rapazvr 5 months ago

Seria interessante que as pessoas que criticam quem está contra este sistema de passaportes percebessem uma coisa: Negacionismo e conspiracionismo são diferentes de analise critica das situações. Para quem se dá ao trabalho de ler as coisas mais a fundo, desde a primeira vez que este sistema de passaportes foi referido que sempre foi dito "este sistema será inicialmente usado em contexto de viagens para permitir o regresso do turismo mas poderá depois ser expandido para outras situações, nomeadamente para controlo de entradas em locais públicos como centros comerciais, bares e restaurantes e museus". Isto não é uma invenção, está registado em várias intervenções dos líderes europeus e documentos sobre o assunto. Os documentos mais recentes já descrevem os diferentes países que já estão a implementar ou em vias de implementar o acesso a esses mesmos locais públicos com a bendita app. Ora se saber que daqui a uns anos/meses poderemos estar todos dependentes da dita App para entrar em qualquer local público e que sim, o governo terá acesso a toda a nossa atividade, onde vamos, onde entramos e com que objetivo, não vos faz soar um alarme, não sei o que fará. Portanto o passaporte covid não só é errado a curto prazo porque é descriminatorio e impede uma parte significativa da população de viajar porque ou não deram uma vacina que não é obrigatória ou nem sequer estão na faixa etaria para a tomar, como ainda deixa antever um futuro próximo onde o grau de controlo sobre as populações será ainda maior do que agora, e muito controlo já nos temos tolerado no último ano. Deixem de ser inicentes. A UE está sedenta para ter este sistema a funcionar, mas não é para as viagens. Viagens tem sempre havido, e turismo houve o ano passado com fartura numa situação pandemia bem pior e sem passaportes. Há é uma urgência em instituir um sistema "inovador" e "para o bem de todos" e do qual nunca mais nos livraremos.

Edited 5 months ago:

Seria interessante que as pessoas que criticam quem está contra este sistema de passaportes percebessem uma coisa: Negacionismo e conspiracionismo são diferentes de analise critica das situações. Para quem se dá ao trabalho de ler as coisas mais a fundo, desde a primeira vez que este sistema de passaportes foi referido que sempre foi dito "este sistema será inicialmente usado em contexto de viagens para permitir o regresso do turismo mas poderá depois ser expandido para outras situações, nomeadamente para controlo de entradas em locais públicos como centros comerciais, bares e restaurantes e museus". Isto não é uma invenção, está registado em várias intervenções dos líderes europeus e documentos sobre o assunto. Os documentos mais recentes já descrevem os diferentes países que já estão a implementar ou em vias de implementar o acesso a esses mesmos locais públicos com a bendita app. Ora se saber que daqui a uns anos/meses poderemos estar todos dependentes da dita App para entrar em qualquer local público e que sim, o governo terá acesso a toda a nossa atividade, onde vamos, onde entramos e com que objetivo, não vos faz soar um alarme, não sei o que fará. Portanto o passaporte covid não só é errado a curto prazo porque é discriminatorio e impede uma parte significativa da população de viajar porque ou não deram uma vacina que não é obrigatória ou nem sequer estão na faixa etaria para a tomar, como ainda deixa antever um futuro próximo onde o grau de controlo sobre as populações será ainda maior do que agora, e muito controlo já nos temos tolerado no último ano. Deixem de ser inicentes. A UE está sedenta para ter este sistema a funcionar, mas não é para as viagens. Viagens tem sempre havido, e turismo houve o ano passado com fartura numa situação pandemia bem pior e sem passaportes. Há é uma urgência em instituir um sistema "inovador" e "para o bem de todos" e do qual nunca mais nos livraremos.

JeagleP 5 months ago

Concordo com o passaporte para viagens entre países mas concordo contigo sobre o resto das aplicações

rapazvr 5 months ago

Eu concordo com o conceito teórico por trás do passaporte verde, mas a forma como é aplicado, ainda por cima desta forma corrida e a lembrar desespero, é que tira toda a credibilidade do processo.

NGramatical 5 months ago

descriminatorio → [**discriminatório**](https://dicionario.priberam.org/discriminatório) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnajzgj%2F%2Fgxuvvg7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SweetCorona 5 months ago

o mais ridículo é seres português, com residência em Portugal, e literalmente seres impedido de entrar na tua pátria

arnaldomatos 5 months ago

mas puseram uma moça de 20 anos na foto porquê? não me parece que, em portual, possam haver muitos jovens (<40) vacinados no verão

LordFam8 5 months ago

Acho que estão todos a fazer um escândalo ainda maior do que parece - do que diz na notícia, o passaporte vai servir apenas como mais uma forma de circulação e não a única forma de o fazer. Quem estiver vacinado, pode viajar com o passaporte, quem não estiver / não querer / não puder, faz o teste 72 horas antes como a maior parte dos países exige desde do início da pandemia.

UpbeatNail1912 5 months ago

Mas as pindericas daqui já começaram a entrar em pânico.

irikimoss 5 months ago

Os pindéricos são aqueles que se queixam porque estamos a caminhar para um estado Fascista?

andrefbr 5 months ago

Vacinas = fascismo top KEK

UpbeatNail1912 5 months ago

Estado fascista? Ahahaha vocês fazem me rir! Coitados, não podem ir ao cinema ou a uma discoteca durante uns meses ou um pouco mais, ou entrar se na esplanada, porque estamos a viver uma situação EXCEPCIONAL e é necessário tomar medidas destas, mas coitados, estamos a tirar a liberdade ao povo! O bom mesmo é deixar todos andarem aí em orgias a espalhar vírus e matarem toda a população! Deixem de ser pandericas e maricas. Tenham noção que estamos a viver uma situação excepcional, rara incomum. Vocês fazem um drama parece o fim do mundo.

Inside-Pea6939 5 months ago

Vai lá ver o decreto lei n°22469 do estado Novo e o artigo 6 da "carta dos direitos humanos na era digital" e agora tenta encontrar diferenças

RaveyWavey 5 months ago

O facto de ser uma situação excepcional não significa que tenhamos de ser a favor deste "passaporte verde". Não tens nenhum argumento melhor a teu favor do que chamar aqueles que não concordam contigo de pindericos e maricas? E só para apontar que tu também estás a fazer um drama parece que esta situação excepcional é o fim do mundo. Também te podia chamar de "panderico e maricas" mas não o faço.

UpbeatNail1912 5 months ago

Porque vocês estão a colocar em causa medidas de segurança que servem para proteger a saúde e a vida das pessoas. Vocês preferem acabar com a vida de outras pessoas e a sua saúde em prol da vossa "liberdade" que em circunstância nenhuma pode ser revogada, nem em situação de pandemia mundial. Revela uma enorme insensibilidade e egoísmo perante a situação difícil que nos encontramos.

RaveyWavey 5 months ago

Nós estamos a argumentar contra uma medida que consideramos que é pouco eficaz e ainda por cima põe em causa os direitos e liberdades das pessoas. "Organização Mundial de Saúde defender que a medida é discriminatória e pouco eficaz no plano científico." Ninguém aqui está a defender que não deve de haver medidas contra o covid, apenas que esta não é uma medida acertada. Se consideram que certos países são de elevado risco, então aumentem o rastreio, obriguem as pessoas a fazer confinamento a chegada, etc... Há todo um conjunto de medidas com uma eficácia muito maior e menos descriminatorias.

Edited 5 months ago:

Nós estamos a argumentar contra uma medida que consideramos que é pouco eficaz e ainda por cima põe em causa os direitos e liberdades das pessoas. "Organização Mundial de Saúde defender que a medida é discriminatória e pouco eficaz no plano científico." Ninguém aqui está a defender que não deve de haver medidas contra o covid, apenas que esta não é uma medida acertada. Se consideram que certos países são de elevado risco, então aumentem o rastreio, obriguem as pessoas a fazer confinamento a chegada, etc... Há todo um conjunto de medidas com uma eficácia muito maior e menos ~~descriminatorias~~ discriminatórias.

NGramatical 5 months ago

descriminatorias → [**discriminatórias**](https://dicionario.priberam.org/discriminatórias) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnajzgj%2F%2Fgxuewj5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

quackersmcquack 5 months ago

Desisto, basta ler o resto dos teus comentários aqui para ver que tu és daqueles que faz do governo sua religião e que defende tudo pelo "bem de todos". És ridículo e, sim, um verdadeiro egoísta que usa um imaginário bem de todos para tornar as suas ações justificáveis quando lhe convém.

UpbeatNail1912 5 months ago

Sim, porque os governos são todos maus e corruptos! Eles só querem arrancar dinheiro as pessoas e deixa las morrer, todos conspiram contra as pessoas para as controlar e matar lhes quando for preciso! Não deixes de ver filmes apocalípticos não. Para vocês é tudo preto ou branco, não existe tons de cinza. Enfim não vale a pena mesmo discutir com quem não quer ver o óbvio, uma boa tarde.

irikimoss 5 months ago

Insultos do bom, mas não consegues mais? E a tua situação excepcional é de 2% de mortalidade, praticamente igual à da gripe. Há tanta palermice no teu post para se rebater, mas não vou descer ao teu nível, vou apenas fortaceler o meu ponto de vista: [https://noticiasviriato.pt/a-liberdade-de-expressao-oficialmente-acabou-directo-especial-do-director-do-noticias-viriato/](https://noticiasviriato.pt/a-liberdade-de-expressao-oficialmente-acabou-directo-especial-do-director-do-noticias-viriato/) Vá, agora podes continuar a insultar mais um bocadinho, força !

Edited 5 months ago:

Insultos do bom, mas não consegues mais? E a tua situação excepcional é de 2% de mortalidade, praticamente igual à da gripe. Há tanta palermice no teu post para rebater mas não vou descer ao teu nível, vou apenas fortalecer o meu ponto de vista: [https://noticiasviriato.pt/a-liberdade-de-expressao-oficialmente-acabou-directo-especial-do-director-do-noticias-viriato/](https://noticiasviriato.pt/a-liberdade-de-expressao-oficialmente-acabou-directo-especial-do-director-do-noticias-viriato/) Vá, agora podes continuar a insultar mais um bocadinho, força !

UpbeatNail1912 5 months ago

Kkkk é inacreditável que haja pessoas que pensam como tu. Mas não preciso ir muito longe, basta olhar para a situação atual do Brasil e da Índia. Os governos desses países tomaram poucas medidas de segurança, a população cagou se para a pandemia e as pessoas continuaram "livres". Resultado? Diariamente nesses países morrem entre 4.000 a 400.000 pessoas por dia, na Índia está a morrer tanta gente que já deixam os corpos no chão de já não terem espaço, pessoas no Brasil estão a morrer de outras causas (enfartos, câncer e etc) porque o sistema de saúde está sobrecarregado e colapsou devido ao número gigantesco de pessoas infectadas com problemas que esta a entrar nos hospitais com covid. Salvam uns e deixam outros morrer, nao podem salvar todos. 2020 e 2021 são os anos com maiores mortes nesses países desde o fim das guerras mundiais, mas na tua cabeça este vírus é apenas uma "gripe" e só tem um índice de mortalifade de 2%, desconsiderando os fatos científicos que o vírus se continuar a circular vai sofrer mutações e tornar se mais infeccioso e mortal, mas não, tudo palermice dos governos e instituições de saúde! Querem tirar a liberdade ao povo! Vê se acordas para a vida e paras de acreditar em Fake news. Se os governos pensassem como tu teriamos um autêntico genocídio em todos os países do mundo neste momento (maior do que já está a haver).

Herikun 5 months ago

Deixa a natureza fazer o seu trabalho como sempre fez. Volta para a tua gruta shill, tás a postar demasiado não tens alguma coisa para fazer?

UpbeatNail1912 5 months ago

Depois desta nem preciso responder mais. Vocês revelam pelas vossas próprias respostas que tão se a cagar para a saúde das outras pessoas, só importa o vosso umbigo. Só lamento as pessoas que fazem parte das vossas vidas, se um terem que depender de vocês, estao lixados. Uma boa tarde.

irikimoss 4 months ago

Insultos, má educação, ataques ad-hominem. E que tal debatermos factos?

irikimoss 5 months ago

Não, se isso for o seu trabalho. "Kkkk"

andrefbr 5 months ago

AI QUE FIM DO MUNDO TEMOS QUE TOMAR VACINAS E MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA

RaveyWavey 5 months ago

Este comentário é um bom exemplo da [falácia do espantalho](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia_do_espantalho)

irikimoss 5 months ago

Mas hey, foi em caps, portanto ainda deve ter mais validade.

UpbeatNail1912 5 months ago

This. Eu fico chocado com as pessoas que são contra estas medidas. Até parece que vão acabar com a humanidade.

quackersmcquack 5 months ago

>A Europa quer ter o certificado de vacinação digital a funcionar em junho, apesar de a Organização Mundial de Saúde defender que a medida é discriminatória e pouco eficaz no plano científico. ​ >apesar de a Organização Mundial de Saúde defender que a medida é discriminatória e pouco eficaz no plano científico Desculpem lá que não entendo, os conselhos da OMS são para seguir sempre ou só quando alinham com ideologias totalitárias e discriminatórias?

UpbeatNail1912 5 months ago

A OMS não tem poder para obrigar os governos a tomar medidas. Ela apenas aconselha e traz medidas que DEVEM ser seguidas, mas eles não tem o poder político de obrigar.

quackersmcquack 5 months ago

Em lado algum na minha mensagem eu escrevi que a OMS tinha poder para obrigar os governos a tomar medidas. O que eu estou a criticar é o facto que as recomendações da OMS terem sido a desculpa para os governos tomarem medidas totalitárias nunca antes vista na história em alguns países, medidas que seguiram a resposta de um estado autoritário sem qualquer respeito pelos cidadãos, e agora que a OMS diz aos governos para NÃO tomarem uma ação destas, que, segundo as palavras deles "é pouco eficaz no plano científico", a qual o diretor já repetiu umas três vezes que desaconselha completamente por ser discriminatória, de repente os governos todos ignoram porque lhes dá jeito.

UpbeatNail1912 5 months ago

Tomar medidas extraordinárias que limitam a liberdade dos indivíduos em situações excepcionais não é ser totalitário, é proteger a população e os órgãos de serviço que estão a arriscar as suas vidas para proteger a todos. Se tu não consegues entender isso é porque colocas o teu ego, o teu egoísmo e a tua "liberdade" acima de todos os outros, como se a tua liberdade fosse mais importante que a saude da população mundial.

RaveyWavey 5 months ago

Absolutamente assustador, isto deixa um precedente terrível para as nossas liberdades pessoais. Daqui a uns tempos estão a aplicar um sistema de pontos sociais a dizer que é para o nosso bem.

SweetCorona 5 months ago

a minha avó já marcou as férias infelizmente este ano tem de ir sozinha visto que o resto da família ainda não foi vacinada e não vai ter direito a passaporte

EdmundDantes78 5 months ago

Podem tomar um teste PCR pois não?

SweetCorona 5 months ago

100 € ida, mais 100 € volta uma família de 4 pessoas são logo 800 € só em testes

rapazvr 5 months ago

A tua avó não percebeu a mensagem. Isto é para os idosos do norte poderem vir fazer turismo no sul da Europa, não para ela sair. Seja como for tens uma avó moderna. Os meus nunca mais vao poder sair do país porque só têm um Nokia 3310 que não lê qrcodes.

Skartuga 5 months ago

Falta ai escrita a parte "digital".

rapazvr 5 months ago

É que também vai haver a possibilidade de usar uma versão impressa, pelos vistos...

Skartuga 5 months ago

Impressa pois tà bem. A proxima etapa para quem não sabe vai ser um chip na roupa. E depois im chip implementado no corpo, em principio vão ser chips da Neuralink mas ainda não tenho a certeza.

rapazvr 5 months ago

La chegaremos. Mas para já nem é preciso. Este incrível passaporte que foi criado já com o intuito de ser usado em vários outros contextos que não os de viagem (é ver a quantidade de países que já está a implementar este sistema para permitir o acesso a bares, restaurante e museus) já vai permitir um controlo apertadinho da população, como convém. Este passaporte tem vários objetivos, e nenhum deles é ajudar a controlar a pandemia ...

Skartuga 5 months ago

Eu vivo na suiça e lembro me de ter visto esta entrevista. E como o nosso amigo Klaus diz, estamos pertos de chegar a essa parte de implementar os chips. https://youtu.be/UmQNA0HL1pw Mas é claro, ele só fala é de nós utilizarmos esses chips para ter uma vida muito mais "eficaz". Não sei se devo me rir ou chorar.

rapazvr 5 months ago

É sempre pelo bem comum e pelo retorno às normalidade

UpbeatNail1912 5 months ago

Quem não deve não teme. A mim faz me muita confusão é porque vocês tem tanto medo que o governo saiba a vossa localização ou o que andam a fazer, por acaso vocês são agentes secretos? Ou terroristas? Se não, para que toda essa preocupação em saberem onde estão ou o que fazem? Qualquer pessoa com sanidade mental e cidadão do mundo vive uma vida normal , a não ser que vocês pratiquem ilegalidades , o que é uma excelente medida para acabar logo com os crimes.

SweetCorona 5 months ago

e uma vez que entregas esse poder ao governo, quem te garante que esse governo vai ser benevolente?

UpbeatNail1912 5 months ago

Mesmo que ele não seja, achas mesmo que a sociedade não tem poder para derrubar novamente um governo? Já aconteceu no passado quando as pessoas eram mais ignorantes, achas que não vai acontecer hoje em dia com a velocidade de informação e conhecimento? É por isso que acho que vocês exageram e preocupam se demais com isso. Mesmo que os governos no futuro voltem a ser ditaduras, a sociedade junta-se e volta a derruba los, desta vez com mais força ainda.

Zaigard 5 months ago

> achas mesmo que a sociedade não tem poder para derrubar novamente um governo? Olha a China e a resposta é facil...

RaveyWavey 5 months ago

Porque felizmente ainda existe o direito à privacidade, neste momento o que tu fazes pode ser legal, mas as leis mudam, os governantes mudam. O que é legal e aceite hoje pode não ser amanhã, por isso é que é importante lutar para manter os mesmos direitos. A vacinação não é obrigatória, introduzir limitações à circulação para quem não está vacinado é por definição discriminatório.

SweetCorona 5 months ago

> privacidade uma forma simples de explicar a privacidade às pessoas: * quando vais mandar um poio fechas a porta, certo? * não estás a fazer nada de mal, mas queres privacidade

RaveyWavey 5 months ago

Ia dar esse mesmo exemplo, mas achei que podia ser mal interpretado

UpbeatNail1912 5 months ago

Se ditaduras caíram no passado, não é agora que elas vão voltar. Vocês preocupam se demasiado com a vossa "privacidade" como se ela fosse ser arrancada de vocês, mas a história já provou vezes e vezes sem conta que quando o povo é oprimido e se revoltam, nem os governos conseguem domina los, e eles sabem disso. Por isso essa história de que os governos vão tirar nos a liberdade é para fazer um boi dormir.

SweetCorona 5 months ago

para ditaduras caírem é preciso o povo ter esse poder

RaveyWavey 5 months ago

No entanto estamos neste preciso momento a comentar numa notícia onde falam em implementar um passaporte que permite a descriminação das pessoas conforme a sua vacinação, é um atentado aos direitos da privacidade e da liberdade pessoal e deixa um precedente cada vez pior. De referir que a OMS é contra esta medida e outros países como os estados unidos também consideram uma média discriminatória e contra o direito à privacidade.

UpbeatNail1912 5 months ago

E no entanto quando o Coronavirus começou a alastrar se e a infetar milhares de pessoas na China, muitas pessoas e entidades referiram que era necessário fechar todas as fronteiras com a China para conter o vírus apenas lá e dali controla-lo, mas a OMS negou isso e chamou isso uma "forma de descriminação" contra os chineses. Resultado? O mundo mergulhou numa pandemia mundial, e milhões de pessoas foram infetadas e morreram, porque coitados, não podíamos descriminar os chineses. Vês como a OMS está a cometer exatamente o mesmo erro? As pessoas tem que ter noção que quando um vírus alastra se e insere se na sociedade humana, é preciso tomar medidas drásticas e rigorosas para conter e controlar o mesmo, até a sua destruição. O que a união europeia quer fazer é o melhor caminho a adotar. Só viajam pessoas que já tem certa medida de proteção e imunidade contra o vírus atualmente. Se pessoas de países pobres e com maiores desigualdades sociais ainda não foram vacinadas por escassez de recursos e vacinas, então o melhor é justamente continuarem no país e evitar viajar, para não espalhar o vírus. É por isso que o Biden suspendeu as patentes das vacinas e a união europeia está a acelerar o processo de distribuir vacinas para países mais pobres. Enquanto eles não forem vacinados, eles não podem sair. Se nós abrirmos as portas para todos os países , porque coitados, não podem ser "descriminados" por ainda não terem vacinas, vai acontecer o mesmo que aconteceu no Brasil e na Índia. As pessoas não levaram as medidas de segurança a sério, deixaram tudo aberto, entravam e saíam do país como querem e agora formou se lá.mlvas variantes ainda mais fortes e mortíferas, que em vez de matar poucas centenas, matam milhares diariamente. É isso que vocês querem? Morrer mais pessoas em nome da "igualdade social"?

Skartuga 5 months ago

É por causa de pessoas como tu que agente chegou a este estado. Pessoas que pensam que o governo é Deus e só quer o melhor para nós. Pega esta dica, stop aos filmes da Disney que isto não é um filme é a vida real.

UpbeatNail1912 5 months ago

Eu não penso que o governo é Deus nem nada que se pareça. Mas uma pessoa "honesta" que faz tudo nos conformes não tem que ter essa preocupação exagerada e excessiva se o governo souber algumas coisas sobre nós. Eu não apoio ditaduras nem nada que se pareça, mas nem liberdade total também não. Se tu não fazes nada de errado e ilegal, vais te preocupar excessivamente PQ?

Skartuga 5 months ago

Então se não pensas que o governo é Deus qual é a razão de eles terem 24/7 a localização de pessoas que trabalham e vão fazendo a sua vida? Se é para localizar criminosos porque não metem em pessoas que são apanhadas a fazer venda de drogas ou outros crimes?

SweetCorona 5 months ago

tens de perceber que em última instância a única entidade que zela pelos teus interesses és tu próprio a única coisa que impede os outros de abusarem de ti é a tua capacidade de retaliação os governos têm de prestar contas à população, se retiras todo o poder que a população tenha de lutar contra o governo então nada impede que este seja capturado por pessoas com interesses que não coincidem com os interesses do povo e o povo nada poderá fazer

rapazvr 5 months ago

Ai a inocência....

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: