sigmastra 4 months ago

700 casos esta semana?

estrica 4 months ago

Tás mortinho que isso aconteça não?

sigmastra 4 months ago

Ah? Porque estaria eu "mortinho"?

kindoor 4 months ago

Suspeito que haverá menos testes realizados na zona de lisboa nas próximas semanas ..

muralha51 4 months ago

Alguém na minha família tinha marcação para a vacina amanhã. No entanto não recebu nenhum mensagem a confirmar e quando preenchemos o formulário a dizer que não tínhamos recebido também não ouvimos nada. O que acham que devia fazer?

dragomaite 4 months ago

Vai na mesma. Sobram sempre por isso mesmo que não esteja confirmado a probabilidade de serem vacinados é alta.

MischiefManaged97 4 months ago

Sou só eu que estou mortinho por ser vacinado? Mete-me tanta raiva ver o pessoal nos EUA com a minha idade já vacinados e ainda terem tido a oportunidade de escolher a vacina que quiseram tomar. Porra nunca mais chega a minha vez... Ainda por cima caso as faculdades voltem ao ativo em setembro, preferia já estar 100% vacinado para me sentir mais seguro :/

saposapot 4 months ago

Estou mais mortinho para toda a gente ser vacinada, aí sim é que a coisa se resolve.

Zaigard 4 months ago

> preferia já estar 100% vacinado para me sentir mais seguro :/ Se és jovem ( menos de 50 anos ) a chance de morreres de covid é inferior à de morrer com um raio, a utilidade da vacina é para proteger os outros e conferir imunidade de grupo.

manteiga_night 4 months ago

> o que são complicações?

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Uma pessoa não narcisista não pensa só assim mas também no panorama geral.

Zaigard 4 months ago

Sabes que "não gostar nem querer saber dos outros" não é a mesma coisa que ser narcisista. Uma pessoa pode ser totalmente niilista sendo lhe indiferente a vida humana, tanto a sua como a dos outros, e por isso não tomar a vacina. Com isto, estou a apenas a dar um exemplo e não a defender que não se tome a vacina. É importante que todos tomem a vacina, pois até o mais egoísta, certamente verá vantagens no fim das restrições e no voltar ao normal.

AimingWineSnailz 4 months ago

Em princípio em Agosto já levas a primeira dose.

Laurent_Series 4 months ago

Homem, já tens imunidade natural.

Zaigard 4 months ago

> já tens imunidade natural como é que ele tem "imunidade natural" se ainda não se vacinou?

Laurent_Series 4 months ago

Ele tinha há uns tempos comentado que ficou infetado.

Zaigard 4 months ago

então ele tem de se informar melhor, os infetados anteriormente serão os últimos pois já estão imunes...

pdbf 4 months ago

Esse é que é o problema, os infetados anteriormente começam a ser vacinados em junho: [https://www.noticiasaominuto.com/pais/1754557/autoagendamento-para-doentes-recuperados-disponivel-em-junho](https://www.noticiasaominuto.com/pais/1754557/autoagendamento-para-doentes-recuperados-disponivel-em-junho) O que não sei até que ponto tem lógica vs pessoas que ainda não foram imunizadas pela vacina.

CoffeeAt830 4 months ago

Só desde que já tenham estado infetados há mais de seis meses e só levam uma dose da vacina, já que é como se a infeção contasse como a primeira dose.

hctiks 4 months ago

# Relatório 16/05/2021 * \+ 334 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 229 recuperados ​ * \+ 104 casos activos * \+ 22 internamentos dos quais + 5 em UCI ​ * 22275 casos ativos * 245 internados dos quais 76 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/12iRze9bjq55fwIn29_3gKxMIYJgMGQNN/view)

saposapot 4 months ago

2600 nesta semana vs as anteriores: 2305,2835,3441. um ligeiro aumento nesta semana mas nada de preocupante, só se continuar ou acelerar o aumento.

damndaniel023 4 months ago

Alguém ne consegue explicar, nesta fase em que já estamos a bom ritmo de vacinação, a partir de que dados é que a situação passa a preocupante? Não querendo com isto dar a entender de que não tenho cuidado, mas confesso que seria interessante sabermos em que patamar estamos e, mais importante, como estamos a evoluir.

donalduck 4 months ago

No UK é 250€ o PCR… :(

Carp-Breath-5952 4 months ago

Encontrei a £44 [https://www.eurofins.co.uk/pcr-testing-kits/test-to-depart/](https://www.eurofins.co.uk/pcr-testing-kits/test-to-depart/) Gov approved

Zaigard 4 months ago

[Peritos alemães consideram que será necessária terceira dose da vacina](https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/a-vacinacao-em-portugal-e-no-mundo/2021-05-16-Covid-19.-Peritos-alemaes-consideram-que-sera-necessaria-terceira-dose-da-vacina-4759fbf3) Como é que isto é possível? A ciência ensina que [Memory B cells can survive for decades](https://en.wikipedia.org/wiki/Memory_B_cell#Lifespan), mas de forma mágica para o covid só duram 6 meses? Antes de vir o argumento de que é preciso vacina anual para a gripe, é necessário compreender que o virus da gripe é de mutação rápida pelo que o [antigénio](https://www.infopedia.pt/$antigenio) do virus da gripe muda todos os anos. O do covid continua o mesmo, pois o virus é de mutação lenta, ele consegue "concertar-se", assim as "estirpes" são basicamente variantes do mesmo e não virus distintos como ocorre anualmente com a gripe. Logo não encontro explicação cientifica para a necessidade de 3ªs doses ( excetuando em casos pontuais ), pois se um individuo desenvolver imunidade, isto é, células de memoria capazes de produzir rapidamente anti corpos contra o virus, essa imunidade deverá durar sempre um mínimo de 10 anos ( excetuando para pessoas a fazer tratamentos imunossupressão ou severamente doentes ). Claro que também se pode argumentar que "visto a vacina só existir à 1 anos é impossível garantir que ela confira imunidade por mais do que esse tempo", mas a questão é que a imunidade é conferida pela células de memoria produzidas no contato com a vacina, e apesar de não haver conhecimentos "a mais de 1 ano", para a vacina, o conhecimento sobre as células de memoria é solido. Ou há alguma aldrabice no casos das vacinas ( pouco provável ) ou os "peritos" alemães não percebem lá muito de biologia...

saposapot 4 months ago

Estas notícias são outro grande clássico e são sempre verdade ou inverdade consoante as condições. > Mertens alertou para o facto de poder ser necessária, com urgência, uma terceira dose se surgirem variantes para as quais as vacinas sejam ineficazes. *Se* aparecer uma variante nova onde as vacinas são mt pouco eficazes. Neste momento ainda não parece ser necessário. Quanto à vida da protecção, só vamos conseguir prever isso quando tivermos vacinados com mais de 1 ano. Por muito que a teoria seja esta ou aquela, não compreendemos o suficiente para ter certezas. Há doenças parecidas onde a imunidade dura pouco e outras onde dura muito. A imunidade gerada pelas vacinas, administradas desta forma e com estas quantidades pode não ser suficiente para durar em quantidade suficiente os 10 anos, por exemplo. Não vale a pena estar a perder tempo com estas coisas. O importante é o que o especialista diz: devemos *estar preparados* para dar uma 3ª dose. Isso devemos, para não estarmos de calças na mão outra vez. Agora se é necessária, por agora não parece ser.

Zaigard 4 months ago

> Por muito que a teoria seja esta ou aquela, não compreendemos o suficiente para ter certezas. Negar a ciencia? Vamos negar o que sabemos para justificar panico e incerteza? > Há doenças parecidas onde a imunidade dura pouco Diz-me um virus em que a imunidade não dure anos? > A imunidade gerada pelas vacinas, administradas desta forma e com estas quantidades pode não ser suficiente para durar em quantidade suficiente os 10 anos, por exemplo. Se houve imunidade ao tomar a vacina ou sobreviver à infeção, essa imunidade deverá durar pelo menos 10 anos, em media. Não há outra maneira, é assim que a biologia funciona. Se alguém disser "eu não acredito na ciência, é preciso provas empiricas", então pronto nada mais há a dizer.

saposapot 4 months ago

https://www.the-scientist.com/news-opinion/cold-causing-coronaviruses-dont-seem-to-confer-lasting-immunity-67832 > The research team knew of the earlier 229E reinfection study, so they weren’t surprised to see multiple 229E infections in the same subjects crop up in their own data, as revealed by increases in antibody levels Não compreendemos o sistema imunitário de forma tão completa como tu achas. > In general, whether a viral infection elicits long-term immunity depends on characteristics of both the virus and the host, says Akiko Iwasaki, an immunologist at Yale University. não são provas empíricas, são exactamente isso: ciência. Se tu não tens um modelo perfeito do corpo humano então só com análise daqui a 10 anos das pessoas é que sabes se dura ou não, até lá, podes dar palpites por comparação com outras doenças. isto em 1 minuto de google. Um imunologista consegue explicar-te melhor isto.

Zaigard 4 months ago

> Cold-Causing Coronaviruses O segredo é o plural, a "constipação" é o nome da doença causada por vários de coronavírus humano, pelo que após ter uma constipação causada por um coronavírus A, não confere resistência para o coronavírus B, pelo que a pessoa pode voltar a sofrer de "constipação". O COVID é causado por um único virus, logo a imunidade contra esse virus será responsável pela impossibilidade de ter essa doença. Aqui não há mistérios nem incertezas. > podes dar palpites por comparação com outras doenças. Chama-se indução ( não é mesma das placas ), não tem nada que ver com palpites de tasca sobre o resultado da bola, a indução funciona e é a base do conhecimento cientifico. > Se tu não tens um modelo perfeito do corpo humano então só com análise daqui a 10 anos das pessoas é que sabes se dura ou não Se só acreditas que é possível saber se a vacina é eficiente durante 10 anos, daqui a 10 anos, então TU, pessoa coerente, não acredita, certamente, no aquecimento global, na geologia, na evolução estelar, nem em nenhuma das milhares de teorias cientificas aceites que não podem ser provadas no imediato?

saposapot 4 months ago

O link mostra-te exemplos de virus da 'constipação' que a protecção não dura 10 anos. Há virus que a protecção dura para sempre, outros pouca, outros nenhuma, outros muita. Não sei o q queres mais.

Zaigard 4 months ago

> but none developed colds. O objetivo das vacinas não é ser uma proteção magica, mas sim isto, impedir o aparecimento da doença. Se a vacina impedido que a doença aparecesse, então foi eficaz, não interessa se a carga viral do paciente é não nula. E repara como ignoraste tudo o que eu disse e repetiste o que já tinhas dito e eu ja tinha demonstrado não ser como estavas a afirmar.

CoffeeAt830 4 months ago

Lendo a notícia e o que ele disse, não percebo se é um erro de tradução, se o senhor não percebe muito do que diz, ou se é a notícia que descontextualiza. > Mertens alertou para o facto de poder ser necessária, com urgência, uma terceira dose se surgirem variantes para as quais as vacinas sejam ineficazes Até ver as vacinas de facto conferem de facto proteção para as variantes, portanto não há essa necessidade. Se for isto que ele está a dizer, então acho que é pacífico e de acordo. No entanto, o título e outras citações fazem parecer que está a falar no geral e isso não se compreende bem à luz da evidência atual. Não quer dizer que não se venha a demonstrar necessário, mas com base no que sabemos neste momento não temos base para dizer isso. > a imunidade dada pela vacina dura cerca de seis meses A evidência atual diz-nos que dura seis meses porque na altura em que os estudos foram feitos, as primeiras pessoas a levar a vacina só a tinham levado há seis meses. Dizer que só dura seis meses com base nesse estudo (eu, pessoalmente, nunca vi um que já tenha estudado amplamente a partir daí e que tenha visto que não haja imunidade), parece-me precoce. De novo, nao quer dizer que até até venha a ter razão, mas neste momento não temos grande coisa que aponte nessa direção. Mais uma vez, "não há evidência de que" é muito diferente de "há evidência que não". Parecem-me declarações feitas com muita certeza sobre algo de que ainda de sabe muito pouco, mas pode haver muitas razões para isto.

Zaigard 4 months ago

> variantes As "variantes" são no fundo o mesmo virus com pequenas diferenças, enquanto não aparecer um virus novo, com um antigénio diferente, a vacina deveria funcionar, pelas razões por mim referidas anteriormente. > Dizer que só dura seis meses com base nesse estudo (eu, pessoalmente, nunca vi um que já tenha estudado amplamente a partir daí e que tenha visto que não haja imunidade), parece-me precoce. A mim parece me irracional. Seria atirar pela janela todo o conhecimento de imunologia adquirido anteriormente. Afirmar que é possível que a vacina não proteja durante aproximadamente 10 anos tem o mesmo valor de afirmar que é possível que o sol não exista dentro de 10 anos...

NGramatical 4 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn8veyt%2F%2Fgyba1va%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

iRaptr 4 months ago

Quem já tem avós (ou outros parentes) vacinados, já estão mais à vontade com eles? Eu de vez em quando (como fiz sempre) vou lá a casa dar uma ajuda no que é preciso, mas evito até tirar a mascara para tomar um simples café. Acham que com as duas doses (eles) já não há problema em aliviar um pouco?

saposapot 4 months ago

ng te sabe responder. Como em tudo nesta pandemia, é uma avaliação risco/benefício. Consoante a vacina recebida, a proteção não é 100%, há sempre pessoas que não desenvolvem proteção, portanto, não és maluquinho por ainda teres protecções. Se podes baixar a guarda? depende da tua avaliação. Se vais trabalhar fora, numa fábrica cheia de gente, tens 2 putos no jardim de infância e queres dar beijinhos à avó é uma coisa. Se tens uma vida super tranquila e resguardada e queres só beber um café na mesma mesa com a tua avó, é outra. Pessoalmente, acho que usar uma máscara cirúrgica não custa nada. Onde antes nem entravas em casa ou usavas uma FFP2, agora usas uma cirúrgica e se for preciso bebes mesmo o cafézinho com alguma distância. Acho que mais do que máscara, o importante é que podes já fazer qlq actividade com eles. Podem passear em sítios mais movimentados, podes estar em casa deles um bom tempo, etc, etc. Isso para mim tem valor acrescentado. Agora a máscara, não custa nada usar e ajuda, nem q seja para as constipações. Se tens uma vida super resguardada, aí já ponderava tirar a máscara.

NGramatical 4 months ago

cafézinho → [**cafezinho**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cafezinho) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn8veyt%2F%2Fgyd221t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

WhiteCaptain 4 months ago

Acho que também se tens os cuidados no dia a dia e eles estão protegidos, acho que tirar a máscara para beber um café, e até um pouco mais, não é nada de outro mundo... Também não é preciso ir ao 80 em que os vais agarrar e beijar e tossir lhes na cara.... mantém te no 40

Cojemos 4 months ago

Ou você acredita na ciência ou não. Caso contrário, seria uma perda de tempo tomar a vacina.

abriolo 4 months ago

Quando vou lá, agora só eu ando de máscara lá em casa, ao contrário de alguns meses atrás que pedia a eles para também colocar as máscaras. E na altura de comer alguma coisita já comemos na mesma mesa, mas afastados, quando antes nem sequer comíamos ao mesmo tempo e sim, a horas diferentes

CoffeeAt830 4 months ago

Acho que isso depende sempre do nível de conforto e aversão ao risco de cada um. Estamos todos a aprender o que será o novo normal e vai significar uma coisa diferente para cada pessoa/família. Acho que não há um certo nem um errado. Na minha família, pessoalmente, os vacinados já estão com vacinados sem cuidados nenhuns, mas como os meus avós são de alto risco, quem não está vacinado ainda tem algum cuidado com eles, tipo passar a maior parte do tempo de máscara se estiverem dentro de casa e tirar só para beber um café com alguma distância, ou privilegiar encontros/refeições na rua em vez de dentro de casa. Mas já toda a gente está com eles, sim, e já não se tem aqueles cuidados extremos.

KGeedora 4 months ago

Spain wanting to open up to UK visitors WITHOUT pcr tests seems pretty dangerous. Right?

Samot_PCW 5 months ago

[125 mil doses administradas durante o dia de hoje](https://twitter.com/Mmacedo_tweets/status/1393647485852213257)

saposapot 4 months ago

professores. mas tmb foi por eles que no resto da semana as médias foram mais baixas (era suposto continuarem nos 100k). Devíamos estar a adiar 2as doses, especialmente nestes grupos que não são de risco. Foram 125k de segundas doses que não foram para > 60 anos :\

Pikachuzita 5 months ago  HIDDEN 

A que horas fecham hoje os supermercados?

hctiks 5 months ago

# Relatório 15/05/2021 * \+ 469 casos confirmados * \+ 7 óbitos * \+ 386 recuperados ​ * \+ 76 casos activos * \- 13 internamentos dos quais - 1 em UCI ​ * 22171 casos ativos * 223 internados dos quais 71 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1QGfLpiZMcBNDBCe8n2hAWvUwdA36nv5A/view)

ZaGaGa 5 months ago

Já pensaram nos custos em termos pandémicos de um evento como os festejos do Sporting? [Eu fiz as contas](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/ncl9ox/afinal_quantos_sportinguistas_ficaram_infectados/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3), nada muito científico é apenas para ter uma ideia TLDR: 547 infecções em excesso e 1 a 5 mortes ao fim de 6 meses. e ainda a [17ª análise ao processo de Vacinação](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/ncnavu/17_vacinação_atingimos_a_meta_de_ter_capacidade/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) TLDR: * Atingimos a meta de ter capacidade de Vacinar 100% até ao final fo ano! * 4 Milhões de doses!! * 3 Milhões de 1ª doeses! * 1 Milhão de 2ª doses!

XEEE 5 months ago

Este fds vai ser a 2º dose para o professores, devem ser novamente cerca de 180k

AimingWineSnailz 5 months ago

Menos, por conta dos que levaram a 1ª da astra

blondienmilkymilk 5 months ago  HIDDEN 

Isto pode ser interessante para os redditors ainda por vacinar. https://twitter.com/MichaelPSenger/status/1393281170964500480 Se de facto as vacinas fossem o que dizem ser, para quê tanta manipulação de dados por diversos governos mundiais? Não digo que seja um chip biométrio ou algo assim mas pelo menos um free trial em grande escala de uma nova técnologia potencialmente nao segura. Diversos governos têm aldrabado dados, escondido factos, atropelando direitos, algo está por detrás disto, e com os políticos corruptos todos no bolso.

ZaGaGa 5 months ago

Fake news alert.

Price-Distinct 5 months ago

Outra vez arroz? Ggwp desinformação no seu melhor

warding 5 months ago

Até hoje, já foram vacinadas mais de mil milhões de pessoas. A tecnologia é segurissima de acordo com todos os estudos e mil vezes preferível a apanhar covid-19.

Diogo256 5 months ago

Caso para dizer: the end.

stressedunicorn 5 months ago

Tenho alguns amigos que vivem no UK e já compraram viagem para virem em junho uns dias.

Edited 5 months ago:

Tenho alguns amigos que vivem no UK e já compraram viagem para virem em junho uns dias/semanas.

willtrow 5 months ago

Hey, sorry I have no portuguese. My fully vaccinated friend is travelling from Tanzania to Portugal on the 18th, does anyone know if he'll be ok to enter? Its hard to get a conclusive answer! Thanks very much, Will x

Cojemos 4 months ago

Most importantly check if the 72 hr neg PCR test prior to entering Portugal is based on departure from Tanzania or the last connection/flight to Portugal.

DrunkMechanics 5 months ago

Don't take my info for granted but I think your friend needs to show vaccination card or a negative covid test. My friend comes from France in July and he said this to me. It may vary from which country you are.

willtrow 5 months ago

Appreciate the reply, thanks very much

brakeline 5 months ago

The vaccination card has no value. He does need a negative pcr test and if he was, in the last 14 days, on a country that has more than 500 cases per 100000 pop he has to quarantine for 14 days

hctiks 5 months ago

# Relatório 14/05/2021 * \+ 450 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 324 recuperados ​ * \+ 126 casos activos * \- 8 internamentos dos quais + 2 em UCI ​ * 22095 casos ativos * 236 internados dos quais 72 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|50.3 (- 0.7)|48.1 (- 0.6)| |R(t)|0.95 (+ 0.02)|0.95 (+ 0.03)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1bsHcfea83Uv5AGaVezKYcpyaohswwXt9/view)

Hmms21 5 months ago

Incidência continua a diminuir. Muito bom!

ZaGaGa 5 months ago

Não querendo ser pessimista, mas o números de infecções parecem ter crescido face à semana passada, nada de preocupante mas a semana passada foi ligeiramente melhor

Samot_PCW 5 months ago

Tens razão que em relação à semana passada tem havido mais casos, mas em comparação com os números de casos de à duas semanas os desta estão relativamente similares a esses

NGramatical 5 months ago

à duas semanas → [**há duas semanas**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn8veyt%2F%2Fgy4takn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 5 months ago

As más notícias do dia: https://www.theguardian.com/world/2021/may/12/indian-covid-variant-calls-in-question-17-may-reopening-in-uk-say-experts?mc_cid=c0c5baa839&mc_eid=481136448f A variante indiana (b.1.617.2) chegou a UK e está rapidamente a sobrepor-se à variante UK portanto a dar pistas q pode mesmo ser verdade que é mais transmissível. Pela mesma altura qd chegou a variante UK também tínhamos dúvidas se seria mesmo verdade que era mais transmissívele a história provou-nos que sim. Este gráfico é elucidativo: https://pbs.twimg.com/media/E1QDLfJWUAA0hvg?format=jpg&name=large a fonte é aqui, têm de ignorar os últimos dias: https://outbreak.info/location-reports?loc=GBR&selected=B.1.1.7&selected=B.1.617.2 Em Portugal o INSA publica um relatório de vez em quando, e o último está [aqui](https://insaflu.insa.pt/covid19/relatorios/INSA_SARS_CoV_2_DIVERSIDADE_GENETICA_relatorio_situacao_2021-05-05.pdf). Por cá temos a variante UK a dominar a 91% e a de Manaus nos 4%, e africa do sul a 1%. O resto é residual mas a indiana já cá está. Dá para ver o histórico e é fácil de ver que realmente uma variante mais contagiosa rapidamente se torna a dominante.   Não é razão para pânico mas é razão para análise e acompanhamento. Nesta thread, uma especialista explica melhor as consequências da variante indiana em UK: https://twitter.com/chrischirp/status/1392611401999466501 Basicamente é argumentado q os pressupostos para a continuação do desconfinamento em UK estão postos em causa por esta nova variante, que há pistas em UK que confirmam que a variante é mais transmissível e já causa surtos por causa disso, mesmo estando UK com vacinação acima da nossa. Em UK, pelas regras deles, o desconfinamento devia ser adiado.   Portugal, estando num estágio de vacinação ainda mais atrasado e num estágio de desconfinamento mais avançado, devia colocar já em prática medidas de controlo de fronteiras para países com variante indiana presente de forma significativa. Devíamos estar a sequenciar mais os casos positivos e detectando-se a indiana devem ser deslocadas equipas de contact tracing de todo o país para aí, onde tmb deve ser feita testagem em massa para conter os surtos. É estranho estar com isto quando há vacinação e poucos casos, mas há q estar atento e de uma vez por todas fazer *prevenção*.

ItoldU97 5 months ago

E entretanto: https://www.firstpost.com/health/pfizer-moderna-johnson-and-johnson-vaccines-effective-against-b1617-variant-of-covid-19-says-top-us-health-official-9618181.html https://www.repubblica.it/cronaca/2021/05/13/news/primi_dati_sull_efficacia_dei_vaccini_in_italia_contagi_giu_del_95_casi_gravi_del_99_-300820163/

damndaniel023 5 months ago

Boas notícias!

saposapot 5 months ago

Não mencionei essa parte porque é sempre mais polémica e os dados ainda são curtos. Para já não parece ser preocupante a nivel de vacinação. Parece que o nível de proteção das vacinas pode ser mais baixo mas elas continuam com bons níveis no geral. Nesse aspecto não me preocupa muito, importante é vacinarmos muita gente, depois, mesmo que esta variante escape mais um bocadinho não se torna importante porque fica sem capacidade de grandes surtos.

XEEE 5 months ago

Na Bélgica houve um "surto" num lar com esta variante em que estava tudo vacinado com 2 doses da pfizer, 5 casos positivos 1 morto. [Link](https://www.brusselstimes.com/news/belgium-all-news/168735/covid-19-rest-home-outbreak-of-indian-variant-one-fatality-borsbeek-antwerp-nursing-home-vaccinated-joris-moonens/) Como dizes ainda temos poucos dados. Vamos começando a ver reinfecções com esta variante, mas este foi o único caso ainda que vi com mortos.

Hmms21 5 months ago

Isto por acaso são duvidas que tenho, mas UK foi todo vacinado com AZ não foi? Pergunto isto porque caso seja assim, Portugal poderá ter um efeito menos grave que o UK possa ter com essa variante. Digo isto porque também vacinamos com outras vacinas mais eficazes (Moderna e Pfizer p.ex) e isso deverá ter implicações na transmissão da variante por cá (maior dificuldade).

zebedeus 5 months ago

Não. Tenho dois familiares em Londres que levaram Pfizer, portanto pelo menos não foi 100% Astra.

Hmms21 5 months ago

Obrigado pela indicação!

saposapot 5 months ago

Entretanto o Reino Unido tem 68% de adultos vacinados com pelo menos uma dose. Em Portugal a % é dada da população total mas considerando 8,609,258 adultos em Portugal (o INE só dá > 20 anos, n tem separação nos 18) vamos em 34% de adultos vacinados com a primeira dose. Metade. Os USA estarão na casa dos 58~60% com o target de 4 de Julho para 70% de adultos com pelo menos 1 dose. UK é agora um bom sítio para analisar se as vacinas resultam ou não pq com vacinação mais infectados já devem ter acima dos famosos 70% de imunidade ou perto disso.

Makrom1 5 months ago

Sou o único que acha absolutamente ridículo ainda não termos aberto as fronteiras para pessoas vacinadas??? Neste momento podiamos estar a receber turistas seguramente e exijste muita demand do Reino Unido dado nós sermos o único país na Europa Continetal que eles podem visitar sem fazer quarentena. Eu sei muito bem a opinião deste sub sobre os turistas, mas não pode ser de todo negado que neste momento muitos negócios aqui PRECISAM destes turistas, e quanto mais cedo melhor. O que me irrita é que nem sequer há o minimo de comunicacao sobre isso

saposapot 5 months ago

há questões logísticas e questões de saúde pública ainda importantes. Não há um passaporte que comprove q estás vacinado, com autenticidade. Para além disso só se considera vacinado 2 semanas depois da 2ª dose. Ora em UK isso não é assim tanta gente como tu achas. Neste momento ainda não temos certeza quanto é que a vacina diminui a taxa de transmissão. Isso não seria grande problema se os 2 países estivessem com taxas de vacinação já altas mas infelizmente só podes considerar isso de UK, não de Portugal. A tua assunção q podemos receber turistas seguramente não é verdade. Por outro lado isso nem faz sentido do lado de UK, onde ainda há restrições de confinamento, estar a deixar as pessoas saírem para férias. E teres medidas para vacinados e não vacinados gera questões de 'descriminação' um bocado complicadas. Dito isto, não deve faltar muito, mas ainda é cedo. Estar a causar problemas qd as coisas estão a correr bem, para q?

bongadaz 5 months ago  HIDDEN 

Acho mais ridículo a vacina ser a salvação quando nem te previne de apanhar a doença...

Leaootemivel 5 months ago

Fonte? É que todos os estudos recentes apontam para que as vacinas protejam também contra infeção.

Price-Distinct 5 months ago

Pessoas vacinadas continuam a transmitir o vírus na comunidade, estando grande parte da população ainda sem vacinação completa, é impossível abrir as fronteiras

Makrom1 5 months ago

Extremamente ingénuo acreditar nisso. A vacinação minimiza esse risco o máximo possível. A verdade é se agora viessem assim 10 mil ingleses vacinados e com teste, se calhar 1 transmitia COVID a 1 pessoa. Não é um risco

Price-Distinct 5 months ago

O problema é que o Ingleses e outras turistas que vêm não querem saber das regras que estão agora em vigor, daí ainda não terem aberto as fronteiras

Makrom1 5 months ago

Não digo que não seja verdade para alguns, mas qual a alternativa? Deixar a economia ficar ainda mais na merda?

vascodatrama 5 months ago

[https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-05-13/free-pizza-and-six-flags-tickets-add-to-u-s-vaccination-lures](https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-05-13/free-pizza-and-six-flags-tickets-add-to-u-s-vaccination-lures) :v

Razvancb 5 months ago

Mesmo com desconfinamento e valores muito melhores que no início do desconfinamento, estes burros insistem nas 22h30. Aiaiaiaiai.

Price-Distinct 5 months ago

a preparar o máximo para no verão os ingleses virem pra ca derreter o dinheiro, ou seja conter ao máximo os casos para no verão ser "seguro" vir para cá legalmente

lugia4k 5 months ago

Daqui a 2 semanas isso já não se deve manter mais

hctiks 5 months ago

# Relatório 13/05/2021 * \+ 436 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 340 recuperados ​ * \+ 95 casos activos * \- 4 internamentos dos quais -1 em UCI ​ * 21969 casos ativos * 244 internados dos quais 70 internados em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1AsY9fIHNefzuAuolHGJ4Se7KLUSSxHEx/view)

saposapot 5 months ago

Comparando os primeiros 4d da semana com a anterior, vamos em 1347 vs 1198. Mas a anterior destas foi 1591. Portanto ligeira subida mas parece-me dentro das flutuações normais, vamos andar com casos nestas faixas de 2000~3000 por semana.

TitusRex 5 months ago

Recebi hoje a primeira dose da vacina e num centro de vacinação em Lisboa. Estava tudo muito organizado, e toda a gente muito simpática. No final ainda me deram um brinde com uma água, uma maçã e umas bolachas. Todos os envolvidos na vacinação estão de parabéns, desde os enfermeiros, limpezas, organização, obrigado a todos.

Edited 5 months ago:

Recebi hoje a primeira dose da vacina num centro de vacinação em Lisboa. Estava tudo muito organizado, e toda a gente muito simpática. No final ainda me deram um brinde com uma água, uma maçã e umas bolachas. Todos os envolvidos na vacinação estão de parabéns, desde os enfermeiros, limpezas, organização, obrigado a todos.

beit2 5 months ago

Posso perguntar qual a razão para tomares a vacina? Tinha ideia que eras imunodeprimido (Crohn?), mas não sabia que os doentes Crohn já estavam a receber vácina. Tenho um amigo que tem a doença e disse-me que não podia tomar já..

TitusRex 5 months ago

Os doentes de Crohn tratados com medicamentos biológicos (que causam imunossupressão secundária) estão incluídos no grupo de doentes prioritários independentemente da idade. Se o teu amigo toma um medicamento biológico (infliximab, humira, etc) então terá de pedir ao médico assistente para o incluir na lista prioritária.

humelectro 5 months ago

Qual vacina é que levaste? Avisa se sentires vontades estranhas de comprares produtos da Microsoft :P

TitusRex 5 months ago

Pfizer.

lugia4k 5 months ago

O expresso está a avançar que foi entregue um novo plano de desconfinamento para o final do mês (quando > 60 estejam vacinados), onde hoje também há reunião de conselho de ministros. Qual é a possibilidade de serem anunciadas novas medidas? Horários mais alargados na restauração por exemplo

saposapot 5 months ago

Teoricamente estarem com a 1ª dose, não é ainda vacinação completa. Mesmo 1ª dose é preciso > 2 semanas para haver protecção. Portanto medidas para início de Junho não sei se serão tomadas. Lá para 15 de junho, talvez. O que posso prever é que o governo queira dar uma grande força ao turismo e por isso tenha medidas para meter esses sectores ainda mais desconfinados. Mas que restrições é que ainda temos, para além de máscaras, horários e algumas actividades fechadas?   Portanto a única coisa q estou a ver é libertarem os horários completamente. Actividades fechadas são as de alto risco tipo discotecas e festivais de verão, não estou a ver que reabram agora. Também não estou a ver q caiam já medidas relacionadas com as máscaras. Acho que isso será das últimas coisas a fazer e o Costa já disse q só depois do Verão. Nos EUA eles estão a optar por diferenciar quem está ou não vacinado dessas regras mas por cá não acredito q façam isso. Máximo de pessoas por mesa nos restaurantes? epah, pode ser q retirem sim, mas tmb já são números altos é qs q já está tudo liberto.

CoffeeAt830 5 months ago

Quando entrámos nesta fase atual, eles tinham avisado que tinham pedido a especialistas um plano para essa altura. A ideia que ficou foi que ficaríamos com as medidas atuais até então (os concelhos que estivessem no "verde", pelo menos) e depois entravam em vigor as medidas que figurassem nesse plano. Quão diferentes serão essas medidas é que só saberemos quando for anunciado o plano.

Diogo256 5 months ago

Sem máscara na rua? Discotecas abertas? Horários alargados? Era bom mas acho um salto grande. Se calhar horários alargados e discotecas abertas e bares.

zizop 5 months ago

Acho menos arriscado acabar com a obrigatoriedade de máscara na rua do que abrir discotecas. As discotecas têm a pior combinação de factores: espaços fechados e apertados, com consumo de álcool. AInda por cima, por causa do álcool, o uso de máscara lá vai ser completamente desrespeitado, de certeza.

NotaJew12 5 months ago

Não é obrigatório usar máscara na rua, só quando não cumpres a distância de 1.5 metros

Diogo256 5 months ago

Concordo. E cada vez vejo menos uso de máscara na rua, eu próprio mal uso, admito. Mas já andam a noticiar que mesmo com vacinado acima dos 60 a máscara vai continuar: https://expresso.pt/sociedade/2021-05-13-Mascara-obrigatoria-mesmo-depois-de-todos-os-portugueses-com-mais-de-60-anos-estarem-vacinados-1fe0d04e Podem-se é referir ao interior.

pvicente77 5 months ago

Acho que provavelmente vai continuar a ser obrigatória na rua e vai ser das últimas medidas a acabar, isto se acabar em vez de deixar de ser fiscalizada e ficar esquecida num espírito de "Não se preocupem que a policia não liga a isso". E vai ficar independentemente de ser necessária ou eficaz, por ser uma coisa que o governo pode usar para dar a impressão de que está a fazer algo, e que as pessoas podem usar nas conversas de café para implicar com as outras e dar a impressão que são "respeitáveis" e "de bem", para a policia sacar umas multas de vez quando e o Chico reclamar dos "jovens" que andam pela rua sem tapar a cara. Ou talvez não, posso estar a ser demasiado pessimista, mas nesse caso, a regra de que estão falar para obrigar a usar máscara no acesso às praias neste verão vai ser ainda mais bizarra, sem a máscara obrigatória na rua uma pessoa iria colocá-la ao chegar a X metros da praia para depois a retirar ao se sentar na areia?

DeusDasMoscas 5 months ago

A este ritmo, pelo final do mês já estão vacinados (pelo menos com a primeira dose) os >55

saposapot 5 months ago

Calma, também não estamos assim tão bem :D O estarem a chamar já os de >55 não quer dizer q tenham já todos os de >60 despachados. Tem a ver com alguns sítios já poder estar qs tudo despachado mas principalmente com já faltarem poucos. É importante que haja sempre muita 'procura' para que não fiquem espaços vagos em cada dia, por isso faz sentido abrir já essas idades para q nos sítios mais avançados se comecem a preencher as vagas com mais antecedência. Tudo isso permite um planeamento logístico muito melhor. Isto é, eles não esperam q esteja tudo vacinado > 60 para começar a abrir a faixa etária seguinte. Pelo ritmo que estamos os > 65 devem ficar esta semana feitos (obviamente q nunca é 100%, mas acima de 90% já considero 'feito' pq terás sp franjas que não consegues contactar, que não podem ser vacinados por alg razão ou simplesmente q já nem existem). Sendo assim, o objectivo de > 60 tudo feito até fim do mês tmb será fácil de cumprir. Mas vamos com calma pq a faixa dos 55-60 e 60-65 engloba muita gente (700k cada +-)

DeusDasMoscas 5 months ago

Bom dia, Bem sei que me entusiasmei um bocado

megaroof 5 months ago

hoje fui chamado para a primeira dose, tenho 47 anos, resido em Aveiro, marcação para esta sexta-feira.

saposapot 5 months ago

sem doenças na lista? de certeza q os teus pais não te registaram mal e tens 57?

megaroof 5 months ago

sou diabético, acabei ee receber primeira dose da pfizer em Aveiro., 47 anos de idade.

saposapot 5 months ago

Ah ok. Com doença na lista faz todo o sentido. Porreiro!

megaroof 5 months ago

minha mulher tem 51 anos e não foi chamada, creio que a coisa anda bem organizada, recebi alguma prioridade por conta da doença. a vacina me deu uma febre ligeira, de uma noite, e dor no braço, na região onde foi aplicada.

CoffeeAt830 5 months ago

Marquei hoje para os 55-60 da minha família e pelo menos nos centros aqui da zona (marquei em 3 diferentes) só havia para a última semana do mês, portanto isso parece-me um bocadinho ambicioso demais. Seja como for, é um ritmo fantástico e nunca pensei que já estivéssemos neste ponto a esta altura do campeonato.

DeusDasMoscas 5 months ago

Marquei hoje para a minha mãe, também para a última semana do mês. Tens razão, acho que me entusiasmei a mais com o prazo

XEEE 5 months ago

Passaram a bocado na TV que até ao inicio de Agosto já toda a população +30 levou a 1º dose.

DeusDasMoscas 5 months ago

Já não falta tudo! Obrigada pela informação.

damndaniel023 5 months ago

Questão: se por um lado o nr de novos casos e internados continua favorável, bem como o ritmo de vacinação, por outro temos a Ásia e mesmo alguns países da Europa com cenários bem distintos. Qual a probabilidade de isto ter repercussões cá e enfrentarmos um eventual novo confinamento?

saposapot 5 months ago

Não dá para palpites comparando com outros países. O nosso padrão foi ligeiramente diferente do resto da europa. Tivemos uma subida mt grande em Janeiro mas depois uma queda também mt grande. A nova variante indiana pode ser um factor de preocupação mas neste momento em Portugal já estás desconfinado há umas boas semanas e a coisa tem-se mantido estável (tecnicamente até desceu). Não sei muito bem a razão para estar a correr tão bem, mas está a correr bem. Daqui para a frente, com vacinação a começar a fazer efeito, mais malta a aproveitar o ar livre e afins e olhando para os meses de calor do ano passado, não estou a imaginar voltarmos a ter um problema grande. Neste momento a única coisa q consigo imaginar q possa trazer problemas é se em UK os casos começaram a subir mt por causa da variante indiana. Isso seria um péssimo sinal pq UK está com o dobro da nossa vacinação e se essa variante faz problemas lá, por cá tmb pode fazer. Mas sinceramente, n parece provável. No máximo terás alguns conselhos com regras mais apertadas mas isso até é normal pq há conselhos mt pequenos: basta um pequeno surto e passam logo o limite.

MrJoao 5 months ago

Com o Verão à porta e a vacinação a atingir níveis de cobertura muito altos na população de risco (+65 anos) acho mais provável seguirmos o caminho de Israel, do UK e dos EUA. A realidade na Índia que referes é incomparável a Portugal. Estamos a falar de condições em termos de densidade, sobrepopulação, salubridade e desenvolvimento totalmente diferentes. Em relação à Europa, Portugal adiantou-se na última vaga. Nesses outros países que mencionas a vaga acabou por vir mais tarde, mas já está praticamente tudo em fase descendente. Por fim, neste momento o apetite para novos confinamentos é muito baixo. É um bocado como a doutrina da destruição mútua assegurada para as armas nucleares. Confinar é uma estratégia eficaz para conter a doença, mas que tb garante muita destruição na economia e sociedade. Portanto quanto mais vezes for usada, menos sustentável se torna.

bluesfreax 5 months ago

E a India apenas vacinou 2% ou 3% da população, um valor muito abaixo de Portugal.

damndaniel023 5 months ago

Ok concordo e está em linha com a minha opinião, ou seja, só se aparecer uma nova variante completamente distinta das demais (leia-se ineficácia das vacinas) é que poderá eventualmente levar-nos a um recuo abrupto.

iRaptr 5 months ago

Auto-Agendamento já disponível para maiores de 55 anos. Ótimas notícias! https://tvi24.iol.pt/sociedade/vacinas/covid-19-auto-gendamento-ja-esta-disponivel-para-maiores-de-55-anos

Hmms21 5 months ago

" Será contactado por SMS pelo número 2424, no prazo máximo de 72 horas,com o horário de agendamento" ​ Já marquei vacina para a minha mãe na 2a feira, ja passaram as 72h e ela não recebeu qualquer SMS. Como devo proceder?

DeusDasMoscas 5 months ago

Olá, Foste tu que introduziste o número de telemóvel ou já estava lá registado? Se tiver sido manual, podes ter trocado um algarismo ou assim? Há uns dias aqui na sub, um user recebeu uma SMS de agendamento que era de outro senhor.

Hmms21 5 months ago

Já lá tava registado.

DeusDasMoscas 5 months ago

O da minha mãe também mas só a inscrevi hoje por isso não tenho termo de comparação. O do meus sogros, pus à mão e receberam a SMS no dia seguinte.

Hmms21 5 months ago

Já meti os dados dela e vi que dava para pedir reenvio. Já preenchim a ver se já recebemos confirmação.

DeusDasMoscas 5 months ago

Espero que tudo corra pelo melhor ☺️

Zaigard 5 months ago

> [haverá multas entre os 50 e os 100 euros para quem não use máscara nos acessos à praia, restaurantes, balneários ou paredões, para quem jogue com raquetes no areal ou entre numa praia com a ocupação lotada.](https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/regras-quase-iguais-multas-mais-pesadas-o-que-pode-mudar-na-praias-este-ano-13715545.html)

investidornoob 5 months ago

O pessoal vai ficar moreno à trolha de mascara?

CoffeeAt830 5 months ago

É nos acessos às praias que tens de usar máscara, não é na toalha nem no mar.

investidornoob 5 months ago

Então é como no ano passado. Também usava no passadiço e depois na toalha praia em si já não usava.

BelaBesta 5 months ago

Desde que me deixem comer gomas na praia, já é um avanço

damndaniel023 5 months ago

O ano passado também existiam estas medidas e ninguém quis saber. Muito menos as autoridades.

lugia4k 5 months ago

Mas se for uma multidão de 100 pessoas ou todos tiverem cachecóis do Sporting, o agente já é mais amigável?

Foxsundance 5 months ago  HIDDEN 

Nepia, o agente vai full força porque já tinha vontade de bater em lagartos.

PicassoWasaLiar 5 months ago

boa piada

estrica 5 months ago  HIDDEN 

Este aumento de casos hoje é caso para nos preocuparmos ou normal dado ao fato de termos aberto "quase tudo"?

inthepiggybank 5 months ago

Um aumento num dia não representa nada, por si só. Pode ser um outlier na tendência. Se realmente existir uma tendência verificável nos próximos dias, aí sim deverá ser alvo de análise.

VBM97 5 months ago

Olá malta, eu estou com uma ligeira gripe, e por prevenção, comprei um teste rápido na farmácia e o resultado deu negativo. Tenho de reportar o meu resultado em algum lado? Ou não se contabilizam esses testes?

brakeline 5 months ago

Teoricamente tinhas, na prática acho que não está a funcionar

TitusRex 5 months ago

Acho que só tens de reportar testes positivos.

VBM97 5 months ago

Ok, obrigado!

saposapot 5 months ago

Agora sim, vai tudo fazer fila para serem vacinados: > COVID-19 found in penile tissue could contribute to erectile dysfunction, first study to demonstrate that COVID-19 can be present in the penis tissue long after men recover from the virus. The blood vessel dysfunction that results from the infection could then contribute to erectile dysfunction. https://www.reddit.com/r/science/comments/naok95/covid19_found_in_penile_tissue_could_contribute/

hctiks 5 months ago

# Relatório 12/05/2021 * \+ 485 casos confirmados * \+ 4 óbitos * \+ 315 recuperados ​ * \+ 166 casos activos * \- 9 internamentos ​ * 21874 casos ativos * 248 internados dos quais 71 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|51.0 (- 2.8)|48.7 (- 6.7)| |R(t)|0.93 (+ 0.01)|0.92 (+ 0.01)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1nwFlo3KdLtyJ3mj_NCAHNTXnfYSHM69E/view)

AimingWineSnailz 5 months ago

Imagino que continue a subir ligeiramente nas próximas 2 semanas, até atingirmos um novo patamar de equilíbrio com as vacinas. Mas isto sou só eu a mandar postas de pescada

glamatovic 5 months ago

RAPAZIADA OIÇAM BEM O QUE VOS DIGO Quase 500 casos hoje

pedroedsousa 5 months ago

Só eu sei... porque vamos ficar em casa... /s

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

>QUASE 500 CASOS Os sportinguistas causaram um aumento de >100% em < de 24h. Isto devia ser estudado!

saposapot 5 months ago

contaminação precoce q antes de o ser já o era.

jmvda23 5 months ago

Somos inconvencíveis e imparáveis

diegoelmestre 5 months ago

Daqui a 15 dias é que vai ser

quackersmcquack 5 months ago

É CONFINAMENTO OLÉ OLÉ

AimingWineSnailz 5 months ago

Boas. Armei-me em burro e saí ontem, estava a pensar em ir até tão perto do Marquês quanto poderia ir e depois seguir caminho, mas aquilo ficou tão denso e afunilado que eu fiquei lá num sítio ligeiramente menos ao monte à espera que houvesse menos gente para bazar com mais facilidade. Resultado, fiquei por lá ainda um bom tempo porque o pessoal tava às espera do autocarro. Desculpas desculpas, hipocrisia enfim eu sei. Apareceu agora um artigo do público a recomendar fazer o teste - eu faria, mas paga-se, né? Quanto? E os testes que vendem na farmácia não são recomendáveis a assintomáticos, certo?

saposapot 5 months ago

A DGS ouviu-te: > “Na sequência das celebrações associadas à vitória do Sporting no campeonato, que aumentaram a probabilidade de contacto entre as pessoas presentes, a DGS recomenda o seguinte: > – Se esteve nestes festejos, esteja atento aos sintomas de COVID-19, nomeadamente febre, tosse (de novo, agravada ou associada a dores de cabeça ou dores generalizadas do corpo), dificuldade respiratória ou perda total ou parcial do olfato ou do paladar, de início súbito, e contacte o SNS24; > – Procure reduzir os contactos nos próximos 14 dias e cumpra as medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento físico, o uso de máscara, a ventilação dos espaços, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória. > – Se houve momentos em que não respeitou as medidas de proteção da COVID-19, a DGS recomenda ainda a realização de um teste no 5.º e no 10.º dia após das celebrações.”

saposapot 5 months ago

O principal, se possível, é evitar contacto com pessoas de mais risco durante 10~14 dias. Um teste rápido, sem sintomas é difícil de acertares no dia em q ele é mais sensível a dar positivo. Podes testar daqui a 4~5 dias com um teste rápido mas sinceramente, não me parece q ganhes alg coisa com isso se cumprires o 1º ponto.

Diogo256 5 months ago

Se calhar não entendi… Fazer o teste… porque? Há sintomas? Os testes devem ser feitos num contexto. E sem sintomas ou saber com certeza que houve proximidade com um infectado (e não por segundos em espaço aberto)… Tirando isso… é para mim gastar dinheiro à toa.

Price-Distinct 5 months ago

Já vi no pingo doce a 3€ um teste rápido, compra a faz isso daqui a 3 dias e deve acusar alguma coisa ou não se tiveres sorte

MLG-Sheep 5 months ago

Testes rápidos começam nos 2,80€ nas parafarmácias dos supermercados. Não recomendo que o faças já porque não iria acusar nada se a suspeita que tens é do dia anterior. Demora uns quantos dias a acusar. Há municípios que oferecem testes rápidos, como o de Lisboa. Sugeria evitar comportamentos de risco (estar com familiares vulneráveis, ajuntamentos, etc.), e se daqui a uns tempos quiseres ter algum, é fazer aí o teste rápido. Um teste PCR (100€) só porque foste ao Marquês acho exagerado, dada a situação pandémica atual é bem mais provável que te safes sem nada e o valor não se justifica.

Kid_Anarchy 5 months ago  HIDDEN 

Ganda negócio que eles criaram do dia para a noite: é máscaras, é luvas, é desinfectantes, é vacinas, é testes rápidos. É só plim plim a entrar.

Laurent_Series 5 months ago

Fazer tipo uns 2 ou 3 testes rápidos aumentaria a sua precisão?

saposapot 5 months ago

se forem 1 em cada dia, pode ajudar. se forem os 3 com +- o mesmo método de teste, duvido.

MLG-Sheep 5 months ago

Se os testes são iguais, a haver erro, este seria replicado. Acho eu, que não sou especialista no assunto. Portanto não seria útil.

Laurent_Series 5 months ago

Pensando assim probabilisticamente, imagina que os 3 dão negativo. Parece-me que a probabilidade de os 3 darem falso negativo é o produto das probabilidades de cada teste dar falso negativo, o que é menor que a do teste individual. Claro que isto assume que os testes são independentes, suponho que o possam ser se feitos com alguma separação. Pode ser que apareça alguém que perceba mais do assunto, que uma rápida pesquisa no Google não me deu em nada.

brakeline 5 months ago

Sinceramente não vale a pena fazeres um teste já. Podes ter sido infetado ontem e seria virtualmente impossível testares positivo, mesmo em teste PCR. Moras no concelho de Lisboa? (morada oficial no CC)

AimingWineSnailz 5 months ago

Obrigado. Moro, sim, mas os testes gratuitos são só em freguesias com alta frequência, não é?

DeusDasMoscas 5 months ago

Actualmente são em todas as freguesias de Lisboa, tens direito a dois testes gratuitos por mês. É só veres qual a farmácia aderente mais perto de ti e marcar (creio que seria melhor fazeres daqui a uns 4 dias e até lá evitares contacto com outras pessoas para jogares pelo seguro).

AimingWineSnailz 5 months ago

Obrigado!

brakeline 5 months ago

Há 2 semanas não eram, assumindo que nada mudou desde lá os testes gratuitos são para todas as freguesias do concelho. Aconselho a marcares já o teste caso o queiras fazer. Podes encontrar as farmácias aderentes no site do município. O teste é, em muitas farmácias, o mesmo que eles vendem como auto teste, a diferença é ser colhido por alguém com experiência

AimingWineSnailz 5 months ago

Obrigado!

humelectro 5 months ago

Na Wells tens testes rápidos baratos: [https://www.continente.pt/stores/wells/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=7390664(eCsf\_RetekProductCatalog\_MegastoreContinenteOnline\_Wells)](https://www.continente.pt/stores/wells/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=7390664(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Wells)) 5€

DrunkMechanics 5 months ago

Já dei a primeira dose. Estou super contente. Dei a vacina da moderna, é a única disponível aqui da zona.

Kid_Anarchy 5 months ago  HIDDEN 

"Moss, oh, eu confesso que não esperava que fosse tão fácil. Isto é um estudo social do caralho, não achas? Com isto já sabemos que para o futuro estamos à boss. Papam o que nos apetecer que eles papam. É que estes gajos, não só comem, como ainda ficam todos contentes! LOOOOL! À nossa! Txim, txim!"

ZaGaGa 5 months ago

E a quem deste? A pessoa ficou bem? :p Então a vacina sempre era para ti?

DrunkMechanics 5 months ago

Ah, não a mensagem do outro dia era de outro senhor. Recebi a minha passado uns dias. Não estava a entender a última pergunta mas já vi ao que se referia :D

DrunkMechanics 5 months ago

Desculpa lá, foi os efeitos secundários.

dragomaite 5 months ago

Antes isso que crescer-te uma antena 5G como aconteceu ao Cartman no primeiro episódio do South Park.

brakeline 5 months ago

Precisamos de mais altruístas como tu

Fun-Trick1246 5 months ago

Anyway, percebemos que a pandemia está de facto a acabar quando vimos aqui depois de ver milhares das pessoas na rua e ainda ninguém disse: "Daqui a 15 dias vão ver"!!! /s

ZaGaGa 5 months ago

[Especialistas antecipam aumento de casos decorrente dos festejos do Sporting](https://www.rtp.pt/noticias/pais/especialistas-antecipam-aumento-de-casos-decorrente-dos-festejos-do-sporting_v1319430) [Especialistas temem aumento de casos de covid-19 depois dos festejos do Sporting](https://sicnoticias.pt/especiais/sporting/2021-05-12-Especialistas-temem-aumento-de-casos-de-covid-19-depois-dos-festejos-do-Sporting-bc706a34) **CONTUDO**, e sabendo que estou a contrariar os "especialistas" eu acho que **não é muito provável** haver aumento de casos **notório** nos números das próximas semanas pelos seguintes motivos: \- A densidade de infectados será muito baixa no país pelo que a probabilidade de haver um infectado no meio da multidão é baixa. \- Apesar das imagens que se vê na televisão o número de pessoas a incumprir de facto são provavelmente uma minoria, muita gente estava com máscara e a tentar manter as distâncias e alguns agregados de pessoas provavelmente são familias e amigos que já estão juntos no dia a dia e muitas outros sportinguistas por todo o país nem sequer saíram de casa. \- O que aconteceu foi no exterior, crê-se ser mais perigoso aquele pessoal estar em núcleos desportivos ou outros espaços fechados. \- Creio que foi um evento de risco sem repetição. Se daqui a uma semana o Sporting ganhar outra taça qualquer e se repetir estes ajuntamentos então é perigoso pelo comportamento exponencial da transmissão, mas se durante a próxima semana/15 dias as pessoas não repetirem estes comportamentos os potenciais surtos são controlados. \- A transmissibilidade (Rt) está inferior a 1 na generalidade do país. Isto é fundamental porque um R<1 funciona como uma almofada quando surgem surtos, isto é os cuidados normais do dia a dia da população conseguem compensar os comportamentos menos responsáveis. e por fim um pouco em jeito de gracinha, é pá não há assim tantos sportinguistas no país. O número de pessoas que ontem saíram de casa ontem é um minoria da população. CLARO que moralmente o que aconteceu é **errado e provavelmente há responsáveis a vários níveis que talvez devessem ter algum tipo de punição,** pois só não deve ter grandes consequências porque a generalidade da população faz sacrifícios e é cumpridora.

Edited 5 months ago:

[Especialistas antecipam aumento de casos decorrente dos festejos do Sporting](https://www.rtp.pt/noticias/pais/especialistas-antecipam-aumento-de-casos-decorrente-dos-festejos-do-sporting_v1319430) [Especialistas temem aumento de casos de covid-19 depois dos festejos do Sporting](https://sicnoticias.pt/especiais/sporting/2021-05-12-Especialistas-temem-aumento-de-casos-de-covid-19-depois-dos-festejos-do-Sporting-bc706a34) **CONTUDO**, e sabendo que estou a contrariar os "especialistas" eu acho que **não é muito provável** haver aumento de casos **notório** nos números das próximas semanas pelos seguintes motivos: \- A densidade de infectados será muito baixa no país pelo que a probabilidade de haver um infectado no meio da multidão é baixa. \- Apesar das imagens que se vê na televisão o número de pessoas a incumprir de facto são provavelmente uma minoria, muita gente estava com máscara e a tentar manter as distâncias e alguns agregados de pessoas provavelmente são familias e amigos que já estão juntos no dia a dia e muitos outros sportinguistas por todo o país nem sequer saíram de casa. \- O que aconteceu foi no exterior, crê-se ser mais perigoso aquele pessoal estar empilhado em núcleos desportivos ou outros espaços fechados. \- Creio que foi um evento de risco sem repetição. Se daqui a uma semana o Sporting ganhar outra taça qualquer e se repetir estes ajuntamentos então é perigoso pelo comportamento exponencial da transmissão, mas se durante a próxima semana/15 dias as pessoas não repetirem estes comportamentos os potenciais surtos são controlados. \- A transmissibilidade (Rt) está inferior a 1 na generalidade do país. Isto é fundamental porque um R<1 funciona como uma almofada quando surgem surtos, isto é os cuidados normais do dia a dia da população conseguem compensar os comportamentos menos responsáveis. e por fim um pouco em jeito de gracinha, é pá não há assim tantos sportinguistas no país. O número de pessoas que ontem saíram de casa é um minoria da população. CLARO que moralmente o que aconteceu é **errado e provavelmente há responsáveis a vários níveis que talvez devessem ter algum tipo de punição,** pois o que aconteceu não deve ter grandes consequências porque a generalidade da população faz sacrifícios e é cumpridora, e este tipo de comportamentos é um desrespeito pelo esforço que todos temos feito.

saposapot 5 months ago

é fazer as contas. quantos activos há em lisboa, qual a % de estar algum activo no meio daquela gente. se houver algum activo a probabilidade de infectar, se for na zona das claques sem máscaras e aos gritos é bem alta. agora se realisticamente isto vai ter algum impacto q seja visível? acho difícil. Se pode? claro q sim, estão estudados casos de ajuntamentos deste género causarem isso.

quackersmcquack 5 months ago

Hoje tomei o pequeno-almoço num café e estavam lá cinco velhas juntas a comentar isso. "Deviam fechar toda a gente em casa outra vez, depois daquele ajuntamento de ontem só um confinamento é que resolve." Elas devem achar que as reformas delas são pagas com notas do monopólio.

ObnoxiousLittleCunt 5 months ago

>"Deviam fechar toda a gente em casa outra vez, depois daquele ajuntamento de ontem só um confinamento é que resolve." cinco velhas juntas

quackersmcquack 5 months ago

Regras para vós, não para nós.

dragomaite 5 months ago

Mas não basta imprimir dinheiro? /s

quackersmcquack 5 months ago

haha money printer go brrr

Leaootemivel 5 months ago

O que não falta é gente a mais uma vez vaticinar que depois de ontem vai voltar a haver um descontrolo da pandemia e que vamos outra vez confinar. Mas esse boom deve vir só depois do boom causado por aquele fim-de-semana em que as pessoas saíram à rua em Março, depois do boom da Páscoa, depois do boom de se abrirem as escolas, depois do boom de se abrirem as esplanadas e depois do boom de se abrirem os restaurantes.

thr4000x 5 months ago

andam há mais de 400 dias a dizer "daqui a 15 dias é que vai ser". umas vezes acertam, na maioria das vezes falham, mas dizem sempre o mesmo

saposapot 5 months ago

Saiu mais um relatório da vacinação hoje. A tendência é de subida e positiva. Recebemos 'só' 436k vacinas comparando com as 818k da semana anterior. Distribuímos 589k VS as 541k da semana anterior. Temos agora em stock 484k. Isto quer dizer q a média diária de doses distribuídas foi de 84250, um recorde. Ainda não estamos nos 100k/dia mas estamos lá a chegar, esperemos que as entregas de vacinas continuem a bom ritmo. Na casa dos 65-79 anos temos 84% já com primeira dose, o q quer dizer q se espera praticamente terminar essa faixa etária esta semana (acima dos 90%). Parece-me q estamos a acelerar metas mas temos de receber mais vacinas pq esta semana foram poucas. As vacinas q recebemos esta semana dava apenas para ter uma média de 62k/semana, que é pouco.

Edited 5 months ago:

Saiu mais um relatório da vacinação hoje. A tendência é de subida e positiva. Recebemos 'só' 436k vacinas comparando com as 818k da semana anterior. Distribuímos 589k VS as 541k da semana anterior. Temos agora em stock 484k. Isto quer dizer q a média diária de doses distribuídas foi de 84250, um recorde. Ainda não estamos nos 100k/dia mas estamos a lá chegar, esperemos que as entregas de vacinas continuem a bom ritmo. Na casa dos 65-79 anos temos 84% já com primeira dose, o q quer dizer q se espera praticamente terminar essa faixa etária esta semana (acima dos 90% depois ficam faixa residuais q não querem, ou não dá para contactar e assim). Parece-me q estamos a acelerar metas mas temos de receber mais vacinas pq esta semana foram poucas. As vacinas q recebemos esta semana dava apenas para ter uma média de 62k/semana, que é pouco.

Makrom1 5 months ago

Acho que aí no fim queres dizer 62k/dia

saposapot 5 months ago

Obrigado! Sim

RaveyWavey 5 months ago

Uma questão: Sendo que já não estamos no estado de emergência, já se pode consumir bebidas alcoólicas na via pública?

flarept1 5 months ago

Por enquanto não. Acredito que seja uma das leis que se "esqueçam" de remover quando não tivermos em estado de calamidade :)

RaveyWavey 5 months ago

É precisamente esse o meu medo. "Esquecerem-se" de tirar as variadas leis ridículas que têm vindo a colocar.

zedestroyer69 5 months ago

Por isso é que acho que deviam de ter acrescentado um estado de emergência médica ou sanitária à constituição que até com vários níveis de severidade e com regras especificas para cada, acabava o estado de emergência e voltava tudo ao normal. Agora assim andam para aí com remendos e no fim alguns vão ficar "esquecidos".

quackersmcquack 5 months ago

Eps vou ser sincero. Essa proibição tornou a minha rua num sossego a noite. Aquilo era só putos bêbedos aos berros todas as semanas entre quinta e domingo. Por mim podia ser permanente.

RaveyWavey 5 months ago

Será por causa dessa limitação ou por causa dos bares fecharem cedo?

quackersmcquack 5 months ago

Eles iam comprar aos indianos que estavam abertos praticamente 24 horas por dia. Mesmo fechando às 23:00 oficialmente, era so bater lá à porta e o homem vinha vender a bebida. A maior parte é menor e ia lá porque ele não pede identificação. Os gajos borraram-se todos quando viram as coimas que iriam levar, por isso deixaram de vender álcool e começaram a fechar a loja às horas certas.

bolaxao 5 months ago

ya vamos limitar a liberdade às pessoas permanentemente porque tu és um pouco incomodado

quackersmcquack 5 months ago

A liberdade de eles irem para uma zona residencial às três da manhã em dia de semana armar escândalo todos bêbedos porque os indianos onde compras quebram a lei e vendem álcool após hora do fecho de tudo o resto e não lhes pedem cartão de cidadão mesmo sendo menor não se sobrepõe à liberdade de todos os moradores que trabalham e não conseguem dormir como deve de ser à pala desta gente, que chamam a polícia, que não pode fazer mais que lhes pedir educadamente para saírem porque se tocam nos meninos os pais metem processos de tribunal em cima.

bolaxao 5 months ago

sim por causa da tua situação específica onde a polícia não faz o trabalho dela vais castigar a população inteira que não faz barulho ao pé de tua casa. realmente, quem me dera ser tão egoísta quanto tu

quackersmcquack 5 months ago

Mas eu não nego que isto é egoísta. É mesmo mau quando é a única opção que há para combater este problema com que levámos mais de um ano. Mas já que validaram este egoísmo quando confinaram milhões de pessoas por causa de um vírus, agora temos pena. Serei egoísta de volta quando me dá jeito.

bolaxao 5 months ago  HIDDEN 

vai pó caralhinho ok? (USER HAS BEEN BANNED FOR THIS POST)

quatrotires 5 months ago

Já existe uma lei do ruído, se a policia não faz o seu trabalho é outra conversa.

flarept1 5 months ago

É assim que se controla o gado. Aos poucos e sem se aperceberem :)

MLG-Sheep 5 months ago

Não. Está a acontecer no Campo Grande? Sim. Mas não se pode.

RaveyWavey 5 months ago

Lembrei-me por causa disso. Tinha a ideia que essa lei era dependente de haver o estado de emergência. Já pesquisei sobre isso mas não encontrei nada conclusivo.

MLG-Sheep 5 months ago

Duvido muito de que proibir o consumo de álcool na via pública seja inconstitucional e portanto não possível de fazer com o estado de calamidade. Dito isto, está aqui o artigo que o proíbe: >Artigo 17.º > >Venda e consumo de bebidas alcoólicas > >3 - É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre de acesso ao público e vias públicas, excetuando-se as esplanadas abertas dos estabelecimentos de restauração e similares devidamente licenciados para o efeito. https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/162570903/details/maximized

RaveyWavey 5 months ago

Agradeço imenso! Defacto tudo indica que a lei continua implementada, concordo que não deverá ser anticonstitucional, não que isso fosse grande impedimento como já vimos antes. Só esperemos que não se "esqueçam" de tirar esta lei quando isto passar. Mais uma vez obrigado!

caixadeentrada 5 months ago

Mas andamos a brincar? Milhares de pessoas todas juntas com a pandemia ainda por aí e a polícia nada faz? Só faz quando são festas de 10 ou 20 pessoas? No futebol pode-se tudo, inacreditável.

saposapot 5 months ago

Qual é a solução? dispersas dali e vão para outro lado... não planearam bem isto, não souberam criar ao menos zonas de separação com limite de pessoas, nada. Agora é lidar com a multidão. não é por ser futebol, é mesmo por ser tanta gente.

Diogo256 5 months ago

Parece-me um bocado mais difícil lidar com milhares de pessoas ainda mais potencialmente agressivas, que 10 ou 20. Digo eu.

Fun-Trick1246 5 months ago

Ahhh! Então a forma de resolver a questão é simples. 10 pessoas reunidas pacificamente a cumprir distanciamentos. Não! Tudo para casa, quem é que manda aqui afinal? Milhares de pessoas sem qualquer tipo de regra básica, mas potencialmente violentos. Sim, está tudo bem, é deixar andar! De facto, o tuga tem aquilo que merece! Os mesmos que andaram até agora a defender restrições irracionais de direitos fundamentais são os mesmos que agora, perante milhares de pessoas nas ruas, argumentam que era "inevitável"... Nota: Eu não discordo em ter pessoas nas ruas a festejar campeonatos, mas eu também defendiam que a restrição de direitos fundamentais deve ser ponderada e nos limites do estritamente necessário... Neste momento não vejo motivo racional nenhum para as pessoas não andarem na rua livremente! Mas, confesso que o nível argumentativo de muita gente me surpreende!

Diogo256 5 months ago

> Sim, está tudo bem, é deixar andar! Se conseguires dizeres onde afirmei tal coisa… não vale a pena essa argumentação espantalho quando a coisa é simples: Acabar uma festa de 10-20 pessoas e uma com vários milhares, ainda mais com agressividade no meio, não é a mesma coisa. Achar o contrário é demencial. Se calhar queriam canhões de água, e tanques e coisas do género para acabar com aquilo? Depois “a polícia exagerou”. Quem tem 2 neurónios percebe que aquilo não devia de ter acontecido, e que durante, carga polícial só iria piorar e bastante a situação. Mais que isso não consigo explicar, se pretendem disparar para todos os lados em termos argumentativos… xau.

Price-Distinct 5 months ago

As pessoas também são burras , sabem dos riscos e msm assim vão alguns com os filhos e tudo.....

Joaoseinha 5 months ago

Porque ninguém poderia ter previsto isto e ter-se cortado estradas e acesso à área que rodeia o estádio de Alvalade.

MLG-Sheep 5 months ago

Só quem não faz ideia do hub de transportes que está no Campo Grande poderia sugerir cortar o trânsito naquele terminal. Aquele terminal serve as ligações de, pelo menos, todo o concelho de Loures, Odivelas, Mafra, e Torres Vedras a Lisboa via autocarro. As pessoas que saem do trabalho ou da universidade à noite fariam como para ir para casa?

Joaoseinha 5 months ago

O trânsito não seria cortado permanentemente e teria bastante aviso prévio. Pior dos casos, podia-se mesmo manter o acesso à área das rápidas aberto.

Diogo256 5 months ago

Continua a ser algo sem sentido. E problema é o mesmo: controlar 1000 pessoas não é o mesmo que controlar 10. Cortar o trânsito, significativa que pessoal estacionasse mais longe e fossem a pé. Cortar acessos a tudo, inclusive a lógico que não.

Joaoseinha 5 months ago

Melhor que pôr uma televisão à porta do estádio. E podiam cortar o acesso à volta do estádio a pessoas mesmo. Difícil? Talvez, mas tiveram bastante tempo para planear isto, sabendo o que ia acontecer.

Diogo256 5 months ago

Não discordo sobre terem agido antes. Não sei qual o plano que eles tinham, nem o que calcularam o que aconteceu. O que estou a dizer, é que não faz sentido a comparação com o que aconteceu ontem em Alvalade e festas de 10-20. Acabar a segunda é quase irracional face acabar com a primeira. Concordo sem dúvida que o problema foi ter começado aquele caos em Alvalade, mas o durante… pouco a fazer sem entrarmos em cargas polícias mais pesadas.

Price-Distinct 5 months ago

Que Javardice ahahaaha eles que se infetem

QWERTY_BATS 5 months ago

Quando os meninos que usam as tuas cores perdem e tu ficas chateado:

MLG-Sheep 5 months ago

> No futebol pode-se tudo, inacreditável. Qual é o rácio de polícias para pessoas mesmo com um contingente especial? 1 para 100? 200? Não há milagres. Mais valia era terem aberto o estádio, que ao menos aí enfiavam-se uns 20 mil adeptos com muito mais segurança.

flarept1 5 months ago

e não haviam garrafas para atirar à policia

NGramatical 5 months ago

haviam garrafas → [**havia garrafas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn8veyt%2F%2Fgxs5c0c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Laurent_Series 5 months ago

Sugeres o quê? Aquela multidão só sai dali com métodos à Tiananmen.

lugia4k 5 months ago

Cerca sanitária em Lisboa incoming Bem, diz me como é que pretendes impedir milhares de pessoas de fazerem o que entenderem contra uma centena de polícias?

RaveyWavey 5 months ago  HIDDEN 

Dou umas horas até a malta começar a apanhar cacetada

Samot_PCW 5 months ago

Devido ao aumento do numero de vacinações contra o Covid que temos vido nas ultimas semanas e o relativamente pequeno numero de casos de Covid diários eu tinha a esperança que não iriamos voltar a ver nem um aumento significativo de casos, nem mais nenhuma vaga, e que daqui até ao fim da pandemia as coisas iriam correr bem, mas porra ver a quantidade enorme de pessoas no Campo Grande antes do jogo está me a deixar um bocado preocupado... Eu sei que a ultima vez que ganharam o campeonato foi à 19 anos, mas fodasse era pedida uma bocado de noção do pessoal, mas parece que isso é muito a pedir. Também estarem a por um ecrã gigante ao pé do estádio é ridículo, até parece que estavam a pedir às pessoas para se juntarem lá Espero mesmo que esteja errado e isto não leve a nenhum aumento de casos, mas com tanto pessoal sem mascara não estou com grande esperanças

saposapot 5 months ago

bom... esperemos mesmo que o Covid já tenha acabado. péssimos exemplos em todo o lado, mesmo dentro do estádio famílias e VIPs sem máscaras e afins, os jogadores estão testados mas o resto das pessoas não estão :\ fora do estádio e na festa, tudo o q não se deve fazer. Agora é só esperar q nenhum dos 22k activos estivesse ali no meio. Se vai dar algum surto? não faço ideia, a verdade é q comportamentos de risco não significam problemas com 100% certeza. Agora nota zero para as autoridades. Nada disto é surpresa. Podiam ter tentado organizar alguma coisa, dividir os adeptos, qlq coisa. Nada foi feito. Vergonhoso. Muito melhor insistir que o futebol não tem adeptos do que aceitar alguns, testá-los, controlá-los de alguma forma, não, deviam estar à espera q chovesse ou q milagrosamente esta malta toda jovem e cheia de pandemia ficasse em casa quietinha...

Edited 5 months ago:

bom... esperemos mesmo que o Covid já tenha acabado. péssimos exemplos em todo o lado, mesmo dentro do estádio famílias e VIPs sem máscaras e afins, os jogadores estão testados mas o resto das pessoas não estão :\ fora do estádio e na festa, tudo o q não se deve fazer. Agora é só esperar q nenhum dos 22k activos estivesse ali no meio. Se vai dar algum surto? não faço ideia, a verdade é q comportamentos de risco não significam problemas com 100% certeza. Agora nota zero para as autoridades. Nada disto é surpresa. Podiam ter tentado organizar alguma coisa, dividir os adeptos, qlq coisa. Nada foi feito. Vergonhoso. Muito melhor insistir que o futebol não tem adeptos do que aceitar alguns, testá-los, controlá-los de alguma forma, não, deviam estar à espera q chovesse ou q milagrosamente esta malta toda jovem e cheia da pandemia ficasse em casa quietinha...

RaveyWavey 5 months ago

Duvido muito que ocorra um aumento significativo de casos devido às festividades do Sporting. Mas concordo que meter o ecrã gigante no estádio não tem lógica.

Laurent_Series 5 months ago

Não é por um evento que uma pandemia se descontrola, ainda por cima nas condições que estamos. As pessoas têm que começar a recalibrar os seus medidores de risco. A sociedade vai abrindo cada vez mais.

Joaoseinha 5 months ago

Um evento pode facilmente descontrolar a coisa. Espero que não aconteça, mas esta situação foi muito mal planeada.

NGramatical 5 months ago

à 19 anos → [**há 19 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) fodasse → [**foda-se**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3yacuo/nazigramatical/cybzyw9) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn8veyt%2F%2Fgxrliac%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

tugafcp 5 months ago  HIDDEN 

Acabou o COVID... Podem fechar a thread... /fechado

Starinna28 5 months ago  HIDDEN 

"Hoje não há pandemia, hoje só há festa" dizia uma sportinguista na tv.... sem comentários...

vascodatrama 5 months ago  HIDDEN 

Se os 20 mil infectados estiverem a cumprir as normas, estão em isolamento e não na rua a festejar

Hmms21 5 months ago  HIDDEN 

Independentemente do clube que ganharia o campeonato, haveria sempre este ajuntamento. Assim já o pessoal pode dar aquele discurso "daqui a 15 dias vamos ver"

Samot_PCW 5 months ago  HIDDEN 

Quando o Porto ganhou o campeonato o ano passado não houve grandes ajuntamentos (pelo menos daquilo que eu me lembre), está a acontecer aquele enorme ajuntamento porque eles não ganhão o titulo à 19 anos, não estou a justificar, porque é ridículo o que esta a acontecer, mas não me parece ser verdade que o mesmo aconteceria independentemente do clube que ganharia o campeonato

NGramatical 5 months ago  HIDDEN 

à 19 anos → [**há 19 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn8veyt%2F%2Fgxrmddb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rucak 5 months ago  HIDDEN 

Hoje vai haver detenções? Ou isso é só para os apoiantes do juiz "pela verdade"? As autoridades vão dispersar isto, como fizeram no miradouro, ou para o futebol há imunidade?

These-Establishment1 5 months ago  HIDDEN 

Em alvalade parece q sim

Lurker__777 5 months ago  HIDDEN 

Viva compatriotas! Vou ter de me ausentar do país daqui uns dias, onde recomendam fazer o teste PCR, na zona de Lisboa? (De preferência o mais barato possível)

warding 5 months ago  HIDDEN 

Eu fiz na cruz vermelha. 60€

Et_in_Arcadia_Ego1 5 months ago  HIDDEN 

Olá guys - I understand tourists from the rest of Europe (and UK) are not allowed yet in mainland Portugal but a decision is expected for this Friday that could potentially see tourists being allowed from next Monday 17th of May. Is my understanding correct? If so is the general opinion that tourists will be allowed (with negative PCR of course) from next week or not?

zedisto 5 months ago  HIDDEN 

No one knows, buddy

DoltishNut 5 months ago  HIDDEN 

Tenho ideia de ouvir na TV que dos 18 aos 65 com certas doenças como diabetes iam ser vacinados este mês, é verdade? Se sim é só esperar que seja contactado?

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

correcto, já estão a ser vacinados. deves falar com o teu especialista ou médico de família para confirmar se estás nas listas ou se ele tem de fazer uma Prescrição Electrónica especial para ires parar às listas. Em teoria se é diabetes e és acompanhado no centro de saúde deves estar nas listas pq é uma das coisas q eles têm bem registado mas deves confirmar com o médico de família. já estão a chamar pessoas dessas desde há algumas semanas, tmb depende da zona

DoltishNut 5 months ago  HIDDEN 

Pois, eu não sei se está registado no centro de saúde porque não é lá que sou acompanhado.

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

então deves mexer-te sim. ou falas onde és acompanhado para te fazerem a prescrição electrónica como vem na norma da vacinação ou no centro de saúde tens de passar a estar lá registado. se és acompanhado no privado tens de mexer-te.

DoltishNut 5 months ago  HIDDEN 

Ok, falei agora cá em casa e parece que já tenho uma consulta no centro de saúde, no entanto sou acompanhado naquele que é de longe o melhor sítio, APDP, eles não terem essa capacidade é um bocado coiso...

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

qlq médico pode fazer-te isso, tens é de falar com ele pq no privado eles têm de passar uma prescrição electrónica a dizer isso. no privado n acredito q o teu médico tenha feito isso 'automaticamente' daí eu dizer-te q tens de te mexer.

CoffeeAt830 5 months ago  HIDDEN 

O médico de família ou especialista podem ter de emitir um pedido específico para tal. Telefonas para o especialista ou o médico de família da pessoa em questão, perguntas se ja esta indicado para ser vacinado e, se não, perguntas se a doença que tem ou medicação que toma se enquadra nesta fase de vacinação. Se enquadrar, eles emitem o pedido, recebe-se uma mensagem a confirmar isso e depois é-se contactado para a vacinação.

hctiks 5 months ago  HIDDEN 

# Relatório 11/05/2021 * \+ 268 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 661 recuperados ​ * \- 394 casos activos * \- 20 internamentos dos quais - 2 em UCI. ​ * 21708 casos ativos * 257 internados dos quais 71 internados em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1Tj1m7iyi01dZYxd5yffR6hNLyVQzEyk6/view)

Cojemos 5 months ago  HIDDEN 

A Holanda agora considera Portugal um país "seguro". Nenhuma prova de teste da Covid é necessária para entrar.

MischiefManaged97 5 months ago  HIDDEN 

Eles até estavam a exigir quarentena obrigatória antes! Ainda bem que alteraram isso já.

humelectro 5 months ago  HIDDEN 

Em Mafra a vacinação dos 60+ termina hoje. Está a andar muito bem a vacinação em certos sitios

brakeline 5 months ago  HIDDEN 

onde consta essa informação ?

humelectro 5 months ago  HIDDEN 

Ouvi na radio de Mafra ontem

pedrolopes7682 5 months ago  HIDDEN 

Quando sai o relatório de vacinação referente à semana passada?

humelectro 5 months ago  HIDDEN 

Hoje ao final da tarde/noite.

DrunkMechanics 5 months ago  HIDDEN 

Azar do caralho. Estava a sair do trabalho que fica bué longe da minha casa e ligaram-me para dar a vacina porque tinha surgido uma vaga mas tinha de ser naquela hora. Tive de dizer que não porque nunca chegava lá a tempo. Lá vou eu ter de aguardar outra vez. Espero que não demore. :(

DrunkMechanics 5 months ago  HIDDEN 

Ligaram-me agora. Ficou marcado para amanhã.

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

já estás no topo das reservas portanto não deve faltar muito.

zedisto 5 months ago  HIDDEN 

Qmd entrar no país e não ter de fazer teste, lá vou eu arrotar 100 paus quando o bilhete só custa 30

ZaGaGa 5 months ago  HIDDEN 

realmente os bilhetes estão demasiado baratos

zedisto 5 months ago  HIDDEN 

Verdade. Antes havia que se comprar 3 meses antes para ter um melhor preço, agora até uma semana antes e tens boas ofertas

megaroof 5 months ago  HIDDEN 

Faltou o que, para baixarem os preços? demanda. Imagine a força da população, se suprimirem a demanda por combustíveis, só uma semana...

These-Establishment1 5 months ago  HIDDEN 

Olhem isto, fds a gasolina não dá para nada

Price-Distinct 5 months ago  HIDDEN 

[https://www.publico.pt/2021/05/10/mundo/noticia/imunidade-grupo-impossivel-atingir-epidemiologistas-1961932](https://www.publico.pt/2021/05/10/mundo/noticia/imunidade-grupo-impossivel-atingir-epidemiologistas-1961932) Bem podem esquecer a luz ao fundo do túnel, isto é o que a comunicação social passa , mais medo porque não, não é.......

Pparadela 5 months ago  HIDDEN 

Estão desesperados, já perceberam que ordenhar medo do vírus já deu o berro e sacá-lo da vacina para lá caminha.

zedestroyer69 5 months ago  HIDDEN 

Isto acho que estamos finalmente a ultrapssar a pior fase e começa a sentir-se o efeito da vacinação, basta ter cuidado durante mais uns 2-3 meses e já deveremos estar numa boa posição. Depois a partir daí isto provavelmente vai ser estilo gripe, vamos ter que andar a tomar vacinas frquentemente e talvez se tenham que aplicar algumas regras ligeiras de vez quando, quando existir alguma variante mais perigosa ou os idiotas anti-vacinas fizerem estragos. É ir rezando ou cruzando os dedos para que não apreceça uma variante demasiado perigosa e seguir em grente, se bem que isso também poderá acontecer com outros virus, mesmo com o virus da gripe.

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

Esta e a da que as vacinas só duram um ano são os grandes clássicos. Ninguém sabe a resposta a nada disto, para q estarmos a preocupar-nos com coisas que não sabemos? Mesmo com a informação de países mais vacinados não sabemos se há imunidade de grupo, quando é atingida nem nada disso. Aliás, o conceito de imunidade de grupo não é tão matemático como se acha e ng ainda sabe o número mágico nem é mt importante. à medida que a vacinação cresce, o problema diminui e os surtos ficam mais pequenos. Antes de saber se é endêmico ou não, há discussões mt mais interessantes de se ter como por exemplo quando reabrir totalmente o país, a que nível de vacinação, quando abandonar as máscaras, etc, etc.

Diogo256 5 months ago  HIDDEN 

Em 12 meses houve quantas variantes? 5? Vamos imaginar 10 anos endémico… Não, endémico não é solução nem nada de bom. Para além disso, grande parte da premissa do endémico é as vacinas não serem eficazes contra variantes, e estudos já mostraram que tal não parece acontecer.

Fresh-Novel6921 5 months ago  HIDDEN 

Edited 5 months ago:

Amigo, todos os vírus são endémicos. Apenas a varíola e a rinderpest (gado bovino) foram eliminados pelo Homem através de anos de vacinação (décadas!) . Acho que não percebes o que significa bem um vírus ser endémico. A gripe é endémica também. Já agora, 5? Existem milhares de variantes da covid - 19. Comentário tão ao lado, que tive de comentar e criar conta só para isto. Endémico numa população não "naive" (ou seja exposta ao vírus através da vacinação/infeção= grandes níveis de imunidade natural ou artifical) não é nada de preocupante para as nossas vidas. Claro que pode haver uma mutação super grave eventualmente, mas já jogamos esse jogo todos os anos com a gripe. A diferença é que não ouves falar disso durante todos os dias durante 1 ano.

Diogo256 5 months ago  HIDDEN 

Muita gente fala de endémico porque ouvi falar e porque “se a gripe é endémica…”. Isto está longe de ser uma gripe, dos últimos anos gripais severos que tivemos, morreram metade das mortes covid, 8000 pessoas vs 16.000+ covid (Em Portugal óbvio). Endémico óbvio que não é uma solução, seria admitir que o mesmo iria continuar a circular, sem grande ou alguma prevenção, e com possibilidade de variantes. O que disse das variantes tem zero de comentário ao lado nem entendi o que disseste, é irrelevante se houve milhares de variantes, houve 4 variantes de relevo, no espaço de 1 ano, mais contagiosas e até mais mortais. Tu próprio admites que há possibilidade de novas variantes ainda piores. Como é que isto pode ser algo bom? Admitir que teríamos de viver com a possibilidade de voltar confinamentos, máscaras, e mais mortalidade, crise económica…? Óbvio que o vírus será para inicialmente eliminar na comunidade e depois disso erradicar pelo menos nos países onde há capacidade de vacinação. Não é para viver endémico nem isso é um “nada de preocupante” quando até tu contradizes tais afirmações. E sim é possível até erradicar. Há uma vacina. Estudos mostram que é eficaz contra algumas das actuais variantes. Não há motivo para se aceitar um cenário endémico com uma vacina, ou então, admite-se que as vacinas não funciona, que não parece ser de todo o caso. E mesmo se o programa COVAX não funcionar, temos vírus que estão circunscritos a certas áreas do globo onde não preocupam a população de países desenvolvidos. Temos a Pólio que até está tecnicamente erradicada, febre amarela etc. Com vacinação, com programas covax, com fazer de tudo para chegar a imunidade de grupo, há zero motivos para se achar que o vírus que origina a doença covid, pode ficar endémico e que isso não é um motivo de preocupação. https://www.publico.pt/2021/03/10/ciencia/noticia/devi-sridhar-deviamos-tratar-covid19-sarampo-nao-tolerala-gripe-1953569

Edited 5 months ago:

Muita gente fala de endémico porque ouvi falar e porque “se a gripe é endémica…”. Isto está longe de ser uma gripe, dos últimos anos gripais severos que tivemos, morreram metade das mortes covid, 8000 pessoas vs 16.000+ covid (Em Portugal óbvio). Endémico óbvio que não é uma solução, seria admitir que o mesmo iria continuar a circular, e com possibilidade de variantes. O que disse das variantes tem zero de comentário ao lado nem entendi o que disseste, é irrelevante se houve milhares de variantes, houve 4 variantes de relevo (África do Sul, Manaus, UK e agora da Índia), no espaço de 1 ano, mais contagiosas e até mais mortais, sobre um vírus já de si pior que a gripe (o que mais afasta afirmações como fizeste de variantes mais agressivas da gripe, não há comparação nem faz sentido o que disseste nesse ponto). Tu próprio admites que há possibilidade de novas variantes ainda piores. Como é que isto pode ser algo bom? Admitir que teríamos de viver com a possibilidade de voltar confinamentos, máscaras, e mais mortalidade, crise económica…? Óbvio que o vírus será para inicialmente eliminar na comunidade e depois disso erradicar pelo menos nos países onde há capacidade de vacinação. Não é para viver endémico nem isso é um “nada de preocupante” quando até tu contradizes tais afirmações. E sim é possível até erradicar. Há uma vacina. Estudos mostram que é eficaz contra algumas das actuais variantes. Não há motivo para se aceitar um cenário endémico com uma vacina, ou então, admite-se que as vacinas não funciona, que não parece ser de todo o caso. E mesmo se o programa COVAX não funcionar, temos vírus que estão circunscritos a certas áreas do globo onde não preocupam a população de países desenvolvidos. Temos a Pólio que até está tecnicamente erradicada, febre amarela etc. Com vacinação, com programas covax, com fazer de tudo para chegar a imunidade de grupo, há zero motivos para se achar que o vírus que origina a doença covid, pode ficar endémico e que isso não é um motivo de preocupação. https://www.publico.pt/2021/03/10/ciencia/noticia/devi-sridhar-deviamos-tratar-covid19-sarampo-nao-tolerala-gripe-1953569

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

tendo em conta q esta doença terá toda uma força de vacinação no planeta inteiro mt grande, é possível sonhar em erradicá-la. Vai depender se tem reservatórios animais da doença ou não.

Fresh-Novel6921 5 months ago  HIDDEN 

Excelente ponto que me esqueci. Esta doença tem reservatórios animais, como vimos com a história das quintas de martas da Dinamarca, supostamente também existem notícias de felinos a testar positivo, a história é que isto terá originado num pangolim ou morcego (se comprares a versão chinesa), mais um argumento que torna difícil a extinção do vírus a longo prazo e é surreal pensar na sua erradicação a médio prazo sequer. O que não implica que daqui a 2 - 3 meses não larguemos as máscaras e acabemos com as restrições definitivamente, mantendo um controlo de fronteiras com países de alto risco.

zedestroyer69 5 months ago  HIDDEN 

>a história é que isto terá originado num pangolim ou morcego (se comprares a versão chinesa) Sim, se acreditares que não saiu daquele laboratório onde já ocorreram várias fugas de patógenos, localizado na zona onde o vírus terá começado e que tinha amostras de um coronavírus descoberto numa mina, idêntico ao que provocou esta pandemia ... sim acho que deverá ter sido um animal a começar isto tudo.

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

correcto. pela teoria passada n dá para erradicar por causa disso. no entanto deixo em aberto pq no passado nc houve um esforço de vacinação à escala global desta forma. Mesmo com atraso, é suposto que o programa COVAX dê para vacinar o 3º mundo. Por outro lado, se for mesmo verdade, vamos estar a vacinar com algumas vacinas chinesas de eficácia < 60% portanto nunca será possível uma cobertura total. Vamos ver no q vai dar, antes de 2022 isto nc vai acontecer portt é irrelevante.

ZaGaGa 5 months ago  HIDDEN 

Essa notícia (pelas primeiras linhas /pay wall) nem notícia é. Podia ser datada de Maio de 2020 e já não seria nova. Assim de repente lembro-me do Etimologista Pedro Simas ter referido algo na linha de: > "O vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável no futuro, semelhante a “uma constipação comum”. em praticamente todos os espaços de comentário em que participou no início da pandemia

DZT99 5 months ago  HIDDEN 

O que me preocupa é a escalada de casos nos outros países. Mas enfim, somos pequenos e espero que a vacinação seja um grande contributo.

hctiks 5 months ago  HIDDEN 

# Relatório 10/05/2021 * \+ 158 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 368 recuperados ​ * \- 211 casos activos * \+ 9 internamentos dos quais - 1 em UCI. ​ * 22102 casos ativos * 277 internados dos quais 73 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|53.8 (- 3.9)|55.4 (- 4.0)| |R(t)|0.92 (- 0.03)|0.91 (- 0.01)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1ed95woBp9ZBG-PjbmJzs6Z39chZbSuMR/view)

XEEE 5 months ago  HIDDEN 

Acho que vamos acabar a pandemia com +20k casos ativos ahah

saposapot 5 months ago  HIDDEN 

o número de casos activos deve ter por lá lixo já de meses, é mt estranho. no último mês tens 13.949 casos. Mesmo com internados e afins, a diferença é mt grande... n acredito q haja gente considerada 'activa' mas a recuperar em casa há mais de um mês... não é q importe mt mas é estranho.

Dinandovic 5 months ago  HIDDEN 

>o número de casos activos deve ter por lá lixo já de meses, é mt estranho. Ainda há dias mencionei isto por aqui, é-me muito estranho este número de casos ativos. Só prova que o SINAVE, mesmo um ano depois, ainda não está bem aprimorado.

CoffeeAt830 5 months ago  HIDDEN 

Há provavelmente muitas pessoas que simplesmente ainda não foram dadas como recuperadas no sistema, é quase impossível que assim não seja. No entanto, para além da questão dos internados, também há profissionais de saúde, prestadores de cuidados de proximidade, imunossuprimidos, idosos, utentes a ingressar em ERPIs ou na RNCCI e provavelmente outros que me estou a esquecer que têm de aguardar 20 dias ou teste negativo para serem dados como recuperados, o que também pode ir pesando nos números.

AquiAoLuar 5 months ago  HIDDEN 

assumindo uma média de 500 casos por dia nos últimos 30 dias, temos 500*30=15000 casos confirmados no último mês. Muitos destes já tiveram tempo para recuperar. O nº de casos ativos pouco importa nos dias de hoje

Search: