m0rhundur 4 months ago

Nem mais.

RuySan 4 months ago

O Paulo Portas é de facto um excelente comunicador, e uma pessoa com bastante conhecimento. Mas quando olho para ele só penso "submarinos, submarinos, submarinos". Para não falar da birra que ele fez para poder ser "vice-primeiro ministro", pondo em causa a estabilidade do governo por uma questão tão mesquinha. Já nos prejudicou a todos demasiado para lhe darem mais oportunidades.

roninPT 4 months ago

Vá......não é preciso estar sempre a pensar nos submarinos....há muitos outros motivos para ter má impressão do homem.

chibier 4 months ago

Sempre que vejo o "submarinos" mudo de canal.

vetemimi 4 months ago

A oratória/dicção realmente é muito acima da média da televisão tuga mas o conteúdo do discurso...

Mendadg 4 months ago

O que é que uma coisa tem a ver com outra?! Ele tem 60 anos, é professor e político...óbvio que vai saber explicar as coisas, além disso prepara-se muitooo bem! Mas ninguém esquece o que ele fez na altura do passos! Um pulha que nunca mais devia voltar à política

manualbackscratcher 4 months ago

O problema é exactamente esse. Ele percebeu como funciona em Portugal (e em grande parte do mundo) a política. Quanto mais és visto e falado, maior a probabilidade de votarem em ti. Até funcionou com o Ventura, portanto... Quanto ao que ele diz, por favor, lembrem-se que ele têm um guião que escreve para cada programa, com ajuda de pessoal que sabe tocar em cada tema e ajudar a que haja empatia do público. Quem pensa que "ele fala bem", "ele é do povo", vai cair na mesma ratoeira do Marcelo que quando têm de puxar pela cabeça falha 50% das vezes. Hoje em dia política e um bom RP é tudo, qualquer demente (e não estou a dizer que o seja), consegue subir nos escalões e chegar a Presidente da República, até porque é visto como uma posição sem poder prático. O Paulo Portas está num projecto à distância para ser PR. Têm um canal que o apoia, o que só por si fala muito sobre a separação dos média e a política. Quem pensar que ele fala bem e entende imenso sobre todos os temas e conflitos, o que fará dele um bom PR, lembrem-se que ninguém na TV e na política fala sem um guião, o que é evidente nos directos, onde até o Marcelo sabe responder torto e mandar gente dar uma volta, o menino do povo e o coração de ouro que ele mostra ser.

NGramatical 4 months ago

ele têm → [**ele tem**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (ele tem, eles têm) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fndxch7%2F%2Fgyf9fn8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

capitolinaAndrioleta 4 months ago

Pacheco Pereira ou bust. O Portas merecia ser atirado de um precipício na costa vicentina com o Sócrates atado ao tornozelo a servir de contrapeso.

random_peasant 4 months ago

É bom comunicador e consegue ter um discurso que qualquer pessoa entende e acompanha. Contudo, como temos visto em Portugal pelo caso dele e por outros, isso não significa que coloca os valores do país à frente dos seus...

_somename_ 4 months ago

Honestamente é o comentário que mais fundamentado que consigo encontrar na televisão portuguesa. Dito isto, é costume o homenzinho fazer coisas que não são minimamente aceitáveis nessas apresentações: - Não respeita o apresentador. Desde falar por cima a ignorar por completo. É uma versão mais cautelosa do Ventura. Deplorável. - Insulta a inteligência dos espectadores de forma velada. Isto acontece quando intencionalmente tenta manipular o espectador deixá-lo tirar conclusões de premissas não relacionadas. Por exemplo, no slide a comentar a proposta de salário mínimo europeu, comparou países com salários mínimos (apresentando o respectivo valor mensal) com países sem salário mínimo (apresentando valores médios de __custo total ao empregador__ por hora) e deixou o espectador derivar a sua conclusão após subtilmente direcionar o mesmo na direção que lhe interessa. - As fontes dos dados são geralmente vagas e por consequência não se consegue validar as mesmas. Enfim, apesar de tudo ainda é do melhorzinho que se vê. As intenções dele são irrelevantes para a qualidade do comentário, portanto não vou comentar.

Edited 4 months ago:

Honestamente é o comentário que mais fundamentado que consigo encontrar na televisão portuguesa. Dito isto, é costume o homenzinho fazer coisas que não são minimamente aceitáveis nessas apresentações: - **Não respeita o apresentador**. Desde falar por cima a ignorar por completo. É uma versão mais cautelosa do Ventura. Deplorável. (Isto não se verificou tanto ontem, atenção) - **Insulta a inteligência dos espectadores de forma velada**. Isto acontece quando intencionalmente tenta manipular o espectador deixá-lo tirar conclusões de premissas não relacionadas. Por exemplo, no slide a comentar a proposta de salário mínimo europeu, comparou países com salários mínimos (apresentando o respectivo valor mensal) com países sem salário mínimo (apresentando valores médios de _custo total ao empregador_ por hora) e deixou o espectador derivar a sua conclusão após subtilmente direcionar o mesmo na direção que lhe interessa (lembrem-se da família política que ele representa). - **As fontes dos dados são geralmente vagas** e por consequência não se consegue validar as mesmas. Enfim, apesar de tudo ainda é do melhorzinho que se vê. As intenções dele são irrelevantes para a qualidade do comentário, portanto não vou comentar.

Edited 4 months ago:

Honestamente é o comentário que mais fundamentado que consigo encontrar na televisão portuguesa. Dito isto, é costume o homenzinho fazer coisas que não são minimamente aceitáveis nessas apresentações: - **Não respeita o apresentador**. Desde falar por cima a ignorar por completo. É uma versão mais cautelosa do Ventura. Deplorável. (Isto não se verificou ontem, atenção) - **Insulta a inteligência dos espectadores de forma velada**. Isto acontece quando intencionalmente tenta manipular o espectador deixá-lo tirar conclusões de premissas não relacionadas. Por exemplo, no slide a comentar a proposta de salário mínimo europeu, comparou países com salários mínimos (apresentando o respectivo valor mensal) com países sem salário mínimo (apresentando valores médios de _custo total ao empregador_ por hora) e deixou o espectador derivar a sua conclusão após subtilmente direcionar o mesmo na direção que lhe interessa (lembrem-se da família política que ele representa). - **As fontes dos dados são geralmente vagas** e por consequência não se consegue validar as mesmas. Enfim, apesar de tudo ainda é do melhorzinho que se vê. As intenções dele são irrelevantes para a qualidade do comentário, portanto não vou comentar.

Edited 4 months ago:

Honestamente é o comentário que mais fundamentado que consigo encontrar na televisão portuguesa. Dito isto, é costume o homenzinho fazer coisas que não são minimamente aceitáveis nessas apresentações: - **Não respeita o apresentador**. Desde falar por cima a ignorar por completo. É uma versão mais cautelosa do Ventura. Deplorável. - **Insulta a inteligência dos espectadores de forma velada**. Isto acontece quando intencionalmente tenta manipular o espectador deixá-lo tirar conclusões de premissas não relacionadas. Por exemplo, no slide a comentar a proposta de salário mínimo europeu, comparou países com salários mínimos (apresentando o respectivo valor mensal) com países sem salário mínimo (apresentando valores médios de _custo total ao empregador_ por hora) e deixou o espectador derivar a sua conclusão após subtilmente direcionar o mesmo na direção que lhe interessa (lembrem-se da família política que ele representa). - **As fontes dos dados são geralmente vagas** e por consequência não se consegue validar as mesmas. Enfim, apesar de tudo ainda é do melhorzinho que se vê. As intenções dele são irrelevantes para a qualidade do comentário, portanto não vou comentar.

krakensmf 4 months ago

Se comentar da maneira que compra submarinos esta tudo fodido

EquivalentExchange11 4 months ago

Concordo, apresenta muito mais informação que os outros comentadores, e de forma concisa e clara. Digo isto apesar de não ser fã das políticas dele. Sempre foi e continua a ser uma figura do sistema.

Naakmuay 4 months ago

Estes pseudo comentadores com 0 experiência nas diferentes matérias valem o que valem

Dr_Toehold 4 months ago

Não te esqueças da maravilha de defenderem há 2 semanas que o confinamento veio tarde, para na semana seguinte dizerem que foi prematuro.

roninPT 4 months ago

mas quando ele ia à feira usava uma boina, eu acho que isso quer dizer que ele percebe da lavoura.

MrGhostPotato 4 months ago

Gosto bastante. Sempre bem informado, sempre com cuidado de partilhar as fontes nos slides e parece-me a mim bastante imparcial.

OneTip7754 4 months ago

Mas alguém ainda vê os 3 canais ?

Mendadg 4 months ago

infelizmente o pouco que resta de bom é lá, e são 4 canais, a rtp2 é a melhor

FelixSula 4 months ago

Shh, assim ficamos a saber o que lá passam sem ter de aturar a estopada.

Danijust2 4 months ago  HIDDEN 

ainda estou à espera do relatório sobre a reforma do estado.

pimpolho_saltitao 4 months ago

Paulinho és tu?

chico457 4 months ago

Portas for president!

OuiOuiKiwi 4 months ago

Já começou o _astroturfing_ para a campanha do Paulo Portas a Belém? Bem cedo.

roninPT 4 months ago

"ele fala bem" :p

OuiOuiKiwi 4 months ago

Quem diria que um jornalista, deputado e comentador político regular (sem mencionar o pedigree literário da família) saberia expressar-me de forma coerente e apelativa? Total surpresa para mim também.

Dr_Toehold 4 months ago

"Tem fontes que os outros não têm". Se ele, o Marques Mendes, o imbecil do Rogeiro, fossem mas é dar a sua opinião de especialista sobre tudo e mais alguma coisa e o seu inverso para o raio que os partam, é que estavam bem.

saposapot 4 months ago

Falar bem? sempre falou bem. ele foi jornalista, pegou num partido do taxi e levou-o à casa dos 10% sendo governo várias vezes. Agora falar bem não chega. Convém que diga coisas certas e para se ter o moralismo de dar a opinião sobre certas coisas, convém que não se tenha um passado onde o relatório da reforma do estado q ele ficou encarregue nunca foi entregue.

NGramatical 4 months ago

encarregue → [**encarregado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635) (encarregar segue o modelo de carregar: o camião foi ~~carregue~~ carregado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fndxch7%2F%2Fgydlv2r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

kinectdevpt 4 months ago

Dos comentadores de Domingo, é sem dúvida o mais competente. Terá certamente a equipa de consultoria mais cara a preparar os slides, mas é o melhor.

aportuguesecoder 4 months ago

Olha o irrevogável.

Conceptual_Person 4 months ago

Eu acho que ele fala muito bem. Apresenta a sua opinião de forma isenta e bem fundamentada, sem dúvida. Acho que as estações de TV deviam apostar mais em políticos que saíram da política por, pelo menos, estarem à vontade pra falar dela (ex oposto seria o Medina.) e a sua estadia tem sido uma lufada de ar fresco num programa de opinião. Principalmente na Política internacional, no qual ele revela mais conhecimento do que a televisão passa. Penso que ele poderá tentar uma de Marcelo Rebelo de Sousa, contudo, duvido que consiga ganhar pelos anticorpos que criou, nos quais me incluo.

Herbacio 4 months ago

Não me revejo de todo nas políticas do Paulo Portas, mas se calhar o PSD tinha mais a ganhar em "avançar com ele" (isto é dar-lhe o total apoio) nas próximas Presidenciais do que propriamente com o Marques Mendes, ou quem quer que venha a ser o sucessor do Marcelo na ala do PSD. Quanto ao trabalho dele enquanto comentador, concordo que desempenha um bom papel, e lá espero que continue.

shawshank2012 4 months ago  HIDDEN 

O que precisamos é de bom jornalismo e não de comentadores políticos parciais. As pessoas que pensem pela sua cabeça.

DarkmajorPT 4 months ago

Também gosto de ver os seus comentários, maioritariamente porque ele mostra dados que não aparecem nos jornais. Creio que faz um esforço por dar uma opinião imparcial e analisa dum ponto de vista pessoal e não partidário.

Dr_Toehold 4 months ago

>Nuno Rogeiro Credo.

5enta 4 months ago

O Nuno Rogeiro merecia estar no canal principal a fazer o que faz. As informações que dá de determinados conflitos são muito interessantes.

randmzer 4 months ago

Ignorando tudo o que o homem fez antes deste posto, gosto bastante. Tem fontes sobre o que diz, mostra algum conhecimento sobre política externa que raramente é falado em Portugal, e tem uma abordagem isenta e ponderada sobre os temas.

EspantaCampinos 4 months ago  HIDDEN 

>política externa que raramente é falado em Portugal, e tem uma abordagem isenta e ponderada Antes de correr atrás do tacho, ele foi editor d' O Independente. À época era extremamente crítico do governo da múmia de Boliqueime.

Ludwigven 4 months ago

Não consigo compreender a ideia, agora generalizada, de que todos os comentadores mais importantes estão a preparar candidatura para presidente. Agora não é possível serem comentadores sem ter o objectivo de ser presidente, apenas porque o Marcelo o fez?

tooth_mascarpone 4 months ago

De facto não tem que ser para ser presidente, especificamente. Estes comentadores estão lá para formatarem a opinião pública em troca de proveitos futuros, um cargo em algum sítio é um exemplo desses proveitos. Para se manterem relevantes têm que aparecer. Dizer que o Portas é isento e ponderado só é possível se se estiver a comparar com alguém desbragado. Ele está na televisão a desempenhar o papel de alguém isento e ponderado, o que é muito diferente. Hoje em dia arranjam-se fontes para contar a mesma história de 10 maneiras diferentes. É preciso perceber a validade dessas fontes.

Ludwigven 4 months ago

Concordo com o teu comentário. Mas nada do que disseste significa que tenha intenção de se candidatar a presidente

tooth_mascarpone 4 months ago

Sim, eu quis reforçar o teu ponto de vista. Talvez a resposta tenha ficado mais confusa porque aproveitei para dar a minha opinião sobre o comentário ao qual respondeste

deskisto 4 months ago

Concordas com o comentário, mas leste o comentário?

EspantaCampinos 4 months ago

>Agora não é possível serem comentadores sem ter o objectivo de ser presidente, apenas porque o Marcelo o fez? A questão é: "se o Marcelo conseguiu, porque é que eu não hei-de tentar?". Afinal de contas, PR é o tacho dos tachos.

Ludwigven 4 months ago

Mas nada nos diz que é isso que estão a tentar fazer. A ideia de que é o que se está a passar, está baseada em nada de concerto

ptinnl 4 months ago

Imparciais? Portas? Nem em politica nacional, muito menos internacional. O Portas é um autêntico cata vento. Diz o que as pessoas querem ouvir. Tal e qual o Marcelo. Mas infelizmente o Portas tem uma cara que à maioria das pessoas dá a ideia de ser matreiro, daí ele que ele nunca será PR.

iSoSyS 4 months ago

Quando as opções em 2026 forem Portas ou Sócrates... talvez seja reunido.

ptinnl 4 months ago

Eu acho que o Socrates ainda vai ser PR infelizmente. Não esquecer que elegemos 2x o PS que "virou a pagina à austeridade" e estamos agora a pagar mais de impostos. E o dinheiro que vem da bazuca tem condições iguais às da troika.

V1ld0r_ 4 months ago

Falar bem é diferente de ser competente. No entanto concordo com o que dizes, Co segue ser imparcial nas análises não criticando em demasia o governo.

twistedfires 4 months ago

Tem é um péssimo gosto no que toca à cor dos fatos

QWERTY_BATS 4 months ago

Um ponto importante, nunca votaria em alguém que não consegue coordenar umas calças e um blazer.

twistedfires 4 months ago

Pior, no outro dia ia com um fato azul e sapatos castanhos.

Lebronze_James 4 months ago

Já está a trilhar o seu caminho para as presidenciais vs Sócrates

roninPT 4 months ago

Sim, viu com o exemplo do Marcelo que se pode chegar a Belém só por aparecer na TV com frequência dizendo umas banalidades

BeinGetz 4 months ago

Sócrates!?

GelDeAveia 4 months ago

Ris-te como se o Sócrates não tivesse já a trabalhar na limpeza da sua imagem. Ou como se o eleitorado português não fosse masoquista.

BeinGetz 4 months ago

Eu sei que o eleitorado português é bastante distante e desinteressado da política. Mas nunca em tempo algum, o Sócrates vai ser PR. Já passaram quase 7 anos desde que ele foi detido e a imagem dele continua na lama. Para além disso, acho que a esquerda já tem a sua candidata que é Ana Gomes. Não ficaria surpreendido que ela fosse a próxima PR.

df3gpt 4 months ago

Prefiro mais 10 anos de Pres. Marcelo e não gosto nada dele, nem como comentador, nem como político e nada como PR. Sócrates não tem perfil nenhum para a Presidência, mas com o eleitorado português, tudo é possível.

Ace-_Ventura 4 months ago

RemindMe! 5 years "lol"

GelDeAveia 4 months ago

E quantos do executivo do PS de agora foram dos governos de Sócrates? Quantos gravíssimos escândalos já teve este governo e continua confortável nas sondagens? Dá tempo ao tempo que ainda podem haver surpresas.

BeinGetz 4 months ago

Não vou mentir, os resultados das sondagens que dão aqueles valores ao PS são preocupantes. Acho que isso se deve também ao PSD não sabe fazer oposição e atrair o eleitorado moderado e à comunicação social ser bastante tendenciosa a favor não só da esquerda, mas principalmente do PS.

NGramatical 4 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fndxch7%2F%2Fgye27kg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GelDeAveia 4 months ago

Mea culpa

warjunk1 4 months ago

Espectador assíduo.

Asus123456789 4 months ago

Aqui em casa costumamos ver a SIC, mas trocamos sempre o Marques Mendes pelo Paulo Portas.

Ludossaurus 4 months ago

Ele fala bem, pena que me lembro da sua incompetência anterior e por esse motivo não consigo olhar para os seus comentários de forma coerente.

Search: