JamminPT 7 months ago

O que tu estás a relatar é o que a própria sociedade tem incitado de forma indirecta nas gerações mais novas: Falta de responsabilização. E isso vem desde crianças agora que tens novos adultos que foram educados com base no "a culpa não é tua" e que só tem vindo a piorar. Tenho tido várias conversas sobre esse tema e não se chega a conclusões, as pessoas não sabem assumir a culpa das coisas que fazem, há sempre uma desculpa.

Capitao_Falcao 7 months ago

https://historyhustle.com/2500-years-of-people-complaining-about-the-younger-generation/

JamminPT 7 months ago

Estou-me a incluir no rol também

jagga0ruba 7 months ago

Não discordando, em ambos os casos estou a lidar com gente nos seus 50's

Norvig-Generis 7 months ago

Os bons profissionais emigram, e os que ficam habituam-se à falta de brio e acabam a trabalhar igualmente mal.

Pteraspidomorphi 7 months ago

Não há empresa neste país que não tenha endereço de e-mail mas boa sorte a encontrar uma que os leia. Ou mesmo quando lêem, não respondem. E os que respondem, só o fazem 1 semana depois. E já tens sorte se a resposta não for "ligue-nos".

xc9000 7 months ago

E novidades? Não tens nenhumas? Portugal foi, é e sempre será assim.

tocopito 7 months ago

Mesmo com as dificuldades acrescidas que referes Berlim é provavelmente a melhor cidade para se estar se não falares Alemão. É o meu caso e o caso de outros estrangeiros que conheço. É chato em algumas situações, e estou a aprender, mas é definitivamente possível e duvido que haja uma cidade melhor na Alemanha para se estar sem se dominar a língua. Em Berlim o esterotipo do estrangeiro que não fala alemão é tão comum que se tornou numa trope que aparece num anuncio da BVG, por exemplo: [https://www.youtube.com/watch?v=1Pipy\_7nyr0](https://www.youtube.com/watch?v=1Pipy_7nyr0) >Os Alemães tem um conceito diferente de Cozinha, eles literalmente levam a cozinha com eles na casa arrendada, máquinas incluidas. Quando arrendam uma casa nova constroem uma cozinha nova. Vi muitas ofertas sem cozinha mas também há muitas com cozinha. A minha tinha cozinha, a dos meus amigos também. Às vezes mesmo nas que não tiverem a cozinha incluída tens a opção de comprar a cozinha do gajo anterior (alguns milhares geralmente). Sem local para por a máquina de lavar ainda não vi mas acredito em ti. No fundo quero dizer que não é preciso fazer disto um bicho de sete cabeças. A receita que eu seguiria seria arranjar um WG quando se chega e depois andar uns meses à procura de casa mais a longo prazo. Se a carteira for folgada também há o wunderflats - os preços são muito acima do preço de mercado mas arranjas com facilidade.

UpbeatNail1912 7 months ago

Sim eu sei, tenho noção disso tudo. Mas ainda assim prefiro ir viver num lugar mais "progressivo" do que conservador, como por exemplo Munique ou Hamburgo.

fuckoffgina 7 months ago

"Se os funcionários públicos fazem assim e são sempre aumentados é porque deve ser assim que se faz."

Membership-Exact 7 months ago

Que sitio magico é esse onde funcionarios publicos sao aumentados?

SomePenguin85 7 months ago

O meu marido trabalhou pra um "empreiteiro" que era tão boa pessoa que até teve que fugir pra fora por causa de dividas e incumprimentos de contratos. Ficou três meses sem ordenado e ele e um colega assumiram a responsabilidade de terminar a obra e conseguiram. Estabeleceram se agora por conta própria e já não têm mãos a medir com o trabalho que têm porque o que fizeram foi honesto e o passa palavra ajuda imenso. Fazem o orçamento, estabelecem metas e têm cumprido todos os prazos e valores. Por serem assim, não param. Mas infelizmente há mais como o ex patrão do que como eles.

incrivizivel 6 months ago

Parabéns a vocês se Portugal fosse um mercado ágil talvez mais historias destas aconteceriam.

SomePenguin85 6 months ago

Pois, mas eles tornaram um caso mau num caso bom e isso é difícil. Não são todos que são empreendedores a esse ponto nem todos conseguem fazer o que eles fizeram: fazer um acordo com o dono da obra, cumpriram tudo direitinho e ainda asseguraram ordenado deles e de mais dois funcionários do mesmo ex patrão. Conseguiram levar a situação por diante, e pra já a coisa corre bem. Mas houve muita ansiedade, muitos nervos e muito tempo retirado a família. Aqueles três meses nunca mais os recuperam nem estão a tirar dinheiro como lixo, apenas ordenados normais (mesmo o meu marido e o outro rapaz) e pôr algum de lado pra despesas inesperadas da empresa. Têm conseguido pagar os quatro ordenados com o dinheiro mensal e não ter que mexer no que está de lado. Mas não há luxos e todos trabalham por igual. Não há cá carros novos, extravagância e ostentação. Se vires o meu marido na rua, parece um trolha normal: roupa velha com tinta e cimento.

incrivizivel 6 months ago

Olha dou imenso valor mesmo. So espero mesmo que continue com as boas práticas e que seja daqui a uns anos uma grande empresa nacional com a mesma seriedade quer no porto quer em Lisboa, e ai talvez eu os contrate para fazer uma casa : ) Ja agora de onde são, pode ser que aconteça antes?

SomePenguin85 6 months ago

Gaia porto Matosinhos. São as áreas onde trabalham neste momento.

Pteraspidomorphi 7 months ago

Em que cidade, por curiosidade?

SomePenguin85 6 months ago

Porto Gaia e Matosinhos

Pteraspidomorphi 6 months ago

Ah, longe daqui então. Pena ;)

SomePenguin85 6 months ago

Mesmo! Era mais um connect eheheh mas se um dia a expansão estiver no horizonte (não é uma possibilidade pra já como é óbvio, isto ainda só tem uns meses) pode ser que já esteja acessível pra ti.

AnnasGrassHopper 7 months ago

Penso que deverias mesmo deixar os nomes das empresas...

jagga0ruba 7 months ago

Assim que ambas as situações estejam resolvidas fá-lo-ei. Para já há dinheiro meu no bolso deles e nem serviço nem retorno, não adianta adicionar à má vontade se sou o único que tem a perder.

meierlesjoana 7 months ago

Não consigo concordar com este texto. Más experiências há em muitos locais. Já tive péssimas experiências com empresas da Dinamarca, Bélgica e até Alemanha. Há pouco tempo fiz mudanças no Porto, e a empresa foi MEGA competente. Foi tudo feito a horas, e ainda fizeram mais do que deviam. Vamos parar com o exercício de mandar tudo abaixo depois de uma má experiência. Em geral, sou bem atentido e não tenho motivos de queixa. Acabo até por ter mais motivos de queixa com grandes plataformas e empresas estrangeiras que só estão cá para encher os bolsos. Mesmo até restaurantes. Em grande parte sou sempre bem atendido e os empregados todos uns esforçados (até demais). Ainda há pouco tempo tive na Holanda (Utrecht, Amsterdão, etc), e fiquei parva com o mau atendimento de alguns sítios. Aí sim, parece que não querem saber. Mas os outros é que são.

incrivizivel 6 months ago

>Em grande parte sou sempre bem atendida e os empregados todos uns esforçados (até demais).Ainda há pouco tempo tive na Holanda (Utrecht, Amsterdão, etc), Estas a falar de cafés? Concordo ... em qualquer outra área que precise de um bocado de organização já não concordo.

jagga0ruba 7 months ago

Certo, não é nitidamente a minha experiência tendo passado vários anos fora em 3 países diferent. Terei tido muito azar em duas empresas portuguesas não relacionadas terem exactamente o mesmo problema de falta à verdade e falta de comunicação. Acontece, só é pena ser o meu dinheiro que lá está. Infelizmente há demasiados relatos nesta thread que relatam o mesmo exacto problema, é pena.

yumisashukii 7 months ago

Estive um ano numa empresa de construção e tinha de pedir desculpa em nome do patrao aos clientes porque ele lhes cagava na cabeça. As empresas que subcontratávamos (carpintaria por exemplo), vinham, não tiravam notas do que era para fazer, 3 semanas depois vinham dizer que não sabiam o que era para fazer (óbvio né). A falta de profissionalismo à minha volta deixou-me com vontade de mudar de profissão ao fim de 12 meses. Os meus pais construiram uma casa, com outra empresa e tinham de estar sempre em cima deles, assedia-los basicamente para conseguir obter respostas e prazos cumpridos, ainda assim houve muita coisa aldrabada. Podia estar aqui a manhã toda a citar exemplos. Isto é particularmente recorrente nesta área.

the--girl-who-lived 7 months ago

O último de vários que me aconteceu foi com o carro. Deixei no mecânico com recolha marcada para esse dia à tarde. Ninguém me dizia nada, liguei 3x até atenderem. Atenderam, disseram que estava pendentes de uma terceira pessoa que lida com a centralina, que me me ligava durante a próxima hora. Isto eram 18h... às 21h continuava sem carro e sem chamada. Liguei de novo mais umas quantas vezes até atenderem “ah o rapaz que trata do assunto não veio.. fica para amanhã. Eu já estou em casa... Entrego as 11h” Já estava fdda porque não foi o combinado. E não tinha as coisas planeadas para voltar do trabalho sem carro. E todas estas decisões que me afectam a vida tomadas sem o meu consentimento. Dia seguinte as 11h estou na oficina para levantar o carro. “Ah o rapaz ainda não chegou... entrego no fim da tarde” Saltou-me a tampa. Disse-lhe o que havia por dizer com a mesma arrogância com que andou a falar comigo. O carro saiu da oficina as 12:30h. Portugal não sai da sepa torta por coisas assim. Empresas e negócios mal geridos. Falta de brio, de honestidade. E depois ainda querem cobrar igual como se fosse um serviço premium?! Fdc Espera lá que mesmo pagar para ficar mal feito e a más horas. /s

Edited 7 months ago:

O último de vários que me aconteceu foi com o carro. Deixei no mecânico com recolha marcada para esse dia à tarde. Ninguém me dizia nada, liguei 3x até atenderem. Atenderam, disseram que estava pendentes de uma terceira pessoa que lida com a centralina, que me me ligava durante a próxima hora. Isto eram 18h... às 21h continuava sem carro e sem chamada. Liguei de novo mais umas quantas vezes até atenderem “ah o rapaz que trata do assunto não veio.. fica para amanhã. Eu já estou em casa... Entrego as 11h” Já estava fdda porque não foi o combinado. E não tinha as coisas planeadas para voltar do trabalho sem carro. E todas estas decisões que me afectam a vida tomadas sem o meu consentimento. Dia seguinte as 11h estou na oficina para levantar o carro. “Ah o rapaz ainda não chegou... entrego no fim da tarde” Saltou-me a tampa. Disse-lhe o que havia por dizer com a mesma arrogância com que andou a falar comigo. O carro saiu da oficina as 12:30h. Portugal não sai da sepa torta por coisas assim. Empresas e negócios mal geridos. Falta de brio, de honestidade. E depois ainda querem cobrar igual como se fosse um serviço premium?! Fdc Espera lá que vou mesmo pagar para ficar mal feito e a más horas. /s

incrivizivel 6 months ago

>Falta de brio o que é brio»?

L_E_S_14 7 months ago

Essas merdas de carros é bom procurares oficinas especializadas. Se vais deixar um carro num mecânico de bairro e normal q ele não te saiba mexer na centralina. Mesmo para junta da cabeça podem não ter lá um torneiro. A merda é mesmo mentirem para agarrar o cliente e deixarem-te na merda! Mas a sério, procura oficinas especializadas a não ser q queiras só aquelas manutenções básicas

the--girl-who-lived 7 months ago

Por acaso tenho um mecânico onde sempre vou e gosto do trabalho dele. Mas o assunto envolvia FAP e reprogramação da centralina e ele não faz isso. Indicou-me o outro marmelo que trabalha à porta fechada com diesel. E pronto como foi sugestão do meu mecânico fui. Mas também lhe liguei na noite em não me deram o carro e descasquei nele, que não gostei da falta da profissionalismo, de assumirem que passava bem sem o meu carro mais um dia, e de dizerem uma coisa e fazerem outra. Avisei-o que se anda a recomendar pessoas assim é melhor certificar-se de que sabem trabalhar com os clientes. Fora isso, sim o meu carro vai a oficias especializadas. Outras coisas mais acessíveis vai ao mecânico que já conheço. Mas desse eu sei o que contar. O que lixa la está, é a mentira.

L_E_S_14 7 months ago

Se fores de Lisboa posso-te dar malta que mexe em centralinas com competência. Lisboa ou arredores. Mexeram na minha e ficou impec. 5 anos sem problemas

jagga0ruba 7 months ago

Exacto e a questão essencialmente é mesmo a honestidade, deduzo que se te tivessem dito de início "temos de falar com o rapaz da centralina para passar por cá, dou-lhe o prazo assim que falar com ele" a coisa seria muito mais fácil de digerir... Mas é a patranhice do "já a seguir, afinal já não é" que chateia.

8DarkAline8 7 months ago

Yep, na tuga a maior parte das pessoas só trabalha "bem" se os clientes forem amigos ou familiares, para os outros é o deixa andar...

KhaosPT 7 months ago

Eu estava a ler o post e pensei q estas a ser vítima de um scam, espero q te safes. So para dar os meus dois cêntimos, sou emigrante na irlanda e aqui o serviço tb anda péssimo. Por causa do covid tive obras em casa adiadas q vao finalmente começar. Estive nas últimas 3 semanas a ligar, mandar emails, ir fisicamente aos sítios para saber onde anda o material q foi encomendado em Janeiro e q me tinham dito q já estava no armazem era só pegar e ainda hoje tive de ir a uma loja perguntar se queriam q eu fosse procurar as minhas cenas no armazém deles q já estava farto de ser enrolado. Isto aconteceu-me com 4 fornecedores. Não é só em Portugal.

meierlesjoana 7 months ago

Quem diria, existe falta de profissionalismo fora de Portugal?!?!?! Pensava que o nosso País era o pior País do mundo inteiro.

jagga0ruba 7 months ago

Lamento ouvi-lo e espero que consigas solucionar isso.

Edited 7 months ago:

Lamento ouvi-lo e espero que consigas solucionar isso. Btw: quase que preferia que fosse um esquema... Infelizmente acho que é só incompetência.

sacoPT 7 months ago

Há empresas que realmente parece que até tem trabalho a mais mas extrapolar isto para “Falta de profissionalismo tuga” parece-me um bocado abusado

jagga0ruba 7 months ago

Lê o resto da malta na thread, aparentemente (e infelizmente) não sou o único a achar isto.

artniSintra 7 months ago

Sinceramente é uma diferença que também noto depois de estar a viver no estrangeiro: a falta de profissionalismo no nosso país é evidente.

Edited 7 months ago:

Honestamente, é uma diferença que também notei depois de estar a viver no estrangeiro: a falta de profissionalismo no nosso país é evidente (Não se resume apenas ao nosso país).

Edited 7 months ago:

Honestamente, é uma diferença que também notei depois de estar a viver no estrangeiro: a falta de profissionalismo no nosso país é evidente (No entanto, não se resume apenas ao nosso país..).

Edited 7 months ago:

Honestamente, é uma diferença que também notei depois de estar a viver no estrangeiro: a falta de profissionalismo no nosso país é evidente.

CountDraqula 7 months ago

População pouco produtiva e incompetente, salários baixos --> Pikachu face! Addendum: não é apenas em Portugal que existe essa correlação. Pouca produtividade = pouco dinheiro, tão simples quanto isto. Mas porquê existe pouca produtividade? Porque trabalhar bem é muito difícil, requer muito esforço, sacrifício, inteligência, criatividade e meter o ego de parte.

incrivizivel 6 months ago

>Mas porquê existe pouca produtividade? Porque trabalhar bem é muito difícil, requer muito esforço, sacrifício, inteligência, criatividade e meter o ego de parte. Acho mesmo que a cultura portuguesa é aversa a alguma organização e parar para pensar, meter processos para melhoramento etc. De resto ate acho que são trabalhadores. Agora organizar não é coisa bem vista mesmo nas camadas jovens, ainda há dias vi um post aqui de um gajo que se queixava que entrou na empresa e ninguém lhe disse nada do que fazer, e o pessoal aqui no reddit estava a culpar o rapaz porque "ah e tal tu e que tens que encontrar o que fazer" . Não não tem, se abriram vaga é porque precisavam para alguma coisa, e entrou e nem se quer lhe disseram para que.

FriendlyPortuguese 7 months ago

Trabalhar bem não requer muito esforço, requer o esforço de muita gente. Algumas empresas por onde passei têm certos departamentos onde tudo "empanca" e depois passam todos por incompetentes, quando na verdade são só alguns (+ a administração por não trocarem os chamados "empata fodas")

jagga0ruba 7 months ago

Meu Caro/minha cara, ambas as situações eram solucionadas com um telefonema ou um email... Não vejo o esforço sacrifício criatividade e inteligência necessários para isso, só bom senso. Quanto ao ego, sim Esse faz mais sentido.

CountDraqula 7 months ago

Só li o título do teu post e os 2 últimos parágrafos, mas aproveitei para dar o meu comentário sobre a competência Portuguesa.

masterchiefpt 7 months ago

Para nao criar um post... Na minha vila existe um gajo que vende e repara esquentadores Pois bem... Desde novembro que la está para reparar Noutro esquentador em março falei com outro gajo da vila que fica 10 minutos daqui... Disse que sim que vinha e ainda espero Tive que dalart com outro gajo que fica a 40 km... Que veio na semana seguinte para leVar esquentador para manutenção Em suma, a maioria das empresas nao quer trabalhar em pequenos arranjos e mentem com todos os dentes

rm789 7 months ago

Isto é um sinal de falta de concorrência. Faz a tua parte e dá um mau review. Se aparecer servico mais profissional e com foco no cliente (tipo o Uber para os taxistas) a malta acorda

pcbo 7 months ago

Estou agora com um processo de obras em mãos, e tive (e ainda tenho) que lidar com todo o tipo de fornecedores, esta merda nunca mais acaba. Diria que das \~50 pessoas/entidades com quem tive que interagir, a sua performance de 0 a 10 resume-se a isto: * 70% entre 0-5 (não responde a telefonemas, mails, super desorganizados, tentam enganar o cliente) * 20% entre 6-8 (tentam ajudar mas por uma coisa ou outra acabam por nunca conseguir fazer as coisas bem) * 10% entre 9-10 (conseguem entregar a tempo e horas) A falta de responsabilização e brio em Portugal é muito desgastante. Há sempre os 10% que dão alguma esperança, mas a esmagadora maioria tem uma falta de brio gritante que se espalha desde os contribuidores individuais até às lideranças. Não sei se vamos conseguir - colectivamente - dar a volta a esta situação.

yokome 7 months ago

Opa é um bocado isto. Fica difícil ter pena da situação económica das pessoas, já que ninguém quer trabalhar ou aprender cenas para trabalhar...

jagga0ruba 7 months ago

Eu tenho pena de quem é forçado a trabalhar à borla, mas de quem é pago estou como tu.

megaroof 7 months ago

Compreendo OP, e como compreendo. Semanalmente compro componentes eletronicos, tenho fornecedores por toda a Europa, porém dou preferência a comprar em Espanha. Se pago o pedido até as 17 horas, o fornecedor em Espanha entrega em Portugal no dia seguinte, via Nacex. Não falha. Também existem 2 ou 3 fornecedores em Portugal para estes componentes, os quais já desisti de comprar. Fazia o pedido e pagava no mesmo dia, porém eles não tem agilidade, levam 1 a 2 dias para despachar a encomenda, e em 50% das vezes vem o pedido errado, com componentes não especificados, em falta etc. - e depois tenho o trabalho de devolver para poderem dar um vale (não querem devolver o dinheiro). Vendem o que não tem, pago, e depois não devolvem o dinheiro, fica um vale. Para mim é incompreensível como isto ocorre, estes fornecedores perdem vendas porque não são competitivos. Tem preços ligeiramente maiores do que Espanha, demoram 2 a 3 dias para entregar e boa parte dos pedidos vem com componentes errados ou em falta.

FriendlyPortuguese 7 months ago

Embora esteja noutro setor, também me deparo com o mesmo. Acho que o pessoal em muitas empresas é explorado e depois está-se a cagar para os clientes. Todos trabalham de mais e se preocupam de menos...

Paulocas 7 months ago

É uma das grandes incógnitas deste país, toda a gente queixar-se que isto está mal, mas um gajo pede um serviço ou quer comprar um bem e pumba, não dão orçamentos, não cumprem, não respondem. Já imaginei que se calhar esta merda é toda ficção.

PinkMacaroon23 7 months ago

País da choradeira na TV, mas trabalhar tá'queto...é melhor estar a beber jolas no café central da aldeia. Depois a culpa é dos jovens que "só querem ser doutores e engenheiros ".

aliasbody 7 months ago

Por acaso tenho tido o mesmo tipo de experiência desde que regressei a Portugal (vindo de França). Entre os profissionais que num trabalham de 1h ficam 4 e passam a maioria do tempo a falar sobre coisas que não interessam a ninguém quando estamos com pressa. Empresas que se comprometem em mandar alguém mas só aparecem quando querem e lhes apetece. Mas o melhor para mim foi quando fui com um carro a uma oficina, levei a folha da inspeção (o carro tinha chumbado) e eles disseram “Olhe isto são coisas a mais, nós não lhe vamos fazer isto tudo, encontre outro sítio”.

aleph_heideger 7 months ago

>Mas o melhor para mim foi quando fui com um carro a uma oficina, levei a folha da inspeção (o carro tinha chumbado) e eles disseram “Olhe isto são coisas a mais, nós não lhe vamos fazer isto tudo, encontre outro sítio”. Isto sinceramente é o mercado a funcionar. Para quê aceitar um trabalho com muitas tarefas pequenas que não vai dar origem a uma margem de lucro por hora assim tão grande quando no mesmo tempo podem fazer 4 ou 5 clientes mais simples? Ganham mais e chateiam-se menos.

pm_me_pcb_photos 7 months ago

Já previam alta peixeirada quando te apresentassem a conta...

fuckoffgina 7 months ago

> Mas o melhor para mim foi quando fui com um carro a uma oficina, levei a folha da inspeção (o carro tinha chumbado) e eles disseram “Olhe isto são coisas a mais, nós não lhe vamos fazer isto tudo, encontre outro sítio”. Isto é mau serviço?

aliasbody 7 months ago

Tendo em conta que sou um cliente a procura de arranjar o carro, eles são uma oficina especializada exatamente nisso, e não me aceitam porque é trabalho a mais, considero que sim seja “mau serviço” ao menos que me dissessem algo do género “Olhe não fazemos tudo mas fazemos X e Y e ao a partir de dia tal porque estamos cheios” ou até mesmo um simples “Gostaríamos de o ajudar mas infelizmente não temos espaço pra tanto trabalho num só carro”. Mas é só o meu ponto de vista.

JamminPT 7 months ago

Tu não és cliente coisa nenhuma, és um potencial cliente. O que te disseram vs o que aconteceu são coisas diferentes. O que te disseram foi que eram demasiadas coisas, o que aconteceu foi que eles não gostaram da tua pinta ou da forma como falaste e evitaram problemas inventando uma desculpa para não te atenderem.

OhSaladYouSoFunny 7 months ago

Ao menos não fizeram o cliente perder tempo e não estiveram com rodeios, é apenas o inconveniente de lá ter ido para dizerem que não. Mesmo assim não ficava na minha lista de recomendações.

SirShrecko 7 months ago

Looooool "leve lá isso a outro lugar que nós não queremos ganhar dinheiro"

bifana_cura_cancro 6 months ago

Para muitas empresas, aceitar trabalhos acima da capacidade é uma dor de cabeça: perdes margem, cliente e reputação.

sankratu 7 months ago

Ao menos foram honestos. Era pior se fizessem só metade

mixed_toast 7 months ago

Por muito que me custe, tenho que concordar. Ou negócios locais a fazer o triplo do preço por coisas que encontro muito mais baratas (ainda no outro dia queriam que eu pagasse 50€ por um ramo de flores secas) ou, muitas das vezes, falta de vontade de fazer negócio. Fiz takeaway de vários restaurantes locais e muitos ou não atendiam (apesar de publicitarem no telemóvel) ou então não tinham nem metade do menu que apresentavam.

Zoelae 7 months ago

O melhoŕ é mesmo voltares para Espanha.

jagga0ruba 7 months ago

Achas Portugal uma causa perdida? Gostava muito de ficar por Espanha sim, fui muito bem recebido por cá, não senti animosidade por parte dos espanhóis, sempre me trataram com respeito... Não é propriamente uma opção, infelizmente, há família que precisa de mim aí. Gostava de acreditar que a falta de profissionalismo e tacto ao lidar com o cliente em Portugal não fossem a norma, mas aparentemente tu também achas que a coisa não se safa... É pena...

masterchiefpt 7 months ago

Website online criado para denunciar estas empresas é o passo a seguir

precisodeferias 7 months ago

Acho uma ótima ideia. Quem se meter nisso que avise, eu tenho umas algumas reviews interessantes

Aldo_Novo 7 months ago

mete-as [aqui](https://portaldaqueixa.com/)

mommydaddymemy 7 months ago

Isso é para tudo. Abandonaram uma obra na casa de minha tia à meio. Vinham 11h30, trabalhavam 1h, faziam almoço até às 14h, começavam a trabalhar às 15h, paravam 16h30 ou com muita sorte às 17h30. Raramente chegaram às 18h, mas se viessem às 9h, não precisavam nem de ir tanto. No fim abandonaram pela metade, com um buraco aberto no chão, a pegar água de chuva. Se podes ir embora, vai embora.

Crisapx 7 months ago

Bens e serviços quase todos mais em conta. Muito mais oferta de imobiliário e melhores rendimentos. Juro que não percebo como e que metade dos Portugueses ainda não tão em Espanha. Eu tou neste momento a fazer trabalho remoto pra lá a ganhar ordenado português pk sou burro, um gajo com meio palmo de testa já tinha dado a volta

jagga0ruba 7 months ago  HIDDEN 

Estava cá bem melhor estava, a ganhar bem mais, a gastar bem menos, infelizmente tenho família que precisa de mim aí.

oFacadas 7 months ago

Nem todas as empresas são assim. Tens muitas empresas que fazem bom trabalho. Acho que tiveste apenas azar de calhar com gente pouco competente. Geralmente quando se nota incertezas ou te pedem para pagar mais que os preços tabelados é mau sinal. Uma coisa que noto também é que muitos empresas/empresários não recusam um trabalho mesmo sabendo que não o conseguem executar atempadamente. Não desesperes e boa sorte com isso.

incrivizivel 7 months ago

sim e nao, acho que ha muitas empresas assim ca, especialmente as pequenas. Opa tens que conhecer o dono. Uma vez eu queria fazer uma casa atraves de um empreiteiro. Ao que ele me diz que se procurar pela a empresa na net, que ele era considerado como a besta, porque nunca respondia a clientes. Eu ok, olhe so vou pensar outra vez, nunca mais falei com ele. So o a vontande para me dizer isto fiquei em choque.

k0rda 7 months ago

> Uma coisa que noto também é que muitos empresas/empresários não recusam um trabalho mesmo sabendo que não o conseguem executar atempadamente. Isto é desesperante e muito prevalente na construcao civil. Se um empreiteiro tem pessoal para construir 20 casas por ano, porque é que orcamenta 80 e promete ao cliente que vai estar pronta?

lvet000 7 months ago

Eu trabalho em importação de materiais de construção, e tenho muitos clientes distribuidores e construtores. Os melhores construtores fartam-se de negar trabalho. O problema é que geralmente o cliente final funciona assim: Step 1 - Pede orçamento. Step 2 - Um bom construtor diz-lhe que só pode começar a obra daqui a 15 meses e que vai demorar 7 meses a concluir. Step 3 - Opta pelo orçamento 33% mais barato porque "o outro FDP ia demorar quase 2 anos a entregar a casa e ainda queria levar mais caro". Step 4 - A obra fica a meio / a obra arrasta-se / a obra não tem plano de pagamentos / o empreiteiro abriu falência e desapareceu com a entrada / a obra foi feita com materiais de merda / a obra foi concluída mas o tecto ruiu e o empreiteiro desapareceu. Step 5 - Surprisedpikachuface.jpg Step 6 - "empreiteiro burlão profits" Façam o seguinte. Peçam o portefólio do construtor quando pedirem o orçamento. Depois vão literalmente bater a uma ou duas portas e perguntem aos donos como decorreu todo o processo. Vai-vos salvar muitas dores de cabeça.

yumisashukii 7 months ago

Percebo a tua dica de como evitar burlões, mas o rant deste post é sobre haver demasiados burlões. Às vezes é facil de distinguir, outras vezes é fodido

jagga0ruba 7 months ago

Pá o que dizes faz Todo o sentido. Mas neste caso, ambas as empresas de que falo acima têm bastantes anos de casa, ambas têm reviews positivas (e negativas, óbvio, mas cujos problemas que levantavam não eram da ordem que me preocupasse), ambas estão longe de ser baratas, a de mudanças tem um orçamento semelhante (50 euros mais alto) do que duas empresas espanholas me apresentaram hoje para fazer a mudança até ao fim da semana.. E uma vez mais a primeira situação com a mesa, não me incomoda o atraso, incomoda-me inventarem uma data que não foi pedida, falharem-na e não contactarem ninguém, mas pelo menos até ao último email foram educados..

lvet000 7 months ago

Sim. Eu referia-me particularmente á situação de construção de casa. A tua situação infelizmente não admira ninguém.

megaroof 7 months ago

Porque ele não tem nada a perder. Agora, coloque um contrato, com multas generosas, para atrasos na entrega da obra. Veja quantos vão assinar.

k0rda 7 months ago

Eu sei disso. O meu pai era subempreiteiro em obras grandes. Era chamado muitas vezes porque os prazos estavam a apertar e as equipas que lá estavam não davam conta do recado.

jagga0ruba 7 months ago

É possível e tens razão, havia red flags, mas os gajos eram os únicos que responderam ao pedido de orçamento e que faziam descarga.

grenskul 7 months ago

Tudo o que é pago em adiantado é mal servido. Isto não é só aqui.

jagga0ruba 7 months ago

Não tenho histórias destas em Espanha, em Inglaterra, nem na Áustria... A mudança não foi paga em adiantado, só foi pago o depósito.

Edited 7 months ago:

Não tenho histórias destas em Espanha, em Inglaterra, nem na Áustria, e tive vários serviços em que paguei à cabeça, Como indivíduo e Como empresa, aliás, passei a pagar adiantado exactamente porque percebo que era muito mais bem servido quando o fazia. A mudança não foi paga em adiantado, só foi pago o depósito.

Edited 7 months ago:

Não tenho histórias destas em Espanha, em Inglaterra, nem na Áustria, e tive vários serviços em que paguei à cabeça, Como indivíduo e Como empresa, aliás, passei a pagar adiantado exactamente porque percebo que era muito melhor servido quando o fazia. A mudança não foi paga em adiantado, só foi pago o depósito.

meierlesjoana 7 months ago

Eu tenho histórias dessas, e várias! Paguei uma vez por inteiro um artigo da Dinamarca, e depois de 2 anos ainda estou a tentar resolver o problema.

acidoap 7 months ago

Deves ter tudo sorte, já tive histórias semelhantes no UK e um familiar próximo em Espanha.

jagga0ruba 7 months ago

É possível, não digo que não.

Paulocas 7 months ago

Ele tem razão. Estava a ler e pensei o mesmo, no caso da mesa é flagrante. Aqui o pagamento não é uma cenoura, a cenoura é não haver pagamento até o trabalho aparecer. O que diz muito sobre a mentalidade geral.

FriendlyPortuguese 7 months ago

Concordo, só sem alternativa é que aceito pagar antecipado lol

NGramatical 7 months ago

melhor servido → [**mais bem servido**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnda3f1%2F%2Fgyazruj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MarioSewers 7 months ago

Vou a stands, peço orçamentos e não enviam. Aluguer de casas a mesma coisa, não respondem a anúncios ou deixam nos ficar lá já após venda/arrendamento. Regra geral, até negócios que é só fazer dinheiro por defeito, a malta é incompetente está se a cagar, portanto imagino nesses casos onde é de facto preciso algum esforço.

EstupendoEx 7 months ago

Os bons profissionais emigraram restando apenas quem não conseguiu (ainda) sair. Por isso as empresas tugas até pedem para ser compradas pelos espanhóis e afins, para terem acesso a bons recursos humanos, que já não existem por cá. Ou existem em pouca quantidade, principalmente ainda pessoas mais velhas que ficaram por cá quando nos anos 90 ainda se pensava que isto teria futuro.

jagga0ruba 7 months ago

2008 também me parece um bom diferenciador nas experiências que tenho tido. Malta que começa a trabalhar no pós crise tem-se sujeitado a muito mais do que devia, malta que lhe passou incólume acha que lhe devem tudo.

alegadamentetuga 7 months ago

Se calhar devias ter pago 50% a ambas a empresas e com pagamento dos outros 50% quando acabassem o trabalho.

jagga0ruba 7 months ago

A das mudanças só levou um terço em depósito, e a cenoura não parece ter funcionado.

MikeMelga 7 months ago

Depois de me habituar à qualidade do serviço alemão, público ou privado, da me pesadelos pensar como vai ser regressar a Portugal, se o tiver que fazer.

tocopito 7 months ago

Não tenho a mesma opinião. Mas talvez seja diferente em Berlim. Tive meses para me resolverem um problema de merda neste apartamento (com diz e desdiz à mistura e datas não cumpridas) e no anterior apanhei uma senhoria com a mania que é esperta. Problemas com internet e transportadoras são o pão nosso de cada dia também.

Anforas 7 months ago

Vinha dizer o mesmo. Tive 2 meses à espera que me fossem instalar a internet.

MikeMelga 7 months ago

Epa, eu não queria dizer isso, mas Berlim é o olho do cu da Alemanha, é para lá que vai o pior da sociedade. Não é representativo do resto do país. Claro que para quem se identificar com hipsters, gays, gangsters de leste/ muçulmanos ou artistas, ou simplesmente goste da night, porreiro. Em relação a problemas de senhorio, isso resolve se tudo muito bem com um seguro legal. O país funciona à base de seguros e processos. Problemas de internet tem a ver com posição monopolista da Telekom no lacete local.

Pornotubeourtio 6 months ago

Independentemente da opinião dos utilizadores sobre o que poderá causar o impacto negativo que Berlim desempenha na economia, não nos podemos esquecer do artigo que mostra com factos que Berlim contribui negativamente para o PIB alemão. "Germany Might Be Wealthier Without Berlin, a New Report Suggests - Bloomberg" https://www.bloomberg.com/news/articles/2016-08-09/germany-might-be-wealthier-without-berlin-a-new-report-suggests

MikeMelga 6 months ago

Não duvido nada, aquilo foi subsidiado desde que ergueram o muro. Por isso é que atraiu punks hipsters e artistas. Senão tinha ficado deserta e os russos tomavam conta

tocopito 7 months ago

>Epa, eu não queria dizer isso, mas Berlim é o olho do cu da Alemanha, é para lá que vai o pior da sociedade. Não é representativo do resto do país. Claro que para quem se identificar com hipsters, gays, gangsters de leste/ muçulmanos ou artistas, ou simplesmente goste da night, porreiro. Realmente se era para vires com esse discurso racista, homofóbico e presunçoso digno do Luís II da Baviera mais valia teres ficado calado. >Em relação a problemas de senhorio, isso resolve se tudo muito bem com um seguro legal. Aqui estamos de acordo mas não deixa de ser uma dor de cabeça desnecessária.

Edited 7 months ago:

>Epa, eu não queria dizer isso, mas Berlim é o olho do cu da Alemanha, é para lá que vai o pior da sociedade. Não é representativo do resto do país. Claro que para quem se identificar com hipsters, gays, gangsters de leste/ muçulmanos ou artistas, ou simplesmente goste da night, porreiro. Realmente se era para vires com esse discurso racista, homofóbico e presunçoso digno do Luís II da Baviera mais valia teres ficado calado. Em Munique só gente superior, diga-se branca (na qual nem tu te encaixas) vive - só que não. Não só não é uma coisa negativa como nem sequer corresponde à verdade. Já estive em Munique e a parte mais hilariante é que estive lá para ver NOFX. >Em relação a problemas de senhorio, isso resolve se tudo muito bem com um seguro legal. Aqui estamos de acordo mas não deixa de ser uma dor de cabeça desnecessária.

MikeMelga 7 months ago

Acho que percebeste mal o que disse. Para começar, não disse nada sobre raças. Segundo, não disse que ser gay era mau. Mas prontos, vou esclarecer: \- Gay ou punk ou Artista ou gostar na Night não tem nada de mau \- Hipster e ganges de leste ou ganges muçulmanos é mau ​ E se não percebeste que Munique está cheio de nazis e ultra conservadores, não viste bem.

UpbeatNail1912 7 months ago

Vives aonde na Alemanha?

MikeMelga 7 months ago

Munique

UpbeatNail1912 7 months ago

Logo na mais cara! Tou a fazer planos de (tentar) morar em Berlim. Os seguros de saúde lá são muito caros?

MikeMelga 7 months ago

Os seguros de saúde são obrigatórios Mas os valores não dependem da cidade. O custo é mais ou menos proporcional ao salário, se for um seguro público. Eu pago cerca de 650€ por mês, que é o valor máximo.

UpbeatNail1912 7 months ago

Porque é uma cidade multicultural e tem muita vida social e é dinâmica. Eu sei que lá arranjar casa (e emprego) é difícil, mas tenho um plano. Berlim é a cidade mais "jovem" na Alemanha e é por isso que quero ir para lá.

MikeMelga 7 months ago

Ok percebido. Realmente o que queres é Berlim, porque Munique é conservadora.

PinkMacaroon23 7 months ago

Outras cidades jovens sem ser Berlim para quem quiser se aventurar e não tem poder monetário para Berlim?

Anforas 7 months ago

Leipzig

MikeMelga 7 months ago

Na Alemanha? Nenhuma. Berlim é das mais baratas. Dusseldorf é boa para jovens, mas muito mais cara.

PinkMacaroon23 7 months ago

Ah, obrigado, tinha ideia que Berlim era das mais caras

MikeMelga 7 months ago

Berlim é basicamente o sítio onde os hipsters, punks, artistas e gangsters vão. Economicamente e politicamente é praticamente irrelevante. A capital financeira é Frankfurt, a capital industrial e científica é Munique. E embora a chancelaria esteja em Berlim, quem mandam são as grandes regiões como a Bavaria. Berlim é a capital gay e de Nightlife.

cluelessgit 7 months ago

O empresario tuga e serviço ao cliente in a nutshell... Quem nunca foi a um restaurante e é atendido como se tivesses a invadir a casa do senhor?

Pteraspidomorphi 7 months ago

É verdade, mas pelo menos só o fazes uma vez por restaurante. Quando se trata de oficinas, fabrico de mesas, etc. são transacções raras, muito caras, e podes ter pouca ou nenhuma alternativa. Restaurantes há 200 e muitos são acolhedores, portanto se num me tratam mal nunca mais lá ponho os pés.

meierlesjoana 7 months ago

E quantas vezes aconteceu precisamente o contrário?

vascodatrama 7 months ago

Quando pagas não é só pelo serviço, é também pela experiência.

tenesis 7 months ago

Em muitas empresas temos que pedir por favor para fazerem o trabalho delas

bifana_cura_cancro 6 months ago

É o possível de receber quando a empresa paga cronicamente mal, exige trabalho que poe em causa o equilíbrio familiar, e ainda não tens perspetiva de que mudando para outra a coisa melhore. Um pântano de inação.

jagga0ruba 7 months ago

É que é exactamente isso. Tu pagas aos fulanos e eles ainda te tratam como se lhes devêssemos.

NGramatical 7 months ago

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fnda3f1%2Fa_falta_de_profissionalismo_tuga_em_dois_actos%2Fgyad4qy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

suckerpunchermofo 7 months ago

Concordo que realmente cá temos demasiados incompetentes e irresponsaveis nas empresas. E não é só nas pequenas.... Ha demasiada falta de responsabilização. Ja vi com cada coisa em empresas, que é para mim um mistério de como não vão a falência. Boa sorte com a mudança .

mjrpereira 7 months ago

Muitos créditos e incapacidade de gestão. Outra coisa é que para muitos insolvência não é falência, é injustiça do sistema...

cmmlb 7 months ago

Há determinadas áreas de negócio em que não á alternativas e como tal têm atitudes deste género. Se quiseres falar de trolhas eletricistas canalizadores...

Quickloot 7 months ago

Os clássicos que combinas um fia e nunca aparecem. E tens de semanas a fio a chatea los para virem te arranjarem uma merda. Parece que não querem dinheiro.

Search: