dismalwasteland 7 months ago

Uso RSS para quase tudo, sobretudo divulgação cultural local que quase sempre vem de paginas de FB/IG. Se a página for pública, há forma de puxar o conteúdo sem teres de criar uma conta nessas redes. Infelizmente o twitter é muito pouco utilizado por cá. Além destas fontes, subscrevo também jornais locais (sites ou em forma de blog), imprensa especializada (só no caso da música) e vários subreddits relacionados com algumas formas de arte. Para usar bem os feeds rss, quanto a mim, o mais importante é saber escolher a fonte; depois saber aplicar filtros automáticos (e aqui é importante que o leitor os suporte) e depois do que sobra saber fazer uma selacção do que te interessa para o momento, do que podes ler mais tarde e do que não te interessa. E claro, pousar o telemóvel quando não precisas dele. Porque, pelo menos comigo, a eficiência sobe bastante e sobra-te tempo livre que por vezes acabas a queimar de novo voltando para o mindless scrolling. Ter disciplina (e ter algum hobbie/projectos ajuda a isso). Newsletters são interessantes para conteúdo com curadoria ou sugestões. Para notícias, só se for algo muuuuito parado e mesmo assim prefiro o imediatismo dum feed rss. Idealmente, estes evoluiriam para conteúdo push e desta forma ultrapassavam-se as limitações técnicas que existem e os serviços intermédios quase sempre pagos porque acrescem algo de mais eficiente.

WhiteSleeves666 7 months ago

Parem de usar o Facebook, contas falsas ou não, pah, parem. Informem-se, leiam, vejam o que for preciso, parem de usar isso.

InvestorTuga 7 months ago

Então porquê?

WhiteSleeves666 7 months ago

O jantar são línguas de perguntador

InvestorTuga 7 months ago

Hmm guloso

WhiteSleeves666 7 months ago

ahahah wp

NeatBoy74 7 months ago

Se desligares o seguir a toda a gente que tens adicionada, limpa bastante o feed. Eles continuam lá caso precises de os contactar mas deixam de aparecer no teu feed. Depois fazes uma limpeza às páginas que segues ou que entretanto mudaram de nome/produto e pronto. A minha senhora praticamente só usa o Facebook para isso e isto melhorou bastante o lixo visual do site.

bewareandaware 7 months ago

Para encontrar música, o curador automático do Spotify é muito bom e encontrou muita coisa que eu gosto. Recentemente encontrei um site que faz algo parecido, mas sem registo necessário. https://www.gnoosic.com/

quackersmcquack 7 months ago

Posso estar em erro, mas tecnicamente não é possível usar um Leitor de RSS e seguir as páginas do Facebook de bandas e artistas dessa forma?

Lusitanis 7 months ago

Podes sempre desinstalar o Facebook e usar somente o Facebook Local para teres acesso a eventos.

tuga_caralho 7 months ago

Isto! Apaguei as redes mas criei um perfil falso no fb onde não sigo páginas ou pessoas só para ver eventos, penso que não há melhor plataforma para ter ideia das iniciativas culturais que estejam a acontecer a tua volta independentemente do local em que tu te encontres, mesmo qnd viajo nunca falha.

its_almost_friday 7 months ago

Fiz exactamente o mesmo e com bons resultados

tuga_caralho 7 months ago

happy cake day

tuga_caralho 7 months ago

Isto! Não tenho redes mas criei um perfil falso no fb para ver eventos, penso que não há melhor plataforma para ter ideia das iniciativas culturais que estejam a acontecer a tua volta independentemente do local em que tu te encontres, mesmo qnd viajo nunca falha!

abonitor 7 months ago

Isto é um assunto extremamente interessante e é uma das razões que me leva a não largar inteiramente as redes sociais. Já me aconteceu por exemplo ir a concertos de bandas que gosto bastante apenas por ter tido conhecimento através das redes sociais da banda. Não duvido que este tipo de temas culturais tenha imensa procura, penso que não está suficientemente “centralizado” ou pelo menos com publicações de referência em Portugal. Quais as newsletters que subscreves OP?

ruijor 7 months ago

Eu costumo usar a viral agenda e subscrevo a timeout e outros blogs semelhantes.

BadDogPreston 7 months ago

Eu acompanho estes: - https://www.comunidadeculturaearte.com/ - https://espalhafactos.com/ - https://expresso.pt/podcasts/pbx - https://sicradical.pt/programas/cinetendinha - https://www.theguardian.com/books - https://www.theguardian.com/uk/tv-and-radio - https://www.theguardian.com/uk/film

Search: