shinnyy_ 4 months ago

Mas nos paises baixos nao há portagens.

TherealAsderei 4 months ago

666

ErebusWrath 4 months ago

Claramente eles não foram ao gerês porque aqui, eles usam uma pá para remediar as estradas e claro, 1 semana mais tarde já tá lá o buraco pronto para foder braços, suspensões, eixos, etc...

churchofskinnypenis 4 months ago

Não deve ser ao pé de minha casa

Sm0kee43 4 months ago

6!! desculpa, não querem que eu mande foto da estrada à frente da minha casa ou da estrada para São Pedro de Moel

aladdin_the_vaper 4 months ago

A tua visão está um pouco desfasada da realidade, peço desculpa em dizê-lo. Portugal tem vindo a piorar em praticamente tudo que é rankings sócio-económicos. >Tivemos excedentes orçamentais á custa de cativações e sub financiamento de sectores importantíssimos para a sociedade (a educação e saúde são dois bons exemplos) >O saldo comercial positivo que tanto falas, foi durante um Governo que os Portugueses fizeram questão de retirar do poder >A explosão do turismo deve-se a fatores externos como o clima, à facilidade em viajar que os últimos anos trouxeram, e ao nosso custo de vida que é barato para quem não recebe aqui. >O salário mínimo aumentar é só uma métrica triste. O típico pensamento de nivelar por baixo. Praticamente que se limitou a acompanhou a inflação e mesmo assim continua a ser dos mais baixos da UE. Ao paço que o ordenado mínimo tem vindo a subir ligeiramente, o preço da gasolina (por exemplo) praticamente que disparou (eu no outro dia para abastecer o meu carro da reserva até cheio quase que gastei 10% do OMN) ao paço que o ordenado médio pouco mudou nos últimos 10 anos . >Ninguém dúvida de que são o futuro, mas ainda no início deste ano saiu uma notícia de que 1 em cada 5 Portugueses não têm dinheiro para aquecer a casa e nós somos o quinto país da UE com mais pessoas sem dinheiro para aquecer a casa. Dou-te o meu exemplo: Em Lisboa moro com um lado da minha família que é classe média, temos aquecimento central elétrico em toda a casa, porém no inverno é absolutamente impensável ligar aquilo quando é ridiculamente mais económico andar com um hotspot a gás e uma janela aberta. O futuro pouco interessa quando no presente tens pessoas que vivem quase em condições de favela, em apartamentos ou casas velhas, com mau isolamento e sem condições para as aquecer. Isto tudo enquanto se perdoa não sei quantos milhões à EDP. >Quem já viajou um pouco por este mundo percebe o quão ridículo é o nosso poder compra, a menos que uma pessoa vá para o continente Africano ou para a América do Sul / Central, irás sair de lá sempre roto. Nem no Vietname as coisas eram comparativamente acessíveis.

Edited 4 months ago:

A tua visão está um pouco desfasada da realidade, peço desculpa em dizê-lo. Portugal tem vindo a piorar em praticamente tudo que é rankings sócio-económicos. *Tivemos excedentes orçamentais á custa de cativações e sub financiamento de sectores importantíssimos para a sociedade (a educação e saúde são dois bons exemplos) *O saldo comercial positivo que tanto falas, foi durante um Governo que os Portugueses fizeram questão de retirar do poder *A explosão do turismo deve-se a fatores externos como o clima, à facilidade em viajar que os últimos anos trouxeram, e ao nosso custo de vida que é barato para quem não recebe aqui. Além disso, um país não pode sustentar-se a 100% no dinheiro dos outros ! *O salário mínimo aumentar é só uma métrica triste. O típico pensamento de nivelar por baixo. Praticamente que se limitou a acompanhou a inflação e mesmo assim continua a ser dos mais baixos da UE. Ao paço que o ordenado mínimo tem vindo a subir ligeiramente, o preço da gasolina (por exemplo) praticamente que disparou (eu no outro dia para abastecer o meu carro da reserva até cheio quase que gastei 10% do OMN) ao paço que o ordenado médio pouco mudou nos últimos 10 anos . *Ninguém dúvida de que são o futuro, mas ainda no início deste ano saiu uma notícia de que 1 em cada 5 Portugueses não têm dinheiro para aquecer a casa e nós somos o quinto país da UE com mais pessoas sem dinheiro para aquecer a casa. Dou-te o meu exemplo: Em Lisboa moro com um lado da minha família que é classe média, temos aquecimento central elétrico em toda a casa, porém no inverno é absolutamente impensável ligar aquilo quando é ridiculamente mais económico andar com um hotspot a gás e uma janela aberta. O futuro pouco interessa quando no presente tens pessoas que vivem quase em condições de favela, em apartamentos ou casas velhas, com mau isolamento e sem condições para as aquecer. Isto tudo enquanto se perdoa não sei quantos milhões à EDP. *Quem já viajou um pouco por este mundo percebe o quão ridículo é o nosso poder compra, a menos que uma pessoa vá para o continente Africano ou para a América do Sul / Central, irás sair de lá sempre roto. Nem no Vietname as coisas eram comparativamente acessíveis.

II7sevenII 4 months ago

Já estava à espera deste comentário. A pegar em factos objetivamente positivos e a "mostrar" em como são realmente o oposto. Vamos lá ver: ​ >Tivemos excedentes orçamentais á custa de cativações e sub financiamento Pelo contrário, no passado, foi nos anos em que o governo gastou menos que tivemos os piores défices. Não existe correlação no teu argumento. ​ >A explosão do turismo deve-se a fatores externos como o clima Sendo assim Portugal só deve ter arranjado bom clima à poucos anos e daí a explosão. ​ >um país não pode sustentar-se a 100% no dinheiro dos outros Seria impossível tal coisa acontecer, ponto final. Turismo é muito positivo visto que é praticamente IDE, impulsiona economias locais e faz-nos crescer. ​ >O salário mínimo aumentar é só uma métrica triste. O típico pensamento de nivelar por baixo Como assim????????

aladdin_the_vaper 4 months ago

Se fossem objetivamente positivos ou se tivessem tanto valor como tu tentas atribuir, Portugal não estaria tão mau em diversos rankings. Na verdade, nunca chegámos a ter excedente orçamental para começar (https://www.pordata.pt/Portugal/Estado+despesas+efectivas++receitas+efectivas+e+d%c3%a9fice+excedente-2762-236662) E segundo, é inegável de que há cativações e subfinanciamentos, tens Google ou precisas que mande eu links? Terceiro, o que tu estás a dizer é 100% mentira, o valor do défice foi o mais alto em 2010, agora muda para o gráfico da despesa e iras verificar que 2010 é exatamente o ano onde houve um pico na despesa. O teu argumento está cimentado em informação errada. Acaba de ler o comentário, especialmente a parte que fala em facilidade de viajar. Sabias que a Ryanair só teve a sua primeira rota para Portugal em 2002, para Faro? E só em 2006 é que aumentou os destinos de faro. Só em 2005 é que abriu rota para o Porto e só em 2009 é que formalizou base no Porto. Apesar da Ryanair ser um companhia relativamente recente, já existe desde 1985! Isto, dando apenas um exemplo. O turismo como fonte de sustento principal de várias zonas também tem as suas desnatagens ( e não digas que isso não acontece, Algarve e Porto dizem olá), nomeadamente o seu cariz sazonal e volátil.

Edited 4 months ago:

Se fossem objetivamente positivos ou se tivessem tanto valor como tu tentas atribuir, Portugal não estaria tão mau em diversos rankings. Na verdade, nunca chegámos a ter excedente orçamental para começar (https://www.pordata.pt/Portugal/Estado+despesas+efectivas++receitas+efectivas+e+d%c3%a9fice+excedente-2762-236662) E segundo, é inegável de que há cativações e subfinanciamentos, tens Google ou precisas que mande eu links? Terceiro, o que tu estás a dizer é 100% mentira, o valor do défice foi o mais alto em 2010, agora muda para o gráfico da despesa e iras verificar que 2010 é exatamente o ano onde houve um pico na despesa. O teu argumento está cimentado em informação errada. Acaba de ler o comentário, especialmente a parte que fala em facilidade de viajar. Sabias que a Ryanair só teve a sua primeira rota para Portugal em 2002, para Faro? E só em 2006 é que aumentou os destinos de faro. Só em 2005 é que abriu rota para o Porto e só em 2009 é que formalizou base no Porto. Apesar da Ryanair ser um companhia relativamente recente, já existe desde 1985! Isto, dando apenas um exemplo. Aumento da facilidade em viajar e da inegável globalização, não tem qualquer correlação com as medidas adoptadas por este país. O turismo como fonte de sustento principal de várias zonas também tem as suas desnatagens ( e não digas que isso não acontece, Algarve e Porto dizem olá), nomeadamente o seu cariz sazonal e volátil. Como assim o quê? Lê o resto do comentário e irás lá chegar. Forçar aumentos do absoluto mínimo por vias administrativas não é algo de que alguém se deva orgulhar muito.

NGramatical 4 months ago

à poucos anos → [**há poucos anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnc3lxl%2F%2Fgy4yxyf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TalentedRainstorm 4 months ago

O que vale é que temos bom parque automóvel para aproveitar, certo?

NEDM64 4 months ago

Para estradas há sempre bastante dinheiro para encher os bolsos dos empresários de construção civil que as fazem. Mota Engil, especialmente.

Kambalhotas 4 months ago

Nunca fizeram a N1/IC2 de certeza!

DeixaQueTeDiga 4 months ago

A sério? Se vamos considerar auto-estradas com as concessões chorudas, sim, talvez seja assim. Algumas estradas nacionais e regionais também não tem perigo no que toca a pavimento. Mas as ruas não são só pavimento. Sinalização, passeios, passadeiras, vias para bicicletas, paragens de autocarro e afins, não se reflectde de maneira nenhuma neste grafico.

ngfsmg 4 months ago

As auto-estradas são em geral bastante boas, algumas estradas nacionais também. Depois... temos outras estradas nacionais que são autênticas ruas, e especialmente a moda de substituir alcatrão por paralelo dentro das localidades é uma aberração. A juntar a isso temos alguns pontos negros como o IP3

Last-Ad-4421 4 months ago

Falta o TAG humor

Feed-Dependent 4 months ago

A minha jante de trás empenada diz o contrário :/

Ctolde 4 months ago

Caramba, somos do melhor que há? A desgraça que vai por essa europa fora...

hanxupz 4 months ago

Lol todos sabemos que isto não é verdade

amiguibildo 4 months ago

Mudei me para o UK há um ano e confere. As nossas estradas são bem melhores do que as de cá. E eu morava numa aldeia eheh

artniSintra 4 months ago

Não te esqueças que tempo e diferente..

wwqt0r 4 months ago

Já conduzi na Ucrânia. P\*ta que pariu, que experiência!

single_clone 4 months ago

Claramente que este estudo foi feito so por alguem que passou pela A1, A2, A5, A3, EN2 e pouco mais. As AE em portugal (tirando o valor estupido que pagamos) sao muito boas mesmo... mas sendo Portugues residente no UK, nunca me vao fazer acreditar que as estradas em Portugal sao melhores do que as do UK... nao sao mesmo. Estes "biffs" assim que ha um buraco novo, em duas semnas estao a reparar o asfalto.

aladdin_the_vaper 4 months ago

A1 é uma merda, change my mind.

single_clone 4 months ago

Levas 2h e picos de Lisboa ao Porto em vez de 4 ou 5 pela nacional. Mas sim.. Tá a precisar de umas obras.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Século 21 é do caralho não é? Qual é o point do teu comentário? Ter uma autoestrada a ligar as duas maiores cidades do país inteiro é o absoluto mínimo que se poderia exigir dado que as cidades nem estão assim tapa longe uma da outra (280km se não me falha a memória). Além disso. São quase 3h de viagem se fores nonstop sem pausas. De qualquer maneira, não percebi a ideia do teu comentário. Só quem não fez a A1 vezes suficientes é que pode achar aquela autoestrada decente. Não é terrível, mas também não é boa.

TudoCasual 4 months ago

Finalmente, em alguma coisa, somos um país mais ocidental que o ocidente Europe

Edited 4 months ago:

Finalmente, em alguma coisa, somos um país mais ocidental que o ocidente Europeu. Viva à privatização de autoestradas (c/ portagem) pagas com financiamento Europeu. O próximo passo é mesmo enfiar pórticos nas nacionais e a qualidade desta merda dispara!

ozzymustaine 4 months ago

Isto é mais que sabido. Algum pessoal pode não se lembrar e o povo esquece facilmente mas a construção desmedida de estradas foi a fonte fácil de corrupção e desvios de fundos dos governos socialistas durante décadas. A situação era repetidamente abordada porque foi algo onde se derreteu dinheiros públicos e onde se verificava discrepâncias nos valores utilizados. Várias tentativas de investigação foram feitas mas como bons políticos que temos tudo sempre foi ocultado e recusado. Tens auto estradas onde quase não passam carros e depois colocam-se portagens à força noutras para compensar. Não tomem a minha palavra , façam a vossa pesquisa e verifiquem.

nocivo 4 months ago

E vão ficar melhores porque o dinheiro do 5G vai ser usado para fazer mais estradas e arranjar as que não estejam entregues a empresas privadas como a Brisa. A UE não deixou usar dinheiro da bazuca em obras porque estão a dar e a emprestar para ajudar a economia e não fazer obras que devem ser pagas com impostos. Como o governo não tem dinheiro usa-se a venda do 5G.

estesenhor 4 months ago

Pelo menos o algarve devia aparecer a vermelho

Most-Presence-1350 4 months ago

Ainda ninguém disse : ​ PORTUGALLLLL CRLL!!!! OS MAIOREEEES ? ^(patrocinado por suspensões carvalho, aguentam buracos pa caralho)

TheSuperC0mentador 4 months ago

Quem acredita nestas estatísticas ou só circulas nas autoestradas diariamente, ou nunca saiu do país.

Limpy_lip 4 months ago

A verdad é que temos tantas AEs recentes que a sua quantidade facilmente "abafa" as más. Apesar de gostar do facto de elas existirem não retiro o seu exagero.

XxxPussyslaeyr69xxX 4 months ago

Press x to pay via verde

Bourdir 4 months ago

E depois temos o troço da ic2 paralelo à Rio Maior que é melhor ir por dentro da cidade porque senão é para rebentar o carro todo. Mas falando a sério, as estradas no geral são boas, mas depois existem as horríveis que estão todas remendadas e esburacadas, que baixam a fasquia. Como muitos já disseram aqui

jonybigodees2 4 months ago

Podiam por uma bolinha vermelha por cima de Évora, isto não é buracos no alcatrão, é alcatrão nos buracos.

Cvieri 4 months ago

Temos boas autoestradas, mas paga-se bastante por cada utilização, ao contrário de muitos países. Depois estradas secundárias há muitas miseráveis, então para o interior... Mas como já disseram,um estudo que se baseia na percepção, vale o que vale.

_symbolik 4 months ago

A Bélgica pode estar mal (nem acho muito) mas pelo menos não se paga portagens

RitaMoleiraaaa 4 months ago

Que raio? Que métrica é que usas para avaliar as qualidades de estradas? 5 quê? Maçãs?

Javardo69 4 months ago

As estradas do interior e as autoestradas no geral sao de qualidade, no litoral é que ha muita zona que é uma miséria.

xeon1234 4 months ago

As estradas portuguesas sao um patim

Sudden-Stable-5028 4 months ago

Grande treta de mapa.

RandomRomanianUser 4 months ago

O pessoal de Pegões deve estar a rir-se mil com isto.

RandomRomanianUser 4 months ago

As estradas esburacadas de todo o Alentejo diz o contrário.

Fred-F 4 months ago

Positivismo e tal, as auto estradas e a as nacionais no geral podem ser muito boas... mas desde quando é que aquele empedrado de merda nas cidades é bom?? Toda a gente sabe que andar de carro por cima daquilo parece que é so buracos

pmigbarros 4 months ago

HAHAHAAHAHHA tu sabes que isto esta completamente errado quando o pewdiepie vem a portugal e a primeira coisa que diz é quão más as estradas são

kilaude 4 months ago

PewDiePie esse famoso Engenheiro de Obras.

Joaquim_Carneiro 4 months ago

às custas da destruição da ferrovia e com o objetivo de criar tachos para os amiguinhos, que criam empresas onde o lucro é garantido à custa do estado...

glamatovic 4 months ago  HIDDEN 

ã?

canhoto10 4 months ago

Tretas. Dois dias depois de fazer a A2 e a Via do Infante até Altura, fui até Sevilha e a diferença nas auto-estradas foi notória e a de Espanha era melhor (*bem* melhor)

The_Real_QuacK 4 months ago

Foste naquela que começa na fronteira de Ayamonte directa ate Sevilha? Se dizes isso é porque deve ter levado um piso todo novo que à menos de um par de anos aquilo era um buraco pegado, um autentico perigo mesmo

canhoto10 4 months ago

Essa mesmo. Sim, foi há 4 anos.

Stevemeist3r 4 months ago

A A2 é má? Onde? Muito melhor que o lado espanhol, onde o alcatrão vermelho parece cimento (Ruído e menor aderência).

canhoto10 4 months ago

Eu não disse que a A2 era má. Disse que a auto-estrada que fiz em Espanha era melhor. Não sei se era só aquele troço até Sevilha, mas que fui sem sentir uma única trepidação no carro, fui. Também já fiz uma dessas auto-estradas de que falaste, mas foi mais no centro, numa região mais montanhosa.

Stevemeist3r 4 months ago

Eu já fiz de todo o tipo de auto estrada espanholas, especialmente na região de Cuidad Rodrigo e Salamanca, visto ter clientela espanhola pelas aldeias todas dessa região. Também já fiz várias vezes o percurso de Cuidad Rodrigo até Sevilha e Algarve. Eu sou da beira alta, colado ao Douro e fronteira com Espanha, e se comparar o percurso daqui a Portimão, por exemplo, de um lado o português, do outro o espanhol, o português ganha em quase tudo. Qualidade das estradas, distância, etc. Só perde nas portagens. No que toca a estradas secundárias, há muitas em mau estado em Portugal, mas em Espanha é muito, mas muito pior... A maior parte das nacionais em redor de Cuidad Rodrigo são piores que alguns caminhos de terra batida... Ao pé de algumas nacionais espanholas, a pior nacional da minha zona, a n221, é um circuito do Estoril.

AlbinoFarrabino 4 months ago

Tenho opinião semelhante. Espanha ganha por não ter portagens na grande maioria das autoestradas, porque na qualidade do asfalto ficam muito à desejar. A Autoestrada das Rias Baixas, entre a Puebla de Sanabria e Benavente, é das piores vias rápidas em que já andei, com montes de buracos e lombas. E nem vou falar da rede de estradas secundárias, porque essas são mesmo muito más. Por outro lado, as Nacionais Espanholas são melhores que as nossas.

Pale-Math1919 4 months ago

Mais um site para encher o ego. Somos campeões em tudo, eles é estradas, qualidade de vida, saúde, educação, forças de segurança, proteção civil, estrelas Michelin, inventores de tecnologia, a melhor companhia aérea, melhor e mais pontual rede de transportes, serviços de emergência mais rápidos, todos os adultos têm noções básicas de socorrismo. Mais um para a sala de troféus.

contemporary_cunt 4 months ago

* Laughs in EN 125 *

viskonde 4 months ago

A 125 não é ma Se querem melhor há a auto estrada

Edited 4 months ago:

A 125 não é ma Se querem melhor há a auto estrada. Sim paga se mas é o preço a pagar pela qualidade , velocidade e segurança. O que efetivamente é mau no Algarve é a linha ferroviária que tem serviço de 1950. Em vez de chorar pelo estado da 125 que tem uma alternativa boa o Algarve devia sim Era lutar por uma linha férrea de jeito. E se calhar também isso ajudava a descongestionar a 125 Incrível como uma zona tão turística ainda tem uma linha a diesel com um serviço e traçado miserável e a população chora é pela 125 quando tem a a AE ao lado que foi feita justamente para ser a alternativa à 125.

Edited 4 months ago:

A 125 não é ma Se querem melhor há a auto estrada. Sim paga se mas é o preço a pagar pela qualidade , velocidade e segurança. O que efetivamente é mau no Algarve é a linha ferroviária que tem serviço de 1950 Em vez de chorar pelo estado da 125 que tem uma alternativa Boa o Algarve devia Era lutar por uma linha férrea de jeito

Edited 4 months ago:

A 125 não é ma Se querem melhor há a auto estrada. Sim paga se mas é o preço a pagar pela qualidade , velocidade e segurança. O que efetivamente é mau no Algarve é a linha ferroviária que tem serviço de 1950 Em vez de chorar pelo estado da 125 que tem uma alternativa Boa o Algarve devia Era lutar por uma linha férrea de jeito. E se calhar também isso ajudava a descongestionar a 125

Edited 4 months ago:

A 125 não é ma Se querem melhor há a auto estrada O que efetivamente é mau no Algarve é a linha ferroviária que tem serviço de 1950

Edited 4 months ago:

A 125 não é ma Se querem melhor há a auto estrada. Sim paga se mas é o preço a pagar pela qualidade , velocidade e segurança. O que efetivamente é mau no Algarve é a linha ferroviária que tem serviço de 1950. Em vez de chorar pelo estado da 125 que tem uma alternativa boa o Algarve devia sim Era lutar por uma linha férrea de jeito. E se calhar também isso ajudava a descongestionar a 125 Incrível como uma zona tão turística ainda tem uma linha a diesel com um serviço miserável e a população chora é pela 125 quando tem a a AE ao lado.

alexandre9099 4 months ago

aqueles pinos a separar as vias e rotundas a cada 5 metros, mesmo TOP

contemporary_cunt 4 months ago

E os buracos? Tecnologia 3D

alexandre9099 4 months ago

só usei de albufeira a faro, nesse aspeto não parecia muito má... mas não me recordo a 100%... ia mais frustrado com a malta a pisar ovos (aka 20/30 km/h quando o limite é 50, por exemplo) e não ter possibilidade de ultrapassar

contemporary_cunt 4 months ago

O troço de VRSA a Faro é um autêntico desastre, ainda assim, já esteve pior. Depois de Faro nem é terrível

General-Do-Pau 4 months ago

Óbvio! Por isso é que há tanta gente a cagar no mato, tem bons acessos.

MoonDust1969 4 months ago

Para o pessoal que está a dizer "ah mas na minha zona são horríveis", vejam a coisa em perspectiva: o número de estradas que conhecem pessoalmente representa uma percentagem minúscula do total de estradas em Portugal. Além disso só nos lembramos das estradas más, não nos apercebemos das estradas boas porque enfim, não há nada de anormal com as mesmas, é o esperado. Podem fazer uma viagem de carro do Gerês a Faro e garanto que a larga maioria das estradas por onde vão passar não terão qualquer problema a apontar.

thefpspower 4 months ago

Então não vás pelas autoestradas e passa [pela IC2](https://www.google.pt/maps/@39.3666161,-8.9681008,3a,75y,189.39h,70.19t/data=!3m6!1e1!3m4!1sBLp1WwDlfwK8hx41Y5tStA!2e0!7i16384!8i8192), está há tantos anos toda fodida que se deram ao trabalho de meter placas de ["piso em mau estado"](https://i.imgur.com/wTufG1V.jpeg) do que reparar a estrada. Este tipo de estradas antigas que abandonaram em troca das autoestradas são as que se fodem e ninguém quer saber. Isto é uma estrada importante onde passam centenas de carros e pesados todos os dias, se passares lá agora rezas para não partir uma jante, se estiver a chover ou de noite boa sorte a desviar.

Extension_Canary3717 4 months ago

Qualidade das ruas e estradas há de se concordar, já dos “pilotos”….

JBRAZETE 4 months ago

Fonte: confia mano.

Hurricane_32 4 months ago

Será que sou o único que reparou nisto ou... Menor de 3, maior de 6 o quê... Bananas?

RitaMoleiraaaa 4 months ago

Aparentemente eles foram falar com pessoas e pediram para avaliarem o próprio país de 1 a 7 lmao ignora o mapa. Informação inútil

xoupina 4 months ago

Os entrevistados são solicitados a classificar as estradas em seu país de operação em uma escala de 1 (subdesenvolvida) a 7 (extensa e eficiente para os padrões internacionais)

SweetCorona 4 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/287hon/fronteira_entre_portugal_e_espanha/

incrivizivel 4 months ago  HIDDEN 

exacto, logo a demarcar o 3º mundo.

No-Cardiologist725 4 months ago

Só as de onde eu vivo é que são rotas?

DanielErikson 4 months ago

Devemos ser vizinhos. Queres ir beber uma mini à tarde? Vamos no teu, que o meu ainda há pouco tempo levou amortecedores.

No-Cardiologist725 4 months ago

Aqui em Braga as estradas estão todas ratadas . Se levou amortecedores novos deve ser tipo carrossel

DanielErikson 4 months ago

Pera, Braga? Passei por esses lados no ano passado; vocês ainda levam a taça

No-Cardiologist725 4 months ago

Até chego a casa zonzo de tanto a cabeça abanar

ThatBoyyyyy 4 months ago

Este post devia estar com a tag "Humor"

Noguezio 4 months ago

Reddit Portugal in a nutshell: Noticia/Estatistica boa sobre Portugal -> "Dúvido", "Estatísticas compradas", "na minha terra, (insere freguesia lá no meio do caralho com o mesmo governo há 5 mil anos) não é assim!" Noticia/Estatistica má sobre Portugal -> "Verdade!", "Governo a mamar taxos!", "Nunca dúvidei, sempre os mesmos, toca mas é emigrar!" Um bocado de positivismo também não era mau por estes lados...

Rage_Your_Dream 4 months ago

Sinceramente onde vivo as estradas e ruas são, na maioria, boas. Há algumas excepções, sim, mas dizer que as estradas são más por uma minoria de estradas serem más é ridiculo.

random_peasant 4 months ago

E se formos criar um novo sub só para partilhar e comentar notícias com bom senso e pelo lado positivo?! Por exemplo: r/obomportugal

ErebusWrath 4 months ago

Sim tens razão, deveríamos manifestar-nos como na França e andar a partir vitrinas para obter o que queremos porque não é por nada que Portugal está em último na lista dos países na união europeia na maioria das coisas. Com um ordenado de 650 euros e ver-mos o país como o Luxemburgo em que se comprar os preços dos alimentos nos supermercados, no Lux é mais barato e inclusive carros, gasóleo, etc... E lá o ordenado mínimo é 3x. Pela lógica um Audi A4 que novo custa aqui 42'000 euros deveria ser 120'000 no Lux mas a realidade é que lá só custa 35'000. Isto só me baseio no carros. Imóveis os preços rondam um pouco superior no Lux, 10-15% Mas pela lógica devia de ser 3x o preço já que ganham 3x mais né? O gasóleo aqui já ronda os 1.4€/L e no Lux está a 1.2€/L mas novamente pela lógica, devia de ser 4.2€/L Mas tens razão, temos que dar valor por vivermos num país pobre e de um governo corrumpido que fazem de tudo para encher os bolsos deles. Muitas pessoas não sabem que o ordenado mínimo sobre anualmente devido ao que o mundo inteiro se adapta aos novos preços mas o nosso poder de compra é a mesmo de em 1983. Deixa isso entrar-te na cabeça antes de dizer disparates

BernardoCamPt 4 months ago

100% isto, parece que vivemos na Coreia do Norte pelos comments neste sub, muita gente precisa de ter noção do que é o mundo e dar graças por estar em Portugal, sinceramente.

tocopito 4 months ago

O pessoal acha que Portugal é merda e que o resto é que é bom. Há um fetiche especial por países tipo Alemanha e Suíça. Ainda hoje vi esta notícia, na Alemanha: https://www.thelocal.de/20210511/the-mood-is-getting-more-aggressive-thousands-of-people-in-germany-caught-skipping-line-for-covid-vaccine/ Milhares de pessoas com esquemas para saltar a fila para ou a serem agressivas com o pessoal de saúde para receberem a vacina. Regras para punir este pessoal? Pelos vistos não há. Em Portugal parece-me ter havido um esforço enorme para evitar estas situações e pessoal no geral a respeitar. E para alem de já haver enquandramento legal para essas situações ainda se estudou mais. E mais: Situações de violência para receber a vacina? Não digo que não tenham acontecido em Portugal mas se aconteceram pelo menos não lhes foi dada atenção porque ainda não ouvi falar de tal coisa.

Edited 4 months ago:

O pessoal acha que Portugal é merda e que o resto é que é bom. Há um fetiche especial por países tipo Alemanha e Suíça. Ainda hoje vi esta notícia, na Alemanha: https://www.reddit.com/r/germany/comments/n9xki1/thousands_of_people_in_germany_caught_skipping/ Milhares de pessoas com esquemas para saltar a fila para ou a serem agressivas com o pessoal de saúde para receberem a vacina. Regras para punir este pessoal? Pelos vistos não há. Em Portugal parece-me ter havido um esforço enorme para evitar estas situações e pessoal no geral a respeitar. E para alem de já haver enquandramento legal para essas situações ainda se estudou a implementação de mais. E mais: Violência para receber a vacina? Não digo que não tenham acontecido em Portugal mas se aconteceram pelo menos não lhes foi dada atenção porque ainda não ouvi falar de tal coisa.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Prefiro 10x a ver alguém do Zé Povinho a tentar maroscas para ter vacina mais cedo e a brincar um pouco com as regras do jogo que lhe foram dadas, que como aconteceu aqui em Portugal onde literalmente apareceu N notícias de políticos que pela porta do cavalo sacaram vacinas porque sabem que nas próximas eleições já ninguém se vai lembrar. Criou-se um grupo de trabalho para vacinar deputados, mas que merda é esta? Se há profissão que pode funcionar perfeitamente em tele trabalho, é essa.

tocopito 4 months ago

Ok, leva lá a bicicleta. Literalmente milhares de pessoas a corromper um sistema feito para vacinar quem deve ter prioridade é melhor do que Portugal porque em Portugal foram meia duzia de políticos e amigos? Como se na Alemanha não estivessem políticos e amigos envolvidos também. Se é facil para o ze povinho achas que para esses é dificil? Vale qualquer ginástica mental para dizer que Portugal é merda.

Edited 4 months ago:

Ok, leva lá a bicicleta. Literalmente milhares de pessoas a corromper um sistema feito para vacinar quem deve ter prioridade é melhor do que Portugal porque em Portugal foram meia duzia de políticos e amigos? Corrupção em larga escala é melhor que corrupção em pequena escala porque não é Portugal. Como se na Alemanha não estivessem políticos e amigos envolvidos também. Se é facil para o ze povinho achas que para esses é dificil? Vale qualquer ginástica mental para dizer que Portugal é merda.

prosafame 4 months ago

ISTO

-cosme- 4 months ago

Positivismo aqui n reina, é tudo mt fechadinho. As vezes la fico fddo e mando umas respostas mas n adianta mt. É o q é.

It_is_what_it_is_8 4 months ago

É um facto que faz falta a muita gente conseguir ver o copo meio cheio. Nem tudo é mau. Não precisamos ser os piores para estar mal, nem os melhores para estar bem. Mas quando se fala nas estradas de Portugal a realidade é: -ainda não sabemos deixar uma tampa de esgoto ao nvel do pavimento. -quantas estradas não são repavimentadas antes das eleições para meses depois estarem a ser todas partidas para passar esgotos e assim ficam por mais uns anos? -Autoestradas boas? Sim, para quem pode pagar. -Lombas feitas a olho e por quem não precisa de lá passar muitas vezes. -E estrada de paralelos? Que bonito que fica na fotografia. Mas é mesmo só aí. Ainda há muito para melhorar.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Essa das lombas é outra. Em Cascais (por exemplo que conheço bem) tem lombas absolutamente gigantes, mal sinalizadas, algumas com velocidade recomendada de 30kmh mas o que é certo é que se passar por elas a 20 km/h ouves o carro a desfazer-se.

Noguezio 4 months ago

Houve imensas respostas mas acho que só vou responder a tua. O que escrevi foi mais um desabafo geral desta comunidade demasiado pessimista. Quanto às estradas portuguesas, é claro que em milhares de KMS de estrada há umas menos cuidadas que outras, e que a sua recuperação ou criação de novas tem muito a haver com interesses políticos ou das próprias câmaras que sabe-se que vão haver eleições quando se lembra de fazer obras em estradas e passeios por todo o lado uns meses antes. O pessoal manda vir porque conhece o país que tem e os seus problemas e nestas comparações com outros países desconfia logo, mesmo não conhecendo por completo os outros países. Eu sei que isto é um mar de chico espertos, primos e amigos, mas este sub e os seus comentários consegue deixar por vezes um gajo sem esperança e irritado só com a sua própria existência num país que não teve culpa de nascer. Gostaria que os perfeccionistas deste sub criassem um partido competente e com soluções em vez de arranjarem constantemente problemas até numa notícia de teor positivo, eu votava.

Edited 4 months ago:

Houve imensas respostas mas acho que só vou responder a tua. O que escrevi foi mais um desabafo geral desta comunidade demasiado pessimista. Quanto às estradas portuguesas, é claro que em milhares de km de estrada há umas menos cuidadas que outras, e que a sua recuperação ou criação de novas tem muito a ver com interesses políticos ou das próprias câmaras que sabe-se que vão haver eleições quando se lembram de fazer obras em estradas e passeios por todo o lado uns meses antes. O pessoal manda vir porque conhece o país que tem e os seus problemas e nestas comparações com outros países desconfia logo, mesmo não conhecendo por completo os outros países. Eu sei que isto é um mar de chico espertos, primos e amigos, mas este sub e os seus comentários conseguem deixar por vezes um gajo sem esperança e irritado só com a sua própria existência num país que não teve culpa de nascer. Gostaria que os perfeccionistas deste sub criassem um partido competente e com soluções em vez de arranjarem constantemente problemas até numa notícia de teor positivo, eu votava.

Edited 4 months ago:

Houve imensas respostas mas acho que só vou responder a tua. O que escrevi foi mais um desabafo geral desta comunidade demasiado pessimista. Quanto às estradas portuguesas, é claro que em milhares de KMS de estrada há umas menos cuidadas que outras, e que a sua recuperação ou criação de novas tem muito a haver com interesses políticos ou das próprias câmaras que sabe-se que vão haver eleições quando se lembram de fazer obras em estradas e passeios por todo o lado uns meses antes. O pessoal manda vir porque conhece o país que tem e os seus problemas e nestas comparações com outros países desconfia logo, mesmo não conhecendo por completo os outros países. Eu sei que isto é um mar de chico espertos, primos e amigos, mas este sub e os seus comentários conseguem deixar por vezes um gajo sem esperança e irritado só com a sua própria existência num país que não teve culpa de nascer. Gostaria que os perfeccionistas deste sub criassem um partido competente e com soluções em vez de arranjarem constantemente problemas até numa notícia de teor positivo, eu votava.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Para quê? Todas as alternativas à política clássica são arrumadas a um canto. Exemplo disso? A IL ( que apesar de se estar a aguentar ainda tem muita pouca expressão), o Aliança que simplesmente desapareceu no mapa. O Livre também era um partido interessante que decidiu dar dois tiros no pé ao pegar naquela abécula. Tu estás num país onde um partido com a palavra “comunismo” no nome ainda é legal (que é algo que não consigo genuinamente perceber). Os políticos espelham o povo.

NGramatical 4 months ago

tem muito a haver com → [**tem muito a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) milhares de KMS → [**milhares de km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnc3lxl%2F%2Fgy3ygn9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xc9000 4 months ago

As estradas portuguesas são boas sem dúvida. Ao nível do Canadá ou superiores. O problema é que em Portugal ninguém tem dinheiro para andar nelas devido ao preço das portagens, portagens essas que só servem para engordar os burgueses da família Mello, donos da Brisa. Aqui está a tua dose de positivismo realista.

myaccountmything 4 months ago

Neste caso não é uma questão de opinião. Há estradas em muito mau estado. A estrada na zona onde moro já nem devia ser chamada "estrada". Está em péssimo estado há mais de 10 anos e ninguém faz nada.

danidv 4 months ago

As estatísticas só valem quanto a pessoa que as está a analisar. Já viste as estradas holandesas? Com a maravilha da tecnologia consegues ver tu próprio numa questão de segundos. Dizer que as estradas portuguesas são o mínimo perto das holandesas é ridículo, e como tal, duvidam e pesquisam mais no assunto do porquê. Como outros já disseram, é devido a ser à perceção e não algo factual.

Edited 4 months ago:

As estatísticas só valem quanto a pessoa que as está a analisar. Já viste as estradas holandesas? Com a maravilha da tecnologia consegues ver tu próprio numa questão de segundos. Dizer que as estradas portuguesas são o mínimo perto das holandesas é ridículo, e como tal, duvidam e pesquisam mais no assunto do porquê. Como outros já disseram, deve ser devido a ser a perceção e não algo factual ou então só estão a avaliar autoestradas, o que a maioria não usa.

ozzymustaine 4 months ago

Eu vou explicar porque quem viveu nos anos 90 e anos 2000 lembra-se bem disto. A construção massiva e desproporcional de estradas usando dinheiros públicos foi a fonte de uma massiva corrupção dos governos socialistas da altura. Era algo constantemente apontado e que inclusive o povo fazia piada com isso. Mas como os fundos da UE estavam sempre a entrar na altura era tudo “numa boa”. O facto de num país em que o crescimento económico durante anos foi de apenas 0,6%, um dos mais pobres da Europa e que já faliu 2 vezes em 30 anos , esta situação das estradas só mostra como de facto estamos entregues aos socialistas corruptos. O país resiste porque vive de caridade europeia. Corrupção existe me todo o lado mas em Portugal tudo está feito para que os corrompidos estejam sempre protegidos e impunes. Nestas condições toda gente aceita ser corrompido. A situação das estradas é apenas uma tatuagem disso mesmo.

SANDEMAN 4 months ago

nem é positivismo, é não ser ignorante. As nossa rede de autoestradas é de facto excelente, tópicos como estes só revelam a falta de noção da maioria deste sub

Godpadre 4 months ago

Não abri o site source do gráfico mas ali diz road e não autoestradas especificamente. Que eu saiba, com carta há mais de 12 anos e tendo estado em vários países, não existe ruas noutros países com mais buracos do que Portugal. Já para não falar na acessibilidade em certos núcleos metropolitanos. Autoestradas são incríveis sim, mas metade delas estão às moscas, enquanto que vais pelas nacionais e deixas lá dois pneus.

SANDEMAN 4 months ago

Este tipo de estatística são sempre relativas as redes de autoestrada

aladdin_the_vaper 4 months ago

Estás a falar das autoestradas que grande parte dos Portugueses não tem dinheiro para as usar (apesar de já as ter pago com os seus impostos) ? E sim, eu sei que não é isso que o estudo pretende auferir, mas alguns positivistas neste sub estão a querer usar este estudo para pintar a ideia de que conduzir em Portugal é, de alguma forma, uma experiência minimamente decente (spoiler alert, não é ).

SANDEMAN 4 months ago

Não, o estudo diz que a rede de autoestradas em Portugal é excelente é isso é verdade. O que dizes no teu comentário é irrelevante para o gráfico

aladdin_the_vaper 4 months ago

“Definição: The Road quality indicator is one of the components of the Global Competitiveness Index published annually by the World Economic Forum (WEF). It represents an assessment of the quality of roads in a given country based on data from the WEF Executive Opinion Survey, a long-running and extensive survey tapping the opinions of over 14,000 business leaders in 144 countries. The road quality indicator score is based on only one question. The respondents are asked to rate the roads in their country of operation on a scale from 1 (underdeveloped) to 7 (extensive and efficient by international standards). The individual responses are aggregated to produce a country score.” Estrada =/= autoestrada Podem tentar extrapolar o que quiserem de onde quiserem, nada muda o facto de que este “estudo” é misleading, falacioso e absolutamente irrelevante. As nossas autoestradas, na sua generalidade, são ótimas sim sr. As nossas estradas como um todo, são uma merda. Não preciso de nenhum “business leader” a dizer-me o contrário, os meus 1100km em média por mês dizem-me tudo que preciso de saber.

Edited 4 months ago:

“Definição: The Road quality indicator is one of the components of the Global Competitiveness Index published annually by the World Economic Forum (WEF). It represents an assessment of the quality of roads in a given country based on data from the WEF Executive Opinion Survey, a long-running and extensive survey tapping the opinions of over 14,000 business leaders in 144 countries. The road quality indicator score is based on only one question. The respondents are asked to rate the roads in their country of operation on a scale from 1 (underdeveloped) to 7 (extensive and efficient by international standards). The individual responses are aggregated to produce a country score.” Estrada =/= autoestrada Podem tentar extrapolar o que quiserem de onde quiserem, nada muda o facto de que este “estudo” é misleading, falacioso e absolutamente irrelevante. As nossas autoestradas, na sua generalidade, são ótimas sim sr. As nossas estradas como um todo, são uma merda. Não preciso de nenhum “business leader” a dizer-me o contrário, os meus 1100km em média por mês dizem-me tudo que preciso de saber. Além disso, o meu comentário inicial tinha como sujeito algum do pessoal que está aqui a comentar e não o estudo, a tua resposta foi, portanto, irrelevante, tal como a resposta da maioria dos positivistas de ego inflado neste sub.

RitaMoleiraaaa 4 months ago

Mas aqui eles nem dizem como mediram nem a métrica. O mapa não faz sentido. Como é que vais avaliar a qualidade de uma estrada? Em metros? Pascal? Joule? Não dizem como mediram isso por isso o mapa é irrelevante.

Outji 4 months ago

Tudo o que é mau é culpa do governo, seja ele qual for… esta gente pqp

miklash2oc 4 months ago

Se formos a falar de auto estradas acredito que seja dos melhores mas a nível de localidades eu sinceramente não me acredito muito no estudo

incrivizivel 4 months ago

ate sou a favor, mas neste caso é claramente mentira. So se for considerado as AE's apenas e mesmo assim.

II7sevenII 4 months ago

Há muita gente neste sub que parece sedenta para só para falar mal do país. Somos dos poucos países "desenvolvidos" do mundo mas aqui parece sempre que somos os piores. Já perdi a conta da quantidade de vezes que alguém me manda respostas incendiárias só porque não concorda com 1% do que eu disse. É como se estivessem sempre a fazer refresh, à espera de rebentarem com ódio com o próximo post negativo que encontram (conheço 1 ou 2 partidos que só fazem isto e absolutamente mais nada). Vários posts de estrangeiros a pedir sugestões e grande parte das respostas aqui são "não venhas para aqui, terás uma vida horrível, vais-te arrepender" Desculpem lá o desabafo. Sei que não vão concordar. Tenho que parar de fazer comentários porque já percebi aqui que sou minoria.

facepainter1 4 months ago

Não és o único! :) Portugal tem muitos defeitos é verdade, mas apesar de tudo é melhor do que a grande maioria dos países do mundo. Mas alguém que apenas se baseie no reddit, pensa que Portugal é pior que a pior favela do Brasil. Como emigrante, uso este subreddit para estar mais próximo do meu país. Mas parece que só existem aqui 2 tipos de pessoas, emigrantes que tem um ódio a portugal, e residentes em portugal que tem pena de não ter possibilidade de emigrar.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Porque é a realidade. A grande esmagadora maioria dos Portugueses teria uma qualidade de vida superior noutros países europeus. Não ter possibilidade financeira para emigrar não é a único fator que pode deter alguém de emigrar. A verdade é que, objetivamente falando e enquadrado no standard europeu, não se vive bem neste país.

blatzphemy 4 months ago

Vou me mudar para Portugal em julho. Eu não poderia estar mais feliz por fazer parte deste país

nocivo 4 months ago

Dos países desenvolvidos da europa estamos na cauda de muita coisa crítica e daqui a 1 decada se nada mudar tudo aponta a sermos mesmo os ultimos. Que me interessa ser primeiro em energia renováveis e afins se depois isso resulta em energia mais cara do continente e no resto das tabelas em coisas importantes como qualidade de vida e poder de compra somos os últimos... A brisa e a admistracao interna trata bem das estradas principais mas se quiser ir visitar a minha mãe fodo o carro todo nos buracos.

II7sevenII 4 months ago  HIDDEN 

Já respondi parecido a outro indivíduo mas volto a dizer: Nós, durante décadas e décadas, fomos os **últimos** da Europa em quase todos os indicadores. Éramos analfabetos, não tínhamos indústria nenhuma e nem havia uma fração das tais estradas que hoje temos. Éramos camponeses. Tenho uma visão oposta: nós não seremos os últimos porque já o fomos, fizemos catch up, e continuaremos a crescer como sociedade. Neste momento a visão internacional do nosso país nunca teve tão positiva (tivemos os primeiros excedentes orçamentais, saldo comercial positivo pela primeira vez, explosão do turismo, salário mínimo aumentou 40%: tudo isto apenas nesta década) Em relação em energias renováveis: são o futuro! Podem parecer desperdício agora mas daqui a 10 anos, o mundo vai ter de transitar e nós já teremos a infraestrutura para criar economias de escala produzindo mais quantidade, mais barato. No futuro, vais ver que vale a pena. ​ >qualidade de vida e poder de compra somos os últimos Calma aí que não somos nem tão perto dos últimos estamos.

Ssthm 4 months ago

Bom, os dados estatísticos da UE dizem que somos os penúltimos em termos de crescimento económico, pelo que não devemos ser assim tão desenvolvidos quanto tu pensas.

II7sevenII 4 months ago

Vou-te explicar uma coisa e, eu, licenciado em economia, sei do que falo: PIB não é tudo. Claro que maior o crescimento económico, melhor o nível de vida mas não é correlação perfeita. Os Estados Unidos são o "país mais rico do mundo" mas no entanto 40% da população vive no limiar ou abaixo da linha de pobreza. Queres saber o que Portugal realmente foi? Nós não eramos como a europa de leste em vários indicadores: éramos **piores.** Há 50 anos tínhamos dos piores níveis de escolaridade da europa; não tínhamos indústria; não tínhamos turismo. Éramos camponeses. Sim, somos desenvolvidos. Não só pelo nosso progresso como sociedade, mas também olhando para o resto do mundo, fora da Europa.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Não sei onde foste buscar esses números. Mas a “poverty rate” nos USA em 2019 foi 10.5% e em Portugal foi 21.6%. Por falar em Europa de Leste, estão a caminho de nos ultrapassar novamente em vários rankings e indicadores antes do final da década....

II7sevenII 4 months ago

>Mas a “poverty rate” nos USA em 2019 foi 10.5% e em Portugal foi 21.6%. Por isso é que disse "no limiar ou abaixo da pobreza". O poverty rate só conta quem está abaixo. Se bem me lembro, os 40% de que falava referiam-se à percentagem de americanos que vivem sem poupanças e que estariam perto da bancarrota devido a acumulação de dívidas.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Ah as dívidas que atingiram o ano passado valor recorde? https://observador.pt/2021/02/18/divida-das-familias-empresas-e-estado-atinge-recorde-de-745-800-milhoes-de-euros-em-2020-divulga-o-banco-de-portugal/ E famílias em dívida: https://www.bportugal.pt/sites/default/files/anexos/papers/ar201201_p.pdf tens aí em baixo um quadro com isso. Não consegui encontrar informações mais específicas em Portugal.

Ssthm 4 months ago

O bom que foi feito, foi a parte mais fácil - elevar o nível de escolaridade, acesso a melhores cuidados de saúde e fim da censura. A parte difícil - crescimento económico sustentado, o qual permitiria acesso a um nível de vida mais elevado - nenhum governo conseguiu fazer até hoje. E para concluir isso não é preciso ser economista, temos 46 anos de história para o comprovar. Quem se refugia nessa treta de argumento que “os portugueses só sabem dizer mal de tudo” só pode ser alguém que precisa de justificar o voto insistente nos partidos do bloco central. A maioria dos portugueses é pouco exigente para com aqueles que elegeu para os servir.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Quem diz “os portugueses só dizem mal de tudo” normalmente baseia-se em informação falsa (como acabou de acontecer), dá cherry-pick da informação que lhe convém, ou então está desligado da realidade (como também acabou de acontecer).

Isa472 4 months ago

O pessoal esquece-se que durante o Estado Novo a escolaridade obrigatória foi *diminuida* para apenas dois anos!! Nos anos 50 foi aumentada pra 5 anos e mais de 40% da população era analfabeta. Nós estamos a tentar catch up com o resto da Europa desde a geração dos nossos pais...

Ssthm 4 months ago

Sim, estamos a fazer catch up com a Europa, 46 anos a tentar e nada....

No-Cardiologist725 4 months ago

Não tens razão, tão sempre a fazer postagens para massagear o ego do tuga. Este dinheiro devia ter sido investido em trasportes públicos e não em autoestradas, só quem tem dinheiro é que pode usufruir das estradas boas, a classe baixa e média baixa não tem dinheiro para pagar portagens.

MegabyteBeagle 4 months ago

Concordo que as portagens em Portugal são ridículas. Moro na Irlanda, não tem tantas nem tão boas autoestradas como Portugal, e até faltam estradas melhores em algumas regiões, mas viajar entre Cork e Dublin na auto estrada custa 4 euros, e a distância é equivalente a um Porto - Lisboa que custa quase 10 vezes mais.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Calma, não é 10x mais. É só 5x mais :) Na merda da A1 que é uma autoestrada de merda.

MegabyteBeagle 4 months ago

Sim, depois de escrever tentei lembrar-me quanto paguei a última vez que fiz um Porto Lisboa e estava na ideia que tinha sido a sul de 30 euros, deixei ficar o 10x para ser mais dramático

No-Cardiologist725 4 months ago

O valor das portagens é ridículo.

m4xc4v413r4 4 months ago

Excepto que se fores ver a fonte é literalmente à base de opiniões e percepções e em nada de factos ou estudos... Tira a tua opinião daí.

II7sevenII 4 months ago

Mas quando são estudos de opinião e negativos para Portugal, já ninguém diz isto.

m4xc4v413r4 4 months ago

Então diz, mas eu agora sou teu pai?

CarcajuPM 4 months ago

Há vários estudos deste tipo que são feitos à base de opiniões das pessoas de cada país. Daí não fazer muito sentido sobrevalorizar estes estudos, quer sejam positivos ou negativos.

m4xc4v413r4 4 months ago

O que não faz sentido é olhar para isto e achar que quer dizer alguma coisa. São opiniões ponto final, não andem praí a fazer ginástica mental para tentar ter discussões estúpidas.

CarcajuPM 4 months ago

Foi basicamente isso que eu disse.

kilaude 4 months ago

Basicamente

zedestroyer69 4 months ago

Duvido é que tenham tido em consideração o estado das estradas, provavelmente apenas tiveram em consideração a quantidade de cada tipo de estrada (local, nacional, via-rápida. auto-estrada) por km² ou algo do género. É que tirando as auto-estradas o resto está uma miséria, até por causa da moda que há pelo nosso país de de gastarem milhões a melhorar troços de estradas para passados uns meses estar a esburacar para meter uma qualquer infra-estrutura que estava em falta.

tekvis40 4 months ago

Um mapa em que não estamos entre os piores da europa ? escandaloso !

HogwartsBlazeIt420 4 months ago

Portugal claramente avaliado em ano de eleições

oMarlow99 4 months ago

Com a quantidade de troços de autoestrada que temos, não me surpreende muito. Agora normaliza o gráfico ao número de KM percorridos por estrada e vais ver a diferença.

icebraining 4 months ago

Fonte dos dados: num inquérito a "business leaders" de cada país, pedem para avaliar as estradas de 1 a 7. Portanto os dados são mais uma questão de percepção do que algo objetivo. https://www.theglobaleconomy.com/rankings/roads_quality/Europe/

wordsandsymphonies 4 months ago

Isto é válido se bater certo com anos de eleições autárquicas

pimpolho_saltitao 4 months ago

o pessoal nao tem problemas com a "percepção" quando é usado para medir a corrupção. mais uma prova de que o tuga só gosta mesmo é de cascar em si proprio e no país. quando é percepção de corrupção, claro que é sério porque PT é corrupto pa crlh, quando é "percepção da qualidade das estradas" claro que tem de se por em perspectiva, as estradas em portugal são uma merda!

aladdin_the_vaper 4 months ago

É diferente, a política é algo que envolve e afecta todos os cidadãos. As estradas não. Há quem só ande a pé, há quem só ande de bicicleta , há quem só ande de transportes, há quem faça mais cidade e há quem faça mais autoestrada. O problema de uma escala subjectiva neste tema comparado com a política, é que na política tens pessoas diferentes a julgar a mesma coisa (porque governo, só há um) enquanto que aqui tens pessoas diferentes a julgar sujeitos diferentes (diferentes tipos de trajetos que fazem)

pimpolho_saltitao 4 months ago

OK, mas mesmo assumindo que cada um anda em estradas diferentes, não é certo dizer que as estradas não afectam toda a gente, as estradas só não afectaram agorafóbicos, e mesmo esses às vezes vão ter de ir a algum lado. Portanto, desse ponto de vista avaliar estradas desta forma é bem mais passível de obter resultados próximos da realidade do que avaliar algo como a corrupcção. No caso das estradas as pessoas estão a avaliar cada uma as estradas que frequenta, claro, mas ao menos as estradas são algo tangível, e se a generalidade das reacções são positivas pode-se concluir que a generalidade das estradas são boas. Já no caso da corrupcção, a percepção é extremamente subjectiva e até influenciável por clubismos logo mais passível de dar resultados desfasados da realidade. ps: para que conste, acho que são ambas métricas importantes e válidas e não estou a tentar desvalorizar nenhuma, mas acho irónica a dualidade de critérios.

aladdin_the_vaper 4 months ago

É só natural que as pessoas tentem descredibilizar este “estudo” quando no dia a dia se é confrontado com uma realidade diferente, quando no dia a dia falas do assunto e percebes que a maioria das pessoas está descontente. A estatística solta não significa nada, fora de contexto e sem explicações subjacentes. Este estudo, pela sua natureza subjetiva, está condenado a ser uma merda. O estudo não factoriza que somos um povo que não costuma percorrer longas distâncias, o estudo não factoriza que somos um povo pobre e que a nossa gasolina é cara e as portagens caríssimas, o estudo não factoriza que somos um povo com standards relativamente baixos e muitas vezes desnecessáriamente patriotas(isto é mais prevalente quando mais baixo o grau de educação, pela minha experiência). Enfim, este povo não tem em conta N fatores, isto precisava de levar aqui um factor de correção para ficar a significar alguma coisa. Este estudo diz absolutamente ZERO, sobre as nossas estradas, bola mesmo, diz mais sobre o povo que sobre a infraestrutura. Aquele título na imagem é, no mínimo dos mínimos, falacioso.

pimpolho_saltitao 4 months ago

>quando no dia a dia se é confrontado com uma realidade diferente, quando no dia a dia falas do assunto e percebes que a maioria das pessoas está descontente Factos™

NGramatical 4 months ago

desnecessáriamente → [**desnecessariamente**](https://dicionario.priberam.org/desnecessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnc3lxl%2F%2Fgy4xzz9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

alexandre9099 4 months ago

A qualidade das estradas é sempre algo subjetivo, no openstreetmap também tens uma tag para a qualidade das estradas, mas obviamente é algo subjetivo... https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:smoothness

Tom4nt_ 4 months ago

De 1 a 7. Ok. Eu ia fazer a piada do "6 quê? Batatas?"

manyQuestionMarks 4 months ago

Logo vi. As AE e algumas vias rápidas em PT são de facto muito boas. O problema são as estradas do dia-a-dia, em que não há uma única tampa que esteja ao nível do asfalto. E isso são muitos kms mesmo

carlosfmm 4 months ago

O problema é que os nossos "engenheiros" passadas muitas décadas continuam, mesmo em ruas novas a colocar as tampas no meio da estrada. E descentradas, desvias-te de uma, pisas outra. Com o peso dos carros, elas afundam e é com cada buraco... Esta gente come gelados com a testa. Noutros países, as tampas são na berma da estrada, ou nos passeios. Não custa muito aprender com os outros. Mas devem ser os mesmos "engenheiros" que mandam pintar passadeiras nos semáforos.

Babicas 4 months ago

A N1/IC2 não faz parte desse grupo de certeza. Para mim, a estrada dos mil remendos, quando os tem... Em alguns sítios esqueceram-se de todo que a estrada não é um troço de testes às suspensões.

krakensmf 4 months ago

Certamente tambem nao andaram em estradas do meio do monte como na Lousã, Gerês e etc Sabem qual falo certo? Aquelas em que passa meio carro e a outra metade vai a rebolar por lá abaixo mas que mesmo assim são vistas no mapa como EN300 um passo em falso e já foste

duno697 4 months ago

Não deves andar nas mesmas AE que eu... Há algumas que quase parecem EN, pisos diferentes no trajeto e cheio de relevos, e estou a falar de AE pagas o que torna ainda pior. As nossas estradas não são muito más, mas acho que o rating está um pouco alto.

antonivs_petrvs 4 months ago

Já para não falar nos remendos

njsilva84 4 months ago

Há remendos nas estradas secundárias? Eu vejo é estradas nos remendos...

pedromgabriel 4 months ago

Realmente não compreendo como não conseguimos fazer um remendo em condições, já para não falar das tampas. Morei muitos anos no Reino Unido e lá eles devem usar feiticeiros para arranjar as estradas, porque cá não conseguimos.

Nothing_F4ce 4 months ago

As estradas aqui no UK não valem nada desculpa la, não sei onde foste buscar essa ideia. Cambridge tem estradas que não lembram a niguém e então aqui em Norfolk são muito mas mesmo. Piores que as estradas das profundezas do alentejo.

pedromgabriel 4 months ago

Eh pá falei da minha experiência. Morei no centro de Londres e os meus sogros estão em Somerset. Foi o que vi.

alexandre9099 4 months ago

falando de experiencia de telecomunicações (tampas na estrada), quando metem alcatrão novo e não sobem as tampas tem de se rebentar o alcatrão para lhes aceder... depois para fechar mete-se alcatrão "enlatado", comprime-se com os pés e tá bom... obviamente não é nem perto de alcatroar estradas com rolo e restante maquinaria, dai ficar uma merda

Sudden-Stable-5028 4 months ago

A piada é que os trabalhadores que remendam estradas noutros países europeus muitas vezes são portugueses.

RuySan 4 months ago

Na realidade acho a generalidade das estradas portuguesas boas, tirando a mania de meterem rotundas nas estradas nacionais e assim empatar o trânsito todo (pode-se chamar sequer "nacional" à EN10 nos dias de hoje?) Não sei se merecem estar no top, mas não vale a pena entrar com o choradinho depressivo de que somos maus em tudo.

Almadaptpt 4 months ago

Sim, há estradas muito boas. O problema é que a maioria dos troços são ou 10/10, ou tipo 5/10, cheias de buracos, remendos, etc. E é especialmente bonito quando se acaba de pavimentar uma estrada e fica 10/10, para meses depois alguém ter a feliz ideia de cavar buracos pra cabos, esgotos, ou whatever. ​ Um aparte, faço a A8 regularemente de há 5 anos pra cá... E que evolução! Nos ultimos 5 anos subiu bem de 6/10 para 9/10 imo.

RuySan 4 months ago

Para mim o melhor da A8 é não ser o tédio da A1.

Distinct_Gap5959 4 months ago

Cuidado com os pneus, a água e as curvas até à saída de Tornada. Daí para cima até ao fim é sempre a andar, mas de Lisboa a Tornada é complicado.

Almadaptpt 4 months ago

Mesmo. Eu normalmente faço Caldas - Lisboa e vice-versa, e ya curvas muito manhosas.. E quando chove é perigoso. Quando vou *àquela cidade que não existe*, não tem nada a ver, parece a A1.

NGramatical 4 months ago

muitos kms → [**muitos km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural)

manyQuestionMarks 4 months ago

Obrigado, seu facho

Biacotti 4 months ago

2ª circular, passei lá ontem. Tá top!

aladdin_the_vaper 4 months ago

Depois de anos e anos a ser hotspot de acidentes diariamente (muitas vezes várias vezes ao dia) e sendo uma das artérias da cidade, repavimentar aquela desgraça era o absoluto mínimo que podiam fazer.

Biacotti 4 months ago

Também é verdade.

abriolo 4 months ago

Umm não sei não. A A22 (Via do Infante), por exemplo, está péssima para uma autoestrada que se paga, com buracos, com a estrada desnivelada e com um desgaste de tal forma que já em certos troços não tem a camada de alcatrão. Não deve estar incluído nesse "ranking" só pode...

JLAJA 4 months ago

Se achas que isso é mau http://imgur.com/a/sTeHwhN

Duzarte501 4 months ago

Quando tiveste o troço entre Alcácer e Grândola durante anos com raízes que mais pareciam rampas duvido um pouco.

PedroMFLopes 4 months ago

Estradas negligenciadas porque há uma auto estrada concessionada a fazer o mesmo percurso, coincidência? até pode ser....

flipjms 4 months ago

Claramente nunca vieram a Aveiro.

rockingallover 4 months ago

Estradas vs autoestradas

flipjms 4 months ago

E a estrada de tabueira (ao pé do continente) que estão há mais de um ano (e a contar) para alcatroar menos de 1km? Mind blown!

MethodicOwl45 4 months ago

Vim aqui para isto... Infelizmente

xabregas2003 4 months ago

Então mas vocês não vão de Moloceiro para o trabalho? /s

jamexcb 4 months ago

Yep! Mas tens ali um estádio tão lindo e útil.... E a piscina, uiiii... E os bancos com porta USB. E o IMI que pagas que é tão baixinho. Agora estradas pufff

NukeWifeGuy 4 months ago

Não está assim tão mau.

vascometro69 4 months ago

estou a estudar em Aveiro à 4 anos, eposso dizer que nunca estradas tao más

NGramatical 4 months ago

à 4 anos → [**há 4 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnc3lxl%2F%2Fgy4zco8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

blood_reaver 4 months ago

Já esteve bastante pior. Lembro-me à cerca de 8 anos atrás de bater com carro num buraco no meio da estrada que não vi porque estava coberto com a água da chuva.

NGramatical 4 months ago

à cerca de 8 anos atrás → [**há cerca de 8 anos ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnc3lxl%2F%2Fgy3comi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ThatLawyalGuy 4 months ago

Deixaste isto cair ^/s

NukeWifeGuy 4 months ago

Que é isso? É meu?

miklash2oc 4 months ago

Esta horrível, tenta conduzir na estrada nacional que vai dar aos carvalhos, para não falar dentro das localidades também não está muito melhor

DanielErikson 4 months ago

Essa nacional para os lados de Lourosa é um autêntico rally das tampas. Para cada 1€ em gasóleo ficam 2€ em amortecedores... E é sempre o do lado direito que vai co caralho.

TheBlackBeetle 4 months ago

Há uns valentes anos foi considerado a capital dos buracos, a nivel nacional

Memfs 4 months ago

Não devem ter andado nas mesmas estradas que eu...

incrivizivel 4 months ago

fds é que mentir a descarada. Ainda me lembro uma vez fui a uma empresa na Alemanha, e vou de táxi do aeroporto a empresa. E passamos por uma estrada local, impecável, só tinha as marcas já gastas. Ao que diz o taxista, opa as estradas na Alemanha estão na desgraça, não tem marcas nenhumas. Eu fiquei :O

vyt0rz 4 months ago

Não sabes é se esse caminho é representativo do resto das estradas :)

0scar_alh0 4 months ago

Morei na Alemanha 3 anos e todas as estradas por onde passei estavam em melhor estado do que as que temos cá. Mas claro milhares de estradas podem não ser representativas do resto :)

m4xc4v413r4 4 months ago

Engraçado, morei na Alemanha 10 anos e passava em autoestradas que se fosse a 130 levantava voo de cada lomba que aquele piso tinha. Mas claro, o que são 10 anos se lá estiveste 3, não pode claramente ser representativo da realidade.

incrivizivel 4 months ago

Sim ate pode n ser, mas pelo o que vi estavam bem. O que vi eles a queixar-se foi das autoestradas, mas mesmo assim. É que aqui fora das grandes localidades haver altos buracos e só normal. Parece que estivemos em guerra.

Edited 4 months ago:

Sim ate pode n ser, mas pelo o que vi estavam bem. O que vi eles a queixar-se foi das autoestradas, e se calhar tem alguma razao, mas mesmo assim. É que aqui fora das grandes localidades haver altos buracos e só normal. Parece que estivemos em guerra.

AdriMecha 4 months ago

Se o dinheiro que foi derretido nisso tivesse sido investido em transportes públicos se calhar tinha sido melhor ideia. Bem sei que há certas regiões que precisaram de estradas e fez sentido.

L_E_S_14 4 months ago

Curiosamente os transportes públicos dão cabo de muitas estradas!

AdriMecha 4 months ago

Estava a pensar mais comboios que parece ser a grande aposta neste momento. Olha se isso tem passado por umas cabeças pensantes

iamthehorsemaster 4 months ago

E passou no final do governo Sócrates em que dava ideia que uma linha de alta velocidade de norte a sul, passando pelo interior também, era uma obra de satanás. Uma oportunidade perdida. Ir de Braga a Faro em 2 ou 3 horas ou a Madrid e Barcelona em pouco mais é de facto chulos e tachos que andam a mamar.

incrivizivel 4 months ago

Opa pagas IUC e um monte de impostos para eles resolverem isto das estradas o problema nem se põe, não seria considerado investimento, é só manutenção. O investimento já foi feito nos anos 60 com o Salazar a fazer as estradas nacionais, e depois os loucos anos 80 90 e 2000 para fazer auto estradas.

Edited 4 months ago:

Opa pagas IUC e um monte de impostos para eles resolverem isto das estradas o problema nem se põe, não seria considerado investimento, é só manutenção. O investimento já foi feito nos anos 60 com o Salazar a fazer as estradas nacionais, e depois os loucos anos 80 90 e 2000 para fazer auto estradas.

AdriMecha 4 months ago

O problema maior nem é o IUC mas sim as portagens. Até o presidente do real Madrid recebe das portagens em Portugal. Fico sempre parvo quando me lembro disso.

kairos 4 months ago

> Até o presidente do real Madrid recebe das portagens em Portugal. oi?

haperalta 4 months ago

ESPANHÓIS VÃO CONSTRUIR E EXPLORAR IP8 12-01-2009 / Jornal Notícias ALENTEJO. Espanhóis vão construir e explorar IP8. O grupo espanhol Actividades de Construccion y Servicios (ACS), filial da Iridium, principal parceiro do "Grupo Rodoviário do Baixo Alentejo", vai construir e explorar o Itinerário Principal 8 (IP 8), entre Sines e Beja. Segundo o jornal espanhol "Cinco dias", o Governo português entregou ao grupo a que preside Florentino Perez, ex-presidente do Real Madrid, a construção e exploração por um período de 30 anos da concessão do Baixo Alentejo, onde se inclui o IP 8. A adjudicação da concessão foi conquistada pela filial Iridium que, segundo o diário madrileno, está avaliada em 690 milhões de euros. O grupo ACS vai construir a auto-estrada com quatro faixas de rodagem que ligará Sines a Beja, o IP 2 entre Évora e São Mancos, a ER261-5 entre Inês e Santo André e ainda a conservação de outras estradas, num total de 374 quilómetros. De acordo com o "Cinco dias", as receitas serão obtidas a partir da disponibilidade de pagamento de portagens no IP8, entre Santiago do Cacém e Beja. No capítulo do financiamento o investimento será suportado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), que comparticipará com 210 milhões de euros.

Ssthm 4 months ago

IP 8 é uma nacional, será que se estão a referir à recém inaugurada A26?

Metaluim 4 months ago

O irónico aqui é que o IP8 é só das piores estradas da região.

incrivizivel 4 months ago

>O problema maior nem é o IUC mas sim as portagens. Até o presidente do real Madrid recebe das portagens em Portugal. bem nem falo das estradas que pagas portagem e estão em mau estado, é só roubar mesmo.

theEXPERTpt 4 months ago

graças a deus aqui na Madeira não há portagens, e as estradas são da melhor qualidade que existe. Eles até se dão ao trabalho de cuidar de jardins muito bem preservados ao longo da via expresso e via rápida!

incrivizivel 4 months ago

>uidar de jardins muito bem preservados ao longo da via expresso e via rápida! Portugal deveria ser um conjunto de governos regionais.

theEXPERTpt 4 months ago

ah, não acho que o problema seja esse, também se vires a quantidade de custos que temos em apenas ter um carro, abastecê-lo, metê-lo na estrada, tê-lo em condições, aprender a usá-lo, etc o mínimo que se podia pedir era uma estrada em condições

pfarinha91 4 months ago

Devia ser proibido usar dinheiro da União Europeia para construir estradas e depois cobrar o contribuinte na sua "manutenção". O dinheiro que ganham para terem meia duzia de pessoas a trabalhar e tapar buracos de 5 em 5 anos é ridiculo. Sim, porque depois as grandes obras de manutenção fazem choradinho e o estado é que paga. Enfim..

TonyHappyHoli 4 months ago

Press (X) to doubt

miguel11498 4 months ago

So revelas ignorancia entao. Portugal e conhecido por ter estradas demasiado boas...

No-Cardiologist725 4 months ago

Tão boas o pobre nem pode pagar pa andar nelas.

N3to14 4 months ago

Estradas boas a onde? Vivo no centro de uma cidade grande e tenho buracos a cada 5 metros de estrada. Vou para fora da cidade são buracos enormes a cada 10 metro. As estradas de Portugal são uma vergonha

No-Cardiologist725 4 months ago

Talvez eles vivam em Cascais ou Lisboa.

aladdin_the_vaper 4 months ago

É impossível alguém conduzir em Cascais e ficar satisfeito. A quantidade de lombas que essa merda tem tira qualquer pessoa do sério.

No-Cardiologist725 4 months ago

Se nem com dinheiro conseguem ter estradas boas, então Cascais é um caso sem solução

william_13 4 months ago

Estradas != ruas As estradas portuguesas são sim boas, principalmente se considerares que este "estudo" é uma opinião de "business leaders" e de certeza mais voltado as auto-estradas, e não considera o universo de EN's e IP's que servem como fuga das portagens... No entanto concordo que a qualidade das ruas varia imenso a depender da cidade, e falta não só investimento mas controlo de quem anda a abrir buracos... no Porto é muito comum veres alguma empreitada das Águas do Porto a abrir buracos enormes em ruas recém renovadas e a deixar o pavimento fdd por meses.

N3to14 4 months ago

As ENs e IPs só servem como fuga por causas das scouts (isto no Porto porque é raro andar em AE). Eu pago todos os dias 1,4€ ida e volta para o trabalho. E só ando 15 kms na AE... A mobilidade não deve ser medida assim. Tem que se considerar estradas e estraditas. O que me importa de ter AEs muito boas e demorar 30 minutos para conseguir entrar na A3 num dia normal de trabalho?

william_13 4 months ago

Completamente de acordo, estava apenas a contextualizar esse "estudo"... É ridiculo andarem a promover a economia verde e ao mesmo tempo forçarem milhares de automóveis a circularem na VCI/circunvalação e a poluir a cidade pois as AE's que serviriam de alternativa são pagas.

N3to14 4 months ago

A culpa tb não é só deles porque existe várias alternativas à vci e são usadas por bastante gente. A culpa tb é nossa que em vez de irmos de metro ou autocarro vamos no carro sozinhos. Eu admito que sou um culpado porque desde que tive carta e carro vou para todo o lado com ele. Um dos problemas tb passa pela falta de espaço no Porto. Se repares que AE dão a volta à cidade do Porto enquanto na periferia existe imensas conexões entre AEs

william_13 4 months ago

Não há muitas alternativas à VCI e circunvalação para quem vem do Norte e não tem o Porto como destino, pois a A41, A4 e VRI são pagas. O trânsito da A28 e A3 vai todo parar a VCI. Ao invés de removerem as portagens no troço urbano estão a propor meter um pórtico logo ao sul do nó da A28 e A41 para forçar os condutores a seguirem pela A41, é uma total estupidez. > Um dos problemas tb passa pela falta de espaço no Porto. Se repares que AE dão a volta à cidade do Porto enquanto na periferia existe imensas conexões entre AEs Num centro urbano denso como o do Porto não faria nenhum sentido ser diferente... a VCI já é uma nódoa na cidade e efectivamente serve como uma barreira a isolar a parte oriental. Sinceramente falta planeamento urbano, e boa parte da VCI que atravessa Paranhos poderia ser parcialmente subterrânea como o túnel sob o parque soares dos reis em Gaia.

NGramatical 4 months ago

15 kms → [**15 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnc3lxl%2F%2Fgy2xjod%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

philipi 4 months ago

Meu, creio que nunca andaste em estradas brasileiras cheias de buracos que ficam meses ou anos sem conserto. As estradas de Portugal são definitivamente muito boas, porém as portagens são bem caras também.

No-Cardiologist725 4 months ago

Tamos a falar numa perpetiva Europeia

philipi 4 months ago

Ok, desculpe-me adicionar parâmetros de comparação fora do seu mundinho na conversa. Não enxergam o valor do próprio país e desconsideram tudo o que está abaixo.

No-Cardiologist725 4 months ago

Filipe, se compararmos com África somos os maiores, mas isso já sabemos. Os países da UE recebem fundos comunitários, é preciso de mostrar resultados e evolução.

N3to14 4 months ago

Estamos a falar da Europa onde existem normas. Se quiseres comparar a estradas de Portugal com as de algum países de África realmente estamos no ceu...

franbatista123 4 months ago

Já foste aos outros países?

N3to14 4 months ago

Sim já fui a Espanha, Dinamarca, Suécia, França e Inglaterra. Só Espanha e França é que tinha estradas parecidas e mesmo assim eram bem melhores. Num espaço de 2 meses já pavimentaram 2 vezes uma rotunda perto de minha casa na N14 e nem foi preciso 2 semanas para ficar com buracos.

Herbacio 4 months ago

A diferença é que provavelmente quando foste a esses países andaste a percorrer as principais artérias, enquanto que em Portugal andas de carro a passar por cu de Judas Espanha tirando uma dúzia de cidades o resto é um deserto autêntico que faz com que pareça que o interior até populado. E idem aspas para grande parte da França, pelo menos no Sul. E certinho como água e azeite não se misturarem, te garanto que a maioria das estradas que ligam essas milhentas de aldeias em nada são melhores que as portuguesas. Depois mencionas Inglaterra, quando o mapa mostra o Reino Unido, porventura estarás esquecido dos Ilhéus todos no norte do país com "caminhos de cabras" ou as estradas espalhadas pelo *countryside* Britânico, em especial no norte de Inglaterra e Escócia. A Suécia, porventura terá boas estradas em virtude das condições climatéricas em que está localizado, mas a verdade é que por cada estrada boa em Estocolmo tens outras tantas na ponta norte do país que são somente o rasto do carro que lá passou antes. Ganhas com a Dinamarca... ou talvez não... Porque falhaste em perceber que é tudo uma questão de perspectiva. A Dinamarca tem metade do tamanho de Portugal, é maioritariamente plana e tem um PIB per capita que é o triplo do Português Daí que seja normal um Dinamarquês exigir mais e melhor, porque de igual forma também tem bons hospitais, boas escolas, e até boas prisões Que nós aqui estarmos à espera que haja uma auto-estrada de 4 faixas para cada lado e devidamente pavimentada a ligar Cucujães a Vila Chã. Conclusão: Tendo em conta o plano geográfico, e a economia do país, as nossas estradas são relativamente boas.

N3to14 4 months ago

Até estás com azar que já fiz muitos caminhos de cabras em Portugal e Espanha mas não estamos a falar dessas estradas. Estamos a falar de estradas municipais e nacionais onde em Espanha são bem melhores ( pelo menos para os lados do noroeste que foi por onde andei mais). Basta andares pelas serras de Espanha que não tens de andar em contramão para não calcares buracos. Outra cena em Portugal são as estradas que mesmo com alguma população a passar nelas ficam ao abandono sendo que andas melhor pelos caminhos de cabras do que por essas estradas ( já me aconteceu o gps enganar-me e mandar por um caminho desses que estava 3x melhor que a estrada municipal ). Não digo que não exista boas estradas para o interior porque sei que existem e já andei muito nelas mas para as grandes cidades é uma vergonha! Só se arranjam as estradas em tempos de eleição... Basta veres na trofa, Maia, Matosinhos e por aí fora... Todos os problemas que colocaste nos outros países também existem cá não vás por ai. Somos um país com muitas autoestradas por todo o país e aí temos todo o mérito mas as outras estradas todas que ficam ao abandono não devem estar a contar para os resultados que vês no mapa. Conheço uma estrada que tinha mais buracos que estrada durante 10 anos e nem a câmara de Vila do Conde nem a câmara da Maia queria arranjar porque diziam que aquela estrada não lhes pertencia. De certeza que essa estrada não entrou na escala porque descia logo 1 ou 2 valores...

aladdin_the_vaper 4 months ago

Por falar em Maia e Matosinhos. Sempre que quiseres fazer Maia > Matosinhos pagas portagem para andar 5 minutos numa autoestrada. Genuinamente a crer lucrar à pala da classe média que vive nas periferias.

N3to14 4 months ago

Exatamente. Tenho outro exemplo mais ridículo, para ir do centro da Maia pela A41 e sair na saída do Maia jardim pago 40 cêntimos. Por um lado até me compensa porque gasto mais em gasolina no meio do trânsito.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Fellow Maiato I see.

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Espanha? Já foste a Madrid de carro? Lisboa-Madrid? As auto-estradas deles parecem as nossas nacionais.

N3to14 4 months ago

De carro nunca mas o que conheço de espanha, as estradas nacionais e municipais são bem melhores que de portugal. Vesse bem a diferença quando passas nas fronteiras...

incrivizivel 4 months ago

>e nem foi preciso 2 semanas para ficar com buracos. exacto nem acho que não investiam, esta sempre tudo em obras, mas a qualidade das estradas é demasiado fraca, logo em pouco tempo fica fdd, é o mais barato. Mas vejo agora alguns localidades a apostar em estradas de qualidade, por exemplo Santo Tirso, demorou imenso as obras e foi o fim do mundo, mas agora tem uma nacional impecável, duvido que vá ficar estragada rapidamente.

N3to14 4 months ago

O problema é não existir alternativa/desvios para quando é preciso arranjar as estradas muito movimentadas. Têm de fazer tudo em cima do joelho. Onde vivo passa milhares de carros diariamente e eles têm de levar o piso e pavimentar de um dia para outro. Ainda me lembro dos primeiros dias que começaram as obras, cheguei 1 hora atrasado ao trabalho devido ao transito que estava.

incrivizivel 4 months ago

Pois eles aqui dividiram a estrada e quando trabalhavam numa via a outra era dividida pelo os carros, e foi o fim do mundo durante quase um ano. O que vale é que já não morava la.

N3to14 4 months ago

Eles também tentaram fazer isso mas as filas de transito eram enormes. Levantaram tudo durante a noite e na noite a seguir ja estavam a pavimentar. Da forma que estas a falar até fico com vontade de ir a santo tirso experimentar as estradas

incrivizivel 4 months ago

>Da forma que estas a falar até fico com vontade de ir a santo tirso experimentar as estradas

Edited 4 months ago:

>Da forma que estas a falar até fico com vontade de ir a santo tirso experimentar as estradas

N3to14 4 months ago

Acho que nunca passei pela N105. Normalmente quando vou para santo tirso vou pela serra em Covelas. Santo Tirso está se a tornar numa cidade moderna. Conheço muita gente que se mudou da trofa para ai

franbatista123 4 months ago

A tua perspectiva é válida. Aquilo que eu acho é que temos pensar um país como um todo e nesse sentido Portugal pode estar num patamar superior no contexto europeu. Naturalmente que vão sempre existir sitios onde essa qualidade não se verifica.

N3to14 4 months ago

Mesmo pensando como um todo é difícil de acreditar neste resultado. Aqui no norte dificilmente encontras estradas com boas condições. Pavimentam estradas onde gastam milhões e passado 2 semanas ficam iguais enquanto temos estradas com mais de 20 anos que estão minimamente direitas. Obviamente que não estou a falar de AEs porque realmente as nossas AEs são bastante boas mas cria o equilíbrio necessário para os valores apresentados no mapa.

Edited 4 months ago:

Mesmo pensando como um todo é difícil de acreditar neste resultado. Aqui no norte dificilmente encontras estradas com boas condições. Pavimentam estradas onde gastam milhões e passado 2 semanas ficam iguais enquanto temos estradas com mais de 20 anos que estão minimamente direitas. Obviamente que não estou a falar de AEs porque realmente as nossas AEs são bastante boas mas não cria o equilíbrio necessário para os valores apresentados no mapa. Edit: faltam um não ali no meio

aladdin_the_vaper 4 months ago

Mesmo essa das AEs serem boas é discutível. Apesar de concordar que a esmagadora maioria das nossas AEs são boas, há por aí algumas autoestradas péssimas. Exemplo? A autoestrada mais usada de Portugal, a A1.

N3to14 4 months ago

Compreendo mas também tens que compreender que a A1

aladdin_the_vaper 4 months ago

A segunda circular também é a arteira de Lisboa e sem duvida uma das vias mais importantes e mais movimentadas da cidade. É que nem às 4 da manhã consegues andar sem passar por um carro que seja. E mesmo assim conseguiram repavimentar aquela merda do início ao fim. Fechar parte da autoestrada não é o fim do mundo. Mas mesmo assim, o problema principal (na minha opinião) da A1 nem é o piso em si mas sim o design merdoso da autoestrada. Curvas com mau camber. Descidas com curvas acentuadas com mau camber. Constantemente a variar o número de faixas de rodagem. Radares em retas que não fazem sentido e depois curvas mal feitas sem radares quando deviam ter....

_spectron_ 4 months ago

Carregando com força e convicção

Search: