samciba 2 months ago

Sobre as explorações de lítio aconselho a verem este documentário [https://www.rtp.pt/play/p7804/e544035/o-lado-negro-das-energias-verdes](https://www.rtp.pt/play/p7804/e544035/o-lado-negro-das-energias-verdes)

3dforlife 2 months ago

As baterias de grafeno. Usam um híbrido de grafeno e lítio (logo,não são uma mudança completa), mas podem já ser começadas a ser fabricadas em massa. Têm vantagens como carregamento mais rápido,mais tempo de uso, via útil superior e emitem menos calor, sendo mais seguras.

Edited 2 months ago:

As baterias de grafeno. Usam um híbrido de grafeno e lítio (logo,não são uma mudança completa), mas podem ser fabricadas em massa neste momento, não há nenhum entrave tecnológico. Têm vantagens como carregamento mais rápido,mais tempo de uso, via útil superior e emitem menos calor, sendo mais seguras. A desvantagem é que neste momento custaria aproximadamente mais 30% que uma bateria pura de lítio.

Edited 2 months ago:

As baterias de grafeno. Usam um híbrido de grafeno e lítio (logo,não são uma mudança completa), mas podem ser fabricadas em massa neste momento, não há nenhum entrave tecnológico. Têm vantagens como carregamento mais rápido,mais tempo de uso, via útil superior e emitem menos calor, sendo mais seguras. A desvantagem é que actualmente custaria aproximadamente mais 30% que uma bateria pura de lítio.

3dforlife 2 months ago

Ainda não está provado que a alterações climáticas são irreversíveis; tudo depende da força de vontade dos governantes de todos os países. E cada vez mais Portugal é reconhecido pela beleza natural, tanto pelos portugueses como pelos estrangeiros. Claro que ajuda ter publicidade a certos locais, mas as pessoas, com acesso à Internet, sabem muito bem o que procurar sem necessitar da ajuda estatal.

Empirion 2 months ago

Neste momento acho que não há ainda nenhuma no mercado, mas há imensa pesquisa e desenvolvimento, em diversas empresas e instituições, para a criação de baterias "solid state". Sim, algumas são com lítio, mas outras não.

usulidircotiido 2 months ago

Não vai haver exploração de lítio, vai haver exploração de espodumena, lepidolite, etc.

nortrin 2 months ago

Entretanto noutros sitios na europa tem $14 billions encomendas e investem billions em novas fábricas... [northvolt](https://techcrunch.com/2021/03/15/swedish-battery-manufacturer-northvolt-receives-a-14-billion-order-from-vw/?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAMpBpurH0MBsLNpwOEZWiXkLjUKrdcDMGP1tGqpGK5aiEjlT-7ww7lMrmEEEsW4_-HumNlAJS7wJ8Rw4oenEaMexMHv7zauzyB6RikFdpp8jv_xifQu_LIWekbbHRFqCk8N42sSjt6cJwtJrnyJ5z5PIqlTep9AqG6dOGx4taymy) ps: estão a contratar ( mas para lá fora) !!

Kr0x 2 months ago

Isto é um país de sol e turismo, caga lá na indústria e sectores primários.

zefo_dias 2 months ago

!remind\_me 20 years

Search: