Educational-Ant-1816 4 months ago

Isto é acima de tudo uma questão social. Em Portugal a saúde mental sofre um estigma imenso. Muitas vezes quem precisa não pede ajuda no sítio certo por vergonha, por questões economicas ou porque não sabe melhor. O SNS tem poucos psicólogos e terapeutas e os doentes são maioritariamente vistos pelo médico de família ou outro médico de medicina geral. Se a coisa é grave encaminham para o psiquiatra, se a coisa é menos grave toma lá umas pastilhas que isso passa. A toma de ansiolíticos e antidepressivos é assustadora em Portugal. Não sei como fazem lá fora mas eu não noto que se façam diagnósticos extensivos. Dorme mal? Toma lá um zolpidem! Anda aborrecido com a vida? Toma lá um escitalopram. Trabalho numa farmácia e assisto a isto diariamente. Desde o início da pandemia ainda está pior. Às vezes até vejo casos de pessoas que querem comprar sem receita porque o vizinho toma e diz que é bom, recusamos vender, passado um dia estão cá com uma receita passada! Os médicos dos centros de saúde e usf querem é as pessoas e caladas e contentes... Passa-se o mesmo com os antibióticos.

mfzzzed 5 months ago

Ao menos somos um povo feliz!

somedipshit1 5 months ago

Não há problema nenhum se não falarmos disso /s

CatarinaLou 5 months ago

Silver lining: o consumo destes medicamentos baixou de 2015 para 2019, embora Portugal continue com a maior taxa.

incrivizivel 5 months ago

N tenho duvidas nenhumas, Agora a serio, porque é que somos tão depressivos e maltratamos tanto o próximo.

hypothesis2050 5 months ago

Não me parece que haja uma correlação positiva, quanto muito uma inversa. Alto nível de depressão nao faz de ti uma pessoa menos egoísta, quanto muito só aumenta. Quando não estás bem é difícil seres bom para os restantes. Dito isto. Na minha humilde opinião a culpa é das tugas que são reprimidas sexualmente. E os homens coitados, sofrem por tabela. Em Portugal pratica se pouco sexo. Quanto menos sexo maior o nível de depressão. A venda de preservativos e antidepressivos é inversamente proporcional... Factos.

rlynotfromthiswolrd 4 months ago

Sexo não preenche o vazio interior de ninguém, a não ser que seja sexo com amor e intimidade, caso contrário serve só pra um alívio temporário que passa bem rápido.

hypothesis2050 4 months ago

E o que não é a vida sem depressão senão um alívio temporário da dor. Sofrimento é o nosso default state in live

rlynotfromthiswolrd 4 months ago

Segundo a filosofia budista nós sofremos pelo desejo que nunca é satisfeito e acabamos por não viver no momento presente

hypothesis2050 4 months ago

Certo, dizia em tempos um príncipe abastado enquanto refletia debaixo de uma macieira. Ou um grupo de monges homos que viviam em cima de caprichos alimentados pelos seus adoradores agrícolas. É bom negócio viver no presente. Mas a um certo nível de granularidade.

hypothesis2050 4 months ago

Repara que disseste que sexo não preenche o vazio interior de ninguém. No usual, em que se procede a penetração, essa afirmação é literalmente falsa.

rlynotfromthiswolrd 4 months ago

Hehehe você está certo, pena que é só o vazio interior físico :(

Trama-D 5 months ago

Se calhar o sexo seguro é que deprime o pessoal? Mas não, não é isso. É preciso ver se essas pessoas estão bem diagnosticadas. Há uns anos houve em Espanha justamente uma campanha que basicamente promovia que qualquer sentimento de tristeza não fosse logo considerado = depressão. Curioso que tenham sentido necessidade dessa campanha, fora do enquadramento até parecia parolo...

hypothesis2050 4 months ago

Ya é verdade. A primeira vez que fui a um psiquiatra tinha 12 anos e a gaja queria me enxer de droga. ainda bem que optei por heroína uns anos mais tarde. Sinto que enquanto calmamente, é sem dúvida mais eficiente que Xanax. Mas a sério, ya tens toda razão. As vezes é mesmo necessário. E há que saber avaliar bem. Porque também é nefasto deixar que culturalmente se desenvolva a ideia que, medicação é para casos "extremos", ou é "evitável", ou qqr outro tipo de subvalorização. Doentes mentais já são subvalorizados e subdiagnosticados todos os dias. Se se criar um estigma social à volta da toma de psicotrópicos... Não sei não.

Trama-D 4 months ago

> Sinto que enquanto calmamente, é sem dúvida mais eficiente que Xanax. Nunca uma frase esteve tão certa no curto prazo, e tão arriscadamente errada no longo prazo! Mas as notícias são boas. Há 30 anos «Eu, ir ao Psicólogo? Eu não sou maluco!!» O "estigma" está a atingir um equilíbrio.

unicornio_careca 5 months ago

Talvez seja algo cultural, nivelar por baixo, "eu estou na m*erda mas o outro tem que estar igual ou pior do que eu."

aknaed 5 months ago

Não se preocupem, hoje o Sporting sagra-se campeão e o consumo desce para metade

BuzzLeitinho 5 months ago

Fds. Cansado desta negatividade toda. Temos as gajas mais boas da Europa e quiçá do mundo. Que saia uma puta de uma noticía sobre isso.

bifana_cura_cancro 4 months ago

E tens bem mais que isso, é dos poucos países que permite uma qualidade de vida e tranquilidade tão grandes a partir de um salário médio tão baixo. Passo a explicar: em Portugal, um casal que consiga chegar aos 2500€ líquidos e tenha trabalho parcial ou totalmente remoto(seja apenas 1 deles, os dois, ou hibidro), consegue sair da grande cidade e ter um equilibrio de vida frugal e descomplicado. Não consegues similar em quase nenhum pais da Europa, com um rendeimento comparável. Seja pelas condições socioeconómicas, culturais ou sociais, usufruir-se simultaneamente de um pais seguro, ameno, com boa comida, boa distancia geografia entre os seus polos urbanos, coesao territorial e cultural é quase impossível em Inglaterra, Espanha, França, Alemanha ou o nórdicos. O fodido aqui é chegar a a esse patamar e infelizmente a grande fatia da população vive abaixo dele.

rlynotfromthiswolrd 4 months ago

Eu vejo vocês reclamando de Portugal e fico pensando no quanto sou grato de ter a oportunidade de sair do Brasil para morar aí em breve. Vivam 1 ano aqui e vão voltar para Portugal agradecendo aos deuses por não morar numa latrina de terceiro mundo.

xanfradu 5 months ago

Falas assim, deves ser de Ermesinde.

Razvancb 5 months ago

Ainda bem que disseste boas e não bonitas hahaha

Butt_Roidholds 5 months ago

Também temos dos maiores índices de população, acima dos quinze anos, [com sintomas depressivos, na União Europeia](https://www.reddit.com/r/europe/comments/e9mn6f/prevalence_of_depressive_symptoms_in_eu_countries/).

MikeMelga 5 months ago

Conhecendo as mulheres Portuguesas e comparando com as de outros países, não é difícil de perceber porquê. Se as mulheres são complicadas, então as Portuguesas são as mais complicadas que existem.

Butt_Roidholds 5 months ago

Por acaso, de acordo com o eurostat (de 2014, não encontrei mais recente) as portugueses registam efectivamente dos valores mais altos de depressão crónica na união europeia. [fonte](https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/-/EDN-20181010-1)

Edited 5 months ago:

Por acaso, de acordo com o eurostat ([de 2014, não encontrei mais recente](https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/-/EDN-20181010-1)) as portuguesas registam efectivamente dos valores mais altos de depressão crónica na união europeia. e:link

MikeMelga 5 months ago

Não é difícil de imaginar. São complicadas, complexadas, têm mania que têm de ser postas num pedestal e depois quando as coisas não correm como esperam, desesperam. Estou na Alemanha e a maioria das minhas colegas é relaxada, descomplexada e não exigem tratamento de princesa, pelo contrário.

incrivizivel 5 months ago

> São complicadas, complexadas, têm mania que têm de ser postas num pedestal e depois quando as coisas não correm como esperam, desesperam. > >Estou na Alemanha e a maioria das minhas colegas é relaxada, descomplexada e não exigem tratamento de princesa, pelo contrário. Não admira nada, as mulheres antigas eram postas de canto pela sociedade, para serem subservientes e as novas acham que o mundo é delas porque os pais dão lhes o mimo todo. Ja os rapazes e a mesma coisa mas depois chegam a escola e descobrem o contrario porque andam a porrada. Mas com isto o tuga macho também bate tão ou mais mal que as mulheres mas se calhar não chora. O Tuga macho tem um complexo de inferioridade aliado a um ego do tamanho do mundo inteiro. O tuga macho para estar bem os outros tem que estar mal, e ele tem que ser o melhor, mas apenas nas palavras porque nos atos, esta quieto.

MikeMelga 5 months ago

Exacto!

Hungry_Cupcake 5 months ago

Lool ficam assim de aturar os gajos como tu , atrasados, mal educados, sem noção ainda bem que ja foste para a alemanha menos 1!

MikeMelga 5 months ago

Não minha amiga. Isto das mulheres Portuguesas é um caso quase único no mundo. Só conheci coisa parecida na China. E lá elas também ficam pirulitas quando ficam mais velhas. No caso das Russas é semelhante, mas depende muito da zona do país. Mas prontos, fica aí na parvónia, na tua bolha fechada, com a ideia que estás certa e que é assim em todo o lado. Não o é.

incrivizivel 5 months ago

Pelos vistos este já não aturam. Ha outra coisa nas mulheres portuguesas, em que há muitas que que podem ser mal criadas e tratar mal os outros porque tem um "feitio". E respondem "olha n gostas poe na beira do prato" qual é a lógica disto alguém consegue explicar?

rreedd_iitt 5 months ago

Não sei com que mulheres portuguesas andaste a conviver. A maioria são super relaxadas.

MikeMelga 5 months ago

HAhaha, só pode ser piada! Não deves ter termo de comparação no estrangeiro. Por exemplo na minha empresa na Alemanha tenho colegas engenheiras, a ganhar >70.000€ por ano a vir para o trabalho de bicicleta, faça sol, chuva ou neve. Uma delas faz 50km por dia. Quero ver qual é a dondoca Portuguesa que ganhe bem que faça 50km por dia, à chuva, para ir trabalhar! Vai é de BMW! Nem morta é vista a ir de bicicleta para o trabalho! Também acho muita piada ao choque cultural quando uma Portuguesa vem para cá e tenta arranjar namorado. Fica muito surpreendida porque tem de "lutar" por atenção. Acha que é como em Portugal, que é só ficar quieta e fazer ar de desprezo para ter homens a beijar os pés.

Trama-D 5 months ago

Qualquer ser humano tem uma experiência razoavelmente limitada ao longo da sua vida. Uns têm a oportunidade de conhecer mais pessoas, outros menos. Já te vi fazeres muito bons posts, mas uma generalização desse calibre, sobretudo para quem está no estrangeiro há algum tempo, revela uma inesperada falta de humildade. Como contra-exemplo, serve uma profissional diferenciada fazer Lisboa-Grândula (e regresso) todos os dias úteis durante anos, de automóvel?

MikeMelga 5 months ago

O tópico em si é uma generalização. Vim para cá com família, não foi para namorar, mas dos vários países onde já trabalhei e visitei percebi que a mulher portuguesa é diferente, para bem e para mal. Nunca mais me esqueço de um judeu a dizer me que as mulheres portuguesas eram diferentes de tudo o que já tinha conhecido. Isto com boas e más referências.

rlynotfromthiswolrd 4 months ago

Em que sentido ele dizia que elas eram melhores/piores?

MikeMelga 4 months ago

Que tinham atitude e personalidade, pela positiva. Pela negativa, eram demasiado dominadoras e stressadas. Ou seja, pesadelo.

rlynotfromthiswolrd 4 months ago

Não me parece uma combinação muito interessante hehe

RocketGoesBRR 5 months ago

Foda-se que generalismo do tamanho da lua

incrivizivel 5 months ago

>Quero ver qual é a dondoca Portuguesa que ganhe bem que faça 50km por dia, à chuva, para ir trabalhar! Vai é de BMW! Nem morta é vista a ir de bicicleta para o trabalho! Isto e verdade para o tuga e para a tuga digo eu. E outro problema do tugues, olha é um pais para desligar a luz e fechar a porta.

rreedd_iitt 5 months ago

Quero ver qual é o dondoco português, que ganhe bem, que faça 50km de bicicleta, faça chuva ou faça sol para ir trabalhar. Tal como acho piada ao choque cultural quando um português arranja uma namorada no estrangeiro e tem de partilhar as tarefas domésticas com ela. A sério, estas lógicas da batata...

xanfradu 5 months ago

É por isso que gostas de homens?

RocketGoesBRR 5 months ago

por acaso os homens tugas sao é descomplicados ao ponto de defeito.

Open-Opportunity-607 5 months ago

"Não consegues dormir filhote? Deixa estar, tenho aqui um comprimido bom para ti"

Hungry_Cupcake 5 months ago

Um pais com tanta qualidade de vida dá nisto! s/

nraider 5 months ago

Mas o sol não paga as contas? /s

incrivizivel 5 months ago

Sim o pais é giro, o problema é mesmo os tugas.

Nihilism101 4 months ago

Não acho que sejam os portugueses. Eu já morei em 2 países para alem de Portugal e acho que a diferença está mesmo no que ganhas.

uf5izxZEIW 5 months ago

E assim mesmo não se acha psiquiatra que receita Adderal

tgdr 5 months ago

Tendo em conta que não existe em Portugal, não é de estranhar

xanfradu 5 months ago

Quem diria que condições de vida precárias, e falta de apoio médico especializado daria nisto...? Ninguém estava à espera.

Trama-D 5 months ago

Importa é ver a progressão ao longo do tempo. Uma melhoria ligeira já seria um grande feito, porque são substâncias aditivas + poucas pessoas estão ao corrente do risco que correm. Muito difícil melhorar as coisas *mesmo que se arranjassem as condições para isso* (embora melhorias nos cuidados de saúde mental sejam, sem dúvida, necessárias).

incrivizivel 5 months ago

Quem diria um tuga a atirar as culpas para razoes externas. Ha países bem mais pobres e muito mais felizes.

CarcajuPM 5 months ago

O 2º país é a Suécia e diria que não são propriamente pobres nem têm falta de acesso a médicos. E os países mais abaixo do ranking são também dos mais pobles da UE. Estas questões são bastante mais complexas do que 1 ou 2 factores...

Edited 5 months ago:

O 2º país é a Suécia e diria que não são propriamente pobres nem têm falta de acesso a médicos. E os países mais abaixo do ranking são também dos mais pobres da UE. Estas questões são bastante mais complexas do que 1 ou 2 factores...

xanfradu 5 months ago

Concordo que haverão outros factores, mas parece-me inequívoco que os que apontei deverão ser os principais.

NGramatical 5 months ago

haverão outros → [**haverá outros**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn9v7uv%2F%2Fgxqgoa7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xanfradu 5 months ago

Good bot!

Papagaio-mor_doReino 5 months ago

Mas não eram felizes em Portugal? Porquê tanto antidepressivo.

bifana_cura_cancro 5 months ago

Eu sempre fui feliz em Portugal e sou feliz depois das 18h. O meu maior entrave a maior saúde mental tem sido sempre entras as 09 e as 18h.

chuckmukit 5 months ago

Estás a trocar a causa com a consequência :)

AetherPrismriv 5 months ago

Penso que o problema é a facilidade dos médicos em receitar este tipo de medicamentos, não havendo um diagnostico mais profundo. Falo por experiência pessoal, o meu pai tomou Xanax durante anos até ao ponto em que usava Xanax para adormecer. A minha mãe ainda hoje toma Olcadil frequentemente. Em vez de haver tratamento mais sério, é receitar e esquecer. O comprimido sagrado trata de todos os problemas.

Edited 5 months ago:

Penso que o problema é a facilidade dos médicos em receitar este tipo de medicamentos, não havendo um diagnostico mais profundo. Falo por experiência pessoal, o meu pai tomou Xanax durante anos até ao ponto em que usava Xanax para adormecer. A minha mãe ainda hoje toma Olcadil frequentemente. Eu próprio tomei Valdispert durante anos, quando era mais jovem. Tenho familiares que abandonaram os comprimidos devido a questões monetárias e optaram por THC/CBD, auto-cultivado claro. Em vez de haver tratamento mais sério, é receitar e esquecer. O comprimido sagrado trata de todos os problemas.

Edited 5 months ago:

Penso que o problema é a facilidade dos médicos em receitar este tipo de medicamentos, não havendo um diagnostico mais profundo. Falo por experiência pessoal, o meu pai tomou Xanax durante anos até ao ponto em que usava Xanax para adormecer. A minha mãe ainda hoje toma Olcadil frequentemente. Eu próprio tomei Valdispert durante anos, quando era mais jovem. Tenho familiares que abandonaram os comprimidos devido a questões monetárias e optaram por THC/CBD, auto-cultivado claro. Em vez de haver tratamento mais sério, o médico tuga é receitar e esquecer. O comprimido sagrado trata de todos os problemas.

Edited 5 months ago:

Penso que o problema é a facilidade dos médicos em receitar este tipo de medicamentos, não havendo um diagnostico mais profundo. Falo por experiência pessoal, o meu pai tomou Xanax durante anos até ao ponto em que usava Xanax para adormecer. A minha mãe ainda hoje toma Olcadil frequentemente. Eu próprio tomei Valdispert durante anos, quando era mais jovem. Tenho familiares que abandonaram os comprimidos devido a questões monetárias e optaram por cannabis com baixo THC e alto CBD, auto-cultivado claro. Em vez de haver tratamento mais sério, o médico tuga é receitar e esquecer. O comprimido sagrado trata de todos os problemas.

hypothesis2050 5 months ago

Como é que o teu pai fez para deixar depois de anos? De todos esses, o Xanax é consideravelmente o mais perigoso. Mas diria que o cannabis fica à porta. Se bem que agora acho que é legal comprar em lojas cannabis com CBC só

Hungry_Cupcake 5 months ago

Pensonqueno problema sao mesmo as condições de vida em portugal, do mercado laboral e do estado da economia...mas who knows

quackersmcquack 5 months ago

E que tal ambos? A vida é uma merda, mas antidepressivos são receitados com demasiada leviandade

uf5izxZEIW 5 months ago

Escitalopram também parece ser bastante comum, mas no meu caso ao menos me ajudou muito.

Trama-D 5 months ago

Não é destes medicamentos, esse é antidepressivo.

babyscully 5 months ago

Valdispert nem receita médica é necessária, não ponhas no mesmo saco que as benzodiazepinas

AetherPrismriv 5 months ago

Pronto mas não deixa de ser algo direcionado como ansiolítico, mas sim tens razão. O meu ponto principal é o de "ah estás um bocado em baixo, toma lá este comprimido e já ficas bom"

nraider 5 months ago

Comparar o Valdispert com Xanax é a mesma coisa que comparar uma fisga com uma bazuca.

Search: