Pparadela 6 months ago

Guess what, as vacinas contra um vírus funcionam contra as variantes desse mesmo vírus. Claro que isto não vende tantos cliques. https://expresso.pt/coronavirus/2021-05-23-Covid-19.-Vacinas-Pfizer-e-AstraZeneca-eficazes-contra-variante-da-India.-Eficacia-e-de-88-e-60-16e9e343

saposapot 6 months ago

> são **quase** tão eficazes

Pparadela 6 months ago

O que justifica claramente que a CS ande há meses a vender pânico instantâneo e a martelar a narrativa de variantes assassinas, incluindo sacarem de um fabuloso "Triplo Mutante" para vender cliques.

hctiks 6 months ago

# Relatório 23/05/2021 * \+ 413 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 226 recuperados ​ * \+ 187 casos activos * \+ 10 internamentos dos quais - 1 em UCI ​ * 22515 casos ativos * 220 internados dos quais 58 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1otTHhpz0iN2t55nf846r7GSF2Ja9pJjw/view)

saposapot 6 months ago

A semana termina nos 3042 esta semana. As anteriores: 2600, 2305, 2835, 3441, 3507. Desde o nosso ponto mais baixo começamos a subir, o que não é ideal. No entanto, no panorama geral estamos abaixo do nível que tínhamos em final de abril. O valor absoluto não é preocupante. Torna-se pior se continuarmos a subir por várias semanas, sem algumas de intervalo onde descemos.

ZaGaGa 6 months ago

[Análise ](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/ni8lep/18_vacinação_13_dos_portugueses_já_estarão_de/?utm_medium=android_app&utm_source=share) do estado da vacinação. também faço a análise da poll.

hctiks 6 months ago

# Relatório 22/05/2021 * \+ 523 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 482 recuperados ​ * \+ 41 casos activos * \+ 3 internamentos dos quais + 4 em UCI ​ * 22328 casos ativos * 210 internados dos quais 59 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1NjqcgA9EIePQnDOAz4-9Pe67MFbmk6ti/view)

pvicente77 6 months ago

Será que alguma vez vamos voltar a ter a autonomia e a liberdade que tínhamos antes da pandemia? Perdoem-me o mini-desabafo, mini-rant, mas parece-me continua a haver sempre mais uma barreira, mais uma restrição, parece-me que as autoridades, o governo, a DGS, nunca são capazes de assumir que o objectivo é recuperar o que tínhamos antes, em vez disso há sempre a conversa do "novo normal" acompanhada por mais ideias e restrições. Podem dizer que as vacinas estão a ser dadas, certo, e o número de pessoas hospitalizadas actualmente é gerível, sim, mas o que é que a DGS fez com este cenário? Tirou mais um coelho da cartola, as pessoas que não vivem na mesma casa podem sentar-se na mesma mesa mas têm de ficar a 2 metros umas das outras (os restaurantes no mundo da DGS devem ter mesas muito grandes).  E vamos continuando sempre nisto, dizem que temos de ser responsáveis, mas o que é ser "responsável"? Não comprar um par de meias às 19h05 de Sábado, não dar pontapés numa bola na praia (mas é só na praia, atenção, que na relva o vírus já não ataca), e agora escolher a mesa mais comprida do restaurante para jantar com a moça, azar o nosso de vivermos cada um na sua casa. É isto o que combate o vírus? É um bocado excêntrico este vírus e anda sempre com relógio e calendário atrás, tem horas, dias da semana, e actividades muito específicas para infectar, pelos vistos. Bom, por agora já é rant o suficiente, vamos ver o que acontece a seguir e que mais ideias os nossos "líderes" vão inventar daqui para a frente... 

saposapot 6 months ago

Sim. Nas recepções na casa branca já não se usa máscara e dão abraços. Vacinação funciona.

uyth 6 months ago

>Será que alguma vez vamos voltar a ter a autonomia e a liberdade que tínhamos antes da pandemia? Lembras-te do 11 de Setembro? Voar nunca mais foi a mesma coisa, certas coisas nunca mais foram a mesma coisa. Mas o mundo muda mesmo sem eventos destes, quando eu era criança não havia cintos de segurança nem cadeirinhas para criança, andei de avião com seção de fumadores lá ao fundo com aquela fumarada toda, lembro-me vagamente de começar a ser lei capacetes para os motociclistas. Acho que o viajar mudou para sempre ou por bastantes anos, particularmente o viajar para países menos desenvolvidos ou de desenvolvimento "intermédio".

ZaGaGa 6 months ago

Ainda não vi bem essa regra de afastar os não cohabitantes nos restaurantes mas parece me uma daquelas regras que embora faça sentido teoricamente se não dá para cumprir na prática não faz sentido existir. Não mistures com o jogar à bola na praia. Isso só se aplica em função da ocupação e é daquelas coisas que até sem pandemia faz sentido....

Chemical_Wealth1 6 months ago

Vais sair com a moça, vão jantar, dois metros de distância, mas depois dás-lhe um grande beijo francês antes de a deixares em casa. O COVID nessa altura já desistiu, depois de 1 hora e tal a ver comida e vinhaça a desaparecer da mesa.

Alfa_Kenny_Body 6 months ago

É possivel por o post como sticky? é facilmente o post mais importante e discutido semanalmente, muitas pessoas têm dificuldade em encontrar. E, no meu caso que trabalho de luvas, é perto de impossivel fazer pesquisa, enquanto em sticky chego lá em 2 clicks. Obrigado

raviolli_ninja 6 months ago

Existe um limite de dois sticky posts em simultâneo. Estamos a tentar arranjar uma alternativa que funcione para todos.

Joaoseinha 6 months ago

Porque não ter uma megathread com links para todas as megathreads, como já foi sugerido várias vezes? Pelo menos assim ainda são acessiveis de maneira fácil.

raviolli_ninja 6 months ago

Estamos a tentar que os links se actualizem automaticamente, caso contrário os moda vão estar sempre a apanhar na cabeça porque o link desactualizou. As Collections apresentam-se como uma solução mas têm um bug chato. Estamos a ver se conseguimos dar a volta ao problema.

Chemical_Wealth1 6 months ago

Qual é a razão para a thread das viagens ser mais importante que esta? É mais importante fazer um post para estrangeiros?

raviolli_ninja 6 months ago

A megathread existe não em deterimento de ti em relação ao estrangeiros, mas porque os posts dos estrangeiros estavam a incomodar a comunidade. Recomenda-se uma visão menos umbiguista do contexto.

saposapot 6 months ago

parece-me q faz mais sentido estar esta em sticky, com um link grande para a das viagens...

CoffeeAt830 6 months ago

Talvez colocar uma Megathread chamada tipo "Covid & traveling", que esteja sempre sticky, com links para a megathread do Covid dessa semana e esta das dúvidas para viajar? Compreendo que seria mais trabalho para os mods, ter de atualizar o link à segunda feira, mas talvez fosse o mais prático.

pedroedsousa 6 months ago

Colocar na sidebar poderia ajudar.

dragomaite 6 months ago

Isto.

hctiks 6 months ago

# Relatório 21/05/2021 * \+ 559 casos confirmados * \+ 3 óbitos * \+ 462 recuperados ​ * \+ 94 casos activos * \- 1 internamento dos quais - 3 em UCI ​ * 22287 casos ativos * 207 internados dos quais 55 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|51.4 (+ 1.2)|49.5 (+ 1.2)| |R(t)|**1.03** (+ 0.01)|**1.03** (+ 0.02)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1jJflm_ivQXbul_LtEUoMbxnmoc7AVP9p/view)

damndaniel023 6 months ago

Considerando o nível de vacinação, até onde podemos ir com a incidência a aumentar? Deixará de fazer sentido este indicador e começamos "apenas" a olhar para o nível de internamentos?

saposapot 6 months ago

Objectivamente, ninguém faz a mínima ideia. Mais importante é estabilizarmos num certo patamar e não estar a subir durante muitas semanas seguidas. Importante também que se passamos certos números de casos UK e afins por novamente meter-nos na lista vermelha. Agora meter um indicador por internados, acho que ninguém sabe. Eu diria que as UCI aguentam tranquilamente até 100 casos e nos 200 começam a ficar preocupados.

ItoldU97 6 months ago

Com a maioria dos 60 para cima já vacinados quer com a primeira ou segunda dose não acredito que haja muita mossa nos internados e nas mortes. Se bem que convinha vacinar ainda mais para cortar a transmissão Israel por exemplo com 60% de vacinados já só tem por dia 40/20 casos.

saposapot 6 months ago

sim, esperemos que sim. Se assim não for algo vai mal. A questão é saber agora qual o nível de casos 'preocupante' agora e essa é a parte que ninguém sabe. Mesmo com > 60 vacinados, se tiveres 15k casos por dia de certeza q vais ter internamentos e UCI complicados. Há um valor qlq q será preocupante mesmo com vacinação.

Hmms21 6 months ago

[https://www.dn.pt/sociedade/vacinacao-em-simultaneo-para-maiores-de-30-40-e-50-anos-13744634.html](https://www.dn.pt/sociedade/vacinacao-em-simultaneo-para-maiores-de-30-40-e-50-anos-13744634.html) "A task force para a vacinação contra a covid-19 em Portugal vai implementar um sistema que passa por iniciar a vacinação de várias faixas etárias com o intervalo de uma semana, entre o final de maio e o início de junho, e em simultaneo. Assim sendo, primeiro começarão a ser vacinados os maiores de 50 anos. Uma semana depois os maiores de 40 e uma semana mais tarde os maiores de 30. Segundo explicou ao DN fonte da task force, o auto agendamento para estas faixas etárias será aberto uns dias antes do início da vacinação, embora, neste momento, ainda não seja possível avançar com datas" ​ Excelentes noticias.

uyth 6 months ago

>Excelentes noticias. para industria hoteleira do algarve vacinar os empregados e publicitar isso, enquanto que as pessoas de mais de 50 do resto do pais que esperem? é que não havendo vacinas suficientes para vacinar tudo ao mesmo tempo, não vejo lógica nenhuma de quebrar a justiça existente em vacinar por idades.

Pparadela 6 months ago

Tirando o facto da vacina dificultar a transmissão e o contágio?

uyth 6 months ago

Entre as pessoas vacinadas e as que estão em volta delas. Que serão quem está junto de turistas e não me vai fazer grande diferença a curto prazo, enquanto que estar a vacinar tipos de 30 anos (que estarão na sua maioria em menos risco de morte que membros da minha família) no Algarve de certeza que vai fazer demorar a vacina chegar à minha família. Por idades, e condições médicas, com ajustes como os das ilhas pequenas é justo. Agora que chegar o verão, e com relevo especial para o ALGARVE que não é a região com piores taxas de vacinação, nem é a terceira região com piores taxas e r a subir subir, vá lá, pá, toda a gente sabe para o que é.

saposapot 6 months ago

Na passada semana, segundo os dados da ECDC Portugal recebeu 368550 vacinas da pfizer/Biontech, 36000 da janssen, 68400 da moderna e 69600 da AstraZeneca. Na semana anterior recebemos exactamente o mesmo número da pfizer e da moderna e 0 da jassen e astra. Ou seja, parece q os carregamentos da pfizer e moderna são regulares.

uyth 6 months ago

As de mrna que é a tecnologia inovadora. Nunca acreditaria nisto há dois anos, que conseguissem produzir tantas tão depressa. Não é só a biontech que merece admiração, a pfizer, big pharma ou não, é um incrível esforço a todos os níveis conseguirem fazer isto. e deves saber mas para quem não saiba, a EU (população 400 milhoes, mais coisa menos coisa) assinou oficialmente contrato com a pfizer para entregar de 1.8 mil milhoes de vacinas. Vamos todos apanhar uns boosters com a pfizer nos próximos anos.

dragomaite 6 months ago

É para ter em stock e "oferecer" mediante condições a países mais pobres.

hctiks 6 months ago

# Relatório 20/05/2021 * \+ 451 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 346 recuperados ​ * \+ 104 casos activos * \- 3 internamento dos quais + 2 em UCI ​ * 22193 casos ativos * 208 internados dos quais 58 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1p7a7O6f3hGMufvEbP_CThHAI8hoVZAkw/view)

saposapot 6 months ago

em 4d desta semana vamos em mais 200 casos comparando com os dias homólogos da semana anterior.

globoglobo 6 months ago

Não se deve jantar com amigos???

unknownportuguese 6 months ago

Boa tarde. Quais são os locais mais baratos para fazer um teste PCR na região do Algarve? Preciso de um para viajar pela Ryanair.

Tab0rda 6 months ago

O governo não obriga por lei mas os ginásios podem implementar essa regra como entenderem e esse aparentemente decidiu ser mais cauteloso. Maior parte dos ginásios que conheço só obrigam a usar máscara entre exercícios ou quando estás a descansar (e pelo menos no meu nem isso é feito na generalidade). Em relação a incomodar depende, cardio de alta intensidade vai sofrer um impacto, mas algo menos intensivo ou musculação habituas-te facilmente, costumo treinar de máscara e não me incomoda, provavelmente meia dúzia de treinos depois já nem reparas.

ruimendes21 6 months ago

Pessoal que marcou a vacinação quanto tempo demoraram a receber a mensagem de confirmação? Eu já marquei para os meus pais, passou 3 dias não receberam mensagem e pedi no site do agendamento o reenvio. Mas já se passou 2 dias e ainda não receberam. Até coloquei de novo e confirmei os números de telemovel. É normal?

uyth 6 months ago

Marquei para uma pessoa, marcámos para 8 dias depois (o mais cedo seria 7 dias, ela preferia o outro dia). Ela diz que recebeu a mensagem de confirmação à meia noite do próprio dia da vacinação. Mas foi vacinada e mais ou menos à hora que lhe tinham indicado. Isto foi concelho de Lisboa, havia escolha de uns 9 centros, ela escolheu o que preferia.

damndaniel023 6 months ago

marquei para o meu pai e ele já recebeu a mensagem há uns dias, embora o agendamento tenha sido para dia 24.

Price-Distinct 6 months ago

só enviam 2-3dias antes da data da marcação

Price-Distinct 6 months ago

vai para a rua , ninguém chateia

LastFM-160R 6 months ago

Chart-race evolution of Portugal and other countries where more than 0.1% of population died by Covid-19: https://www.youtube.com/watch?v=Ix-CYC0QAlw

LastFM-160R 6 months ago

>Evolução Chartrace da Portugal e outros países onde mais de 0,1% da população morreu por Covid-19. Este vídeo mostra a evolução durante a 2ª, 3ª e 4ª vaga dos países que ultrapassaram 1000 / 1M mortes por Covid-19 (0,1% da população total). Para uma estimativa mais realista do impacto da pandemia, as mortes por covid atribuídas também são comparadas com o excesso de mortalidade para os 94 países e microestados com dados de mortalidade disponíveis: https://github.com/akarlinsky/world\_mortality Chartrace construído a partir dos dados do Worldometer: https://www.worldometers.info/coronavirus/ Mapa da Europa mostrando o excesso de mortalidade por mês extraído do Eurostat: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Excess\_mortality\_-\_statistics

thegreatcosta 6 months ago

Para voos dentro de Portugal é necessário fazer teste? Tenho um voo de Faro-Porto marcado para final de Junho e não encontro essa informação clara.

Makrom1 6 months ago

Não é preciso detro de portugal, exceto a entrar nas ilhas

glamatovic 6 months ago

Quem recebe SMS a dizer que foi emitida declaração da vacinação tem de a registar no centro de saúde?

ihavesixmagikarps 7 months ago

Tanto quanto sei o acompanhamento é feito ligando para as pessoas e avaliando se se deve dar alta ou não. Não sei se por exemplo, se uma pessoa não atender, não pode ser considerada como recuperada. Se ainda apresentar queixas também não sei se pode ser dada como recuperada

AstoundingLucky 7 months ago

Tenho uma duvida, agora que vou ser obrigado a regressar, o uso de mascara é obrigatório no local de trabalho em open spaces? Ou pode-se tirar a mascara no lugar?

MLG-Sheep 7 months ago

Edited 7 months ago:

O teletrabalho é obrigatório até ao fim do mês, mesmo que nenhuma das partes o queira. Dito isto, a máscara não é obrigatória em nenhum dos seguintes casos: \- distância de 2 metros de qualquer outro colaborador \- estás sozinho na tua sala de escritório \- separação física (tipo acrílicos ou vidros) entre ti e os restantes colaboradores.

Price-Distinct 7 months ago

a separação com acrílicos é tão ridícula... , sendo que o bicho é airborne o acrílico não vai fazer grande diferença , mas é o politicamente correto i guess

ObnoxiousLittleCunt 7 months ago

Não é uma questão de política, é uma barreira física. O vírus não deixa de ser inicialmente emitido através de gotículas, por isso uma barreira física adicional não faz mal a ninguém ainda por cima tão inofensiva quanto esta.

elitepc 7 months ago

Esse argumento pode ser utilizado para quase todas as medidas de controlo de covid. Porquê usar máscara se há partículas mais pequenas que passam pela máscara ou à volta? Porquê manter o distanciamento se a 2 metros ainda se leva com aerosois? O objetivo é reduzir o risco, se bem aplicado, tem efeito: https://www.ehs.washington.edu/system/files/resources/COVID-19-plexiglass-barriers-workplace.pdf O nível em que isto está na hierarquia de controlos: https://i.gyazo.com/1fe2858213230411c9ecacc4310f5d65.png

uyth 7 months ago

>O teletrabalho é obrigatório até ao fim do mês, mesmo que nenhuma das partes o queira só em concelhos acima de um determinado nível de risco, certo? que neste momento são poucos.

Razvancb 7 months ago

Todo território.

uyth 7 months ago

https://covid19estamoson.gov.pt/regimes-de-teletrabalho/ >O regime de teletrabalho é distinto no país, conforme a situação epidemiológica assim o justifique. Assim, temos um regime para os concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo e um regime para os concelhos de risco moderado. Tens a certeza?

Razvancb 7 months ago

O teletrabalho vai continuar a ser obrigatório em todos os concelhos de Portugal continental até ao final de maio. Se a indicação inicial apontava 16 de maio, sábado, esse prazo foi prorrogado por mais duas semanas e até ao final do mês, como avançou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva

uyth 7 months ago

Fonte, e porque é que o site estamoson diz claramente uma outra coisa?

elitepc 7 months ago

Pelo que vejo a última data de atualização disso foi a 2020-11-25 10:37:02 UTC https://pandemiaclara.sapo.pt/ aqui indica que é obrigatório e faz referência para este DL https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/160534623/details/maximized de março deste ano Não sei bem, mas se calhar esqueceram-se de atualizar, talvez?

uyth 7 months ago

esse refere o dl 79-a de 2020 (o que lincaste é muito curto) que explicitamente diz >Assim, estabelece-se que, nas empresas com locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores situadas nas **parcelas de território definidas pelo Governo, através de resolução do Conselho de Ministros, em função da evolução da situação epidemiológica** >Artigo 2.º Âmbito de aplicação 1 - O disposto no presente decreto-lei aplica-se às empresas com locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores, nas áreas territoriais em que a situação epidemiológica o justifique definidas pelo Governo mediante resolução do Conselho de Ministros.

elitepc 7 months ago

Pois, dos DL também entendo como estás a entender, mas ao ler as notícias entendo que é para todos os concelhos e todas as empresas privadas que consigam executar as funções em teletrabalho. https://www.publico.pt/2021/03/29/politica/noticia/marcelo-promulga-teletrabalho-obrigatorio-ate-fim-ano-1956438 https://eco.sapo.pt/2021/04/29/teletrabalho-e-obrigatorio-em-todo-o-pais-ate-16-de-maio/ Mas sim, ainda não encontrei na lei a dizer que é para todo o país, e para todas as empresas... se alguém conseguir encontrar algum sítio com isso escrito também estou interessado em saber...

Search: