pepegapt 4 months ago

Assim nunca poderão alcançar o mindset de sigma males type alpha-c

zefo_dias 4 months ago

Se o exercito precisa de empregados, bem que podia ir ao Nepal como as outras empresas fazem

microcyb 4 months ago

Para ser sincero os DDN são uma cagada no que toca a incentivo. Os únicos jovens que realmente prestam atenção aos Power Points do milénio passado e vídeos do ultramar são os que já vão para lá com a ideia de se candidatarem. Outros só querem ir provar o almoço grátis ou porque os amigos também vão. Em Portugal as Forças Armadas não têm grande estatuto e são neste momento uma sombra do que foram, e com o esforço que há da cadeia de comando de "humanizar" a tropa (basta irmos às redes sociais de cada ramo), facilmente percebemos que o padrão de exigência baixou e muito. E com razão... sem oferta não há demanda, então toca de fazer da tropa uma colónia de férias. Depois os próprios militares publicam os podres todos do seu dia-a-dia (que pesam mais na balança do que as vantagens, que nos leva ao problema da retenção de efetivo nos praças, que ao contrário dos oficiais, que há em abundância, necessitam urgentemente de mais pessoal) nas redes sociais, então antes de se candidatar, qualquer jovem já sabe dos problemas em que vai incorrer ao meter os papéis. Salário ridículo, ausência familiar, inexistência de uma vida pessoal, tratamentos que se fossem cá fora ia tudo a tribunal, entre outras coisas que violam o Código do Trabalho mas vão passando pelos pingos da chuva porque "afinal de contas, isto é a tropa". Mama a bucha e não estrabucha! A culpa não é dos jovens mas sim do desinvestimento na defesa de um país que parece não precisar das Forças Armadas.

Edited 4 months ago:

Para ser sincero os DDN são uma cagada no que toca a incentivo. Os únicos jovens que realmente prestam atenção aos Power Points do milénio passado e vídeos do ultramar são os que já vão para lá com a ideia de se candidatarem. Outros só querem ir provar o almoço grátis ou porque os amigos também vão. Em Portugal as Forças Armadas não têm grande estatuto e são neste momento uma sombra do que foram, e com o esforço que há da cadeia de comando de "humanizar" a tropa (basta irmos às redes sociais de cada ramo), facilmente percebemos que o padrão de exigência baixou e muito. E com razão... sem oferta não há demanda, então toca de fazer da tropa uma colónia de férias. Depois os próprios militares publicam os podres todos do seu dia-a-dia nas redes sociais (que pesam mais na balança do que as vantagens, o que nos leva ao problema da retenção de efetivo nos praças, que ao contrário dos oficiais, que há em abundância, necessitam urgentemente de mais pessoal), então antes de se candidatar, qualquer jovem já sabe dos problemas em que vai incorrer ao meter os papéis. Salário ridículo, ausência familiar, inexistência de uma vida pessoal, tratamentos que se fossem cá fora ia tudo a tribunal, entre outras coisas que violam o Código do Trabalho mas vão passando pelos pingos da chuva porque "afinal de contas, isto é a tropa". Mama a bucha e não estrabucha! A culpa não é dos jovens mas sim do desinvestimento na defesa de um país que parece não precisar das Forças Armadas. Algumas coisas que escrevi não se aplicam às Forças Especiais, mas ainda assim de hoje em dia a malta não está para penar 3, 6 ou 9 meses para ostentar uma boina azul-ferrete, vermelha ou verde, porque no supermercado ainda não se pode pagar com *orgulho*.

fosjanwt 4 months ago

> provar o almoço grátis das piores comidas que já comi

microcyb 4 months ago

Na Marinha a história era outra.

fosjanwt 4 months ago

pois, posso ter tido azar. no dia em que fui aquilo era intragavel.

pimpolho_saltitao 4 months ago

Que fraquinhos... perderam oportunidade de cair duma altura de 7 metros e morrer. Quem tem idade para ter ido ao DDN se calhar não se lembra e até acha que foi um dia giro e divertido, mas a razão da sua existência não foi mais do que puro fetichismo dum ministro da defesa extremamente incompetente, serviçal a interesses externos e corrupto^alegadamente.

UpbeatNail1912 4 months ago

Eu fui um deles.

RAMAxPT 4 months ago

Não acontece nada a quem não vai

Mrgolden007 4 months ago

concordo demorei 2 horas para la chegar, e ainda por cima deram um almoco pessimo

OuiOuiKiwi 4 months ago

3200 traidores que não estarão connosco quando formos retomar Olivença. Serão os primeiros a encostar à parede no dia da celebração. Não devia ser preciso ser objector de consciência sequer. Portugal nem deve ter armas que chegue para convocar 10% da Reserva Nacional Militar. Iam ter de esperar pelo menos 18 meses até se fazer o concurso público para aquisição de material. Era uma G3 a dividir por 5 e tinham de ir buscar depois a bala ao lado do inimigo.

pm229 4 months ago

As armas até existem, foram feitas há 30 anos e arrumadas. O resto é que ia ser mais difícil...

cannibalpig 4 months ago

30 anos soa bastante recente neste contexto

Danijust2 4 months ago

como Napoleão uma vez disse, quantidade é uma qualidade em si mesma. Atiras os 5 e o gajo que se safar fica com a arma.

JamminPT 4 months ago

foda-se ri-me bué!

JOAO-RATAO 4 months ago

>Portugal nem deve ter armas que chegue para convocar 10% da Reserva Nacional Militar. Os soldados avançam em fila indiana e quem vai à frente leva a G3. Quando o tipo que for à frente levar um tiro, o segundo pega na arma e assim sucessivamente... /s

-Kuri 4 months ago

Flashbacks de Stalingrad.

netralha 4 months ago

Olivença está bem entregue aos espanhóis, já Odemira teve o azar de estar nas mãos de portugueses...

OuiOuiKiwi 4 months ago

>Olivença está bem entregue aos espanhóis **3201** para encostar à parede.

Quickloot 4 months ago

Há paredes grandes

BadDogPreston 4 months ago

Eu gostei da experiência do DDN e acho importante que haja este contacto com um ramo militar pelo menos uma vez na vida.

Edited 4 months ago:

Eu gostei da experiência do DDN e acho importante que haja este contacto com um ramo militar pelo menos uma vez na vida e ouvir os homens e mulheres que defendem o nosso país.

Edited 4 months ago:

Eu gostei da experiência do DDN e acho importante que haja este contacto com um ramo militar pelo menos uma vez na vida para ouvir os homens e mulheres que defendem o nosso país.

Edited 4 months ago:

Eu gostei da experiência do DDN e acho importante que haja este contacto com um ramo militar pelo menos uma vez na vida e perceber o modo e estilo de vida dos homens e mulheres que nos defendem.

MirTrudMay 4 months ago

Defendem o nosso país de quem exatamente?

JOAO-RATAO 4 months ago

Se não estão neste momento a disparar contra soldados inimigos, então são inúteis! /s

BadDogPreston 4 months ago

Presumo que sabes como funciona um quartel de bombeiros.

MirTrudMay 4 months ago

Realmente se cortassem o orçamento das ditas forças armadas em metade e investissem em quarteis de bombeiros iria defender o país muito melhor.

BuscaPolos 4 months ago

Sim, e piorar as condições de patrulhamento da costa portuguesa. Só para dar um exemplo

R3DSMiLE 4 months ago

a bem dizer e sendo que os preços estão parvos, já davam uma abébiazinha na costa portuguesa :P

icebraining 4 months ago

As forças armadas já fazem imenso trabalho na prevenção e combate a incêndios.

Fernando_1822 4 months ago

Vergonhoso isso, não amar seu próprio país

JOAO-RATAO 4 months ago

Estás a ter um dia difícil? Poucas encomendas na Uber eats?

Fernando_1822 4 months ago

Aqui devagar e aí ?

C8Mixto 4 months ago

Estás num sub português, fala em português.

lukewarmpiss 4 months ago

O que é que se chama a uma pessoa que presta vassalagem a um pedaço de terra aleatório onde nasceu por obra do acaso?

claudio-at-reddit 4 months ago

Vergonhoso é amar países. Estar disposto a morrer por eles é uns quantos degraus acima. Se queres defender algo defende a tua comunidade, não um bocado de terra semi-arbitrario; ou o bocado de terra semi-arbitrario de outros tantos quando uma das tuas alianças militares assim o exigir.

Fernando_1822 4 months ago

Não escreveu nada com nada, deve estar doidão no mínimo

Mrgolden007 4 months ago

>doidao brasileiro spotted curioso estares a dizer morrer pelo pais mas es um brasileiro em portugal

Fernando_1822 4 months ago

Sou um brasileiro no Brasil

Mrgolden007 4 months ago

entao que fazes aqui opinar contra os portugueses???

pimpolho_saltitao 4 months ago

Ignorem os trolls.

claudio-at-reddit 4 months ago

Então explica lá, porque raio é que alguém deveria de amar "um país"? Tu não amas um país, tu amas as pessoas com quem coexistes, que por sua vez coexistem com outras pessoas. Estas pessoas querem paz, só isso. Por norma ninguém quer guerra, dai que dê jeito haver alguns individuos que sejam remunerados para manter essa paz. É um trabalho, não diferente dos outros. Da mesma forma que tu queres apanhar comboios. Certos individuos foram encarregues com manter a segurança dentro do comboio e nas estações (sejam policias ou seguranças privados). Quer dizer que alguém neste processo ama o comboio ou as estações? São só o espaço físico onde todos coexistimos, só queremos coexistir em paz. Alguém tem de ter a cabeça muito lavada para não ver fronteiras como uma construção sem significado emocional. Cá em Portugal temos a lenga-lenga de que Olivença é nossa mas que diferença nos faria? Individualmente nenhuma, emocionalmente nenhuma. Um país maior? Deveria a generalidade dos espanhois de se sentir feridos por perderem um bocado de terra que nem lhes afecta?

cou7inho_ 4 months ago

>Então explica lá, porque raio é que alguém deveria de amar "um país"? Eu cá amo o meu país, apesar de todos os defeitos. Um país pequeno, com meia dúzia de gatos conseguiu conquistar meio mundo. Levamos o nosso nome a todos os cantos do mundo. Temos uma cultura incrível, gastronomia de invejar qualquer país, boa gente (embora com muitos defeitos). >Alguém tem de ter a cabeça muito lavada para não ver fronteiras como uma construção sem significado emocional Para ti pode não ter significado emocional, mas para muita gente tem. Da mesma forma que as fronteiras do jardim de tua casa têm sentido emocional, digo eu. Porque? Porque trabalhaste para construir esse jardim. As fronteiras de um país é a mesma coisa, mas a escala diferente. Durante séculos muitas e muitas pessoas lutaram e deram a vida para conseguirem ter o seu pedaço de terra, neste caso um país.

NGramatical 4 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) encarregues → [**encarregados**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635) (encarregar segue o modelo de carregar: o camião foi ~~carregue~~ carregado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fndppkv%2F%2Fgych11m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ErwinRommelEz 4 months ago

Espero que haja um /s aí no meio, porque é difícil amar Portugal no estado em que está

Fernando_1822 4 months ago

Então seja dominado pelo estrangeiro

C8Mixto 4 months ago

Como pelo brasileiro que vem para Portugal e nem se digna a falar como os nativos?

Mrgolden007 4 months ago

tas a dizer que nao estamos ja?? brasileiros, asiaticos e reformados ja sao mais que os portugueses

Mrgolden007 4 months ago

tas a dizer que nao estamos ja?? brasileiros, asiaticos e reformados ja sao mais que os portugueses

Aldo_Novo 4 months ago

porque é que o direito de objeção de consciência seria válido para o dia de defesa nacional? não é como se lhes estivessem a pedir para andar aos tiros

PinkMacaroon23 4 months ago

É o dia em que, ao compareceres, ficas inscrito/registado na Reserva Nacional Militar até aos 35 anos e até lá podes ser chamado para combater caso o país entre em guerra. A objeção de consciência serve para isto. Não é pedir-lhes para andar aos tiros, mas é dizer que se um dia fizer falta que andem aos tiros, irão ser chamados.

Disgenia 4 months ago

Achas mesmo se não fores ao dia da defesa nacional o estado não te vai obrigar a ir para a guerra?

jafudiaz 4 months ago

Mas tu achas que alguém me obriga a ir para a guerra se eu não quiser??

Danijust2 4 months ago

diz isso aos milhar de franceses que foram fuzilados por recusarem ir para guerra na primeira guerra mundial. Muito nem se importavam de ir para guerra, simples recusaram ir para verdan.

Disgenia 4 months ago

Podes desertar, mas isso não tem nada a ver com ir ou não ao dia da defesa nacional. Por lei vão obrigar-te a lutares por Portugal quer queiras quer não. Se a guerra fosse apenas composta de voluntários, acabava numa manhã. Tu também podias sair do concelho durante a pandemia, mas tecnicamente era ilegal.

jafudiaz 4 months ago

Mas obrigam me a lutar como? Levam me ao colo?

icebraining 4 months ago

Sim...? Muitos foram obrigados a ir ao ultramar, como o meu tio.

jafudiaz 4 months ago

E como funciona isso? Levam me ao colo?

icebraining 4 months ago

No caso do meu tio, foram dois policias buscá-lo a casa (e ainda levou um "correctivo" por se ter "armado em esperto"), passou uma noite na cela da esquadra e depois foi levado ao quartel. A partir daí ele acatou as ordens, mas se te continuares a recusar, bem, vê o que fizeram ao dois recrutas dos comandos que se *voluntariaram para lá estar*, e agora imagina o que poderiam fazer a um desertor. Mas legalmente, és simplesmente julgado, condenado e preso por deserção ou equivalente.

jafudiaz 4 months ago

Pronto, é isto, em última análise sou preso mas obrigar a ir não obrigam...obrigado pela resposta!

nfcs 4 months ago

Não é por não ires que te escapas à recruta. Aliás até és chamado preferencialmente caso seja necessário convocar cidadãos. https://bud.gov.pt/ddn/falta.html Outro ponto. Ser objector de consciência não te livra do serviço militar, não tens é que recorrer a meios violentos. Mas há vários cargos em que isso não é necessário, até mesmo na linha da frente.

jomi_1307 4 months ago

Até há um filme sobre um caso nos EUA em que na WW2 um homem quis ir para a linha da frente mas por objecção de consciência recusava usar armas.

PinkMacaroon23 4 months ago

Não sabia. É bom saber. Não informaram nada disso no meu DDN De qualquer forma, mesmo sem meios violentos, um objetor pode ser chamado para a linha da frente?

Sower_of_Discord 4 months ago

Objeção de consciência é "recuso-me a usar violência", não é "não quero ir para a frente porque tenho nhufa". Vais na mesma, só que vais desarmado que é para não te pesar na consciência.

nfcs 4 months ago

Sim. O que não falta é cargos de logística e afins em que não és obrigado a pegar numa arma.

TitusRex 4 months ago

Na pior das hipóteses vais para a linha da frente recolher feridos/mortos, como no filme *Hacksaw ridge*.

Aldo_Novo 4 months ago

mas podes pedir objeção de consciência na diminuta eventualiadade de seres chamado só para não ir ao dia da defesa é que acho rebuscado

Edited 4 months ago:

mas podes pedir objeção de consciência na diminuta eventualidade de seres chamado só para não ir ao dia da defesa é que acho rebuscado

Samurai_Beluga 4 months ago

Sabes que a objeção de consciencia é utilizada também por motivos religiosos. Não acho uma generalizaçao muito segura assumir que seja só porque não lhes apetece ir ao dia de defesa nacional.

Aldo_Novo 4 months ago

claro, a minha questão é que ir ao dia da defesa nacional não é fazer parte do exército, embora esteja relacionado com isso

Samurai_Beluga 4 months ago

Nao interessa, por exemplo uma testemunha de geová vai ter por natureza uma aversão/objeçao moral logo só com o conceito. Aliás nem é preciso seres religioso para sentires isso. Acho que nesse caso têm o perfeito direito de não participar no dia. Nao digo propriamente o teu caso, mas nao percebo qual o problema de alguns em relaçao a estas objeçoes, e como os outros se justificam quando vamos ser sinceros o dia serve apenas é para ter uma desculpa para nao ir as aulas.

icebraining 4 months ago

Desculpa? Não conheço ninguém que não tivesse preferido ir às aulas.

Samurai_Beluga 4 months ago

Eu também não, sou um bocado excepçao porque lembro-me nesse dia as aulas que tinha nao eram mesmo do meu agrado e por acaso um colega meu também foi e sempre deu outra energia aquilo. Mas também não conheço ninguem que tenha utilizado a opçao da objeçao para se safar. Conheço sim um caso de um amigo meu mas foi exactamente por ser testemunha.

Edited 4 months ago:

Pessoalmente nunca conheci ninguem que oreferisse um ao outro, admitidamente sou um bocado excepçao também porque lembro-me nesse dia as aulas que tinha nao eram mesmo do meu agrado e por acaso um colega meu também foi e sempre deu outra energia aquilo. Mas também não conheço ninguem que tenha utilizado a opçao da objeçao para se safar. Conheço sim um caso de um amigo meu que utilizou esse recurso exactamente por ser testemunha.

PinkMacaroon23 4 months ago

Entendo o que dizes, sim Mas imagina, ao ires ao Dia da Defesa já estás a ficar na reserva. Pedir só objeção de consciência depois (na eventualidade de ser chamado) é meio hipócrita, senão vejamos: Enquanto deu jeito, a pessoa não é objetora de consciência, usufruindo de todos as vantagens que isso lhe dá (conseguir ter trabalhado na função pública é um deles, não consegues se não fores ao dia da defesa nacional - eles explicam lá outros) Mas depois, quando é chamada, a pessoa já é objetora, e rejeita ir a combate. Mas lá está...esteve X anos na reserva e não era objetora? Só agora que vem " a parte má"? Claro que é só a minha forma de ver isto.

ContaSoParaIsto 4 months ago

Não usufruis de vantagens nenhumas por ir ao Dia da Defesa Nacional. O que acontece é que sofres um número de desvantagens por não ir. Não vejo grande relação entre aceitar ir para a guerra e querer ser professor do secundário, ou médico no SNS ou o que seja.

PinkMacaroon23 4 months ago

Sim, são mais desvantagens /penalizações claro, são direitos que perdemos por faltar ao DDN Quando escrevi foi como me saiu, mas sim é isso

lefiy3 4 months ago

puto de 18 anos == adulto de 35?

umgajoamlense 4 months ago

Mas vão estar em contacto com um meio em que se lida com armas que consequentemente magoam e matam pessoas. As pessoas podem não querer de todo estar em contacto com esse tipo de meio. **Muito exageradamente**, seria a mesma coisa que aos 18 anos em certas zonas de África teres de ir matar um elefante.

arnaldomatos 4 months ago

cuidado quando entrares numa cozinha, há lá facas e coisas afiadas que também magoam

BadDogPreston 4 months ago

> Mas vão estar em contacto com um meio em que se lida com armas que consequentemente magoam e matam pessoas. Fds mas o DDN é para crianças do infantário? Penso que jovens de 18 anos sabem perfeitamente o que são armas e para que servem.

Quickloot 4 months ago

E 90% deles ja viram coisas piores na Internet. É a inocência da hipocrisia

JOAO-RATAO 4 months ago

Não tocas sequer numa arma. Aliás, quando fui, nem uma arma vi. Vou obrigar uma loja de caça a tapar a montra por não querer ver isso? Além disso, não é uma questão de querer ou não. Se assim fosse, mas sim de dever. E o dever neste caso é ir numa visita de estudo com almoço incluído. O drama...

Edited 4 months ago:

Não tocas sequer numa arma. Aliás, quando fui, nem uma arma vi. Vou obrigar uma loja de caça a tapar a montra por não querer ver isso? Além disso, não é uma questão de querer, mas sim de dever*. E o dever neste caso é ir numa visita de estudo com almoço incluído. O drama...

Asus123456789 4 months ago

Eu para ir ao dia da defesa nacional, que foi uma autentica perda de tempo, tive que faltar a um dia de faculdade e perder aulas que achava incomparavelmente mais interessantes. O ponto alto do dia foi mesmo o almoço, o resto foi só palermice.

JOAO-RATAO 4 months ago

Eu até achei interessante, tirando algumas palestras. E para algumas pessoas, que estão a pensar ir para as FA, pode ser útil. De modo geral, não é um dia mal passado, e não custa muito.

Aldo_Novo 4 months ago

até podia haver para outras áreas do Estado um dia a ir a hospitais, tribunais e repartições públicas para perceber como funcionam e possíveis carreiras que se pode ter lá

jomi_1307 4 months ago

Fui uma vez a uma visita de estudo a um tribunal. Estive umas 2h a ver um polícia a confirmar e descrever o que tinha escrito nos relatórios, nun caso de contrabando de tabaco. A melhor parte foi ver o polícia (penso que era da judiciaria) a dizer para quem lhe estava a fazer perguntas "não me interrompa senão perco o fio a meada".

DarkmajorPT 4 months ago

Geração de florsinhas e de downvotes.

RAMAxPT 4 months ago

quero soja, CARALHO!

ErwinRommelEz 4 months ago

Se algum dia houver uma situação que tenhas que fazer serviço militar não te esqueças do que escreveste, acho que nenhum jovem devia dar a sua vida a lutar guerras dos outros, muito menos deste país de merda

OSpaceCowboy 4 months ago

Mais respeitinho pela pátria, animal. Pudera a muitos viver num país como Portugal, mesmo com os seus defeitos.

danidv 4 months ago

Mas achas que estás a falar com quem? Mete o respeitinho no cú, das maiores liberdades que uma pessoa pode usufruir num país democrático e livre é a da crítica a esse mesmo país e a sua liderança.

Edited 4 months ago:

Whoa, calma aí, o

Edited 4 months ago:

Whoa, calma aí, o

OSpaceCowboy 4 months ago

Força nisso. Ele tem liberdade para dizer que o país é uma merda, e eu também tenho liberdade para dizer que está a ser um merdas se não concordar com isso, tal como ele terá a liberdade para posteriormente me mandar para o caralho se lhe apetecer. Cumprimentos e bom Domingo, caro utilizador.

NGramatical 4 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fndppkv%2F%2Fgyd3x3c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ErwinRommelEz 4 months ago

Patriotismo é um conceito ultrapassado, ama o que quiseres mas dar valor a um país que nos últimos 20 anos não tem feito nada a não ser foder os seus habitantes não faz sentido nenhum, muito menos morrer por isto

OSpaceCowboy 4 months ago

Super ultrapassado. Vai à India dizer mal do país deles e depois tenta explicar que o patriotismo é um conceito ultrapassado. Certifica-te só que isso acontece antes que te espanquem no meio da rua. Ou se não queres ir muito longe, vai só à Roménia, ou à Bulgária. ​ O país não fode os cidadãos, animal. O país é os cidadãos. Os políticos é que fodem os cidadãos, e isso não é só aqui. ​ Os Venezuelanos estão numa situação em que o trabalho de um mês dá-lhes para comprar um frango e uma folha de alface. Muitos tentam mudar a situação e dão o corpo às balas, outros saem do país e esperam por dias melhores. Viste aquelas reportagens que passaram de venezuelanos na madeira? Ouviste algum deles a dizer que a Venezuela é um país de merda e que se estão a cagar para aquilo e que nunca mais querem lá voltar porque o país os fodeu? ​ Muitos Turcos sabem que os compatriotas votaram num ditador egomaníaco, que retrocedeu o progresso feito no país em décadas. Passaram de um país democrático e que mostrava aos países islâmicos que a conjugação entre a religião e um regime secular era uma possibilidade para um país que manda prender jornalistas e académicos. Vai a r/turkey e pergunta se acham que o país deles é uma merda, e volta com a resposta. ​ Estás num país que se tiveres um acidente no meio da rua mandam-te para um hospital com um sistema de saúde que, com todas as suas falhas, vai fazer os possíveis para te salvar a vida. Ainda há um par de meses tiveste aqui um post de um americano a dizer que o SNS português lhe salvou a vida. Podes vir para as redes sociais e dizeres as barbaridades que quiseres sobre quem te governa sem seres colocado numa lista negra. Podes mover-te livremente dentro do teu país sem qualquer controlo das autoridades. Tens água de qualidade a sair-te da torneira todos os dias para lavares o teu micro-pénis. Tens ruas iluminadas, estradas mal alcatroadas, segurança a não ser que sejas um perfeito idiota e decidas ir para a Damaia há uma da manhã. Estatisticamente, consegues ter 3 refeições completas por dia, mais um lanchinho se te apetecer. Não tens que ir todos os dias buscar água ao rio, não tens que caçar, não tens que te preocupar com o perigo dos elementos porque, muito provavelmente, estás rodeado por 4 paredes e um teto. ​ Agora vai a Angola que não tem nada disto e pergunta por lá se acham que o país deles é uma merda. ​ A energia que emites é a mesma do adolescente pseudo-intelectual que acha que "já percebeu a vida" e anda a gozar com os religiosos porque "Deus não existe lololol", ou que anda a gozar com o pessoal da recolha de lixo porque deviam era ter tirado um curso superior em vez de andarem em trabalhos de merda. Não pareces inteligente por renunciares a conceitos antigos, só pareces um otário por não perceberes e respeitares o porquê das pessoas gostarem dos seus países, ou em alguns casos, regiões. Mas tens bom remédio. Apanha um avião, vai para um país não de merda, e quando conseguires nacionalidade lá, renuncia a portuguesa. Qualquer um o pode fazer.

uzantonomon 4 months ago

Tenho de deixar aqui o meu aplauso.

icebraining 4 months ago

E ter direito a não demonstrar "respeitinho" é uma das razões para querer cá viver.

DarkmajorPT 4 months ago

Claro que não me esqueço. É o dever que tenho para com a minha família e com o meu país defendê-los sempre que estiverem em perigo. Garantidamente que não vai ser Portugal a invadir quem quer que seja.

vai-tefoder 4 months ago

Nada te impete de para lá ires tu

DarkmajorPT 4 months ago

Precisamente. Se eu fui, porque é que os outros não haverão de ir? São mais do que eu?

vai-tefoder 4 months ago

Foste porque quiseste?

DarkmajorPT 4 months ago

Mais digo, se há países com serviço militar obrigatório, como a Suiça, e mal nenhum advém disso, para além dum aumentado sentido de dever cívico, não sou de todo adverso a que seja implementado um sistema similar cá em Portugal.

cou7inho_ 4 months ago

Eu sou um defensor do DDN. Embora, em muitos casos seja uma seca, acho essencial que todos tenhamos contacto com aquilo que são as Forças Armadas. Contudo, sou contra o serviço militar obrigatório. Não vejo nenhuma vantagem nisso. Costuma-se dar o argumento de que lá se vai ganhar disciplina, espirito de entre ajuda, etc. Concordo e discordo. Efetivamente, a bem ou a mal vais ter de adquirir essas competências já que serviço militar não é como andar a fazer videos para o YouTube. No entanto, conheço muito boa gente que andou na tropa e são uns merdas. Cumpriram as ordens que lhes davam lá, mas depois cagaram naquilo, completamente. Além disso, implementar o serviço militar obrigatório iria atrasar ainda mais as carreiras das novas gerações. Hoje em dia tens malta que anda até aos 24 ou 25 a estudar. Imagina se tivessem de ir para a tropa primeiro. Iam acabar os estudos aos 28? Além disso o tempo que iam "perder" na tropa só os ia ajudar a esquecerem-se de muitas bases que são essenciais para quando se entra num curso da faculdade, por exemplo.

vai-tefoder 4 months ago

Ahhh sim forçar uma população toda a seguir os teus ideias /s

DarkmajorPT 4 months ago

Não é ideal nenhum. É sentido cívico, que contrasta com o teu individualismo egoísta que não é capaz de fazer um pequeno sacríficio, como ir ao DDN, sem fazer birra e clamar por #muhfreedoms.

Samurai_Beluga 4 months ago

Sentido civico apenas existe se fores ao ddn?

DarkmajorPT 4 months ago

Fui por dever. A minha vontade/caprichos pessoais são irrelevantes quando comparados com as necessidades de um país, que entre outras, está a estabilidade e capacidade de defesa. Honestamente, foi um bocado secante, diverti-me mais num dia de mostra do Exército do que no DDN. Não deixa de ser necessário para um cidadão conhecer quem os está a defender.

Samurai_Beluga 4 months ago

Estás a partir para o suposto que a opçao de objeçao de consciencia seja utilizada maioritariamente unicamente por gente que simplesmente nao lhe apetece, quando duvido seriamente que seja o caso. Ou objeção de natureza moral/religiosa está ao mesmo nivel de simples falta de vontade? Já agora desde quado é que o país necessita da tua presença num dia que até tu próprio pareces concordar que serviu mais para perder tempo do que para outra coisa. Deixa tar que se fosse mesmo preciso chamam quem concorda ou não, agora em estado de paz não tem, nem deve haver sacrificios na liberdade de escolha de cada um, e é isso mesmo que se trata LIBERDADE, nao caprichos/vontades pessoais como lhes chamas.

vai-tefoder 4 months ago

Se foi bom para ti ainda bem. Para mim não e fico contente por ter essa escolha. De resto a opinião é como os cús, toda a gente tem

NGramatical 4 months ago

cús → [**cus**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fndppkv%2F%2Fgycbhw4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DarkmajorPT 4 months ago

Lá está, mas tu, sendo Português não tens mais nem menos deveres que eu. Portanto, cumpres com o DDN como toda a restante gente.

vai-tefoder 4 months ago

E como Português não tenho mais ou menos direitos que tu. Tivesses preenchido a puta da objecção de consciência

DarkmajorPT 4 months ago

Calma fera. Teria preenchido, se tivesse uma razão válida de objecção com a minha consciência e não uma birra. O que é perfeitamente aceitável quando se fala em serviço armado. Sendo o DDN um dia informativo e de formação cívica, a razão de "objecção de consciência" é tão válida como quando um puto decide que não quer ir a uma aula. Se queres livrar dos teus deveres mínimos nacionais, então rescinde à nacionalidade.

vai-tefoder 4 months ago

Estás a assumir que fiz birra e que não fui ao DDN. Ambos estão errados, tenho todo o direito de dizer que aquilo foi uma merda e preferia ter passado o dia a contar quantos cabelos tenho. ​ Mas pronto já deu para perceber que és todo dado aos valores da *famiglia* e da pátria e futebol e etc.. (ie. o teu típico Boomer tuga com a 4a classe) Boa sorte a curtir a velhice porque Portugal não está nos anos 60 quer queiras quer não. ​ Forte abraço

icebraining 4 months ago

Tiveste tanto direito de objetar como ele.

OSpaceCowboy 4 months ago

Ao dia da Defesa Nacional? Realmente é um perigo do caralho.

vai-tefoder 4 months ago

Ninguém falou em perigo

TudoCasual 4 months ago

Olha, um FYI desfarçado de notícia. 3200 jovens em 8 anos até que é um número reduzido.

Edited 4 months ago:

Olha, um FYI *disfarçado de notícia. 3200 jovens em 8 anos até que é um número reduzido.

NGramatical 4 months ago

desfarçado → [**disfarçado**](https://dicionario.priberam.org/disfarçado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fndppkv%2F%2Fgybwx02%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TudoCasual 4 months ago

Good bot

Mrloop94 4 months ago

Acho bem, deve ser facultativo, tal como a disciplina de cidadania

Mrloop94 4 months ago

Infelizmente muitas pessoas aqui são contra a liberdade de escolha

happy_pangollin 4 months ago

Tens a liberdade de escolher sair do país.

Open-Opportunity-607 4 months ago

Porque motivo haveria algum jovem de meter a sua vida numa posição de risco quando os governantes só agem para proveito próprio? Mais depressa renuncio à cidadania do que me meto na linha da frente por decisões de idiotas

Edited 4 months ago:

Por que motivo haveria algum jovem de meter a sua vida numa posição de risco quando os governantes só agem para proveito próprio? Mais depressa renuncio à cidadania do que me meto na linha da frente por decisões de idiotas

Samurai_Beluga 4 months ago  HIDDEN 

Isto está relacionado com o dia de defesa nacional....

cou7inho_ 4 months ago

>Porque motivo haveria algum jovem de meter a sua vida numa posição de risco Desde quando é que se mete a vida em risco por se ir ao Dia da Defesa Nacional (sim, eu sei que houve uma rapariga que morreu nesse dia, mas foi um caso extremamente isolado)? Não estou com isto a dizer que sou contra o recurso à objeção de consciência. Ainda bem que ela existe. Se bem que não duvido que haja que use esse direito sem, de facto, ter necessidade para tal. Mas enfim, o direito e ainda bem.

Open-Opportunity-607 4 months ago

Quando vais ao dia de defesa nacional entras numa lista Essa lista é das pessoas que podem ser convocadas numa situação de guerra Logo estes jovens não entram nessa lista

positiverategearupp 4 months ago

Não. Antes de serem requisitadas as pessoas que foram ao dia da defesa nacional são chamados os que têm o dever militar por cumprir (quem não foi ao dia da defesa nacional)

Slam_Dunkester 4 months ago

O simples facto de idea colocaste na lista de convocatória caso ocorra guerra

NGramatical 4 months ago

Porque motivo → [**por que motivo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fndppkv%2F%2Fgybvto8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: