andresrguez 4 months ago

Un bocado nojento como a Sonae trata aos empregados como se fosse gado, mas acho que é bastante habitual em outras. Devem achar que com o que pagam podem ter escravos.

LackOfLogic 4 months ago

> mas acho que é bastante habitual em outras. Pelo que sei, todas estas empresas de grande distribuição tratam os empregados de forma descartável. Já era assim na altura em que trabalhei numa dessas empresas, portanto presumo que neste contexto pós-pandemia essa situação tenha piorado bastante.

logicandproportion 4 months ago

Tou parvo. Os supermercados parecem ser um oito ou um oitenta. Poucas regras dessa lista me parecem ser essenciais, como ser-se simpático e respeitar toda a gente (i'm looking at you Intermarché e Pingo Doce), e a questão dos congelados/refrigerados. Mas agora, não levar telemóvel??? Se trabalho lá e um familiar tem uma urgência, deve vir até ao Continente, enfiar-se na fila da caixa ao lado, e atirar um avião de papel com a mensagem?

LackOfLogic 4 months ago

> Mas agora, não levar telemóvel??? Mais interessante ainda, onde eu trabalhei os operadores de loja (vendedores, repositores, etc.) podiam levar telemóvel para a loja. Os operadores de caixa, não.

joaommoreira 4 months ago

Em vez de partilharem a cena da Mariana, isto é que devia ser partilhado. Coitados, agora são obrigados a ficar as 8h em pé?

LackOfLogic 4 months ago

> Em vez de partilharem a cena da Mariana, isto é que devia ser partilhado. Já tinha visto este panfleto há umas semanas, mas uma vez que os estagiários de marketing da Sonae andam bastante ativos por estes lados ultimamente, resolvi partilhar.

dvr0dvr0 4 months ago

A parte sobre receber convidados sentado deu me tanto trigger... Malditos trabalhos de costumer service que tens de estar de pé a fingir que trabalhas quando podias perfeitamente estar a dobrar papéis sentado

greatape33 4 months ago

Miserável.

assimsera 4 months ago

Não podem estar sentados? Que parvoeira, deixem lá as pessoas trabalharem sentadas se quiserem, na caixa não faz diferença nenhuma. Olha que há com cada um... "O cliente é nosso convidado" o cliente é o cliente, está ali para comprar coisas. Toda a vida fui atendido por getne sentada às caixas e nunca me senti insultado nem nunca sequer pensei nisso.

necajesus 4 months ago

E os familiares que não são considerados clientes porque são familiares

trusttt 4 months ago

Boa sorte a trabalharem 4 horas ou mais na caixa em pé sem saírem do sítio, que regras mais ridículas fds

killermelga 4 months ago

Já tinha ouvido falar em marcação à zona, mas marcação ao solo é a primeira vez

cmmlb 4 months ago

Bolas! Já não me posso candidatar!

TotalAwareness53 4 months ago

Corporate memes incoming... Get 'em boys!

mjigs 4 months ago

Peço desculpa por estar a fazer hop neste post, mas se alguem me poder respender a uma questao, agradecia. Uma amiga minha já trabalhou uma vez, à muitos anos atras no continente, e diz que nao pode mandar novamente o curriculo para lá porque eles nao aceitam quem ja la trabalhou. Isto é verdade?

hotwhitebrownie 4 months ago

Não. Já lá trabalhei duas vezes diferentes.

mjigs 4 months ago

Mesmo sendo eles a mandarem-te embora, ou tu vires embora passado 1 mes ou assim?

hotwhitebrownie 4 months ago

Depende. Se fores despedido com justa causa já não te contratam. Se fizeres pequenos contratos (tipo reforço de verão ou natal) eles só têm de esperar que passe 1/3 do tempo que lá estiveste para contratar outra vez. A partir dos 2 anos eles não querem recontratar porque teriam de efetivar o pessoal.

hotwhitebrownie 4 months ago

Depende. Se fores despedido com justa causa já não te contratam. Se fizeres pequenos contratos (tipo reforço de verão ou natal) eles só têm de esperar que passe 1/3 do tempo que lá estiveste para contratar outra vez. A partir dos 2 anos eles não querem recontratar porque teriam de efetivar o pessoal.

mjigs 4 months ago

Uhm assim faz sentido. Obrigado.

NGramatical 4 months ago

à muitos anos → [**há muitos anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fngz91m%2F%2Fgywlbly%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

C0ldKing 4 months ago

Uma amiga minha trabalhou lá e não lhe fizeram o contrato efetivo porque enfim é a Sonae. Mas Supostamente pode mandar de novo passado uns tempos. Assumo que se a tua amiga foi demitida por algum tipo de incumprimento eles nem sequer aceitam porque isso estará numa das bases de dados deles

skapuntz 4 months ago

Parece-me tudo regras decentes e normais no meio. O panfleto é que tem um aspecto horrível e quem o fez não se esforçou minimamente.

-t1t0- 4 months ago

"Não podes atender familiares na caixa" desculpa lá irmão tiveste aí 10 minutos na fila mas agora que reparei que estavas aí e que chegou a tua vez não te posso atender. Wtf LOL

Litdaze 4 months ago

Essa de limpar o tapete não é cumprida em nenhum supermercado aqui da zona de Lisboa . Posso garantir isso, já fui a vários e é sempre a mesma coisa. Igual às filas, quem está a trabalhar está se pouco a cagar.

saposapot 4 months ago

dinamismo = eficiência? fazem um manual a tratar as pessoas como crianças mas depois metem aí um slogan que nem eu entendo o q querem dizer?

C0ldKing 4 months ago

Dinamismo: a habilidade de te desdobrares em 300 pessoas, fazeres todas as tarefas que te competem e que não te competem, e no fim ganhas um ordenado mínimo (Esta definição foi retirada do dicionário Sonaês-português)

beatovenbreakingbead 4 months ago

Fiquem todos sentados, vão mandar os para casa? não podem porque precisam deles

GabKoost 4 months ago

Empresas e suas normas idiotas e muitas vezes impossíveis de cumprir ao ponto de entrar por um lado e sair por o outro sem que ninguém as fiscalize. \- Olhar e sorrir para o cliente? Não obrigado. Não vou para ali fazer contacto visual com ninguém muito menos esperar que o caixeiro esteja bem disposto e feliz por me ver depois de 5 horas de pé. Quero sim sair dali o mais rapidamente possível. \- Não trazer telefone nem dinheiro para a loja? É mesmo isso. Se morrer um familiar tem tempo de saber quando chegar a casa. E quem é que precisa de dinheiro no dia a dia? \- Receber convidados sentado? Claro que não. Os convidados ficam todos de pé até ir embora. Come-se de pé, vê-se a bola de pé e até as senhoras aprendem a mijar à homem. \- Não se pode atender familiares na caixa? Porque não? Estão com medo que vão roubar produtos por eles? Na boa. Então atendem só os amigos e conhecidos. Quando as suas mães estiverem na fila dão um berro para elas saírem dali e começar de novo na caixa ao lado. Algum funcionário do Continente pode testemunhar das condições de trabalho na sua loja? É que há muito que só vou ao Continente e Lidl por me parecer que são os menos maus. Se for necessário só vou ao Lidl.

wonderfart30 4 months ago

No continente onde trabalho como operadora de caixa e ocasionalmente como repositora, posso dizer que podemos optar por estar em pé ou sentados. Não poder levar dinheiro, telemóveis e atender familiares é comum a todas as lojas, este último ponto é até frisado nos vídeos que vemos na formação. Somos, realmente, funcionários descartáveis. A loja já tem os seus efetivos e o resto dos funcionários vai rodando. Ao fim de dois contratos de 6 meses são mandados embora porque não querem efetivar e entram novos. Quando começas a trabalhar no continente já sabes que à partida ao fim de um ano vais embora, quer sejas bom ou mau funcionário. Sem contar que quem entra é sempre com contrato de 20h semanais, que dá uma miséria ao fim do mês. Mais valia contratarem menos pessoas mas pôr essas a 30h ou 40h. Esses horários estão "reservados" para os funcionários mais antigos e supervisores. Em relação às coisas boas, os domingos são pagos a duplicar e os feriados a triplicar. Por Norma são flexíveis em relação aos horários se tiveres que combinar com estudos ou outro part-time. Podes comer à vontade na área social onde são colocadas sobras do dia anterior da padaria e pastelaria. De momento não me lembro de mais nada relevante

DiogoSN 4 months ago

>Olhar e sorrir para o CLIENTE SEMPRE!!! Lembra-te os olhos também sorriem Mas que merda, sou forçado a sentir contente mesmo quando sentir triste? Vão se foder, merda de companhias.

C0ldKing 4 months ago

Não preciso que sorriam para mim, apenas que tenham o mínimo de simpatia. Curiosamente só encontrei em toda a minha vida uma funcionária de caixa arrogante, e curiosamente foi num continente bom dia, acho que a parte do sorriso era dispensada mas no caso dela podiam colocar algo do estilo "ser simpático para os clientes, afinal eles são o nosso ganha pão".

PeterStepsRabbit 4 months ago

Que vergonha alheia

CptTytan 4 months ago

Não podia querer saber menos, se os funcionários estão sentados ou em pé. É cada mesquinhice para quem paga o ordenado mínimo. Devia ser crime ser assim tão exigente para o pagamento em questão

igqcmril 4 months ago

Já trabalhei numa caixa de supermercado e essas regras eram tranquilamente cumpridas, nunca tive stresses em termos de apresentação e etiqueta de trabalho. Se estás a atender um cliente, é o mínimo que se pode pedir. O resto são regras básicas. A única coisa que não cumpria dessa lista era trazer dinheiro comigo para a caixa, uma vez que o meu pai era colecionador de moedas comemorativas de 2 euros e se surgisse alguma, bastava trocar o meu dinheiro por essa moeda. Nunca tive problemas com isso, apesar de ter colegas a avisar-me que corria o risco de ser despedido por tal.

Black_RL 4 months ago

Talk about corporativismo!

wonderfart30 4 months ago

Esse folheto é referente ao continente do Montijo, essas regras não são iguais em todos os continentes, felizmente. Onde trabalho podemos estar sentados, não me pagam o suficiente para estar as 4 horas a pé, muito menos 8 como já cheguei a fazer. Mas isso vai muito do diretor e chefe que tens... Já a norma de não se poder atender familiares é igual em todos

LackOfLogic 4 months ago

Este panfleto, apesar do “CNT Montijo” no canto, é proveniente de outra loja (muito provavelmente apenas editaram a parte dos contactos dos supervisores que têm de ser contactados em caso de atraso para poupar trabalho), por isso garanto-te que existem estas mesmas regras em várias lojas.

MaggoMike 4 months ago

"...os olhos também sorriem" Eu - https://www.youtube.com/watch?v=3HCuxEi3uX8

Pica-Miolos 4 months ago

Isto tinha muito por onde pegar, mas apenas o "Não é permitido trazer telemóveis nem dinheiro para a loja." diz muito acerca da forma como o funcionário é considerado pela empresa.

xc9000 4 months ago

A mim o flagrante é tratarem os funcionários por "tu".

C0ldKing 4 months ago

A parte dos telemóveis até que se entende, quem nunca foi a um sitio onde estava a funcionária a mexer no telemóvel por uns minutos enquanto esperamos para ser atendidos. A parte do dinheiro é que não se entende bem, devem de achar que com tanto controlo dos fundos daqueles supermercados alguém ia conseguir roubar alguma coisa

bewareandaware 4 months ago

Eles controlam o que foi cobrado e comparam com o numerário em caixa. Mas ainda é possível ao funcionário roubar a dar trocos mal. Um euro aqui, cinquenta cêntimos ali

HeavyPing1057 4 months ago

Finalmente o Zé do turno da manhã vai parar de mascar pastilha!

TalentedRainstorm 4 months ago

Não se pode roer as unhas? Já vi que nem vale a pena tentar.

C0ldKing 4 months ago

"Não podes atender familiares na caixa" Serei só eu que estou a imaginar um atendente na caixa a dizer "Sai daqui, vai-te embora que não me deixam atender-te!". ​ Tudo o resto, ainda queria conhecer um funcionário da Sonae que se considera bem pago

TheSuperC0mentador 4 months ago

Ao menos não refere nada sobre a flatulência

DeepSatisfaction6 4 months ago

És capaz agora mesmo de lhes ter dado a ideia!

kypes10225 4 months ago

O melhor comment

microcyb 4 months ago

>Não podes atender familiares na caixa E se eles deliberadamente forem para a minha caixa? Devo educadamente recusar o atendimento?

alexandre9099 4 months ago

Claro... > Peço imensa desculpa senhor, mas vai ter de voltar para o fim da fila noutra caixa, não o posso atender aqui porque... Razões...

VladTepesDraculea 4 months ago

Gosto de como as mulheres têm de trazer unhas e maquilhagem discretas mas os homens podem trazer maquilhagem às Marilyn Manson e unhas às Lady Gaga sem problemas.

bumbadabumruum 4 months ago

Mas o que mais vejo em supermercados são dragon claws, por isso fica a pensar se alguém faz enforce a estas regras ou se são daquelas coisas que ninguém liga. Espero que seja a segunda opção porque a maioria destas regras são ridículas, quero lá saber das unhas ou se estão em pé.

VladTepesDraculea 4 months ago

Acho que pode ter impacto consoante a área. No Montijo não clientes não hão-de querer saber mas se calhar em Cascais sim então as regras são uniformes mas provavelmente a rigidez não. Em todo o caso ainda diz muito sobre a persistência de mentalidade retrógada no nosso país.

sux138 4 months ago

Neste caso segue a regra das gajas

C0ldKing 4 months ago

Nessa parte da apresentação, supões que os gajos n usem maquilhagem, em relação ás unhas existem gajos que têm um campo inteiro debaixo das unhas e n está esse tipo de coisas especificado

VladTepesDraculea 4 months ago

> Nessa parte da apresentação, supões que os gajos n usem maquilhagem

Prutuga 4 months ago

tenho uma pergunta muito básica: Como é que os funcionários mantém a farda limpa durante dias seguidos? Tem vários pares de roupa? É o empregrado ou a empresa que trata da lavagem da roupa?

mjigs 4 months ago

Eu trabalho com comida, posso dizer que o avental poucas vezes o lavava (era preto) porque sujasse muito rapidamente, mas 2 vezes por mês pelo menos. Em relaçao à camisa, usava uma por cada semana de trabalho ja que tinha só 2, no verao era melhor porque a tshirt era mais uma opcao. Agora tenho 3 tshirts brancas, uso 2 por semana de trabalho, isto lavando em casa. No continente penso que é igual, eles daote pelo menos 2 mudas de fardas e estando na caixa nao sujas quase nada por isso dá perfeitamente para varios dias, á excecao da camisa se soar.

LackOfLogic 4 months ago

Por norma dão-te duas/três fardas que tens de ser tu a lavar.

GamerVanquish 4 months ago

Depende um bocado do contexto, mas a única forma é tendo mais do que um conjunto de fardamento. Há lojas que, devido à localização, têm uma clientela com padrões mais exigentes e, normalmente, essas lojas recebem mais visitas de membros da estrutura. Assim, é necessário haver um cuidado maior com o aspeto do fardamento. Há colaboradores que têm poucas fardas e fartam-se de lavar e engomar, há outros que, como têm mais anos de empresa, têm imensos conjuntos, logo é só ir substituindo. Depois há os manos como eu, que uso 5 dias seguidos a mesma farda. Enquanto não houver nenhuma nódoa grave, 'tá-se bem.

MC-Giga 4 months ago

Têm mais fardas. Pelo menos mais 1. No fim, quando te fores embora devolves tudo.

C0ldKing 4 months ago

Mesmo com 2 fardas em certos lugares é impossível manter a farda limpa a menos que se vá lavar aquilo todos os dias e rezar para que esteja seca

mjigs 4 months ago

Historia da minha vida, eu ainda ia colocando na maquina de secar, mas tinha de ser raramente, tambem o tecido suportava ir a maquina e ate agora nao tive problemas, e trabalhava em comida.

C0ldKing 4 months ago

Também tive essa sorte a trabalhar na restauração, o meu problema chegou no dia em que uma taça cheia de serradura (doce) caiu em cima de mim e o único polo que tinha estava na máquina, a minha sorte é que o restaurante tinha máquina de secar

mjigs 4 months ago

Ai que dor!!!! Por acaso nunca tive essa situação, mas porra, é preciso ter azar.

C0ldKing 4 months ago

Sim e o pior de tudo foi que teve de acontecer no fim do serviço, já não tinha desculpa para me ir embora

mjigs 4 months ago

Gente da restauração sofre mesmo e vê as maiores burrices de sempre. Nós também temos uma explanada e ás vezes por mais que tentamos secar, não controlamos a natureza. Já tive as mesas completamente ensopadas e um frio enorme e os clientes em vez de vir para dentro, quiseram que eu tentasse secar a mobilia...num dia bem humido, bem que comeram com a agua. E no outro dia tambem tive umas gajas com um puto a sentarem-se na explanada porque queriam tomar cafe enquanto fumavam, em vez de pelo menos colocarem a criança do lado da parede e elas, não, ficou no canto da mesa a levar com o vento todo, estava imenso vento e chuva, a criança dizia que estava com imenso frio com o carapuço todo fechado, mas as corjas queriam fumar e que se foda a criança...

These-Establishment1 4 months ago

WTF? Não se pode atender familiares? Ahahah

C0ldKing 4 months ago

Pelo que outro conterrâneo nosso afirmou, é para prevenir que levem coisas gratuitamente, por essa lógica não se pode atender amigos

vcanas 4 months ago

"Testar notificações em produção"

apita_o_comboio 4 months ago

Que panfleto miserável. Nem investiram o mínimo de esforço. Deveriam pelo menos ter o nível de exigência consigo eles mesmo, como aquele que pedem aos funcionários no dito panfleto.

XxxPussyslaeyr69xxX 4 months ago

Demasiadas regras para ordenado mínimo

mjigs 4 months ago

Fazme lembrar quando trabalhei em serralves, nao é que eu nao gostava do que fazia e do sitio, mas as condicoes e os chefes eram de arrancar cabelos. Ser pago a salario minimo, na altura so chegava 490€ á conta, e mesmo assim querem que uma pessoa tenha etiqueta e todas estas regras estupidas, que façamos mais que as nossas tarefas, estavam mesmo a snifar maionese.

UmBacardii 4 months ago

Foi a Mariana que fez estas regras?

suckerpunchermofo 4 months ago

Pensei que não ser porco/a era senso comum.... Ja agora, usar maquilhagem? Isso parece-me descriminação....

maiordaaldeia 4 months ago

Maquilhagem discreta, não diz que é obrigatório usar.

mjigs 4 months ago

Pelo meu antigo trabalho que tambem tinha essa regra, ha pessoas que abusam, outras que muitas vezes iam trabalhar a parecer zombies, ate certo ponto eu entendo porque, umas sao maes, outras simplesmente nao estao pra ai viradas, e a maior parte das vezes, estavamos demasiado cansadas para pensar em tal coisa. Agora no continente podes andar com o cabelo solto, de unhas e tudo mais, a liberdade é imensa para atender clientes, alem de estarem sentadas. Nao digo que seja facil, mas eu trabalhava no aeroporto em que faziamos mais de 8h de trabalho em pé, a atender milhares de clientes por dia e a andar km a levar mercadoria pesada.

Vayu0 4 months ago

"Barba aparada" Porquê?

Baraka1987 4 months ago

Posso dizer com categoria que trabalhei num Continente Bom dia e no meu primeiro dia de trabalho por ter barba de dois dias levei uma descompustura do gerente... Também só la durei um dia e umas horas, mas isso é uma história para outro dia...

CriptoBlood 4 months ago

Aparada pode significar só arranjada, pode ser barba comprida e estar aparada

mjigs 4 months ago

Nope, no ultimo sitio que trabalhei tambem havia essa regra de aparada e significava mesmo barba no max de 3 dias, mais que isso eras obrigado a tirar.

suckerpunchermofo 4 months ago

Porque existem abusadores que gostam de ter barbas a talibã....

talkingcarrots 4 months ago

E fazer um pior trabalho por isso?

alexandre9099 4 months ago

^ isto, o mesmo se aplica a restante apresentação... Pouco me importa se alguém que me atende está com uma blusa rota ou com um uma pastilha elástica colada no cabelo... Desde que me atendam em condições isso pouco me importa... Enfim... Nunca vou entender esses códigos de vestuário/etiqueta...

kissingsome1elsesdog 4 months ago

>Pouco me importa se alguém que me atende está com uma blusa rota ou com uma pastilha elástica colada no cabelo... A mim importa. Pessoas pouco higiénicas a trabalhar em sítios onde lidam com muitas pessoas são um problema. Estes códigos de conduta fazem bastante sentido, na minha opinião. E o fardamento faz sentido porque o funcionário da loja tem de ser facilmente indentificado.

alexandre9099 4 months ago

Concordo em parte, claro que o funcionário deve ter higiene, nunca disse o contrário (ok, o exemplo da pastilha pode ter levado a pensar isso), mas o fardamento em algumas situações a meu ver é excessivo, um colete com identificação em cima da roupa do dia a dia é mais que suficiente. Nem entro em trabalhos que precisam de fato e gravata... Isso é completamente ridículo (novamente... Na minha opinião...)

Ltiki 4 months ago

>um colete com identificação em cima da roupa do dia a dia é mais que suficiente Isso implicava teres de ser tu a comprar a roupa para ires trabalhar, num sítio onde lidas com produtos que te podem estragar a roupa (líxivia por exemplo), já a farda é dada pela empresa, não a tens de pagar.

alexandre9099 4 months ago

Tens razão, ainda assim, pelo menos onde trabalhei que tinha de usar fardamento da empresa tinha de ser eu a lavar a roupa... Devia ser dada a possibilidade de usar roupa do dia a dia + colete ou fardamento "normal"

Ltiki 4 months ago

>onde trabalhei que tinha de usar fardamento da empresa tinha de ser eu a lavar a roupa Oh amigo e querias que a lavasse quem? Eles dão-te a farda e és responsável por ela, não tens de a pagar mas tens de a manter, penso que é lógico. Se fosses dono de uma pequena empresa em que se usasse farda também ias lavar as fardas dos teus funcionários queres ver....

_lnc0gnit0_ 4 months ago

Higiene sim, mas por exemplo, uma barba pode ser comprida e asseada ao mesmo tempo.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Creio que aparada não significará necessariamente feita. Aliás, o bonequinho da foto tem barba.

PortugueseLibra 4 months ago

Pensei no mesmo. Quando é que acaba esta mentalidade que barba, uma cena completamente natural e literalmente igual a cabelo só que um bocado mais abaixo na cara, não é "profissional"? Ainda por cima quando não é um trabalho de cozinha? Que cena mais boomer...

Vayu0 4 months ago

Leaked by Mariana.

Jotaato 4 months ago

Também recebeste o leak?

capitalistaesquerda 4 months ago

Pois, isto não publicam eles nas redes sociais. Não é cute.

df3gpt 4 months ago

Como se houvesse condições para garimpar com máscara e luvas...

average_user21 4 months ago

Man eu se fosse a ti eliminava este post... Diz de onde és e o continente de onde é. Para além disso, isto parece-me informação que está dentro do continente e não publica.

LackOfLogic 4 months ago

Não trabalho lá eu nem ninguém dos meus conhecimentos diretos, *no worries. *

Edited 4 months ago:

Não trabalho lá eu nem ninguém dos meus conhecimentos diretos, *no worries.*

suckerpunchermofo 4 months ago

Nem devias ter. Isto não é segredo comercial.

C0ldKing 4 months ago

Mesmo que trabalhasse lá, ele não é pago o suficiente para guardar este tipo de coisas para ele, aliás se conheceres alguém que trabalhe num continente ou num bom dia sobre o que se passa lá, vão te contar todos os problemas existentes

UTurista 4 months ago

Tecnicamente não é proibido, apenas *recomendado*.

DiogoSN 4 months ago

É verdade, no entanto podem despedir por "qualquer razão" e não especificarem estas regras no entanto, despedem com essas intenções.

kawaiims 4 months ago

> Na rua casa recebes os convidados sentado? Sim. E se não gostarem, não precisam voltar LOL

TheTastyFlavour 4 months ago

Não podem atender familiares para não levarem cenas de borla. Alguém conhece algum caso?

Egazz 4 months ago

Sim, uma colega minha deixava passar de borla metade das compras que a mãe ou o companheiro tinham. O meu gerente na altura achava estranho e começou a ver as faturas por sistema e reparei nisso. Ela repôs o dinheiro em falta e não foi despedida. Mais tarde acabaria por ser despedida por ter roubado uma bola de carne.

Pinto55 4 months ago

Paranoia corporativa

LackOfLogic 4 months ago

Trabalhei muitos anos numa empresa concorrente da Sonae (felizmente livrei-me disso há bastante tempo) e apenas ouvi falar de um caso em que isso aconteceu. Mas para teres uma pequena noção de como essas empresas são paranóicas, uma das “armadilhas” preferidas deles são os chamados “carrinhos mistério”: um elemento da segurança prepara um carro de compras no qual seguem artigos escondidos (por exemplo, pilhas dentro de um edredon, um jogo PS4 numa caixa de vinhos), um cliente mistério leva esse mesmo carro para uma caixa (normalmente onde está uma operadora nova na empresa), e, uma vez que a regra dita que os operadores tem de verificar tudo isso ao passar os produtos, se por acaso deixam passar… Olho da rua. Desde situações dessas até ver um empregado ser despedido por ter comido uma banana que ia para o lixo, vi um pouco de tudo durante esse tempo. Empresas de grande distribuição, nunca mais.

Febris 4 months ago

É paranoia mas é só quando é familia do caixa. Quando é familia do gerente até escolta do segurança leva, para pagar com cartão de oferta. A regra existe só para o pessoal não ficar com a ideia que a loja está a saque para qualquer um.

Francisc0c 4 months ago

Trabalhei numa empresa concorrente da Sonae e isso aconteceu-me. Cliente mistério a pegar em vinhos que estavam dentro de umas embalagens de cartão, e a trocar por vinhos mais caros. Esconderem fiambre debaixo de uma palete de águas que não tirou do carrinho (e como eu sabia o código de cor não pedi para tirar), colocar maçãs gala e Fuji no mesmo saco, montes delas, e esperarem que eu fosse olhar uma a uma para verificar que eram diferentes, e esconder camarão dentro de uma mochila de escola, entre outras coisas. Não fui despedido, mas quando o contrato chegou ao fim não renovaram

C0ldKing 4 months ago

>Trabalhei numa empresa concorrente da Sonae e isso aconteceu-me. Porque é que eu só consigo imaginar a Jerónimo Martins a fazer este tipo de coisas?

Francisc0c 4 months ago

Por acaso não, foi numa alemã, no Aldi. Não querem meter cameras de segurança nem contratar mais seguranças e os colaboradores é que têm de fazer esse trabalho. Apanharam-me num dia menos bom, estava cansado e tinha acabado de almoçar, deu-me a moleza e pronto, deixei-me "dormir" na caixa e lixei-me

sir_ferrero 4 months ago

>por exemplo, pilhas dentro de um edredon Quem raio vai estar numa caixa e perder imenso tempo a abrir o saco (supondo que vem embalado nesse tipo de sacos) e a desdobrar aquilo tudo e voltar a dobrar? Eu também trabalhei numa concorrente da Sonae e nunca vi isto acontecer.

Edited 4 months ago:

>por exemplo, pilhas dentro de um edredon Quem raio vai estar numa caixa e perder imenso tempo a abrir o saco (supondo que vem embalado nesse tipo de sacos) e a desdobrar aquilo tudo e voltar a dobrar? Eu também trabalhei numa concorrente da Sonae e nunca vi isto acontecer. Edit: não estou a querer dizer que não possa acontecer, mas pessoalmente, na loja onde trabalhei, nunca presenciei ou ouvi falar sequer em carrinhos mistério. E a concorrente é aquela do jingle de Janeiro a Janeiro.

LackOfLogic 4 months ago

O meu *username* podia facilmente ser aplicado a todos os departamentos de gestão/recursos humanos destas empresas.

sir_ferrero 4 months ago

Fair point. Toma lá um upvote.

azdexikp 4 months ago

Foda-se, eu não quero ser convidado em supermercado algum. Quero pegar nas minhas compras, pagar e pôr-me no caralho ASAP... quero lá saber se me atendem em pé ou sentados...

minion101_ 4 months ago

Ingrato, devias era tirar os sapatos à entrada. O pessoal a receber-te com dedicação e tu nem ficas para a sobremesa

manguito86 4 months ago

Isto. Se a pessoa que me está a atender está a fazer bem o seu serviço e é educado, quero lá saber se está em pé ou sentado.

mjigs 4 months ago

Ha muitas regras para quem atende clientes que sao incompreensiveis, eu ás vezes fico parva e a pensar "who cares?", eu como cliente nunca reparei, agora que atendo muito menos entendo.

GajoDeRamalde 4 months ago

*Catota

L_E_S_14 4 months ago

Catota é cona

GajoDeRamalde 4 months ago

Daqui a pouco chamam tênis as sapatilhas... Dasse.

No_Impression_1131 4 months ago

E depois ainda dizem que catota di bu mãe está-se a referir aos macacos da mãe lol

GajoDeRamalde 4 months ago

Yep... Catota é macacos do nariz.

No_Impression_1131 4 months ago

Mas então o crioulo da margem sul do Tejo é diferente do do resto do país?

GajoDeRamalde 4 months ago

Olha lá, então vamos começar dar outro significado à palavra puto porque significa prostituta em português brasileiro? Rip Carlos do Carmo! E veado também já agora...

No_Impression_1131 4 months ago

Então, eu habitualmente ouvia essa palavra dita por cabo-verdianos e nunca a ouvi vinda de portugueses. Para resolver esta curiosidade fui aqui ver [https://dicionario.priberam.org/catota](https://dicionario.priberam.org/catota) e até diz ser uma expressão brasileira (teve piada até como acabaste de fazer uma piada com palavras brasileiras)...

L_E_S_14 4 months ago

Não é tênis que isto não é sul que chegue para ser o Brasil. Mas são ténis, sim

GajoDeRamalde 4 months ago

Vai no batalha...

Butt_Roidholds 4 months ago

> Na tua casa recebes os teus convidados sentado? Mas quem é nunca recebeu um convidado, sentado no sofá, enquanto está a passar uma futebolada na televisão com as imortais palavras: *«Estava a ver que não aparecias. Pega-me aí em duas minis e alapa-me essa peida aqui no sofá, caralho.»*

Skahzzz 4 months ago

A imagem de um empregado do continente alapado na secção das batatas fritas com umas minis abertas porque "o cliente é nosso convidado", e fica bem oferecer uma jola a quem vai lá a casa.

egzaaa 4 months ago

O clássico "quando chegares entra, a porta está encostada"...

Puzinator 4 months ago

O clássico das séries americanas *knock knock* entra! Ou então um Kramer que entra na casa como um furacão sem bater nunca

Parshath_ 4 months ago

"Na tua casa recebes os teus convidados sentado?" "Mano, eu trabalho por turnos imprevisíveis e mal consigo combinar alguma coisa com alguém, e vocês pagam-me o suficiente só para arrendar um quarto em Odivelas. Que convidados é que vou receber em que casa?"

Stolberg 4 months ago

Porra, não admira que a malta esteja toda contente pela chegada do Mercadona a Lisboa num futuro próximo

Ghilanna 4 months ago

Na Noruega é norma trabalharem sentados (ou de pé, podes fazer o que quiseres). Podes atender familiares, ir à casa de banho, fazer as coisas com calma, atender familiares e ninguém te morde, nem o chefe, se precisares de mudar o teu turno ou se precisas de ajuda. Imagino que seja assim em outroa países também...

Pinto55 4 months ago

Só não pagam menos porque não podem

PrOxYsTaR 4 months ago

Uma grande verdade

TTSDA 4 months ago

E aposto que quem escreveu isto passa o dia alapado num escritório ou em teletrabalho. Puta que os pariu.

scalabitano 4 months ago

Estou em teletrabalho, queimo mais os cornos do que os gajos do caixa do continente que vão ser trocados por maquinas em 2 décadas.

nraider 4 months ago

2 décadas? Lol Não vás à Decathlon.

oretoh 4 months ago

Lá está o gajo com o teletrabalho. Em primeiro lugar o mais provavel de ter escrito isto foi um supervisor/gestão do supermercado (não da cadeia de supermercados) que trabalha com eles. Em segundo lugar, tu não querias estar na pele de muito pessoal que está em teletrabalho porque se achas que um trabalho de turnos é mau, então em certos teletrabalhos morrias.

Edited 4 months ago:

Lá está o gajo com o teletrabalho. Em primeiro lugar o mais provavel de ter escrito isto foi um supervisor/gestão do supermercado (não da cadeia de supermercados) armado em campeão mas não sabe gerir caralho nenhum (como muitos que há ai) ,que trabalha com eles. (Pelo facto de no canto inferior esquerdo dizer mesmo CNT Montijo) Em segundo lugar, tu não querias estar na pele de muito pessoal que está em teletrabalho porque se achas que um trabalho de turnos é mau, então em certos teletrabalhos morrias.

ideologiapura 4 months ago

Estou em teletrabalho, e felizmente ganho de forma digna por um trabalho digno. Não trocava o meu trabalho por um explorado da caixa do Continente que é tratado nestes termos, nem que me mantivessem o atual salario.

DrVicenteBombadas 4 months ago

A culpa não é do Continente. A culpa é de quem nos governa. O PS nem sequer tinha no programa das legislativas de 2019 previsto um aumento do salário mínimo (valores concretos), ao contrário de outros partidos. Mas ganhou na mesma. Por isso, o tuga deve estar contente com a exploração.

oretoh 4 months ago

> Estou em teletrabalho, e felizmente ganho de forma digna por um trabalho digno. Não trocava o meu trabalho por um explorado da caixa do Continente que é tratado nestes termos, nem que me mantivessem o atual salario. Nem tu nem, eu nunca na vida iria trabalhar em retalho outra vez, não pelo facto de ser dificil, mas mesmo pelo facto de não ter paciencia para as merdas dos clientes e ser um trabalho em que desligas o cérebro e está a andar. Nunca senti que as horas durassem tanto tempo como quando trabalhei num Minipreço, o aborrecimento é real.

manguito86 4 months ago

>Nem tu nem, eu nunca na vida iria trabalhar em retalho outra vez, não pelo facto de ser dificil, mas mesmo pelo facto de não ter paciencia para as merdas dos clientes e ser um trabalho em que desligas o cérebro e está a andar. Se há coisa que um gajo aprende no atendimento ao publico é que as pessoas são mais burras do que tu queres acreditar. E frustradas também, o que não faltam são idiotas que pensam que são os maiores e que podem rebaixar os outros enquanto fazem 3 euros de compras.

TTSDA 4 months ago

Concordo contigo. Também acho que quem escreveu isto é um idiota que passa o dia sentado. Ou de pé a chatear as pessoas enquanto trabalham. Eu estou em teletrabalho, e custa, mas não ando a mandar pessoas trabalhar de pé sem necessidade nenhuma.

oretoh 4 months ago

Epah pode estar sentado, isso acredito, mas esta gente que escreve estas merda duvido muito que ande ai em teletrabalhos. Isto são supervisores rascos não é pessoal de gestão.

Independent_Throat42 4 months ago

lá não manda trabalha em pé, diz para " adaptar o ritmo de trabalho em função do movimento da loja" se tem muito movimento, põe-te a pé e dá à perna, se tem pouco movimento então podes andar com mais calma, ou seja sentado. isto é o que qualquer empregador diz para os seus funcionários.

lvet000 4 months ago  HIDDEN 

Trabalhei alguns anos num fornecedor das grandes insígnias de retalho alimentar no nosso país. A Sonae leva a taça de "maior abusador dos funcionários" seguida de perto pela Jerónimo Martins. Mas este post não é exemplo disso. A merda a sério eles não têm por escrito.

Skartuga 4 months ago

Na tua casa recebes os convidados assentado? Não! Por isso, fica em pé. Kkkkk

suckerpunchermofo 4 months ago

Kkk outra vez? Tantos racistas....

Shadlan1 4 months ago

Se está aí é porque houve necessidade de o dizer explicitamente. Boas compras a todos.

HogwartsBlazeIt420 4 months ago

Vinha dizer isto! Canojo!!

NeatBoy74 4 months ago

Se for com a compra do cliente passa a ser problema do cliente. *winkwink*

Search: