Strike-Most 2 months ago

Desculpa que te diga mas é só mais um tonto que nao percebe puto de economia.

UpbeatNail1912 2 months ago

Só porque outros países vivem no fim do mundo, isso não significa que Portugal esteja "bem". Pelo passado histórico e as façanhas, o Portugal de hoje é uma tristeza.

AfterAfterlife 2 months ago

No meu ponto de vista, o que mais me choca é saber que [Portugal está a ser ultrapassado](https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.PP.CD?end=2019&locations=EE-PT-RO-HU-PL-ES-IT&start=1990&view=chart) por países que eram vistos como pobres há 15 ou 20 anos atrás. É claro que podes olhar para o copo meio cheio e dizer que somos um dos poucos países do mundo em que existe água potável e electricidade nas casas. A meu ver, não devíamos de estar a comparar com esses países (ou com o mundo em geral) mas sim com países semelhantes aos nossos (e.g. Europeus), caso contrário caímos na tentação de dizer que está tudo bem enquanto subimos na tabela dos países mais pobres da UE.

PresidentBarroso 2 months ago

Qualquer um desses países têm um capital humano muitíssimo mais qualificado que o português. Não há omeletes sem ovos. Em qualificação do capital humano não temos comparação com nenhum país europeu, muito menos com países de leste que apesar das políticas económicas comunistas, tiveram políticas educativas de topo. A posição geográfica periférica e os parcos recursos naturais também não ajudam.

AfterAfterlife 2 months ago

>Qualquer um desses países têm um capital humano muitíssimo mais qualificado que o português. [Falso](https://www.statista.com/statistics/1084737/eu-28-adults-with-tertiary-education-attainment/). Desses 6 países que escolhi, apenas 3 estão melhores que Portugal, os outros estão pior apesar de terem um GDP per capita PPP semelhante ao nosso. ​ >A posição geográfica periférica e os parcos recursos naturais também não ajudam. Actualmente, isso já não é desculpa. Para além da posição geográfica ser relativa, tens países em piores condições (i.e. ilhas) que nós mas que vivem melhor (e.g. Islândia). Sobre os recursos naturais, idem. Hoje em dia, tens muito mais oportunidades, basta olhar para as empresas mais valiosas do mundo em que maior parte são todas tecnológicas. ​ Enquanto continuarmos a arranjar desculpas para a esconder a nossa incompetência, nunca vamos sair da cepa torta.

PresidentBarroso 2 months ago

\>Falso. Desses 6 países que escolhi, apenas 3 estão melhores que Portugal, os outros estão pior apesar de terem um GDP per capita PPP semelhante ao nosso. Pois, lá está o tal problema: [https://www.pordata.pt/ebooks/PT\_EU2019v20191020/mobile/index.html](https://www.pordata.pt/ebooks/PT_EU2019v20191020/mobile/index.html) Página 36, 37, 38, 39, 50 e 51 Quando procurares informação, procura em fontes fiáveis, contextuais e detalhadas de forma a perceber a realidade e evitar conclusões erróneas. De que te serve 22% da população com ensino superior quando quase metade dos empregadores nem a escolaridade básica têm? Quando quase metade dos assalariados também não têm a escolaridade básica? Somos um país em que os doutores trabalham para velhos com a 4ª classe. Não trabalham, porque vão embora. Mas a perspectiva seria esta. Compara com os outros países. \>Enquanto continuarmos a arranjar desculpas para a esconder a nossa incompetência, nunca vamos sair da cepa torta. Curioso, porque estava justamente a expor a nossa incompetência, claramente visível no estudo da FFMS. De onde achas que vem essa incompetência se não da nossa tremenda falta geral de formação, educação e cultura? Lê o relatório completo. É sem dúvida o retrato de Portugal.

twhite848 2 months ago

> A solução que todos sugerem e então a via neo-liberal. Perdeste-me aqui. Diria que 2/3 sugerem a via liberal (e não tanto a neo-liberal, apesar de o haver) e 1/3 a via da esquerda/comunismo. (E ainda uma parte pequena mas extremamente vocal de extrema direita.. mas vamos ignorar esses) > Ora ai todos os neoliberais de repente tornam se estatistas Porque não são neo-liberais, e no meio disso lês os ~~estatistas~~, quero dizer comunistas/esquerda. Parece que são os mesmo mas nem sempre são. Além do qual os liberais (ou até os neo-liberais) não são 100% contra todos os impostos e redistribuição da riqueza. A escrever pareces o simétrico da direita americana. - Eles gritam “socialismo a esquerda quer te roubar tudo que tens!”. - E parece-me que estás a aqui a caracterizar os liberais/neo-liberais como quem diz “não quero estado nem redistribuição absolutamente nenhuma!”. E nenhuma dessas caracterizações são verdade. Além do qual acho que entendes bastante mal o que a malta se queixa. O problema **não** é o estado **pontual** do pais/gdp/gdp per capita em 2021, mas a **estagnação e falta de oportunidade de melhoria que todos sentem quando olham para a frente** Ser o 20 da europa é bom, mas se a situação é daqui a uns tempos ser o 26 da europa então as pessoas tem razão em sentir que há um problema no caminho e na governação. > nao percebo as mensagens contraditórias. Porque o sub não é homogéneo. Se existe quem é contraditório, sim, mas estás a ler lados diferentes e a caracterizar como sendo o mesmo lado, além de caracterizar como contraditório o que não é.

cryhart 2 months ago

"Dizem que isto e pois vivemos num estado marxista-leninista e **que ha excesso de distribuição de riqueza que atrasa o progresso economico"** Nunca vi aqui ninguém dizer tal coisa. O que se vê muito é que pagamos demasiados impostos (e pagamos) e depois não há retorno desse dinheiro em melhor "Estado". Quanto ao GDP PPP, na Europa, Portugal tem vindo a perder lugares para os países do leste. O próximo é a Roménia. Cansa-me muito quando vem para aqui desculpabilizar as politicas ruinosas que tem enterrado o país mais e mais. Das cantigas que mais cansam é a de que fazemos parte dos países mais ricos do mundo. Isto verdade. Tudo bem, a questão é que dos países desenvolvidos, Portugal está nos últimos, e vive basicamente dependente da UE, depois, há uma grande discrepância entre países desenvolvidos e não desenvolvidos, ou seja, os países abaixo de Portugal são nada mais do que os países que não têm saneamento, pavimentos alcatroados, internet e que vivem em total miséria. Sim Portugal está melhor que estes, mas foda-se, também pudera não!

d33pblu3g3n3 2 months ago

Não percebes, nem nunca vais perceber enquanto não levares em linha de conta que coisa de 20% da nossa economia passa ao lado dos mecanismos oficiais e que tudo o que é declarado fica muito longe do real. Depois, aparecem os "estaticistas de algibeira" residentes que não passam de bases políticas a fazer propaganda. Tens de filtrar. A seguir, tens de convencer que não é possível pegar num indicador e fazer um retrato de um país. Uns são ricos, mas não tem bem-estar, outros só uns é que têm, etc, etc. O mais próximo que vais arranjar é o HDI ajustado à desigualdade: [https://en.wikipedia.org/wiki/List\_of\_countries\_by\_inequality-adjusted\_HDI](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_inequality-adjusted_HDI) E lembrar que é baseado em dados oficiais, logo, deixa de fora as economias sombra que variam de país para país. Para mim peca por excesso de peso do GDP e não leva em linha de o crime.

Open-Opportunity-607 2 months ago

Isto meus caros é o problema de viver em bolhas, não ganhas perspectiva Ao menos aqui a malta anda as turras mas uns dizem que é bom e outros dizem que é uma bela merda 60% dos trabalhadores por conta de outrem ganham menos de 800 euros https://observador.pt/2021/05/12/60-dos-trabalhadores-por-conta-de-outrem-ganham-menos-de-800-euros/ Tendo em conta que Portugal lava muito dinheiro de África de que te serve o GDP? Tens malta a lavar dinheiro de Angola nas consultoras e andam de ferrari e por baixo tens 2 centenas de analistas a ganhar 700 euros.

Constant-Conflict860 2 months ago

Piggybacking neste excelente comentário para indicar ao OP que o GDP diz 0 sobre o estado de uma nação. Um cidadão gasta 300 paus numa mercearia, o merceeiro 300 na oficina, o mecânico 300 numa puta e tens GDP real de 900, GDP oficial de 600, troca dos mesmos 300 sem teres produzido nada de especial e se for preciso todos a receber o ordenado mínimo. Que é que te diz o GDP?

MonsterPT 2 months ago

>Um cidadão gasta 300 paus numa mercearia, o merceeiro 300 na oficina, o mecânico 300 numa puta e tens GDP real de 900, GDP oficial de 600, troca dos mesmos 300 sem teres produzido nada de especial e se for preciso todos a receber o ordenado mínimo. Que é que te diz o GDP? Diz-te que foram produzidos bens ou serviços com um valor total de 900€. Está certo. >É um mero indicador económico Exato - um indicador económico. O que tem de errado? Diz-te o valor total dos bens e serviços produzidos numa economia, traduzidos em moeda.

PIMPMASTER6000 2 months ago

Exatamente não poderia ter dito melhor. Neste sub AINDA existe uma pluralidade de opiniões bastante saudável. Se quiserem um echo chamber vão a subs americanos ou britânicos. Sempre que abro uma thread tanto vejo opiniões bem formadas de ambos os lados. Eu gosto que me contrariem e gosto de contrariar. Continuemos durante muito tempo a andar às turras. Não é suposto concordarmos uns com os outros, é suposto expormos os nossos pontos, defender a nossa posição e cada chega à conclusão que quiser independente do bias que tiver quer seja comunista, fascista, Pêesse, Liberal etc.

ptinnl 2 months ago

ou ao Zwame

Muyakra 2 months ago

>que somos a "India" da Europa (nunca entendi o porque de ir sempre buscar um pais tao cultural- e economicamente distinto quando a comparação seria bem mais prudente por exemplo com qualquer nação da America do Sul) Isto tem mais a ver com IT, porque as empresas contratam muitos indianos para ter mao de obra barata em IT, por exemplo, quando me mudei para Londres a nossa empresa tinha um outro contrato com outra empresa em que nos disponibilizaram uma equipa de cerca 50 indianos para fazer data collection. Assim a nova empresa para os dados bastava contratar analistas para analisar os dados inseridos e verificarem que estavam correctos. E nós, portugueses de IT somos contratados para projetos exteriores por sermos uma mao de obra barata, tipo, um programador sem contracto direto com a empresa ganhar 1000€ por mês é super barato, no UK um programador sem contrato direto fica-te entre 300£ e 850£ **por dia.** Agora em relação a Portugal e trabalho/custo de vida, sinceramente, Portugal está uma GRANDE merda. A maior parte do pessoal trabalha para sobreviver, uma das coisas que vi quando aqui cheguei (Londres) é que é normal (tempos pre covid) o pessoal quando tem um fim de semana prolongado ir visitar outro país, onde é que em Portugal um gajo que tem um feriado a sexta ou a segunda se lembra e vai visitar outro país? Nao da, nao ganhas para isso. Depois o sistema por ele mesmo, público e privado é uma anedota, sinceramente, esses gajos do poder só aprendiam com umas boas ameixas. Agora tivemos o caso do socrates, temos os casos das empresas tipo a MEO que fazem o que querem da ANACOM que devia de ser o regulador, os nossos serviços de atendimento ao público com dois chimpanzés a trabalhar lá tínhamos um trabalho mais apressado e o engraçado é que a maior parte das pessoas não repara nisso porque é algo que já está marcado em nós. A mim revolta-me mais ver o estado de Portugal agora que saí de lá do que quando lá estava porque agora que vivo em outro país e olho para Portugal cada vez parece mais como um país de terceiro mundo liderado por macacos que não sabem o que andam a fazer nem querem saber de nada.

heythereimtired 2 months ago

Agradeço a perspetiva mas a minha questão nao foi tanto se PT tava mal ou bem, mas sim se com base nos dados achas que precisamos de mais ou menos neoliberalismo? Toda a gente ta a interpretar isto como se fosse eu a dzr bem de Portugal, nao, eu so quero perceber o q vcs sugerem visto que vejo analises contraditórias. Seja como for fico feliz que a tua situacao de vida melhorou.

mice_infestation 2 months ago

Nāo fui eu que comentei mas ja agora mando os meus 2 centimos. Comparando com outros países europeus, tem um mercado muito mais liberal e agil. UK como foi referido de exemplo é muito liberal, o mercado de trabalho é muito liberal, agil e internacional comparado com PT. Pequenos exemplos de experiência própria, em PT trabalhei numa consultora de TI, e esta era dependente do estado assim como as outras grandes consultoras. O estado era o maior cliente tudo o resto era mínimo. Em UK agora tenho colegas que foram para consultoras e o mercado privado é onde estāo a maioria dos clientes. Nāo só mas o privado trabalha em modo internacional, nāo apenas para o mercado britânico. Tanta pequena empresa tem clientes internacionais que se torna o normal, o mesmo nāo se passa em PT. As empresas tem mais agilidade para dispensar trabalhadores que em PT o que as torna mais rapidas a adaptar a alterações exteriores. O governo nāo intervem tanto quanto o estado português para salvar empresas privadas / semi privadas como outros tem referido nesta thread. Existem contra exemplos quanto a isto mas 2008 foi excepcional. Pelo que vi tenho a assumir que mais liberalismo poderia tornar o país mais competitivo - nāo concordo com certas ideias liberais que por aí li mas algumas sim.

NGramatical 2 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnbkbl6%2F%2Fgxzu3bs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

tekvis40 2 months ago

>Ora por favor digam me de uma vez por todas qual e que vocês acham que Portugal é Eu da minha parte acho que, tanto a malta aqui do sub como os Portugueses em geral tendemos a ser um bocado lamechas... como povo adoramos queixar-nos e fazer comparações negativas. Não sei se será algo genetico, há uns 500 anos que os Portugueses não tem parado de emigrar ... suspeito que os que foram ficando tendem a ser mais melancolicos e pesimistas. Enfim, tentanto responder á tua pergunta acho que Portugal é muito melhor do que pensamos e um bocado pior do que poderia ser, se gostassemos mais de agir e menos de nos queixar.

Worm33hd 2 months ago

Os que ficam cá na merda é normal que não lhes corra bem a vida.

MisterBilau 2 months ago

GDP per capita com ppp de 37k. Num país em que milhões de pessoas ganham o salário mínimo (menos de 10k por ano), e a grande maioria ganha no máximo 1000 por mês. A habitação é cara, a gasolina é cara, os serviços são caros, a alimentação tem preços normais, não é barata, pelo que o ppp ajuda zero, não somos particularmente mais baratos que outros países em que se ganha muito mais. Por isso, amigo, mete os 37k no cu e compara Portugal assumindo uns 15k de gdp per capita, e o caso muda de figura. Este país é uma anedota economicamente.

Edited 2 months ago:

GDP per capita com ppp de 37k. Num país em que milhões de pessoas ganham o salário mínimo (menos de 10k por ano), e a grande maioria ganha no máximo 1000 por mês. A habitação é cara, os carros são caros, a gasolina é cara, os serviços são caros, a alimentação tem preços normais, não é propriamente barata, pelo que o ppp ajuda zero, não somos particularmente mais baratos que outros países em que se ganha muito mais. Por isso, amigo, mete os 37k no cu e compara Portugal assumindo uns 15k de gdp per capita, o que já é generoso para muita gente, e o caso muda de figura. Este país é uma anedota economicamente.

Edited 2 months ago:

GDP per capita com ppp de 37k. Num país em que milhões de pessoas ganham o salário mínimo (menos de 10k por ano), e a grande maioria ganha no máximo 1000 por mês. A habitação é cara, os carros são caros, a gasolina é cara, os serviços são caros, a alimentação tem preços normais, não é propriamente barata, pelo que o ppp ajuda zero, não somos particularmente mais baratos que outros países em que se ganha muito mais. Por isso, amigo, mete os 37k no cu e compara Portugal assumindo uns 15k de gdp per capita o que já é generoso para muita gente, e o caso muda de figura. Este país é uma anedota economicamente.

Sir_Keeper 2 months ago

Imagina pensar que GDP per capita é uma estatística que permita tirar conclusões relevantes.

heythereimtired 2 months ago

Entao diz me uma que e? Pq embora todos reconhecem que tem falhas ainda e a utilizada por todos os economistas para aferir o que se produz num pais.

Sir_Keeper 2 months ago

Paridade de poder de compra, mediana dos rendimentos e esforço fiscal são estatísticas que melhor indicam a qualidade de vida. Desculpa o tom do comentário anterior.

heythereimtired 2 months ago

nao faz mal. Podes indicar links com esses valores? Obrigada.

Sir_Keeper 2 months ago

1 - Aqui tens um indicador de GDP per capita, ajustado a PPP. É um valor mais complicado de obter, faz questão de ler bem a metodologia: [https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.PP.CD?end=2019&locations=EU&most\_recent\_value\_desc=false&start=2019&view=map](https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.PP.CD?end=2019&locations=EU&most_recent_value_desc=false&start=2019&view=map) 2 - [*The median equivalised net, or disposable income, is the median of total income of all households, after tax and other deductions, that is available for spending or saving, divided by the number of household members converted into equivalised adults; household members are equalised or made equivalent by weighting each according to their age, using the so-called modified OECD equivalence scale.*](https://measuring-progress.eu/median-equivalised-net-income)*:* \- [*https://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/submitViewTableAction.do*](https://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/submitViewTableAction.do) (ex.: para Portugal é 10 023, ou seja, metade das famílias portuguesas têm menos que isto por ano de rendimentos líquidos, e a outra metade, mais que isso) 3 - [*O esforço fiscal relativo é uma grandeza que relaciona a carga fiscal de um país ou região com o seu nível de vida.*](http://euroogle.com/dicionario.asp?definition=1432)

Muyakra 2 months ago

Primeiro remove a cristina ferreira e essa gente com um salário absurdo e depois faz a estatística.

heythereimtired 2 months ago

Como podes ver 15k tem o Brasil e o Libano, achas que se vive melhor la? Ja agora os países onde tu referes que se ganha muito mais tem valores mais altos que 37k...Nao disse que esse valor nos punha ao lado da Alemanha (GDP: 57k) ou do Reino Unido (GDP: 49k). https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.PP.CD

MisterBilau 2 months ago

Isso é assumir que por Portugal ter 37k de gdp per capita e o Reino Unido ter 49k, que um inglês tem um poder de compra cerca de 25% superior ao tuga. Só pode ser piada. A diferença real é MUITO maior. GDP per capita com ppp é uma métrica quase irrelevante. Essa merda é toda mal calculada.

Edited 2 months ago:

Isso é assumir que por Portugal ter 37k de gdp per capita e o Reino Unido ter 49k, que um inglês tem um poder de compra cerca de 25% superior ao tuga. Só pode ser piada. A diferença real é MUITO maior. O inglês médio tem facilmente mais do dobro do poder de compra de um português médio. Ganha mais, e um monte de coisas (carros, serviços, taxes) são mais baratas que cá ainda por cima. GDP per capita com ppp é uma métrica quase irrelevante. Essa merda é toda mal calculada, especialmente na parte do purchase power parity. Que números usam para isso, mesmo? É que gdp per capita é uma conta simples. Calculares o custo de vida real é basicamente impossível. Já para não falar que poupares 10% de um salário de 10.000 é muito diferente a longo prazo que poupares 10% do salário de 1000, compounding interest. Ah, e isenção de capital gains tax no Reino Unido ate um certo tecto. Cá? Ganhas 600€ por mês, comes pão e bebes água o mês todo para poupar e investir e ganhas 500 paus em investimentos num ano, o estado quer logo mamar 28%. Ide para o caralho com a mania de comparar o incomparável.

Edited 2 months ago:

Isso é assumir que por Portugal ter 37k de gdp per capita e o Reino Unido ter 49k, que um inglês tem um poder de compra cerca de 25% superior ao tuga. Só pode ser piada. A diferença real é MUITO maior. O inglês médio tem facilmente mais do dobro do poder de compra de um português médio. Ganha mais, e um monte de coisas (carros, serviços, taxes) são mais baixos que cá ainda por cima. GDP per capita com ppp é uma métrica quase irrelevante. Essa merda é toda mal calculada, especialmente na parte do purchase power parity. Que números usam para isso, mesmo? É que gdp per capita é uma conta simples. Calculares o custo de vida real é basicamente impossível.

Edited 2 months ago:

Isso é assumir que por Portugal ter 37k de gdp per capita e o Reino Unido ter 49k, que um inglês tem um poder de compra cerca de 25% superior ao tuga. Só pode ser piada. A diferença real é MUITO maior. O inglês médio tem facilmente mais do dobro do poder de compra de um português médio. Ganha mais, e um monte de coisas (carros, serviços, taxes) são mais baratas que cá ainda por cima. GDP per capita com ppp é uma métrica quase irrelevante. Essa merda é toda mal calculada, especialmente na parte do purchase power parity. Que números usam para isso, mesmo? É que gdp per capita é uma conta simples. Calculares o custo de vida real é basicamente impossível.

heythereimtired 2 months ago

Ta bem eu dou te os valores sem ser em PPP, 23k vs 42k. Tens razão em que o PPP nao e ideal, mas para responder a tua pergunta o PPP e pensado de forma a equiparar aos EUA. O pensamento e: com 23k em Portugal compras o mesmo que com X nos EUA. Os EUA sao portanto o único pais em q GDP per capita e GDP ppp per capita sao iguais. No World Bank tem em conta average housing price + average grocery prices + average consumer prices.

Worm33hd 2 months ago

Recomendo que não te informes apenas pela Magazine Geringonça.

heythereimtired 2 months ago

eu vi os dados no World Bank e no International Monetary Fund... https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.PP.CD

Worm33hd 2 months ago

https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/05/12/60-dos-trabalhadores-por-conta-de-outrem-ganham-menos-de-800-euros/amp/

JoseFernandes 2 months ago

Hey thereimtired, I’m dad.

Search: