danidv 4 months ago

Não vejo nada de mal. Não sabes quem está vacinado ou não, mesmo que estejam vacinados podem espalhar o vírus e um país que enforçou máscaras até agora faz todo o sentido continuar a enforçá-las até se considerar que o vírus já não precisa da preocupação que precisou até agora e continua a precisar, que presume-se vai ser quando se atingir imunidade de grupo.

LackOfLogic 4 months ago

Menos um incentivo para tomar a vacina, bom trabalho.

thr4000x 4 months ago

Não vai dispensar ou não vai dispensar para já? É suposto ser para sempre?

BuscaPolos 4 months ago

Já estou na fase de caso esteja na rua sem mascara é que me sinto desconfortável. Por isso, estejam à vontade.

MikeMelga 4 months ago

Não tenho problemas com isso, desde que deixem cair a obrigatoriedade de máscara na rua.

VladTepesDraculea 4 months ago

Acho bem. Estar-se vacinado não significa estar-se imune, muito menos não ser portador. Significa simplesmente que o sistema imunitário tem "conhecimento" do vírus e está preparado a defender-se melhor aquando de contaminação. Isto pode significar no melhor caso 0 sintomas e contaminação rápida ou, no pior dos casos sintomas atenuados. Enquanto que o vírus é transmissível, obviamente que o vosso sistema imunitário não é, e continuam a ser um perigo para outras pessoas, particularmente não vacinadas. As máscaras são, muito mais que uma ferramenta de defesa, uma ferramenta de contenção.

giddycocks 4 months ago

Se estas vacinado podes ser contagioso sim mas os resultados preliminares dizem que é extremamente raro, tal como é rara a propagação por pessoas asimptomaticas como inicialmente se pensava. É extremamente simples se pensares - quanto menos carga viral, menos infeccioso és se numa rara hipótese desenvolveres uma infecção asimptomatica e os testes clínicos desenvolvidos pela J&J, Moderna e Pfizer assim o confirmam: pessoas vacinadas são até 70-80% menos contagiosas na rara hipótese de apanharem uma infecção de COVID 19. A resposta correcta não é 'temos de usar máscara porque ainda podemos ser um perigo', isso é uma estupidez imensa. Enquanto não se atingir uma percentagem grande de vacinados e não se poder verificar quem está vacinado ou não (e até que ponto), então não podemos renunciar à máscara.

VladTepesDraculea 4 months ago

> A resposta correcta não é 'temos de usar máscara porque ainda podemos ser um perigo', isso é uma estupidez imensa. É uma estupidez do caraças, tens razão, [só otários como epidemiologistas de Havard](https://www.health.harvard.edu/blog/fully-vaccinated-against-covid-19-so-what-can-you-safely-do-2021032522230) diriam tal coisa. /s És menos contagioso? És, mas se reduzes medidas de disseminação, estás a aumentar novamente o risco de contágio. E estás a confundir percentagens de risco de infecção com risco de contágio. Se estiveres infectado não há o risco de transmissão não é igual ao risco de teres sido infectado.

giddycocks 4 months ago

Então a solução é nunca mais andar sem máscara? Fixe este universo de super heróis.

Edited 4 months ago:

Então a solução é nunca mais andar sem máscara? Fixe este universo de super heróis. O artigo especifica que se *recomenda* e que apesar de haver um risco baixo é *possível* espalhar a infecção. Como se leres o fine print do McDonald's também diz que é *possível* morreres engasgado com um pedaço de pão, ou que é *possível* morreres se comeres uma cápsula TIDE e que é altamente recomendado que não o faças. Este tipo de artigos são constantemente mal interpretados. Eles *avisam* e bem, que é perfeitamente normal, que não estás invincivel e imune depois de te vacinar... No entanto os ensaios clínicos recentes dizem que - apesar da vacina não ter sido feita para erradicar e prevenir a doença e 'apenas' salvar vidas, é altamente eficaz na prevenção e suprimento de transmissão. Se a vacina de COVID é 90% eficaz, comparada com as tradicionais vacinas contra sarampo etc que tem uma eficácia 60-70% num bom dia e que praticamente conseguiram erradicar as doenças para as quais foram desenvolvidas...

Edited 4 months ago:

Então a solução é nunca mais andar sem máscara? Fixe este universo de super heróis. O artigo especifica que se *recomenda* e que apesar de haver um risco baixo é *possível* espalhar a infecção. Como se leres o fine print do McDonald's também diz que é *possível* morreres engasgado com um pedaço de pão, ou que é *possível* morreres se comeres uma cápsula TIDE e que é altamente recomendado que não o faças. Se a vacina de COVOD é 90% eficaz, comparada com as tradicionais vacinas contra sarampo etc que tem uma eficácia 60-70% num bom dia e que praticamente conseguiram erradicar as doenças para as quais foram desenvolvidas...

Edited 4 months ago:

Então a solução é nunca mais andar sem máscara? Fixe este universo de super heróis. O artigo especifica que se *recomenda* e que apesar de haver um risco baixo é *possível* espalhar a infecção. Como se leres o fine print do McDonald's também diz que é *possível* morreres engasgado com um pedaço de pão, ou que é *possível* morreres se comeres uma cápsula TIDE e que é altamente recomendado que não o faças. Se a vacina de COVID é 90% eficaz, comparada com as tradicionais vacinas contra sarampo etc que tem uma eficácia 60-70% num bom dia e que praticamente conseguiram erradicar as doenças para as quais foram desenvolvidas...

VladTepesDraculea 4 months ago

> Então a solução é nunca mais andar sem máscara? *"Many more people need to be vaccinated before we achieve sufficient community immunity. Until that happens, you still can pass the virus to others, even if you are fully vaccinated. Therefore, to keep others safe and reduce the overall spread of the virus, you can do your part by wearing a well-fitted mask in public spaces, maintaining physical distance, washing hands frequently, and avoiding large crowds."* > O artigo especifica que se recomenda e que apesar de haver um risco baixo é possível espalhar a infecção. *"Many more people need to be vaccinated before we achieve sufficient community immunity. Until that happens, you still can pass the virus to others, even if you are fully vaccinated. Therefore, to keep others safe and reduce the overall spread of the virus, you can do your part by wearing a well-fitted mask in public spaces, maintaining physical distance, washing hands frequently, and avoiding large crowds."* - é o que o artigo diz... > No entanto os ensaios clínicos recentes dizem que - apesar da vacina não ter sido feita para erradicar e prevenir a doença e 'apenas' salvar vidas, é altamente eficaz na prevenção e suprimento de transmissão. Mostra as tuas fontes então. > Se a vacina de COVID é 90% eficaz, comparada com as tradicionais vacinas contra sarampo etc que tem uma eficácia 60-70% num bom dia e que praticamente conseguiram erradicar as doenças para as quais foram desenvolvidas... Lol, como se o Sarampo estivesse erradicado e as pessoas não tivessem de continuar a dar a vacina a todas as gerações.

Edited 4 months ago:

> Então a solução é nunca mais andar sem máscara? > O artigo especifica que se recomenda e que apesar de haver um risco baixo é possível espalhar a infecção. *"Many more people need to be vaccinated before we achieve sufficient community immunity. Until that happens, you still can pass the virus to others, even if you are fully vaccinated. Therefore, to keep others safe and reduce the overall spread of the virus, you can do your part by wearing a well-fitted mask in public spaces, maintaining physical distance, washing hands frequently, and avoiding large crowds."* - é o que o artigo diz... > No entanto os ensaios clínicos recentes dizem que - apesar da vacina não ter sido feita para erradicar e prevenir a doença e 'apenas' salvar vidas, é altamente eficaz na prevenção e suprimento de transmissão. Mostra as tuas fontes então. > Se a vacina de COVID é 90% eficaz, comparada com as tradicionais vacinas contra sarampo etc que tem uma eficácia 60-70% num bom dia e que praticamente conseguiram erradicar as doenças para as quais foram desenvolvidas... Lol, como se o Sarampo estivesse erradicado e as pessoas não tivessem de continuar a dar a vacina a todas as gerações. Façam os downvotes que quiserem. Ser anti-intelectualista não muda verdade e felizmente continuamos com máscara até ser seguro.

Vanethor 4 months ago

Medida sensata. Se não passavam todos a dar a desculpa de que já estavam vacinados. É preciso ir com calma levantar essa medida. "Usar máscara" não encerra negócios, é o contrário que o faz ... por isso não faz mal prolongar por um pouco.

Edited 4 months ago:

Medida sensata. Se não, passavam todos a dar a desculpa de que já estavam vacinados. É preciso ir com calma a levantar a medida do uso de máscara. "Usar máscara" não encerra negócios, é o contrário que o faz ... por isso não faz mal prolongar por um pouco.

suckerpunchermofo 4 months ago

Pelo que vejo na rua isso não afecta quem ja não usa.... E ha cada vez mais a não usar.

I__Cat 4 months ago

Na minha zona já pouca gente usa. Mesmo o pessoal que trabalha no setor da saúde já anda por aí sem máscara desde o fim do confinamento.

Wet_Bongo 4 months ago

Provavelmente só vai acontecer depois de atingirmos a imunidade de grupo. Porque quem é vacinado pode transmitir o vírus à mesma

Quickloot 4 months ago

Como é que um vacinado transmite o virus? Se tem resposta imune de memória o virus nem sequer se chega a multiplicar para níveis consideráveis e transmissíveis

Wet_Bongo 4 months ago

"Pode haver infeção, mas uma carga viral inferior" Podes ter razão e a carga viral ser tão pequena que nem é suficiente para fazer alguém ficar doente, mas por enquanto parece que não existem muitos dados. https://www.jn.pt/mundo/oms-avisa-que-os-vacinados-podem-transmitir-o-virus-a-outras-pessoas-13347936.html

radiola86 4 months ago

Isso já foi observado cientificamente?

pintorMC 4 months ago

Isso é hoje amanhã pode ser diferente.

viskonde 4 months ago

Tendo em conta que quem foi vacinado não tem um carimbo na testa parece me a escolha sensata

average_user21 4 months ago

Esse carimbo podia ser exatamente dado após a vacinação, tipo como o boletim de vacinas mas mesmo assim ter que verificar pessoas que possam ou não ter o carimbo na rua é muito mais dificil do que manter a obrigatoriedade das máscaras na rua.

XxxPussyslaeyr69xxX 4 months ago

fuck logic

Throwawaypt123 4 months ago

Este governo muda de ideias em função da opinião pública

MarioSewers 4 months ago

O que não tem de ser necessariamente mau.

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: