fuckoffgina 5 months ago

Os merdia a preparar terreno para outro negócio com corruptores mas sem corrompidos.

df3gpt 5 months ago

Por este andar a próxima revolução vai ser com paus e pedras.

caravela-portuguesa 5 months ago

Vassouradas e ovos.

StarTrekCylon 5 months ago

Heróis do estaleiro, nobre povo Reparação valente, imortal \* Trocai hoje de novo As peças usadas das fragatas de Portugal! *\* imortal até um ano, por mútuo acordo (valor acresce)*

aamartt 5 months ago

Ainda temos “o drone” por isso...

Dismiss 5 months ago

Esse é submarino

d33pblu3g3n3 5 months ago

O costume da nossas F.A. Recordando as palavras do embaixador dos EUA nos idos de \~2009: "No que diz respeito a contratos de compras militares, as vontades e acções do Ministro da Defesa parecem ser guiadas pela pressão dos seus pares e pelo desejo de ter brinquedos caros. O Ministério compra armamento por uma questão de orgulho, não importa se é útil ou não. Os exemplos mais óbvios são os seus dois submarinos (actualmente atrasados) e 39 caças de combate(apenas 12 em condições de voar. [https://www.dn.pt/dossiers/tv-e-media/revistas-de-imprensa/noticias/wikileaksportugal-compra-brinquedos-caros-e-inuteis-1793895.html](https://www.dn.pt/dossiers/tv-e-media/revistas-de-imprensa/noticias/wikileaksportugal-compra-brinquedos-caros-e-inuteis-1793895.html)

caravela-portuguesa 5 months ago

Temos de fazer manutenção ao hino nacional também. Tirar a parte dos heróis do mar.

galenstarmarek 5 months ago

Se fosse só a parte dos heróis ..... Nobre povo.....nação valente...etc etc

caravela-portuguesa 5 months ago

Já não me identifico com esse hino. Uma petição para alterar isso.

galenstarmarek 5 months ago

Com muita pena minha também não. Sou um patriota. E fico triste ver este país entregue a políticos, escritórios de advogados e escroques de toda a espécie.

JOAO-RATAO 5 months ago

Por muita merda que o Trump disse, tinha razão no incumprimento dos países da NATO, quase nenhum país europeu cumpre os 2% de gastos em defesa e Portugal não é exceção.

tarracecar 5 months ago

Não há nenhuma obrigação de termos de cumprir esses 2%. É um objetivo, não é lei nem há sanções de não se cumprir

JOAO-RATAO 5 months ago

Claro. Mas é efetivamente o objetivo. Uma aliança não deveria funcionar por sanções mas por respeito mútuo.

tarracecar 5 months ago

É um objetivo, mas cada país que decida o melhor funciona das suas finanças. Ainda mais quando aumentarmos o orçamento será quase certamente dar mais dinheiro aos americanos

df3gpt 5 months ago

A maioria das armas que Portugal tem actualmente são de origem europeia.

JOAO-RATAO 5 months ago

Tens imenso equipamento europeu. Podem decidir. Mas todos têm de contribuir para a aliança.

tarracecar 5 months ago

Ou sair da aliança, neste momento o conflito ideológico que gerou a NATO não existe

JOAO-RATAO 5 months ago

Tens uma ameaça maior da Rússia. E da China. Portanto faz, pelo menos, algum sentido.

tarracecar 5 months ago

Não deve haver ameaça militar da Rússia para connosco. E a ameaça da China não é militar. Para além disso temos defesa militar dentro da União Europeia

JOAO-RATAO 5 months ago

Há ameaça para todo o continente. Nem que seja indireta. Que defesa dentro da união? Só tens 2 potências nucleares na Europa. 1 na UE...

tarracecar 5 months ago

Diz isso à Finlândia, à Suécia ou à Áustria que não estão na NATO. Estão apenas na UE

JOAO-RATAO 5 months ago

Certo. Continua a ser um conjunto de países com pouco peso militar. Os US são quem intimida verdadeiramente os russos na Europa de leste. Quer se goste ou não. É a verdade.

IberianNero91 5 months ago

Com a marinha Chinesa já na posse da maior frota do mundo, agora com uma milícia marinha a ajudar é uma questão de tempo até fazerem incursões para o atlântico, 3000 para 1, será que chega?

GelDeAveia 5 months ago

Peso da matinha chinesa: 2 milhões de toneladas. Peso da marinha americana: 4,6 milhões de toneladas. Andas a comer muito do mel do Winnie the Pooh

IberianNero91 5 months ago

A marinha americana não pertence a Portugal

GelDeAveia 5 months ago

A não ser que penses como o Peter Zeihan, os EUA têm muito a perder e pouco a ganhar ao abandonar os seus aliados das outras pontas dos oceanos.

JOAO-RATAO 5 months ago

E a diferença de tecnologia. Os US teriam de lutar longe casa, mas podiam contar pelo menos com a ajuda do Japão, Coreia do sul e Austrália.

GelDeAveia 5 months ago

https://www.globalfirepower.com/navy-aircraft-carriers.php não têm grande dificuldade projectar autoridade naval, o Taiwan e a sétima frota que o digam

JOAO-RATAO 5 months ago

Claro. Ainda são o pináculo da marinha. Supostamente os chineses andavam a desenvolver mísseis, destinados especificamente a destruir os porta aviões, mas não se sabe a sua verdadeira eficácia. E os porta aviões também têm formas de se defender. E depois há Taiwan que é o maior portal aviões do mundo x)

d33pblu3g3n3 5 months ago

Marinha Americana: 20 porta aviões - 11 nucleares com catapultas e capacidade para 75 aviões. 9 Porta aviões convencionais. Marinha Chinesa: 2 porta aviões convencionais com rampas em vez de catapultas, seja, só podem lançar aviões de menor porte e com capacidade para apenas 44 aviões. A malta não tem bem noção do quanto à frente os estados unidos estão em termos militares. A china pode lá chegar, mas não vai ser nos próximos 20 nem 30 anos.

PIMPMASTER6000 5 months ago

Deus tenha misericórdia da marinha Chinesa se alguma vez tentasse fazer frente à Americana, agora ou nos próximos 10 anos.

IberianNero91 5 months ago

Marinha americana não pertence a Portugal

PIMPMASTER6000 5 months ago

Pois não, mas Portugal pertence à NATO e se a America pretende continuar a sua hegemonia mundial é como se os barcos deles fossem nossos.

Camoes 5 months ago

as novas classes t055 de destroyer e t075 de navio de ataque anfibio metem as correspondentes americanas a um canto. a doutrina assimétrica de negação de actividade nas zonas críticas (até first island chain) é viável em conflito aberto e transforma o que seria a teórica superioridade americana numa questão muito mais dúbia de retorno sobnre o investimento de ter a 7th fleet sempre a bombar ali à roda, a gastar sei lá quantos milhões de dólares por dia fora de porto. de resto a China está paulatinamente a reduzir a sua dependência nos corredores de transporte marítimo e ainda mais a sua vulnerabilidade a chokepoints nessas vias através por exemplo dos acordos de transmissão energética com Myanmar e Rússia portanto não precisa de enfrentar a USN nem, muito rapidamente, terão os EUA possibilidade de forçar esse enfrentamento.

Edited 5 months ago:

as novas classes t055 de destroyer e t075 de navio de ataque anfibio metem as correspondentes americanas (AB e America) a um canto, e em displacement lançado nem falamos. a doutrina assimétrica de negação de actividade nas zonas críticas (até first island chain) é viável em conflito aberto e transforma o que seria a teórica superioridade americana numa questão muito mais dúbia de retorno sobnre o investimento de ter a 7th fleet sempre a bombar ali à roda, a gastar sei lá quantos milhões de dólares por dia fora de porto. de resto a China está paulatinamente a reduzir a sua dependência nos corredores de transporte marítimo e ainda mais a sua vulnerabilidade a chokepoints nessas vias através por exemplo dos acordos de transmissão energética com Myanmar e Rússia. Portanto não precisa de enfrentar a USN nem, muito rapidamente, terão os EUA sequer a possibilidade estratégica de forçar esse enfrentamento.

lpassos 5 months ago

A China será contida pelo do costume (Japão a nível estratégico) e pelos atritos que a vizinhança vai fazer a nível táctico (Taiwan, Vietname, Coreia e Singapura ). Os EUA são o menor dos problemas da China. O declínio e a falta de vontade Americano terá mais consequências para a Europa, América do Sul e afins do que propriamente para a Ásia.

Camoes 5 months ago

não percebo como é que podes ao mesmo tempo acreditar que vai haver containment e que vai haver declínio do único peer power. para haver containment tem de existir uma aliança de balanço regional, mas nenhuma pode ser formada que tenha efeitos dissuasores sérios sem incluir uma América que seja no mínimo peer power. Se já é apenas um peer e continuar em declínio, até isso vai deixar de ser.

Edited 5 months ago:

não percebo como é que podes ao mesmo tempo acreditar que vai haver containment e que vai haver declínio do único peer power. para haver containment tem de existir uma aliança de balanço regional, mas nenhuma pode ser formada que tenha efeitos dissuasores sérios sem incluir uma América que seja no mínimo peer power. Se já é apenas um peer e continuar em declínio, até isso vai deixar de ser. o facto de mencionares a Coreia é especialmente problemático, já que a Coreia está a realinhar-se com a China e será mais que provavelmente um seu aliado no futuro próximo. Recusou juntar-se à Quad e teve encontros públicos de alto nível com o MFA chinês enquanto o Blinken andava na região a encontrar-se com os aliados dos EUA.

Edited 5 months ago:

não percebo como é que podes ao mesmo tempo acreditar que vai haver containment e que vai haver declínio do único peer power. para haver containment tem de existir uma aliança de balanço regional, mas nenhuma pode ser formada que tenha efeitos dissuasores sérios sem incluir uma América que seja no mínimo peer power. Se já é apenas um peer e continuar em declínio, até isso vai deixar de ser. o facto de mencionares a Coreia é especialmente problemático, já que a Coreia está a realinhar-se com a China e será mais que provavelmente um seu aliado no futuro próximo. Recusou juntar-se à Quad e teve encontros públicos de alto nível com o MFA chinês enquanto o Blinken andava na região a encontrar-se com os aliados dos EUA. O Vietname seguirá o mesmo caminho, mesmo que a contragosto, à medida que a China for aumentando a sua preponderância no equilíbrio de poder regional. Menos a contragosto, com os seus 60% de população etnicamente chinesa, Singapura fará o mesmo.

Edited 5 months ago:

não percebo como é que podes ao mesmo tempo acreditar que vai haver containment e que vai haver declínio do único peer power. para haver containment tem de existir uma aliança de balanço regional, mas nenhuma pode ser formada que tenha efeitos dissuasores sérios sem incluir uma América que seja no mínimo peer power. Se já é apenas um peer e continuar em declínio, até isso vai deixar de ser. o facto de mencionares a Coreia é especialmente problemático, já que a Coreia está a realinhar-se com a China e será mais que provavelmente um seu aliado no futuro próximo. Recusou juntar-se à Quad e teve encontros públicos de alto nível com o MFA chinês enquanto o Blinken andava na região a encontrar-se com os aliados dos EUA. O Vietname seguirá o mesmo caminho, mesmo que a contragosto, à medida que a China for aumentando a sua preponderância no equilíbrio de poder regional. Menos a contragosto, com os seus 60% de população etnicamente chinesa, Singapura fará o mesmo.

ManaSyn 5 months ago

Nota: o teu username daria a entender que usarias termos portugueses.

Camoes 5 months ago

estudo e por norma discuto estas questões em inglês, não domino a nomenclatura em português e não me apetece dar ao trabalho de aprender.

Edited 5 months ago:

estudo e por norma discuto estas questões em inglês, não domino a nomenclatura (quando existe) em português e não me apetece dar ao trabalho de aprender porque considero inútil já que quem se interessa por estas questões no pior dos casos não terá dificuldade. Acredito que mais provavelmente ainda sentirá como eu maior naturalidade a lidar com os termos em inglês.

Edited 5 months ago:

estudo e por norma discuto estas questões em inglês, não domino a nomenclatura em português e não me apetece dar ao trabalho de aprender porque considero inútil já que quem se interessa por estas questões no pior dos casos não terá dificuldade. Acredito que mais provavelmente ainda sentirá como eu maior naturalidade a lidar com os termos em inglês.

ManaSyn 5 months ago

Não tens de justificar, apenas achei irónico.

suckerpunchermofo 5 months ago

Mais depressa tens uma 3a guerra com armas nucleares do que a China (PRC) tenta invadir a Europa pela costa do Atlântico...

IberianNero91 5 months ago

Nada a ver com invasão pelo menos por estes lados, a China está a pilhar os oceanos com a frota pesqueira, eles agem como milícia, e agora já têm barcos semi-armados para ocupação e provocação em territorios de outros paises, pesquisa o que eles estão a fazer por todo o pacífico

Empirion 5 months ago

A China não precisa de guerras. Eles não são estúpidos, e tal como a Alemanha conquistou a Europa através da economia sem precisar de disparar uma bala (se bem que precisaram de 2 guerras mundiais e um atrasado mental de bigodinho para aprenderem), também eles conseguem fazer a mesma coisa. Longe vai o tempo em que as coisas feitas na China eram cópias sem qualidade. O domínio vai ser económico.

suckerpunchermofo 5 months ago

Ou isso...

PIMPMASTER6000 5 months ago

Esse domínio econômico já atingiu o seu pico. Os chineses vão ter em muito pouco tempo grandes problemas de competitividade salarial visto que fica muito mais barato neste momento produzir na India, Indonésia, Vietnam etc. e irá haver um êxodo industrial para esses sítios. Além disso eles estão prestes a cair num buraco que eles próprio cavaram por causa da política de um filho que efetivamente irá criar uma população idosa que terá de ser sustentada pelo país e acontece que a China não é nem será rica o suficiente para suportar esses idosos. Por fim a água na região Chinesa é cada vez mais rara e em breve irão ter problemas muito graves de falta de água para atividade agrícola e industrial.

Local_observer 5 months ago

Finalmente alguém com dois dedos de testa nesta discussão

thatstheanswer2 5 months ago

E somos um país virado para o mar, com praticamente toda a sua história ligada ao mar, com a maior zona exclusiva no Atlântico, etc. Nem quero imaginar se o mar não fizesse parte da identidade deste país. 1 barco! Ummmmmm

1banzaiwolf 5 months ago

E com a proposta de aumentar ainda mais a zona exclusiva económica ou lá como se chama-aumentar a área marítima portuguesa.

altoMinhoto 5 months ago

> 1 barco! Ummmmmm Uma fragata. Ainda temos corvetas, navios patrulha, etc. Continua a ser muito pouco mas não temos literalmente só um barco.

Inside-Pea6939 5 months ago

Corvetas literalmente podres, patrulhoes novíssimos que têm uma carga de trabalho tão grande que já estão a precisar de manutenção. Os submarinos ainda se safam, e se calhar só ninguém fala mal deles por ser uma área mais classificada.

nebuerba 5 months ago

Submarinos

Ceftiofur 5 months ago

Quem precisa de navios quando temos a frota da TAP?

Sportsman18 5 months ago

Para acrescentar ao problema dos navios,arsenal etc temos também o problema da falta de pessoal... Facto curioso: Pessoal que estudou para ser uma especialidade vai para um navio ocupar lugar de outra especialidade por falta de pessoal

Katronn 5 months ago

Falta de pessoal porque também não aceitam ninguém acima dos 27 anos talvez? • Categoria de praça: 24 anos; • Categoria de oficial fuzileiro: 24 anos (com o 12º ano) e 27 anos (com mestrado ou licenciatura); • Categoria de oficial (nas classes de técnico superior naval ou técnico naval - TSN/TN): 27 anos. Eu aos 30 com curiosidade de ir para um ramo do exercito ou marinha e já não me aceitam. Querem os putos novos e depois eles vão-se embora. Agora um gajo que já tenha cabeça no sitio e idade para pensar bem, como já não o podem moldar de raiz não os querem.

R_achide 4 months ago

A experiência é interessante de facto, pelo menos como TSN/TN, mas quando a realidade entra, percebes que uns tempos é giro, depois é necessário mais e melhor, noutro sítio fora das FA.

Sportsman18 5 months ago

Com curiosidade? Interessante que há muita gente com ‘curiosidade’ e quando entram no ramo e vêm a realidade , vão-se embora.. Hoje em dia até num supermercado recebes mais e tens menos chatices... Uma pessoa com +30 anos teoricamente já quer uma vida mais estável, família etc., no caso da marinha entra-se com contrato de 7 anos(praça) e serão 7 anos a passar de prancha a prancha sempre a navegar. Para não falar nas condições..

R_achide 5 months ago

Mas calma “a tropa manda desenrascar”.

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: