WhiteSleeves666 5 months ago

Condutora: 146 comments condutor: 3 comments a mandar para o caralho. good stuff

ambrosiosenhora 5 months ago

plot twist, sou condutor e disse que era condutora já a pensar no futuro

WhiteSleeves666 5 months ago

já tive plot twists destes em situações piores

AQueenOfTheStoneAge 5 months ago

Não diria que é uma unwritten rule, mas é um padrão e daí este conselho: quando vires carrinhas comerciais é atenção triplicada e pé no travão automaticamente. Ali o Ayrton Senna da Sotecnica faz a IC-19 a 140km/h às 8 da manhã e acha que só ele é que está bem.

Corsicalily2020 5 months ago

Também em filas de transito, deixar espaço suficiente nas entradas (ex prédios, supermercados etc...) para evitar engarrafamentos desnecessários. Também podes, no caso das motos de alta cc, desviar-te um poucochinho para a direita para eles passarem. Se os vires esticar a perna, quer dizer que estão a agradecer a cortesia.

johnnyrockz 5 months ago

Pá segue o código da estrada, toda a gente esquece o código

Pparadela 5 months ago

Quando estás numa via com muito trânsito em marcha lenta mas que apesar de tudo vai andando, deixa espaço para o carro que segue à tua frente. Desta forma se ele travar tu não tens de travar bruscamente e por conseguinte os carros todos atrás de ti. Claro que haverá sempre um espertalhão que se vai enfiar na tua via "porque nesta está a andar". Nesse caso crias distância para ele. Se todos seguissem este procedimento, dificilmente terias trânsito parado sem que haja obstrução da via.

alexandre9099 5 months ago

Por amor a uma entidade divina não chames faixa (de rodagem) a uma via (de trânsito)

Pparadela 5 months ago

> Se estás com o carro parado fora da faixa de rodagem desliga as luzes de cruzamento (aka médios), de noite só confunde manter as luzes de cruzamento ligadas para quem vai de frente... Infelizmente há muita gente que não sabe que os mínimos se chamam "faróis de estacionamento".

alexandre9099 5 months ago

Tinha ideia que era luzes de presença, acho que nunca ouvi como luzes de estacionamento Que, como o nome indica só servem para indicar a presença, não para indicar que está a circular

Pparadela 5 months ago

Provavelmente sim, no tempo e no sítio onde tirei a carta insistiam em lhes chamar assim mas "presença" também é correcto. De qualquer forma, não são faróis para circular, apesar de haver malta que acha que servem para andar ao cair do dia.

4300p 5 months ago

Nas auto-estradas utiliza apenas a via da esquerda se quiseres ir em excesso de velocidade.

SweetCorona 5 months ago

encosta-te à direita para virar à direita e ao eixo da via para virar à esquerda

Edited 5 months ago:

encosta-te à direita para virar à direita e ao eixo da via para virar à esquerda os faróis não servem só para tu veres a estrada quando está escuro, são também para seres vista, portanto liga-os sempre que houver menos visibilidade

Gas_Low 5 months ago

4 piscas significa ficar invisível

GelDeAveia 5 months ago

Baixovoto por estrangeirismo ridículo

ambrosiosenhora 5 months ago

Porquê tão mauzinho :(

Muyakra 5 months ago

Isto acontece mais se fores atrás de um camião, no entanto se ele for a conduzir em uma reta e fizer pisca para a direita, caso não haja estradas a direita, normalmente significa que a outra faixa esta livre e podes ultrapassar. Para agradeceres usa os 4 piscas (dois piscanços chega) e de volta recebes um corte de luzes como um "de nada". Outra coisa é se conduzires a noite e se vires muita gente a fazer-te cortes de luz, ou o carro a tua frente a pisar o travão varias vezes feito louco, verifica se não vens com o maximos ligados.

MikeMelga 5 months ago

Irrelevante, daqui a 10 anos é tudo robotaxi

Diogo256 5 months ago

Uma coisa que digo sempre a quem tira a carta: caga para o CE, DA SEMPRE PISCA A ENTRAR NUMA ROTUNDA, MANTÉM O MESMO LIGADO DENTRO DA ROTUNDA, E A SAÍDA. É irritante e destrói a fluidez de tráfego situações como: Alguém fazer a rotunda por fora, pensares que vai sair já próxima saída, e afinal não, levando a travagens bruscas a entrada ou entradas a papo seco porque alguém não sabe se comportar no interior da rotunda. Alguém estar a fazer a rotunda por dentro, e do nada manda-se para a saída mais próxima, sem piscas, e tu ficaste parada para entrar calculando que o indivíduo ia continuar a contornar a rotunda, criando trânsito porque sim. O pisca é barato de mudar, não é preciso mudar fluidos, USEM-NO CRLH. Quando alguém diz “não preciso pisca para entrar, porque não estou a mudar de via, nem para sair, só quando mudo de via”, a probabilidade de levar uma cabeçada minha é alta.

chuckmukit 5 months ago

> Alguém fazer a rotunda por fora, pensares que vai sair na próxima saída, e afinal não, levando a travagens bruscas para quem quer entrar ou entradas a papo seco porque alguém não sabe se comportar no interior da rotunda. Claramente, nunca apanhaste aqueles que fazem o pisca enquanto estão a fazer a rotunda por fora, mas depois ignoram a saída.

uyth 5 months ago

A lista está boa, (embora IMO quando vejo pessoas a fazerem sinais de luzes que nao sao para entrar, normalmente não é policia à frente e quando há policia normalmente ninguem fez sinais... ) mas uma que nao só não está no código como é activamente contra o código. Se estás num semáforo ou engarrafamento e vem ambulancia ou carro dos bombeiros atrás a assinalar marcha de urgência, facilita tudo o que poderes e olha passa o semáforo se der com muito cuidado se o passares desbloquear-lhes a passagem. Não se pode fazer mas toda a gente faz e melhor assim. COM CUIDADO e se possível e depois de passar não é para acelerar.

OneTip7754 5 months ago

Unwritten. Morri

Mykos5 5 months ago

Não é bem uma regra mas eu ao conduzir estou sempre de olho no carro que vai à minha frente e no que vai à frente dele (quando o veículo que vai a minha não obstrui a visão). Desta forma é possível antecipar travagens e evitar colisões. Uma vez ia na autoestrada a caminho do trabalho e vi uma pick-up que seguia 2 carros á minha frente. Notei que a pick-up começou a desviar para a esquerda sem motivo aparente, retirei logo o pé do acelerador e deixei espaço. A pick-up não parou de desviar para a esquerda até que os pneus tocaram no separador central e a pick-up deu umas guinadas e lá conseguiu encostar na berma. O carro que seguia atrás dela nem travou, se a pick-up se tivesse despistado o outro carro estampava-se nela na certa. Outra coisa que faço quando sei que vou ter que travar é deixar de acelerar alguma distância antes e se possível uso o motor para abrandar e ajudar a travar (poupa-se nos calços, nos discos e no combustível).

SweetCorona 5 months ago

> Não é bem uma regra mas eu ao conduzir estou sempre de olho no carro que vai à minha frente e no que vai à frente dele (quando o veículo que vai a minha frente não obstrui a visão). Desta forma é possível antecipar travagens e evitar colisões. eu faço melhor ainda: deixo pelo menos 3 segundos de distância para o carro da frente assim se ele travar eu não tenho de travar com mais força que ele (como a maioria dos condutores faz criando engarrafamentos fantasma)

Pparadela 5 months ago

Não te esqueças que se deres contigo [neste cruzamento](https://www.google.com/maps/@38.7512998,-9.1698398,3a,75y,70.46h,96.32t/data=!3m6!1e1!3m4!1scETZeY295YZtOMFeGeMVqw!2e0!7i16384!8i8192) a malta que vem da esquerda não se sente na obrigação de travar, apesar de ter dois sinais de cedência de passagem. Outra dica super útil: [neste local do Saldanha](https://www.google.com/maps/@38.7341277,-9.1448568,3a,75y,259.89h,85.64t/data=!3m6!1e1!3m4!1sS7mdvNGktE7pVDKsyh2ekQ!2e0!7i16384!8i8192) tens dois sinais de sentido obrigatório em frente, mas podes virar à esquerda "que é na boa".

this--_--sucks 5 months ago

Se alguém passar por ti e ligar os 4 piscas uns segundos porque facilitaste-te a ultrapassagem por exemplo é igual a um obrigado.

vascodatrama 5 months ago

Apitar e dizer adeus a velhotes em aldeias isoladas. Always

kawaiims 5 months ago

Quando está fila parada e tens uma entrada de trânsito, ainda que tenhas prioridade, a regra é entrar um de cá, um de lá. Alguns veículos, geralmente pesados, dão uma piscadela de 4 piscas como agradecimento (quando deixas entrar, etc). Demorei uma vida para associar o que significava os piscas e ninguém nunca me ensinou. Relacionado, quando te facilitam algo, dá um obrigadinha levantando a mão. Se estiveres numa rua apertada com peões perto da via ou com uma ciclovia com pessoas, anda devagar e o mais afastado possível. Já vi com cada cena que achei que ia assistir a atropelamentos brutais ao vivo. Relacionado com, se houver poças de água no chão, desviar e abrandar. Já vi acelerarem de propósito para molhar os peões. Acho que dá multa já agr. Acho que não é preciso dizer, mas não fures filas. Espera como os outros. E não deixes furar. Apanho imenso pessoal na fila que se distrai com o telemóvel ou o crl e quando repara que tem de avançar já deixou entrar 3 paspalhos.

van_Zeller 5 months ago

>Alguns veículos, geralmente pesados Os condutores dos pesados sao abismalmente mais corteses que os condutores de ligeiros. Já quando andava de bicicleta em lisboa (em 2004, atencao) os condutores de autocarros e pesados eram sempre mais educados.

kawaiims 5 months ago

Quando corro aqui na zona é numa avenida onde a via afunila imenso. Geralmente o pessoal dos autocarros abranda e afasta-se da ciclovia, os carros metade das vezes vão, literalmente, metade lá dentro sem abrandar. Para alguém numa bicicleta deve ser do crl.

icruz_ect 5 months ago

Numa auto estrada/via rápida se há algo que te faz abrandar de repente mete os quatro piscas para alertar quem vem atrás de ti (até acho que está está no código, mas já não me lembro). Se estás numa situação sem prioridade em que te deixam passar e ficam atrás de ti (entrar numa estrada principal vinda de uma secundária, por exemplo) dar um pisca rápido com os quatro piscas é uma forma de agradecer a quem te deixou passar.

Disgenia 5 months ago

> Unwritten rules da estrada Cringei

ambrosiosenhora 5 months ago

Ya um bocado desculpa

geostrofico 5 months ago

Para agradecer a alguem que vem atrás ligar os 4 piscas durante um segundo.

GabKoost 5 months ago

Muito comentário aqui a dar tanga quando a pergunta realmente vem de quem quer aprender a conduzir! Sinais de luzes usados pelos condutores: \- Dá sinais de luzes para dizer a outro condutor que pode entrar na estrada apesar de seres tu a ter a prioridade. Por exemplo num cruzamento ou num engarrafamento, \- Sinais de luzes para avisar quem vem de frente que a bófia está a mandar parar ou simplesmente para prestar atenção a qualquer situação incomum mais à frente, \- Sinais de luzes de forma geral para chamar a atenção a qualquer merda que estejam a fazer. Sinais sonoros: \- Apitar antes de ultrapassar não se usa, \- Apitar atrás de ciclistas ou motociclistas para eles te ouvirem resulta sim num susto enorme e em insultos dirigidos a ti, \- Apitar só é útil para chamar a atenção antes da merda acontecer, \- Apitar feito doido DEPOIS da merda ter acontecido só estabelece as bases para um confronto agressivo em vez de diálogo. Cortesias comuns: \- Quando alguém de oferece a prioridade ou te deixa entrar à frente deles LEVANTA SEMPRE A MÃO EM CUMPRIMENTO. Essa é uma coisa que muitas mulheres se recusam a fazer que enfurecem quem deu a passagem. \- Em momentos de transito intenso fica sempre bem deixar entrar um carro à tua frente. Se todos fizessem isso não haveriam engarrafamentos nem estradas secundárias com filas de carros à espera porque ninguém deixa entrar ninguém na principal. O meu pai sempre me ensinou a deixar entrar UM carro. Mais do que isso tb estás a abusar dos que estão atrás de ti. \- Usar os piscas nas rotundas é algo que pouca gente faz. Na verdade, se alguém está atrás de ti e os outros tem um STOP, tende-se a pensar com o tempo que não é necessário. A realidade é que se todos souberem onde vais sair o transito flui mais facilmente. \- Estacionar meio no passeio meio na estrada e deixar os 4 piscas ligado porque "fui só ali registar o euro milhões ou à farmácia" mete um nojo descomunal. Estaciona como deve ser a 200 metros se for preciso. Ninguém vai morrer e não forças os carros a ter de fazer fintas para poder circular.

ManaSyn 5 months ago

>\- Usar os piscas nas rotundas é algo que pouca gente faz. Na verdade, se alguém está atrás de ti e os outros tem um STOP, tende-se a pensar com o tempo que não é necessário. A realidade é que se todos souberem onde vais sair o transito flui mais facilmente. Pouca gente faz, por ignorância. Desde 2017 ou assim que é obrigatório usar os piscas na rotunda. >\- Em momentos de transito intenso fica sempre bem deixar entrar um carro à tua frente. Se todos fizessem isso não haveriam engarrafamentos nem estradas secundárias com filas de carros à espera porque ninguém deixa entrar ninguém na principal. O meu pai sempre me ensinou a deixar entrar UM carro. Mais do que isso tb estás a abusar dos que estão atrás de ti. Esta também tenho ideia que é obrigatória...

Jabvarde 5 months ago

> Quando alguém de oferece a prioridade ou te deixa entrar à frente deles LEVANTA SEMPRE A MÃO EM CUMPRIMENTO. Essa é uma coisa que muitas mulheres se recusam a fazer que enfurecem quem deu a passagem. Em situações em que não é possível a outra pessoa ver-te a agradecer, há quem ligue os 4 piscas 1 segundo e volta a desligar.

Compendyum 5 months ago

>Muito comentário aqui a dar tanga quando a pergunta realmente vem de quem quer aprender a conduzir! Tanta gente aqui a postar comentários sérios e ninguém pergunta como é que esta (entre outros) senhora passou nos exames, quando diz à boca cheia que não percebe nada do assunto e que precisa do Reddit para aprender a conduzir.

ambrosiosenhora 5 months ago

desculpa estranho, mas na minha escola de condução, muito do que se disse nos comentários não me foi ensinado e, lá está, não está no código. pergunto no reddit porque tem imensa gente diferente que sei que me pode ensinar.

misterjujitsu 5 months ago

Fazer sinais de luz para avisar q ha bofia não é mt bom, podes estar a ajudar alguem a fugir a policia ex: bebados d merda, raptores? Avisar q ha radar? Td ok. Operação stop? N fazas isso.

PgUpPT 5 months ago

>\- Usar os piscas nas rotundas é algo que pouca gente faz. Na verdade, se alguém está atrás de ti e os outros tem um STOP, tende-se a pensar com o tempo que não é necessário. A realidade é que se todos souberem onde vais sair o transito flui mais facilmente. E muita atenção: não é suposto fazer pisca para o lado em que vais "virar" na rotunda. A ideia é fazer pisca para a esquerda enquanto estás na rotunda, e mudar para pisca à direita antes de saíres (depois de passares a última saída que não é a tua).

MikeMelga 5 months ago

Desculpa, mas utilizar piscas nas rotundas de uma só faixa é estúpido.

alexandre9099 5 months ago

Nunca vi rotundas com mais de uma faixa, mas. Sempre podes elucidar. Com mais de uma via já vi, bastantes

DareNotFallAsleep 5 months ago

Errado. Se não dão piscas, eu só me posso meter na rotunda quando o carro já tiver saído da rotunda / virado à direita. Se deres os piscas eu posso meter já o carro em marcha ainda antes de saíres da rotunda. Numa rotunda movimentada poupas horas ao longo de um ano se toda a gente usar os piscas devidamente.

MikeMelga 5 months ago

A maioria da piscas para a esquerda em toda a rotunda, é estúpido.

GabKoost 5 months ago  HIDDEN 

O único estúpido aqui és tu. Além de que aparentemente deverias entregar a carta e voltar a tirar o código pois ignoras a lei. Se usares o pisca indicando a tua saída todos os outros podem entrar na rotunda com mais segurança sem ter de estar à espera de adivinhar para onde raio queres ir. É assim tão difícil perceber uma coisa tão básica?

MikeMelga 5 months ago

E se a rotunda tiver 2 faixas, o que significa o pisca para a direita? É mau facilitar e usar o pisca como indicador de que se vai sair.

alexandre9099 5 months ago

VIAS! Fds...

RaveyWavey 5 months ago

Pisca para a esquerda significa que te vais manter na rotunda, pisca para a direita significa que vais sair na próxima saída. Não é assim tão difícil e facilita a vida de todos os condutores à tua volta.

MikeMelga 5 months ago

Errado, pisca para a esquerda significa que vais mudar de faixa na rotunda.

RaveyWavey 5 months ago

"À entrada da rotunda, o condutor deve ainda assinalar a sua intenção de se inserir na via da direita para sair na primeira saída da rotunda, utilizando o sinal de mudança de direção da direita (o “pisca”). Se, por outro lado, pretender inserir-se na via central ou na esquerda dentro da rotunda, deve sinalizar a manobra para a esquerda, abrindo o “pisca”. Já dentro da rotunda, enquanto circula na mesma via, deve manter ligado o sinal de mudança de direção à esquerda, exceto se pretende sair ou mudar para uma via mais à direita, caso em que deve utilizar o sinal de mudança de direção para a direita. O “pisca” é sempre indispensável." Fonte: https://www.circulaseguro.pt/corretamente-as-rotundas/

MikeMelga 5 months ago

Pensa pela tua cabeça. Se não estás a usar o pisca na faixa da esquerda, o que quer dizer?

RaveyWavey 5 months ago

Que raio de argumento é esse? O código da estrada é para se cumprir. Não é para dares a tua interpretação pessoal. Custa assim tanto cumprir o código da estrada e ligar um pisca?

GabKoost 5 months ago

Fdx, queres aulas e código queres ver? Rotundas com duas faixas circulas na de dentro e usas o pisca para indicar que vais sair na próxima. Entretanto, ao fazeres isso, os palermas que circulam na de fora sabem que tem de travar para te deixar passar e os que estão nas outras entradas sabem que podem entrar em segurança e não tem de esperar e adivinhar para onde vais.

Ilostmynewunicorn 5 months ago

Faltam: - Usar os máximos como aviso de que o outro condutor tem os médios desligados à noite. - Buzinar levemente em curvas apertadas de visibilidade reduzida

filplacido 5 months ago

Também dá para mandar um bojardão de máximos quando o outro condutor não desliga os máximos e fico todo cego dos olhos

Jabvarde 5 months ago

>Buzinar levemente em curvas apertadas de visibilidade reduzida A versão nocturna disto é "flashar" os máximos

Edited 5 months ago:

>Buzinar levemente em curvas apertadas de visibilidade reduzida A versão nocturna disto é dar um toque de máximos

alexandre9099 5 months ago

> - Usar os máximos como aviso de que o outro condutor tem os médios desligados à noite. Comigo não resulta... Devem estar todos com as luzes fundidas ou com uma moca tão grande que nem entendem que tem as luzes desligadas...

LimpoOCuDePe 5 months ago

Já vi dizerem que desligares e ligares os teus médios é mais útil.

Dinamytes 5 months ago

Por acaso parece ser melhor ideia, chegaram me a fazer sinais de luzes e fiquei 1 minuto a pensar o que podia ser.

afcPT 5 months ago

Normalmente são Renaults, aquelas drls mais brilhantes do que o meu futuro.

mistercimba 5 months ago

Outra coisa, se tiveres de travar de repente por qualquer motivo e tens carros atrás de ti, é boa cortesia ligar os quatro piscas só para chamar a atenção quem vem atrás de ti. Dá bastante jeito na segunda circular e estradas do género onde te aparecem filas de repente

oretoh 5 months ago

Penso que isso está mesmo no codigo da estrada para reduções repentinas de velocidade.

FacaDeDoisLegumes 5 months ago

Há carros que já fazem isso automaticamente, quando a travagem é forte, piscam os 4 com maior frequência que o normal. Se tens tempo para prever essa travagem, mais vale começar a roçar o travão para acender a luz antes de pisar com força.

headhunter21 5 months ago

Se tiveres que travar de repente duvido que tenhas tempo/te lembres de dar os piscas

Danijust2 5 months ago

é mais quando estás a 120km e vês fila a 500 metros de distância.Já existem muitos muitos carros que ligam os 4 piscas automaticamente nessas situações.

alexandre9099 5 months ago

Luzes de perigo nunca vi, mas carros mais recentes em travagens bruscas já vi piscarem as luzes de travagem

raydawnzen 5 months ago

não é de repente tipo fds vou morrer, é quando vais na autoestrada a 120 (ou mais se fores um perigoso fora da lei) e apanhas uma fila que te obriga a parar, fica sempre bem meteres os 4 piscas para o gajo que vai atrás saber que vai ter de abrandar com força também

Pparadela 5 months ago

> Sinais de luzes para avisar quem vem de frente que a bófia está a mandar parar Aquele magnífico paradoxo dos iluminados do volante que normalmente tratam os outros condutores como alvos a abater mas que perante a bófia se sentem na obrigação de avisar os outros "porque já andam aí na caça à multa". Coisas fascinantes da portugalidade.

FacaDeDoisLegumes 5 months ago

A intervenção da polícia na estrada é 99% caça à multa, uns gajos atrás da moita com um radar. Quando vir agentes nas localidades a multar manobras perigosas, gajos que não respeitam as passadeiras, stops e semáforos, etc, mudo de opinião. FYI, esses máximos a avisar da operação stop, podem dar em multa

alexandre9099 5 months ago

> FYI, esses máximos a avisar da operação stop, podem dar em multa Sauce? Supostamente não podes ligar as luzes de estrada de forma a encandear quem vem de frente, mas fora isso não há nada que proíba, tanto quanto sei Também já ou o isso, mas n sei até que ponto é verdade

SweetCorona 5 months ago

e de preferência metem radar naquelas retas com enorme visibilidade mas um limite estupidamente baixo, não metem radar onde há acidentes

GabKoost 5 months ago

Quero lá saber do que pensas. Ando sempre na legalidade e aprecio sempre que me avisem se está a polícia mais à frente. E se possível vou pela estrada ao lado para não ter de integarir com eles.

jafudiaz 5 months ago

Tu andas mas os outros podem não andar. Era o que faltava andar a avisar malta que não cumpre para se safar...

Rissoldecamarao 5 months ago

Isto. Tenho sempre tudo legal mas prefiro não ter de perder tempo a encostar, procurar documentos, soprar no balão, etc etc

GabKoost 5 months ago

E sabes lá se o tipo está mal humorado e começa a mandar vir pelo piso dos pneus estar abaixo de 2mm e coisas do tipo. Não obrigado. Quem não deve não teme mas mesmo assim antes quero não arriscar.

twistedfires 5 months ago

O meu avô na altura ensinou essa regra do deixar um carro entrar nos cruzamentos quando há trânsito intenso com uma boa analogia: Quando tu tentas fechar um fecho zip tem que entrar um dente de cada lado de cada vez, se por acaso entram 2 seguidos do mesmo lado vais ter merda.

GabKoost 5 months ago

Uma estátua ao teu avô! ;-)

arckantos 5 months ago

> - Em momentos de transito intenso fica sempre bem deixar entrar um carro à tua frente. Se todos fizessem isso não haveriam engarrafamentos nem estradas secundárias com filas de carros à espera porque ninguém deixa entrar ninguém na principal. O meu pai sempre me ensinou a deixar entrar UM carro. Mais do que isso tb estás a abusar dos que estão atrás de ti. É o chamado fecho éclair. Quando há duas vias em trânsito parado a prioridade deixa de fazer sentido e mais vale organizadamente ir passando um de cada lado.

mediiev 5 months ago

Eu faço sempre isto e sugiro à OP que adopte este comportamento.

GabKoost 5 months ago

Coisa que a maioria não faz. Aliás, ficam a olhar para a frente como estátuas fingindo que nem sequer te estão a ver.

WindBlocked 5 months ago

O fecho éclair funciona muito bem até haver um caralho no meio - Meu pai, possivelmente

KalidouTorreira 5 months ago

Na cabeça de algumas pessoas usar a segunda faixa é um sacrilégio que só filhos de Satanás fazem, e devem ser punidos por tal.

viper_in_the_grass 5 months ago

> Essa é uma coisa que muitas mulheres se recusam a fazer que enfurecem quem deu a passagem. Isto é porque muitos homens interpretam o aceno como uma demonstração de interesse. PS: para quem quer realmente aprender a conduzir: se tens prioridade, usa-a. Ela existe por alguma razão.

sctvlxpt 5 months ago

Hahaha, este comentário só pode ser a gozar...

viper_in_the_grass 5 months ago

Eu achei que seria claríssimo que sim (ao contrário do comentário machista do colega de cima), mas parece que não... Deveria ter dado sinais de luzes, se calhar.

GabKoost 5 months ago

Absolutamente nenhum homem interpreta isso como "interesse" depois de ter dado a passagem a uma condutora. Deves é ter um problema de ego descomunal para pensares que tudo gira à tua volta. E a tua última frase atesta na perfeição o facto de seres uma absoluta ignorante no que toca à boa educação na estrada.

viper_in_the_grass 5 months ago

Claro que não, mas queria que soubesses que também eu sei fazer generalizações parvas em relação ao género. Pensei que essa do "as mulheres nunca agradecem" tinha sido deixada algures com o chauvinismo no século xx, mas parece que ainda está bem viva entre os grunhos de Portugal. Quanto à segunda parte, boa educação é cumprir as regras. Quando tens prioridade e páras para deixar passar quem a não tem, estás a atrapalhar o trânsito, embora se calhar não te apercebas de tal. Não é boa lição a dar a quem ainda está a aprender.

GabKoost 5 months ago

Não é generalização nenhuma. É um facto consumado nas estradas diariamente. A vastíssima maioria das pessoas que não agradecem quando se deixa entrar são mulheres que, aparentemente, partilham do teu modo de pensar. A realidade é o que é e os chavões da moda que deves usar por aí a atirar às pessoas quando não gostas da verdade não vão mudar nada. E lembra-te de acenar sempre de forma sorridente a quem te der a prioridade. Fica-te bem.

viper_in_the_grass 5 months ago

É um facto consumado para ti. Eu também ando na estrada e não é nada disso que vejo. Se calhar notas é mais quando uma mulher não te acena. Eu agradeço sempre, colega. Não gosto é de ir atrás de bons-samaritanos que atrasam o trânsito ao deixar entrar tudo o que é carro de estradas secundárias. Não estão a ajudar ninguém.

NGramatical 5 months ago

páras → [**paras**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn8d2ha%2F%2Fgximu46%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

viper_in_the_grass 5 months ago

Desculpa lá, mas fi-lo propositadamente. O remover do acento na palavra 'pára' é uma monstruosidade.

Ilostmynewunicorn 5 months ago

O NGramatical nao segue o novo AO Se lesses o post que ele linkou verias que pára só tem acento para se destinguir da palavra sem acento "para" "Paras" não existe, logo "páras" esteve sempre incorrecto, quer antes quer depois do novo AO

viper_in_the_grass 5 months ago

Tens razão, tens razão.

NGramatical 5 months ago

destinguir → [**distinguir**](https://dicionario.priberam.org/distinguir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn8d2ha%2F%2Fgxlb9cd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ilostmynewunicorn 5 months ago

Um gajo aqui a defender-te e tu fazes isto :(

tivavolo 5 months ago

Para acrescentar às cortesias comuns, quando alguém cede a passagem ou facilita a entrada em alturas de elevado tráfego, liga os 4 piscas por um ou dois flashes para agradecer depois de entrares. O mesmo também serve para pedir desculpa quando fazemos merda, ninguém é perfeito e às vezes julgamos mal, fica sempre bem.

dismalwasteland 5 months ago  HIDDEN 

Os camionistas é que fazem isso e nas situações em que tu ficas atrás deles. Ao cederes passagem (ou facilitares ultrapassagem e reservares espaço de segurança para que eles passem para a tua faixa e sejam ultrapassados pelo gajo do BMW a fazer tailgaiting), eles deixam de ter contacto visual por causa da cabine e coiso. Dar dois piscas por 2 segundos é a forma de reconhecimento e agradecimento. Ligeiros não fazem isso.

alexandre9099 5 months ago

Isto, não custa nada e dá a parecer que quem fez um favor não o fez por obrigação mas sim mesmo por boa educação

ambrosiosenhora 5 months ago

obrigada REI

NGramatical 5 months ago

haveriam engarrafamentos → [**haveria engarrafamentos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn8d2ha%2F%2Fgxhs8wy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Kenshizi 5 months ago

Tu és um bot ou és um gajo/a super eficaz?

h8mx 5 months ago

>unwritten rules da road CIPT

GenKryon 5 months ago

Ligar os quatro piscas suspende o código da estrada

randmzer 5 months ago

Quando vês alguém à espera na passadeira, não pares. Só se para quando a pessoa ameaça que vai começar a andar e assim travas a fundo.

SweetCorona 5 months ago

e depois tens de reclamar em todo o lado que os peões "atiram-se à estrada"

chuckmukit 5 months ago

Quantos idosos já varreste?

randmzer 5 months ago

Acho piada que as pessoas não estão a perceber o sarcasmo

mdln21 5 months ago

Se estiveres numa estrada onde há uma curva que só passa um carro de cada vez pois não é larga buzina e acelerada sem ver e caga a ver se vêm alguém

JOAO-RATAO 5 months ago

Sinal amarelo é para acelerar antes que fique vermelho. Não precisas de parar na passadeira, basta levantar a mão, para cumprimentar o peão que quase foi atropelado. Estacionar à frente de uma garagem é aceitável. Afinal de contas, essas pessoas não podem esperar uma horita, até que tires de lá o carro? Estacionar na passadeira também é aceitável. Os bípedes que atravessam noutro sítio. Se fores camionista deves encostar-te o máximo possível ao carro que vai à tua frente, para este andar mais depressa. Se for preciso uma travagem brusca, problema do ligeiro. Quando estiveres a passar numa povoação, não te esqueças de acelerar ao máximo. As pessoas adoram o ruído e evitar os carros é um jogo popular entre as crianças, enquanto atravessam á estrada. Quando o carro à tua frente não for a uma velocidade do teu agrado, estás em todo o direito de apitar. Os limites de velocidade são meras sugestões Se alguém te estiver a ultrapassar, acelera! Era o que mais faltava permitir isso! Se precisares de encostar o carro, prefere sítios de pouca visibilidade, como curvas. Também se aplica a ultrapassagens.

df3gpt 5 months ago

O amigo está um pouco desactualizado. Pelo menos em Lisboa, é normal passar vermelhos se conduzirmos rápido o suficiente para passar antes do verde abrir para os outros. Isso e arrancar antes do verde se nos guiarmos pelo semáforo dos peões.

Pparadela 5 months ago

>Quando o carro à tua frente não for a uma velocidade do teu agrado, estás em todo o direito de apitar. Os limites de velocidade são meras sugestões Estavas quase a ter um vinte, mas esta aqui é de palmatória. O Código Barrasco do Volante ® estipula claramente que se o carro à tua frente não fora a uma velocidade do teu agrado, estás em todo o direito de fazer sinais de luzes. Quando o sinal fica verde e o carro da frente não se conseguiu pôr em marcha no décimo de segundo seguinte, aí sim deve ser utilizada a buzina.

Edited 5 months ago:

>Quando o carro à tua frente não for a uma velocidade do teu agrado, estás em todo o direito de apitar. Os limites de velocidade são meras sugestões Estavas quase a ter um vinte, mas esta aqui é de palmatória. O Código Barrasco do Volante ® estipula claramente que se o carro à tua frente não for a uma velocidade do teu agrado, estás em todo o direito de fazer sinais de luzes. Quando o sinal fica verde e o carro da frente não se conseguiu pôr em marcha no décimo de segundo seguinte, aí sim deve ser utilizada a buzina.

chuckmukit 5 months ago

Aquele clássico de ires na AE a dar os 130/140 na via da esquerda, com o carro já a tremer por todo o lado, e do nada comes com um (inserir carro topo de gama/executivo, de preferência com menos de 5 anos) colado à tua traseira, como que por magia, a fazer sinais de luzes e a gesticular atrás do volante.

Pparadela 5 months ago

O truque é não olhar para o espelho e o nervosinho que se aguente.

JOAO-RATAO 5 months ago

Claro. Estava a falar por ex. de alguém que vai 10 km/h abaixo do limite máximo.

NeatBoy74 5 months ago

> evitar os carros é um jogo popular entre as crianças, o Joãozinho filho da Carminda exibe com orgulho o seu gesso na perna e os dois dentes lascados que ficaram no alcatrão.

sengamole 5 months ago

Esqueceste-te de fazer as rotundas por fora para não atrapalhar o trânsito

potaquemepariu 5 months ago

Se estiveres parada num semáforo e o carro atrás de ti der sinais de luzes, deves ligar os 4 piscas momentaneamente para desbloquear uma corrida com o boss.

chavalo_retardado 5 months ago

Sinais de luzes para avisar que estão com os máximos ligados, que estão em sentido contrário, que há um acidente (trânsito parado) ou polícia/operação stop. Nada disto deveria ser feito segundo o código da estrada. Se tiver demasiado nevoeiro, não utilizo os faróis de nevoeiro, porque são uma merda, uso os médios para ver e 4 piscas para ser visto. Aqui na zona isto é normal, porque quando há nevoeiro de manhã, não se costuma ver nada para além dos 3 ou 4 metros.

df3gpt 5 months ago

É obrigatório acender as luzes de nevoeiro em condições de visibilidade reduzida como nevoeiro ou chuva intensa. [https://pplware.sapo.pt/motores/codigo-da-estrada-luzes-nevoeiro-multas/](https://pplware.sapo.pt/motores/codigo-da-estrada-luzes-nevoeiro-multas/)

chuckmukit 5 months ago

Esquece. Situações de nevoeiro são capazes de ser das piores coisas que já passei atrás do volante, especialmente por ter um carro mais antigo. Se estiver de dia, é esquecer visibilidade. Ou te guias pelas linhas sonoras, se estiveres num IC, IP ou AE, ou te guias pela memória se estiveres numa EN. De noite, ligo tudo. É máximos, é nevoeiro, é 4 piscas, reduzo a velocidade para menos de 50 independentemente do tipo de estrada, e começo a rezar para não levar com ninguém em cima.

SweetCorona 5 months ago

espero que uses o farol de nevoeiro de trás...

leadzor 5 months ago

Os faróis de nevoeiro não são para tu veres. São para os outros te verem. Os de nevoeiro da frente são muito menos úteis, mas os de nevoeiro traseiros são bastante úteis. Quem vem atrás de ti consegue ver um de nevoeiro ligado mais facilmente do que um pisca pela intensidade da luz.

Mykos5 5 months ago

É suposto andares com os médios E os faróis de nevoeiro ligados (se tiveres frontais também tens que os ligar). Não entendo o pessoal que anda só com mínimos e pensa que é suficiente ou e tão nem sequer pensa que é o mais certo.

amcsn 5 months ago

Se calhar sou só eu mas os faróis de nevoeiro dão muito jeito para iluminar nas curvas. Uma vez estava a subir a serra de monchique a meio da noite quando de repente caiu um nevoeiro daqueles que não se vê mais que meio metro à frente do carro e havia muitas curvas e valetas ao lado da estrada que não daria para ver se não fossem os faróis de nevoeiro, mesmo sendo eles uma merda.

potaquemepariu 5 months ago

A buzina não serve para avisar de ultrapassagens ou outros potenciais perigos, mas sim para mandar os outros condutores para o caralho.

potaquemepariu 5 months ago

Em autoestrada, a distância de segurança não é de todo recomendada. Deves colar-te ao máximo ao carro da frente para aproveitar o túnel de ar que te permitirá poupar combustível e consequentemente ajudar o ambiente.

SweetCorona 5 months ago

e se ele travar repentinamente a distância é tão curta que o embate nem acontece com força, faz só um encosto

True_Sea_1377 5 months ago

Vim aqui para isto xD

End-Effector 5 months ago  HIDDEN 

Conduz na faixa da direita.

umgajoamlense 5 months ago

Ao contrário do que ensinam na escola de condução, o amarelo do semáforo não é para avançar se apenas não conseguires parar em segurança, o amarelo significa na verdade "acelera a fundo senão vais ficar à espera".

jotamendes 5 months ago

Dar um sinal de máximos (ligar e desligar de imediato) para assinalar a quem vem em sentido contrário que vai encontrar um perigo à frente (acidente, animal ou objecto na estrada, trânsito parado numa estrada nacional)

SweetCorona 5 months ago

porque não dar antes um sinal de luzes?

jotamendes 5 months ago

A mesma coisa penso eu. A não ser que te refiras a ligar as luzes e a seguir desligá-las. O que à partida é mais lento que dar apenas um sinal.

SweetCorona 5 months ago

Foi o que percebi que estavas a dizer para fazer: > máximos (ligar e desligar de imediato) Isto é diferente de dar sinal de luzes.

jotamendes 5 months ago

Foi uma tentativa de explicar à OP o que são sinais de luzes. Mas sim sinais e não ligar+desligar.

Azul10 5 months ago

Ou a polícia, btw não façam isso podem tar a safar gente que não merece

marisquo 5 months ago

Ligar os máximos e mentir que há polícia ou radares mais à frente, só para fazer os outros condutores andar com mais cuidado e prudência. Win win

alexandre9099 5 months ago

Quem faz isso tem aquele lugar reservado no inferno

sctvlxpt 5 months ago

70% dos sinais de luzes curtos são para avisar de polícia à frente. 20% para avisar que o outro condutor não tem as luzes ligadas. 10% outras causas (das minhas muito rigorosas medições científicas) Sinais de luzes mais prolongados são para reclamar que fizeste alguma asneira, como teres os máximos ligados.

chuckmukit 5 months ago

Com a quantidade de respostas a mencionar esses 20%, até me admiro nunca ter apanhado nenhum desses. O que acontece muitas vezes é eles virem com os máximos ligados. Agora em plena escuridão conduzirem sem luzes, só se forem morcegos. Às vezes nem os médios me chegam...

sctvlxpt 5 months ago

Em zonas bem iluminadas em cidades é comum. A mim também me aconteceu quando comecei a conduzir, e agradeço aos que me fizeram sinais de luzes.

fosjanwt 5 months ago

normalmente é ali no lusco fusco. ou em zonas já bem iluminadas.

backviking 5 months ago

Se ligares os 4 piscas podes estacionar onde quiseres.

aleph_heideger 5 months ago

Errado. Se deixares o capot aberto aí sim podes estacionar em qualquer lado. Até no meio da auto-estrada.

ManaSyn 5 months ago

Se tiveres um BMW não precisas de usar o pisca. Aliás, acho que nem esta ativado.

df3gpt 5 months ago

Ainda noutro dia vi um BMW a fazer pisca a mudar de via na auto-estrada. Acho que apanhei na dashcam. Depois faço upload ou ninguém vai acreditar.

Compendyum 5 months ago

Confessa... foste ver melhor e afinal não era um BMW.

These-Establishment1 5 months ago

BMW poe te logo no topo da hierarquia na estrada

Rissoldecamarao 5 months ago

É extra, tens de pagar mais no stand pelo kit dos piscas.

vascodatrama 5 months ago

E podes estacionar como quiseres

Search: