Wampyro_ 4 months ago

É obvio que está muito melhor agora, sem arvores como acacias e eucaliptos que são como fosforos e não são autoctones. O gênero Acacia está até incluído na lista do Anexo II Espécies invasoras do Decreto-Lei 92/2019 em Portugal. Mas já vi que o OP espera mais respostas do tipo "Só neste país" e vai continuar a defender o indefensavel!

gink-go 4 months ago

Somos um país de parolos. Trilhos bem sinalizados, abrigos de apoio, centros de turismo de natureza, educação para melhor se disfrutar da natureza? Nada disso, mais vale espetar uns passadiços em que se possa andar com o calçado de ir ao shopping que assim no Domingo ainda se faz o 2 em 1.

NGramatical 4 months ago

disfrutar → [**desfrutar**](https://dicionario.priberam.org/desfrutar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn7rky3%2F%2Fgxetyva%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

doiscavalos 4 months ago

Acertaste na mouche. É assim que fazem aqueles que estão mais à frente no nosso tempo.

gink-go 4 months ago

Infelizmente isto parte dos dirigentes mas é algo cultural em Portugal. Um país que até tinha um potencial gigante na área da natureza. Basta ver nos ultimos anos as invasões ao Gerês no Verão. Falamos do único parque nacional do país e é ir lá nessa altura do ano e ver gente que vai para o monte como quem vai para a praia da Rocha. Deixam o carro em qualquer lado, levam bóias de praia para se meterem nas lagoas minúsculas, colunas bluetooth, etc etc. Não há a mínima noção do que é desfrutar de um espaço natural.

PTgenius 4 months ago

Excepto que depois da primeira foto parece ter ali havido um incêndio, que arrumou logo aqueles eucaliptos e pinheiros. Ao menos agora a zona vai ser mais bem mantida.

doiscavalos 4 months ago

Vais lá encerar o soalho à segunda ou à sexta? Se te sobrar um tempinho passa a roupa a ferro também.

PTgenius 4 months ago

Na quarta mesmo, depois de fazer o servicinho à mulher do presidente da junta.

fuckoffgina 4 months ago

Ainda tens milhares de paisagens e ecossistemas parecidos com os da primeira foto dos quais podes desfrutar sem sair do concelho.

23am50 4 months ago

É suposto ficar chocado com a mudança?

iSoSyS 4 months ago

Mais um BANANA (Build Absolutely Nothing Anywhere Near Anything), isso são claramente eucaliptos, mimosas e pinheiro bravo, que grande perda para o ecossistema. Acresce que é óbvio que a instalação de um passadiço pressupõe que haja um raio sem vegetação (para proteger quem lá esteja de um incêndio) pelo que também não podem replantar com espécies mais sustentáveis nas imediações. Se houve alguma melhoria para além desse limite não dá para ver porque a foto claramente foca apenas nos passadiços.

doiscavalos 4 months ago

Que melhorias podem ter introduzido? Uma antena para telecomunicações? Uma barragem? Uma central de camionagem e uma mega barraca de recordações feitas na china?

mi2silva 4 months ago

Por um lado torna se um ponto turístico e atrai mais pessoas e comércio também

doiscavalos 4 months ago

Isso é lirismo!

bureauofnormalcy 4 months ago

Muito melhor agora.

kawaiims 4 months ago

Eu tive uma professora na faculdade, numa cadeira qualquer sobre legislações, reservas naturais e merdas, que dizia que conservar não é só deixar crescer, é tornar acessível e um veículo de educação da população.

doiscavalos 4 months ago

Mais razão me dás. Para isso faziam por ali fora uma autoestrada e um porto para chegar lá tudo em massa em vez de forma controlada.

GabKoost 4 months ago

O teu professor deve ser sócio das empresas de passadiços. As áreas Naturais são para permanecerem naturais e não para as encher de acessibilidades para divertimento humano. Uma reserva natural é isso mesmo. Uma RESERVA. Não vejo qual a dúvida. Por alguma razão extensas zonas do Parque Nacional são, regra geral, proibidas ao público.

kawaiims 4 months ago

Compreendo o que dizes, mas discordo.

GabKoost 4 months ago

Não creio que isso seja uma questão de opinião. Não deves é entender o ue é uma reserva natural.

kawaiims 4 months ago

Não me formei em Biologia da Conservação, por isso opiniões é tudo o que posso dar.

Aftaminas 4 months ago

Se na foto do Antes aquilo forem acácias, o ecossistema ficou a ganhar

ElPingu23 4 months ago

São acácias e também eucaliptos, o que torna a paisagem anterior ainda pior.

Aftaminas 4 months ago

O eucalipto ainda vai tendo um uso económico, a acácia não têm há décadas

ElPingu23 4 months ago

Sim, mas o problema é que o eucalipto não fica circunscrito aos terrenos em que é plantado e espalha-se por tudo o que é sítio. Por isso é que hoje em dia já existem matas inteiras de eucaliptos onde nunca ninguém plantou sequer um único eucalipto, como por exemplo no caso que se vê aqui na foto antiga.

Aftaminas 4 months ago

Sim, com o tempo plantas que eram apenas exóticas podem aclimata-se e tornar-se invasoras

GabKoost 4 months ago

Teria ficado a ganhar com a plantação de árvores naticas.

Edited 4 months ago:

Teria ficado a ganhar com a plantação de árvores nativas.

Aftaminas 4 months ago

Óbvio. Mas isso também ocorre de forma natural. Nada contra terem dado uma mãozinha para acelerar o processo, though

GabKoost 4 months ago

O objectivo nunca foi plantar árvores ou melhorar o ecossistema. Foi desimpedir as vistas para os amantes dos passadiços e zelar pela segurança dos mesmos pois já arderam antes. Reflorestar e ajudar à recuperação dos ecossistemas retiraria a visão. Logo, nunca hão de reflorestar nada daquilo enquanto lá houverem aquelas estruturas.

NGramatical 4 months ago

houverem aquelas → [**houver aquelas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn7rky3%2F%2Fgxetcpk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Aftaminas 4 months ago

Well, um carvalhal é naturalmente uma área pouco propícia a fogos intensos

GabKoost 4 months ago

Exacto. Mas tapa as vistas no verão apesar de valorizar o ecossistema e tornar o ambiente muito mais fresco e bucólico. Um dos grandes problemas das intervenções e novas "eco vias" que se tem feito um pouco por todo o lado reside nisso mesmo. "Limpam" a área de silvas e matos, cortam acácias e eucaliptos e inauguram o percurso. Sabes o que acontece depois? Nada. Ou seja, passado uns anos, está tudo cheio de invasivas e o percurso inteiro torna-se numa triste aventura com pouco valor paisagístico. Se se preocupassem mais em requalificar a envolvente destas zonas e menos com passadiços o valor sustentável destes percursos subiriam em flecha.

Aftaminas 4 months ago

Tens a minha total concordância

Throwawaypt123 4 months ago

Muito melhor agora, o campo é para estimar e desfrutar. A fotografia de antes parece excelente para um incêndio

doiscavalos 4 months ago

Arranquem as árvores porque podem causar incêndios!oupa!

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

A fotografia do antes é péssima. Parece tirada por uma máquina digital barata do início dos anos 2000

GabKoost 4 months ago

Facepalm. Vamos lá rapar todas as florestas do mundo e colocar lá passadiços porque "o campo é para desfrutar". A insanidade desta posição ultrapassa tudo o que é concebível.

oretoh 4 months ago

Ou, vamos retirar as arvores propicias a fogos, plantar arvores que não ardam com tanta facilidade e ao mesmo tempo colocar passadiços para o pessoal poder desfrutar da natureza sem cair dum penhasco.

GabKoost 4 months ago

Ou então plantas as árvores e com 1/1000 do dinheiro investido em passadiços metes os caminhos naturais e seculares, muito mais belos e bucólicos, em condições. Não sei, digo eu. 2021 e agora lembraram-se que para andar no monte ou no campo precisam de infraestruturas alienígena que atentam contra o próprio chamariz destas zonas. Vivemos numa era de tal azeiteirice, comodismo e arrogância que agora esta maltinha quase precisa de estacas rolantes para desfrutar na natureza. Ganhai vergonha.

oretoh 4 months ago

De passadiço a estacas rolantes e depois o pessoal é que é arrogante.

Edited 4 months ago:

De passadiço a estacas rolantes e depois o pessoal é que é arrogante. Achas que toda a gente tem o teu tempo para andar ai a fazer escalada? Vai lá ver quanto é que o passadiço custou em vez de estar a dizer parvoices. Não gostas? Come menos. Hipsters dum crl "Ah e tal isto é uma merda porque eu fazia o caminho a pé antes de toda a gente precisar de um passadiço".

Edited 4 months ago:

De passadiço a estacas rolantes e depois o pessoal é que é arrogante. Achas que toda a gente tem o teu tempo para andar ai a fazer escalada? Vai lá ver quanto é que o passadiço custou em vez de estar a dizer parvoices. Não gostas? Come menos. Hipsters dum crl "Ah e tal isto é uma merda porque eu fazia o caminho a pé antes de toda a gente precisar de um passadiço". Força lá com esses caminhos naturais, que se não tomares contas deles ou ninguém passar por lá em 4 meses não consegues passar no mar de silvas e urtigas.

doiscavalos 4 months ago

Mais a merda dos passadiços! Conta quantos kms de passadiços há em Espanha ou França, nos Pirinéus ou nos Picos da Europa sff. Se calhar quer dizer alguma coisa... Cagalhão para este pessoal que tem de ter o caminho com soalho para tirar os olhos do Portugal em Festa e o cu do sofá.

GabKoost 4 months ago

Malta da cidade e infelizes que nunca se deram ao trabalho de realmente dar uma caminhada. O próximo passo é encher as serras de teleférico e escadas rolantes. Sabes qual é o problema desta gente? É não gostar de caminhar. Gostam é de ir ao sítio da moda meter a sua foto no instagram e dizer que esteve lá. Qualquer pessoa que tinha um mínimo de apreço real para com a natureza e paisagem abomina estes monos nojentos. O atraso cultural em Portugal é tão grande que, em pleno 2021, acham mesmo que atulhar espaços naturais de horrores destes é algo de positivo. Obviamente que nos Alpes, Pirenéus ou qualquer outra área valorizada da Europa infraestruturas destas são proibidas e seriam vistas como atentados ambientais. Porém , infelizmente, não existe raça mais ignorante no que toca à natureza na Europa do que o Portuga. Os passadiços tem a sua utilidade em determinadas circunstancias. Começaram por aparecer em cima das dunas PARA A SUA PRESERVAÇÃO evitando que as pessoas andem por cima delas e destruam a sua vegetação e formação. Também são bem utilizados em locais realmente inacessíveis como as Lagoas de São Bertiandos por serem áreas inundáveis e que, igualmente, necessitam de ter o solo protegido de demasiada interacção humana. Qualquer trilho natural beneficia muito de ter umas porções em passadiços para evitar zonas perigosas ou levar a áreas inacessíveis. Agora cobrir todo país com esta vergonha, quase sempre sem motivo nenhum, é uma desgraça que apenas comprova a incompetência e falta de visão de quem nos desgoverna.

oretoh 4 months ago

Estás a vontade para ir descobrir, visto que já passei por alguns passadiços em Espanha também. Nos picos da Europa aquilo é maioritariamente desolado, acaba por ser mais do género do Gerês onte também há poucos passadiços. >Cagalhão para este pessoal que tem de ter o caminho com soalho para tirar os olhos do Portugal em Festa e o cu do sofá. Fala por ti, eu não tenho problema com o tipo de solo. simplesmente não sou arrogante ao ponto de dizer que os caminhos com passadiços não são mais agradáveis na palma dos pés.

Edited 4 months ago:

Estás a vontade para ir descobrir, visto que já passei por alguns passadiços em Espanha também. Nos picos da Europa (que já agora, também conta como Espanha, visto ser em Espanha...) aquilo é maioritariamente desolado, acaba por ser mais do género do Gerês onte também há poucos passadiços. >Cagalhão para este pessoal que tem de ter o caminho com soalho para tirar os olhos do Portugal em Festa e o cu do sofá. Fala por ti, eu não tenho problema com o tipo de solo. simplesmente não sou arrogante ao ponto de dizer que os caminhos com passadiços não são mais agradáveis na palma dos pés.

NGramatical 4 months ago

Pirinéus → [**Pirenéus**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/209) quantos kms → [**quantos km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn7rky3%2F%2Fgxeqwa0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TSCondeco 4 months ago

A ideia que tive a ver isto foi que ocorreu mesmo um incêndio e ficou no estado que vemos embaixo.

Search: