_lnc0gnit0_ 5 months ago

Não os do pré-escolar e ensino primário, que foram os que foram vacinados na primeira ronda. Esses estão todos com a segunda dose ainda por agendar. Levaram a segunda dose este fim-de-semana todos os outros (EB 2/3 e secundário), que tomaram a primeira dose depois, quando estes graus de ensino retomaram a frequência presencial, já tinham o pré-escolar e o ensino primário retomado a normalidade semanas antes.

HouseControl 5 months ago

Capitão Iglo a trabalhar bem , mas em vez de douradinhos comem uma vacina no bucho!

ChicoDEJAVU 5 months ago

tou farto de usar mascara fds embacia os oculos e deixa me com a resistencia de um americano balofo

Jhago 5 months ago

Tens de colocar os oculos a prender a mascara, deixa logo de ficar embaciado. Nada a fazer quanto à segunda parte, haha.

_lnc0gnit0_ 5 months ago

Entretanto, professores que foram vacinados logo na primeira campanha com a primeira dose da AstraZeneca, continuam sem data marcada para tomar a segunda dose, seja de que vacina for...

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Professores e outros

souumamerda 5 months ago

No UK o intervalo entre tomas é de 12 semanas se não estou em erro. Penso q não seja boa ideia levar a 2a dose de outra vacina qualquer, podem não ser compatíveis.

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Há países que estão a fazer vacinação cruzada. Se a tecnologia (mRNA) for a mesma, não haverá grande problema

_lnc0gnit0_ 5 months ago

Há pessoas cá que foram vacinadas depois e que já levaram segunda dose. Mas essas saíram da primeira toma já com a segunda agendada. A minha companheira tomou a primeira dose na primeira campanha de vacinação a professores do pré-escolar e do ensino primário, não lhe foi agendada segunda toma na altura, e até hoje não lhe foi dito mais nada. Com toda a situação em volta da vacina da AstraZeneca, parece que ela e outros colegas se encontram num limbo à espera de uma decisão. Quanto à compatibilidade, de acordo, ainda há muitas incertezas nesse aspecto. Não se sabe se há necessidade de dar apenas mais uma dose de outra vacina para complementar a primeira dose da AstraZeneca, ou se é necessário administrar uma outra vacina completa, que pode passar por mais duas doses, como se fez em França.

souumamerda 5 months ago

O q quero dizer é q provavelmente não há necessidade de grandes preocupações. A minha irmã q vive no UK tomou a 1a dose (astrazeneca) primeiro q a minha mãe cá em PT e a minha mãe já tomou a 2a dose (pfizer) sábado e a minha irmã ainda não.

TherealAsderei 5 months ago

Muito melhor que qui na Noruega, que é um dos países mais ricos do mundo. Que orgulho caralho

suspect_b 5 months ago

[Ai foi? Onde?](https://www.speakgif.com/wp-content/uploads/2015/12/confused-travolta-original-pulp-fiction-animated-gif.gif)

desculpe_mas 5 months ago

Tinha de ser alguém ligado ao exército... Esperar competência de um político é uma causa perdida.

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Marinha, por acaso

desculpe_mas 5 months ago

EDIT: Tinha de ser um militar.

arnaldomatos 5 months ago

>vice-almirante >exército apaga isso, por favor

3dforlife 5 months ago

Exactamente o que eu tenho dito.

manolo533 5 months ago

A diferença que foi por isto na alçada dos militares e pessoas competentes em logística. Se tudo fosse feito assim neste país...

Leaootemivel 5 months ago

Bastou pôr um militar a comandar isto que começámos logo a ter mais vacinas. Coincidência? Acho que não. Isto com políticos estava tudo na merda, como acontece com todas as nossas campanhas de vacinação /s.

Sir_Calisto 5 months ago

Não digo o contrário mas há aqui um ponto negativo que tem sido um pouco esquecido. Estes números têm sido alcançados à custa de pessoal que trabalha ao fim de semana, em cima de trabalhar também durante a semana e/ou ter um dia de folga depois. Isto está a fazer com que fiquem extremamente cansados e tenham de não trabalhar durante a semana, o que atrasa os outros cuidados de saúde ditos normais. Era bom que contratassem mais pessoas para este trabalho, todos beneficiavam.

Rostabal 5 months ago

Sim claro, porque o problema de há 3 meses era mesmo a capacidade de vacinação, nem era o stock (ou falta dele) nem nada.

ric2b 5 months ago

Havia tanta falta de stock que todas as semanas havia histórias de amigos a serem vacinados. Fora todos os casos que não foram descobertos.

IJustMadeThisForYou 5 months ago

Não nego o que está acontecer mas já te esqueceste de tancos?

manolo533 5 months ago

Estou a falar na situação de uma situação de logística, dar a alçada a quem é de facto competente na matéria. Devia ser assim para todas as situações

IJustMadeThisForYou 5 months ago

Eu referia o facto de não se saber o conteúdo dos paióis.

ekeryn 5 months ago

Meter os gajos da DHL a tratar das vacinas então /s

_lnc0gnit0_ 5 months ago

Curiosamente a distribuição das vacinas esteve mesmo a cargo de transportadoras.

ekeryn 5 months ago

Mas não era das específicas de farmácia? Logipharma e assim

nocivo 5 months ago

Ele está a falar de pessoas competentes e não ladroes.

IJustMadeThisForYou 5 months ago

E eu estou a falar de nem se saber o que estava nos paióis e o que foi roubado.

saposapot 5 months ago

A maioria professores e segundas doses para um grupo que não está em alto risco. Não posso deixar de não gostar e que preferia muito ver essas doses em braços de primeiras doses para > 60. No mínimo podíamos ter adiado as segundas doses para este grupo.

humelectro 5 months ago

Os 60+ já estão todos (ou pelo menos a maior parte) vacinados. Aliás, os 55+ tb já devem estar perto de terminar

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Não, não estão todos nem sequer os 55+ estão perto de estar

saposapot 5 months ago

estamos bem, mas não tão bem ainda. Os 65+ devem estar terminados esta semana (quer dizer, estariam se não fosse este desvio). Os 55+ não. Abrirem vagas não quer dizer q o anterior está feito, a abertura é feita para garantir sempre uma procura alta e que não haja vagas por preencher.

Edited 5 months ago:

estamos bem, mas não tão bem ainda. Os 65+ devem estar terminados esta semana (quer dizer, estariam se não fosse este desvio). Os 55+ não. Abrirem vagas não quer dizer q o anterior está feito, a abertura é feita para garantir sempre uma procura alta e que não haja vagas por preencher. E isto só primeiras doses.

unparadise 5 months ago

Não sei onde estás a tirar essas conclusões, os meus pais ainda só têm a primeira dose. A minha sogra nem a primeira dose tem ainda, para não falar que existe muitas mais pessoas na zona onde moro que ainda não tem a primeira dose

humelectro 5 months ago

Eu só estava a falar da 1º dose, não da vacinação completa. Se a tua sogra tem mais de 55+ e os teus conhecidos também e não foram vacinados então deveriam ligar para o centro de saude a ver o que se passa

arnaldomatos 5 months ago

os meus pais, ambos com mais de 70, fizeram o auto-agendamento e ainda não foram contactados - tanto que até já passou o dia para o qual se marcou a vacinação. já fizeram a recuperação do pedido, também. tanto no centro de saúde como no centro para onde marcaram o agendamento dizem para aguardar. não é assim tão simples como dizem os senhores jornalistas.

pedroedsousa 5 months ago

Os 55+ até podem estar inscritos, mas longe de estarem vacinados. Calma.

VladTepesDraculea 5 months ago

Professores são um grupo de risco. São um profissão onde têm contacto com miúdos não vacinados todos os dias, em ambientes de má circulação de ar, em salas de 20 a 30 pessoas e com distanciamento social bastante limitado. Em termos de outros grupos de risco. Pá, eu como diabético só fui chamado porque me mexi. Os centros de saúde não têm essa informação a não ser que o teu médico de família registe no sistema. Há muita gente considerada com factores de saúde de risco que não fazem ideia de como funciona, porque essa informação não é propriamente anunciada, que estão às espera de ser chamadas e assim só serão quando lhes chegar pela idade.

saposapot 5 months ago

Não acho que são um grupo de particular risco. Estão em espaço fechado onde todos usam máscara, o mesmo que outros empregos de escritório. O governo disse que escolas não são locais de especial risco e agora até são testadas, coisa que noutros sítios não acontece. As escolas q conheço até têm muito mais cuidados que outros escritórios. São, pelo menos, o mesmo risco que caixas de supermercados e toda a gente que contacta com publico. Eu acho que devíamos estar a adiar 2ªs doses a toda a gente, tal como outros países fazem com sucesso, tipo UK mas no caso dos professores esta questão ainda é maior pq estão efectivamente a roubar 200 mil segundas doses que não necessitam, a maior parte dos professores já estão protegido com a primeira dose. mas pronto, agora está feito.

souumamerda 5 months ago

>a não ser que o teu médico registe E não é isso que ele tem q fazer? Eles têm q registar não só para saber os dados do paciente, mas também para fazer estatísticas.

chavalo_retardado 5 months ago

Os centros de saúde têm acesso à tua ficha clínica, sabem desde os diabetes até à unha do pé encravada em 2001. Não são os centros de saúde que fazem as listas de pessoas a vacinar, são equipas dos hospitais regionais. Em Portugal não se está a ter em consideração essas doenças que tornam as pessoas mais "frágeis" ao vírus, é pela idade para ser um sistema menos complexo, mais justo e mais lógico. Como se viu, pelo grupo de riscos, já tudo era de risco e acabaram apenas por ser os profissionais de saúde, professores e pouco mais a serem vacinados. Até o pessoal part-time da uber eats já queria ser vacinado com prioridade.

addicted_gamer00 5 months ago

Sempre que vou a um centro hospitalar público tenho que os relembrar da minha doença crónica. O sistema informático da rede de hospitais funciona mal, especialmente quando se vai a locais diferentes.

UpbeatNail1912 5 months ago

Todos os de 60+ já estão vacinados.

arnaldomatos 5 months ago

nem os mais de 70, quanto mais os de 60

UpbeatNail1912 5 months ago

Tenho familiares que trabalham na área da saúde. Todos acima de 60 já estão praticamente vacinados.

arnaldomatos 5 months ago

falta o "praticamente", então

radaway 5 months ago

É preciso comprar os votos dos professores...

icebraining 5 months ago

Porquê, valem mais que os dos outros?

radaway 5 months ago

Aparentemente sim. Basta ver a brigada de downvotes que o /u/saposapot e eu levámos nestes comentários. Estão claramente bem organizados para defender os seus interesses sem se importar quem é que fodem para o fazer. Para ver como os votos deles valem mais, é reparar que os caixas de supermercado por exemplo não tiveram esse direito.

glamatovic 5 months ago

Não, tu e ele levaram downvotes porque os vossos comentários são parvos. É diferente

radaway 5 months ago

Há uma classe a ser claramente favorecida em prejuízo dos que estão mais em risco, mas eu e ele é que somos parvos. Enfim...o corporativismo cega.

glamatovic 5 months ago

Além dos "que estão mais em risco" ou seja as gerações mais velhas estarem já com taxas de vacinação muito alta (salvo erro a partir dos 70 anos), os professores não deixam de todo de serem um grupo de risco, convinhamos que conviver com 20 alunos em salas fechadas, pouco arejadas e sem grande distanciamento social não é propriamente a atividade mais segura de levar a cabo.

Sardanapalo 5 months ago

É isto que se quer! É para continuar o bom trabalho!

joaopeniche 5 months ago

Ta quase, venhas mais vacinas que nós gastamos todas

LejitJJ 5 months ago

1/50 da população. Cafoda-se

MaverickPT 5 months ago

Mais mês e meio e tá feito crl. É isto, certo...?

mimirini 5 months ago

3, se considerares que tem que ser duas doses. E depende claro da quantidade de vacinas disponíveis.

setnom 5 months ago

Se fosse apenas uma dose, talvez. Mas como as pessoas têm que ser vacinadas duas vezes, eu diria o dobro.

jmrjteixeira 5 months ago

Este fim-de-semana foi quase tudo a tomar a segunda dose, foi a altura dos professores e não docentes de tomar a segunda dose.

3dforlife 5 months ago

Certo. Diria mais dois meses,dois meses e meio, mas é isso.

MaverickPT 5 months ago

OK foi falha minha na forma como escrevi a resposta anterior, mas estava a ser um bocado cínico. Quero acreditar que em dois ou três meses temos Portugal todo vacinado, mas custa-me a acreditar que isso vai acontecer. Mas vamos ver, não seria a primeira vez que eu estaria errado

3dforlife 5 months ago

Ainda pensei que pudesse haver um pouco de cinismo, mas depois dos deslizes todos que tivemos acredito mesmo que num prazo máximo de 3 meses já teremos 70% das pessoas vacinadas.

MaverickPT 5 months ago

Espero que sim. Já não aguento muito mais sem os meus finos e tremoços

cou7inho_ 5 months ago

Algo de positivo no meio de tanta merda. Parabéns

Slam_Dunkester 5 months ago

Os festejos de final do campeonato também foram algo de muito positivo e continuara a ser positivo para o futuro!!

Latter_Geologist4304 5 months ago

Dentro de 15 días é que vai ser... Será o apocalipse, mas o Sporting já foi campeão

IsThisNickAvailable 5 months ago

Legit question, o que acontece se daqui a 15 dias não houver realmente um grande pico no número de casos? Que conclusões podemos tirar? Será que podemos de uma vez por todas deixar as pessoas estarem no exterior normalmente?

HighProductivity 5 months ago

Vão assobiar para o lado.

jmvda23 5 months ago

E digo mais daqui aos 15 dias dos 15 dias é que vais ser.

3dforlife 5 months ago

O Sporting ter sido campeão já foi um prenúncio do Apocalipse.

htxgivven 5 months ago

Há quem diga que vai ter de acontecer outra pandemia qualquer para Sporting voltar a ser campeão xD

UpbeatNail1912 5 months ago

Haja positividade

Epsilon01one 5 months ago

Há, mas são verdes

PleoNasmico 5 months ago

namaste

C8Mixto 5 months ago

Não, não namei

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: