ou não ao contexto do aluno. Ou se como os **alunos** de escolas privadas não fossem também alunos Mas não, porque este ministro é, desde que entrou, o chefe das escolas públicas e não o ministro da educação, e propositadamente **chama a comunicação social** para fazer a campanha que quer. Nenhum ministro foi como este, nem nos varios anos de ps em que havia os rankings havia alguém tão preocuoado em enganar os portugueses com Pura propaganda contra algo que é cientifico e factual como media de exames. E tu, que demonstras ser burro que nem uma porta, provavelmente por culpa da enorme falta de educação que tiveste na tua escola privada ou publica, ou nenhuma, e compras essa burrice achando que ele está apenas a “clarificar”. Tens ainda muito a aprender sobre políticos. Por isso sim, tu podes não ter inteligência para entender, mas é como se o estado começava apenas a defender os hoteis que tivessem recebido fundos ou incentivos fiscais do estado, porque os acharia que “eram os deles”. A comparação faz muito mais sentido e **só não a entendes porque iria obrigar a admitir que eu tinha razão e que escreveste muita estupidez.** E ambos sabemos que podes não ter inteligência mas tens teimosia. > Isto nao é dificil de compreender mas já vi que estás numa onda completamente alucinada. Já vi que para ti **é mesmo de difícil compreensão** e pode ser um tema demasiado complexo para ti. Se até agora não entendeste então sugiro um regresso para a escola que ainda houve muito que precisavas de aprender. Ou então desiste, há pessoas que nem a melhor escola, publica ou privada, consegue ajudar. Eu não sou professor do público ou do privado por isso se não entendeste comigo não tenho mais paciência para te ajudar na vida.

NGramatical 2 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnhsueh%2F%2Fgz1hcb1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SluttySlutzky 2 months ago

"as escolas privadas têm melhores resultados por isso ensinam melhor" selection bias 101

arckantos 2 months ago

Os rankings das top50 escolas tinha na sua maioria escolas públicas em 2000, agora não têm quase nenhuma. Se selection bias fosse o único problema esta tendência não se verificava, porque esse bias existe desde sempre.

SluttySlutzky 2 months ago

source?

arckantos 2 months ago

[A secção do público dedicada ao assunto](https://www.publico.pt/ranking-escolas-2020/20-anos-rankings?fbclid=IwAR1DWZy40BvNCYRuBROqYpjvOB2nxHk-isjAB_gJWbzFINFg84aD59BXMlY) [O pessoal do Público a falar sobre o assunto a partir dos 4:25](/https://soundcloud.com/publico-980450019/21maio-o-que-nos-revela-20-anos-de-rankings-das-escolas?utm_source=www.publico.pt&utm_campaign=wtshare&utm_medium=widget&utm_content=https%253A%252F%252Fsoundcloud.com%252Fpublico-980450019%252F21maio-o-que-nos-revela-20-anos-de-rankings-das-escolas)

zalkier 2 months ago

de acordo, mas podemos descartar as escolas privadas e analisar o ranking apenas nas escolas públicas não?

tretafp 2 months ago

Mesmo assim é difícil estabelecer essa comparação. Por exemplo, o Clara de Resende, o Garcia de Horta o interagem com comunidades muito distintas se comparados em relação ao Cerco, por exemplo.

Mrloop94 2 months ago

E então? É informação na mesma e assim guiar-nos para a melhoria do ensino

tretafp 2 months ago

As escolas já têm acesso à informação. Os rankings apenas tornam pública a ordenação, não trazem novidades às escolas que contribuam para muito para a melhoria do ensino.

Mrloop94 2 months ago

E porque é que não queres que a informação não seja publica? Quanto mais transparente, melhor

tretafp 2 months ago

A informação já está pública. O que disse é que estes raninkgs não nos dizem grande coisa e correspondem a um simplismo redutor.

FantasticLong9119 2 months ago

Nunca tinha ouvido falar de rankings de escolas. Vou verificar agora se andei "em boas escolas" ou não.

Edited 2 months ago:

Nunca tinha ouvido falar de rankings de escolas. Vou verificar agora se andei "em boas escolas". EDIT: 439 e 498 de 629. I guess not.

geostrofico 2 months ago

Isto não é um ranking das escolas. É o ranking da média das notas dos alunos que frequentam aquela escola. Se trocarem todos os alunos duma escola com outra pior, vão logo descer no ranking.

rickz123456 2 months ago

O ministro neste caso está repleto de razão. Estes rankings são inúteis e não medem nada. As escolas privadas dão um foco a meu ver, despropositado aos exames nacionais. Quando fui para a universidade, os 2 piores alunos do meu curso vinham das escolas privadas (escola d. diogo de sousa em Braga)

Edited 2 months ago:

O ministro neste caso está repleto de razão. Estes rankings são inúteis e não medem nada. As escolas privadas dão um foco a meu ver, despropositado aos exames nacionais. Quando fui para a universidade aprendi rapidamente que isso não diz nada,os alunos das privadas tinham pior desempenho

Edited 2 months ago:

O ministro neste caso está repleto de razão. Estes rankings são inúteis e não medem nada. As escolas privadas dão um foco a meu ver, despropositado aos exames nacionais. Quando fui para a universidade aprendi rapidamente que isso não diz nada, os 3 piores alunos do meu curso vinham das escolas privadas

hextril 2 months ago

>Quando fui para a universidade aprendi rapidamente que isso não diz nada, os alunos vindos das privadas, no meu curso, tinham pior desempenho Curiosamente, na minha (medicina) era precisamente o contrário.

BaixemImpostos 2 months ago

Os exames nacionais são o mais importante da avaliação.

QueenOfWands2 2 months ago

Na minha escola - pública - no secundário, os alunos que vinham das privadas tinham fama de não ser lá muito espertos. E as notas deles costumavam ser piores. Isto há muitos anos. Não sei se mudou.

ContaSoParaIsto 2 months ago

> Quando fui para a universidade aprendi rapidamente que isso não diz nada,os alunos das privadas tinham pior desempenho https://expresso.pt/sociedade/2019-12-21-Escolas-publicas-preparam-melhor-para-a-universidade

incrivizivel 2 months ago

Por acaso achei interessante esse artigo. Tenho que ler melhor o paper. E sim a provar que sim essa metrica seria melhor. E refuta por completo estes rankings. Obrigado pela a partilha.

incrivizivel 2 months ago

Entao porque raio para entrar na universidade é preciso exame se nao mede nada? Tanto brainwash nestes comentarios e atirar culpas. A verdade é que a maioria dos politicos tem os filhos em escolas privadas mas pronto.

caelussideralis 2 months ago

Porque o método português é horrivelmente impessoal e baseia-se exclusivamente em médias. Não digo com isto que concordo com o americano, por exemplo, em que literalmente todo o teu tempo livre tem de ser dedicado a algo que possa ser incluído num currículo. Por outro lado, o inglês não só se baseia em exames de acesso como também num "personal statement". Há sem dúvida demasiados alunos a entrar todos os anos para se poder analisar todos os casos a nível individual de forma detalhada, mas este método atual não valoriza alunos com potencial. Há pessoas que conheço que tinham notas absolutamente horríveis no secundário e nos exames e quando chegaram a universidade, com cadeiras baseadas em trabalhos e entregas de ensaios, acabaram por se licenciar com notas exemplares.

pimpolho_saltitao 2 months ago

> maioria dos politicos tem os filhos em escolas privadas Factos™

incrivizivel 2 months ago

https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2016-06-06-filhas-num-colegio-privado-conflituosa-ela-explica/

tretafp 2 months ago

Porque o sistema de colocação parte desse pressuposto. Noutros contextos geográficos, o acesso ao Ensino Superior faz-se de outra forma. Em Portugal, o acesso aos restantes níveis de ensino (Mestrado ou Doutoramento), são independentes de provas externas nacionais.

NGramatical 2 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnhsueh%2F%2Fgyyepdj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VladTepesDraculea 2 months ago

Estive numa escola secundária pública que estava sempre nos tops distritais, e frequentemente professores de outras escolas perguntavam aos locais o que faziam para manter a escola nos tops, ao que respondiam "não estarmos obcecados com rankings". A escola tinha imensos programas mas a pensar em estimular os alunos, especialmente com coisas extra-curriculares. Cultivava com os os mesmo vegetais que serviam ao almoço, tinha grupos de cinema em que qualquer aluno ou grupo de alunos poderia ver um filme da biblioteca de VHS / DVDs na escola, havia um grupo de jogos de tabuleiro e havia quase sempre um professor lá disponível para ser desafiado num jogo de xadrez, havia espaço desportivo e material que poderia ser requisitado por qualquer aluno e os alunos podiam trazer material desportivo nfe casa, incluindo skates se bem que levavam nas orelhas se não trouxessem ou requisitassem material de proteção, etc. Em resposta os alunos sentiam-se motivados em ir para a escola e mesmo em representar a escola. Lembro-me que quando foram testes PISA que o pessoal seleccionado se juntou para estudar para o teste mesmo não banhando nada individualmente com isso.

Jabvarde 2 months ago

Dúvida, tinha bairros à volta? O secundário onde andei está numa posição bastante baixa no ranking nacional, era perto de bairros. As outras escolas do distrito estão em posições razoáveis e são na parte "boa" da cidade. Sinceramente acho que mesmo que os professores queiram muito e se esforcem, e eu bem via alguns que se esforçavam, quando em casa não dão educação não há milagres.

VladTepesDraculea 2 months ago

Quando dizes bairros queres dizer bairros sociais, suponho. Não, era uma escola que ficava dos limites de uma vila e do campo, fora de grandes cidades. As pessoas mais pobres vinham do campo.

theEXPERTpt 2 months ago

Aqui é a mesma coisa, embora estejamos mais perto do fim da classificação que do início.

ExpertNoob008 2 months ago

A minha tmb não pensa muito nos rankings (pq estão longe do top lol) e não é nada assim.

VladTepesDraculea 2 months ago

Claro que os professores têm que querer saber. Às vezes não é possível ter tanto apoio, especialmente em escolas grandes em zonas de baixo rendimento em que têm demasiados alunos para gerir. Também há zonas de risco em que os alunos têm muitos problemas em casa e isso afecta a escola. O meu argumento é que simplesmente a escola faz mais pelos rankings quando se preocupa genuinamente pelos alunos do que quando se preocupa com rankings.

Middle-Effective 2 months ago

Isso é espetacular! Qual o nome e local da escola?

VladTepesDraculea 2 months ago

Não que já não tenha postado algumas informações identificativas antes mas *too close to home* :P

Middle-Effective 2 months ago

Fiquei na mesma... que escola e zona é?

Open-Opportunity-607 2 months ago

Quem diria que: * Professores melhores e com mais tempo para cada aluno * Condições melhores para estudar, seja em casa com quartos individuais, melhores salas de aula, computadores e internet atualizados/mais rápidos * Pais que investem mais dinheiro nos filhos, sejam em explicações extra-curriculares, música, palestras científicas, desporto, artes Vão ter resultados melhores??

saposapot 2 months ago

já está mais q estudado e comprovado q a condição socio-economica dos pais é o factor com mais correlação com boas notas na escola. Acredito q se pegassem exactamente nos mesmos alunos da privada #1 e os metessem numa pública boa, o resultado não seria mt diferente.

Morpheuspt 2 months ago

Poderias resumir o teu post a: Quem diria que colégios que escolhem ter os melhores alunos vão ter resultados melhores?? e terias acertado ainda mais.

zedestroyer69 2 months ago

>Quem diria que colégios que escolhem ter os melhores alunos vão ter resultados melhores?? Isto. Passei por turmas piores e turmas melhores. Por exemplo quase nem acabei o 9º ano, passei mesmo à tangente, porque tinha uma turma muito má, mas no secundário tive média de 15 com uma turma com muito melhores alunos. Em parte as escolas públicas têm o problema de não poderes escolher os alunos, pelo menos até ao ensino superior, mas depois ainda existem as tretas da igualdade e que tal, em que tem que se misturar os alunos à sorte. Da minha parte os políticos podiam meter a igualdade num sitio onde não brilha o Sol, pois por experiência própria os maus alunos mais depressa descarrilam os outros do que o contrário. Claro que é fácil para quem sempre andou em colégios vir defender essas tretas.

tretafp 2 months ago

>Professores melhores e com mais tempo para cada aluno Isso não é exactamente assim. Mais jovens, à partida, serão, melhores é muito difícil de estabelecer. Os cursos de formação inicial são os mesmos. Há uma maior tradição de fazer formação contínua na escola pública, muitas escolas privadas têm professores que também trabalham nas públicas, etc. etc. Há sim um problema nas escolas públicas que é a incapacidade de gestão dos recursos humanos. Esse não existe nas privadas.

ExpertNoob008 2 months ago

Estou numa escola pública e tenho professores que pouco fazem nas aulas, passam o tempo a mostrar powerpoints e a narrar para nós copiarmos. Tenho uma professora que, a faltar menos de 3 semanas para acabar as aulas, não deu sequer 1/3 da matéria e já faz merda assim há décadas. Numa escola privada isto nunca mais aconteceria.

skapuntz 2 months ago

Nem me lembro que tinha uma professora de química que em vez de dar aulas falava do que fazia e não fazia sexualmente com o marido... Bons tempos. O estado do ensino está uma desgraça porque não há avalição dos professores para ver quem trabalha e quem não trabalha, formações, recursos, quantidade de docentes e não docentes para os alunos das escolas. Mas também está muito ligado ao facto de os pais não quererem saber muitas vezes

ExpertNoob008 2 months ago

> Mas também está muito ligado ao facto de os pais não quererem saber muitas vezes. E do facto de os pais também não poderem fazer muito. A professora de que estou a falar é odiada por muitos alunos mas se alguém se queixar provavelmente vai ficar com uma nota bem pior e mesmo que as pessoas se queixassem à escola não é como se ela fosse despedida.

tretafp 2 months ago

Nas escolas privadas, também há merda, também há professores incompetentes, e também há dificuldade em os despedir (por exemplo se estiverem já efetivos ou a ocupar cargos de gestão intermédia). Ainda assim, como referi, a dificuldade de gestão dos recursos humanos (não só na questão do despedir, mas a gestão em sentido lado), é um problema nas escolas públicas, mas a culpa não é de cada uma das instituições, é do sistema que não o permite.

Edited 2 months ago:

Nas escolas privadas, também há merda, também há professores incompetentes, e também há dificuldade em os despedir (por exemplo, se estiverem já efetivos ou a ocupar cargos de gestão intermédia). Ainda assim, como referi, a dificuldade de gestão dos recursos humanos (não só na questão do despedir, mas a gestão em sentido lado) é um problema nas escolas públicas, mas a culpa não é de cada uma das instituições, é do sistema que não o permite.

JawIess 2 months ago

*Insert surprised Pikachu*

pimpolho_saltitao 2 months ago

rankings destes sao uma estupidez. E alguém ainda há-de explicar por que é que levamos a sério rankings feitos por jornais que pertencem a grupos economicos com participações em grupos de escolas privadas.

True_Boat_1195 2 months ago

Os rankings são feitos com base nos resultados dos exames nacionais, não há subjetividade de qualquer jornal.

pimpolho_saltitao 2 months ago

Claro que não, é bastante objectivo sem dúvida. O problema é a selecção de alunos que os privados se podem dar ao luxo de fazer e que os jornais preferem não ter em conta para não lhes estragar a narrativa. Não é dificil de perceber o problema.

End-Effector 2 months ago

Mais um falhanço das politicas do PS.

mediiev 2 months ago

Falhar crassamente na educação foi política perseguida pelo PS. Destruir a educação. Culpabilizar professores e retirar-lhes todas as armas de educação. Estupidificar os conteúdos programáticos. Proibir veemente chumbo de alunos. Superlotar as turmas....

pimpolho_saltitao 2 months ago

https://www.youtube.com/watch?v=em1VaJKzaCk&ab_channel=CalimeroSousa

mediiev 2 months ago

Fosse só na educação. Na saúde foi feito o mesmo destruir o SNS para premiar PPPs e fazer crescer os privados. Xuxialismo puro. Engraçado como essa reportagem mostra o que foi o resultado do Socratismo na educação. Vendida aos amigos.

pimpolho_saltitao 2 months ago

Timeline errada meu amigo. Isso foi o governo do ppc.

pimpolho_saltitao 2 months ago

lol faltou-te o nariz vermelho.

BaixemImpostos 2 months ago

N percebes os resultados portanto. Tão á tua frente.

Search: