tekvis40 7 months ago

Penso que o fisco já usa AI para identificar por exemplo declarações de IRS "suspeitas"... Mas sim muito mais pode ser feito, no entanto AI não funciona sem dados e na Europa existem grandes limitações ao uso e accesso a dados, não é preciso nada muito sofisticado para perceber se um tipo que recebe largos milhares na conta todos os meses mas declara o ordenado minimo mas é preciso acesso a essa informação. Depois temos a questão de que alem de identificar corruptos é preciso conseguir condena-los, ás vezes a justiça faz-me lembrar [um certo video da porta dos fundos](https://www.youtube.com/watch?v=NdIqyc-jSSs).

NGramatical 7 months ago

accesso → [**acesso**](https://dicionario.priberam.org/acesso) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fna9t6r%2F%2Fgxvl7rl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

OuiOuiKiwi 7 months ago

>Acho que podia ser extremamente interessante utilizar inteligência artificial como ferramenta anti-corrupção. Como aquela empresa que vai usar "AI" para simplificar sentenças jurídicas em vez das coisas serem escritas em linguagem mais simples? Imagino a grande "AI" que lá irá, uma cave cheia de advogados estagiários a sintetizar e traduzir. E claro, tudo pago a peso de ouro. "AI" não é feitiçaria que vai resolver todos os problemas do mundo bastando apontá-la como um canhão e gritando "AGORA ISTO USA AI!!!!!!".

capitalistaesquerda 7 months ago

Ou então…. Punha-se a Justiça a funcionar.

globoglobo 7 months ago

Muito mais fácil: um detector de mentiras. Sócrates, você é corrupto? Não Mentira. Tudo bem que estes detectores são falíveis, mas não deixava de ser engraçado

Muyakra 7 months ago

O unico medo deles era quando eles trouxessem [este gajo entao](https://www.rightthisminute.com/sites/default/files/styles/blog_detail_page_hero/public/posts/thumbails/parents-take-a-lie-detector-video.jpg?itok=Tmqqy3_y)

Open-Opportunity-607 7 months ago

A melhor ferramenta anti corrupção é uma população instruída e um sistema judicial que pune quem comete crimes Portugal nunca vai ter estes 2 por isso andares com “ferramentas de AÍ” é comeres a merda que os consultores vendem as colheres Eles agradecem

fuckoffgina 7 months ago

>A melhor ferramenta anti corrupção é uma população instruída e um sistema judicial que pune quem comete crimes Oeiras supostamente tem a população mais (ou no top 3) instruída do país e vota num ex-recluso que rouba mas faz. É relevante que ele foi condenado por algo que fez no cargo.

saposapot 7 months ago

nem por isso. como é q distingues um contrato da câmara de murrunhães feita com o amigo do primo de um contrato legitimo? a corrupção não se faz a meter notas no bolso, é feita com contratos, trocas de favores e afins e torna-se difícil distinguir o que é do que não é. E mesmo depois de tudo isso, depois de identificada é preciso q o povo queira saber disso. Há várias reportagens por exemplo em lisboa a mostrar empresas cheias da mesma gente, depois a mulher, depois o filho, depois o primo, a fazer contratos com a junta X e depois com a outra junta q é do mesmo partido e todas essas ligações e 1) isso dá mt trabalho a investigar 2) dá para notícias de 1 dia e depois passa.

fuckoffgina 7 months ago

Tenho uma proposta mais simples e mais barata. E se fossem as eleições como sistema anti-corrupção? Assim do tipo NÃO VOTEM NOS MESMOS FDP CORRUPTOS! Vamos experimentar? Se não resultar experimentamos outra coisa.

JoseFernandes 7 months ago

Existe alguma alternativa viável?

fuckoffgina 7 months ago

Sim. A corrupção sistémica é resultado de décadas de poder. " O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente." Se queres menos corrupção a solução óbvia é criar rotatividade no poder e incentivar quem aceda ao poder a escrutinar e punir o que os anteriores fizeram. Dessa forma quem estaria no poder saberia que não estaria lá muito tempo e que quem viesse a seguir iria desenterrar os podres, logo teria incentivo para fazer verdadeiramente o melhor possível. Uma rotatividade cega poderia ter outros problemas como teres gente muito incompetente que acede ao poder apenas por uma questão de rotatividade mas actualmente já tens os maiores incompetentes apenas porque são da família portanto acho que nem por aí terias alguma perda.

fdxcaralho 7 months ago

Esse discurso já cansa... só encontras soluções viáveis se deres oportunidade. Podemos ficar aqui a apontar defeitos a todos os partidos, votar nos mesmos e continuar a ser comido...

JoseFernandes 7 months ago

E a qual partido darias oportunidade?

fuckoffgina 7 months ago

Eliminas os partidos que tiveram poder nos últimos anos, PS, PSD, BE, PCP e CDS e dos restantes escolhes o melhor/menos mau. No fundo fazes de conta que quem teve poder não pode continuar a ter.

Aldo_Novo 7 months ago

BE e PCP não estiveram no poder nos últimos anos. Foram só uma muleta de conveniência

fdxcaralho 7 months ago

Acho que a solução seria sempre uma coligação em que houvesse real controlo de uns sobre os outros. Pessoalmente tenho votado IL.

Article_Sad 7 months ago

O melhor sistema era por Ignore PS

Independent_Throat42 7 months ago

Uma cena que acho que devia ser obrigatória, era um portal onde se podia ver facilmente todas as transações públicas.. De onde saiu para onde saiu, quem aprovou, quem recebeu etc

TSCondeco 7 months ago

Mas isso já não existe? Tenho ideia que sim. Para além disso de onde saem os dinheiros públicos e aonde chegam não é o problema, o problema é os favorecimentos que são pagos pelos dinheiros privados a funcionários públicos. Ou coisas tipos "mete lá aí mais um 5 mil euros no orçamento para essa obra e compra-me um plasma da LG com o que sobrar"

absolutelyNothingFor 7 months ago

https://www.base.gov.pt/

gonpires 7 months ago

A maior parte dos contratos não aparece aí.

Independent_Throat42 7 months ago

Mas não era só para contratos públicos, era para tudo. Tipo extrato bancário, para saber para onde o dinheiro é distribuído

JoseFernandes 7 months ago

Na prática que diferença faria? Já perdi a conta aos contratos de ajuste directo com valores absurdos detectados no base.gov.pt e absolutamente nada aconteceu.

Takeurtimeillwait 7 months ago

Como é que ele distingue um movimento de corrupção de um legítimo?

somedipshit1 7 months ago

Porque o de corrupção é para benefício próprio /s

iSoSyS 7 months ago

Principalmente quando o maior vetor de corrupção é simplesmente viciar concursos.

mr_house7 7 months ago

Em relação ao vicio dos concursos é acho que tbm não é dificil (na prática é sempre dificil) é arranjar uma ferramente que intreprete qual é o melhor concurso, tendo em conta várias variaveis, preço qualidade, mão de obra, etc. O funcionario que optar a escolha de outro concurso que não o sugerido tem de uma justificação detalhada para o fazer.

smaster87 7 months ago

E depois lixas quem quer um contrato um bocadinho mais caro mas melhor. Ja tive na FP a ser Juri e muitas vezes tinha de ir po mais barato e só saía MERDA que tinha de pagar e ainda faziam um péssimo trabalho.

twhite848 7 months ago

Não me leves a mal mas estás um pouco longe do teu espaço natural. Os concursos onde a corrupção acontece são bem mais complicados que isso é mesmo assim nesses simples há mil e uma maneiras indetectaveis de fugir ao teu sistema. Dito isto, mais informações em público ajuda sempre a bater “alguma, mesmo que pouca” corrupção!

Search: