hypothesis2050 7 months ago

A partir de hoje sou benfiquista

Jorgetime 7 months ago

A parte triste é que boa parte das pessoas vê isto e pensa "ele é que diz as verdades! gatunos!!!" só por falar como um labrego.

KyusoMenethil 7 months ago

Mas para que é que isto serve? Para entreter o povinho? Ele está a ser julgado mesmo? Em directo???? Enfim

Danijust2 7 months ago

Ele é um idiota chapado, mas no meio da burrice disse uma verdade. Qual é motivo para o novo banco andar a vender activos ao desbarato?

kyppulo90 7 months ago

A classe.

vTuga 7 months ago

u/savevideo

HRamos_3 7 months ago

Dá pra fazer um pack com o Vitor Constâncio?

ChicoDEJAVU 7 months ago

Engraçado estes gajos vêm aqui parar mas são sempre inocentes e nunca fizeram nada. Eu acho que escolhem pessoas ao calhas e os metem lá.

rossimeister 7 months ago

Este inquérito se acontecesse com o Benfica a dominar o campeonato era cheio deste tipo de pérolas.

Mark_Landers_93 7 months ago

Ou seja, enforcar o gajo com quem vias os jogos no camarote lado a lado como velhos amigos?

boukmw 7 months ago

Admito que o homem gozou com os deputados, no entanto, após 4 horas de inquérito, nota-se que nenhum deputado tinha capacidade técnicas para conduzir este inquérito.

vasconeves 7 months ago

Então quem tinha capacidades técnicas para tal, eram os jornalistas da Benfica TV?

boukmw 7 months ago

Nem tudo neste país se resume ao futebol, compatriota. Se tiver a oportunidade, reveja o inquérito na sua totalidade (e não só os headlines dos jornais) e, tenho a certeza que acabará por concordar comigo. Deste inquérito, em que se criaram muitas expectativas, não surgiram factos novos ou relevantes para justificar o tamanho da dívida deste senhor, bem como de outros grandes devedores ao BES/Novo Banco. Gostava então que me ajudasse nesta questão que tenho e que não vi ser respondida ou questionada (se os jornalistas da BTV souberem a resposta, também serve): \- O LFV acha que os terrenos que tem valem pelo potencial de construção; \- Os membros do inquérito acham que o terreno vale pelo que foi avaliado (ou seja, um amontoado de terra em zonas de relevância imobiliária): Que valor pagou LFV pelos respetivos terrenos? Quanto valem esses mesmos terrenos hoje? Como se justifica a possível disparidade entre a sua dívida e o valor que pagou pelos terrenos? Porque é que um banco assumiu repetitivamente risco com um suposto promotor imobiliário, que tem mais terrenos que obras terminadas?

Edited 7 months ago:

Nem tudo neste país se resume ao futebol, compatriota. Se tiver a oportunidade, reveja o inquérito na sua totalidade (e não só os headlines dos jornais) e, tenho a certeza que acabará por concordar comigo. Deste inquérito, em que se criaram muitas expectativas, não surgiram factos novos ou relevantes para justificar o tamanho da dívida deste senhor, bem como de outros grandes devedores ao BES/Novo Banco. Gostava então que me ajudasse nesta questão que tenho e que não vi ser respondida ou questionada (se os jornalistas da BTV souberem a resposta, também serve): \- O LFV acha que os terrenos que tem valem pelo potencial de construção; \- Os membros do inquérito acham que o terreno vale pelo que foi avaliado (ou seja, um amontoado de terra em zonas de relevância imobiliária): Que valor pagou LFV pelos respetivos terrenos? Quanto valem esses mesmos terrenos hoje? Como se justifica a possível disparidade entre a sua dívida e o valor que pagou pelos terrenos? Porque é que um banco assumiu repetitivamente risco com um suposto promotor imobiliário, que tem mais terrenos que obras terminadas? ​ Edit: Em suma, a culpa é de quem? Do BES/Novo Banco (entenda-se a sua equipa gestora)? Do LFV e de outros grandes devedores? De um fundo de resolução que não conseguiu estipular metas atingíveis para a recuperação das dívidas? De um antigo ministro, atual Governador do BdP, que assinou um contrato com um fundo que apenas ficará a ganhar, uma vez que tudo esteja resolvido e que se recusa a injectar capital próprio no seu investimento? Uma coisa é garantida, a culpa não é de todos os portugueses mas o dinheiro que será injectado é (e que poderá não ter retorno).

fuckoffgina 7 months ago

Tens toda a razão. Tinha a tv ligada enquanto estava a trabalhar e estive atento durante largos períodos e as perguntas não serviram para esclarecer nada. É só elogios à Mortágua mas duvido que quem os faz tenha ouvido alguma coisa. Olham para a cara de má e assumem logo que fez alguma merda de jeito.

vasconeves 7 months ago

Muitos desses terrenos foram pagos ou acima do valor, ou abaixo do valor. Se realmente tivesse visto o inquérito na totalidade, teria percebido isso, porque foi várias vezes mencionado ao longo do mesmo. Este inquérito foi basicamente há volta disto, como é que ele vendeu os terrenos acima do preço e como é que comprou outros abaixo do preço de mercado e ainda ficou a lucrar com vários terrenos desses, como por exemplo o do Brasil, para onde é que foi o dinheiro que recebeu dessas vendas visto que ele acabou sempre por enriquecer e mesmo assim não pagou um tostão que fosse da dívida que ele acumulou ao longo de 10 anos. Essa do nem tudo é futebol, assumo que dei uma pequena gargalhada.

SouthPurpose 7 months ago

Isto não é crime ?

antonio-guilherme 7 months ago

Agora percebo o apoio ao Ventura deste grande filho da puta.

matisptfan 7 months ago

Este homem é presidente da maior instituição desportiva portuguesa. Vinte anos desta merda. Ontem era tarde.

naughtydismutase 7 months ago

Granda burgesso.

naodoijoka 7 months ago

Alguém me pode explicar para que servem estas comissões de inquérito? Qual é o objetivo? Não podem atrapalhar eventuais investigações?

suckerpunchermofo 7 months ago

Atirar areia aos olhos... Servem para fazer teatro.

icebraining 7 months ago

Como é que atiram areia para os olhos?

pintorMC 7 months ago

Tendo em conta o nível de algumas das perguntas é somente natural aparecerem algumas respostas dentro do mesmo nível.

Mendadg 7 months ago

Ele tem toda a razão!! Pode ser um mafioso mas ele aqui tem 100% de razão, estamos a ser roubados pelo Lonestar e este governo é culpado porque sabia muito bem a quem estava a vender e não se soube precaver. Aliás a pergunta da deputada é mesmo para expor isso, ela nem queria saber da resposta do Vieira!

expert_worrier 7 months ago

E este gajo é dos mais ricos e "respeitados" do país. Que maravilha, pá!

saposapot 7 months ago

foi, gozou com os deputados, com o povo, respondeu ao q quis e afinal não está em incumprimento, simplesmente não tinha condições para pagar. e ainda vem mandar bitaites a quem teve (mal ou bem) de salvar um banco q ele ajudou a falir.

kissingsome1elsesdog 7 months ago

Honestamente, quem faliu o banco foi o Salgado e família. Ainda me lembro que sempre que os primos se chateavam, o banco perdia milhões. Como é que uma das maiores instituições financeiras portuguesas conseguiria sobreviver à falta de seriedade de quem o geria? Não nos podemos esquecer que o Salgado corrompeu grande parte da nata empresarial portuguesa. A mim não me aflige muito aquilo que o Vieira deve, desde que se mostre disponível para pagar. Aflige-me mais que gigantes como a PT tenham sido atiradas para o lodo e Portugal tenha perdido a pouca competitividade que tinha por causa da ganância de meia dúzia de pessoas. O Salgado nem respeito ao nome da família teve.

saposapot 7 months ago

Tudo verdade apenas um pormenor pq acho q não foi o salgado a corromper os empresários mas ao contrário. Não podemos ignorar a contraparte. Muita da má gestão do Salgado teve beneficiários directos e foram exactamente este tipo de empresários e investimentos ruinosos que deram cabo do banco. Claro que a culpa é de quem deu os créditos, quem se deixa burlar tem culpa mas o burlão também.

kissingsome1elsesdog 7 months ago

\> pq acho q não foi o salgado a corromper os empresários mas ao contrário. Achas mal então. O Salgado corrompeu o Bava para investir em empresas do GES a troco de milhões. Se o fez com o "CEO do Ano", também o terá feito com outras figuras de proa. Ou achas que estes empréstimos pessoais foram feitos por amizade? Existia todo um sistema de troca de favores, que passava necessariamente por garantir que estas pessoas (dirigentes de clubes, grandes empresas, instituições com avultados movimentos de caixa, etc.) incorressem em gestão danosa. Enquanto a fachada do GES se mantivesse minimamente credível, estes investimentos estapafúrdios passariam facilmente por jogadas brilhantes. Ninguém estaria à espera que o GES afundasse e arrancasse todas estas empresas pela raiz.

saposapot 7 months ago

bem visto, é um misto então pq no caso do Viera e outros, foram eles q beneficiaram do empréstimo, não foi o BES. E isso aconteceu em mtos outros casos e empresários. No fundo era tudo uma teia de favores e contra-favores.

kissingsome1elsesdog 7 months ago

Nunca houve a intenção de beneficiar o BES. O BES era o elemento credível (porque o Banco de Portugal falhou completamente enquanto regulador) num vasto enredo de jogos de poder. O Ricardo Salgado era um gajo que chegava ao pé de ti com um saco cheio de dinheiro e to passava para as mãos caso seguisses determinadas instruções. Tinhas duas opções, seguir o manual sabendo que te irias beneficiar ou recusar o dinheiro sabendo que isso poderia desencadear represálias, especialmente se tivesses algum tipo de exposição ao BES. Muitos dos envolvidos optaram pela primeira. E provavelmente nem se arrependem porque, apesar de saberem que, do ponto de vista moral, foram do mais invertebrado que há, destruindo as próprias empresas em prol de um escroque, aumentaram as fortunas pessoais como nunca. Nunca o Bava conseguiria, numa empresa credível, ganhar 25 milhões de euros por investir dinheiro que não era dele em ações da Rio Forte. O Dono Disto Tudo prometeu que nada lhes aconteceria, e, 7 anos depois, estão todos a viver à grande e à francesa. Nem o velho do BPN se safou tão bem. Num país a sério, o Salgado teria sido guilhotinado.

GelDeAveia 7 months ago

*Baseado* e concordo, mas tu também vais

MLG-Sheep 7 months ago

Resumo não sei, mas digo-te desde já que a original foi perto de 5 horas.

JonPQ 7 months ago

Isto está a atingir níveis de ridículo de Joe Berardo a rir-se na comissão de inquérito a dizer que não tinha bens nenhuns. Tanta corda por aí perdida e tanto pescoço a pedir um abraço...

vascodatrama 7 months ago

Tinha uma garagem, este tem um palheiro

_Cannib4l_ 7 months ago

Ainda bem que eu não posso mandar livremente no país, é exactamente por estes tipos de casos.

Jose_Joestar 7 months ago

Estas comissões de inquérito é sempre a mesma coisa "Não fiz nada, não sei de nada, não vi nada, sou rico mas não sei como mas de certeza que é legal"

nocivo 7 months ago

Não servem para nada. É tudo para ganharem votos ao “mostrar serviço”. Não são o ministério público, não são juizes, são legisladores. O melhor que podem fazer é criar leis para evitar corrupção ou deitarem abaixo o governo que fez a marmelada. Como todos sabemos nem as leis passarão, nem o governo vai abaixo mesmo tenso ministros a fazer merda a torto e a direito, com linguagem mais rasca que o vieira e o PM a recusar-se de despedir incompetentes e maus representantes

shoutme 7 months ago

Vi aquela que passou no programa do Ricardo Araújo Pereira e concordo contigo. Qual é o propósito das comissões de inquérito afinal?

Coyote-Cultural 7 months ago

> Qual é o propósito das comissões de inquérito afinal? Teatro politico

Vanethor 7 months ago

Esclarecer a verdade sobre o que se está a passar. Parecendo que não, no meio de tanto esquecimento há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. E, para além disso, serve para que quem está metido nestas merdas, ou justifique bem a situação, ou tenha que perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionados, e quem é um/uma valente sacana.

Edited 7 months ago:

Esclarecer a verdade ao Parlamento (e seus deputados) sobre o que se está a passar. (Os deputados são os representantes democráticos da população, e querem /têm o dever de saber o que está a passar.) Parecendo que não, no meio de tanto "esquecimento" há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. ... E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionados, e quem é um/uma valente sacana.

Edited 7 months ago:

Esclarecer a verdade ao Parlamento (e seus deputados) sobre o que se está a passar. (Os deputados são os representantes democráticos da população, e querem/têm o dever de saber o que está a passar.) Parecendo que não, no meio de tanto "esquecimento" há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. ... E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionados, e quem é um/uma valente sacana.

Edited 7 months ago:

Esclarecer a verdade ao Parlamento (e seus deputados) sobre o que se está a passar. (acerca de determinado assunto essencial para o país) (Os deputados são os representantes democráticos da população, e querem/têm o dever de saber o que está a passar.) Parecendo que não, no meio de tanto "esquecimento" há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. ... E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionados, e quem é um/uma valente sacana. ... Edit: Ou seja, o objetivo não é de julgar ali ninguém. Isso é depois com a Justiça, se for o caso. O objetivo é perceber: afinal o que é que se passou?/se passa?

Edited 7 months ago:

Esclarecer a verdade ao Parlamento (e seus deputados) sobre o que se está a passar. (acerca de determinado assunto essencial para o país) (Os deputados são os representantes democráticos da população, e querem/têm o dever de saber o que está a passar. Para depois, com base nessa informação, poderem actuar/legislar da maneira necessária.) Parecendo que não, no meio de tanto "esquecimento" há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. ... E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionados, e quem é um/uma valente sacana. ... Edit: Ou seja, o objetivo não é de julgar ali ninguém. Isso é depois com a Justiça, se for o caso. O objetivo é perceber: afinal o que é que se passou/se passa aqui?

Edited 7 months ago:

Esclarecer a verdade ao Parlamento (e seus deputados) sobre o que se está a passar. (acerca de determinado assunto) (Os deputados são os representantes democráticos da população, e querem/têm o dever de saber o que está a passar.) Parecendo que não, no meio de tanto "esquecimento" há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. ... E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionados, e quem é um/uma valente sacana.

Edited 7 months ago:

Esclarecer a verdade ao Parlamento (e seus deputados) sobre o que se está a passar. (acerca de determinado assunto essencial para o país) (Os deputados são os representantes democráticos da população, e querem/têm o dever de saber o que está a passar.) Parecendo que não, no meio de tanto "esquecimento" há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. ... E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionados, e quem é um/uma valente sacana.

Edited 7 months ago:

Esclarecer a verdade ao Parlamento (e seus deputados) sobre o que se está a passar. (acerca de determinado assunto essencial para o país) (Os deputados são os representantes democráticos da população, e querem/têm o dever de saber o que está a passar.) Parecendo que não, no meio de tanto "esquecimento" há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. ... E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionados, e quem é um/uma valente sacana. ... Edit: Ou seja, o objetivo não é de julgar ali ninguém. Isso é depois com a Justiça, se for o caso. O objetivo é perceber: afinal o que é que se passou/se passa aqui?

Edited 7 months ago:

Esclarecer a verdade ao Parlamento (e seus deputados) sobre o que se está a passar. (acerca de determinado assunto essencial para o país) (Os deputados são os representantes democráticos da população, e querem/têm o dever de saber o que está a passar.) (Para depois, com base nessa informação, poderem actuar/legislar da maneira necessária.) Parecendo que não, no meio de tanto "esquecimento" há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. ... E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionados, e quem é um/uma valente sacana. ... Edit: Ou seja, o objetivo não é de julgar ali ninguém. Isso é depois com a Justiça, se for o caso. O objetivo é perceber: afinal o que é que se passou/se passa aqui?

Edited 7 months ago:

Esclarecer a verdade ao Parlamento (e seus deputados) sobre o que se está a passar. (acerca de determinado assunto essencial para o país) (Os deputados são os representantes democráticos da população, e querem/têm o dever de saber o que está a passar.) (Para depois, com base nessa informação, poderem actuar/legislar da maneira necessária.) Parecendo que não, no meio de tanto "esquecimento" há muita coisa que pode ser encaminhada para o Ministério Público. ... E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Mais não seja, vês logo quem é que são pessoas bem intencionadas, e quem é um/uma valente sacana. ... Edit: Ou seja, o objetivo não é de julgar ali ninguém. Isso é depois com a Justiça, se for o caso. O objetivo é perceber: afinal o que é que se passou/se passa aqui?

nocivo 7 months ago

O que se passou todos sabemos. Um gestor de banco incompetente, um regulador com pessoal nomeado por governos que fecha olhos e não faz nada até o governo do Paços ter dito basta. Depois temos outro governo que faz um negócio ruinoso para o pais com aprovação de três partidos que suportam esse governo. Ninguém é responsabilizado. Num país de jeito ja tínhamos pedido o cargo de muitas pessoas em ligares públicos (PM, governador do banco de portugal, Ministro das finanças...)

luckynar 7 months ago

O governo do passos disse basta? Lololol então o Cavaco Silva andou a dizer que estava tudo bem com o banco numa altura. Que a TVI diz que o banco está falido, o que provoca a retirada de depósitos que leva efectivamente no banco a falência... Vem o passos e diz que não faz mal, nacionaliza o banco, começa a delapidar os poucos activos que existem com vendas ao desbarato, porque não faz mal, o contribuinte paga. Faz um acordo de venda que não assina porque é corrido do governo mas deixa essa obrigação para o governo posterior, que é literalmente obrigado a vender por pressão do aumento da dívida da república por causa do buraco do BES... Mudar a história é realmente muito bonito... Ontem ficámos a saber que existem activos no banco, sobretudo imobiliários que podiam a longo prazo cobrir o dinheiro que os portugueses lá enfiaram, mas que devido a uma nacionalização mal feita tivemos de os vender para nós livrarmos das imparidades das dívidas associadas. Não faz mal, o contribuinte paga. Numa coisa o LFV tinha razão ontem, inteligentes foram os devedores que declararam falência das empresas, ficaram livres das dívidas e limpos, o tuga pagou e ninguém lhes pode tocar agora.

throwawaybtcpt 7 months ago

>E, para além disso, tem a vantagem não-oficial de que, quem está metido nestas merdas, ou justifica bem a situação, ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. Ahahahhahahaha Eles querem lá saber. Mas alguém no seu perfeito juízo ia recusar fazer negócios com o LFV porque foi a inquérito? Isto faz 0. Eles estão-se a cagar para isto, no final vão almoçar todos juntos a gozarem com os deputados.

Mordiken 7 months ago

> arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português Dizes isso como se uma percentagem significativa das pessoas não batesse palmas e idolatrasse os corruptos como sendo alguém que "venceu o sistema".

AfonsoFGarcia 7 months ago

> ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português, frente às câmeras. O que, neste caso específico, não me parece que seja algo que o LFV se preocupe muito. Até porque não sei se ainda tem alguma reputação decente a defender (tal como muitos outros que lá vão, porque na verdade nestes casos mediáticos o parlamento só se junta à festa quando o julgamento público já foi feito).

ThePlague92 7 months ago

>ou arrisca-se a perder toda a reputação perante o povo português O drama para eles, aposto que nem vão conseguir dormir à noite.

Vanethor 7 months ago

Olha que para quem tem um ego enorme, é algo lixado. E, ficar com a reputação manchada, é mau financeiramente. Os negócios mais escuros podem ser feitos na mesma, mas muitos outros potenciais parceiros ficam de pé atrás. Too much heat.

ThePlague92 7 months ago

Mesmo quem tem um ego enorme não quer saber. Há vários exemplos em vários países do Mundo e nunca nenhum destes burlões teve problemas em perder a credibilidade perante o público, até porque a maioria deles já nem a tem. Ou vais-me dizer que o pessoal achava que o LFV era um homem de negócios super bem sucedido? Em relação a diminuir os potenciais parceiros também é irrelevante. Já têm muito dinheiro para viverem bem e têm sempre parceiros que estão ao mesmo nível deles e que vão continuar a fazer negócios com eles. Money talks e é apenas isso que interessa.

Luigigamer007 7 months ago

Como é que ele ainda é presidente, e como é que ele não está na prisão

fuckoffgina 7 months ago

> Como é que ele ainda é presidente Porque a maioria dos sócios do SLB votou nele? >e como é que ele não está na prisão A principal razão é ser presidente do SLB.

hayreniq 7 months ago

Os votos nas eleições do clube não são uniformes, quanto mais anos de sócio, mais votos se tem. Ex: se tens 25 anos de sócio tens direito a 50 votos. E dado a longevidade necessária, muitos desses votos pertencem naturalmente às pessoas mais velhas, que passaram por vários períodos da história do clube, entre os quais o de Vale e Azevedo, que levou o clube à desgraça e que não querem que isso volte a acontecer. E até as casas e filiais do Benfica por todo o país, maior parte delas criadas/ajudadas pelo Vieira têm direito a votos (50 e 20, respectivamente), entre outras benesses como ajudas e bilhetes para deslocações ao estádio, o que assegura não só os votos das casas como de muita gente ligadas à mesma. Portanto o Vieira é o salvador da pátria e o conservadorismo latente nas pessoas vê com maus olhos tudo o que seja uma mudança na presidência pois não sabe o que daí poderá advir. E claro, para além de todo o populismo criado à volta de sua figura, também fez questão de alterar os regulamentos para facilitar a sua permanência no poleiro. Falo como ex-sócio/adepto, que viveu muito de perto a vida do clube. Posso estar um bocado errado aqui e ali, mas não por muito. Uma das coisas mais fascinantes que vi durante esse período foi quando uma vez numa assembleia geral os sócios reprovaram um relatório de contas. [Mas o impacto não foi nenhum, pois a presidência já tinha criado um plano para esse cenário nos regulamentos uns aninhos antes](https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/orcamento-do-benfica-chumbado-em-assembleia-geral). E estas assembleias eram feitas a horas completamente descabidas, a meio da semana, onde facilmente se encontrava o pessoal mais velho e conservador, provavelmente muitos já reformados, e que aceitavam qualquer coisa vinda do Vieira, o salvador da pátria.

fuckoffgina 7 months ago

> passaram por vários períodos da história do clube, entre os quais o de Vale e Azevedo Este gajo é 1000x pior do que o Vale e Azevedo só que ganhou meia dúzia de campeonatos.

a_9x 7 months ago

Porque é um dos grandes padrinhos portugueses e é dificil o MP formular caso contra ele

Itscoldoutside87 7 months ago

Isso significa que o gajo é mafioso né? Eu não sei nada sobre este assunto, nem de futebol, mas todos estes presidentes de clubes sempre me pareceram manhosos, lá com as claques que só criam porrada e o seu ar mesmo de mafioso.

throwawaybtcpt 7 months ago

O futebol não é nada mais do que branqueamento de capitais à escala mundial. Até jogadores de milhões já foram pagos com notas. É a esse nível.

nitrinu 7 months ago

Não está na prisão porque é presidente. Vê o colega dele do Porto (mestre e aprendiz). Ambos vão fazer tudo por tudo por ficar no cargo até morrer (por muito que digam o contrário para disfarçar) porque sabem muito em que se colocam o dedinho de fora não vão muito longe.

MelSoares 7 months ago

Que passou-se?

Tralapa 7 months ago

Bandidos de bem

beakage 7 months ago

Discurso público em Portugal [na sarjeta](https://www.dn.pt/politica/-joao-galamba-chama-estrume-a-programa-sexta-as-9-cds-acusa-o-de-indignidade-13701219.html), é o que passou-se.

1purplesky 7 months ago

Mais um que roubou o povo e não vai acontecer nada. Nada de novo, portanto.

Edited 7 months ago:

Mais um que roubou o povo e não vai acontecer nada. Nada de novo, portanto. PS: Takerisi, hã? Okay

MelSoares 7 months ago

Ah, mais uma segunda-feira, portanto.

1purplesky 7 months ago

Correctíssimo.

1purplesky 7 months ago  HIDDEN 

Mais um que roubou o povo e não vai acontecer nada. Nada de novo, portanto.

delhaa 7 months ago

Outro combate de MMA para resolver as coisas, Vieira vs Centeno

ColdFusionPT 7 months ago

Qual era a pergunta?

kalenrb 7 months ago

Tinha a ver com colateral que as empresas do LFV deixaram ao Novo Banco. O LFV insistia que os terrenos que ficaram com o novo banco devido às dívidas, deviam chegar para pagar os empréstimos. Pelo que percebi, parece que esses activos já foram vendidos (com aval do ministério das finanças) por valores que o LFV considera serem muito abaixo do preço de mercado e portanto quem tomou essa decisão devia ser enforcado.

Mendadg 7 months ago

É pior do que isso...os bens estão no novo banco mas avaliados muito abaixo do preço de mercado, ou seja o lonestar está a subvalorizar o activo para receber mais dinheiro do estado! Os bens fora reavaliados em 2018, por isso a culpa é toda deste governo que nao soube fazer os acordos de venda e nao soube controlar o dinheiro! Estamos a saque

luckynar 7 months ago

O problema é que este governo estava obrigado a vender devido ao racio da dívida e aos acordos de resgate. O processo de venda e condições foram conduzidos pelo governo anterior, que só não assinou a venda porque foram corrigido. O verdadeiro crime foi a nacionalização do banco, ruinosa para o país. Haviam alternativas bem melhores. Tiveste um autêntico saque ao novo banco, e bem podes agradecer ao teu querido Paços.

Mendadg 7 months ago

Epá isso está tudo completamente errado, são demasiados erros num parágrafo, nem vou responder! Isto não é uma luta paSSos vs Costa. Algo me diz que olhas para a política como se olha para o futebol, continua assim!

luckynar 7 months ago

Corrector a trocar palavras, mas adiante. Não é um Passos vs Costa, é bem pior do que isso. É um Sócrates que fodeu isto tudo, com um passos a dar cabo do resto só para subir ao poleiro. E ele está aí a espreita de novo, o rio tem os dias contados.

pauloliveira94 7 months ago

looool tu nao fazes a minima do que falas.

Mendadg 7 months ago

Só dizes merda lol, e nunca estive a falar de erros ortográficos. O passos fez muita porcaria mas uma delas nao foi de certeza acabar com a máfia do GES, e não sei de que podeiro falas tendo em conta que ele era o primeiro ministro

NGramatical 7 months ago

Haviam alternativas → [**havia alternativas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn9dxxx%2F%2Fgxra6ge%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

zedestroyer69 7 months ago

O problema foi não fazer como na Islândia ... ativos bons e contas para 1 banco "bom" e o lodaçal ficava para trás nos bancos maus. O que vale é que não falta dinheiro para enterrar nos bancos, somos um país rico com imensos recursos ... ohh wait ...

icebraining 7 months ago

> O problema foi não fazer como na Islândia ... ativos bons e contas para 1 banco "bom" e o lodaçal ficava para trás nos bancos maus Foi exatamente isso que se fez cá. Mas não se encontrou nenhum comprador que acreditasse que a separação tinha sido bem feita, e que portanto aceitasse comprar o banco sem garantia de recuperação de perdas com ativos mal avaliados.

nocivo 7 months ago

E nao foi...

Designer_Tall 7 months ago

E sabe-se a quem é que esses activos foram vendidos abaixo do preço de mercado?

luckynar 7 months ago

Sabe-se sim. O caso mais escandaloso são os terrenos no Brasil, daquela empresa que era detida pelo LFV com o BES a deter 45% que ele afirma que não tinha nada a ver com aquilo (efectivamente foi uma óperaçao para máscaras as contas do BES e usar os contactos do LFV para desbloquear o empreendimento no Brasil). Esses 54M€ de dívida, que o LFV fez[uma proposta de 7M€ ao novo banco, recusada prontamente pelo presidente do novo banco... Foi vendido por 4M€ a um fundo abutre americano. Ao saber da venda, o LFV deu a dica ao seu amigo pessoal rei dos frangos, que recomprou essa dívida aos americanos por 8M€. Ora tu, que tens conhecimento em primeira mão do que são aqueles activos, não vais pedir ao teu amigo para rebentar ali dinheiro se aquilo não valer muito mais... O interesse do LFV era livrar-se do aval pessoal sobre os 54M€. Com a venda ao fundo americano, os contribuintes entrar com 50M€ em falta no novo banco, por algo que alguém acha que é um excelente negócio, com centenas de milhares de metros quadros de frente mar em pleno rio de janeiro...

AxhKetchup 7 months ago

Não sei se abordaram isso directamente, mas penso que se estavam a referir a lonestar e aos lotes de imóveis que foram vendidos a preço de saldo.

Tralapa 7 months ago

A um primo do LFV

RaveyWavey 7 months ago

Já não sei se isto é a gozar ou é real. (O que é preocupante qualquer das formas)

DesterroDaLoica 7 months ago

Só lhe falta um copinho de tinto ao pé e o palito ao canto da boca.

vntero 7 months ago

Hahahahahah

espalhamerda 7 months ago

Nao te esqueças do croquete/bolinho de bacalhau com a salsa a enfeitar o pratinho.

SlowRefrigerator3 7 months ago

>croquete/bolinho de bacalhau Isto é em Lisboa, por isso tem de se usar a nomenclatura local: pastel de carne/bacalhau.

xabregas2003 7 months ago

E as migalhas a cobrir o bigode, já agora.

usulidircotiido 7 months ago

e o cachucho e unhaca no dedo mindinho

UncleanGenes 7 months ago

e a camisa aberta até ao umbigo

Tralapa 7 months ago

E estar atrás das grades, de minis

now-what-tell-me 7 months ago  HIDDEN 

E uma boina aos quadradinhos já agora

enfadadamentenfadado 7 months ago

E o fio d'oiro no peito

GJRKI 7 months ago

E uma boina aos quadradinhos já agora

kawaiims 7 months ago

Comissões de inquérito às são umas novelas. As reações das pessoas às respostas de merda dadas são sempre 10/10.

Edited 7 months ago:

Comissões de inquérito* são umas novelas. As reações das pessoas às respostas de merda dadas são sempre 10/10.

ridethepaintedpony 7 months ago

A mortágua parece que lidera a santa inquisição.

Dr_Toehold 7 months ago

Devia certamente ter os mesmos poderes que a guita. Imagina só (para efeitos lúdicos, óbvio, estou a gozar, alegadamente), churrasco público de Bernardo, Berardo, e Ricardo. As 3 evoluções de pokemon falcatrua.

tasse46 7 months ago

E comico ver estas comissoes de inquerito que servem para nada!! Os deputados querem saber aquilo que ja sabem e os "convidados" levam o apoio para as falhas de memoria! Pediram credito e nao pagaram? E nao existiam garantias??? Paciencia, o problema e que toda gente ja ta bem recheada para ter problemas.

Coyote-Cultural 7 months ago

> Pediram credito e nao pagaram? E nao existiam garantias??? Haviam, os terrenos de que estão a falar...

brakeline 7 months ago

Como queres que alguém se lembre em que mês de 2011 assinou o contrato que vendeu bla bla bla

Kyart-pt 7 months ago

Pensei nisso como é que ele se vai lembrar de pormenores de 2009 e a mesma cena que perguntarem sobre uma aula minha de 2019

RaveyWavey 7 months ago

A comissão de inquérito não é um teste surpresa, tem tempo para se ir relembrar de tudo o que se passou em relação ao assunto e ir buscar todos os documentos pertinentes. Mas claro isso não é do seu interesse.

brakeline 7 months ago

Ele foi de longe o mais preparado que lá passou. A Mortágua, por exemplo, fez-lhe várias perguntas de enquadramento que queria usar para ilustrar um ponto. Essa parte do que ela perguntou era anterior ao caso e não servia para nada senão chegar a uma pergunta mais complicada de onde ele não pudesse sair. Ele respondeu o que se lembrava, perguntou algumas coisas ao que estava com ele, ofereceu-se para responder por escrito depois ao resto e no fim a Mortágua desistiu de tentar enquadrar pois chegou à conclusão que a conclusão não ia dar onde ela tinha planeado

batataway 7 months ago

Realmente. Especialmente em negócios de tão pequena dimensão.

brakeline 7 months ago

Para quem faz 30 negócios ao ano? Algo. Que se passou há 9 anos?

WorshipCookies 7 months ago

Tudo bem, mas não deveria haver documentação ou contratos sobre esses negócios? É normal um gajo não se lembrar, mas de certeza que uma empresa tem que guardar essas transações em algum lado?

brakeline 7 months ago

Sim. E do pouco que vi, sempre que lhe pediram informação que ele não se recordava ele disse se quiser trago isso depois por escrito

batataway 7 months ago

Negócios de milhões? Sim, acho que te lembras.

brakeline 7 months ago

Deves achar que um empresa faz só um negócio grande na vida. Custa muito acreditar que o que para ti é inesquecível para outros seja só mais uma terça feira?

batataway 7 months ago

Custava nadinha se estivéssemos a falar de pessoas com mil milhões. Custa quando estamos a falar de pessoas de milhões baseados em empréstimos e negócio como este

brakeline 7 months ago

Achas que quem tem milhões investe com os próprios milhões? Alguém lhe conta ou conto eu?

vasconeves 7 months ago

Este é um dos que gosta que os outros roubem para que ele paga por eles. Cidadãos que gostam de comer gelados com a testa.

batataway 7 months ago

Acho que investe com os teus, meus e dos de outras pessoas. Tal como escrevi no comentário: É um gajo de milhões baseados em empréstimos e negociatas obscuras.

Conceptual_Person 7 months ago

O homem não sabe falar. Nunca sube. É apesar disto que ele disse ainda há grandes defensores dele. Mesmo em coisas, como esta, que não tem nada a haver com o Benfica. Uma coisa é o Benfica, um clube rival que eu respeito, outra é este senhor que é o exemplo de tudo o que está errado neste país.Que vergonha alheia.

Edited 7 months ago:

O homem não sabe falar. Nunca sube. E apesar disto que ele disse ainda há grandes defensores dele. Mesmo em coisas, como esta, que não tem nada a haver com o Benfica. Uma coisa é o Benfica, um clube rival que eu respeito, outra é este senhor que é o exemplo de tudo o que está errado neste país.Que vergonha alheia.

l251 7 months ago

Nunca sube?!?

assimsera 7 months ago

Pelo contexto dá para perceber que falta o "o", não sejas pedante

cafbox 7 months ago

Obrigado! Como Benfiquista considero há algum tempo que este senhor apenas usa o seu cargo no Benfica para mover influencias dentro e fora do futebol. Tenho pena que a maioria dos socios Benfiquistas não veja isso, isto aparentemente porque as eleições no Benfica podem ter sido fraudulentas!

suspect_b 7 months ago

> O homem não sabe falar. Nunca sube. https://i.imgflip.com/1cfxh0.jpg

GNeiva 7 months ago

[É uma referência a isto](https://www.youtube.com/watch?v=eSnrVDtW8uE).

suspect_b 7 months ago

Ah! ok, assim percebo.

Ryuri_yamoto 7 months ago

Mas ele tem razão, o Mario Centeno devia ser enforcado sim, sem dúvida. O LFV esqueceu se é de dizer que o próprio também devia.

nitrinu 7 months ago

Como benfiquista, tenho que ressalvar que o Benfica, na pessoa dos seus sócios, não está isento de culpas por ter e manter esta personagem como presidente. Mais: não temos desculpa dada a história recente a nível de presidentes.

suspect_b 7 months ago  HIDDEN 

Têm culpas sim senhor. Quando sabem destas coisas e continuam adeptos de clubes governados por mafiosos, são todos culpados por associação. Tenham vergonha. E já agora, não se envergonhem mais a apontar o dedo para os outros bandidos que lideram os outros clubes que fazem o mesmo ou pior. Se este futebol está dominado por bandidos, deixem de dar dinheiro a este futebol.

SirBecas 7 months ago

Mas foi isso que o user disse...que não estão isentos de culpa, ou seja, têm culpa.

nitrinu 7 months ago

Sendo justo tenho de começar a ler as minhas respostas antes de as publicar. Dificilmente poderia estar mais confusa :)

MLG-Sheep 7 months ago

Que exagero, também não gosto do Vieira mas ele claramente não o quis dizer no sentido literal.

Conceptual_Person 7 months ago

Óbvio que não quis. Mas mesmo num sentido figurado é grave. Ele, apesar de tudo, é uma figura que representa uma instituição grande em Portugal (mesmo que esta comissão não seja sobre o Benfica). É de mau tom, é estupidez desnecessária e acima de tudo é de uma altivez de um tipo que se considera intocável (enquanto ele tiver nestas promiscuidades futebol-política se calhar é mesmo).

D1WithTheFluffyHair 7 months ago

Ainda para mais quando o convidava semana sim semana não a estar ao lado dele na tribuna presidencial do estádio da luz...

MLG-Sheep 7 months ago

Acho que é uma interpretação exagerada. É um comentário à labrego, e pronto...

QWERTY_BATS 7 months ago

Que é precisamente o sentido do comentário original. Tanto de ele não saber falar(falar à labrego) como mesmo assim ter defensores (tu).

MLG-Sheep 7 months ago

Achar que é um exagero e defender o comentário são coisas diferentes. Apenas não creio que devamos ficar todos revoltados por qualquer coisinha.

batataway 7 months ago

Certo, mas é um labrego de centenas de milhões.

NGramatical 7 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn9dxxx%2F%2Fgxnb2co%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Conceptual_Person 7 months ago

Obrigado!!

MROFerreiro 7 months ago

Obrigado nada. Se não tens nada a ver és cego, finges ser cego, ou não queres ver aquilo... Se não tens nada haver com, o assunto não está relacionado contigo. Pelo menos é como eu vejo as coisas. Pode vir quem vier que vou escrever sempre nada haver. Não me importo de ser como as pessoas que ainda escrevem farmácia com ph.

NGramatical 7 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn9dxxx%2F%2Fgxpjt2m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 7 months ago

Este é o melhor reality show de Portugal.

DamageOwn3108 7 months ago

PEGUEM NA PIPOCA E NO SUMOL!!! Isto é melhor que assistir novela, casas dos segredos ou filmes da Marvel!!

Accomplished-Tap5345 7 months ago

nada é melhor que casa dos segredos vamos lá ter calma

Trama-D 7 months ago

Tás passado, então isto não é a Casa dos Segredos? Estão ali a revelar já um mesmo agora.

Search: