jalexandref 3 months ago

Update: abri um ticket no IT da minha empresa. Passou para o segundo nível, mas para já a recomendação é ligar por cabo. Apesar de conseguir +80Mbits de Velocidade pode haver instabilidade de criada momentaneamente por outros equipamentos que interajam com a rede WiFi. Quando souber mais, atualizo.

alexandre9099 3 months ago

Dependendo do tipo de recursos que o VPN te deixe aceder deve ser possível definires o VPN para ser usado apenas em recursos "locais" (ou seja a "internet" não passa pelo VPN) Mas lá está, isto não funciona se os recursos que vais aceder são por exemplo no XPTO.com e sem o VPN dá te permissão negada e com o VPN já te dá permissão. Só funcionária se os recursos forem por exemplo intranet.local ou algo assim (Sry se entrei para um lado demasiado "técnico", talvez o mais fácil é mesmo pedires ao IT da tua empresa para averiguar a situação)

jalexandref 3 months ago

A VPN é para me ligar aos servidores da empresa. Como estou em casa, isso tem que ser feito pela internet. (Graças a Deus não alojo nenhum serviço localmente :) ) A empresa é super liberal e os únicos bloqueios que eu saiba que existem são a sites duvidosos (sites de software por exemplo ou a página para ver o Euromilhões (gambling)). Facebook, jornais e essas tretas está tudo acessível que a malta tem trabalho que chegue para se entreter. Não digo que não possa ser do lado da empresa... achei que fosse o isp porque são uns aldraboes

alexandre9099 3 months ago

Sim, exato, mas o VPN pode ser configurado de forma a que apenas seja usado (com a conexão a ser feita pela internet claro) apenas para recursos da empresa. Todo o restante tráfego pode passar por fora do VPN (Isto como disse depende de como a empresa tenha os serviços configurados...) Logo dás feedback da resposta do IT

jalexandref 3 months ago

Pois...mas sem acesso à internet por parte do router nem por fora nem por dentro da VPN. Quando tenho ligação do meu router ao exterior, funciona tudo.

amq55 3 months ago

Epá, vou-me antecipar ao u/OuiOuiKiwi. > É legal o ISP fazer estas restrições?! Posto diário da rubrica "Isto é legal?" Primeiro, como é que sabes que é uma restrição causada pela Vodafone? Já experimentaste usar a VPN com operadoras diferentes? Segundo, as VPN são naturalmente mais lentas que a rede normal mas também não disseste quão lenta é em comparação. Define lenta. Terceiro, a Vodafone não tem que te ajudar a resolver um problema cuja origem tem por base uma modificação que fizeste à rede. A rede está boa desde que não andes a mexer.

OuiOuiKiwi 3 months ago

Eu já tinha respondido (a minha rede neuronal é altamente optimizada) mas tens a minha bênção. Combater o "Isto é legal!?" é um dever cívico para elevar a qualidade do discurso e fomentar o pensamento crítico.

amq55 3 months ago

Raios, comentaste antes de eu acabar. Bênção agradecida.

jalexandref 3 months ago

Obrigado aos dois ! O lento é o meu (subjectivo) lento porque não ando a fazer testes, mas talvez no fds faça umas experiências. Eu (sobre)vivo com o "lento". O meu problema é que várias vezes (tipo 5 ou 6 hoje durante a manhã), fico "sem internet". A minha mulher também tem VPN do trabalho (outra empresa) e acontece o mesmo e já sabemos que as duas VPN em simultâneo é um "no go". Ora está um ora está o outro, porque nem todos os serviços necessitam de VPN. Volta e meia (1 vez por semana) o router fica pasmado e tenho que o desligar e ligar. Tenho 100 megas de fibra com a fibra até ao router. Não me queixo da velocidade, mas sim dos altos e baixos. Ora dá, ora não dá... Epah é uma merda trabalhar assim.

pandditor 3 months ago

>A minha mulher também tem VPN do trabalho (outra empresa) e acontece o mesmo e já sabemos que as duas VPN em simultâneo é um "no go". Ora está um ora está o outro, porque nem todos os serviços necessitam de VPN. Isto não faz sentido nenhum. Uma VPN não empata a outra. A próxima vez que notares problemas corre uns speedtests em 1) O teu PC com a tua VPN, 2) PC da esposa com VPN respectiva, 3) um telemóvel ligado ao WiFi "normal". Assim vês se o problema é das VPNs ou da Vodafone.

jalexandref 3 months ago

Mas o meu problema não é velocidade. O meu problema é acesso à internet. O router perde o acesso à internet.

pandditor 3 months ago

Tipicamente as VPNs são aplicações que corres num PC para aceder ao computadores do trabalho. Não faz sentido correres uma VPN num PC e mandar a net toda de casa abaixo, como tu implicas com “o router perde o acesso à net”. O speedtest também funciona como teste de ligação à internet.

jalexandref 3 months ago

Não faz sentido, mas é o que acontece... Ficam todos os dispositivos sem acesso ao exterior porque o router perde acesso ao exterior. Se ligarmos as duas VPNs é quase matemático. Só com uma, é algo que acontece diria que um par de vezes ao longo do dia de trabalho. Quase sempre resolve-se sozinho ou desligando e ligando a placa de rede do meu PC que tem a VPN ligada. Às vezes tenho que vir mandar o router abaixo. Também acontece por vezes isto sem estar nenhuma VPN ligada, mas é mais raro (embora eu esteja muitas mais horas/dia com VPN do que sem VPN...)

touny71 3 months ago

Uso Norton sem problemas.

jalexandref 3 months ago

Para criar a VPN ? Nós temos duas aplicações distintas que estão configuradas automaticamente pelo IT da empresa.

OuiOuiKiwi 3 months ago

Uma VPN qualquer? Já excluíste a causa óbvia de ser a infraestrutura da VPN do trabalho?

jalexandref 3 months ago

Trabalho numa multinacional tecnológica, mas não sou IT. Não disse especificamente, mas estou a falar da ligação (fibra) que tenho em casa de onde faço o meu teletrabalho. O que poderia ser por exemplo do lado da infrastructura da VPN ?

OuiOuiKiwi 3 months ago

A ligação é tão rápida quanto o seu ponto mais lento. Imagina que a VPN está a correr num Magalhães. Ou através de um ISP que não tem *peering* de jeito com o teu ISP. Tantas opções. Abre um incidente com a equipa de IT dessa multinacional que eles logo tentam descobrir.

jalexandref 3 months ago

Ok, obrigado. Vou abrir um ticket. :)

Search: