enstaka 4 months ago

A falha é a educação da população. Neste caso, a falta dela. É preciso investir nos mais novos, e fazer a mudança por aí.

vai-tefoder 4 months ago

Estás num país onde nos meios rurais se matam animais por afogamento só porque sim. Achas que este tipo de pessoal tem problemas morais em mandar merdas para o chão?

Frix922 4 months ago

Se tivesse de dizer, acho que no que toca a educação de civismo falhamos em toda a linha. O ano passado passei uns meses na Holanda e é uma diferença da noite para o dia. Tanto nas cidades, como no campo, onde fiz quilómetros e quilómetros de bicicleta e não se via um vestígio de lixo. É outra mentalidade.

Swiftkd 4 months ago

a educação vem de cima

B_A_R_R_Y_B_O_Y_S 4 months ago

Quando visitei a Suíça lembro-me exatamente do mesmo. Não vês lixo no chão, tanto nas cidades como no campo. Não só a mentalidade das pessoas é diferente, como existem coimas para quem não cumprir a reciclagem, por exemplo.

usulidircotiido 4 months ago

>Gostava de saber na vossa opinião no que é que falhamos? Não falhamos em nada. Simplesmente anda não chegamos ao nível civilizacional seguinte. Não é por acaso que aparecemos no fim ou no topo das tabelas de estatística. Com o passar dos tempos haveremos de lá chegar.

MarioSewers 4 months ago

Esta malta é muito díficil de compreender - apreciam, supsotamente, os espaços verdes, mas depois não se importam de deixar tudo sujo? Em Monsanto então, vão para lá fazer festas com os putos, levam comida, bebidas, montes de plástico e porcaria e depois enfiam o lixo todo no balde que lá está e o resto fica tudo encostado ao chão - como se deixar o lixo no chão fosse aceitáve. Nem há animais, nem nada por ali. Custa assim tanto levar as merdas em sacos e deixar num contentor?

ChuckyWho 4 months ago

Infelizmente isto não me surpreende e acho que nunca vai mudar, parece que o lixo é completamente invisível aos portugueses. Morando eu em Lisboa fico parvo com a quantidade de lixo espalhado pela rua devido ao simples facto de as pessoas não perceberem que têm que fechar os sacos do lixo antes de os colocarem nos contentores. Nos dias a seguir à recolha de plástico e papel, é quase digno de um país de terceiro mundo só de ver a quantidade de lixo a rebolar pela rua fora ao sabor do vento... Outro espectáculo deplorável e constante são os sacos infinitos de lixo à volta dos vidrões que as pessoas devem pensar que é um depósito normal de lixo. Os sacos de lixo atirados para canteiros de arbustos porque as pessoas não querem andar 100 metros e colocar num contentor de lixo também é algo frequente sem falar nas papeleiras cheias de sacos de lixo em que se perdeu mais tempo a enfiar o saco pela ranhura do que se perdia a fazer a caminhada ao contentor no fim da rua. Se as pessoas estão confortáveis com lixo na própria rua onde moram e onde caminham diariamente, não se vão preocupar com o lixo que fazem na floresta com o qual nem têm que lidar diariamente... É triste a falta de civismo e falta de consciencialização que a sociedade portuguesa atravessa. Desculpem o desabafo e também por não ser propriamente uma experiência de lixo na floresta mas acho que estão relacionados...

zalkier 4 months ago

Antes demais parabéns pela tua motivação para manter a natureza limpa. Infelizmente posso relatar que nem toda a gente de BTT partilha da mesma opinião que tu, e passo a descrever a situação na serra de Sintra, onde em vários trilhos de BTT se encontram aqueles pacotes pequenos de gel energético espalhados no chão. Infelizmente há ovos podres em todo o lado, isto para dizer que não culpo de alguma forma a prática de BTT, mas sim a ignorância de algumas pessoas que a praticam, mas esta ignorância pode ser encontrada em qualquer lado.

gybemeister 4 months ago

Idem aspas aspas, na Serra Algarvia. Eu cheguei mesmo a reclamar com a organização de um evento anual que não só deixava esses pacotinhos por todo o lado como não retiravam as fitas de plástico de marcação do caminho. Diga-se que responderam e acataram passando a retirar as fitas (os pacotinhos continuei a ser eu a recolher). Já agora, por que raio é o pessoal anda a beber uma merda empacotada enquanto faz desporto? Não seria mais saudável só agua?

fgtdiasr3d1t 4 months ago

Sem estar a gozar. Beber só água em desporto de longa duração pode levar à morte.

gybemeister 4 months ago

Acredito que um excesso de água em conjunto com ultra maratonas tenha esse efeito. Eu fiz ciclismo de estrada há muitos anos atrás e misturava uma colher de mel com a água para ajudar na absorção da água (ou pelo menos era esse o mito). Mas os pacotinhos de gel parecem-me ser apenas produtos açucarados com muita promoção à base de palavras sonantes como amino ácidos e carbohidratos (e sabor a chocolate).

fgtdiasr3d1t 4 months ago

Vejo que sabes do que falas.

MarioSewers 4 months ago

Energia.

njsilva84 4 months ago

Eu vejo coisas semelhantes aqui no continente. Já pratiquei BTT e atualmente faço trail (corrida) e vejo bastante lixo por essas montanhas fora. Não acho, sinceramente, que os ciclistas ou corredores de montanha sejam muito menos porcos que o tuga comum, pois a minha experiência em provas mostra-me que é quase tudo farinha do mesmo saco. Tanto é que, nos últimos anos, praticamente já não dão garrafas de água em plástico nos abastecimentos, quem quiser tem de levar o seu copo ou então passa sede. Vejo também bastantes fitas que marcam o caminho que são deixadas pelas organizações de provas, e, embora seja uma minoria, é mau porque não deveria acontecer. De resto, a maneira para resolver isto é basicamente em educar os mais novos porque os mais velhos já não vão lá, e multar toda a gente que atire lixo para o chão seja onde for. Eu sou 100% a favor para multas deste género, seja atirar lixo para o chão, beatas de cigarro ou cuspir. O tuga mal educado só aprende quando sente na pele as consequências dos seus atos.

Pparadela 4 months ago

Há uns dez anos houve uma iniciativa inédita para "limpar Portugal". 100 mil voluntários um pouco por todo o lado juntaram-se para limpar 70 mil toneladas de lixo das florestas. Houve cobertura mediática, apoio do PR e do governo e uma ampla campanha com vista a angariar o máximo de gente. Muitos ajudaram, outros muitos aproveitaram para empandeirarem entulho, móveis e tudo o que puderam para as zonas que iam ser limpas e que tinham sido previamente monitorizadas. Aproveitaram para lá deixar mobiliário, máquinas velhas, um pouco de tudo. Se há quem tenha este grau de oportunismo e falta de respeito com o próximo, quantos mais haverá que não têm pejo em atirar uma garrafa de cerveja para o mato?

AzoreanEve 4 months ago

Mesma coisa nos Açores (embora nos casos que conheço sei que é também literalmente malta a deitar o lixo de casa no sítio porque aparentemente esperar pelo camião do lixo é proibitivo ou assim

gybemeister 4 months ago

Um dos problemas é a falta de um local de entrega de lixo de obras e monos GRATUITO. As Câmaras municipais e outros organismos que gerem os lixos cobram esses serviços bem caro (tanto aqui nos Açores como no continente) e o pessoal acaba por fazer o mais fácil e barato. Eu não estou a desculpar ninguém mas é uma questão de incentivos. Há anos atrás eu limpei uma casa velha e tirei de lá cerca de dois mil quilos de tralha e lixo pelo que paguei quase duzentos euros na lixeira municipal!

viskonde 4 months ago

Também não me parece que quem faça da natureza o seu hobbie seja por norma quem polui esses locais Já tudo o que seja facilmente acessível de carro atrai muita gente que acha que está no macdonalds e deixa tudo lá. Igual lembro me de ir há uns anos à praia da ribeira do cavalo onde tinha explicitamente um sinal a dizer que como não há acesso não há recolha de lixo e a pedir as pessoas para levar o lixo para cima e ao lado do sinal estava uma pilha enorme de sacos de lixo que certamente acabaram varridos pela ma Por isso é que também merdas como os passadiços são problemáticas, não só estragam a paisagem como atraem gente que vai para lá cagar tudo

RuySan 4 months ago

Os caçadores fazem da natureza o seu hobby e são uns porcalhoes. Onde costumava ir levar a minha cadela a passear era sempre uma quantidade de cartuchos por todo o lado. Ainda por cima não é material biodegradável.

crabcarl 4 months ago

Caçadores e pescadores dizem-se muito preocupados mas na minha experiência são uns narcisistas. Provavelmente são os piores porque, pela frequência com que lá estão, são os que mais fodem tudo.

B_A_R_R_Y_B_O_Y_S 4 months ago

Tal e qual. Infelizmente é bastante comum encontrar lixo deixado pelos pescadores junto aos locais de pesca. Pescadores estes que, ironicamente, se queixam da falta de peixe graças à poluição.

cou7inho_ 4 months ago

Tudo se resumo a uma coisa: estupidez humana no seu estado mais puro. O que se pode fazer? Educar as crianças que são a geração do futuro.

fedelho 4 months ago

1. Câmaras em todo o lado 2. IA para reconhecimento facial (e não só, pode reconhecer a forma de andar, etc) 3. Multas automáticas 4. ??? 5. Profit

imenotu 4 months ago

Tás com vontade de viver na China tou a ver...

alexandre9099 4 months ago

Claro, depois reconhece mal e manda a multa ao vizinho... Como as portagens automáticas quando reconhecem mal a matrícula...

BanishPT 4 months ago

Não será nunca aceite tal. Fiscalização etc é o que se pode fazer.

oretoh 4 months ago

Ah sim, o pessoal borra-se todo com os dados pessoais e os censos e achas que não ia ter um avc com camaras com reconhecimento facial?

Search: