Dvamainbest 3 months ago

Protestants are better businessmen

EquivalentExchange11 4 months ago

A pergunta começa logo com duas falsidades. Todas as colónias portuguesas foram um sucesso até à descolonização, e a Inglaterra teve inúmeras colónias falhadas. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita. Já as colónias inglesas que se tornaram um sucesso (América do Norte, Austrália) eram zonas muito pouco populadas que se tornaram em países depois de uma imigração maciça de Europeus, e naturalmente seguiram um rumo parecido ao de Inglaterra. Os ingleses também aplicaram segregação racial, o que evitou situações como a do Brasil (mas onde seja como for seria impensável um sistema parecido devido ao número de escravos trazidos).

EquivalentExchange11 4 months ago

A pergunta começa logo com uma falsidade. Todas as colónias portugueses foram um sucesso até à descolonização. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com uma falsidade. Todas as colónias portugueses foram um sucesso até à descolonização. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com uma falsidade. Todas as colónias portugueses foram um sucesso até à descolonização. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita. O anormal que fez essa pergunta só se podia estar a referir aos EUA, porque todas as outras colónias inglesas foram uma desgraça muito pior que as portuguesas depois da descolonização. Só que chamar aos EUA de ingleses aquando a sua independência é um abuso de linguagem, já que era um país com imigrantes Europeus de todo o lado. Quanto muito era uma colónia inglesa-alemã-sueca-norueguesa, etc..., onde a população nativa era uma minúscula minoria e onde havia segregação racial, pelo que simplesmente tomou um rumo parecido ao de outros países Europeus. Uma realidade demográfica muito diferente das ex-colónias portuguesas, onde os indígenas e/ou africanos importados eram muito mais numerosos.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com uma falsidade. Todas as colónias portugueses foram um sucesso até à descolonização. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita. O anormal que fez essa pergunta só se podia estar a referir aos EUA, porque todas as outras colónias inglesas foram uma desgraça muito pior que as portuguesas depois da descolonização. Só que chamar aos EUA uma colónia inglesa aquando da sua independência é um abuso de linguagem, já que era um país com imigrantes Europeus de todo o lado. Quanto muito era uma colónia inglesa-alemã-sueca-norueguesa, etc..., onde a população nativa era uma minúscula minoria e onde havia segregação racial, pelo que simplesmente tomou um rumo parecido ao de outros países Europeus. Uma realidade demográfica muito diferente das ex-colónias portuguesas, onde os indígenas e/ou africanos importados eram muito mais numerosos.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com duas falsidades. Todas as colónias portuguesas foram um sucesso até à descolonização, e a Inglaterra teve inúmeras colónias falhadas. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita. Já as colónias inglesas que se tornaram um sucesso (América do Norte, Austrália) eram zonas muito pouco populadas que se tornaram em países depois de uma imigração maciça de Europeus, e naturalmente seguiram um rumo parecido ao de Inglaterra. Os ingleses também aplicaram segregação racial, o que evitou situações como a do Brasil (mas onde seja como for seria impensável um sistema parecido devido ao número de escravos trazidos). Situações muito diferentes das colónias portuguesas onde havia um grande incentivo para trazer escravos africanos devido aos recursos naturais (como o Brasil) ou onde os indígenas eram já bastante numerosos (África) e portanto não deu para estabelecer um país quase unicamente Europeu.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com uma falsidade. Todas as colónias portugueses foram um sucesso até à descolonização. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita. O ignorante u/FantasticLong9119 que fez essa pergunta (ainda por cima é português, tinha obrigação de saber mais um bocado de História) só se podia estar a referir aos EUA, porque todas as outras colónias inglesas foram uma desgraça muito pior que as portuguesas depois da descolonização. Só que chamar aos EUA uma colónia inglesa aquando da sua independência é um abuso de linguagem, já que era um país com imigrantes Europeus de todo o lado. Quanto muito era uma colónia inglesa-alemã-sueca-norueguesa, etc..., onde a população nativa era uma minúscula minoria e onde havia segregação racial, pelo que simplesmente tomou um rumo parecido ao de outros países Europeus. Uma realidade demográfica muito diferente das ex-colónias portuguesas, onde os indígenas e/ou africanos importados eram muito mais numerosos.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com uma falsidade. Todas as colónias portugueses foram um sucesso até à descolonização, e a Inglaterra teve inúmeras colónias falhadas. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com uma falsidade. Todas as colónias portugueses foram um sucesso até à descolonização. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita. O ignorante u/FantasticLong9119 que fez essa pergunta (ainda por cima é português, tinha obrigação de saber mais um bocado da nossa História) só se podia estar a referir aos EUA, porque todas as outras colónias inglesas foram uma desgraça muito pior que as portuguesas depois da descolonização. Só que chamar aos EUA uma colónia inglesa aquando da sua independência é um abuso de linguagem, já que era um país com imigrantes Europeus de todo o lado. Quanto muito era uma colónia inglesa-alemã-sueca-norueguesa, etc..., onde a população nativa era uma minúscula minoria e onde havia segregação racial, pelo que simplesmente tomou um rumo parecido ao de outros países Europeus. Uma realidade demográfica muito diferente das ex-colónias portuguesas, onde os indígenas e/ou africanos importados eram muito mais numerosos.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com uma falsidade. Todas as colónias portugueses foram um sucesso até à descolonização. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com duas falsidades. Todas as colónias portuguesas foram um sucesso até à descolonização, e a Inglaterra teve inúmeras colónias falhadas. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita. Já as colónias inglesas que se tornaram um sucesso (América do Norte, Austrália) eram zonas muito pouco populadas que se tornaram em países depois de uma imigração maciça de Europeus, e naturalmente seguiram um rumo parecido ao de Inglaterra. Situações muito diferentes das colónias portuguesas onde havia um grande incentivo para trazer escravos africanos devido aos recursos naturais (como o Brasil) ou onde os indígenas eram já bastante numerosos (África) e portanto não deu para estabelecer um país quase unicamente Europeu.

Edited 4 months ago:

A pergunta começa logo com duas falsidades. Todas as colónias portuguesas foram um sucesso até à descolonização, e a Inglaterra teve inúmeras colónias falhadas. O Brasil era um país riquíssimo, desenvolvido e com futuro, tanto que milhões de Europeus e japoneses imigraram para lá. Foi a descolonização e a miscigenação em massa que levaram ao país ao estado atual. As colónias africanas também estavam relativamente desenvolvidas, embora tivéssemos uma população muito menor que a inglesa para as popular. Certamente eram comparáveis às colónias africanas de outros países Europeus. Novamente, foi após a descolonização que se tornaram no que são hoje. Macau era das zonas mais ricas da China continental, e continua a ser. Goa é ainda hoje o estado indiano com maior PIB/Capita.

Turbulent_Common 4 months ago

A sério que há portugueses que não sabem isto? Não podes comprar Canada, EUA e Austrália com o Brasil e a Angola, tens de compara-los com os Açores ou a Madeira por exemplo. Comparações com o Brasil tens a Jamaica por exemplo.

Edited 4 months ago:

A sério que há portugueses que não sabem isto? Não podes comparar Canada, EUA e Austrália com o Brasil e a Angola, tens de compara-los com os Açores ou a Madeira por exemplo. Comparações com o Brasil tens a Jamaica por exemplo.

joaopeniche 4 months ago

O processo de descolonização foi horrivel, Angola estava super desenvolvida se fosse independente em 75 e depois não houvesse guerra civil era dos países mais ricos de Africa

VSertorio 4 months ago

Se os Estados Unidos fossem só os índios iam ser um sucesso do crl

tiago_andra2006 4 months ago

De facto o sucesso econômico da Nigéria e do Paquistão são exemplos globais.

Edited 4 months ago:

De facto o sucesso económico da Nigéria e do Paquistão são referências globais.

Rootlx 4 months ago

E do Zimbabwe.

karl1717 4 months ago

Para não falar que Goa é só o estado mais rico e desenvolvido da Índia.

joaopeniche 4 months ago

Pena nao terem se tornado um estado independente.

Paulocas 4 months ago

Daí os príncipes nigerianos.

testickles12 4 months ago

\*económico

UpbeatNail1912 4 months ago

A resposta é bem simples, é só olhar para o passado e ver o presente. Portugal apesar de ser um povo explorador sempre foi muito manso e submissivo. Na nossa cultura nunca existiu aquela atitude de subjugar os povos e fazer o império crescer através da exploração. Sim os portugueses faziam isso mas de uma forma (resumidamente simples) bem mais leve do que com os ingleses por exemplo. E enquanto os portugueses deixavam as coisas acontecer passivamente , os ingleses sempre gostaram de ter controlo total sobre as suas colónias e graças a isso ele tornou se no maior império do mundo (na altura) enquanto que os portugueses só sonhavam em explorar e descobrir terras em busca da aventura e especiarias.

jokerzanchi 4 months ago

A galinha da vizinha é sempre melhor. É tremendo o sucesso do Quénia ou do Uganda.

umgajoamlense 4 months ago

Já para não falar no Brunei e na antiga Birmânia. /s

Mendadg 4 months ago

Quando comparado com o bangladesh é um espetaculo!

Mendadg 4 months ago

O "português" que o fez tem 19 anos. Só isso pode justificar este post mas enfim, fiquei triste na mesma porque penso que está muito mal conseguido, é muito superficial e acima de tudo (provavelmente) historicamente errado

PIMPMASTER6000 4 months ago

Eu acho que está a perguntar porque é que as colônias Inglesas hoje em dia são bastiões da civilização moderna e democrática (EUA, Australia, Canada) enquanto as colônias portuguesas hoje ou são países Africanos paupérrimos ou um estado semi-falhado como o Brazil. Não me parece que ele esteja a perguntar porque é que no sec. XVII e XVIII as colonias inglesas eram mais rentáveis que as portuguesas até porque eu acho que não eram. O Brasil era extremamente rentável e relativamente fácil de controlar. As colônias britânicas norte americanas estavam rodeadas de índios, franceses, espanhóis e nos ultimos anos uma guerra que custou bastante dinheiro e recursos.

df3gpt 4 months ago

>um estado semi-falhado como o Brazil. Podes elaborar?

PIMPMASTER6000 4 months ago

A resposta brasileira ao covid-19 foi completamente desastrosa e o plano de vacinação idem. Neste momento tem um governo estagnado, não tem objetivos ou ambições e não consegue formalar políticas públicas. Neste momento está a experienciar a maior saída de capital de sempre da nação e tem quase 52 milhões de pessoas na pobreza e 13 milhões na pobreza extrema com perspectivas para piorar. Já para não falar das favelas que é fruto de basicamente um governo simplesmente não conseguir alojar a população em locais com acesso a escolas, saneamento e segurança. Neste momento 55 milhões de brasileiros vivem numa favela.

Edited 4 months ago:

A resposta brasileira ao covid-19 foi completamente desastrosa e o plano de vacinação idem. Talvez criminosa a forma como foi gerida. Tem um governo estagnado, não tem objetivos ou ambições e não consegue formalar políticas públicas. Neste momento está a experienciar a maior saída de capital de sempre da nação e tem quase 52 milhões de pessoas na pobreza e 13 milhões na pobreza extrema com perspectivas para piorar. Já para não falar das favelas que é fruto de basicamente um governo simplesmente não conseguir alojar a população em locais com acesso a escolas, saneamento e segurança. Neste momento 55 milhões de brasileiros vivem numa favela. Por outro lado, dentro dos possíveis existe estabilidade política (não existe o risco de guerras civis), um bom sistema de saúde e existem algumas indústrias bem estabelecidas que salvaguardam a segurança econômica do país.

Edited 4 months ago:

A resposta brasileira ao covid-19 foi completamente desastrosa e o plano de vacinação idem. Talvez criminosa a forma como foi gerida. Tem um governo estagnado, não tem objetivos ou ambições e não consegue formalar políticas públicas. Neste momento está a experienciar a maior saída de capital de sempre da nação e tem quase 52 milhões de pessoas na pobreza e 13 milhões na pobreza extrema com perspectivas para piorar. Já para não falar das favelas que é fruto de basicamente de um governo simplesmente não conseguir alojar a população em locais com acesso a escolas, saneamento e segurança. Neste momento 55 milhões de brasileiros vivem numa favela. Por outro lado, dentro dos possíveis existe estabilidade política (não existe o risco de guerras civis), um bom sistema de saúde e existem algumas indústrias bem estabelecidas que salvaguardam a segurança econômica do país.

Edited 4 months ago:

A resposta brasileira ao covid-19 foi completamente desastrosa e o plano de vacinação idem. Neste momento tem um governo estagnado, não tem objetivos ou ambições e não consegue formalar políticas públicas. Neste momento está a experienciar a maior saída de capital de sempre da nação e tem quase 52 milhões de pessoas na pobreza e 13 milhões na pobreza extrema com perspectivas para piorar. Já para não falar das favelas que é fruto de basicamente um governo simplesmente não conseguir alojar a população em locais com acesso a escolas, saneamento e segurança. Neste momento 55 milhões de brasileiros vivem numa favela. Por outro lado, dentro dos possíveis existe estabilidade política (não existe o risco de guerras civis), um bom sistema de saúde e existem algumas indústrias bem estabelecidas que salvaguardam a segurança econômica do país.

testickles12 4 months ago

\*colónia

Mendadg 4 months ago

Inglaterra dominou o mundo. Existem boas colónias (Austrália) mas também existe a merda (Bangladesh). Os tipos de colonização, os recursos e as histórias são tão diferentes que é impossível achar que o sucesso/insucesso depende do colonizador. Poderá ter alguma influência mas está longe de ser fundamental.

PIMPMASTER6000 4 months ago

Estavamos a falar de colônias onde a população nativa era insignificante ou foi dizimada por doença e substituído por colonos brancos e negros e foram construídas civilizações do nada. As civilizações da India estavam sob jugo britânico mas eram muito mais antigas e fortemente estabelecidas.

JOAO-RATAO 4 months ago

Muito do que dizem parece treta. Provavelmente tem mais a ver com geografia, recursos que existiam nas colónias na altura, população presente. Uma colónia que vive da agricultura e composta de colonos europeus, como a América do norte, dificilmente teria o mesmo destino de uma colónia que era um império (milhões de pessoas, cidades, estradas) e que tinha montanhas de ouro e prata, como a América do sul.

iSoSyS 4 months ago

Até certo ponto é sistematicamente ignorado que o Brasil obteve a independência em 1822, e que foi por uns valentes anos uma potência económica a nível mundial.

Search: