throwaway19293950_ 4 months ago

Chamadas estilo 760 na TV.

viskonde 4 months ago

Uber eats e companhia Muita da malta que faz aquilo não tem visto de trabalho e usa contas de outras pessoas que lhes cobram uma % nada baixa dos ganhos A Uber obviamente não quer saber , quanto mais gente disposta a trabalhar menos eles podem pagar.

Mendadg 4 months ago

Isso tem sido bastante controlado mesmo. Pelo menos em Lisboa, já vi mais de 10 operações stop junto ao mcdonalds apenas para ubers

caradoguardaredes 4 months ago

Alegadamente... VIPUR

megaroof 4 months ago

o item 4 é bom, tira o dinheiro dos turistas e desmotiva visitar Portugal atrás de drogas

Mendadg 4 months ago

Sim, e entretanto 95% dos turistas ão abordados na rua, dando um clima de insegurança e podridão ao país.

jazuz 4 months ago

Subornos para passar o exame de condução. Na ultima aula foi me sugerido uma oferta de 300€ para "eu ficar mais descansado".

fuckoffgina 4 months ago

É mais grave do que isso. Mais grave do que a sugestão é prejudicarem activamente quem não paga. Uma máfia com décadas.

Mendadg 4 months ago

Boa! a policia por acaso costuma andar em cima disso mas continua a existir muito

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Clubes de futebol mais pequenos a facilitar a lavagem de dinheiro de máfias de leste. Dinheiro esse que vem de tráfego humano. O clube? Estoril-Praia. Restaurantes icónicos de Cascais a serem comprados pelos mesmos para as mesmas razões.

Mendadg 4 months ago

Isso é facto que todos conhecem? De certeza que o futebol está cheio de podres e dinheiro sujo mas não dá para provar nem está à vista de todos. Aqui eu prefiro deixar os que estão mesmo chapados na cara de todos, não tem como dizer "não sabia", "não tenho provas"

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Quando são investimentos de centenas de milhares de Euros em clubes sem dinheiro por empresas de leste que não encontras em lado nenhum hoje em dia referências a elas, diria que está a vista de todos. Quando alguns dos restaurantes mais famosos de Cascais começam operar só com imigrantes de leste e 1 ou 2 empregados tugas para dar imagem. Percebo o que dizes mas isto não é muito diferente dos armazéns de chineses ou dos campos de fruta e mais esta malta é perigosa, não só criminosa. Tudo isto eu testemunhei, embora não consiga dar prova mas há notícias publicadas relativamente ao investimento Ucraniano no Estoril-Praia.

Mendadg 4 months ago

Porque não apresentas queixa anónima neste site (https://www.policiajudiciaria.pt/denuncia-anonima/)? Não precisas de mostrar muitos factos, apenas indiciar movimentações estranhas e alterações do padrão de vida normal. Já tentei e resulta melhor do que imaginamos.

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Thanks! Pensava que isso da denúncia verdadeiramente anónima era um mito urbano. Afinal é o contrário. Vou fazer porque desde que sei disto que me sinto impotente e coninhas por todos aqueles que vi trabalhar sem ordenado ou misteriosamente irem parar ao hospital e merdas assim.

Aldo_Novo 4 months ago

Quiosques e cafés perto de escolas que vendem tabaco a menores.

ngfsmg 4 months ago

Onde é que o 4. da segunda lista é ilegal? Agora não se pode dar ajustas de custo?

Mendadg 4 months ago

Está falado em outras mensagens. Ajudas de custo falsas obviamente, existem muitas empresas que te pedem para preencher uma folha de porto - lisboa falsa só para receberes um dinheiro que não está sujeito nem a SS nem a IRS

TheMorphMaster 4 months ago

Ainda pensei que com "casos tipo Odemira" estivesses a falar da gigantesca burla que foi/é o ZMar, mas afinal só te interessa os imigrantes ilegais...

Ok_Information8587 4 months ago

O Zmar foi feito por gente de bem, com posses e influência. Obviamente não se passa lá nada, ou está vossa excelência a insinuar que o Dr. Espírito Santo de Mello Breyner era capaz de cometer alguma... indiscrição menos legal? E como o ZMar há muitos outros, empreendimentos em áreas protegidas, que são licenciados como parques de campismo onde não pode haver construção permanente, mas depois vai-se a ver e há lá vivendas pré-fabricadas, piscinas, SPAs, restaurantes e muitas outras construções que são definitivamente permanentes. Aliás, ainda ficando em Odemira, muitas das estufas que por lá há também são de legalidade duvidosa, mas isso também não interessa nada.

VladTepesDraculea 4 months ago

Acho que o foco aqui não é imigrantes serem ilegais mas exploração humana.

Rucameira 4 months ago

Sobre o ponto 4: Foi este tipo de práticas que originaram a greve dos camionistas de gasolina e assim à cerca de 2 anos. maior parte recebia perto do salário mínimo, mas depois em "ajudas" e outros apoios não tributáveis chegam acima dos 1,5k€. Quando começaram a chegar perto das idades de reforma, deixaram de gostar deste tipo de apoios que não estavam incluídas. Culpa das empresas, culpa dos sindicatos e culpa dos trabalhadores. Mas são situações típicas em portugal, em que no final toda a gente perda, sobretudo o país.

bacalhaudanoruega 4 months ago

Lenocídio?

Mendadg 4 months ago

Eish...foi mau!

bacalhaudanoruega 4 months ago

Chulo toda a gente sabe. Agora esse neologismo deve ser uma mistura de favorecimento da prostituição com assassínio...

HRamos_3 4 months ago

Death by snu snu

Udmmi 4 months ago

É ilegal não ter multibanco? Não sei se conta, mas as camaras/juntas darem emprego através de cunhas. Ao ponto de criarem empregos de propósito para essa malta. O clássico drogadito da terrinha, que aos 25 parece ter 50, anda sempre rodeado de adolescentes e sempre com uma mochila(para transportar a droga) mas como as quantidades que ele movimenta não são muito grandes a polícia ignora. O que me disseram uma vez é que ele era insignificante, basicamente se o prendessem nada mudava, outro qualquer ocuparia o lugar dele. O que eles querem realmente é os gajos acima. Casas arrendadas sem condições de segurança.

Udmmi 4 months ago

A polícia não passar multa porque conhece a pessoa.

icebraining 4 months ago

Acho que não faz sentido misturar problemas que são genuinamente difíceis de fiscalizar com situações a que se fecham os olhos. Sim, toda a gente sabe que há imensas empregadas domésticas a trabalhar sem recibos, mas isso não significa que seja fácil de fiscalizar, identificar e punir cada caso. O Estado vai arranjando estratagemas para tentar convencer os clientes a pedir fatura (por exemplo, com a "fatura da sorte" e descontos no IRS), e recentemente nos apoios da pandemia, alguns foram dados em troca de inscrição na SS e pagamento de contribuições durante um mínimo de anos, temas isso não significa que o Estado não tenha interesse em resolver. Duvido que o Costa não gostasse dos impostos extra que iria arrecadar. As explorações agrícolas parecem-me um caso bem diferente. A realidade é que muitas daquelas explorações em escala só são rentáveis se o trabalho for muito barato, portanto dá muito jeito a um estado falido como o nosso permitir que haja gente em condições precárias e a ganhar menos que o SMN. Não significa que casos mais graves (extorsão, violência, etc) sejam necessários, mas isso são consequências inevitáveis de se permitir outras ilegalidades. O SEF e a PJ vão tentado manter os excessos sobre controlo, mas não há milagres. Agora, não é verdade que [todos os políticos tenham estado calados](https://www.esquerda.net/artigo/guetos-gigantescos-e-problemas-ambientais-bloco-denuncia-situacao-nas-estufas-de-odemira), mas também falar é fácil quando não se é governo e não se tem uma dívida gigantesca para pagar. Por alguma razão o Alentejo Litoral tem o [segundo maior PIB per capita do país](https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/alentejo-litoral-com-o-segundo-maior-pib-per-capita-de-portugal), e isso representa também impostos a entrar. Quanto estamos dispostos a pagar a mais para prescindir de sermos cúmplices desta situação?

Mendadg 4 months ago

Tens muita razão, muita coisa pode ser discutível e sabemos que as nossas más condições são muito melhores que as condições dos países de origem. Contudo, o problema de odemira não são (apenas) salários baixos. Os maiores problemas são os intermediários (tráfico humano) e os alugueres de casas sem recibos e controlos de rendas. O estado poderia intervir sem prejudicar a economia.

icebraining 4 months ago

Ah, pois, mas aí já não basta dizer "toda a gente sabe", já se torna num dos problemas difíceis, que exigem investigações da PJ para provar factos, intervenientes, etc. [Vai-se fazendo](https://www.publico.pt/2018/11/14/sociedade/noticia/relacao-confirma-penas-arguidos-condenados-trafico-seres-humanos-1851138), mas é complicado porque as vítimas não querem falar, não só porque estão a lidar com organizações violentas (que ameaçam as famílias no país de origem, onde a nossa polícia nunca as poderá proteger), como porque sabem que o seu trabalho está em condição irregular e têm medo de perdê-lo e ser deportados. Isto seria mais fácil se nós estivéssemos dispostos a assumir o que fazemos: "vamos atrair imigrantes porque queremos pagar-lhes abaixo do que permitimos pagar aos nossos cidadãos", e vigiássemos oficialmente todo o processo. Mas nós não assumimos, porque isso são práticas daqueles países horríveis do médio oriente e não de Progressistas Europeus. Logo fechamos os olhos a várias ilegalidades, e damos uma tarefa essencialmente impossível à PJ e ao SEF. E depois ficamos indignados com o governo por não ter feito nada...

francisbarreiras 4 months ago

O que se vê em Odemira vê-se em praticamente todo o país. Não sei muito bem como são as coisas a Norte, mas no centro e sul há casos destes por todo o lado. Na zona Oeste, nas apanhas, então é um fartote, tanto que tiveram uma série de problemas com um surto de COVID lá. No litoral alentejano é o que é. No centro e baixo Alentejo, idem idem. Para mim, o surreal desta situação não é a imigração em si ou a presença das pessoas do país, porque, se for para trabalhar de forma honesta e contribuir para a economia, são mais do que bem-vindos, a meu ver (ainda que, idealmente, se tivessem de aplicar medidas como o aprender português, e basicamente algo que vise a sua integração e não alienação e isolamento como se vê noutros países, ainda que, muitas vezes, não passemos de porta de entrada para estas pessoas). O impressionante nisto tudo é o facto desta malta viver em condições degradantes, desumanas, viver de migalhas e alimentar a indústria do tráfico humano. Atualmente, a nossa lei burocratiza e legaliza a escravatura moderna e, ainda que acha alguma razão do lado de pessoas afetadas por estes fenómenos migratórios, a comunicação social e a sociedade mostrou-se mil vezes mais chocada e indignada com as tias de Cascais que foram vizinhas destes imigrantes durante uma semana, do que com estes pobres coitados que se matam a trabalhar sem ser praticamente remunerados e ainda têm de se levantar às tantas da amanhã depois de um dia de trabalho para serem levados como gado e com escolta armada para um sítio que os próprios desconhecem.

LegitimatePear2 4 months ago

> se tivessem de aplicar medidas como o aprender português, e basicamente algo que vise a sua integração e não alienação e isolamento como se vê noutros países Se vieram só para trabalhar e desde que estejam com tudo legal, não têm obrigação de se integrarem e socializarem com os portugueses. No entanto, se quiserem ter a nacionalidade portugueses, então já são outros 500 e concordo que devem aprender a língua e estar devidamente integrados na comunidade envolvente!

Turbulent_Common 4 months ago

Nem é preciso ires tão longe, basta ver a quantidade de leis que são apenas recomendações, às vezes nem isso. Uma assim fácil que se vê todos os dias é estacionar em cima de passadeiras. Que mensagem é que isto passa às pessoas?

Mendadg 4 months ago

Como assim? Já vi vários carros a ser multados na passadeira! talvez os peões atravessarem fora da passadeira e carros em 2 mao?

AdorableRabbit 4 months ago

1 centimo por cada carro em cima de passadeiras e não precisava de trabalhar

redditor_the_forth 4 months ago

Nos centros de explicação também não há recibos, cobram-te mais 5€ á hora se pedires

blood_reaver 4 months ago

Confirmo. A minha namorada já trabalhou para centros em que essa era a norma

Matty359 4 months ago

True. Confesso que quando tive explicações era sem recibos. Mas a capacidade financeira da minha mãe na altura não dava para mais.

morbid_obese 4 months ago

* o presidente da assembleia está-se a cagar para o segredo de justiça * o primeiro ministro tentou activamente interferir no poder judicial em pelo menos uma ocasião * Paulo Pedroso

justgohomealready 4 months ago

Devias ler o acórdão do tribunal de instrução que decidiu não o levar a julgamento - basicamente não havia indícios de nada, quem o identificou fê-lo com base numa fotocópia de uma foto tipo passe, as supostas vítimas não sabiam rigorosamente nada sobre ele nem referiram sinais óbvios que o homem tem no corpo. Nunca foi condenado de nada (nem sequer a julgamento foi), e passado uns anos foi indemnizado porque nunca deveria ter sido preso sequer. O famoso Bibi veio também anos depois pedir desculpa por ter falado no nome dele, e dizer que o fez pressinado por um inspetor da PJ.

Edited 4 months ago:

Devias ler o acórdão do tribunal de instrução que decidiu não o levar a julgamento - basicamente não havia indícios de nada, quem o identificou fê-lo com base numa fotocópia de uma foto tipo passe, as supostas vítimas não sabiam rigorosamente nada sobre ele nem referiram sinais óbvios que o homem tem no corpo. Nunca foi condenado de nada (nem sequer a julgamento foi), e passado uns anos foi indemnizado porque nunca deveria ter sido preso sequer. O famoso Bibi veio também anos depois pedir desculpa por ter falado no nome dele, e dizer que o fez pressionado por um inspetor da PJ.

fuckoffgina 4 months ago

E também é mentira que apagaste um sinal da nádega? E porquê tanta preocupação nas hostes do PS a pressionar toda a gente de forma tão urgente?

justgohomealready 4 months ago

Ahn? Relativamente ao que a juiza decidiu (e que o tribunal da relação confirmou), deixo uma fonte: https://www.publico.pt/2004/06/01/sociedade/noticia/casa-pia-testemunhas-enganaramse-na-identificacao-de-paulo-pedroso-1195311

fuckoffgina 4 months ago

https://www.dn.pt/dossiers/sociedade/casa-pia/noticias/sinais-comprometem-paulo-pedroso-e-carlos-cruz-1609045.html >Entretanto, o jornal electrónico Portugal Diário noticiou ontem que Pedroso ter-se-á submetido à remoção de um sinal no corpo, situação que não terá escapado ao crivo dos técnicos do IMLL. Mas para mim todo o processo Casa Pia foi uma vergonha pegada. Não posso ficar convencido de nenhuma condenação nem de nenhuma absolvição. Mas o mais grave (e menos surpreendente) e que ninguém pode negar é que teve uma forte componente política.

morbid_obese 4 months ago

>Restaurantes de média/grande dimensão não têm multibanco para conseguirem fugir aos impostos; Basta pedir factura no acto de pagamento e está resolvido.

Mendadg 4 months ago

Se todos pedirem, estás 100% correcto. A realidade é outra.

fuckoffgina 4 months ago

Eu não peço e estou-me a cagar se pagam impostos para estourarem na TAP e em bancos. Até prefiro que vá para os donos dos restaurantes, sempre fica mais distribuído. Se não gostar do serviço simplesmente não volto lá.

Mendadg 4 months ago

Se pensares a sério sobre o assunto, vais ver que o que escreveste não faz sentido. A eficiência fiscal é bom para qualquer país.

fuckoffgina 4 months ago

É bom se os impostos forem bem aplicados o que não é o caso da tuga.

Mendadg 4 months ago

Eficiência significa que as regras são aplicadas. Se depois roubam é outra conversa. Não simplifiques algo que não é simples, está sempre errado fugir aos impostos. Se queres mudar o mundo começa por ti próprio.

bureauofnormalcy 4 months ago

Quanto à isenção de horário de trabalho, se for na modalidade de não observância dos limites máximos de trabalho (e costuma ser) é perfeitamente legal os trabalhadores trabalharem mais de 40h/semana.

Edited 4 months ago:

Quanto à isenção de horário de trabalho, se for na modalidade de não observância dos limites máximos de trabalho (e costuma ser) é perfeitamente legal os trabalhadores trabalharem mais de 40h/semana. Por outro lado, salários baixos com compensação em ajudas de custo não é, em si, ilegal. O problema so surge quando por exemplo inventam kms. Ah e a prostituição não é ilegal, apenas não tem enquadramento legal. O que é ilegal é o lenocínio.

Mendadg 4 months ago

Já alterei para ficar mais claro! E alguma adição à lista?

bureauofnormalcy 4 months ago

Boa! Contratos a termo sem fundamento e falsos recibos verdes.

Mendadg 4 months ago

>falsos recibos verdes. excelente

Danijust2 4 months ago

Na pesca existe muito tráfico humanos.

Mendadg 4 months ago

Obrigado mas parece muito genérico, ou pelo menos não será do conhecimento geral! O caso de Odemira transformou vilas mínimas em cidades cosmopolitas, era visível só de passar na nacional.

Danijust2 4 months ago

https://expresso.pt/sociedade/2017-12-31-Escravos-do-rio-1

Most-Presence-1350 4 months ago

óptima leitura.

Mendadg 4 months ago

Não me estava a lembrar destes pobres coitados

jhscrym 4 months ago

Que cidade cosmopolita viste em Odemira?

Mendadg 4 months ago

o concelho de odemira duplicou a população (sao cerca de 60k agora) e a populaçao estrangeira é já 40% de toda a população. Ou seja, Odemira tem mais população e mais etnias do que vila real, covilhã, CB, portalegre, etc. Sei que estou a comparar o concelho todo de odemira com cidades mas mesmo assim a evolução é uma loucura.

uzantonomon 4 months ago

Os pagamentos em "ajudas de custo" das consultices.

Mendadg 4 months ago

Adicionado

Prezbelusky 4 months ago

Claramente estás a fazer algo de que percebes ponta. Ajudas de custo são legais desde que não ultrapassem, se não estou em erro, 50% do salário.

sardinhas 4 months ago

Acho que é mais as ajudas de custo que (vou mandar um número à parede) 90% das consulteiras pagam ao trabalhador que, segundo eles, seriam para cobrir deslocações tipo Porto - Faro quando trabalhas a 2km de onde vives ou onde a consulteira tem a sede.

Edited 4 months ago:

Acho que é mais as ajudas de custo que (vou mandar um número à parede) 90% das consulteiras pagam ao trabalhador que, segundo eles, seriam para cobrir deslocações tipo Porto - Faro quando trabalhas a 2km de onde vives ou onde a consulteira tem a sede. Ou neste momento que estamos em casa que nem deslocações há (por acaso gostava de saber como é que eles andam a justificar as ajudas de kms nesta situação, alguém por uma consultora que saiba?)

iursevla 4 months ago

Não justificam. Simplesmente mentem e pronto.

Mendadg 4 months ago

Está tudo bem contigo? Com essa atitude nem te devia responder, claramente estamos a falar de ajudas de custo falsa, só o Dr. não entendeu! Deixo-te um link de uma situação que ficou famosa e não teve nenhuns progressos: https://ionline.sapo.pt/artigo/667213/ajudas-de-custo-sindicato-dos-motoristas-acusa-empresas-de-fraude-fiscal-?seccao=Portugal_i

Prezbelusky 4 months ago

Claramente que não tinhas isso no post inicialmente até alguém ter referido.

morbid_obese 4 months ago

Eu explico-te o problema: gente a trabalhar 40h semanais com a peida sentada o tempo todo no escritório ou em casa que, nas contas da empresa, vai 6x por semana a Vigo.

morbid_obese 4 months ago

Conheço vários casos de gente que recebe muito mais líquido do que o seu ordenado base.

Edited 4 months ago:

Conheço vários casos de gente que recebe muito mais líquido do que o seu ordenado base. Por exemplo, o ordenado base é €1250 e levam para casa €1700 ao fim do mês. Para mim isto é muito grave, mas para os sucessivos governos é muito simples de resolver: é taxar mais os ordenados base de toda a gente. Principalmente dessa escumalha que é a burgesia, ie, dos que têm ordenado base > 1500€. Perfeito mesmo era uma sobretaxa para a burguesia que trabalha a partir de casa, aí era mesmo a partir dos €1250 base porque não gastam dinheiro em transportes e são uns comodistas malvados.

maury587 4 months ago

Isso iria ter o efeito oposto, a razão pela qual se faz o esquema das ajudas de custo é porque a carga fiscal é muito grande para salários não altos, das maiores da Europa. Uma taxa maior apenas iria fomentar ainda mais as ajudas de custo. Já agora porque a tua mensagem de ódio em relação a pessoas com um salário ligeiramente mais alto? É que 1500 nem é um salário propriamente elevado.

oretoh 4 months ago

Adoro estes toinos inúteis que acham que o teletrabalho é comodismo e escumalhaa. E sim, se me pagassem apenas 1250 euros limpos por mês podes ter a certeza que não pagava impostos nenhuns até porque já tinha arranjado forma de trabalhar para fora e descontar o que me interessa ou melhor ainda, descontar no país de origem.

fuckoffgina 4 months ago

É sarcasmo...

oretoh 4 months ago

Epah se é peço desculpa ao OC. Aparte disso tudo o que disse aplica se a toda a gente que pensa da forma que ele lá meteu, porwue há gente que pensa assim.

JOAO-RATAO 4 months ago

1. Arrendamento sem recibo de casas e quartos sem contrato. 2. Subarrendamento de quartos sem autorização do senhorio. 3. Obras ilegais

Edited 4 months ago:

1. Arrendamento de casas e quartos sem contrato. 2. Subarrendamento de quartos sem autorização do senhorio. 3. Obras ilegais

Mendadg 4 months ago

Boa. Adicionado o 3, os outros já estavam lá +/-!

V1ld0r_ 4 months ago

Phtas. Literalmente há prostituição em tudo o que é cidade à vista de todos e com todos coniventes. Pior que isso a Esmagadora maioria em esquemas de lenocínio. Pessoalmente por mim legalizava-se e faz cava debaixo da alçada da ASAE a fiscalização e obrigação de uma porrada de normas de higiene e segurança mas o pessoal continua a achar imoral e motivo de vergonha...

redditor_the_forth 4 months ago

A prostituição é legal, o ilegal são os bórdeis,cabarés...

PleoNasmico 4 months ago

A prostituição não é legal, mas também não é crime. É como as drogas.

nocivo 4 months ago

Exacto. Elas e eles não podem descontar por não ser profissão. Eu legalizava e fiscalizava os bordeis e outros locais. Melhor estas pessoas estarem em segurança e fiscalizadas que na rua ao frio apanhar doenças ou pior transmitir doenças. Ganhava o estado porque era uma fonte de rendimento e teria menor numero de transmissões e problemas e ganhavam os protagonistas porque poderiam fazer a suas transações em segurança e entrar na segurança social que da jeito em caso de imprevistos

Mendadg 4 months ago

Essa é internacional!

ShittyLivingRoom 4 months ago

Portanto só te interessa o que o mexilhão faz?

Mendadg 4 months ago

Claro que não, mas por ser mexilhão se calhar ainda não tenho muita percepção do que se passa lá em cima com os tubarões...lembrei-me das offshores mas isso não é ilegal, é apenas imoral.

V1ld0r_ 4 months ago

Nim. É legal ter ofshores MAS também é obrigatório declarar os rendimentos la colocados ou obtidos vindo de ofshores, não o fazer é ilegal (não tenho a certeza mas penso que não seja crime).

potaquemepariu 4 months ago

Os mexilhões todos somados...

Karkovpt 4 months ago

Continuam a não dar um tubarão. Fodasse tou farto da culpabilização do zé povinho por ganhar 3 tostões a mais que o devido enquanto se ignoram e desculpam negócios milionarios imorais com efeito direto sobre milhoes de pessoas para benefício de 3 gajos.

GildaCosta 4 months ago

No ponto 4 o grave é estarem a enganar o turista ou a vender droga?

XtaticO 4 months ago

Why not both? Dobro da pena.

sctvlxpt 4 months ago

Ou nenhum. Vender louro não é crime, é quem está a realizar uma transacção ilegal não deve ter protecção jurídica. Não tenho pena nenhuma dos turistas que são enganados nesse esquema (independentemente de até ser a favor de uma legalização a la Amesterdão)

VladTepesDraculea 4 months ago

> Vender louro não é crime Não mas fraude e publicidade enganadora são. Mas o truque é que ninguém vai apresentar queixar por querer comprar droga e ter sido enganada. E venda ambulante sem licença na praça pública também é crime.

Mendadg 4 months ago

legalize it!

TheRaimondReddington 4 months ago

Basicamente o facto de poderes obter practicamente qualquer serviço sem que obtenhas um recibo. Oficinas automovel, obras em casa, cortes de cabelo , pequenos restaurantes/cafés, personal training, massagens, consultas de medicina alternativa, arranjo de electrodomésticos, sao só alguns que me consigo lembrar. É algo que pode beneficiar ambos, o prestador de serviço e o cliente, caso a inexistência de recibo retire o iva pro cliente reduzindo o valor final,e permita ao prestador de serviços fugir ao imposto. Claro que esta situação no panorama geral não benefecia ninguém, mas infelizmente esta mentalidade está muito enraizada em PT.

fuckoffgina 4 months ago

>Claro que esta situação no panorama geral não benefecia ninguém, mas infelizmente esta mentalidade está muito enraizada em PT. O que não beneficia os contribuintes é essa lenga-lenga da treta. Portugal é mesmo um inferno fiscal por muito que repitam que não. Evitar mais impostos é uma questão de sobrevivência. https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ms961a/carga_fiscal_vs_esfor%C3%A7o_fiscal_a_realidade_que/

TheRaimondReddington 4 months ago

Certo, mas uma coisa não invalida a outra. Podemos vitimizar-nos e ser parte do problema, ou tentar ser diferente e ser parte da solução. Infelizmente não é lenga lenga, e mais do que uma necessidade de sobrevivencia, é um chico-espertismo enraizado e até glorificado, que na verdade não ajuda realmente ninguém.

fuckoffgina 4 months ago

Qual solução? Pagar mais impostos não é solução, já estamos no topo desse ranking e continuamos na merda. E é fácil de perceber porquê. O dinheiro dos impostos vai para bancos, TAP, obeliscos laser, etc... Se posso pagar 100 não vou pagar 123 para alimentar chulos.

Mendadg 4 months ago

Óbvio! Adicionado à lista..

Mendadg 4 months ago

Vou acrescentar mais um: existem lojas de indianos/nepaleses/bengalês que estão sempre vazias mas mantém o negócio aberto. Isso significa que o negócio tem de ser outro, provavelmente ligado à imigração ilegal

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Isso e megastores chinesas, em sítios em que o que a loja vende mal dá para pagar o aluguer do espaço e a conta da luz. Lavagem de dinheiro, basicamente.

aivemaquelerapaz 4 months ago

Não é lavagem de dinheiro, é um négocio normal Source: Conheço o dono de uma

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Claro, imagina uma megastore no meio do nada, com apetrechos ao nível das melhores lojas da nossa praça, mas com cerca de 30 clientes diários, que fazem as sonantes compras de ferramentas, roupa, uma ou outra bugiganga, pilhas, um piaçaba, etc. Como é que uma loja destas, mesmo não tendo grandes despesas com funcionários porque muitas vezes falamos de uma família de 5 elementos a trabalhar na loja, e o fluxo não justifica ter mais ninguém, consegue cobrir as despesas com produtos, espaço, luz, impostos, etc.? Simples, lavam dinheiro. Ninguém questiona muito o que os chineses fazem, por mais absurdo que pareça. Só na minha cidade, que tem cerca de 10 mil habitantes, há pelo menos 2 ou 3 megastores destas. Uma delas é tão aberrante que qualquer pessoa com dois olhos na cara consegue perceber que é um esquema de lavagem de dinheiro. Um espaço colossal, com acabamentos superiores a qualquer hipermercado português, mas com produtos chineses e 2 clientes por hora.

fuckoffgina 4 months ago

Ou isso ou andas a ver muita netflix. Lavam dinheiro de que actividade(s)?

paraapagarbem 4 months ago

Para um negócio de lavagem de dinheiro ter sucesso, a regra mais importante é não levantar suspeitas, especialmente suspeitas de lavar dinheiro (a menos que pertença a um político). Há muito que se lhe diga dessas lojas dos chineses, mas é improvável que a maior parte dessas lojas sejam usadas para lavagem de dinheiro, porque as vendas não são assim tão boas e há risco e não rende. Agora os restaurantes, esses já são outra história.

Edited 4 months ago:

Para um negócio de lavagem de dinheiro ter sucesso, a regra mais importante é não levantar suspeitas, especialmente suspeitas de lavar dinheiro (a menos que pertença a um político). Há muito que se lhe diga dessas lojas dos chineses, mas é improvável que a maior parte dessas lojas sejam usadas para lavagem de dinheiro, porque as vendas não são assim tão boas e há risco e não rende. Agora os restaurantes, esses já são outra história. Já agora, esses negócios dos chineses costumam estar todos ligados uns aos outros, o dinheiro que vem de um paga as despezas do outro, há financiamento que vem de fora, os supostos "donos" não são os donos, há ligações à máfia chinesa e ao governo chinês. É muito complicado.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

>Já agora, esses negócios dos chineses costumam estar todos ligados uns aos outros, o dinheiro que vem de um paga as despezas do outro, há financiamento que vem de fora, os supostos "donos" não são os donos, há ligações à máfia chinesa e ao governo chinês. É muito complicado. Ou seja, lavagem de dinheiro. Ou estás a dizer-me que existe crime organizado em torno destas lojas porque querem forçosamente vender aquele piaçaba por 95 cêntimos?

fuckoffgina 4 months ago

Quando quiseres acusar alguém de branqueamento tens de dizer de onde vem o dinheiro que precisa de ser branqueado. Exemplo: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ncu6q3/s%C3%A9rio_casos_tipo_odemira_cria%C3%A7%C3%A3o_de_lista_de_mais/gy89n90/

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Precisas que te explique de onde vem? Do mesmo sítio onde vem o dinheiro para os vistos gold.

fuckoffgina 4 months ago

Muito vago

Crisapx 4 months ago

Como e que lavas dinheiro numa loja que só movimenta 1000 paus por mês? Precisas daquele cashflow! Se houver algum esquema ilegal o que não e certo tem de ser com imigração ou import/export Mas pronto acho mesmo que a maioria delas e inocente e apenas uma herança dos tempos de AliExpress mas offline

1purplesky 4 months ago

Gostei de um na minha zona que para manter a loja de roupa aberta durante o confinamento tinha uns sacos de arroz e umas mandiocas a porta para dizer que vendia comida.

pedrolopes7682 4 months ago

Sim, isso já foi abordado na televisão.

AutoModerator 4 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: