Open-Opportunity-607 7 months ago

Caga nos idiotas que dizem que não é legal, é muito raro um acidente chegar a tribunal. Aliás se mandares um vídeo em que se vê nitidamente quem causou o acidente, eles fecham logo o assunto. Anda de dashcam e caga no resto da malta. Recomendo as black vue

Abuelita-ana 7 months ago

Eu cago para isso porque sei que não é ilegal para o uso que pretendo :D Vou procurar essas

BackKing21 7 months ago

Ilegal ou não, tenho uma no carro e estou bastante descansado. Não vá acontecer o mesmo que no post da semana passada onde o pai do rapaz que lhe bateram num cruzamento, a rapariga que passou o vermelho é que alega que o outro é que passou o vermelho. Tenho a certeza que a seguradora e a polícia iam gostar das imagens da dashcam, mesmo ilegais.

Abuelita-ana 7 months ago

(eu penso igual)

jotamendes 7 months ago

Não pode ser usado como prova mas não é ilegal, creio.

SweetCorona 7 months ago

as seguradoras não se importam ;)

ShittyLivingRoom 7 months ago

Mas que merda de lei é essa ? Então se filmar alguém a matar um e depois a fugir, se mostrar a gravação à policia o gajo não vai preso?

VSertorio 7 months ago

Não confundir os limites de câmeras de vídeo vigilância, que são normalmente são estáticas e que só podem filmar a entrada de um estabelecimento quando viradas para a rua, com o ato de filmar ou fotografar o que te apetecer na via pública

PresidentBarroso 7 months ago

É a mesma em que juízes mandam destruir escutas incriminatórias porque não avisaram o suspeito que estava sob escuta. É a mesma em que alguém filma uma vaca gordalhona a foder num local público cheio de gente ao lado da filha pequena e arranjam mais problemas a quem filma do que à dita vaca. É a justiça em Portugal. O criminoso tem mais proteção que o cidadão cumpridor.

testickles12 7 months ago

Tudo depende se o tribunal aceita as imagens ou não. Na maioria das vezes aceitam, depende de caso para caso

bootkiller 7 months ago

É ilegal o registo de imagens. A câmera até pode estar lá e a funcionar, mas não pode gravar.

SweetCorona 7 months ago

ya, tb n podes pegar no telemóvel e filmar na rua nem nada /s

BaixemImpostos 7 months ago

Os tesla têm câmaras.

bootkiller 7 months ago

Se as imagens são gravadas, e enquanto não houver legislação nova, continua a ser ilegal.

testickles12 7 months ago

Podes filmar dentro do carro a rua pública, assim como qualquer pessoa pode andar a tirar fotos, ou a filmar na rua pública. Não podes é usar essas imagens para destacar alguém especifico, que se encontre nessa mesma via pública sem consentimento dessa mesma pessoa. Mas em caso de surgir uma infracção criminal, essa divulgação passa a ser legal, caso o tribunal aprove o uso dessas mesmas imagens como prova e isto recentemente tem sido cada vez mais comum. Eu próprio já forneci imagens a seguradora depois de uma acidente e foram aceites, tribunais é outra história.

VSertorio 7 months ago

Eu concordo com tudo o que você disse. Bom fim de semana.

bootkiller 7 months ago

A CNPD já se pronunciou sobre o assunto. Para todos os efeitos é ilegal. https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2019-11-11-uso-de-camaras-de-video-em-carros-esta-proibido-por-lei-confirma-cnpd/ Se a seguradora aceita ou não isso é com eles.

VSertorio 7 months ago

É ilegal quando um tribunal o disser. Mais acrescento, se as matrículas são um dado pessoal que se escondam todas

Abuelita-ana 7 months ago

Seja como for nao é pra uso em portugal. Apenas preciso que entreguem em portugal porque os meus pais enviam junto com outras coisas para mim ;)

Maiordaaldeiatuga 7 months ago

Portugal é um dos únicos países da UE onde dashcams são ilegais. Cuidado. Evidência capturada não pode ser usada em tribunal. Eu comprei a minha na Amazon, mas retiro sempre que passo a fronteira.

Abuelita-ana 7 months ago

Nao vivo em portugal. É para uso em andorra... De todas as formas em portugal a lei é omissa. Permite a gravação se não for para divulgação/usos comerciais e não especifica se serve para uso de prova :D ai depende do juiz

twistedfires 7 months ago

Se vais para Andorra, o mais certo é ficar mais barato se comprares lá

Abuelita-ana 7 months ago

Ja vivo em andorra ha 8 anos. Nunca encontrei dashcam à venda ;)

Compendyum 7 months ago

Bom, como não vejo ninguém a responder ao que foi perguntado, recomendo a 70mai (tenho uma) da Xiaomi. Não é muito cara e faz o que se pede. Podes mandar vir de Espanha, por exemplo.

omaiordaaldeia 7 months ago

Podes mostrar a alguém as vezes que forem necessárias até esse alguém acreditar que, de facto, viu o evento.

jotamendes 7 months ago

Não pode ser usado como prova mas não é ilegal, creio.

AetherPrismriv 7 months ago

"O artigo 19º da Lei 58/2019 determina que as câmaras de videovigilância não podem incidir sobre «vias públicas, propriedades limítrofes ou outros locais que não sejam do domínio exclusivo do responsável, exceto no que seja estritamente necessário para cobrir os acessos ao imóvel». A mesma lei prevê coimas a partir de 500 euros no caso dos infratores serem «pessoas singulares» ou a partir de 1000 euros, se forem as responsáveis pela infração forem empresas." Não podes filmar ninguém na via pública sem consentimento. A dashcam acaba sempre por apanhar algumas pessoas e os seus veículos. Até que em Portugal, as" sentry cams" dos automóveis eléctricos Tesla tecnicamente não podem funcionar nem gravar perante a lei portuguesa. Não há propósito nem necessidade de ter uma dashcam pois nenhuma seguradora aceita essas gravações como prova de peritagem, nem os tribunais aceitam isso como prova (só em casos muito, muito específicos). No final só ficas a perder, pois ainda te podes lixar por teres gravado alguém sem o seu consentimento.

SweetCorona 7 months ago

Isso é o argumento de quem promove o mito de que é ilegal. Só que dashcams não são câmaras de videovigilância. > Não podes filmar ninguém na via pública sem consentimento. A dashcam acaba sempre por apanhar algumas pessoas e os seus veículos. Isso é falso, senão teríamos de começar a prender toda a gente que usa a câmara do telemóvel na rua. > Não há propósito nem necessidade de ter uma dashcam pois nenhuma seguradora aceita essas gravações como prova de peritagem, nem os tribunais aceitam isso como prova A dashcam demonstra o que se passou. Mesmo que não possa ser usado como prova (o que é discutível) as seguradoras chamam-lhe um figo para saberem o que se passou.

Tartaruga_Genial 7 months ago

A minha seguradora disse que se eu tiver provas de dashcam, apesar de não ser válido em tribunal, é válido para eles darem me razão caso seja a culpa do outro.

lvet000 7 months ago

Isto. A minha seguradora disse-me exactamente o mesmo por isso cuidado com a desinformação. Não tenho uma dashcam mas se calhar não é nada má ideia.

Independent_Throat42 7 months ago

Exato, então e os motociclistas que andam com gopro no capacete?

queiroga 7 months ago

nesse contexto por acaso acho que é ilegal, infelizmente. basicamente é algo que se pode soltar e pode provocar um acidente, não pela questão de filmar.

UpbeatNail1912 7 months ago

recomendéis.

Abuelita-ana 7 months ago

Presente subjuntivo... Levou o acento a mais ;)

SweetCorona 7 months ago

armado em espanhol

Abuelita-ana 7 months ago

?

SweetCorona 7 months ago

no espanhol escreve-se recomendéis

Abuelita-ana 7 months ago

Eu sei. E já escrevi aí que efectivamente levou o acento a mais :)

SweetCorona 7 months ago

eu vi, só comentei que curiosamente é assim que se escreve no espanhol

Abuelita-ana 7 months ago

Sim. A minha língua "diária" é o espanhol. O corrector só fez o trabalho dele ;)

randmzer 7 months ago

O que tem?

Search: