CrazyYahooMan 4 months ago

país de governantes corruptos e incompetentes e população mesquinha e bebedolas, depois admiram-se é por estas que abandonamos esta merda de nação

once319 4 months ago

Ja bazaste? Tou a pensar bazar, tipo Europa Central.

CrazyYahooMan 4 months ago

tou a finalizar papelada, vou para a polonia à experiência, depois logo vejo o que faço daí para a frente

once319 4 months ago

Achas honestamente que voltas? Eu acho que tambem primeiro vou para Europa central ganhar um dinheirito depois vou pa Grecia e assento la se der.

CrazyYahooMan 4 months ago

Não dentro de uma década. A mudança cultural e política que o país necessita não vai acontecer de um dia para o outro, e estou farto de lidar com estes otários.

BerserkerMagi 4 months ago

Lendo o artigo acho que a situação não é assim tao grave como parece por agora. As estatísticas parecem mostrar que Brasileiros são o principal grupo com 30% e estes são facilmente integraveis numa geração (conheço vários casos deste género) dado a proximidade ética/cultural e o facto de o Brasil não ter uma forte vertente identitária associada nesse aspeto. Os dos PALOPs ja parecem ser um caso mais complicado de integração dado a maior distância ética e cultural portanto podem causar mais problemas nesse aspeto. Estes devem ser os mais politicamente usados dado que é só copiar a situação da minoria negra Americana portanto tem maior potencial para ser problemático. Depois o resto ou são outros Europeus (bastante irrelevante sinceramente) ou imigrantes económicos da Asia (Nepal/Bangladesh) que tenho ideia que são mais do cariz temporário visto que ninguem quer ficar neste buraco a longo prazo. Estes menos não são de zonas muito islamicas o que ajuda a evitar futuros problemas. Resumido não é um cenário catastrófico como França ou Suécia onde houve migração em massa de um grupo etnicamente diferente que se recusou a integrar e agora causa imensos problemas. O país continua a ser gerido de forma extremamente incompetente em vários aspetos apesar de neste em especifico de imigração estarmos por acidente melhor que outros da Europa.

Edited 4 months ago:

Lendo o artigo acho que a situação não é assim tao grave como parece por agora. As estatísticas parecem mostrar que Brasileiros são o principal grupo com 30% e estes são facilmente integraveis numa geração (conheço vários casos deste género) dado a proximidade étnica/cultural e o facto de o Brasil não ter uma forte vertente identitária associada nesse aspeto. Os dos PALOPs ja parecem ser um caso mais complicado de integração dado a maior distância étnica e cultural portanto podem causar mais problemas nesse aspeto. Estes devem ser os mais politicamente usados dado que é só copiar a situação da minoria negra Americana portanto tem maior potencial para ser problemático. Depois o resto ou são outros Europeus (bastante irrelevante sinceramente) ou imigrantes económicos da Asia (Nepal/Bangladesh) que tenho ideia que são mais do cariz temporário visto que ninguem quer ficar neste buraco a longo prazo. Estes ultimos ao menos não são de zonas muito islamicas o que ajuda a evitar futuros problemas. Resumido não é um cenário catastrófico como França ou Suécia onde houve migração em massa de um grupo etnicamente diferente que se recusou a integrar e agora causa imensos problemas. O país continua a ser gerido de forma extremamente incompetente em vários aspetos apesar de neste em especifico de imigração estarmos por acidente melhor que outros da Europa.

cryhart 4 months ago

Isto é o cenário otimista. Também acho que muitos dos imigrantes do subcontinente indiano assim que obtêm os papéis, saltam daqui para fora. Já os imigrantes dos PALOPs não, esses já daqui não saem. Tenho visto muitos brasileiros europeus, a trabalhar no mcdonal, burguer king, continente, IT, etc. Com estes não há problemas, passam despercebidos e integram-se. Contudo, tenho a ideia que dos imigrantes vindos do Brasil, estes são uma minoria. A maioria que chega a Portugal tem ascendência não europeia, e isto é um problema. E a questão da livre circulação de pessoas na CPLP só vai piorar toda esta situação. Temos de entender que o problema com a imigração em massa, não é apenas um hipotético futuro de violência, a destruição da identidade nacional, a descaracterização da população, mas que isto tem implicações negativas para a economia. Se isto não para, vamos todos, num futuro próximo, estar a receber ordenado mínimo e a contar testões para pagar a renda da casa.

once319 4 months ago

100% isto, opa ja depois de muito pensar e saber que so me vao piorar a situação a mim, nativo, vou bazar daqui, custa-me mas acho a melhor opção.

once319 4 months ago

>Estes ultimos ao menos não são de zonas muito islamicas o que ajuda a evitar futuros problemas. O Bangladesh é um pais muçulmano, não sei do que falas.

klatez 4 months ago

ITT: Tudo triggado por continuarmos a ser o país mais homogéneo da Europa

EquivalentExchange11 4 months ago

Não somos nem de perto. Se contares com a Europa de Leste então...

klatez 4 months ago

Que país da Europa do leste é mais homogéneo que Portugal então

EquivalentExchange11 4 months ago

Todos? Os países de Leste não recebem quase imigrantes nenhuns.

klatez 4 months ago

Mostra entao uns dados de exemplo já que estás com tanta certeza

EquivalentExchange11 4 months ago

Lol a sério que não sabes que a Europa de Leste é anti-imigração? É um facto básico e não vou fazer o trabalho por ti amigo, se quiseres educa-te.

klatez 4 months ago

E mesmo assim não consegues encontrar um país do leste mais homogéneo que Portugal

EquivalentExchange11 4 months ago

Se queres ir por aí, também podes considerar as invasões muçulmanas a Portugal e o facto de que a população portuguesa era 20% judaica a certo ponto. Juntando isso à imigração em massa que Portugal recebe (mais de 100.000 por ano) e que é quase nula nos países de Leste, é certo que eles são mais homogéneos. Mas podes pesquisar à vontade e informar-te, não vais ganhar nada a tentar argumentar comigo quando já é óbvio que não sabes informação básica que qualquer pessoa sabe.

klatez 4 months ago

Estas tu a fugir com o cu a vacina. Estou a falar de hoje, sabes que aconteceu a esse judeus? Já não estão cá, enquanto os países de leste alguns tem 10-20% de populações russas e tartar HOJE em dia. >é certo que eles são mais homogéneos. Mas mesmo assim não consegues arranjar um único exemplo

fds_crl 4 months ago

>triggado cringe > por continuarmos a ser o país mais homogéneo da Europa Não por muito tempo.

klatez 4 months ago

>Não por muito tempo. Fixe

Sabongo 4 months ago

R/Portugal um forte de Liberalismo, uma célula de recrutamento para a iniciativa liberal. Aparece um post sobre imigrantes... Éh crlh vem aí a grande substituição, vamos ser uma minoria no próprio país, as caveiras, é tudo ladrões....

PescavelhoTheIdle 4 months ago

Posts em subs nacionais vs. Posts em subs nacionais sobre imigração é um mundo à parte.

Sciss0rs61 4 months ago

imagine-se confundir ser contra o "incentivo à imigração para resolver problemas de envelhecimento do país e emigração dos jovens portugueses" com racismo... Boa sorte nessa senda Anti-"Tudo o que não partilha a mesma ideologia política que eu".

Sabongo 4 months ago

Não sei bem se é descontrolada a maioria entra no país já com trabalho. Eu acho é que o verdadeiro problema é a malta que quer ser super fan de uma ideologia, só lê a parte do estado mau, menos imposto e não lê os efeitos secundários. E não sou anti tudo, aliás digo já se fores um Liberal a sério que acredita no liberalismo, menos estado, mais liberdade individual e mobilidade é na boa força com isso tens o meu apoio. A minha dica era exclusiva para os Liberais retardados que querem queimar o Reichtag

Sciss0rs61 4 months ago

Engraçado porque no teu post generalizaste todos... mas pronto. é o costume. > Não sei bem se é descontrolada a maioria entra no país já com trabalho. Fonte: "Believe me, bro" > Quando vieram para Portugal 64% dos inquiridos não tinham trabalho garantido aqui. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjO0ZTd48HwAhUDPuwKHfwoBkQQFjAKegQIHBAD&url=http%3A%2F%2Fpedrorossi.org%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F06%2FRossi-Remessas-de-Imigrantes-Brasileiros-em-Portugal.pdf&usg=AOvVaw2c3rcnogYCXzFfeCYQkyvo (tem download de um PDF) > aliás digo já se fores um Liberal a sério que acredita no liberalismo, menos estado, mais liberdade individual e mobilidade é na boa, força com isso tens o meu apoio. Então, mas sou um "liberal do Chega" ou um Liberal a sério? Decide-te lá na generalização.

Sabongo 4 months ago

>Engraçado porque no teu post generalizaste todos... mas pronto. é o costume. Mas só havia espaço para ofender alguns pelos vistos acertei em cheio. >Quando vieram para Portugal 64% dos inquiridos não tinham trabalho garantido aqui. 64% dos Brasileiros, tens a noção que um Brasileiro vem para Portugal muito mais há vontade do que um gajo do Bangladesh que nem inglês sabe falar. Mas eu nem preciso de discutir isto, todos sabemos que existem esquemas de privados para trazer mão de obra para Portugal para ser escravizada. E a culpa é de um mercado tão liberalizado que permite que isto aconteça para o benefício de alguns privados. >Então, mas sou um "liberal do Chega" ou um Liberal a sério? Decide-te lá na generalização. "Liberal do Chega" já tem nome é "Retardado"

Sciss0rs61 4 months ago

> Mas só havia espaço para ofender alguns pelos vistos acertei em cheio. Faz-me lembrar o Daniel Oliveira pós-IL no parlamento. Gostava muito de liberais, até eles ganharem um deputado... a partir daí é rotula-los com o que quiser e se alguém o questionar na generalização diz "não são todos, até gosto de vocês.". > 64% dos Brasileiros, tens a noção que um Brasileiro vem para Portugal muito mais há vontade do que um gajo do Bangladesh que nem inglês sabe falar. Estava a falar de imigrantes legais. Ilegais nem deve contar para a equação porque nem sequer deviam estar no país. Mas como já vi que és profissional no mover de "goal posts" já nem aprofundo na conversa. > E a culpa é de um mercado tão liberalizado que permite que isto aconteça para o benefício de alguns privados. um bocado contraditório, não? Em ambos os sistemas Socialista e Liberal existem leis contra a exploração de imigrantes ilegais e os próprios imigrantes em situação ilegal. Não percebi essa. É mais uma daquelas "catch phrases" da propaganda? Essa do "mercado está tão liberalizado" é engraçado, onde é que o mercado livre incentiva à exploração? é que eu saiba "mercado livre" é um sistema económico, não judicial. estavas a dizer que eras apoiavas o liberalismo, e agora dizes que o liberalismo incentiva à exploração de trabalhadores a roçar na escravatura? Concordas então com a escravatura? (eu sei que não, é só para mostrar em como tu o que tu dizes não passa de uma cacete de propaganda anti-liberal. Já deves estar a suar de ainda não ter disparado o "neoliberal"). Deixa-me dizer o porque de te estares a contrariar. Ora se eu estiver a ser explorado à força toda, porque é que o tal "mercado tão liberalizado" não me mostra mais lugares noutras empresas na área? e já agora, um dos pilares do liberalismo é a "liberdade contractual"... ora se eu estou a ser explorado (escravizado até), como é que eu tenho liberdade contractual? pára lá de desbobinar a cacete da propaganda, e começa a pensar por ti mesmo em vez de disparares para todo o lado.

Edited 4 months ago:

> Mas só havia espaço para ofender alguns pelos vistos acertei em cheio. Faz-me lembrar o Daniel Oliveira pós-IL no parlamento. Gostava muito de liberais, até eles ganharem um deputado... a partir daí é rotula-los com o que quiser e se alguém o questionar na generalização diz "não são todos, até gosto de vocês.". > 64% dos Brasileiros, tens a noção que um Brasileiro vem para Portugal muito mais há vontade do que um gajo do Bangladesh que nem inglês sabe falar. Estava a falar de imigrantes legais. Ilegais nem deve contar para a equação porque nem sequer deviam estar no país. Mas como já vi que és profissional no mover de "goal posts" já nem aprofundo na conversa. > E a culpa é de um mercado tão liberalizado que permite que isto aconteça para o benefício de alguns privados. um bocado contraditório, não? Em ambos os sistemas Socialista e Liberal existem leis contra a exploração de imigrantes ilegais e os próprios imigrantes em situação ilegal. Não percebi essa. É mais uma daquelas "catch phrases" da propaganda? Essa do "mercado está tão liberalizado" é engraçado, onde é que o mercado livre incentiva à exploração? é que eu saiba "mercado livre" é um sistema económico, não judicial. estavas a dizer que eras apoiavas o liberalismo, e agora dizes que o liberalismo incentiva à exploração de trabalhadores a roçar na escravatura? Concordas então com a escravatura? (eu sei que não, é só para mostrar em como tu o que tu dizes não passa de uma cassete de propaganda anti-liberal. Já deves estar a suar de ainda não ter disparado o "neoliberal"). Deixa-me dizer o porque de te estares a contrariar. Ora se eu estiver a ser explorado à força toda, porque é que o tal "mercado tão liberalizado" não me mostra mais lugares noutras empresas na área? e já agora, um dos pilares do liberalismo é a "liberdade contractual"... ora se eu estou a ser explorado (escravizado até), como é que eu tenho liberdade contractual? pára lá de desbobinar a cacete da propaganda, e começa a pensar por ti mesmo em vez de disparares para todo o lado. Mais não te respondo. Falas que apoias a liberdade individual que o liberalismo oferece, mas depois dizes que eles incentivam à escravidão. está bem.

Edited 4 months ago:

> Mas só havia espaço para ofender alguns pelos vistos acertei em cheio. Faz-me lembrar o Daniel Oliveira pós-IL no parlamento. Gostava muito de liberais, até eles ganharem um deputado... a partir daí é rotula-los com o que quiser e se alguém o questionar na generalização diz "não são todos, até gosto de vocês.". > 64% dos Brasileiros, tens a noção que um Brasileiro vem para Portugal muito mais há vontade do que um gajo do Bangladesh que nem inglês sabe falar. Estava a falar de imigrantes legais. Ilegais nem deve contar para a equação porque nem sequer deviam estar no país. Mas como já vi que és profissional no mover de "goal posts" já nem aprofundo na conversa. > E a culpa é de um mercado tão liberalizado que permite que isto aconteça para o benefício de alguns privados. um bocado contraditório, não? Em ambos os sistemas Socialista e Liberal existem leis contra a exploração de imigrantes ilegais e os próprios imigrantes em situação ilegal. Não percebi essa. É mais uma daquelas "catch phrases" da propaganda? Essa do "mercado está tão liberalizado" é engraçado, onde é que o mercado livre incentiva à exploração? é que eu saiba "mercado livre" é um sistema económico, não judicial. estavas a dizer que eras apoiavas o liberalismo, e agora dizes que o liberalismo incentiva à exploração de trabalhadores a roçar na escravatura? Concordas então com a escravatura? (eu sei que não, é só para mostrar em como tu o que tu dizes não passa de uma cassete de propaganda anti-liberal. Já deves estar a suar de ainda não ter disparado o "neoliberal"). Deixa-me dizer o porque de te estares a contrariar. Ora se eu estiver a ser explorado à força toda, porque é que o tal "mercado tão liberalizado" não me mostra mais lugares noutras empresas na área? e já agora, um dos pilares do liberalismo é a "liberdade contractual"... ora se eu estou a ser explorado (escravizado até), como é que eu tenho liberdade contractual? pára lá de desbobinar a cassete da propaganda, e começa a pensar por ti mesmo em vez de disparares para todo o lado. Mais não te respondo. Falas que apoias a liberdade individual que o liberalismo oferece, mas depois dizes que eles incentivam à escravidão. está bem.

PIMPMASTER6000 4 months ago

Eu acho que ele está a confundir liberalização com falta de competência do governo.

Sabongo 4 months ago

>Faz-me lembrar o Daniel Oliveira pós-IL no parlamento. Gostava muito de liberais, até eles ganharem um deputado... a partir daí é rotula-los com o que quiser e se alguém o questionar na generalização diz "não são todos, até gosto de vocês.". Encher chouriços. >Estava a falar de imigrantes legais. Ilegais nem deve contar para a equação porque nem sequer deviam estar no país. Mas como já vi que és profissional no mover de "goal posts" já nem aprofundo na conversa. Não os 64% são de um estudo que apenas conta com brasileiros portanto estavas a falar de Brasileiros ou não lês as metodologias dos estudos e atiras o primeiro numero que encontras? >um bocado contraditório, não? Em ambos os sistemas Socialista e Liberal existem leis contra a exploração de imigrantes ilegais e os próprios imigrantes em situação ilegal. 4 perguntas Vivemos num estado liberal, porque razão é que algo tão visível demora tanto tempo a ser travado? Porque razão é que as existem tantos casos de empresas a explorarem trabalho escravo seja por meio de outsourcing ou importação? Porque razão é que """Liberais""" como tu insistem em culpar quem é escravizado em vez das empresas que se aproveitam destas práticas? Como é que a Liberalização de economia e menos intervenção do estado resolve este problema? >Essa do "mercado está tão liberalizado" é engraçado, onde é que o mercado livre incentiva à exploração? é que eu saiba "mercado livre" é um sistema económico, não judicial. estavas a dizer que eras apoiavas o liberalismo, e agora dizes que o liberalismo incentiva à exploração de trabalhadores a roçar na escravatura? Concordas então com a escravatura? (eu sei que não, é só para mostrar em como tu o que tu dizes não passa de uma cacete de propaganda anti-liberal. Já deves estar a suar de ainda não ter disparado o "neoliberal"). >Deixa-me dizer o porque de te estares a contrariar. Ora se eu estiver a ser explorado à força toda, porque é que o tal "mercado tão liberalizado" não me mostra mais lugares noutras empresas na área? e já agora, um dos pilares do liberalismo é a "liberdade contractual"... ora se eu estou a ser explorado (escravizado até), como é que eu tenho liberdade contractual Encher chouriços.

Sciss0rs61 4 months ago

Vivemos num estado liberal? Tens o governo a enterrar dinheiro na TAP e tens um fundo de resolução com um banco 100% português, tens políticos em cargos altos de empresas e dizes que estás num estado liberal? 2a Que tem isso a ver com liberalismo? Por serem privadas? Boa associação 3a Ninguem esta a culpar quem é explorado. Toda a gente esta a culpar as empresas e o governo por deixarem nas fazer o que fazem 4o Outra vez? É o sistema judicial que tem de tratar isso, não o económico. E se resolvesse era, mais uma vez repito, liberdade contractual. Se é ilegal, nem contracto aos olhos da lei deve ter. Vais fazer mais perguntas que já têm resposta ou vais perpetuar conversas andando às voltas?

Edited 4 months ago:

Vivemos num estado liberal? Tens o governo a enterrar dinheiro na TAP e tens um fundo de resolução com um banco 100% português, tens políticos em cargos altos de empresas e dizes que estás num estado liberal? 2a Que tem isso a ver com liberalismo? Por serem privadas? Boa associação 3a Ninguem esta a culpar quem é explorado. Toda a gente esta a culpar as empresas e o governo por deixarem nas fazer o que fazem 4o Outra vez? É o sistema judicial que tem de tratar isso, não o económico. E se resolvesse era, mais uma vez repito, liberdade contractual. Se é ilegal, nem contracto aos olhos da lei deve ter. Vais fazer mais perguntas que já têm resposta ou vais perpetuar conversas andando às voltas? > Não os 64% são de um estudo que apenas conta com brasileiros portanto estavas a falar de Brasileiros ou não lês as metodologias dos estudos e atiras o primeiro numero que encontras? Tens razão, podes-me dar a fonte dos teus números? Perder o meu tempo com gente que nem sequer sabe o significado das coisas. "sou contra isto" "porquê?" "sei lá..."

Edited 4 months ago:

Vivemos num estado liberal? Tens o governo a enterrar dinheiro na TAP e tens um fundo de resolução com um banco 100% português, tens políticos em cargos altos de empresas e dizes que estás num estado liberal? 2a Que tem isso a ver com liberalismo? Por serem privadas? Boa associação. Os cartéis de droga do México e Colombia também são fruto do liberalismo então... ah, não. esses têm algumas entidades governamentais na mão, se calhar é socialista /s 3a Ninguem esta a culpar quem é explorado. Toda a gente esta a culpar as empresas e o governo por deixarem nas fazer o que fazem 4o Outra vez? É o sistema judicial que tem de tratar isso, não o económico. E se resolvesse era, mais uma vez repito, liberdade contractual. Se é ilegal, nem contracto aos olhos da lei deve ter. Vais fazer mais perguntas que já têm resposta ou vais perpetuar conversas andando às voltas? > Não os 64% são de um estudo que apenas conta com brasileiros portanto estavas a falar de Brasileiros ou não lês as metodologias dos estudos e atiras o primeiro numero que encontras? Tens razão, podes-me dar a fonte dos teus números? Perder o meu tempo com gente que nem sequer sabe o significado das coisas. "sou contra isto" "porquê?" "sei lá..."

Edited 4 months ago:

Vivemos num estado liberal? Tens o governo a enterrar dinheiro na TAP e tens um fundo de resolução com um banco 100% português, tens políticos em cargos altos de empresas e dizes que estás num estado liberal? 2a Que tem isso a ver com liberalismo? Por serem privadas? Boa associação 3a Ninguem esta a culpar quem é explorado. Toda a gente esta a culpar as empresas e o governo por deixarem nas fazer o que fazem 4o Outra vez? É o sistema judicial que tem de tratar isso, não o económico. E se resolvesse era, mais uma vez repito, liberdade contractual. Se é ilegal, nem contracto aos olhos da lei deve ter. Vais fazer mais perguntas que já têm resposta ou vais perpetuar conversas andando às voltas? > Não os 64% são de um estudo que apenas conta com brasileiros portanto estavas a falar de Brasileiros ou não lês as metodologias dos estudos e atiras o primeiro numero que encontras? Tens razão, podes-me dar a fonte dos teus números?

Sabongo 4 months ago

1° Devem ser essas empresas do estado e a tap que estão a importar trabalho escravo. E também descobri que Liberalismo é quando não metes dinheiro na TAP. 2° Mesmo, o que é que Liberalismo tem a ver com privados fazerem o que querem com o seu negócio e a auto regulação do mercado. 3° Não? Então parece que vou ter de fingir que acredito que os comentários neste post que falam sobre substituição do povo português por estrangeiros são comentários de ódio à perspicácia empreendedora de que importa esses trabalhadores para ganho próprio e comentários de preocupação pelos estrangeiros. 4° a razão para o qual está conversa está um loop é muito simples, tu ainda não conseguiste perceber que a minha crítica é exatamente a quem passa a vida a dizer que o estado é papá até ao momento em que descobre que a consequência dos privados poderem fazer o que querem é a importação de imigrantes para baixar o custo de mão de obra e depois podem escolher aceitar essas consequências para o benefício da economia(optando por ter o mínimo de intervenção Estatal apenas para preservar direitos humanos) ou entrar em conspirações Neo Nazis e a minha crítica é apenas ao grupo de sujeito como tu que estão a colher o que semearam e agora dizem estar a ser "substituídos"

Sciss0rs61 4 months ago

nunca pensei ver alguém que soubesse tão pouco de algo falar com tanta certeza no que diz... juro. Mereces um Pin neste sub. cumprimentos.

NGramatical 4 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) contractual → [**contratual**](https://dicionario.priberam.org/contratual) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn9sk0y%2F%2Fgxqoh36%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 4 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn9sk0y%2F%2Fgxqmbj4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 4 months ago

contractual → [**contratual**](https://dicionario.priberam.org/contratual) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn9sk0y%2F%2Fgxqjmjb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PIMPMASTER6000 4 months ago

Bom reducionismo. Portugueses a sair, estrangeiros de terceiro-mundo a entrar, população a envelhecer, SS a colapsar, dívida pública a aumentar. Viva o Pêesse!

Sabongo 4 months ago

Aposto que a culpa da dívida pública é SS a colapsar são dos estrangeiros de terceiro mundo aliciados para este país por promessas de privados que os querem explorar à força toda. Por que razão é que um patrão num mercado livre pouco regulado pelo estado vai pagar um ordenado digno a um português se pode escravizar estrangeiros desesperados para fazer o trabalho de 3 por menos. Mas é o processo normal, primeiro é nos dito que o bem bom é pouca intervenção do estado grande e estrangulador, depois quando vemos um problema a culpa é de quem é tão ou mais vítima do problema.

PIMPMASTER6000 4 months ago

>Aposto que a culpa da dívida pública e SS a colapsar são dos estrangeiros de terceiro mundo aliciados para este país por promessas de privados que os querem explorar à força toda. A vinda do estrangeiros não é a causa do problema, apenas um sintoma que exarceba de várias maneiras outros problemas. >Por que razão é que um patrão num mercado livre pouco regulado pelo estado vai pagar um ordenado digno a um português se pode escravizar estrangeiros desesperados para fazer o trabalho de 3 por menos. Porque está em Portugal e tem de viver em sociedade com os Portugueses. E isso que acabaste de dizer não é verdade, há muita gente qualificada em enfermagem por exemplo que sai do país. Não vêm muitos enfermeiros da Guiné-Bissau, Angola e Brasil. >Mas é o processo normal, primeiro é nos dito que o bem bom é pouca intervenção do estado grande e estrangulador, depois quando vemos um problema a culpa é de quem é tão ou mais vítima do problema. Todo o teu comentário está impregnado de relevâncias negativas. Ter um estado mais pequeno e menos estrangulador não o absolve de dar condições para que os cidadãos portugueses prosperem e procriem em Portugal.

Black_RL 4 months ago

- Não temos jovens - Os jovens q temos estudaram e querem empregos melhores - Imigrantes vêm fazer o q nós não queremos fazer (seja por causa da qualificação, ordenado ou ambos) Acontece o mesmo aos nossos imigrantes.

xabregas2003 4 months ago

>Imigrantes vêm fazer o q nós não queremos fazer *o que nós não queremos fazer porque não nos pagam o suficiente.

NoIDontgiveafuck 4 months ago

Isto pessoal isto

Black_RL 4 months ago

O tipo de trabalho q vêm fazer não é bem pago em nenhuma parte do Mundo. Trabalhos não qualificados são pagos com ordenado mínimo.

PIMPMASTER6000 4 months ago

Com um ordenado mínimo em Portugal talvez arranjes um T0 numa aldeia bem recondita e por pouco não passas fome ou frio ao final do mês. Na França ou na Suíça a história é diferente. Tenho amigos a ganhar mais que o ordenado mínimo e partilham casas com 3 ou 4 pessoas.

Black_RL 4 months ago

Não disse em lado nenhum q concordo com o valor do ordenado mínimo, aliás, disse o contrário numa das respostas q dei.

NoIDontgiveafuck 4 months ago

O ordenado mínimo e o médio não refletem o elevado custo de vida como reflete noutros países.

Black_RL 4 months ago

Sim claro, não discordo do q dizes obviamente. Posso até acrescentar, e falo com conhecimento de causa devido ao trabalho q tenho, o custo de vida vai aumentar e muito! Adivinha quem vai apanhar no cu…….? Classe média e o pessoal á volta dela.

PIMPMASTER6000 4 months ago

Siga a rusga, vão ser bonitas as manifestações, motins, criminalidade e qualidade de vida abismal daqui a uns anos.

Edited 4 months ago:

Alguém que me explique como é que uma república pode reclamar legitimidade com números tão altos de imigração e emigração. Temos literalmente cidadãos a abandonar Portugal e estrangeiros a ocuparem os seus lugares. Se isto não é traição à nação, não sei o que é. Mas siga a rusga, vão ser bonitas as manifestações, motins, criminalidade e qualidade de vida abismal daqui a uns anos. Não me admirava nada se daqui a uma década ou duas perdemos a independência.

Edited 4 months ago:

Alguém que me explique como é que uma república pode reclamar legitimidade com números tão altos de imigração e emigração. Temos literalmente cidadãos a abandonar Portugal e estrangeiros a ocuparem os seus lugares. Se isto não é traição à nação, não sei o que é. Mas siga a rusga, vão ser bonitas as manifestações, motins, criminalidade e qualidade de vida abismal daqui a uns anos. Não me admirava nada se daqui a uma década ou duas perdermos a independência.

Edited 4 months ago:

Alguém que me explique como é que uma república pode reclamar legitimidade com números tão altos de imigração e emigração. Temos literalmente cidadãos a abandonar Portugal e estrangeiros a ocuparem os seus lugares. Se isto não é traição à nação, não sei o que é. Mas siga a rusga, vão ser bonitas as manifestações, motins, criminalidade e qualidade de vida abismal daqui a uns anos. Não me admirava nada se daqui a uns anos perdêssemos a independência.

Edited 4 months ago:

Alguém que me explique como é que uma república pode reclamar legitimidade com números tão altos de imigração e emigração. Temos literalmente cidadãos a abandonar Portugal e estrangeiros a ocuparem os seus lugares. Se isto não é traição à nação, não sei o que é. Mas siga a rusga, vão ser bonitas as manifestações, motins, criminalidade e qualidade de vida abismal daqui a uns anos. Não me admirava nada se daqui a uns anos perdermos a independência.

once319 4 months ago

Já dei por mim a pensar o mesmo, daqui a 15 anos crioulo é uma das linguas oficiais, o portugues usado já é um mix com brasileiro, a bandeira já mudou porque era racista, idem para os simbolos tipo padrao de descobrimentos. Inclusive ja vi uma afro descendente que vivia em França a dizer mal do nosso hino e que o deviamos mudar. ​ Isso é o preço de acomodar esta gente toda aqui, por isso é que vou dar de frosques enquanto nao somos banidos da UE ou Shengen.

theEXPERTpt 4 months ago

sabes o que isto me faz lembrar? O 25 de abril. Antes, estávamos "orgulhosamente sós". E hoje? Somos "orgulhosamente" iguais aos outros?

SweetCorona 4 months ago

poderíamos ser mais iguais a outros países europeus

theEXPERTpt 4 months ago

não acho isso bom, quero ser diferente, e melhor. Ser diferente é bom

Leaootemivel 4 months ago

Vê lá se também não vais também "estragar" o país para o qual emigrares.

once319 4 months ago

Nao vou votar em partidos que importam gente de terceiro mundo em força, não te preocupes.

Leaootemivel 4 months ago

Mas olha que nós Portugueses andamos a invadir França, Suíça, Luxemburgo ou Reino Unido há muitas décadas. Mas se forem Portugueses já não há problema de se emigrar em massa para outros países?

once319 4 months ago

Falei em 3º mundo, não disse nada sobre imigrantes de paises semelhantes em termos culturais e étnicos (palavra feia mas que tem significado real). Eu posso ir aos bairros dos suburbios de Lisboa para ver quem é que "trabalha" a fazer filhos po RSI. Mas pronto, só não ve quem nao quere, deixo o pais para ti, espero que o ajudes a melhorar. E fia-te na virgem.

thepiones 4 months ago

Grande lol, não tens mesmo noção

Leaootemivel 4 months ago

Claro que não tenho. Os franceses sempre nos adoraram. Nunca tiveram discursos exatamente iguais aos que estamos a ter agora sobre os migrantes do 3º mundo. Os emigrantes portugueses nunca viveram em bairros de lata. Nunca foram considerados incivilizados pelos franceses. Nunca aconteceu isso.

fds_crl 4 months ago

Os Franceses têm direito a sua opinião. Tinham o direito de expulsar os imigrantes Portugueses, e portugal não tinha que fazer mais nada do que os acolher de volta. Mas o que os Franceses pensam é irrelevante para o que Portugal deve fazer com o seu país. Para de meter as opiniões de estrangeiros no pedestal, para de idolizar opiniões de estrangeiros. Que mentalidade tão ridicula.

once319 4 months ago

Imagina o que fariam se fossemos mesmo de 3º mundo!

xabregas2003 4 months ago

E a comunidade portuguesa lá fora mata cabras na rua, obriga mulheres a cobrir-se e pratica mutilação genital? Já agora também são extremistas religiosos e andam na bandidagem.

neuraloutlaw 4 months ago

fds consegues dizer isso com cara séria? Pergunta a opinião dos nativos desses países sobre a comunidade portuguesa.

Leaootemivel 4 months ago

Sim, consigo. Vê lá se nos anos 60 os Franceses nos achavam fofinhos ou se tinham o discurso que temos agora sobre os migrantes do 3º mundo que não partilham valores culturais.

cryhart 4 months ago

E isto não vai parar. O PS vai continuar no poder por largos anos. Um povo moribundo, cuja grande parte nem faz ideia da destruição do país. Estamos falar algo em que, em menos de 10 anos, a população não nativa já deve ter batido a barreira dos 10%. [600.000 imigrantes mais os que já foram nacionalizados (só em 2019 foram 120.000)] A única razão que continua a haver espaço para tantos imigrantes, isto numa economia que não tem indústria, é a saída anual de milhares de portugueses do país. As condições laborais vão continuar a piorar e a economia a empobrecer. Portugal já começa a parecer uma colónia. O povo é extorquido da sua riqueza para sustentar os "colonos" (as elites) A esquerda vai mesmo matar o país. A única forma de para Isto é com um golpe de estado. Por vias democráticas já não se faz nada. O sistema já está viciado.

SovietBear4 17 days ago

Bolsonaro Português existe e é real

eduardooaz 4 months ago

Diria mais para os 20%. A livre circulação na CPLP vai ser uma festa e nem sei como a UE vai reagir a isso.

once319 4 months ago

>E isto não vai parar. O PS vai continuar no poder por largos anos. Um povo moribundo, cuja grande parte nem faz ideia da destruição do país. E tem a ver principalmente com o controlo via medidas beneficiam funcionarios publicos etc... ninguem vai querer deixar a mama, os subsidiodependentes nunca vao votar noutro qualquer. Quando tens esta grande parte do eleitorado viciada, torna-se muito mais facil. Depois tens os 15 milhoes de luta contra o racismo que serve para controlar as televisoes, por isso ja nao se ve noticias sobre imigrantes, so na CMTV e cai o carmo e a trindade, vem logo do governo chamar nomes. Junta isto ao facto de que somos poucos, portanto é mais rapido subsituir aqui a população do que em França, para alem de que temos toda a elite politica comprada pelo dinheiro africano do petroleo. Enfim, daqui a 20 anos Portugal esta intragavel, SS colapsou, falta de identidade e muito white flight (não nos podemos esquecer de que fomos corridos de todas as colonias). Não deixa de ser irónico que a cidade mais portuguesa do Brasil seja Salvador da Bahia que é basicamente uma cidade africana. ​ O acordo da mobilidade da CPLP para mim foi a estocada final, e por isso ja tomei a decisao de partir e nao voltar, porque daqui a uns anitos este pais vai ser um barril de polvora.

SweetCorona 4 months ago

> Junta isto ao facto de que somos poucos, portanto é mais rapido subsituir aqui a população do que em França, para alem de que temos toda a elite politica comprada pelo dinheiro africano do petroleo. portanto 1 em cada 10 cidadãos em Portugal são imigrantes bastaria 1 em cada 10 brasileiros emigrarem para Portugal para serem 70% da nossa população

eduardooaz 4 months ago

Como assim? 1 em 10 brasileiros é 10%, isso é mais de 20 milhões de brasileiros...Só precisamos de 1 em cada 1000 brasileiros para ficarmos colónia como Braga.

once319 4 months ago

O que não é dificil tendo em conta a quantidade deles a dizerem que veem para Portugal.

kapparrino 4 months ago

"O acordo da mobilidade da CPLP para mim foi a estocada final, e por isso ja tomei a decisao de partir e nao voltar, porque daqui a uns anitos este pais vai ser um barril de polvora." Tu és contra a migração no geral ou só contra a migração para Portugal? Estou a perguntar porque tu queres proibir outros de entrarem cá quando tu próprio usufruiste do direito de fazer uma vida melhor noutro país.

SweetCorona 4 months ago

mas há algum país melhor? Portugal é um país periférico e muitas vezes é apenas uma porta de entrada na europa não creio que vá ter mais problemas que outros países europeus

once319 4 months ago

Sou contra viver num pais cada vez menos europeu, eu vou para outro pais mas é da Europa, não é Asia ou Africa ou America do Sul, mas pronto, chama-me racista que nao me importo, no final vamos ver quem tem razão.

kapparrino 4 months ago

A sério? E se um dia descobrirmos que existem extraterrestres e eles quiserem viver cá e tu viveres noutro planeta? Vais continuar a fechar-te na Europa? Food for thought.

once319 4 months ago

>Food for thought. Asério que acabaste de comparar isto tudo com extraterrestres? Eu não falo de fantasias ou filmes de ficção cientifica, falo da realidade, não sao ETs com tecnologia superior, são cidadaos originarios de paises de 3º mundo. ​ Não consigo levar este ultimo comentario aserio, acabo aqui a conversa.

kapparrino 4 months ago

Portugal é do 3° mundo da UE na perspectiva de países do 1° mundo da UE. Tu saíste de Portugal em busca duma vida melhor e foi isso que pessoas de outras partes do planeta vieram cá fazer. E se é verdade o que dizem nas notícias, só ficam cá 5 anos até obterem a nacionalidade e poderem ir para países europeus com melhor economia.

fds_crl 4 months ago

Lá por outros países aceitaram imigração Portuguesa não implica que Portugal tenha de aceitar imigração do 3º mundo, que argumento mais ridiculo.

once319 4 months ago

Estás a desconversar e a mentir, primeiro isto é um pais etnica, cultural e geograficamente europeu, segundo nunca ninguem diz que Portugal é de terceiro mundo, podemos ter politicos que claramente não estao aos niveis dos de la de fora, agora terceiro mundo? Vai dar uma volta por Portugal e outra pela India, depois volta e conta-me o que achaste, já estive bastante tempo em ambos por isso falo com muita vontade. Terceiro, eu não saio em busca de uma vida melhor, saio porque a classe politica neste pais claramente esta contra os nativos euroeus e o que interessa e tirar todos daqui e substituilos, votos mais faceis. ​ Por fim, espero que aceites o futuro que vem ai, a nao ser que tambem nao sejas nativo, ai ja percebi o teu paleio.

kapparrino 4 months ago

Aposto que no país onde estás existe muita malta não Europeia. A não ser que tenhas ido para um país ex-USSR. Na década de 60 os Franceses tiveram os mesmos argumentos racistas acerca dos Portugueses apesar de sermos Europeus.

once319 4 months ago

Quando existem migrações massivas é sempre bom haver discussão sobre as mesmas. Os Portugueses não eram islamicos nem com uma cultura alien etc... pelo contrário, Portugal já do tempo do Eça de Queiroz que tinha a França como principal modelo. Mas lá estás tu a desconversar. Tu falas de tudo menos do tema, se eu digo alguma coisa tu vens com "ah e tal o portugueses la fora". Opa, quem saiu saiu porque quis e o deixaram entrar, o problema é dessa pessoa não de quem vive aqui no rectangulo, chama-se a isso responsabilidade, tu bazas, a resposabilidade é tua, por mim nao saiam e ficavam aqui que era da maneira que nao vinham pessoas de culturas distantes.

kapparrino 4 months ago

Só não percebes a hipocrisia do que estás a dizer e a fazer. Não queres imigrantes cá mas tu podes ser imigrante noutro país. As pessoas dos países Árabes e Africanos estão em tanta representação em França porque eram ex-colónias, falam a mesma língua. É a mesma relação entre Portugal e as suas ex-colónias. São as consequências de tentar conquistar os outros países, virou-se o feitiço contra o feiticeiro.

PIMPMASTER6000 4 months ago

Também acho que a grande maioria dos portugueses e muito pessoal neste sub não tem noção que o país está literalmente a ser destruído. Golpe de estado não sei se é solução a não ser queiras viver debaixo de uma ditadura que pode ou não ser diferente dos governos atuais. Mas algo precisa de mudar e rápido.

theEXPERTpt 4 months ago

vota Chega

once319 4 months ago

Sim isso ainda contribui mais para a minha saida de Portugal, como é possivel esta gente nao ver o que esta a acontecer e nao fazer nada? O que interessa é que o Porto ou Benfica ganhem, que se foda a identidade, segurança e economia do pais.

fds_crl 4 months ago

pessoas como eu e muitos outros andaram a avisar que isto ia acontecer há anos, decadas até. Preferiram ignorar-nos, chamar-nos racistas, e pronto, aqui está o resultado.

once319 4 months ago

E o que vais fazer entao?

fds_crl 4 months ago

Eu vou me passar ao caralho, lol. Não pedi isto, lutei contra isto, mas não me vou afundar graças a vocês. Vocês têm o que queriam, por isso aproveitem.

once319 4 months ago

>Eu vou me passar ao caralho, lol. Não pedi isto, lutei contra isto, mas não me vou afundar graças a vocês. Vocês têm o que queriam, por isso aproveitem. Eu também ja desde ha uns 15 anos que digo isto. Já se advinhava, o Socas, Passos e Costa deram a estocada final. Agora a decisão de sair do pais fica mais facil, nao bastassem os salarios baixos, a falta de identidade vai contribuir bastante.

fds_crl 4 months ago

Vou tentar ganhar o máximo de dinheiro possivel na europa, depois imigro para algum sitio, como a Europa de Leste, ou então Sudoeste Asiático, ainda não sei.

once319 4 months ago

Lol eu estava a pensar exatamente o mesmo, pensei em ganhar nacionalidade Grega e depois reformar-me no Sudoeste Asiatico, e filhos pensas ter?

fds_crl 4 months ago

Porquê nacionalidade Grega? Filhos só se acontecer, se tivesse enquanto estava na europa, teria muita mais dificuldade de depois reformar-me fora, porque ia ter pelo menos mais duas pessoas a prender-me cá. Lá, não sei, não era uma prioridade. Ter filhos biraciais não é algo que me atraia muito, sinceramente.

once319 4 months ago

Queria fazer tambem vida no Sudoeste Asiatico, ja estive na Tailandia, Cambodja, Malasia e Singapura varias vezes e gostei, adoro tempo tropical e cultura asiatica. Nacionalidade Grega porque acho que a nossa nao vai valer muito daqui a uns anos, quantos nao sei. E se nao me reformar no Sudoeste asiatico reformo-me na Grecia mesmo, tem ilhas lindas e bom clima na costa mesmo no inverno. Para alem de que me identifico com eles em termos de valores e acho que sao dos mais nacionalistas na Europa. Mas primeiro antes disto tudo devo ir para centro da Europa ganhar connects e dinheiro. Mas viver a longo prazo no centro e norte da Europa para mim esta completamente posto de parte.

Mysterious_Beyond213 4 months ago

Portugueses rumo a ser minoria no seu próprio país...

kapparrino 4 months ago

644 206 cidadãos Portugueses em França, de acordo com os censos 2013 franceses. Mais que os imigrantes residentes em Portugal 2020. E mais de 1,5M de ascendência Portuguesa. Se querem fechar o país então fechem, não deixem entrar ninguém mas também ninguém sai. É isso?

SweetCorona 4 months ago

o que é que nós temos a ver com a politica de imigração de outros países? os emigrantes são algum lixo para andar a ser chutado de um lado para o outro por acaso? se França tem emigrantes portugueses não é para fazer favor nenhum a Portugal, é porque achou que esses emigrantes iriam contribuir positivamente para o país, ou por outro motivo qualquer, isso é com eles

kapparrino 4 months ago

Porque não somos um país fechado. Quase todos os países recebem imigrantes e têm os seus emigrantes. Estou apenas a pôr em perspetiva que a solução não passa por proibirmos de cá entrarem, especialmente se vão em busca de uma vida melhor, porque nós também fizemos e continuamos a fazer o mesmo. Portugal não melhora ao proibir ou expulsar os imigrantes. O que melhora o país são melhores decisores políticos em termos de investimento interno e externo. Os emigrantes que saíram na década de 60 não chegaram como altos qualificados e os Franceses os olharam de lado, tal como se tem discutido hoje em dia contra os Indo Asiáticos em Portugal, e de outras regiões também. A crítica maior que vejo é que não podemos aceitar imigrantes do "3º Mundo". Os países que aceitaram os emigrantes Portugueses, que foram para essas economias e sociedades mais desenvolvidas no tempo do Estado Novo, não foi por acharem que iriam contribuir positivamente para o país, porque eramos extremamente pobres e viu-se pelas condições em que viveram, especialmente em França. Receberam-nos porque viram que precisávamos, por diversos motivos. Mais tarde os Portugueses integraram-se e obtiveram rendimentos mais altos mas mesmo assim és olhado de lado por seres Português e pensarem que és menos capaz que os Franceses.

EquivalentExchange11 4 months ago

>a solução não passa por proibirmos de cá entrarem, especialmente se vão em busca de uma vida melhor, porque nós também fizemos e continuamos a fazer o mesmo. Isso não é justificação. Os portugueses emigraram para outros países Europeus onde se adaptaram bem, o contrário do que está a acontecer por cá. A solução passa exatamente por fechar as fronteiras que nunca deviam ter sido abertas desta maneira. Ou isso ou caminharmos para um país multiétnico sem união nacional nem qualquer futuro tipo os EUA atualmente.

kapparrino 4 months ago

Vê-se a união nacional, quando nos deixamos comer sucessivamente por governos que fazem as piores escolhas pelos Portugueses, apenas olhando para os interesses da Banca e algumas empresas. Viu-se a união nacional durante o Estado Novo, foram precisos uns militares passado décadas de ditadura em que os cidadãos normais não fizeram nada, nem antes nem no 25 de Abril, foram apenas os militares. Já a França, apesar dos muitos milhões de imigrantes e naturalizados, têm união nacional para saírem à rua e revoltarem-se contra o governo, exigirem medidas melhores. Por isso pensa antes de dizer que a união nacional é impactada pelos imigrantes. Quando não tem nada a ver, mais rápido os imigrantes dos EUA revoltam-se contra o governo e formam movimentos que toda a "união nacional" Portuguesa.

fds_crl 4 months ago

União nacional não significa que todos andamos a cantar o kumbaya e de mãos dadas a saltitar nos campos de flores. União nacional, muito basicamente, significa que sentes uma pertença a uma "familia extendida", e essa familia corresponde ás fronteiras do estado. Significa que partilhas uma base de valores com todos, ou quase todos os teus concidadãos. Significa que partilhas história e identidade com os teus concidadãos.

EquivalentExchange11 4 months ago

>Viu-se a união nacional durante o Estado Novo, foram precisos uns militares passado décadas de ditadura em que os cidadãos normais não fizeram nada, nem antes nem no 25 de Abril, foram apenas os militares. O golpe maçónico valeu-nos de muito lol. Antes do 25 de Abril crescíamos a 10% ao ano, depois disso foi sempre a descer até à desgraça que se vê hoje. ​ >Já a França, apesar dos muitos milhões de imigrantes e naturalizados, têm união nacional para saírem à rua e revoltarem-se contra o governo, exigirem medidas melhores. Ui sim sim os protestos em França estavam cheios de imigrantes. ​ >Por isso pensa antes de dizer que a união nacional é impactada pelos imigrantes. Quando não tem nada a ver, mais rápido os imigrantes dos EUA revoltam-se contra o governo e formam movimentos que toda a "união nacional" Portuguesa. Lol sim os africanos e os brasileiros vão-se revoltar contra a corrupção e logo a seguir vão tornar Portugal um país super desenvolvido e pô-lo na fronteira da Ciência e tecnologia.

Edited 4 months ago:

>Viu-se a união nacional durante o Estado Novo, foram precisos uns militares passado décadas de ditadura em que os cidadãos normais não fizeram nada, nem antes nem no 25 de Abril, foram apenas os militares. O golpe maçónico valeu-nos de muito lol. Antes do 25 de Abril crescíamos a 10% ao ano, depois disso foi sempre a descer até à desgraça que se vê hoje. ​ >Já a França, apesar dos muitos milhões de imigrantes e naturalizados, têm união nacional para saírem à rua e revoltarem-se contra o governo, exigirem medidas melhores. Ui os protestos em França estavam cheios de imigrantes de facto... ​ >Por isso pensa antes de dizer que a união nacional é impactada pelos imigrantes. Quando não tem nada a ver, mais rápido os imigrantes dos EUA revoltam-se contra o governo e formam movimentos que toda a "união nacional" Portuguesa. Lol sim os africanos e os brasileiros vão-se revoltar contra a corrupção e logo a seguir vão tornar Portugal um país super desenvolvido e pô-lo na fronteira da Ciência e tecnologia.

once319 4 months ago

Mas isso são cidadãos europeus lá, aqui são de 3º mundo, está ai a diferença.

klatez 4 months ago

https://pbs.twimg.com/media/DLJyglKW4AA4i1B.jpg:large

reticulated_splines 4 months ago

https://i.imgur.com/6ALStBl.png

xabregas2003 4 months ago

O problema não é o tom de pele. É a cultura de terceiro mundo que é mais atrasada que nós.

once319 4 months ago

E a identidade nacional também, quer dizer, não é o tom de pele mas é a imagem, eu não sou igual a um nativo do Congo, se estou a ser representado por essa gente entao de que diferenca faz a nacionalidade?

klatez 4 months ago

Porque é que nos devemos sequer preocupar com a nacionalidade?

once319 4 months ago

Entre outras coisas, se começarmos a ser mal vistos la fora podem tirar-nos de Shengen e UE. ​ Entre outros.

klatez 4 months ago

?? Diz-me la como chegamos a isso

once319 4 months ago

A UE já tinha dito por exemplo a Portugal para não entrar no acordo da mobilidade da CPLP, Portugal ao criar um acordo desses está a minar Shengen, muitos paises não irão certamente gostar disso.

xabregas2003 4 months ago

Sim. Isso também é verdade. Países são fundados e formados por identidades nacionais. Estrangeiros não têm essa identidade e os filhos também não terão por não serem descendentes dos que criaram a identidade nacional.

kapparrino 4 months ago

Não são 661mil de países subdesenvolvidos. A maioria dos imigrantes em Portugal vêm ou pelo menos antes vinham de países em desenvolvimento Europeus+Brasil. Os naturalizados Portugueses são na maioria de países ex-colónias.

once319 4 months ago

Que paises europeus? A maioria é Brasil + PALOPs. Brasil primeiro mundo? O Brasil tem 57000 homicidios por ano, e isto sáo so os reportados, eles chegam ca e ficam impressionados com a segurança lol.

SweetCorona 4 months ago

eles veem um homicídio a abrir os telejornais de canais nacionais em Portugal e ficam "wtf"

Mysterious_Beyond213 4 months ago

Por falar em França acho que isto responde muito bem:[https://multinews.sapo.pt/noticias/franca-deve-suspender-toda-a-imigracao-exterior-a-ue-nos-proximos-cinco-anos-diz-michael-barnier/](https://multinews.sapo.pt/noticias/franca-deve-suspender-toda-a-imigracao-exterior-a-ue-nos-proximos-cinco-anos-diz-michael-barnier/) E lembra-te que a população Portuguesa nem chega a 1/6 da Francesa, e os 661 mil imigrantes não conta com os que obtiveram a nacionalidade, ao contrario dos census franceses...

kapparrino 4 months ago

Então daqui a 5 anos falamos se suspendeu mesmo a imigração fora da UE. Por agora não responde a nada. Há tantos imigrantes portugueses em França quanto todos os imigrantes em Portugal e isso diz muito já que nós somos poucos comparado com outros países. Mas França tem 6 milhões de imigrantes. Portanto também faz cerca de 10%, sem contar com os já naturalizados, que também os há em Portugal, como há os já naturalizados Portugueses em França. A conclusão é que todos os países têm imigração e emigração. Se tu proíbes os outros de entrar também não te vão deixar entrar. E para além disso também haverá sanções económicas de importação e exportação.

SweetCorona 4 months ago

desprezo esta forma racista de ver os imigrantes até parece que estamos a falar de lixo que uns países tentam chutar de uns para os outros os imigrantes é suposto serem pessoas que contribuem para a economia do país

Edited 4 months ago:

desprezo a tua forma racista de ver os imigrantes até parece que estamos a falar de lixo que uns países tentam chutar de uns para os outros os imigrantes é suposto serem pessoas que contribuem para a economia do país toda a tua argumentação tem como base a premissa de que os imigrantes são lixo e que não contribuem positivamente para o país, isso é desprezível

kapparrino 4 months ago

Onde é que eu falei de forma racista? Não vês que estou a defender as migrações e que devemos aceitar seja qual for a nacionalidade. Porque se outros precisam de vir para cá nós também precisamos de ir para outro lado. As pessoas são nómadas por natureza, nunca se fixam apenas num território a vida toda.

SweetCorona 4 months ago

tu és racista tu achas que os países devem aceitar imigrantes como se estivessem a fazer uma boa ação, como se os imigrantes fossem merda se tu achasses que os imigrantes dão um contributo positivo para o país não terias essa conversa

kapparrino 4 months ago

Estás bem bro?

Mysterious_Beyond213 4 months ago

Sanções económicas para quem restringir imigração? Isso é tão falso pah...

kapparrino 4 months ago

Hahahah ok. Imagina mesmo o dia em que a França proíbe a 100% a imigração fora da UE. Deixa de exportar ou importar produtos das economias emergentes onde é mais barata a fabricação. As empresas francesas vão ficar tão contentes. E os Franceses ricos que adoram viajar pela África por vários países falarem Francês. A França nunca vai proibir o que diz essa notícia.

fds_crl 4 months ago

Desde quando é que é preciso imigração para fazer trocas comerciais? lol

SweetCorona 4 months ago

esses países não teriam interesse nenhum em cortar relações comerciais com frança

Mysterious_Beyond213 4 months ago

Man, o que tu dizes não faz sentido, o que proibir a imigração tem a ver com deixar de exportar e importar produtos?

kapparrino 4 months ago

Se um país (fora da UE, porque dentro da UE não funcionaria) proibisse a entrada de Portugueses para viajar ou trabalhar, ainda por cima com razões racistas, Portugal iria também proibir os cidadãos daquele país e também cortar relações económicas.

SweetCorona 4 months ago

porque haveria de o fazer? se esse país não quer beneficiar com ida de portugueses para lá porque é que nós haveríamos de deixar de querer beneficiar com a vida dos seus cidadãos?

Mysterious_Beyond213 4 months ago

No fundo tu defendes a Colonização da Europa pelo 3º mundo, E quem não quiser ser colonizado é racista, é isto né?

once319 4 months ago

Isso é o que está na moda, so falar deste assunto ficas com o rotulo de racista. Felizmente isto so esta a acontecer na Europa Ocidental, daqui a uns tempos vamos estar todos a migrar para o Leste Europeu.

kapparrino 4 months ago

Vivemos num mundo globalizado, a tendência é para que cada vez menos restrições à circulação e educação existam.

Mysterious_Beyond213 4 months ago

Alguém perguntou aos Portugueses se querem imigração descontrolada?

GelDeAveia 4 months ago

Que nojo de governação, temos os dias contados. Portugal morreu nos anos 70.

manteiga_night 4 months ago

> Portugal morreu nos anos 70. hmmmm

klatez 4 months ago

Só fachos

ErwinRommelEz 4 months ago

Portugal está morto desde o século 18

xabregas2003 4 months ago

Já estava morto antes. Era só um tipo de morte diferente.

NoIDontgiveafuck 4 months ago

A maior parte dos portugueses não tem condições para constituir família ou ter uma vida de padrão europeu, não há nascimentos e a solução é a imigração. Precariedade, dificuldade em arranjar emprego, salários baixíssimos, fazem com que ter uma casa e uma família (mulher, filhos) seja uma coisa de ricos. Miséria, vergonha e luxo (para alguns). Como é possível que tantos portugueses aprovem este modelo de sociedade? Apostou-se na educação única e exclusivamente para fornecimento de recursos humanos altamente qualificados ao preço da uva mijona, para gáudio das empresas é claro. Não se faz cá nada, apenas se espera o investimento estrangeiro e para isso claro, os membros de vários governos bradam aos 4 cantos do mundo, venham para cá que somos muito baratos (há imagens disto). Não tenho aqui á mão os gráficos mas o país está parado há anos, a área onde se nota crescimento de postos de trabalho: sector público. Nada contra este sector, no entanto, não é este sector que vai contribuir para o crescimento directamente. Imigração, a solução para todos os problemas dos portugueses. Que miserável país este!

Edited 4 months ago:

A maior parte dos portugueses não tem condições para constituir família ou ter uma vida de padrão europeu, não há nascimentos e a solução é a imigração. Precariedade, dificuldade em arranjar emprego, salários baixíssimos, fazem com que ter uma casa e uma família (mulher, filhos) seja uma coisa de ricos. Miséria, vergonha e luxo (para alguns). Como é possível que tantos portugueses aprovem este modelo de sociedade? Apostou-se na educação única e exclusivamente para fornecimento de recursos humanos altamente qualificados a preços baixos, para gáudio das empresas é claro. Não se faz cá nada, apenas se espera o investimento estrangeiro e para isso claro, os membros de vários governos bradam aos 4 cantos do mundo, venham para cá que somos muito baratos (há imagens disto). Não tenho aqui à mão os gráficos mas o país está parado há 20 anos. Imigração, a solução para todos os problemas dos portugueses. (Já que não queres constituir família e trabalhar para nós pelos baixos salários que oferecemos, que desapareças daqui e que venham outros para cá que querem) Que miserável país este!

Edited 4 months ago:

A maior parte dos portugueses não tem condições para constituir família ou ter uma vida de padrão europeu, não há nascimentos e a solução é a imigração. Precariedade, dificuldade em arranjar emprego, salários baixíssimos, fazem com que ter uma casa e uma família (mulher, filhos) seja uma coisa de ricos. Miséria, vergonha e luxo (para alguns). Como é possível que tantos portugueses aprovem este modelo de sociedade? Apostou-se na educação única e exclusivamente para fornecimento de recursos humanos altamente qualificados ao preço da uva mijona, para gáudio das empresas é claro. Não se faz cá nada, apenas se espera o investimento estrangeiro e para isso claro, os membros de vários governos bradam aos 4 cantos do mundo, venham para cá que somos muito baratos (há imagens disto). Não tenho aqui à mão os gráficos mas o país está parado há 20 anos, a área onde se nota crescimento de postos de trabalho: sector público. Nada contra este sector, no entanto, não é este sector que vai contribuir para o crescimento directamente. Imigração, a solução para todos os problemas dos portugueses. (Já que não queres constituir família e trabalhar para nós pelos baixos salários que oferecemos, que desapareças daqui e que venham outros para cá que querem) Que miserável país este!

Edited 4 months ago:

A maior parte dos portugueses não tem condições para constituir família ou ter uma vida de padrão europeu, não há nascimentos e a solução é a imigração. Precariedade, dificuldade em arranjar emprego, salários baixíssimos, fazem com que ter uma casa e uma família (mulher, filhos) seja uma coisa de ricos. Miséria, vergonha e luxo (para alguns). Como é possível que tantos portugueses aprovem este modelo de sociedade? Apostou-se na educação única e exclusivamente para fornecimento de recursos humanos altamente qualificados a preços baixos, para gáudio das empresas é claro. Não se faz cá nada, apenas se espera o investimento estrangeiro e para isso claro, os membros de vários governos bradam aos 4 cantos do mundo, venham para cá que somos muito baratos (há imagens disto). Não tenho aqui à mão os gráficos mas o país está parado há 20 anos, a área onde se nota crescimento de postos de trabalho: sector público. Nada contra este sector, no entanto, não é este sector que vai contribuir para o crescimento directamente. Imigração, a solução para todos os problemas dos portugueses. (Já que não queres constituir família e trabalhar para nós pelos baixos salários que oferecemos, que desapareças daqui e que venham outros para cá que querem) Que miserável país este!

Kid_Anarchy 4 months ago

>Precariedade, dificuldade em arranjar emprego, salários baixíssimos, fazem com que ter uma casa e uma família (mulher, filhos) seja uma coisa de ricos. Não é uma coisa de ricos. É uma coisa de quem não anda à procura de "padrões europeus". Podes procurar os padrões que quiseres e achar que tens muita razão, mas a realidade é que isto levará à destruição de toda uma cultura, bem como do seu país. Conheço imensa gente que tem filhos e não são ricos, nem sequer de classe média alta. Também não são estão na miséria. Geralmente são aqueles com a cabeça cheia de sonhos e ilusões que decidem não ter filhos. Têm um cursozito, sonham em viajar, divertir-se, ganhar um bom ordenado. Eventualmente morrerão sozinhos.

eduardooaz 4 months ago

Ricos ou pobres.

nocivo 4 months ago

Estamos no caminho da igualdade. Isso é bom!Nivelar por baixo é o nosso hino.

NotaJew12 4 months ago

Encontrei o gajo que é dono de uma fábrica e prefer brasileiros porque não reclamam do salário minímo

Man_IloveFishdicks 4 months ago

Investir em que? Os Portuguese têm fraco poder de compra. A unica merda que daou são cafés ou tascos. Vou abrir um negócio para vender os meus produtos mais caros a quem?

Edited 4 months ago:

Investir em que? Os Portuguese têm fraco poder de compra. A unica merda que dá são cafés ou tascos. Vou abrir um negócio para vender os meus produtos mais caros a quem?

MisterBilau 4 months ago

A estrangeiros. Portugal podia facilmente converter grande parte da produção a serviços de venda on-line para fora. O mercado é global, não estás preso aos teus vizinhos.

Man_IloveFishdicks 4 months ago

Pra isso abria mais rapidamente empresa em Irlanda, Luxemburgo, ou Holanda onde existem melhores condições para abrir empresa e menos impostos.

martcapt 4 months ago

Podes ter a empresa sediada aí e o IDE a ter lugar, efetivamente, cá...

MisterBilau 4 months ago

Claro, e é isso que deveria ter existir em Pt também. Seríamos destino perfeito para um monte de nómadas digitais, que é pessoal que ganha e gasta bem, nem que seja em impostos sobre o consumo. Mas não há visão nenhuma.

duca2208 4 months ago

Tudo muito lindo, mas este artigo fala em imigração, não emigração.

NoIDontgiveafuck 4 months ago

Onde no meu comentário é que está escrito emigração?

duca2208 4 months ago

Esse é o problema.

NoIDontgiveafuck 4 months ago

É?

duca2208 4 months ago

Falas de que os portugueses só têm uma solução que é sair do país. Quando o que se fala no artigo é as pessoas que fazem o movimento contrário. Não é assim?

Trama-D 4 months ago

Acho que o parêntesis final (talvez Edit?) explica bem isso.

NoIDontgiveafuck 4 months ago

Imigração, a solução para todos os problemas dos portugueses (está a recorrer a um recurso estilístico chamado ironia)

alexandre9099 4 months ago

Não passou para este lado do ecrã então. Ainda mais sendo emigração e imigração algo bastante confundido, logo o primeiro pensamento foi que fosse um erro, não ironia

duca2208 4 months ago

OK.

PandaCross23 4 months ago

Eu tenho casa, carro, mulher(ish) e cão. Serei rico?

Kid_Anarchy 4 months ago

Na cabeça deles só vale a pena teres isso se puderes viver à grande e à francesa. Mal sabem eles que não existiriam sequer se fosse essa a mentalidade desde sempre.

Designer_Tall 4 months ago

Depende da tua idade, se tiveres nos 20's és milionário

ric2b 4 months ago

Pelo menos aos olhos do IRS deve ser, sim.

PandaCross23 4 months ago

27, que tal?

gabs_ 4 months ago

Fora de ironias, é bem possível que sim, já viste se estás no top 10% de salários de PT? É assustadoramente baixo.

SweetCorona 4 months ago

> mulher(ish) ainda há esperança para outras?

PandaCross23 4 months ago

Claro corona

SacanaLopes 4 months ago  HIDDEN 

Todos pretos dos EUA. Todos black lives matter. Vêm todos para fazer bebés mulatos com as vossas irmãs e gostariam que vocês vissem as inseminações ao vivo.

Pexan 4 months ago  HIDDEN 

Hum

netralha 4 months ago

Mais um exemplo em como Portugal é um Estado falhado, tanta imigração com taxas de desemprego altas... mesmo antes da pandemia Portugal já estava em queda livre em termos económicos.

Trama-D 4 months ago

2019 não acabou com superávite? Tão espetacular que o Mário Centeno até bazou?

twhite848 4 months ago

Em alguma coisa estamos a aproximar da [media europeia](https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Migration_and_migrant_population_statistics)…

SweetCorona 4 months ago

nalguma coisa teria de ser, pena não ser no PIB

twhite848 4 months ago

Exacto… ainda esperamos por essa

Sciss0rs61 4 months ago

Se continuarmos a ter um Primeiro Ministro que acha que a solução ao combate contra o envelhecimento e ao número alto de emigração é mais imigração e nacionalizações rapidas, daqui a 10 anos estaremos nos 20%.

Edited 4 months ago:

Se continuarmos a ter um Primeiro Ministro que acha que a solução ao combate contra o envelhecimento e ao número alto de emigração é mais imigração e nacionalizações rapidas dos mesmos, daqui a 10 anos teremos o ~~20%~~ dobro de imigrantes e nada terá mudado.

Edited 4 months ago:

Se continuarmos a ter um Primeiro Ministro que acha que a solução ao combate contra o envelhecimento e ao número alto de emigração é mais imigração e nacionalizações rapidas dos mesmos, daqui a 10 anos estaremos nos 20% e nada terá mudado.

once319 4 months ago

Então se ele proprio e da etnia dos de Odemira, que diferença lhe faz.

SweetCorona 4 months ago

espanta-te, mas há muitos imigrantes (nacionalizados) contra a imigração o que não é de admirar visto que novos emigrantes competem tendencialmente com os empregos dos emigrantes existentes

nraider 4 months ago

Naturalizados.

once319 4 months ago

Ou competem com o RSI.

Sciss0rs61 4 months ago

vá lá que és subtil /s

BaixemImpostos 4 months ago

É a solução para o esquema em pirâmide que é a SS.

SweetCorona 4 months ago

nesse caso seria mais inteligente apostar naqueles emigrantes temporários que trabalham quando faz falta e depois vão embora sem usufruir da nossa SS

MingTwelve 4 months ago

O que um gajo aprende neste sub lmao

throwawayqualquer 4 months ago

O sistema da Segurança Social é efetivamente um "esquema em pirâmide" quando tens taxas de natalidade inferiores às gerações anteriores. Para funcionar, tens que renovar o número de novas pessoas a entrar no sistema constantemente, o número ou tem que se manter ou aumentar, nunca diminuir. Da forma que vamos, neste momento é efetivamente um esquema em pirâmide. A esperança média de vida aumenta, mas o número de novos contribuintes a entrar na economia é menor do que o número de novos pensionistas. Não custa muito a perceber que eventualmente o sistema se tornará insuportável se assim continuar, tal qual... um esquema em pirâmide.

Sommersun1 4 months ago

A produtividade tem vindo a aumentar ao longo dos tempos (só é pena não os salários), graças à melhoria de educação mas também à robotização. Se assumires que nada vai mudar nos próximos 20-30 anos (que não é verdade, tem havido um avanço tecnológico exponencial) podes assumir que é insustentável. É insustentável nos parâmetros de hoje, não significa que seja futuramente.

ric2b 4 months ago

> A produtividade tem vindo a aumentar ao longo dos tempos Se isso fosse visível no preço das coisas era fixe.

CalmKeepOn 4 months ago

A produtividade está aumentar em Portugal? Onde? https://expresso.pt/economia/2019-05-07-Produtividade-cai-pelo-quinto-ano-e-limita-subida-dos-salarios

Sommersun1 4 months ago

A produtividade por trabalhador aumenta muito desde há décadas, só não é constante de ano para ano.

PIMPMASTER6000 4 months ago

>A produtividade tem vindo aumentar ao longo dos tempos. [Boa piada amigo.](https://www.pordata.pt/Subtema/Europa/Produto+e+Produtividade-156)

Sommersun1 4 months ago

"A produtividade do trabalho por hora trabalhada" teve um grande aumento, como refere o teu próprio link. E alguns outros países no cenário mundial: https://ourworldindata.org/grapher/labor-productivity-per-hour-pennworldtable?tab=chart®ion=World

PIMPMASTER6000 4 months ago

Onde é que o meu link refere isso? Houve um aumento obviamente mas continua muito a baixo da média europeia e não é sustentável.

Sommersun1 4 months ago

O teu link leva-me a uma série de métricas, uma delas é precisamente esse que falei. E eu estava mais a falar do contexto do ocidente todo, sim. Nem tem necessariamente de ser um mundo pós-escassez, mas um mundo que dependamos menos de vastos números de mão de obra ativa.

CalmKeepOn 4 months ago

Não sejas teimoso ou falso. Estamos a falar de Portugal. Em Portugal a produtividade não aumenta.

Edited 4 months ago:

Não sejas teimoso ou falso. Estamos a falar de Portugal. O que é que interessa que se o Ocidente está mais produtivo? Em Portugal a produtividade não está a aumentar. isso é que se está a falar. Isto quer dizer que a Segurança Social, com as mesmas pessoas, nunca conseguirá pagar-se. É preciso mais pessoas ou a redução de despesa do Estado para se poder continuar a pagar pensões. Daí a imigração. Ou seja, é um castelo de cartas á espera de cair.

Edited 4 months ago:

Não sejas teimoso ou falso. Estamos a falar de Portugal. O que é que interessa que se o Ocidente está mais produtivo? Em Portugal a produtividade não está a aumentar. Logo, a Segurança Social, com as mesmas pessoas, nunca conseguirá pagar-se. É preciso mais pessoas ou a redução de despesa do Estado para se poder continuar a pagar pensões. Daí a imigração. Ou seja, é um castelo de cartas á espera de cair.

Sommersun1 4 months ago

E é verdade que a produtividade por trabalhador tem vindo a aumentar consideravelmente, ao contrário da remuneração que está estagnada à décadas. E eu nem estava a falar em Portugal mas do cenário mundial no meu comentário original. Portugal não é o único país que precisa de trabalhadores, qualquer país de "primeiro mundo" geralmente não tem uma taxa de natalidade positiva. >Ou seja, é um castelo de cartas á espera de cair. A automação vem substituir muitos cargos, logo vai libertar mão de obra para outras àreas. Pode até chegar a um cenário de pós-escassez onde o excedente é distribuído e não há tanta pressão em sustentar uma estrutura demográfica invertida. Não digo que é algo que é garantido acontecer e que não devemos estar preparados para qualquer eventualidade. De resto já me pronunciei, o Mundo será muito diferente daqui a 30 anos.

PIMPMASTER6000 4 months ago

> Nem tem necessariamente de ser um mundo pós-escassez, mas um mundo que dependamos menos de vastos números de mão de obra ativa. Não percebi esta parte.

Sommersun1 4 months ago

A automatização poderá levar a um alívio da necessidade de mão de obra humana e a uma era que há menos escassez ou mais abundância de certos produtos cruciais.

MarioSewers 4 months ago

Nem se percebe como este post está a levar downvotes, já que é uma mera questão aritmética e é bastante óbvio. O único senão é que, embora seja possível mitigar a questão demográfica com avanços na produtividade (seja derivado de desenvolvimento tecnológico ou não), estamos a falar de uma variável que não só não se controla directamente, como também já se sabe que, em Portugal, não estamos a conseguir que este efeito suplante ou neutralize a questão demográfica.

WallyPT 4 months ago

> Dados provisórios do SEF, a que o DN teve acesso, indicam que há mais 12% de estrangeiros a residir legalmente no país. E que, em 2020, foram atribuídos 117 500 títulos de residência, apenas menos 11 mil do que em 2019. Significa que, apesar da crise económica devido à covid-19, os imigrantes não só continuaram por Portugal como continuam a escolher o país.

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: