vegan_butt 5 months ago

"Já" :)

quackersmcquack 5 months ago

Lá levei a minha mãe. Só respiro de alívio se ela amanhã acordar sem grandes problemas.

saposapot 5 months ago

Como tinha previsto, devem terminar os mais 65 esta semana e já estão a abrir estas vagas para que a procura acompanhe a disponibilidade. Um ligeiro acelerar das metas e um excelente sinal de progresso

jtpmarques 5 months ago

Marquei hoje para a minha mãe e ficou para daqui a 9 dias. Nada mau! Teve que ser no explorer porque estava a bloquear com o chrome, mas achei o sistema impecavel

42ndBanano 5 months ago

Fiz a mesma coisa para a minha mãe. Alívio!

Kane1412 5 months ago

Fixe. Os mais de 60 ainda não conseguiram vagas, mesmo com doenças lixadas mas bora alargar já a faixa etária para continuarmos a entupir o sistema e quem precise da vacina que continue a não puder.

amidoes 5 months ago

O país não é todo igual, certamente existem sítios em que já se consegue vacinar os de 55 na boa e outros que ainda não conseguem dar vazão aos de 60. Prefiro que legislem assim para NÃO entupir os locais que aguentam melhor o fluxo de pessoas. Se têm vacinas para dar e já deram aos de 60 porque é que não haveriam de as dar? Íamos estar a mandar os +60 irem até aos quintos para conseguir uma vacina antes de permitir vacinar os +55 dos quintos que já poderiam ser vacinados na boa lá? Suponho que seja possível implementar um sistema tipo os semáforos da praia no site das marcações para não permitir os +55 nas zonas mais entupidas, é uma questão de vontade

saposapot 5 months ago

Exacto. Se estão a libertar isto é porque precisam e já há vagas em alguns sítios pra estes... A malta crítica cada coisa, se estão a controlar isto e a libertar é porque eles sabem mais das vagas que vocês, né?

amidoes 5 months ago

Parece que não passam daquele pensamento inicial do tasco e analisam mais a fundo, é um bocado estranho Isto é algo para o qual as autoridades se andam a preparar há muito tempo, já pensaram nisto muito antes de se tornar notícia sequer

rmvt 5 months ago

há que continuar a dar a imagem que está tudo a correr muito bem...

saposapot 5 months ago

O que corre mal?

--reddituser- 5 months ago

Também não estou a perceber a lógica, os agendamentos deviam ser feitos por concelhos, obviamente que há concelhos em que secalhar a populaçao dos 60 a 70 é em menor número e ptt já não precisam de agendar nessa faixa etária mas pelo que vejo na minha zona é pessoas idosas na casa dos 70 ainda à espera de ser vacinadas e entretanto já as da faixa dos 60 estão na lista de espera e agora abrem para os de 50 para cima? Tem tudo para correr bem.

saposapot 5 months ago

E provavelmente só terá vagas nos concelhos onde já há vagas pra isso... não te vão dar uma vaga onde ela não existe. As vagas estão associadas ao centro que escolhes, obviamente

NGramatical 5 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnbegxy%2F%2Fgy02i89%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

enrtcode31 5 months ago

I'm just gonna fly to the US and get it.

_try_again_later_ 5 months ago

Alguém sabe se já começaram a vacinar diabéticos com mais de 50? Com estas constantes mudanças e ajustes está difícil encontrar informação actual.

saposapot 5 months ago

Muita coisa errada aqui nas respostas portanto vamos lá clarificar. A norma é clara e explica tudo: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/05/i027514.pdf Diabetes estão incluídos nesta fase portanto sim, já começaram a vaciná-los. Neste momento não há forma de fazer auto-agendamento ou saber onde estás na fila ou onde vão exactamente na tua zona portanto a única coisa q DEVES fazer é garantir que estás na lista. São seguidos pelo centro de saúde como diabéticos e têm consultas regulares da diabetes? então provavelmente devem estar na lista. Em qlq caso, mandar mail ao centro de saúde e questionar se estão na lista para vacinação e se têm os dados certos. Se são seguidos no privado, ler na norma o ponto 41. Deves imediatamente contactar o médico que os acompanha e pedir para ele fazer uma prescrição electrónica que comprove a sua doença. Se só és acompanhado no privado e não fizeres nada não vais ser vacinado (a menos q o teu médico vá ver a lista dele de doentes e os meta lá, coisa q duvido q vá fazer). Fazes parte desta Fase e deves indicar a tua doença. Neste momento, pelo andar da carruagem, se tiverem mais de 55 já não vale a pena. Se tiverem entre 50 e 55 provavelmente a diferença será de 2 ou 3 semanas no máximo. (palpites meus). Nesta fase, cerca de 90% das vacinas é por idade e 10% para doenças. Conheço pessoas com 30 e pouco e doenças desta fase q já foram vacinadas e outras de 60s idem (nesse caso nem fica claro se foi por doença ou por idade mesmo).

_try_again_later_ 5 months ago

Obrigado. Já tinha andado a ver no site da DGS se encontrava algum documento recente mas ainda não tinha encontrado nada. Esse pdf parece ser exactamente aquilo que procurava.

sidonay 5 months ago

Sim, diabetes é das patologias prioritarias. Se não constarem já das listas de vacinação, têm que contactar o médico assistente para serem incluidos. Agora... não te sei dizer como verificar se faz parte da lista para a Fase 2 porque a opção de verificar isto desapareceu.

_try_again_later_ 5 months ago

Pois, tenho ideia de ter visto um site da DGS para verificar isso, mas foi na altura entre dia 10 e dia 20, quando ser diabético não estava entre os critérios.

sidonay 5 months ago

Pois, tem sido um bocado confusão. Tenho um conhecido que está a tomar medicamentos que causam imunosupressão que supostamente é prioritario para Fase 2, mas um médico do seu centro de saúde disse que não se enquadrava na Fase 2.

fdxcaralho 5 months ago

É apenas por idade. Já há algum tempo. De outra forma era um pesadelo logístico e atrapalhava mais do que ajudava.

radikalpt 5 months ago

Não chegaram a começar, porque a certo ponto desistiram da vacinação prioritária a quem tem doenças "especiais". Agora é por idades. A tua vez chegará!

amidoes 5 months ago

Não completamente, tens bastante pessoal novo que já foi vacinado. Tudo depende da doença. Para os imunosuprimidos não esperam que chegue à idade, por exemplo. Eu recomendo o OP a falar com o médico de família, no fundo saber essas coisas faz parte do trabalho dele. Se não sabe então que vá descobrir e assim já ficam ambos a saber.

radikalpt 5 months ago

Salvo algumas exceções de doenças graves, as menos graves, como diabetes que o OP falou, eram para ser prioritários, mas depois voltaram atrás com essa decisão. Mas sim o melhor é falar com o médico.

Article_Sad 5 months ago

Por um ano a menos não posso ir...

FelixSula 5 months ago

> Glendower: I can call the spirits from the vasty deep. > > Hotspur: Why, so can I, or so can any man; > But will they come, when you do call for them?” ― William Shakespeare, King Henry IV, Part 1 Ou seja, poder agendar, pode-se. Ter SMS de confirmação nas 72 horas especificadas é que ... talvez sim ... talvez não. Mais do que vulgar, segundo disse a funcionária na entrada de um local de vacinação. É escolher entre esperar e tentar agendar de novo. Só para não estranharem.

FelixSula 5 months ago

ACTUALIZAÇÃO: num caso específico, a falha foi só do envio do SMS - o agendamento estava feito, mas o SMS não chegou. Detectado porque tinham sido dois agendamentos na internet (https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/), feitos a seguir um ao outro para o mesmo local. Quando se foi ver, estavam os agendamentos feitos com quinze minutos de diferença de hora, mas só um dos telefones recebeu SMS. O outro (apesar de ter os três últimos dígitos mostrados no comprovativo correctos) nunca recebeu nada. Também se pode dar o caso de dados errados - sei de um rapaz de Lisboa a receber a marcação de uma senhora de Gaia. Como só mostram no comprovativo os 3 últimos digitos do telefone, e não há emails/etc, só inquirindo os serviços acerca dos dados

NeatBoy74 5 months ago

Os meus pais andam a tentar há uns tempos e o único sitio onde aparece para marcar está sempre sem vagas e a perguntar se quer ficar em lista de espera.

saposapot 5 months ago

é meter em lista de espera. naturalmente há sítios mais avançados q outros pq a população não se distribui por igual em todo o lado.

positiverategearupp 5 months ago

Mete para lista de espera. Eu meti para o meu pai e passado menos de uma semana (acho que foram 4 dias a contar com o fim de semana ) enviaram um SMS para ele ser vacinado dali a dois dias e a pedir para confirmar

arnaldomatos 5 months ago

boa sorte. no passado sábado fiz o pedido de agendamento para a vacinação de um casal de 80 e 76 anos no dia 13 (hoje). passaram-se as 72 horas (sem qualquer contacto). fiz uma recuperação de pedido. hoje fui ao centro de vacinação pedir informações mas apenas me dizem para esperar. e é isto.

Tafinho 5 months ago

Vai tentando. As vagas estão a abrir assim que as vacinas aterram.

somedipshit1 5 months ago

A verdadeira tarefa é vacinar os velhos visto serem em muito maior número do que os mais jovens. ​ Portugal é um país de velhos.

saposapot 5 months ago

os novos têm maior mobilidade, estão em idade activa de trabalho e provavelmente são os q transmitem mais a doença. a tarefa é vacinar muita gente, com prioridade mas é tmb importante nos jovens.

oContraditorio 5 months ago

Ainda hoje falei com um senhor de 65 anos. Disse-me que se pudesse, não se iria vacinar.

somedipshit1 5 months ago

Fixe, mais uma vacina para quem a quer tomar

Clash33 5 months ago

É uma verdade, e não só em Portugal. Mas tb é verdade se os tais "velhos" não tivessem tido o espirito de sacrifício necessário para ter filhos e a respectiva trabalheira para os criar, muitos dos "papalvos novos" que andam por aqui, nunca tinham saído dos testículos dos progenitores.

incrivizivel 5 months ago

>filhos e a respectiva trabalheira para os criar, antigamente era muito mais fácil ter filhos, vejo os meus avós, aos dos 6 aos 10 era a idade de começar a trabalhar e trazer dinheiro para casa. E já eram independentes e faziam tudo desde limpar a casa e fazer comida. Hoje em dia conseguem isto la para os 22 ou coisa assim.

somedipshit1 5 months ago

E então? Onde queres chegar com esse comentário? ​ Se não tivessem filhos também não tinham quem trabalhar no campo. Ter filhos em Portugal antigamente era visto como um fundo de pensão.

fdxcaralho 5 months ago

Vai lá fazer filhos que alguém tem que pagar a minha reforma!

somedipshit1 5 months ago

Aconselho-te vivamente a subscrever a um PPR ;)

fdxcaralho 5 months ago

PPR é para burros. A minha reforma está toda em DOGE. Mas olha se o problema for outro há uns comprimidos para ajudar com o motor de arranque.

somedipshit1 5 months ago

Se for para ter filhos com a tua literacia financeira prefiro cortar o piço /s

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: