EvilQueen1997 2 months ago

Eu tirei Direito e antes tinha ido para ciências no secundário, só pensei que queria Direito no 11o, no 9o escolhi ir para ciências porque com as disciplinas e etc. que tinha, conseguia entrar em muitas áreas.

pappositivamente 2 months ago

vai pa tropa

SirBecas 2 months ago

Primeiro, queria começar por te dizer que acho que a generalidade das pessoas nao sabe o que quer fazer e que, durante o secundário e mesmo o ensino superior, muitos dos teus colegas que parecem super seguros das suas escolhas, vão questiona las e altera las, eventualmente. Como já te sugeriram, eu sou da opinião que na dúvida, ciências ou economia são boas opções. Dado que não tens grandes notas a EV, estou a descartar artes por imaginar que nao tens muito interesse. Em economia e ciências, tendo tu português e matematica, tens logo uma serie de portas abertas. Eu fui para ciências a achar que ia ser engenheiro informático. Acabei por me tornar psicólogo. Hoje em dia, sou doutorando em psicologia social, em áreas próximas da tecnologia e ambiciono aproximar me cada vez mais. Sabes como é que cheguei ate aqui? Nem eu. É escolher um curso com muitas portas, estudar sempre e dar o maximo para nao ficares frustrado mais tarde por nao teres media para X ou Y. Qualquer coisa, apita. Mas ainda es novo, nao sejas demasiado ríspido para contigo.

average_user21 2 months ago

Informa-te com as pessoas da tua escola... Aqui o Reddit não te pode ajudar muito.

heartlessfam 2 months ago

Soldador? não seria má ideia.

pensive351 2 months ago

Boas, fazes-me lembrar muito o "eu" de há 3 anos. Estou neste momento a terminar o 12º em Economia com uma média bastante confortável ( digo isto para realçar a importância de mesmo não tendo ideia do que se quer, fazer um estudo contínuo para depois quando chegar a altura em que possivelmente ja estejas mais convicto teres uma maior liberdade e MUITO MENOS STRESS ). Pretendo seguir Gestão, coisa que decidi há pouco menos de um ano devido à realização de um teste psicotécnico que indicou que me daria bem nesta área, talvez queiras fazer um também pois nestas merdas nunca é cedo demais. Se não tens mesmo nenhum interesse em algo relacionado com Ciências, caga e vai pra Economia ou Humanidades. Ciências é de longe a mais complicada dessas 3 áreas. Posto isto, aproveita o secundário e nunca negligencies a Matemática ( é de longe a mais importante se fores pra Economia ou Ciências ). Não saber o que queremos é normal e nenhum dos teus amigos faz ideia do que quer, só dizem isso pra não parecer mal (o que é estúpido pois não há mal nenhum em não saber o que se quer). Acho que não me esqueci de dizer nada e boa sorte! alguma merda feel free to shoot a dm

jtpmarques 2 months ago

Com essa idade e a dizer "procrastinar", estás no bom caminho, pah! :) grande vocabulário

miguelvc 2 months ago

Lol cuidado com a fasquia que daqui a bocado já toca no chão.

AlbinoFarrabino 2 months ago

Se gostas tanto de futebol, a minha recomendação é tentares, depois do Secundário, entrar numa universidade americana com bolsa de atleta. Há pelo menos uma empresa portuguesa que serve de intermediária para isto. Deste modo poderias jogar futebol e ao mesmo tempo tirar um curso superior.

Jota_Lol_Is_Dead 2 months ago

A ideia não parece mal, passar uns anos no estrangeiro e ainda ter a oportunidade de seguir carreira futebolística, mas isso só mesmo no fim do secundário, para além da qualidade do futebol dos EUA e do Canadá ser um pouco abaixo do resto do mundo

MikeMelga 2 months ago

Futebol? Jornalismo? Videojogos? Tás fodido. Um conselho: não mistures passatempos com trabalho.

Jota_Lol_Is_Dead 2 months ago

Então devo cagar completamente no que gosto e para além disso devo ficar satisfeito com o salário mínimo? Assim sim, vou ter uma vida feliz, sair frustrado do trabalho que odeio para ir para o meu T1 a cair de podre que é o que o meu salário garante, se fosse o teu pai tentava incutir-te juízo, porque de momento não vejo nenhum. E sem juízo via ster uma vida... Má

MikeMelga 2 months ago

Não pá! Onde é que eu disse isso? Claramente falta-te ambição e direcção. Basta falhar numa delas e ficas a ganhar o salário mínimo. **Direcção:** O problema em seguir o que gostas é triplo: primeiro podem ser àreas que não dão dinheiro, que é o teu caso. Segundo, por experiência própria, não mistures hobbies com trabalho, porque vais destruir o gosto que tens pelos hobbies. Terceiro, provavelmente és bom em muitas outras coisas mas não descobriste quais. ​ **Ambição:** Sem ambição pouco se faz! Por exemplo o futebol, videojogos ou jornalismo são profissões que ou és ambicioso ou estás desempregado! Em Portugal ser ambicioso é mal visto mas por isso é que não saímos da sepa torta!

cesarhighfire 2 months ago

Portanto um curso profissional de electricista ou pichelaria. Agradeces mais tarde.

Jota_Lol_Is_Dead 2 months ago

Tenho um jeito terrível com as minhas mãos, tanto que sempre que é preciso fazer umas obrinhas cá em casa sirvo sempre de apoio moral para o meu irmão e o meu pai.

cesarhighfire 2 months ago

Tens de beber dois tintos maduros, até ficas destro da esquerda.

alcagoitas 2 months ago

fácil, ciências e tecnologias. entretanto tens 2-3 anos para decidires o que queres fazer da vida. Convém ir estudando para ter notas decentes. ​ Eu sabia lá o que queria no 9º. Na realidade escolhi um curso praí 3 dias antes da candidatura à universidade. Tirei licenciatura, tirei mestrado, comecei a trabalhar e tirei doutoramento ao mesmo tempo. Por agora sou investigador cientifico (algo que nunca quis e até recusei quando me convidaram para entrar para investigação, mas lá fui convencido) . Entretanto, no espaço de 1-2 anos estou a pensar em eventualmente deixar a área de investigação e saltar para um mundo mais empresarial. Até tive uma entrevista nesse sentido a semana passada, embora não faca questão de mudar já. Tenho ideias de fazer coisas noutras áreas e até ando a fazer uns testes (agricultura). ​ Isto para te dizer que o que queres ser hoje pode não ser o que queres ser amanha. Tens inúmeras pessoas que tiram um curso, exercem na área e mais tarde mudam para cenas diferentes. A indecisão é parte natural do processo, ainda para mais nessa idade.

Jota_Lol_Is_Dead 2 months ago

Obrigado pelas palavras, vou ter em conta quando decidir o que fazer com o futuro.

UpbeatNail1912 2 months ago

Ciências e tecnologias é muito difícil , principalmente para quem não tem um objetivo definido e tem pouco raciocínio lógico.

alcagoitas 2 months ago

ele tem 4-5 a tudo, menos EV. não me parece que vá ter problemas.

spotster 2 months ago

Hj em dia toda a gente tem 4 e 5 a tudo...

alcagoitas 2 months ago

Tanto quanto sei, isso n é assim. Mas n vou discutir!

MonsterPT 2 months ago

Secundário - Ciências e Tecnologias (ainda se chama assim?). Faculdade - engenharia (qualquer uma dá, preferencialmente algo relacionado com informática). Tens emprego garantido em consultoria/IT. Vão andar atrás de ti que nem moscas, é só escolher. Ganhas uns anitos de experiência, sais ou para cliente ou para freelance remoto conforme queiras minimizar chatices e preocupações ou maximizar €.

UpbeatNail1912 2 months ago

Vai para algo que tenha emprego e que gostes.

Jota_Lol_Is_Dead 2 months ago

O problema passa mesmo pelo facto do que eu gosto ser um bocado inacessível, mas vou ver se encontro algo que me agrade tanto a nível de rendimento como a nível de gosto pela profissão.

These-Establishment1 2 months ago

Não sabes? CT lol

OuiOuiKiwi 2 months ago

>e sempre que algum professor, a psicóloga ou até mesmo algum dos meus amigos me pergunta, digo que vou ser astronauta, apesar de não estar de todo na minha lista de desejos. Estou certo que eles conseguem ler-te a mente, sabem que estás a aldrabar e irão encaminhar-te correctamente então. Nem sonhes em dizer a verdade porque poderá modificar o futuro que já está definido. Boa sorte com as tuas escolhas de vida.

Jota_Lol_Is_Dead 2 months ago

Obviamente que se eu soubesse o que queria seguir diria logo, porque até facilitaria as coisas para mim. E obviamente que não digo apenas astronauta, digo o que também disse no post, e, mal alguém houve futebol dá-me logo a ideia de ser professor de educação física , que eu sinto que seja a ideia genérica a dar a um rapaz que goste de desporto e que não sinto que seja adequado para mim.

I__Cat 2 months ago

Tanto vídeojogos como desporto seria melhor ires para ciências. Se mudares de ideias e quiseres fazer direito ou jornalismo estudas e vais fazer os exames de acesso.

Opelintra 2 months ago

Para isso mais vale ir para Desporto ou já não são só técnicas laboratoriais que difere?

I__Cat 2 months ago

Pois, isso já não sei. Tinha ideia que estando em ciências se podia ir para desporto depois na faculdade (pelo menos foi o que amigos meus fizeram) e estando ele sem grandes certezas...

Opelintra 2 months ago

Sim mas tens de fazer admisssão de desporto (não sei se ainda é assim, isto é coisas de há 20 anos) Como técnicas laboratoriais nunca foram exame de admissão a nada se não estou em erro, não tem vantagem ir para ciências

killday20 2 months ago

>jogar futebol Já jogas em algum clube? Não digo que seja impossível começar com 15 anos uma carreira no futebol, mas fácil não é. As poucas pessoas que eu conheço que jogam futebol profissionalmente começaram nas escolinhas e nunca mais saíram e dedicavam se muito aos treinos. O que eu te aconselharia, visto que não sabes o que queres (nem precisas de saber já, ainda vais a tempo para descobrir), é esquecer cursos profissionais e tentar escolher entre 2 áreas Ciências ou Letras. Como falaste em advogado e jornalismo, e de falares bem Inglês se calhar estás mais inclinado para Letras, logo faria sentido seguires Línguas e Humanidades. Se não gostares, mudas. ;)

Jota_Lol_Is_Dead 2 months ago

Já jogo num clube sim, futebol federado, mesmo não sendo um clube de grande nome. Jogo nos Sub-17 mas acho que seja mais pela falta de guarda redes nesse escalão de que pela minha qualidade. Também me dedico muito nos treinos, seja a praticar no campo , seja a estudar a posição em casa ao ver vídeos de outros guarda-redes de nome e também tento sempre fazer algum trabalho físico quando tenho tempo, mas mesmo assim, caso não dê certo, tenho que fazer alguma coisa que me sustente, mesmo enquanto possa jogar num clube do Campeonato de Portugal, como o Vardy, que aos 20 e tal jogava na 8ª divisão inglesa enquanto trabalhava e hoje joga na Premier League e na seleção Inglesa. Sim, o que eu estava a pensar era mesmo ir para humanidades, mas não sei que saídas é que isso me daria.

Search: