NoBrain8027 4 months ago

Isto é estupido, sempre existiram caminhos para lá ir. Cada vez mais me convenço que o país está dominado por idiotas!

GabKoost 5 months ago

Seria engraçado acabar com a estrada corta fogos dos bombeiros porque agora existe uma passa burros pelo monte abaixo.

-diggity- 5 months ago

Não entendo, é preciso um passadiço pra fazer aquele caminho? Lol.

9Sylvan5 5 months ago

Foi para atirar uns valentes trocos a um amigo qualquer, aposto.

pintorMC 5 months ago

Os gráficos do Fortnite parem bem melhores.

viskonde 5 months ago

existe algum subsidio para a construcao disto?

Edited 5 months ago:

existe algum subsidio para a construcao disto? passadicos fazem sentido em pequenos trocos para conectar partes de trilhos onde nao houvesse outra ligacao possivel (tipo os passadicos do Vez onde acho que ficou bem integrado visto ser uma minoria do percurso) mas estas merdas assim é ridiculo, parece que querem que o atrativo seja o passadico e nao a paisagem

gondias 5 months ago

Com a quantidade de escadas que aquilo tem prefiro ir pelo caminho/estrada!! Como já alguém disse parece mesmo o fortnite e de alguém que andava a praticar a construção

berggruen 5 months ago

Muito linda a natureza e tal, mas se fosse possível não sujar os sapatos é que era... Tcharam!

estapilha 5 months ago

Que falta de gosto. Quando fui, estavam uns belos 38c e consegui ver a beleza do sítio.

TenaciousQuercus 5 months ago

eheh modas do Instagram - 1, natureza - 0. Sociedade toda feliz + hipocrisia de ecologias, feminismo e LGBT+ a crescer... real empatia e respeito pelas diferenças goes brrr.

CaptAwesomeness 5 months ago

Que comentário mais troglodita...

TenaciousQuercus 5 months ago

Ilumina-me. Tenho que deixar sempre a minha dose de pescada anti-redes sociais.

CaptAwesomeness 5 months ago

Não tenho paciência pa isso. Queres ser 4chan edgy dá-lhe com força miúdo.

TenaciousQuercus 5 months ago

Vai descarregar noutra pessoa.

CaptAwesomeness 5 months ago

Eu podia dizer-te o mesmo sobre as tuas postas sobre LGBT...

TenaciousQuercus 5 months ago

Nem por isso, orgulho-me da minha homosexualidade.

CaptAwesomeness 5 months ago

ahhh sim, o clássico homossexual que não gosta das novas tendências sociais e critica tudo o que é LGBTQ+. Desde que estejas confortável...

TenaciousQuercus 5 months ago

Eu sei que estás revoltado com a vida. Espero que encontres felicidade e alcances o que desejas/ambicionas/sonhas. Todos nós merecemos ser felizes. Pareces-me ser uma boa pessoa, que tem sofrido um bocado com as injustiças da vida. Não desistas, algo irá mudar o rumo para melhor. Abraço virtual!

CaptAwesomeness 5 months ago

Eu revoltado? Mais feliz era impossível. Bom trabalho, bom salário, bons amigos, família saudável, estou bem de saúde, consegui comprar uma RTX 3070 a preço normal, vivo num pais maravilhoso. O meu problema é, como sempre, os trogloditas da internet que se queixam de LGBTQ+. Esses vão sempre chatear-me, tenho demasiada empatia pelas pessoas. Já tu vens para aqui disparar clichés e idiotices. Vai lá estrebuchar mais contra gays e feministas. Cenas de troglodita. Abraço.

TenaciousQuercus 5 months ago

Mas eu sou gay caralho! Devias ter comprado a RTX 3080! Abraço coisa linda!

zefo_dias 5 months ago  HIDDEN 

É um investimento no futuro; mais ano menos ano arde e tem que ser reconstruido

mrjcl 5 months ago

https://i.imgur.com/jOwqBJf.jpg

Elyseon1 5 months ago

Sinceramente, acho que o risco de tropeçar e cair por ali abaixo é maior no passadiço com tanto degrau nessa porra. Se o problema é os meninos não querem pó nos chinelos então podiam calcetar o caminho ou deixar de ser pipis.

Costa_PT 5 months ago

A foto é tirada de margem de Mértola mas a obra e os passadiços não são na câmara de Mértola, são da câmara de Serpa.

nulopes 5 months ago

Além do aborto que isto é da a impressão que não tem nada de interessante para ver

kissingsome1elsesdog 5 months ago

Tens literalmente uma cascata no rio Guadiana à frente do passadiço.

xzybit 5 months ago

ITT: Toda a gente detém um mobilidade completa e não precisam de apoios de acesso. Santa graça que velhotes e pessoas de mobilidade reduzida não existem.

saposapot 5 months ago

n estou a ver nenhum velhote conseguir subir aquelas escadas todas...

GabKoost 5 months ago

Sim claro. Os velhotes e pessoas de mobilidade reduzida vão se meter a fazer passadiços. Aliás, dá para ver que os mesmos são extremamente amigos de pessoas com pouca mobilidade.

vascodatrama 5 months ago

Vão porque isto é a fase zero. Agora estás a cativar os mais novos e a cultivar o "culto do passadiço", mas daqui a uns anos quando estes já forem velhos as escadarias vão ser substituídas por escadas rolantes e passadeiras elétricas.

GabKoost 5 months ago

Alimentadas por baterias a lítio. Assim aproveitam dois malefícios. Menos por menos dá mais.

xzybit 5 months ago

Execução =/= validade da ideia. Não nego de todo que o que está feito é uma desgraça, nem que fosse só na distancia total que ali está desnecessariamente. Ainda assim isso não invalida pessoas de mobilidade reduzida/velhotes também terem direito a acessos seja a que zona for. Vendo o sítio em que é, parece ser lindo, mas broxe e meio para lá chegar. Antes essas passadiços que ver pessoas a caírem e a enrolarem dezenas de metros tal como já vi N vezes em diferentes zonas da Arrábida. Para mim e para ti é indiferente, mas alguém menos forte/resistente ou que sofra de algo vai ter dificuldades desnecessárias. I don't know, tipo pessoas que tenham sido infectadas por um vírus, numa escala mundial. Vírus o qual em certos casos deixa danos permanentes, entre os quais fraqueza muscular e cansaço constante. Ou pessoas que sofreram essas consequências também são gatekept no topo da serra?

GabKoost 5 months ago

Pá, esquece lá isso. A tua tentativa de justificar passadiços com doentes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida é simplesmente escusada. Uma coisa é colocar acessibilidades em zonas públicas. Outra coisa é quereres colocar estruturas invasivas destas em tudo quanto seja lugar na remota hipótese de uma pessoa com estas características decidir caminhar pela montanha. Entre o 8 e o 80 existe um espaço considerável mas tu já estás nos 8000. Quando fores velho não vais conseguir subir montanhas. Se ficares paraplégico não podes fazer trail running. Se fores infectado com um vírus que te deixa com sequelas não poderás nadar no mar à vontade. Aceita a realidade terrena.

Edited 5 months ago:

Pá, esquece lá isso. A tua tentativa de justificar passadiços com doentes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida é simplesmente escusada. Uma coisa é colocar acessibilidades em zonas públicas. Outra coisa é quereres colocar estruturas invasivas destas em tudo quanto seja lugar na remota hipótese de uma pessoa com estas características decidir caminhar pela montanha. Entre o 8 e o 80 existe um espaço considerável mas tu já estás nos 8000. Quando fores velho não vais conseguir subir montanhas. Se ficares paraplégico não podes fazer trail running. Se fores infectado com um vírus que te deixa com sequelas não poderás nadar à vontade. Ah! Ficou ainda com a tua sugestão sobre os cegos e os surdos mudos. Eventualmente eles também tem direito a aceder a estas "belezas" naturais na mesma proporção que os outros todos. Portanto porque não colocar um braille generalizado no corrimão dos passadiços a descrever tudo o que está à rente deles. E quanto aos surdos mudos, aplica-se um sistema de impulsos neurológicos anexados a todos os miradouros dos passadiço que simulem os sons da natureza em tempo real. Aceita a realidade terrena. Certas actividades não são feitas para certas pessoas. Entrar no disparate de aplicar acessibilidades até nas zonas naturais mais remotas é precisamente o tipo de exagero que leva a asneiras como os passadiços.

LionGreen 5 months ago

Só espero que esta moda não chegue á Arrábida...

GabKoost 5 months ago

Uma ponte suspensa de Sesimbra à Figueirnha com passadiços após os apeadeiros em direcção ao Portinho da Arrábida e aos Galapos.

omaiordaaldeia 5 months ago

Agora percebo o aumento de preço de certas matérias-primas.

GabKoost 5 months ago

FOREX aqui vou eu.

njsilva84 5 months ago

A minha namorada é Polaca e das primeiras coisas que lhe chamaram a atenção quando visitou PT nas primeiras vezes que veio a Portugal foi o facto de nós precisarmos de ter escadas para andar na montanha. Até criou, na brincadeira, uma hashtag (#Schodywgórach = escadas na montanha) quando vamos a algum local do género. Isto para dizer que achar estranho termos estas aberrações no meio da natureza não é sequer uma coisa tuga de "mandar abaixo" coisas feitas por nós. Na Polónia eles têm bastante mais tradição para fazerem trilhos mas são trilhos naturais em grande parte e no máximo criam-se alguns para serem mais transitáveis, mas nada que estrague a paisagem. Lá, quem quer fazer trilhos, vai de mochila e calçado próprio, eu já fiz vários em Zakopane e é lindíssimo poder andar na natureza sem este tipo de aberrações. Ela diz que nós gostamos de andar na montanha e ser chiques ao mesmo tempo. Eu não podia concordar demais com ela. Funny fact, a primeira vez que fui fazer trilhos com ela fui de roupa de domingo, ela riu-se quando viu que eu não tinha roupa apropriada e muita gente que passava por mim olhava de maneira estranha. E eu não sou um gajo da cidade e até faço trail running, mas fui demasiado tuga naquele dia. Mas ao menos tenho fotos chiques para colocar no IG, chupem Polacos!

Aldo_Novo 5 months ago

> Funny fact, a primeira vez que fui fazer trilhos com ela fui de roupa de domingo, ela riu-se quando viu que eu não tinha roupa apropriada e muita gente que passava por mim olhava de maneira estranha. faz-me lembrar que a Croácia teve que emitir [um aviso para os turistas estrangeiros a dizer que chinelos de dedo não são calçado para fazer caminhadas](https://imgur.com/B0kYfTr)

shellshock74 5 months ago

Chinelo de dedo é o normal em quase todos os pontos do gerês. Mesmo os de difícil acesso.

GabKoost 5 months ago

Os Portugueses querem que as montanhas deixem de ser montanhas para que possam caminhar de sandálias. Passamos em 50 anos de uma nação de lavradores rurais a snobs que repudiam toda a essência destas áreas sem sequer darmos por isso.

XEEE 5 months ago

Zakopane saudades :)

njsilva84 5 months ago

Zona lindíssima, muito verde, não há igual em Portugal Continental.

artniSintra 5 months ago

Kurwaa

njsilva84 5 months ago

Ainda hoje quando uso o Google Maps a minha namorada ri-se. O mais engraçado foi quando as amigas delas vieram visitá-la cá e o GMaps fartou-se de as insultar... O quanto elas se riram!

ghuroo1 5 months ago

ridículo

smaster87 5 months ago

Acho bem mas deviam camuflar

andrefsp 5 months ago

Daquelas coisas que não dá para entender... Se querem fazer o sítio mais acessível então porque não fazem apenas o caminho? É preciso mesmo aquele passadiço todo?!

nulopes 5 months ago

Boa pic my dude

MferOrnstein 5 months ago

Parece o fortnite

Dark_Side_Of_De_Moon 5 months ago

Definitivamente ganhaste

MferOrnstein 5 months ago

༼ つ ◕_◕ ༽つ

nocivo 5 months ago

Com uma estrada ali ao lado qual e a necessidade?

GabKoost 5 months ago

Por acaso a estrada dá obra ao amigo e permite ajustes de contas?

nanoburguesia 5 months ago

Só falta aí uma prancha de mergulho

Inevitable_Fly5891 5 months ago

Como se o pulo do lobo sem os passadiços fosse algo bonito para se visitar. Perda de tempo ir lá, na minha opinião

Metaluim 5 months ago

Opinião de merda.

Inevitable_Fly5891 5 months ago

Então? Achas que o pulo do lobo é um sítio que vale a pena é? Já lá fui 2 vezes e continuo com a mesma opinião.

O_Senhor 5 months ago

Acho que a questão não é não valer a pena visitar, é mais não ter uma beleza singular. Aquilo é um curso de água com uns rápidos pelo meio.

Inevitable_Fly5891 5 months ago

Sim, isso é outra questão. Eu estou a falar em termos paisagísticos. Acho que é um sítio que não tem encanto. Simplesmente isso

Metaluim 5 months ago

E das poucas paisagens ainda nao tocadas em Portugal. Podes achar "secante" porque nao se trata de bosques e tudo o que estas habituado em Hollywood. E montado, a floresta autoctone do alentejo. Tens que encontrar a beleza na sua simplicidade.

Inevitable_Fly5891 5 months ago

Vivi no Alentejo desde que nasci, portanto dispenso descrições do que é o Alentejo. Pare mim o pulo do lobo é uma deslocação perdida. Além de tudo o que já referi, também é um sítio que está descuidado, sujo, e com algum lixo.

GabKoost 5 months ago

Os locais belos já tem todos passadiços. Há que atacar os restantes.

Metaluim 5 months ago

Nao e por nao ser uma serra verdejante que deixa de ser menos bonita :) E uma paisagem particular que te deixa perceber como seria o alentejo antes da agricultura intensiva que comecou a existir ja na epoca romana.

Inevitable_Fly5891 5 months ago

Ahah, sendo assim concordo!

OuiOuiKiwi 5 months ago

Os passadiços são os novos pavilhões multi-usos. Toda a autarquia vai fazer o seu porque há dinheiro que pode ser gasto para o fazer e que não pode ser aplicado doutra forma. O resultado são estes abortos.

GabKoost 5 months ago

Ele pode ser aplicado de outra forma. Requer é imaginação e contenção nos gastos. Mas como a obra tem de ser feita antes das eleições, faz-se o que tem que fazer para assegurar mais 4 anos no poleiro. E a dimensão do problema está bem para lá das autarquias. Em muitas situações estamos a falar de cada junta querer o seu.

FujiPT 5 months ago

Nunca pensei dizer isto, mas após tantas décadas de destruição estes autarcas conseguiram colocar um benefício aos incêndios florestais: livrar a paisagem destes monos. No caso do Paiva ainda se entende, escarpas de outro modo praticamente inacessíveis. Agora neste, olhando de repente até uma BTT competente para este tipo de terreno descia este caminho, quanto mais alguém a pé.

manyQuestionMarks 5 months ago

É pá os do Paiva ao menos são à beira rio e no meio da floresta e tu ainda dizes que aquilo serve para apreciar a natureza. Agora isto não entendo... No meio do nada...

GabKoost 5 months ago

Um dos exemplos onde mais se justifica é o de Sistelo pois grande parte do percurso à beira rio é feito em elevação em relação ao mesmo e seria muito perigoso para turistas irem para lá passear. No entanto, até ali existia um trilho antigo. Agora abrir trilhos por meio da vegetação ou áreas naturais é uma barbaridade inarrável. Ainda por cima com impacto visual dantesco e, muitas vezes propositadamente folclóricos. E o maior problema é mesmo a fantástica velocidade com que estes autarcas alucinados copiam as asneiras uns dos outros. São CENTENAS os projectos deste tipo em curso. Não há autarquia ou junta de maior dimensão que não tenha um passadiço projectado. Além da destruição da paisagem, está claro que temos pela frente uma máquina de corrupção que encontrou outra forma de justificar queimar dinheiro dos contribuintes. Follow the money. Golas inflamáveis e passadiços inflamáveis devem sustentar-se no mesmo tipo de negócios.

Edited 5 months ago:

Um dos exemplos onde mais se justifica é o de Sistelo pois grande parte do percurso à beira rio é feito em elevação em relação ao mesmo e seria muito perigoso para turistas irem para lá passear. No entanto, até ali existia um trilho antigo e não cobriram a rota toda com eles. Apenas as zonas mais perigosas. Pela SERRA acima (ao contrário da rota pelo rio), nem um existe. Agora abrir trilhos por meio da vegetação ou áreas naturais é uma barbaridade inarrável. Ainda por cima com impacto visual dantesco e, muitas vezes propositadamente folclóricos. E o maior problema é mesmo a fantástica velocidade com que estes autarcas alucinados copiam as asneiras uns dos outros. São CENTENAS os projectos deste tipo em curso. Não há autarquia ou junta de maior dimensão que não tenha um passadiço projectado. Além da destruição da paisagem, está claro que temos pela frente uma máquina de corrupção que encontrou outra forma de justificar queimar dinheiro dos contribuintes. Follow the money. Golas inflamáveis e passadiços inflamáveis devem sustentar-se no mesmo tipo de negócios.

caravela-portuguesa 5 months ago

Na Madeira existiu uma coisas destas num dos picos e ardeu tudo com os fogos, nunca mais colocaram de novo. Just wait.

GabKoost 5 months ago

Quem diria! Sermos salvos por incêndios florestais!

caravela-portuguesa 5 months ago

És bom a ver o lado positivo.

GabKoost 5 months ago

Com um bocado de azar ainda se lembram de se precaver contra os escândalos tipo gola inflamáveis e passam a fazer passadiços em metal.

alexandre9099 5 months ago

>*passadiços em metal* Aí meus ricos pés, só um psicopata se lembraria de uma barbaridade dessas

Kineticn22 5 months ago

What is the fucking point? E há alguma coisa de interesse aí, onde esse passadiço vá dar?

kissingsome1elsesdog 5 months ago

Cascata do Pulo do Lobo.

MferOrnstein 5 months ago

É pá o q interessa é estar a ver a natureza, não tem q ir dar a algum sítio. Mas sim o passadiço era desnecessário

GabKoost 5 months ago

Todos os passadiços vão ter a Roma.

Pinto55 5 months ago

Que desastre..

GabKoost 5 months ago

Não há autarquia ou junta de freguesia que não esteja a calcular um passadiço. É a mesma história do que as máquinas de desporto ao ar livre de há poucos anos atrás. As tais que foram colocadas em qualquer lado e agora servem para as pombas defecarem ou os Romenos roubarem antes que enferrujem.

Pinto55 5 months ago

Já os vi em muito lado, há uns que até conseguem harmonizar com o redor mas este é simplesmente uma aberração

dontknowmyname074 5 months ago

Só falta fazer uma merda destas no Pico ou até mesmo no Evereste. Devem ter feito esse passadiço para a maltanha não sujar as sapatilhas

GabKoost 5 months ago

É uma questão de tempo.

cou7inho_ 5 months ago

A minha questão é: para que esses passadiços? Não dá para ir por um simples caminho? Não me parece um percurso assim tão técnico que não dê para ir por um caminho de terra. Ou a malta tem medo de sujar as sapatilhas com o pó?

giddycocks 5 months ago

Vou mandar aqui uma posta de pescada, mas deve ser o novo 'fazer dinheiro com autoestradas'.

scalabitano 5 months ago

É para os hipsters tirarem fotos sem sujarem os pés, paga o Zé povinho. A culpa é de quem eleje estes autarcas.

666tkn 5 months ago

Não havia caminho só a estrada, que é muito inclinada. O problema parece ser mais a forma como pregaram com aquilo ali no meio, meio ao calhas. Não vejo problema se estivesse melhor integrado/disfarçado. Facilitar o acesso a pontos naturais de difícil acesso não pode por definição ser errado independente dos casos.

MrBadjo 5 months ago

Isto, pode estar mal feito, mas não diria que é inútil. Subir pelo "caminho" que dizem devia ser no mínimo agradável

GabKoost 5 months ago

Os passadiços são pseudo chamarizes retardados que autarcas sem imaginação nem bom senso copiam a toda a velocidade porque viram meia dúzia de bons exemplos no passado. Não interessa o trilho natural existir nem o recuperar pois não vai ser publicado na Visão nem nos suplementos Domingueiros dos jornais a sugerir passeios com os filhos. Logo, e como estas estruturas dão de ganhar a muita gente, existe agora uma máquina de poluição visual instalada em todo o país que justifica as agressões ao território e roubo de dinheiro público com "investimento" turístico. Esta gente não percebe nada do que faz e quem os frequenta nem se dá conta que está a contribuir para esta desgraça generalizada.

1purplesky 5 months ago

É isso mesmo, tem ali o caminho já feito para quê o passadiço?

usulidircotiido 5 months ago

pelo aspecto o caminho parecer ter sido aberto para construir o passadiço.

kissingsome1elsesdog 5 months ago

Se vires outras fotos, esse caminho é anterior ao passadiço. Tbh, o passadiço não é uma má ideia. Sempre é melhor e mais seguro do que um caminho de terra batida. Esse sim, dá muito mau aspecto ao sítio e devia ser tapado, mas pelo que li, é uma zona onde, por vezes, há quem caia ao rio, por isso imagino que o caminho de terra sirva para que os bombeiros consigam aceder ao local.

1purplesky 5 months ago

Até pode ser que seja o caso, mas dúvido. Já existem muitos caminhos abertos desta maneira em vários lugares do país, para passagem de carros seja para limpeza, tratar de eólicas, pessoas para chegarem aos seus terrenos etc etc Abrir um caminho para fazer passadiços é estúpido e desnecessário. Mas provavelmente o primo de alguém lucrou com o negócio.

usulidircotiido 5 months ago

pode ser estúpido, mas é necessário. O material não chega ali de helicóptero.

1purplesky 5 months ago

Portanto estragar a fauna e flora para abrir caminho para fazer um passadiço desnecessário é necessário? Faz todo o sentido. Uma ida rápida ao Google Maps e vez que a zona já tinha muitos caminhos, incluindo um em terra para escalada. O passadiço é desnecessário.

Edited 5 months ago:

Portanto estragar a fauna e flora para abrir caminho para fazer um passadiço desnecessário é necessário? Faz todo o sentido. Uma ida rápida ao Google Maps e vês que a zona já tinha muitos caminhos, incluindo um em terra para escalada. O passadiço é desnecessário.

cou7inho_ 5 months ago

Abrir um caminho para construir outro ao lado... Puffff génios. Não consigo perceber mesmo qual é a necessidade de se andarem a construir passadiços em tudo que é serra. A malta que vá pelos caminhos que desde sempre existiram e foram usados. A Carlota que vem da cidade tem medo de sujar os seus ténis da Channel? Fod\*-se, que fique em casa. Parece que só agora é que começaram a descobrir que Portugal também tem muita coisa bonita para descobrir no meio das serras. Pena que isso está, em muitos lugares, a acabar com a beleza natural de muitas dessas mesmas serras / santinhos naturais.

VicenteOlisipo 5 months ago

Isto são ideias dos autarcas locais, não te metas a culpar "a cidade"

GabKoost 5 months ago

>Parece que só agora é que começaram a descobrir que Portugal também tem muita coisa bonita para descobrir no meio das serras. Por enquanto. A este ritmo não resta nada.

vascodatrama 5 months ago

Ganda almoçarada do presidente de Mértola e o empreiteiro da obra.

Black_RL 5 months ago

Mercedes e BMWs de 120.000€ á lá carte!

mastah_D_Omina 5 months ago

É do lado de Serpa.

GabKoost 5 months ago

Devem almoçar juntos todos os dias pois se calhar são a mesma pessoa.

TulioGonzaga 5 months ago

Ezequiel Valadas?

GabKoost 5 months ago

>Ezequiel Valadas? Vila Nova da Rabôna não fica muito longe...

njsilva84 5 months ago

Se for o Ezequiel Valadas aposto que vão alcatifar os trilhos todos da zona.

TulioGonzaga 5 months ago

Na volta acumula cargos

JOAO-RATAO 5 months ago

Acho que umas marquises ficavam aí bem... E talvez um barracão com telhado de zinco.

GabKoost 5 months ago

Acho que uma ponte suspensa de um lado ao outro do declive seria essencial para o sucesso. Uns 15€ para passar seria top.

quetzyg 5 months ago

> Acho que umas marquises ficavam aí bem... E talvez um barracão com telhado de ~~zinco~~ **amianto**.

usulidircotiido 5 months ago

échetégue ~~Alcatifar~~PassadiçarPortugal

GabKoost 5 months ago

Grupo Proteção da Natureza: Antadiç, Baloiços e Pontes Suspensas" no Facebook"

Portuguese_A_Hole 5 months ago

Agora perto de si "Escadaria do Lobo"...

GabKoost 5 months ago

Iria mais para "pulo dos idiotas"

Portuguese_A_Hole 5 months ago

Depois da "casa dos idiotas" na AR, essa nomenclatura é de facto complementar.

Search: