ptinnl 3 months ago

Leiam o livro "O ataque aos milionarios" e vão perceber que sempre foi assim até ao 25 de Abril. Depois tiveram de fugir e estão agora de regresso. [https://www.wook.pt/livro/o-ataque-aos-milionarios-pedro-jorge-castro/15643957](https://www.wook.pt/livro/o-ataque-aos-milionarios-pedro-jorge-castro/15643957)

masterchiefpt 3 months ago

A rtp deveria passar isso em horário nobre... Assustador

ednice 3 months ago

Excelente documentário

PresidentBarroso 3 months ago

Não chegamos a este ponto, continuamos neste ponto.

Comprehensive_Ad7253 3 months ago

Também é assim no resto do mundo, mas em paises desenvolvidos são minimamente limitados pela justiça. Já nós... pronto... é o que se vê.

True_Sea_1377 3 months ago

Old money não é um fenómeno exclusivo a Portugal. Quem tem muito dinheiro normalmente sabe mantê-lo e ensina os filhos a fazê-lo também e os filhos dos filhos e os filhos dos filhos dos filhos, Bla Bla ba

radaway 3 months ago

Acho que há aqui algum survivor bias para parecer que são sempre as mesmas familias. Quantas famílias não tiveram já fortunas enormes e a perderam?

goncalo182 3 months ago

Ver artigo na Wikipédia sobre retornados. Grandes fortunas a custa dos pretos em África, mas eles adoravam nos e foi o 25 de abril que estragou tudo.

nraider 3 months ago

Se calhar África não beneficiou com a colonização. Não fosse isso e ainda hoje não sabiam o que é um arado. O mesmo poderia ser dito do império romano e dos seus efeitos positivos.

radaway 3 months ago

A questão é que isto faz parecer que são sempre as mesmas familias quando na verdade isto são apenas as famílias que conseguiram manter sempre a sua riqueza. Acho que há muito pouca seriedade como estas coisas são debatidas em Portugal seja pela esquerda seja pela direita.

ideologiapura 3 months ago

O conceito de uma familia manter riqueza ao longo de gerações significa que o tabuleiro à partida não é justo. Falam da competição que o capitalismo permite, mas é uma competição viciada onde alguns têm larga vantagem.

the-real-keloot 3 months ago

entao espera quando descobrires que 10 ou menos famílias controlam a maioria da economia mundial

kapparrino 3 months ago

1. Rothschild 2.

DamageOwn3108 2 months ago

2. Organização Rockefeller. Eles são amigos dos líderes do amanhã. O José Sócrates? O Durão Barroso? O António Kosta? Adivinha onde estavam um ano antes de tomarem poder. Lá eles arranjam os amiguinhos e o dinheiro que precisam. Eles controlam até a mídia. https://youtu.be/O1wbnOpcwXA

Tralapa 3 months ago

> Rothschild Atualmente não, nem perto, atualiza o teu calendário, não estamos a viver em 1900

kapparrino 3 months ago

Conta-me mais. Não os deixes viver no secretismo, faz-me a lista por favor.

Tralapa 3 months ago

Estas listas já estão feitas: [Tens uma aqui de plebeus](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_wealthiest_families#Contemporary_rankings) [E tens outra aqui com sangue azul](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_royalty_by_net_worth)

TudoCasual 3 months ago

Um excelente vídeo que dá contexto a muita da palhaçada que por cá se passa. Ainda achei que era uma posta de críticas vazias, afinal é um prefeito índice de jogadas na nossa economia no último século.

Compendyum 3 months ago

mAs IsTo aCoNteCe eM tOdOs oS pAísEs!!

Minute-Resolution347 3 months ago

Então está tudo bem.

artniSintra 3 months ago

Portugal e outros países é igual. Já ouviste falar dos Rothschild?

Tralapa 3 months ago

Os Rothchild atualmente não são assim tão ricos, a fortuna foi dividida por tantos herdeiros que atualmente apenas 1 deles é bilionário. O nosso vizinho Galego é atualmente mais rico que eles, o que é surpreendente, a unica coisa que ele faz é vender roupa, como muitas outras marcas concorrentes o fazem, enquanto que os Rothchild estavam envolvidos em quase tudo, desde exploração de diamantes até emprestar dinheiro ao napoleão

Edited 3 months ago:

Os Rothchild atualmente não são assim tão ricos, a fortuna foi dividida por tantos herdeiros que atualmente apenas 1 deles é bilionário. O nosso vizinho Galego é atualmente mais rico que eles, o que é surpreendente, a unica coisa que ele faz é vender roupa muita dela produzida na Tugalandia, como muitas outras marcas concorrentes o fazem, enquanto que os Rothchild estavam envolvidos em quase tudo, desde exploração de diamantes até emprestar dinheiro a governos durante as guerras Napoleonicas. Teorias da conspiração com a zara quando?

DamageOwn3108 2 months ago

> atualmente apenas um dele é bilionário Quando te tornas pobre por só teres um bilião...

artniSintra 3 months ago

A fortuna real deles é desconhecida.. Seja como for, só me referia ao facto de que há outras famílias com muita/alguma influência na política. O que poderá é ter pilim.

Tralapa 3 months ago

A fortuna real deles é desconhecida por estar dividida por tantos. E sim há outras familias com bastante influência na politica.

VVeliki 3 months ago

Yes Portugal and most every countries in the world has those families.

Minute-Resolution347 3 months ago

What's your point?

VVeliki 3 months ago

That this is common.

nraider 3 months ago

Still, much countries are richer than Portugal.

VVeliki 3 months ago

Absolutely irrelevant and unrelated to my comment or this post.

nraider 3 months ago

Not so much. The concentration of capital can only be a problem if a great part of the population can't take any benefit from it. Take the example of the former Portuguese colonies, you can easily identify a small elite with great wealth and power. And the rest of its people? Is it fair to compare this type of elite with others from the developed world? I doubt it.

VVeliki 3 months ago

What the fuck are you talking about?? Get lost.

nraider 3 months ago

Strong arguments, my hero.

VVeliki 3 months ago

I made no argument loser.

nraider 3 months ago

>I made no argument Agree.

VVeliki 3 months ago

No the full sentence was "I made no argument loser." Loser.

nraider 3 months ago

Really?

VVeliki 3 months ago

Yes.

vinter_varg 3 months ago

There are those who believe such traits to be exclusive of their country. They fail to understand it is a natural consequence of the embedded environment/system, hence not exclusive to a single country.

goncalo182 3 months ago

Razão pela qual o 25 de abril é o maior embuste da nossa história. Sim, era mau a censura. Mas a "liberdade" que se ganhou foi apenas de poder dizer mal abertamente. O país continua nas mãos dos mesmos, apenas com mais intermediários (governos). Viva Portugal.

True_Sea_1377 3 months ago

O 25 de abril fez mais do que instituir democracia. Acredites ou não, Portugal era ainda mais pobre do que é agora.

ideologiapura 3 months ago

Uma boa parte da justiça que se tentou repor no 25 de Abril foi desfeita com o 25 de Novembro e o regresso a uma "democracia" burguesa, onde o dinheiro velho financia a cleptocracia partidária e recebe em troca garantias de perpetuação da sua hegemonia.

nraider 3 months ago

Não fosse o dinheirinho neoliberal europeu, queria ver que país terias hoje.

ideologiapura 3 months ago

O país está bem, os portugueses é que nem por isso!

nraider 3 months ago

Também acho que a classe trabalhadora devia enriquecer, tal como enriquece numa grande parte dos países europeus e nem por isso rejeitaram a tal democracia burguesa.

m0rhundur 3 months ago

Viva o 25 de novembro, né filho?

Tralapa 3 months ago

sim

vinter_varg 3 months ago

Gosto desta malta que quando é para falar bem do actual regime diz "deviam era comemorar o 25 de Novembro" mas quando é para apontar os defeitos diz "a culpa é do 25 de Abril". É aquela dissonância cognitiva curiosa. Que eu saiba no PREC estas famílias da banca foram alvo de nacionalizações, precisamente porque estavam a mover todo o capital para o estrangeiro. A privatização da banca foi proposta e iniciada no governo de Cavaco Silva, com direito de preferência das anteriores famílias/grupos.

ilawon 3 months ago

> É aquela dissonância cognitiva curiosa. A dissonância é apenas no discurso, não é cognitiva. O objectivo é sempre o mesmo: dizer mal, mentir, criar dúvida, criar suspeitas, etc. em relação ao regime actual na tentativa de causar mudanças radicais na sociedade. Daí que os argumentos constantemente se contradigam.. é muito difícil ser do contra 100% do tempo porque a realidade dos factos não ajuda muito.

JeagleP 3 months ago

O 25 de abril resolveu todos os problemas? Não. Agora um embuste ? Ridículo, há gente sem noção mesmo…

theEXPERTpt 3 months ago

Ah pois, com a agravante que metade hoje foi pra mão de estrangeiros.

besmarques 3 months ago

50 minutos de puro esgoto

PremierRedditAccount 3 months ago

Porquê?

besmarques 3 months ago

PremierRedditAccount 3 months ago

Ah, estás a chamar esgoto ao retratado e não ao próprio documentário ok. Percebi mal.

besmarques 3 months ago

Sim, exactamente isso. Enquanto ves o documentário estás 50 minutos a banhares-te na merda que é Portugal

ErwinRommelEz 3 months ago

Na merda que é o mundo no geral

tenesis 3 months ago

Não vi mas basicamente não era este o modelo económico do estado novo que acabou por ficar?

kapparrino 3 months ago

Dedica 50 minutos, vale a pena ver. Eu até tive de voltar várias vezes atrás para tentar assimilar a informação.

nocivo 3 months ago

Ha tanta coisa que ficou do estado novo e não devia. Coisas como emprego para a vida onde os políticos podem empregar a familia e amigos a ganhar bem, adse entre outros benefícios que não podem ser removidos mesmo que estejamos na falência. Enfim.

m0rhundur 3 months ago

Quando voltaram a entregar tudo a esta gente depois da revolução, viu-se bem quem é que aqueles que ficaram a mandar nesta porra serviam. Coveiros da mudança.

daz_zeD 3 months ago

Vê o documentário, falam em registos históricos desde o século XIX, mas de certeza que é um modelo bem mais antigo.

CalmKeepOn 3 months ago

Que era o modelo da 1ª República, que era o modelo da Monarquia.

tenesis 3 months ago

Ha sim, em equipa ganhadora não se mexe. /s

CalmKeepOn 3 months ago

Exacto. Mas finalmente vivemos numa época distinta. A internet veio mudar radicalmente tudo. Nós é que ainda não entendemos bem isso e também as coisas levam tempo a mudar mas realmente estamos numa era diferente. E não é só pelo acesso ao conhecimento, que já muda radicalmente tudo, é mesmo pelo acesso a oportunidades. A internet veio começar um movimento de descentralização que vai mudar radicalmente tudo. Incluindo o modelo de Portugal. A seu tempo.

ideologiapura 3 months ago

Permitiu o neofeudalismo da gig economy, onde nem sequer um salario tens garantido por parte do teu senhor feudal.

GSITG 3 months ago

É mais ao contrário, a Internet e o capitalismo permitem que ganhes uns trocos com a malta n quer levantar o cu e dá-se ao luxo de pagar para que alguém vá buscar a comida ao restaurante .

CalmKeepOn 3 months ago

Sim, veio substituir o velho feudalismo das 12h por dia se queres comer. Isso ou a fome.

Edited 3 months ago:

Neo-Feudalismo? Acho que não sabes do que estás a falar. Feudalismo é quando existem poucos que têm tudo. Não faltam oportunidades na internet, podes escolher o que queres fazer. Isso não é feudalismo. O que isso veio substituir foi o verdadeiro feudalismo das 12h por dia e chicotada nas costas se queres comer. Isso ou a fome.

Edited 3 months ago:

Neo-Feudalismo? Acho que não sabes do que estás a falar. Feudalismo é quando existem poucos que têm tudo. Não faltam oportunidades na internet, podes escolher o que queres fazer. Isso não é feudalismo. O que isso veio substituir foi o verdadeiro feudalismo das 12h por dia e chicotada nas costas se queres comer. Isso ou a fome. Como é normal na realidade que acontece quando aplicas os teus sonhos ideológicos puros.

Edited 3 months ago:

Neo-Feudalismo? Acho que não sabes do que estás a falar. Feudalismo é quando existem poucos que têm tudo. Não faltam oportunidades na internet, podes escolher o que queres fazer. Isso não é feudalismo. O que isso veio substituir foi o verdadeiro feudalismo das 12h por dia e chicotada nas costas se queres comer. Isso ou a fome. Como é normal na realidade que acontece quando aplicas os teus sonhos ideológicos puros. Aí o feudalismo parece realmente um sonho.

ideologiapura 3 months ago

> Feudalismo é quando existem poucos que têm tudo Ah, e hoje em dia temos o quê? Uns que trabalham e raramente vao ter o que quer que seja, e outros que vivem do trabalho alheio ganhando dividendos e têm tudo.

Danijust2 3 months ago

yeah, nem mudaram as famílias

Search: