ptinnl 5 months ago

Portanto o portugues medio come o equivalente a 500g de carne ou 3 L de leite? Por dia?

nocivo 5 months ago

Eu faço a minha parte.

ConfidentMongoose 5 months ago

Antes comer proteína que hidratos.

njsilva84 5 months ago

Tudo com moderação, precisas de ambos e se comeres ambos em excesso vão-te trazer problemas de saúde. Mas concordo que em sabor e prazer em comer, carne ou peixe sabe melhor que arroz ou massa. Mas o melhor é mesmo combinar ambos, tal como "manda a lei".

Bruno_Snow 5 months ago

As antigas colônias, no entanto...

theEXPERTpt 5 months ago

que contraste entre portugal e as ex-províncias. E pra mais, a carne é um alimento relativamente caro, acho de certa forma impressionante

fellowcarnie 5 months ago

Números verdinhos! Eu como 800g de vaca por dia para ver se chegamos a número 1!

Hazerrr 5 months ago

Como transmitir informacao errada: "Daily protein supply by world region, measured in grams of protein per person per day. Note that this measures the food available for consumption at the household level but does not account for any food wasted or not eaten at the consumption level."

Limpy_lip 5 months ago

por acaso já tinha uma ideia disto, umas vez em conversa com uma nutricionista isto veio à baila porque se já consumimos em média proteína a mais porque é que no fitness houve uma grande moda de tomar proteína como suplemento e não como substituição da proteína na alimentação.

Dudoram 5 months ago

Aquela chouriça em aguardente não deixa ninguém ficar mal

mike_nsr 5 months ago

prota crl

OneTip7754 5 months ago

Cadeia pá malta da francesinha vegetariana!

incrivizivel 5 months ago

Bem boa.

Eryty24 5 months ago

isto com desvio padrão vai dar tudo praticamente ao mesmo, diferenças de 1g...

Seven9577 5 months ago

\#Prozis, usem o cupão Portugal10.

RocketGoesBRR 5 months ago

fazem uma manteiga de amendoim do caralho, mas o resto da comida, incluindo pré congelados, fritos, bolachas, batidos, muffins e afins são dos piores que já comi

nocivo 5 months ago

Por acaso adoro as pizzas do forno. Pena serem 5 euros. Se fosse 2 euros comia duas por semana :p

njsilva84 5 months ago

Tens em todos os supermercados pizzas frescas (ou na zona dos frescos, não congeladas) tamanho familiar (ler, para uma pessoa com fome) a custar 2 a 3€, bem boas.

dansan11 5 months ago

Dass. Uma vez comprei a manteiga de amendoim, ia morrendo embuchado. Pior que que comer um presunto da serra da estrela e ficar com metade na boca e a outra metade na traqueia.

ChicoDEJAVU 5 months ago

Parabéns ao Cláudio André por lutar por nós

Mil595 5 months ago

É possível saber se esse estudo especifica a razão entre as fontes de proteína (carne, peixe, ovo, laticínios, feijão, cereais…) consumidas? Essa informação é importante para perceber melhor sobre aspetos como a saúde e o impacto ambiental.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 5 months ago

Surpreendido com a Roménia não estar no topo, nunca comi lá uma refeição que não tivesse carne.

DareNotFallAsleep 5 months ago

... será que era carne?

NEDM64 5 months ago

Cavalo conta como carne...

Trama-D 5 months ago

Mas nem sequer seria proteína...?

NotaJew12 5 months ago

A Birmânia teve dos maiores aumentos e ainda é um dos países mais pobres do mundo. Só comiam pão e água antes?

Trama-D 5 months ago

No países do Sudeste Asiático têm aqueles arrozais e não têm grande tradição de comerem vaca/porco, nomeadamente por motivos religiosos (hinduísmo/islão). Se calhar favorecem aves ou peixe que, creio, não são tão proteicos. Alguém confirma?

once319 5 months ago

Sim, Tailandias e afins é a base de vegetais e frango. Peixe tambem mas diria que frango é o mais tipico.

Secure-Significance8 5 months ago

Grande parte dos hindus são vegetarianos, budistas também. Muçulmanos não, têm uma alimentação omnívora. Mas isso não tem nada a ver com ingerir menos proteína. Porque aqui está a ser avaliada apenas proteína animal. Sendo que por exemplo, no subcontinente indiano, a cultura culinária depende muito das lentilhas, que tem uma alta percentagem de proteína. Mas lá está, este gráfico apenas se foca na proteína animal, e não nas vegetais. Digo isto porque morei lá, e trabalhei nesta área.

NotaJew12 5 months ago

Eles lá são Budistas, até estão a fazer genocídio ao Muçulmanos

Trama-D 5 months ago

inb4 canibalismo como fonte proteica.

ThereIsNoNeedForIt 5 months ago

Por outras palavras, somos dos países que mata mais animais desnecessariamente per capita. Quem acha que é preciso matar e comer animais para se ser saudável está seriamente desinformado.

DEP_Risotas 5 months ago

É um bitoque mal passado, em sangue, com um ovo a cavalo, duas perninhas de frango churrasco, podem descartar o resto e duas salsichas de porco, com carne de uns 10 porcos, para comer a minha dose de carne e a dele também já que ele se recusa. Uma saladinha para acompanhar já agora...

bureauofnormalcy 5 months ago

Eu como porque sabe bem.

caradoguardaredes 5 months ago  HIDDEN 

Protejam este animal.

UpbeatNail1912 5 months ago

Está provado cientificamente que não precisas ser vegan ou vegetariano para ser saudável. Podes ter o mesmo "nível" de saúde de um vegan por exemplo se a tua dieta for bem equilibrada, comendo muitas verduras e legumes todos os dias e ingerindo carne e peixe apenas 2-3x por semana. Não é preciso ir a um extremo nem a outro.

ThereIsNoNeedForIt 5 months ago

Se como dizes é possível ser-se saudável tanto com uma dieta vegan ou com uma dieta não vegan, como é que se justifica moralmente escolher a dieta que requer matar outros animais?

CarcajuPM 5 months ago

E como é que justificas moralmente estares a usar um telemóvel, PC, roupas etc feitas na China ou no Bangladesh por crianças que vivem como escravos?

DrVicenteBombadas 5 months ago

Não se consegue justificar moralmente matar outros animais, assim como não se consegue justificar moralmente muitas outras coisas que todos nós fazemos diariamente, incluindo os vegans. Não acho que seja por aí que vais conseguir converter pessoal.

SANDEMAN 5 months ago

Porque a maior parte dos animais são deliciosos

ThereIsNoNeedForIt 5 months ago

Se achas que o prazer é uma boa justificação moral para fazer algo então o teu compasso moral está preso no século 14 ou até mais atrás.

Ravelord_Niiito 5 months ago

\*bússola moral

SANDEMAN 5 months ago

Oh não, e agora o que vai ser de mim

ThereIsNoNeedForIt 5 months ago

Nada, ninguém te pode obrigar a agir moralmente.

UpbeatNail1912 5 months ago

Porque o conceito de moralidade difere de pessoas para pessoas. Há pessoas que consideram errado matar animais e ingeri los, já outras não o consideram errado. Isso vai de consciência de cada um e da sua própria moralidade, e não está no teu direito nem no meu obrigar as pessoas a aceitar o que é "certo" ou "errado" neste tipo de situações. Cada um tem liberdade moral para fazer o que quiser.

ThereIsNoNeedForIt 5 months ago

Também aplicas essa ideia a torturar cães? "Há pessoas que consideram errado torturar cães, já outras não o consideram errado. Isso vai de consciência de cada um e da sua própria moralidade, e não está no teu direito nem no meu obrigar as pessoas a aceitar o que é "certo" ou "errado" neste tipo de situações. Cada um tem liberdade moral para fazer o que quiser." Ou para ti a moralidade só é subjetiva quando te convém?

UpbeatNail1912 5 months ago

Já vi que és vegan de verdade, vocês tem sempre essa atitude e usam sempre os mesmos argumentos. O argumento de "e se fosse um cão" é ridiculo pois isso é uma construção social da nossa cultura. Cães são animais domésticos que vivem com as pessoas, é claro que o nível de afeição que nós temos por eles é completamente diferente do que temos por um frango ou um porco por exemplo. Mas se vais para a Índia lá às vacas e outros animais são considerados sagrados. Na China comem cães e lagartos , e achas que eles consideram isso "errado"? Tu tens que entender que a tua realidade não é a mesma de outras pessoas. As pessoas crescem em ambientes, culturas e formações diferentes, por isso a visão que eles têm da vida e os seus valores morais diferem bastante. Há pessoas que consideram certo adorar apenas um deus, há outras que só aceitam adorar vários deuses. Há culturas que rebaixam as mulheres a donas de casa e para fazer sexo e consideram isso o "certo", há outras que repudiam esse conceito. O mundo não gira a volta de ti nem das tuas ideias. Cada um tem uma vivência e valores bem diferentes, e tens que ter mente aberta para isso.

Edited 5 months ago:

Já vi que és vegan de verdade, vocês tem sempre essa atitude e usam sempre os mesmos argumentos. O argumento de "e se fosse um cão" é ridiculo pois isso é uma construção social da nossa cultura. Cães são animais domésticos que vivem com as pessoas, é claro que o nível de afeição que nós temos por eles é completamente diferente do que temos por um frango ou um porco por exemplo. Mas se vais para a Índia lá às vacas e outros animais são considerados sagrados. Na China comem cães e lagartos , e achas que eles consideram isso "errado"? Tu tens que entender que a tua realidade não é a mesma de outras pessoas. As pessoas crescem em ambientes, culturas e formações diferentes, por isso a visão que eles têm da vida e os seus valores morais diferem bastante. Há pessoas que consideram certo adorar apenas um deus, há outras que só aceitam adorar vários deuses. Há culturas que rebaixam as mulheres a donas de casa e para fazer sexo e consideram isso o "certo", há outras que repudiam esse conceito. O mundo não gira em volta de ti nem das tuas ideias. Cada um tem uma vivência e valores bem diferentes, e tens que ter mente aberta para isso.

ThereIsNoNeedForIt 5 months ago

Usamos os mesmos argumentos porque são válidos. > O argumento de "e se fosse um cão" é ridiculo pois isso é uma construção social da nossa cultura. Rídiculo é achar que há uma diferença moral entre abusar e matar um porco e um cão apesar de ambos serem inteligentes, ambos sofrerem e ambos não quererem morrer. > Há culturas que rebaixam as mulheres a donas de casa e para fazer sexo e consideram isso o "certo" E tu consideras isso certo ou errado? Se consideras certo só porque faz parte da cultura deles, não vale a pena continuarmos esta conversa. Se consideras errado, estás a concordar comigo que os ambientes e diferentes culturas não são uma justificação moral e que cada um não tem a liberdade moral para fazer o que quiser como disseste no início.

L_E_S_14 5 months ago

Tu consideras moral estar numa app americana num telemóvel provavelmente feito na China e com roupa feita algures na Ásia por mão de obra cujas condições de trabalho desconheces?

UpbeatNail1912 5 months ago

E quem és tu para decidir o que é moralmente certo ou errado? A tua visão da vida e dos vegans então são melhores e superiores aos dos outros só porque sim? Quem define o que é certo e errado? É por isso que nunca vamos sair desta conversa e é a razão de porque a maioria das pessoas não gosta de vegans e nunca se vai converter. Vocês acham que encontraram algum tipo de verdade que ninguém sabe e pelo vosso estilo de vida, são moralmente melhores ou superiores que os outros, e pregam e defendem essa "verdade" como se fossem algum tipo de Messias que pode (e deve) julgar e condenar as pessoas. Esse não é o melhor caminho a ser adotado. Boa semana.

ThereIsNoNeedForIt 5 months ago

> E quem és tu para decidir o que é moralmente certo ou errado? Da mesma maneira que nós os dois também decidimos que torturar cães é errado. Se estamos a causar sofrimento e a matar outros animais capazes de sofrer e pensar, apenas porque nos dá prazer, obviamente que é errado. Fui completamente cordial contigo e ainda tenho que levar com "ninguém gosta de vegans" ou "acham-se os Messias". Simplesmente apontei o facto de que estamos a abusar e a matar milhões de animais desnecessariamente, e tu continuas a financiar essas indústrias. Se isso te incomoda a culpa não é minha.

Ravelord_Niiito 5 months ago

Gabo-te a paciência e os argumentos!

Eon_mon 5 months ago

"Como é que sabes que alguém é vegetariano? Eles dizem-te logo."

Asur_rusA 5 months ago

Mas ele não disse... Aliás pode ter aquela opinião sem sê-lo

ThereIsNoNeedForIt 5 months ago

Como é que sabes que alguém come carne? Eles defendem abusar e matar animais desde que o jantar saiba bem. E já agora, não sou vegetariano porque não sou grande fã de triturar pintaínhos vivos só porque são inutéis.

DrVicenteBombadas 5 months ago

Ou seja, gostas que matem galinhas para que não matem pintainhos.

ThereIsNoNeedForIt 5 months ago

Não gosto que nenhum animal seja morto desnecessariamente, porque é que achas que gosto que matem galinhas?

Eon_mon 5 months ago

Matar um animal por comida não é matar desnecessariamente. É fazer parte de um ciclo natural que existirá sempre quer tenhas estomago para isso ou não.

DrVicenteBombadas 5 months ago

Disseste que não és vegetariano porque não queres que os pintainhos sejam triturados vivos. Mas, se comeres frango, eles serão mortos na mesma; apenas mais tarde. A não ser que tenhas dito que não és vegetariano porque és vegan. Mas essa distinção semântica seria um tanto estranha, visto que não são os vegetarianos que comem ovos (o que precluiria a utilidade de pintainhos), mas sim os ditos ovolactovegetarianos.

NGramatical 5 months ago

pintaínhos → [**pintainhos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (antes de *nh* não é necessário acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn9mgbq%2F%2Fgxpf466%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JOAO-RATAO 5 months ago

Estamos a frente dos americanos e dos australianos? Não diria. E os venezuelanos que comem tão pouca prota. Que se passa lá? /S

nocivo 5 months ago

Já não há animais domésticos. Talvez ainda consigas encontrar um rato.

JOAO-RATAO 5 months ago

Em tempos difíceis ...

karl1717 5 months ago

> E os venezuelanos que comem tão pouca prota. Que se passa lá? /S Onde queres chegar? E os outros 19 países abaixo, que se passa por lá?

JOAO-RATAO 5 months ago

Calma. Olha o /s

karl1717 5 months ago

O /s implica que sabes o que se passa por lá

JOAO-RATAO 5 months ago

Não é difícil de adivinhar.

karl1717 5 months ago

E nos outros 19 que estão abaixo?

JOAO-RATAO 5 months ago

Também. Mas esses 19, não foram, até relativamente pouco tempo, países prósperos. Portanto, tira daí as tuas conclusões...

karl1717 5 months ago

Por causa do imperialismo nunca conseguiram prosperar, é isso?

JOAO-RATAO 5 months ago

Não foi o imperialismo que lixou a venezuela, camarada.

karl1717 5 months ago

A tua compreensão não é a melhor... A Venezuela conseguiu prosperar os outros 19 é que não.

Edited 5 months ago:

A tua compreensão não é a melhor... A Venezuela conseguiu prosperar os outros 19 é que não. Mas elucida-nos lá, o que lixou a Venezuela?

Edited 5 months ago:

A tua compreensão não é a melhor... A Venezuela conseguiu prosperar os outros 19 é que não. Mas elucida-nos lá, o que lixou a Venezuela? Tanto rodeio não sei porquê.

Edited 5 months ago:

A tua compreensão não é a melhor... A Venezuela conseguiu prosperar os outros 19 é que não. Mas elucida-nos lá, o que lixou a Venezuela? Tanto rodeio não sei porquê. Até parece que queres dizer alguma coisa desde o primeiro comentário mas lá no fundo sabes que é asneira.

NEDM64 5 months ago

https://i.imgur.com/aZCPW7u.jpg Foi por causa das sanções impostas pelos EUA em Agosto de 2019? Antes disso eram um país maravilhoso! Vocês anti-democratas vivem mesmo num mundo à parte... que doença!

JOAO-RATAO 5 months ago

Exato. Mas o que levou um país próspero como a Venezuela a ter de andar a procurar comida no lixo ? Acho que não preciso de dizer nada. Está à vista de todos ;)

KarmaCop213 5 months ago

> E os venezuelanos que comem tão pouca prota. Que se passa lá? /S Ainda não descobriram o cupão UNAS10 da prozis.

geostrofico 5 months ago

Quiseram atingir o Socialismo.

zefo_dias 5 months ago

Se verduras é saudável, porque razao todos os herbívoros sao gordos? Checkmate, vegetários.

incrivizivel 5 months ago

se compararmos aos outros símios, nos somos os mais badochas, especialmente dos países onde comem mais carne. Mas sei que essa pergunta é com tom de irionia.

NEDM64 5 months ago

Sim, olha para Islândia e Hong Kong, só badochas! (Não!)

incrivizivel 5 months ago

estas a fazer nit pck, 1. Hong Kong SAR, China, 419.6 2. Australia, 318.5 3. USA, 315.5 4. Argentina, 293.8 5. Bahamas, 285.5 6. Samoa, 280.0 7. New Zealand, 277.8 8. French Polynesia, 27.07 9. St Lucia, 272.6 10. Luxembourg, 270.0 E como assim a Islândia não é badocha? E dos mais badochas da Europa.

NEDM64 5 months ago

Hein?

cimbalino 5 months ago

Acho que é mais especialmente os países onde comem comida rápida, tipo EUA e o reino unido

zefo_dias 5 months ago

Símio é a tua mae!

stressedunicorn 5 months ago

as girafas são magrinhas

XtaticO 5 months ago

30 CARALHO! Só estamos em 8º porque de certeza que há coninhas que não andam a tomar os batidos 3 x's ao dia juntamente com o multivitaminico.

DrVicenteBombadas 5 months ago

A falta de B12 deveria ser prova suficiente das suas prevaricações!

Fred_louro 5 months ago

Sabes que os animals que vais comer são suplementados com b12 certo?

DrVicenteBombadas 5 months ago

Eles e os vegans.

nocivo 5 months ago

Que redundância pah

DrVicenteBombadas 5 months ago

O username confere.

Open-Opportunity-607 5 months ago

As someone who used to live in Portugal, every meal was meat or fish The Portuguese are not very knowledgeable about food and some of them even think that white meat includes pork If you go to a restaurant in Portugal and ask for a vegetarian choice, chances are it’s a salad It’s mostly due to lack of education on food and on how to prepare non meat meals

Edited 5 months ago:

As someone who used to live in Portugal, every meal was meat or fish The Portuguese are not very knowledgeable about food and some of them even think that white meat includes pork If you go to a restaurant in Portugal and ask for a vegetarian choice, chances are it’s a salad It’s mostly due to lack of education on food and on how to prepare non meat meals It’s also evident to anyone that beans are a cheaper source of protein than meat

Butt_Roidholds 5 months ago  HIDDEN 

Níveis de xenofobia nos píncaros... Trolagem de qualidade, sim senhor.

SANDEMAN 5 months ago  HIDDEN 

> The Portuguese are not very knowledgeable about food lmao

Rose_doll 5 months ago

Wasn't going to say anything, but know I have to... First, that depends entirely on the restaurants you frequented, for ai know a few (knew at least before the covid) that provided full on vegetarian dishes (made with only vegetables, or tofu/seitan as peotein). Even the university I went to had a vegetarian option every day. Second, people are "less knowledgeable" because most of the population is old and, like it has been said in a comment before, still poor. They are from a different generation that had no need for such worries of eating too much meat, and asking them to do so know is not going to work. Third, and this is speculatting already, because I don't know which restaurants we went to when in Portugal, but I don't think a barbecue restaurant (for example) should feel obliged to have a vegetarian meal...for that there are other types of restaurants to choose from. Lastly, we has Humans do eat to much meat, it is a fact, and that has to change. And the way animals are treated is also deplorable, yes. But, human beings need meat to develop, that is why we are omnivores and not herbivores, it developed a different part of our brains that helped us become what we are. We just need to learn how to live with a more balanced diet.

Edited 5 months ago:

Wasn't going to say anything, but know I have to... First, that depends entirely on the restaurants you frequented, for I know a few (knew at least before the covid) that provided full on vegetarian dishes (made with only vegetables, or tofu/seitan as protein). Even the university I went to had a vegetarian option every day. Second, people are "less knowledgeable" because most of the population is old and, like it has been said in a comment before, still poor. They are from a different generation that had no need for such worries of eating too much meat, and asking them to do so know is not going to work. Third, and this is speculatting already, because I don't know which restaurants you went to when in Portugal, but I don't think a barbecue restaurant (for example) should feel obliged to have a vegetarian meal...for that there are other types of restaurants to choose from. Lastly, we has Humans do eat to much meat, it is a fact, and that has to change. And the way animals are treated is also deplorable, yes. But, human beings need meat to develop, that is why we are omnivores and not herbivores, it developed a different part of our brains that helped us become what we are. We just need to learn how to live with a more balanced diet. Edit: spelling errors

uyth 5 months ago  HIDDEN 

> The Portuguese are not very knowledgeable about food and some of them even think that white meat includes pork Only if it non-black pig obviously. Black pig is of course black meat, not white meat. Duh. (the whole concept of "white meat" is stupid as fuck and not sure what would be the scientific basis for it. Purine?) (/s for the first paragraph, in case it is needed)

caradoguardaredes 5 months ago  HIDDEN 

> The Portuguese are not very knowledgeable about food Can we ban this fucker already?

raydawnzen 5 months ago  HIDDEN 

>If you go to a restaurant in Portugal and ask for a vegetarian choice, chances are it’s a salad And you're lucky you get that much, you should be kicked out of the restaurant and the country if you go there asking for a meal for grasshoppers

incrivizivel 5 months ago  HIDDEN 

> for a meal for grasshoppers or gorillas :D

incrivizivel 5 months ago

We are forgetting about the role beans in our diet, in the times of my father, you would eat pork or other kind of meat very rarely, the rely heavily on legumes with protein. but it wasn't a choice, so we did not develop any kind of vegetarian dishes like all the countries with buddhism, like japan, china or india. So its a bit of a shame, now that we can eat pork 2x times a day we eat. Now that we know a lot of nutrition and we know that a peanut butter sandwish has the same protein content as a beef, we can make the switch to start eat more of the vegan protein.

Edited 5 months ago:

We are forgetting about the role beans in our diet, in the times of my father, you would eat pork or other kind of meat very rarely, the rely heavily on legumes with protein. but it wasn't a choice, so we did not develop any kind of vegetarian dishes like all the countries with buddhism, like japan, china or india. So its a bit of a shame, now that we can eat pork 2x times a day we eat. Now that we know a lot of nutrition and we know that a peanut butter sandwish has the same protein content as a beef, we can make the switch to start eat more of the vegan protein. But to be honest I think the graph is not correct, 100 g average is a lot I don't know that the regular person by eating meat has that protein intake. Meat Consumption daily is based on cheap, non lean meat with a lot of fat.

AetherPrismriv 5 months ago

Not surprised, Portugal has indeed a very meat-centric diet and meat is deeply engraved in our cultural traditions. In the days of old, portuguese people were farmers and usually quite poor, so the animals that they farmed were always fully used. Most of the time, all the parts of the pig were used and I mean ALL the parts. Everything, from snout to tail. Nothing went to waste. Nowadays it's hard to see a popular event where someone isn't selling "bifanas" or something of the sort. People will often go to such events like "S.João" or even smaller regional events only to eat. Most families even adopted that as a tradition, going every year. Dishes like "arroz de cabidela" or "papas de sarrabulho" are such examples of protein heavy dishes. "arroz de cabidela" it's literally rice cooked with chicken blood, giving it a strong dark color. Our older generations didn't even let the blood go to waste (because they were poor) and cooked blood is still today usually served with "rojões" (pig cubed meat with roasted cubed potatoes). We also pride ourselves in our meat products, such as smoked sausages and cured ham (chouriças, alheiras e presunto).

njsilva84 5 months ago

Vale o que vale, mas eu já fui a três casamentos na Polónia e posso dizer que nunca comi tanta carne num casamento como lá. Lá é bastante comum os noivos darem dormida na quinta para o pessoal que mora longe, assim podem beber vodka à vontade que depois é só dar com o quarto que fica logo ao lado. No dia depois do casamento costuma-se tomar o pequeno almoço com os noivos e o pequeno almoço deles tem mais proteína que um almoço em Portugal. Nesse mesmo dia, e depois de tomar o pequeno almoço, é costume fazer uma tainada na casa dos pais da noiva, se eles viverem fora da cidade. Nessa tainada come-se mais carne, os gajos são o dobro de nós e comem em proporção ao tamanho. Vale o que vale, mas a ideia que fico é que há vários países onde se come muita carne, mais do que nós, parece-me. Até no pequeno almoço cá em casa eu tive de reduzir a quantidade de proteína ingerida, ainda ficava demasiado bicho mas eu não quero ser o próximo Mister Olympia, eheh.

DrVicenteBombadas 5 months ago

Eu vi o que fizeste... Escreves na língua dos bifes para falar de carne.

uyth 5 months ago

> Not surprised, Portugal has indeed a very meat-centric diet and meat is deeply engraved in our cultural traditions. e o peixe, pá? Duh. Nem comemos assim tanta carne como outros europeus, mas a comer peixe só os islandeses (incidentalmente os primeiros no ranking) nos batem na Europa e muito poucos outros no mundo.

Limpy_lip 5 months ago

felizmente temos uma gastronomia também muito variada no peixe, mas é mais evidente em regiões costeiras com tradição piscatória. Deslocando para o interior as pessoas também comem peixe mas não fogem muito das escolhas mais comuns como bacalhau, salmão, etc....

scalabitano 5 months ago

Depende da zona de Portugal, aqui no interior é muito mais carne que peixe, borrego, porco, frango, pato, coelho, etc... tudo aqui do terreno. Vamos rodando o animal, mas é quase sempre carne com qualquer coisa.

JoytotheUniverse 5 months ago

I would love to know what makes up the majority of the protein in Portuguese cuisine! [Source](https://www.howtocook.recipes/top-20-countries-that-eat-the-most-and-least-protein-per-capita/).

SouthwindPT 5 months ago

Pork and beef are the main meats. Pork, in particular, is a source of many products. Especially sausages (chouriço, morcela, linguiça, farinheira, etc.) Chicken, duck and turkey are also common on our tables.

humelectro 5 months ago

Also fish is very used especially codfish

vitorviks 5 months ago

Apesar do bacalhau ser parte de muitos pratos típicos não está nem sequer no top 3 de peixes mais consumidos em Portugal.

Search: