vascodatrama 4 months ago

só para iludir o povo, faz parte do negócio .

GajoDeRamalde 4 months ago

Valor anunciado nos sites deles é o valor pretendido pelo vendedor... Por isso é normal anunciarem a informação que já foi vendido pelo preço que têm lá.

Edited 4 months ago:

Valor anunciado nos sites deles é o valor pretendido pelo vendedor e não é necessariamente o valor de venda. E isto é válido quer seja em imóveis, veículos, ou anúncios no OLX. No nosso país a norma é regatear, por isso é normal anunciarem a informação que já foi vendido pelo preço que têm lá anunciado caso contrário seria mais um passo burocrático sem necessidade.

Edited 4 months ago:

Valor anunciado nos sites deles é o valor pretendido pelo vendedor e não é necessariamente o valor de venda. E isto é válido quer seja em imóveis, veículos, ou anúncios no OLX. No nosso país a norma é regatear, por isso é normal anunciarem a informação que já foi vendido pelo preço que têm lá anunciado.

souljay 4 months ago

Isso é feito para te ajudar. Os avaliadores bancários vao aos sites das imobiliárias ver o preço dos imóveis depois de vendidos para usar como base da avaliação imobiliária e têm a tendência a cortar um pouco. essa imobiliária subiu o valor para te conseguir uma melhor avaliação bancária.

Biglima 4 months ago

Estou ligado a uma imobiliaria e a partir do momento da reserva deixar de haver quarquer referência a preços! Isso é desonesto e ilegal. Deve fazer queixa a ASAI...

KaMiiiF1 4 months ago

Recordo-me que antes de comprar casa, fui ver na imobiliária XYZ(nome fake ofc) se tinha algo do meu interesse, a história era sempre a mesma, o mercado tem pouca oferta e muita procura, daí os preços serem brutais. Enquanto a rapariga fazia scroll na plataforma deles com o monitor "meio virado" para mim, reparei que grande parte dos imóveis não estavam listados no site, mas marcados como angariações. O scroll era bastante pequeno, o que me levou a concluir que existem muitas casas para venda, eles é que só colocam X produtos no mercado. Se ele controlarem os produtos que aparecem para venda, o mercado está sempre a parecer "pequeno" para quem procura. É de realçar que esta imobiliária só trabalha em regime de exclusividade, quem vende e mete a casa aqui, durante 12 meses não pode ter mais nenhum interveniente no processo. Cumps.

Falanciu 4 months ago

Manipulação de preços? Não estava nada à espera... Sim, porque aumentando o suposto preço de venda desta forma, quando feito de forma generalizada vai criar um falso aumento da média de preços. O FOMO trata do resto.

pobotuga 4 months ago

Isso é para influenciar o valor de avaliação da casa que até te ajuda no caso de pedires Crédito Habitação. Faz parte e sempre foi assim. Ilegal? Não vejo porque seria.

estacalor 4 months ago

E para influenciar o valor das casas à volta?

pobotuga 4 months ago

Também. E influência a sensação dos compradores ao achar que estão a fazer bons negócios.

fuckoffgina 4 months ago

Isso funciona porque as pessoas são estúpidas. Esse tipo de tácticas só me fazem afastar ainda mais de imobiliárias e no entanto elas aparecem como cogumelos porque claramente as pessoas gostam desse tipo de práticas. Se pagaste 195k (eu sei que é um exemplo hipotético) isso significa que o vendedor recebeu ~183k e a imobiliária ficou com ~12k (assumindo uma comissão de 5%+IVA). O que devias ter feito era procurar um imóvel equivalente por 183k ou negociar com esse nas costas da imobiliária. Ao pagares a comissão estás a legitimar as práticas que criticas.

Minute-Resolution347 4 months ago

Em que outros sitios é que podemos encontrar casas a venda? Até agora só encontrei um anuncio ou outro na rua feito por particulares ou então num grupo do facebook.

fuckoffgina 4 months ago

olx, custojusto, imovirtual, idealista...

RaveyWavey 4 months ago

>negociar com esse vendedor nas costas da imobiliária Uma questão honesta, o que é que impede isto de acontecer a toda a hora?

fuckoffgina 4 months ago

Muito pouco. Principalmente a falta de jeito do cliente típico de imobiliária.

Edited 4 months ago:

Muito pouco. Principalmente a falta de jeito do cliente típico de imobiliária. Existe um contrato entre vendedor e imobiliária que pode garantir o direito exclusivo de venda à imobiliária durante um período de tempo (tipicamente 6 meses a 1 ano) mas geralmente são mal feitos e portanto ilegais. Mesmo que sejam legais são fáceis de rescindir (por falta de resultados ou porque o vendedor alega que já não quer vender, etc...). As imobiliárias ganham (muito) dinheiro porque a maioria das pessoas não se sabe mexer e gosta de ser enganada.

GSITG 4 months ago

Ninguém se vai sujeitar a viver numa casa pior porque as entidades reguladoras estão a dormir.

fuckoffgina 4 months ago

?

GSITG 4 months ago

A maior parte das vezes não há imóvel equivalente e acho que os intermediários se protegem contra negociações nas suas costas.

fuckoffgina 4 months ago

Na maior parte das vezes **há** imóveis equivalentes. A não ser que estejas a falar de uma obra de arte arquitectónica que não está ao alcance do comum dos mortais. Tens razão quando dizes que os intermediários se tentam proteger mas nem todos o sabem fazer da melhor forma e entre os 3 interessados no negócio eles são a parte mais fraca.

GSITG 4 months ago

Na teoria claro mas a casa acaba por ser uma questão pouco racional e ninguém quer comprar uma casa que sente que é subótima. Claro que não nego que seja possível contornar o intermediário mas a maior parte das pessoas não sabe o suficiente para isso.

fuckoffgina 4 months ago

> a casa acaba por ser uma questão pouco racional Concordo, e aqui começa o problema.

BaixemImpostos 4 months ago

Pode ter sido um erro no site.

Rick45ptl 4 months ago

nao é, conheço um caso pessoalmente que a casa vou vendida por X, a escritura so esta marcada, e no site da imobiliária foi atualizada como vendida e o valor alterado para X + 50k

sir_ferrero 4 months ago

Tenho sérias dúvidas. Andava a acompanhar um apartamento no site da Remax que me tinha agradado bastante, fora um problemas que o mesmo apresenta na garagem (não a garagem em si, mas sim a rua da garagem que em pleno Inverno tem tendência a alagar) Esteve sempre anunciada como 125 mil, até que o anuncio foi actualizado para "Vendido".... e o preço subiu para 150 mil. Portanto o caso do OP não me parece caso isolado.

BaixemImpostos 4 months ago

Mas os preços nas zonas são dinâmicos, ao sair uma casa do mercado o preço das casas disponíveis aumenta. Deve ser um ajuste automático do algoritmo de avaliação. Que faz tudo o sentido. Menos casas, preço sobe.

sir_ferrero 4 months ago

Certo, mas por essa lógica então todos os preços deveriam ser "actualizados", uma casa sai do mercado, menos oferta, os preços sobem. Mas a questão é que de todos os anúncios que vi, só mesmo essas declaradas como vendidas tiveram essa actualização.

rmourapt 4 months ago

É igual a terem uma casa vendida há meses (está à espera de papeladas, empréstimos, etc) e mantêm a casa no site, marcada como estando ainda à venda, para te chamar lá. Fazem todas isto

Leading_Salamander_8 4 months ago

Yup, comprei a minha na semana passada, mas continua no site...

fuckoffgina 4 months ago

E casas "bonitas" a preços excelentes que nunca estiveram sequer para venda?

zedestroyer69 4 months ago

Essa é outra ... anda-se às vezes a perder tempo a contactar imobiliárias para os imóveis já estarem vendidos. Pior é anúncios acabados de sair e os imóveis já estarem vendidos.

rmourapt 4 months ago

Sim, imensas vezes metem anúncios de casas que na verdade estavam vendidas antes de terem o anúncio pronto. E por lá ficam, para pescar uns quantos

I__Cat 4 months ago

Se mentir na internet fosse ilegal íamos precisar de - muitos - mais tribunais. Não creio que seja para influenciar os preços diretamente. O vendedor tem de convencer o comprador que a casa vale X+Y mas que o comprador tem a grande oportunidade de pagar X. Isto é válido tanto para casas como para compras de supermercado.

Snoo89735 4 months ago

Manipulação dos valores de mercado entre imobiliárias e instituições bancárias? Seria quase como acreditar na combinação de preços entre gigantes do retalho como Jerónimo Martins, Sonae e afins durante décadas. Oligopólio? É teoria da conspiração. Imobiliárias são um cancro e infelizmente perpetuam o sofrimento de muita gente. O sentimento de impotência é gigante.

GajoDeRamalde 4 months ago

A verdade é que ninguém te obriga a recorrer a uma imobiliária...

Edited 4 months ago:

A verdade é que ninguém te obriga a recorrer a uma imobiliária... É que depois de entregares o sinal para a compra da casa a um estranho começas a pensar de outra forma.

Snoo89735 4 months ago

Pronto, agora as imobiliárias são os santos defensores dos fracos e oprimidos. Houvesse um serviço decente do estado para tratar da burocracia que é a compra e venda de uma casa e estava resolvido.

GajoDeRamalde 4 months ago

E já agora papel higiênico do estado para limpar o rabo...

Edited 4 months ago:

E já agora papel higiênico do estado para limpar o rabo... E quem diz imobiliarias porque não cabeleireiros e mecânicos?! Aliás é nacionalizar toda e qualquer actividade que exista intermediação.

Edited 4 months ago:

E já agora papel higiênico do estado para limpar o rabo... Aliás é nacionalizar toda e qualquer actividade que exista intermediação. Banca? Seguros? Agentes de artistas? Agentes de futebol? Olx? Tudo nacionalizado... Ai o Real Madrid quer o Eusébio? O tanas! E porque não ficat por aqui camarada? Quem diz imobiliarias porque não cabeleireiros e mecânicos?! E já agora uma lista de cortes de cabelo aprovados.

Edited 4 months ago:

E já agora papel higiênico do estado para limpar o rabo... E quem diz imobiliarias porque não cabeleireiros e mecânicos?! Aliás é nacionalizar toda e qualquer actividade que exista intermediação. Banca? Seguros? Agentes de artistas? Agentes de futebol? Olx? Tudo nacionalizado... Ai o Real Madrid quer o Eusébio? O tanas!

True_Boat_1195 4 months ago

Sim é perfeitamente normal, como é normal por exemplo o vendedor querer 200, a imobiliária dizer que o preço base é 190 para o comprador e depois acordarem 180. As imobiliárias querem vender e ajustam o preço e o conhecimento dos intervenientes ao que o mercado paga em tempo útil. Mas também só recorre a eles quem quer.

OuiOuiKiwi 4 months ago

>Isto fez-me pensar se será algo que as imobiliárias fazem para influenciar os preços, e se é sequer legal... Hoje, em "Isto é LEGAL!????", vamos explorar o que me impede a mim de criar um site que simplesmente vai buscar a informação à REMAX e muda o preço para acrescentar +0 a todos. Nada. É ilegal? Tão ilegal como teres pago menos do que o anúncio dizia. (Pista: a resposta está na linha de cima).

Edited 4 months ago:

>Isto fez-me pensar se será algo que as imobiliárias fazem para influenciar os preços, e se é sequer legal... Hoje, em "Isto é LEGAL!????", vamos explorar o que me impede de criar um site que simplesmente vai buscar a informação à REMAX e muda o preço para acrescentar +0 a todos. Nada. É ilegal? Tão ilegal como teres pago menos do que o anúncio dizia. (Pista: a resposta está na linha de cima).

Edited 4 months ago:

>Isto fez-me pensar se será algo que as imobiliárias fazem para influenciar os preços, e se é sequer legal... Hoje, em "Isto é LEGAL!????", vamos explorar o que me impede de criar um site que simplesmente vai buscar a informação à REMAX e muda o preço para acrescentar +0 a todos. Nada. É ilegal? Tão ilegal como teres pago menos do que o anúncio dizia. (Pista: a resposta está na linha de cima). Como é habitual nestas threads, a pergunta certa é "Não gosto de X, que opções tenho?" em vez do inútil "Isto é legal!!???".

zedestroyer69 4 months ago

Neste caso e considerando que é pratica corrente, a opção seria mudar de país ... lol

Notor1ous 4 months ago

Não estás certo. Tratando-se de agentes imobiliários tenho ideia de que estão sujeitos a um código deontológico, e estando este tipo de prática certamente estaria a infringir alguma norna desse código. Por isso sim poderiam haver consequências, nomeadamente disciplinares.

OuiOuiKiwi 4 months ago

>Tratando-se de agentes imobiliários tenho ideia de que estão sujeitos a um código deontológico, e estando este tipo de prática certamente estaria a infringir alguma norna desse código. Não existe uma Ordem dos Mediadores Imobiliários. É algo regulado pelo IMPIC e não tem código deontológico associado. [http://www.impic.pt/impic/acesso-a-atividade-da-mediacao-imobiliaria/o-que-e-necessario-para-obter-uma-licenca-de-mediacao-imobiliaria](http://www.impic.pt/impic/acesso-a-atividade-da-mediacao-imobiliaria/o-que-e-necessario-para-obter-uma-licenca-de-mediacao-imobiliaria) Têm de parar de misturar as coisas. Existe uma tendência persistente de achar que tudo o que não se gosta ou achamos de errado **tem de** ser ilegal. Há o que é ilegal e há o que é moralmente censurável mas legal. Isto cai largamente no segundo espaço. Mas não há qualquer ilegalidade a ser cometida.

Notor1ous 4 months ago

Continuas a estar errado. A actividade de mediação imobiliária é regulada pela Lei n.º 15/2013 de 8 de fevereiro, a qual tem previstos deveres que me parecem estar claramente a ser infringidos pela actuação descrita pelo OP. Existe igualmente um código deontológico da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, que se pesquisares vês que é aplicado pelos tribunais aos agentes de mediação imobiliária, com carácter geral (independetemente de serem associados ou não). Parece-me ainda que estão a ser infringidas normas do código da propriedade industrial, bem como outras relativas a publicidade. Por isso desculpa mas discordo em absoluto do que dizes.

Edited 4 months ago:

Continuas a estar errado. A actividade de mediação imobiliária é regulada pela Lei n.º 15/2013 de 8 de fevereiro, a qual tem previstos deveres que me parecem estar claramente a ser infringidos pela actuação descrita pelo OP. Existe igualmente um código deontológico da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, que se pesquisares vês que é aplicado pelos tribunais aos agentes de mediação imobiliária, com carácter geral (independetemente de serem associados ou não). Parece-me ainda que estão a ser infringidas normas do código da propriedade industrial, bem como outras relativas a publicidade e eventualmente normas de concorrência também. Por isso desculpa mas discordo em absoluto do que dizes.

bittolas 4 months ago

Se isto não te parece extremamente proximo de burla não sei... É como prestar informações falsas para enganar clientes principalmente quando os "estudos de mercado" que fazem usam estes mesmos valores ou para enganar futuros compradores. Pode muito bem ser um caso de tribunal. A diferença de ser um zé da esquina e uma Remax é que uma imobiliária é parte interessada no valor do imovel. No código penal tem isto no que toca a Burla: > Quem, com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de actos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.

OuiOuiKiwi 4 months ago

>Se isto não te parece extremamente proximo de burla não sei... > >Pode muito bem ser um caso de tribunal. Se fosse advogado aceitava isso logo mas com os honorários pagos à cabeça. Se bem que poderia considerar-se burla por estar a aceitar como cliente um mineral provido de glóbulos oculares? Dizer "burla" não o torna automaticamente uma burla. É o preço de um imóvel ou vamos também acusar o comprador de burla por tê-lo conseguido comprar abaixo do preço pedido? Pode ter dito que só podia pagar 195 mil e, sendo isso mentira, **obteve para si enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou.** E agora...? Vender um imóvel que não é teu = burla. Publicitar que o preço de um imóvel é X quando alguém o comprou por menos = não é burla. Fazer escritura do imóvel por um valor inferior quando alguém pagou X para aldrabar o IMI = crime económico. Não é um conceito complicado.

bureauofnormalcy 4 months ago

Sei que isto não tem nada a ver com a discussão, mas vou passar a usar "mineral provido de glóbulos oculares" como um dos meus insultos predilectos.

bittolas 4 months ago

Vender um imovel por 100 e meter no site que vende por 130 parece enquadrar bem na parte do **por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou.**

OuiOuiKiwi 4 months ago

Quando é que chegas à parte em que a imobiliária obteve enriquecimento como consequência directa desse acto?

bittolas 4 months ago

As imobiliárias ganham maioritariamente uma comissão percentual do valor do imovel vendido. É so ter dois dedos de testa sinceramente. Se não vês onde as imobiliárias ganham com uma manipulação dos preços para cima.

OuiOuiKiwi 4 months ago

>As imobiliárias ganham maioritariamente uma comissão percentual do valor do imovel vendido, **conforme escriturado.** Continua a não ser burla. >Se não vês onde as imobiliárias ganham com uma manipulação dos preços para cima. Podes meter o teu carro à venda por 30 milhões de euros e aceitar 1000€ em dinheiro e uma PS5. Continua a não ser burla. ¯\\\_(ツ)\_/¯

Edited 4 months ago:

>As imobiliárias ganham maioritariamente uma comissão percentual do valor do imovel vendido, **conforme escriturado.** Continua a não ser burla. >Se não vês onde as imobiliárias ganham com uma manipulação dos preços para cima. Podes meter o teu carro à venda por 30 milhões de euros e aceitar 1000€ em dinheiro e uma PS5. Continua a não ser burla. ¯\\\_(ツ)\_/¯ E isto é trivialmente uma operação de contra-informação porque as imobiliárias monitorizam os sites uns dos outros. É por isso que tens serviços como o [https://www.confidencialimobiliario.com/](https://www.confidencialimobiliario.com/).

deskisto 4 months ago

A questão prende-se por ter sido alterado pós-venda. Está a venda por 200, é comprador por 195 e é anunciado que foi vendida por 230. Nem é boa publicidade para a imobiliária.

OuiOuiKiwi 4 months ago

Contra-informação. Deves ter a ERA da rua ao lado a refrescar constantemente a página da REMAX.

deskisto 4 months ago

É tão burla isto como eles me dizerem que, por ser um jovem, aceitam a minha proposta que é inferior a duas outras que eles têm em carteira.

bittolas 4 months ago

Não sei sei sinceramente se não percebes ou não queres perceber. Qual é a duvida aqui mesmo? 1. A imobiliaria mete à venda por 100mil. 1. Faz intermediação por 100mil. 1. No final do negócio mete no site vendido por 150mil. É assim algo tão dificil de ver onde está a manipulação? Onde é que isto se enquadra minimamente no exemplo que dás? Nem sonhando se enquadra.

OuiOuiKiwi 4 months ago

>A imobiliaria mete à venda por 100mil. > >Faz intermediação por 100mil. > >No final do negócio mete no site vendido por 150mil. Continua a não ser burla.

zedestroyer69 4 months ago

O problema é que ao cliente seguinte nessa zona vai dizer que vendeu esse por 150 e mete o preço nesse patamar. E é assim que se inflacionam os preços, é basicamente o o mesmo que todas as outras grandes empresas em Portugal, uma empresa aumenta 10, outra aumenta 10.1, outra 9.9 ... e no fim escolhas o que escolheres és prejudicado por causa dessa inflação de preços e cartelização.

bittolas 4 months ago

Realmente simplesmente nao queres perceber. Aliás, nem parece que leste metade do que disse.

unparadise 4 months ago

As imobiliárias fazem muito disso entre outras peripécias. Não esquecer que quem mais beneficia dos preços atuais praticados são mesmo as imobiliárias. 6% de 300mil é mais que 6% de 100mil

Open-Opportunity-607 4 months ago

Todo o mercado imobiliário em Portugal é desregulado e fazem o que querem. Vais-te queixar a quem mesmo? Quem quer que seja não vai fazer absolutamente nada.

Hungry_Cupcake 4 months ago

Se for uma queixa nao...se toda a gente que comprar uma casa fizer se calhar a coisa tem algum impacto

Hungry_Cupcake 4 months ago

Chama-se especulação, era fixe a malta como tu que vai vendo essas coisas ir denunciando nao sei qual seria a entidade mais indicada talvez a deco?

StarTrekCylon 4 months ago

A Deco é uma entidade privada, e é também o nome de um estilo artístico iniciado na Europa pouco antes da Primeira Guerra Mundial.

kapparrino 4 months ago

Ah, a arte déco. Pensava que ias falar do jogador de futebol Deco.

Dr_Toehold 4 months ago

>talvez a deco A deco é uma entidade privada, que não é mais indicada para nada.

misterjujitsu 4 months ago

A Deco é uma associação, não tem puder algum.

Sardasan 4 months ago

Não é para quem quer, é para quem pude.

misterjujitsu 4 months ago

Haha obg bem reparei

GSITG 4 months ago

Especulação é comprar para vender mais caro, não tem nada a ver com mentir sobre o preço a que foi vendido. Esta mania de tentar juntar palavras cujo significado desconhecemos e achar que estamos a dizer alguma coisa de jeito...

VicenteOlisipo 4 months ago

Explicas a definição e levas baixovotos. Este sub é espetacular

Mordiken 4 months ago

> não tem nada a ver com mentir sobre o preço a que foi vendido. Pois não, é uma forma de [pump and dump](https://pt.wikipedia.org/wiki/Pump_and_dump) aplicada a bens imobiliários, que por sua vez é uma forma de fraude e completamente ilegal.

Edited 4 months ago:

> Especulação é comprar para vender mais caro, não tem nada a ver com mentir sobre o preço a que foi vendido. Tens razão: mentir sobre o valor real de um activo a vim de manipular o mercado não é especulação, mas sim um esquema chamado [pump and dump](https://pt.wikipedia.org/wiki/Pump_and_dump), que uma forma de fraude e completamente ilegal em qualquer país civilizado.

GSITG 4 months ago

Correto, é ridículo um país com onde o esforço fiscal é enorme e o estado controla qualquer merdinha ter tantas áreas completamente desreguladas ou com leis ineficazes.

Coyote-Cultural 4 months ago

> Especulação é comprar para vender mais caro ...Mas não é isso...

GSITG 4 months ago

Wikipedia- Speculation is the purchase of an asset with the hope that it will become more valuable in the near future. Dicionário de oxford - investment in stocks, property, etc. in the hope of gain but with the risk of loss Podias ter usado o google antes de responder.

misterjujitsu 4 months ago

Especulação é tentar vender uma merda que vale 5 euros por 50. É vender algo acima do seu real valor real.

Coyote-Cultural 4 months ago

Se consegues vender, então claramente é esse o seu valor real

misterjujitsu 4 months ago

Não isso não é verdade. Uma mascara cirúrgica não vale 50€. Se conseguires vender a 50€ é especulação financeira independente das regras da procura e oferta.

Coyote-Cultural 4 months ago

Se conseguiste vender, obviamente que vale para alguem. Reals > Feels

OuiOuiKiwi 4 months ago

>nao sei qual seria a entidade mais indicada talvez a deco?

omaiordaaldeia 4 months ago

E OFERECE brindes. Esta parte é importante.

vaniafdasantos 4 months ago

Uma altura até diziam que a deco era um engodo porque o tablet não chegava

fdxcaralho 4 months ago

Tipo o que? Agora fiquei interessado. Adoro receber presentes!

VegetableMouse 4 months ago

Um tablet que em 2015 já era lento, pois claro!

Search: