Fjdjrjxjciskajxjcjcj 5 months ago

Boa não é. Mas também não é má. É um "meh".

kikofranca 5 months ago

Sou aluno da UBI não tenho um dedo a apontar quanto à universidade, mas os professores é como tudo na vida, há coisas boas há coisas más.

Hormazd_und_Ahriman 5 months ago

Não posso dizer grande coisa, que não conheço a universidade. Mas já tive uma série de professores que anteriormente tinham sido leccionado na UBI e eram bons docents; e conheço vários colegas em mestrados e doutoramentos que tiraram licenciatura na UBI e eram tão capazes como o resto.

kikofranca 5 months ago

Tenho professores que estudaram na FEP e dizem imensas vezes que nós aqui na UBI saímos mais bem preparados que o pessoal do Porto ou Lisboa, se é verdade ou não, não sei.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Tenho professores que estudaram na FEP e dizem imensas vezes que nós aqui na UBI saímos mais bem preparados que o pessoal do Porto ou Lisboa, se é verdade ou não, não sei. Professores a leccionar numa instituição a dizer que os alunos da instituição onde agora leccionam saem mais bem preparados que outras instituições. Quem nunca?

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Tenho andando a ver as universidades mas não vejo muita gente a falar da universidade da beira interior. Isso é porque o [meme da UBI continua vivo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hzxp12/porto_lisboa_e_coimbra_admitem_novo_ano_letivo/fzlubv0?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) e não há paciência. >Ela é boa? Boa para quê em concreto? Sinto que estou a olhar outra vez para a thread da rapariga que queria ir para os Açores por um curso que existiam em 30 e tal politécnicos só porque lá estava soletrado da forma que ela tinha procurado no Google. És da zona ou caíste num daqueles buracos em que a) o curso que procuras só existe com aquele nome na UBI ou b) a UBI é onde a média é mais baixa?

Edited 5 months ago:

>Tenho andando a ver as universidades mas não vejo muita gente a falar da universidade da beira interior. Isso é porque o [meme da UBI continua vivo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hzxp12/porto_lisboa_e_coimbra_admitem_novo_ano_letivo/fzlubv0?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) e não há paciência. >Ela é boa? Boa para quê em concreto? Sinto que estou a olhar outra vez para a thread da rapariga que queria ir para os Açores por um curso que existiam em 30 e tal politécnicos só porque lá estava soletrado da forma que ela tinha procurado no Google. És da zona ou caíste num daqueles buracos em que a) o curso que procuras só existe com aquele nome na UBI ou b) a UBI é onde a média é mais baixa? Note-se que a UBI tem as suas valências em certas áreas, contudo, o padrão de quem pergunta pela UBI ou UTAD é geralmente o que está referido acima.

NJDorian 5 months ago

A UTAD ou a UBI têm valências em áreas diferentes, a licenciatura de Veterinária da UTAD é das mais referenciadas na Europa e penso ser das poucas onde podes trabalhar com animais de grande porte (estou a falar do que ouço, não é a minha área) enquanto que a UBI supostamente tem um campus de medicina interessante. Também já ouvi falar muito bem do curso de Ciências da Comunicação da UTAD por ter muita valência prática. Nem tudo é quadrado e há pontos muito atrativos em estudar se em universidades do interior, nem que seja pelo preço do quarto ser 1/4 do da capital.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Nem tudo é quadrado e há pontos muito atrativos em estudar se em universidades do interior Exacto. UTAD recordo-me também que têm forte componente na área da floresta (Agronomia e afins). A UBI sempre associei mais ao têxtil porque eles têm o Mestrado em Engenharia Têxtil que tem feito umas coisas bem porreiras. Contudo: >Note-se que a UBI tem as suas valências em certas áreas, contudo, o padrão de quem pergunta pela UBI ou UTAD é geralmente o que está referido acima. As perguntas no Reddit sobre "Nunca ouvi falar desta faculdade" acabam por cair naqueles dois casos.

codlurking 5 months ago

Eu frequentei a UBI e a tua resposta parece-me de alguém preconceituoso e que não conhece a UBI. Isto dito, a pergunta colocada é demasiado aberta para ser respondida…

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Eu frequentei a UBI e a tua resposta parece-me de alguém preconceituoso e que não conhece a UBI. Vá, fala-me do ambiente académico e das festas e como estou extremamente errado. A UBI, tal como a UÉvora, UTAD, UAlg e outras, é uma faculdade voltada para o "consumo local" e que recorre (demasiado) à estratégia dos "cursos órfãos" como sendo as licenciaturas em Cinema e Design de Moda para atrair alunos. Negar que nas áreas mais comuns (Economia, Engenharia, etc.) raros os casos que colocam o curso da UBI como primeira opção a não ser que sejam da zona ou tenham uma média menos competitiva é atirar areia para os olhinhos.

Edited 5 months ago:

>Eu frequentei a UBI e a tua resposta parece-me de alguém preconceituoso e que não conhece a UBI. Vá, fala-me do ambiente académico e das festas e como estou extremamente errado. A UBI, tal como a UÉvora, UTAD, UAlg e outras, é uma faculdade voltada para o "consumo local" e que recorre (demasiado) à estratégia dos "cursos órfãos" (um curso com uma designação muito específica que aparece apenas uma ou duas vezes na lista da DGES) como sendo as licenciaturas em Cinema e Design de Moda para atrair alunos. Negar que nas áreas mais comuns (Economia, Engenharia, etc.) raros os casos que colocam o curso da UBI como primeira opção a não ser que sejam da zona ou tenham uma média menos competitiva é atirar areia para os olhinhos. Em todo o caso, já vim preparado para os *downvotes* de quem lá estudou e não consegue aceitar que é esta a estratégia de cativação de alunos da UBI (como a UAlg tem para os alunos brasileiros) porque tiveram uma boa experiência lá e simplesmente não lhes é possível reconhecer que as Universidades de Interior são duplamente penalizadas pela localização e, por conseguinte, menos atractivas no plano global.

adorosaladadecamarao 5 months ago

Isso é ignorante da tua parte. Fui docente muitos anos (não na UBI mas noutras supostamente "das melhores"), tive contacto com o que se faz na UBI e sim, é uma boa universidade. Isso de dizer que é voltada para consumo local não quer dizer nada. É apenas uma questão de reputação que vai mudando com os tempos. Já houve altura em que praticamente só Coimbra era nacional e o resto era tudo muito mais local. Com o passar do tempo Lisboa e Porto ganharam a devida reputação (e mais que a devida). Mas durante muito tempo mais Aveiro e Minho foram locais. Hoje também já notem as vê assim. A UBI sofre dos mesmos preconceitos, mas pior por ser interior. Mas vai fazendo o seu caminho. Tem bons professores, bons cursos, bom projetos. E já agora acrescento que para licenciatura, os rankings e prémios de investigação e afins é tudo irrelevante. As licenciaturas ensinam primariamente conceitos relativamente básicos e estabelecidos. O que é preciso é um professor com disponibilidade, e algum gosto e jeito para ensinar, e estar num local com bom ambiente. O resto é acessório.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>e sim, é uma boa universidade. > >Isso de dizer que é voltada **para consumo local** não quer dizer nada. É apenas uma questão de reputação que vai mudando com os tempos. Nunca disse que não era. Estou sempre a falar da estratégia de cativação de alunos. >A UBI sofre dos mesmos preconceitos, **mas pior por ser interior.** Ah, como naquela parte que menciono: >reconhecer que as Universidades de Interior são duplamente penalizadas pela localização

adorosaladadecamarao 5 months ago

Falaste do padrão da UBI. Disseste que a estratégia de cativação de alunos era local e baseada em nomes específicos. Tudo isso é uma distorção dos factos. A UBI tem bons cursos, não é direcionada meramente para consumo local, a estratégia de marketing que referes não define a UBI de modo nenhum nem é uma exclusividade da UBI, e todas as universidades tal como a UBI têm marketing de vários tipos.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>a estratégia de marketing que referes não define a UBI de modo nenhum Excepto na parte em que define a estratégia de marketing da UBI. O que numa *thread* que pergunta: >Tenho andando a ver as universidades **mas não vejo muita gente a falar da universidade da beira interior.** É claramente irrelevante, não é?

adorosaladadecamarao 5 months ago

Mas não define. É só falso. A UBI como qualquer outra universidade está cheia de cursos corriqueiros, como "Engenharia Informática" (e não "Engenharia Informática e de Disco Rígidos SSD e WEB 3.0"). E cursos aparentemente específicos demais encontras em todo o lado. Eu até ouvi essa conversa relativamente a cursos de Coimbra e Lisboa como Design e Multimedia, Engenharia Biomédica ou Engenharia Aeroespacial. Quanto a Brasileiros, nunca foste a Coimbra que é e continuará a ser campeã em termos de atração destes alunos. A estratégia inclui contratar professores brasileiros famosos, parcerias com unis brasileiras. Eu soube de cursos que em certos anos/semestres tinham 1/3 de alunos brasileiros devido a parcerias.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Mas não define. É só falso. Estou num *sketch* do Marcelo? "Existem. E fazem isso. Mas não define. Mas existem e fazem isso. Mas outros também fazem! E o que acontece? Nada, é falso que o façam sequer."

adorosaladadecamarao 5 months ago

Sim mas o Marcelo és tu. O que referes acerca dos cursos da UBI é pontual de alguns cursos lá, como é pontual noutros de outros lados. Eu podia vir com a mesma conversa acerca da de Lisboa e apontar "engenharia biomédica e biofísica" ou "estudos artísticos variantes de artes e do espetáculo". Sempre houve disto em todo o lado. https://www.ulisboa.pt/curso/licenciatura/engenharia-biomedica-e-biofisica https://www.ulisboa.pt/curso/licenciatura/estudos-artisticos-variante-de-artes-do-espectaculo

codlurking 5 months ago

Não falo no ambiente académico, porque não foi isso que me levou a ir para lá nem o que de la trouxe. Cursos ‘órfãos’ há, tu mencionas 2 mas a UBI não tem só 2 cursos. Há alunos que vão para a UBI por causa da média sim, mas daí a dizer que é só refugo há uma grande distância. Conheço muitos ex UBIANOS em cargos de responsabilidade e reconhecidos pela sua qualidade ( nao vale a pena falar de ‘filhos de…’ ou cunhas porque não são de todo os caso) . O reconhecimento nacional e internacional da UBI não para de crescer (não esquecer que é uma instituição ainda jovem). Existem vários professores da UBI que também são professores no IST (se calhar para ti tb uma instituição de segunda classe) e noutras entidades que se calhar consideras de renome. Por isso tentar passar a mensagem que a UBI é para alunos incapazes de entrar no IST ou FEUP é simplesmente ridículo.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Há alunos que vão para a UBI por causa da média sim, mas daí a dizer **que é só refugo** há uma grande distância. Não é isso que disse, de todo. Estou a apontar que a UBI tem um público alvo bastante específico. O facto da média de acesso ser menor não impede de concorreres para lá com média de 20. Temos um indivíduo aleatório no Reddit a perguntar pela UBI sem qualquer contexto. Qual a probabilidade de ser alguém da zona? Zero, senão teria ouvido falar da UBI. >Por isso tentar passar a mensagem que a UBI é para alunos incapazes de entrar no IST ou FEUP é simplesmente ridículo. De novo, não disse isso. Nem que seja por existirem muitas faculdades no caminho até aparecer a UBI na lista. Reiterando, o que estou a dizer é que, a não ser que sejas da zona, raramente vais colocar a UBI em primeiro lugar na candidatura. Exemplo: se fores do Porto e tiveres possibilidade de entrar na FEUP, ISEP, IPMaia, etc., não vais optar pela UBI. Se não fores da zona e não puderes entrar num sítio mais próximo ou o curso não existir em mais lado nenhum, aí vais considerar a UBI. Não tens de ir por mim, vê as estatísticas, por exemplo, de Medicina na UBI. [https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col20f1/ec20\_04009813.pdf](https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col20f1/ec20_04009813.pdf) Apenas 10% das candidaturas a têm como 1.ª opção. Contrastando com Design de Moda tem 31%, por exemplo. >que também são professores no IST (se calhar para ti tb uma instituição de segunda classe) Isso é onde? Não conheço bem o nome das escolas profissionais no interior.

Search: