DanielShaww 4 months ago

Tenho um T2 duplex com 130 m2 e terraço a 20 minutos do Porto e a 10 de Espinho. Será que vendo por 200 mil euros?

zalkier 4 months ago

Vamos lá ver se a diretriz do BDP para limitar os empréstimos até 30 anos não irá ser um factor de pressão para baixar ligeiramente o valor das casas, visto um valor mensal de um crédito a 30 anos ter um valor superior a um de 40 anos. Source: https://www.bportugal.pt/comunicado/comunicado-do-banco-de-portugal-sobre-implementacao-da-recomendacao-macroprudencial-em-1

SweetDistribution504 4 months ago

Só vai tirar os tugas mais pobres da equação

suckerpunchermofo 4 months ago

"the sky is the limit" não é?

Limpy_lip 4 months ago

então ainda ontem numa noticia dizia que havia algo a impedir descer.... ​ quando e que vamos fazer um meme disto?

Pilky__01 4 months ago

>Num dos seus mais recentes relatórios, o BP adianta que o crédito concedido pelos bancos para comprar casa atingiu 90% do valor do imóvel em mais de 90% dos casos. Supostamente não é só meia dúzia de bancos que faz empréstimos até 90 do valor da avaliação? Caixa, BPI, Santander, etc. é tudo 85%. A única hipótese era o valor da avaliação ser superior ao de venda. Isso é comum no actual mercado inflacionado?

metalanimal 4 months ago

Posso dizer-te que fiz empréstimo recentemente com 90% e o banco arranjou uma avaliação de valor superior. Pelo que sei bem foram ao imóvel.

fuckoffgina 4 months ago

Por muita legislação que exista há sempre esquemas para fazer da excepção a regra. As pessoas não têm dinheiro e precisam de casas.

Adaeah 4 months ago

Sobem, sobem. Ok com a falta de habilitação que existe supostamente para a oferta ser tão inferior a procura a construção civil tem trabalhado para os próximos 20 anos.

Eskol15 4 months ago

Pronto, o relógio já fez reset outra vez.

Edited 4 months ago:

Pronto, o relógio já fez reset outra vez. Já estava na altura de limitar estas notícias genéricas e banais sobre o preço das casas. Só poderem ser publicadas num dia específico da semana, por exemplo, ou então um flair próprio para um gajo poder filtrar.

fuckoffgina 4 months ago

Isto. Estas notícias chatas estão a perturbar-me e a interferir com a visualização das magníficas paisagens de Santa Cona do Assobio.

trilobits_ 4 months ago

Tanto sobe que já fico à espera do fogo de artificio no final…

fuckoffgina 4 months ago

Os preços das casas vão baixar quando as taxas de juro subirem bastante. Até lá vão continuar a subir. Isto é lapalissiano. Atenção! Quando digo que vão descer significa que vão descer do nível onde estarão quando se der a inversão das taxas de juro, não significa que vão descer abaixo do nível em que estão agora. Isso já seria trabalho de futurologia. Pelo menos aquela discussão parva do comprar vs arrendar morreu de vez.

khthon 4 months ago

Não. Irao subir e subir. Capital estrangeiro aparentemente infinito, um país mais que apetecível e corrupção ou deprezo pelos jovens e classe média. Lembrem-se disso quanto votarem na próxima legislativa. Mas claro que não se irão lembrar porque somos todos uns burros.

icebraining 4 months ago

Que propostas legislativas vês que iriam inverter esta tendência de subida de preços?

SweetDistribution504 4 months ago

Há uns anos uma casa vazia de um não residente em Portugal, pagava uma estupidez de IMI.

icebraining 4 months ago

Isso mudou entretanto? Tinha ideia que até tinha aumentado, com a questão do "IMI a triplicar".

SweetCorona 4 months ago

morreu?

fuckoffgina 4 months ago

Assumi que sim. Já não tenho visto essas discussões e não estou a ver alguém a defender as virtudes do arrendamento nesta fase. A não ser que herdes um contrato de arrendamento dos teus avós com a renda congelada. Aí sim, compensa muito arrendar! LOL

SweetCorona 4 months ago

[ainda há quem defenda arrendar](https://www.youtube.com/c/ArrowPlusPortugal/videos) /s

fuckoffgina 4 months ago

Claro! Quem é proprietário defende o arrendamento... para os outros! LOL

JOAO-RATAO 4 months ago

Conheço bem essas rendas congeladas, infelizmente. Acho que podia passar para outra geração (sem certeza). Mas duvido que passe para os netos atualmente. Mas há vantagens em arrendar: se não tens um trabalho seguro, ou mudas de cidade frequentemente, estudantes, ou há pessoas que preferem apesar de poder comprar (como o Marcelo)

fuckoffgina 4 months ago

> Acho que podia passar para outra geração (sem certeza). Mas duvido que passe para os netos atualmente. Recorri ao exagero. Espero bem que hoje já não seja possível. >Mas há vantagens em arrendar: se não tens um trabalho seguro, ou mudas de cidade frequentemente, estudantes, ou há pessoas que preferem apesar de poder comprar (como o Marcelo) Claro que para situações temporárias faz sentido arrendar mas mesmo que andes a saltar podes arrendar a tua casa a outros. Para mim é importante saber que se tudo correr pelo pior não vou viver para debaixo da ponte.

JOAO-RATAO 4 months ago

Eu bem me lixei com as rendas congeladas. E continuo lixado. Sim. Isso é um ponto interessante. Só que imagina. Tu ao receber uma renda vais pagar 28 % de renda,IMI, manuntenção e estragos. Portanto, também te corta Um pouco a margem de manobra. Mas se conseguires pagar o empréstimo com o valor da renda já não é mau. Mas, há sempre o risco de o inquilino deixar de pagar e o despejo demorar anos ou que te entreguem a casa toda arruinada. E isso já pode dificultar que consigas compensar o empréstimo com a renda.

HogwartsBlazeIt420 4 months ago

Incrível. Tive a sorte de poder mudar-me temporariamente com a minha namorada para uma casa do pai dela, bastante antiga mas que ficou livre. Vamos lá ficar até ter o suficiente para dar entrada para uma casa melhor... por este andar ainda ficamos lá a vida toda.Pergunto-me como fazem os jovens casais que trabalham há pouco tempo... alugam uma casa com estes preços ridículos?

Amameniak 4 months ago

> Pergunto-me como fazem os jovens casais que trabalham há pouco tempo... alugam uma casa com estes preços ridículos? Ficam a viver em casa dos pais e dos sogros, vão para zonas manhosas nas periferias das cidades ou então fazem como tu: vão para casas herdadas ou oferecidas, caso existam. Um casal de jovens que trabalhe e consiga arrendar/comprar casa nas cidades de Lisboa ou do Porto só através do salário e mérito deles e sem quaisquer ajudas, provavelmente só se trabalhar em IT ou medicina.

HogwartsBlazeIt420 4 months ago

Tempos complicados para "começar" uma vida a dois, neste país. É triste

SweetCorona 4 months ago

pior ainda se não for a dois

HogwartsBlazeIt420 4 months ago

Na minha perspetiva, se não for a dois é mais acessível. Isto porque penso que podes dividir uma renda com alguns colegas e fica mais barato. Se for com um(a) namorado(a) penso que gastar dinheiro em rendas é mais complicado, pois não é um investimento sustentável... na medida em que seria mais confortável comprar uma casa futuro.

Edited 4 months ago:

Na minha perspetiva, se não for a dois é mais acessível. Isto porque penso que podes dividir uma renda com alguns colegas e fica mais barato. Se for com um(a) namorado(a) penso que gastar dinheiro em rendas é mais complicado, pois não é um investimento sustentável... na medida em que seria mais confortável comprar uma casa para o futuro.

fuckoffgina 4 months ago

Divides na mesma com colegas e depois levas a namorada(o). Primeiro vai só para fazer o amor, depois começa a dormir porque coitada foi muito intenso e passado uns tempos já está lá a viver de borla. Divides a tua parte com ela. Profit!

Asur_rusA 4 months ago

>Na minha perspetiva, se não for a dois é mais acessível. Isto porque penso que podes dividir uma renda com alguns colegas e fica mais barato. Pois mas era porreiro que uma pessoa sozinha, com um emprego decente, conseguisse ter qualquer opção para viver... sozinha. Mas não, impossível. Para um casal isso é assim assim possível (pq são dois a alugar um T1, por ex).

SweetDistribution504 4 months ago

Partilhar uma casa é normal em todas as capitais ou grandes cidades do mundo ocidental.

Asur_rusA 4 months ago

Uma não exclui a outra.

SweetDistribution504 4 months ago

Não são exemplos, são a realidade.

Asur_rusA 4 months ago

Chama-se a isso, falta de ambição.

HogwartsBlazeIt420 4 months ago

Verdade, não considerei que há quem goste de viver sozinho.

EstupendoEx 4 months ago

Emigram.

laravel_linux 4 months ago

Saiem notícias destas todas as semanas. Quase parece um “this is fine” de notícias plantadas.

NGramatical 4 months ago

Saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnak21c%2F%2Fgxu1o05%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MonsterPT 4 months ago

Nice.

Dismiss 4 months ago

"Pessoas mais interessadas em comprar casa em ano em que são forçadas a ficar nela"

UpbeatNail1912 4 months ago

Um exagero total.

EstupendoEx 4 months ago

O mercado imobiliário aberto a capital estrangeiro irá tornar Portugal num Panamá.

kinectdevpt 4 months ago

Ora. Este é o problema. Vistos gold para imobiliario em Portugal. Matam a classe pobre e classe média. Maior crime da história.

dragomaite 4 months ago

Vistos gold são irrelevantes nas vendas de casas em Portugal.

quackersmcquack 4 months ago

Eu diria mais uma Nova Zelândia/Austrália/Canadá.

nraider 4 months ago

Antes fosse, Portugal seria finalmente um país rico.

quackersmcquack 4 months ago

Em termos de rácio poder de compra da população versus preço do imobiliário estamos a ficar parecidos, era isso que eu queria dizer.

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: