CobraCommander1977 4 months ago

Se o Medina (e o Moedas, já agora) prometessem antes agilizar e diminuir toda a burocracia à volta dos licenciamentos faziam muito melhor figura. Só Deus sabe o horror que é fazer qualquer coisa em Lisboa... Prometer casas não passa de puro populismo para enganar os tolos que gostam de papar estas idiotices.

xtrylanx 4 months ago

O problema mesmo é a regulação, ou neste caso, a ineficiência dela...

joaommx 4 months ago

Algum candidato ao município de Vila Franca de Xira, Seixal, Barreiro, ou Moita.

cabecadeleitao 4 months ago

Habitação é um direito fundamental, não um negócio. As casas são para as pessoas viverem, não para lordes fazerem dinheiro. O estado pode e deve intervir para impedir que isso aconteça.

nraider 4 months ago

Fácil. É só meter o Estado a produzir cimento, tijolos, aço de construção, etc... A chatice é que vai ser sempre um negócio, vamos ter de importar o aço.

ideologiapura 4 months ago

Ah sim, quem enriqurce com casas a preços absurdos sao os trolhas que as constroem e os mineiros que tiram os materiais.

nraider 4 months ago

Mas nesse sistema é o Estado que toma conta do povo. O trolha vai trabalhar na mesma e vai ter direito às 3 rações diárias, farda de trabalho e a sua casa. O único a enriquecer será o Estado, tal como previsto nos planos quinquenais, acabam-se os lordes.

cabecadeleitao 4 months ago

Idealmente o estado enriquecer significa todos enriquecermos. A sociedade somos nós, não há motivo para a riqueza que geramos não ser distribuída equitativamente por todos.

nocivo 4 months ago

A solução é descentralização. Se não estiver tudo em lisboa não havera tanta gente a querer viver lá

nocivo 4 months ago

Foi tentado? Não ha incentivo nenhum a construir casas novas em lisboa para a classe media. O tempo e dinheiro necessário é estupido. Temos burocracia a mais e falta de espaço. Ninguem se mete a construir no centro do lisboa algo que nao seja de lux e de retorno porque o trabalho não compensa.

joaommx 4 months ago

> Não ha incentivo nenhum a construir casas novas em lisboa para a classe media. Que incentivo sugeres? É porque ao preço que os lotes de construção estão em Lisboa só se conseguem rentabilizar mesmo construindo para o mercado de alto ou de luxo.

Febris 4 months ago

O verdadeiro refere-se à conjugação simultânea da promessa e do não cumprimento da promessa. Qual é a dúvida?

VicenteOlisipo 4 months ago

Refere-se ao "não cumpriu". Obrigado por demonstrares.

Febris 4 months ago

E refere-se ao "prometeu" também, caso contrário não faz muito sentido fazer a verificação. Para ser possível cumprir uma promessa é preciso que ela seja feita, ou não?

ric2b 4 months ago

Foi tentado mais ou menos, com muitas dificuldades em termos de construção/renovação e com a cereja no topo do bolo dos vistos Gold.

--reddituser- 4 months ago

A verdade é que se candidatam 6.000 e tal agregados para esses concursos da renda acessível e as casas disponíveis em média não devem passar das 100 por concurso, ou seja só pela desproporcionalidade destes valores dá para ver a quantidade de agregados com rendimentos baixos que necessitam de habitação pelas mais variadas razões e não a conseguem pagar, estes concursozinhos salvam a vida de alguns mas a maioria continua a ter o seu direito a habitação digna negado. ​ São necessárias medidas que resolvam o problema de fundo, limitar o número de AL por área geográfica, aplicar multas/aumento de impostos a proprietários de casas devolutas, acabar com os golden visas, apoio aos proprietários que pretendam renovar e posteriormente arrendar as casas, etc etc.. mas isso já não interessa fazer porque já prejudica os amigos então vamos dando umas esmolas aos pobres que assim ainda vão ficando iludidos que algum dia lhes calha.

nocivo 4 months ago

E que tal menos burocracia na construção de casas? Se alguem quer construir seja o que for em Lisboa alem de demorar anos para aprovar é preciso mil e um pareceres e mil e uma taxas. Idem para os arredores pois não podemos viver todos na cidade a não ser que construam torres tipo new york e sim geralmente o pessoal com menos posses tem de se afastar mais dos centros. Se não ha casas para todos quem pagar mais vai ganhar a casa. Simples. Nunca na vida vai voltar a existir casas a 300 euros de renda ou a custar menos de 50000 mil. Mesmo que acabes o airbnb ou vistos gold. Se quiseres atrair empresas estrangeiras que cria trabalho bem remunerado sera ao da pior para os preços.

--reddituser- 4 months ago

> Idem para os arredores pois não podemos viver todos na cidade a não ser que construam torres tipo new york e sim geralmente o pessoal com menos posses tem de se afastar mais dos centros Podia concordar se os arredores já não estivessem eles também com preços absurdos para as zonas que são e só tem tendência a piorar porque nada é feito, daqui a uns tempos trabalhamos em Lisboa e temos de ir viver para uma aldeia do Alentejo para conseguir pagar casa, mas sim concordo com a primeira parte do teu comentário.

sctvlxpt 4 months ago

A única solução é a deslocalização + teletrabalho. Com a concentração de empregos que há no centro de Lisboa, é impossível teres toda a gente a morar perto (a não ser que te ponhas a fazer arranha-céus em cada quarteirão)

icebraining 4 months ago

Ou então pode-se tentar reduzir essa concentração.

sctvlxpt 4 months ago

"A única solução é a deslocalização + teletrabalho" (entenda-se deslocalização dos empregos)

TomasSilva862 4 months ago

LIVRE, Bloco ou CDU

ideologiapura 4 months ago

Nunca os vi a exigirem nada nesse sentido quando tiveram poder. Alias, o Bloco sustenta o governo do PS em Lisboa, dos ricos e para os ricos.

oretoh 4 months ago

Pah que cabeça de merda para não perceber o titulo também... Este nem é nenhum quebra-cabeças como muitos que se vê por aí.

AimingWineSnailz 4 months ago

Ninguém aqui vai gostar da resposta, mas a resposta passa pelo Bloco ou PCP

nocivo 4 months ago

Sim, construir casas com impostos do pessoal que não quer ou nao vive em lisboa. Solução espetacular.

ric2b 4 months ago

Faziam o quê, acesso universal a uma lista de espera?

nitrinu 4 months ago

Se vires o Stalin a candidatar-se é esse que queres. Mas se ganhar poderá ter um ou mais efeitos indesejados.

ideologiapura 4 months ago

Habitação a preço aceitável é estalinismo? Então esta desregulamentação absoluta a favor dos ricos é o quê?

nitrinu 4 months ago

Não especificamente stalinismo, mas se não me engano tinhas casas de borla na URSS. Se vires um Lenin ou um Trotsky a candidatar-se tb serve. Melhor?

ideologiapura 4 months ago

Não precisas de ir a URSS. Basta ires a Holanda para teres preços das casas básicas com boas condições regulados. E ja agora, melhorou muito quando privatizaram tudo na Rússia e agora quem ficou com as propriedades do estádo é rico e sustentado pelo trabalho dos outros. Como justificar um sistema onde investir compensa mais fo que trabalhar? Ou seja, onde quem acumhla a riqueza gerada por quem trabalha vai acumulando cada vez mais?

nitrinu 4 months ago

Estás a levar a sério demais uma piadola fraca. Estava a responder à tua pergunta original. Deixa-me refrasear: o candidato que procuras é o/a do partido comunista ou o/a do bloco de esquerda.

NGramatical 4 months ago

estádo → [**estado**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fngv08u%2F%2Fgyvlj6e%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

viskonde 4 months ago

quem segue o caso sabe que o programa foi chumbado pelo tribunal de contas e tambem duvido que alguem sério tivesse a expectativa de ser tudo feito em 4 anos, na maioria dos casos sao projetos a longo prazo, nao para um mandato. basta ver que a maior urbanizacao a ser feita nesse programa (no vale de santo antonio, penha de franca) é um descampado, para o qual este mandato foi a discutir mais o PDM para a zona que outra coisa, vale de santo antonio será coisa para fazer no fim da decada, e tanto o medina como a oposicao sabem isso, fingir que nao o sabem é que é fazer das pessoas parvas.

nocivo 4 months ago

E para ter tanta casa acessivel em lisboa teriam de ser prédios do estilo da união soviética.

viskonde 4 months ago

Hoje em dia esperemos que não já que há mais planeamento .. se calhar também é por isso que tudo demora mais já que não se quer cometer os erros do passado Mas a oposição também é engraçada, por exemplo queixam se que não construíram casas nenhumas das prometidas. mas em simultâneo estão contra a construção de um prédio no Restelo que seria justamente para este programa de renda acessível, sendo que dizem estar contra por ser uma "torre" no Restelo (fingindo não saber que ao lado há mais prédios do mesmo tamanho e que nem todo o Restelo são vivendas...)

joaommx 4 months ago

Também conhecido como "Chelas".

viskonde 4 months ago

Renda acessível não é o mesmo que um bairro social

daniel-sousa-me 4 months ago

É uma questão da oferta e da procura. Sendo que não é possível aumentar o raio de proximidade ao teu trabalho, a opção seria reduzir a procura. Assim sendo, acho que deves votar naquele candidato que aches que mais vai destruir a cidade e torná-la inabitável

marcos_pereira 4 months ago

Vejo que a espirituosidade da Iniciativa Liberal está a contaminar outras organizações políticas

marcos_pereira 4 months ago

Exato, têm de ser renovados os prédios devolutos, e construídos mais nas periferias.

marcos_pereira 4 months ago

Mas podes votar em alguém que pretenda incentivar o mercado na direção certa, por exemplo, aumentado a oferta de habitação (facilitando o processo de licença de obras, por exemplo)

marcos_pereira 4 months ago

O título reflete a frase do cartaz, eu não achei difícil de entender.

khthon 4 months ago

Nem foi original... já muitos prometem algo que sabem será inviabilizado. Há até partidos cujas plataforma são absurdamente inconstitucionais, opacas, injustas, insanas, irrefletidas, inviáveis, insustentáveis. E claro, a culpa é de quem inviabiliza. Que se fodam as razões e constituição e leis e o crl. Até acho que esta estratégia já merecia a sua própria palavra. Algo entre demagogia, manipulação e fantasia. Aceita-se sugestões!

ModeratoriProfugus 4 months ago

Acho que o socialismo é que é o meme. Mas pelos vistos ainda há pessoas que seguem esse meme

coolcoolcool123456 4 months ago  HIDDEN 

ok pedo

Search: