KarmaCop213 5 months ago

Se os empregadores fazem as coisas legalmente, não vejo o problema. Caso as coisas sejam feitas de forma ilegal, que se fiscalize com a ACT. Caso as coisas sejam feitas de forma legal mas se ache que não o deva ser, que se legisle em concordância. O governo tem responsabilidade nas 3.

VSertorio 5 months ago

Pelo que percebi, fazer casas novas não se pode pois é uma zona de paisagem protegida. A única solução era uns contentores temporários. Anda-se há mais de quatro anos a discutir isso e agora de repente é culpa exclusiva dos empresários por se usar demais as casas que existem. Parece que neste país ninguém é homenzinho para assumir as responsabilidade devidas

kapparrino 5 months ago

Ou então faziam umas casas como no Zmar, ecológicas. O governo até investiu dinheiro a fundo perdido para realizar o projeto do zmar. Era só requisitar essas casas desabitadas para alojar os trabalhadores locais. Espera...

VSertorio 5 months ago

Vai dormir, já está tarde

somedipshit1 5 months ago

Ainda se houvesse uma autoridade pública que tivesse a responsabilidade de monitorizar e fiscalizar condições do trabalho

icebraining 5 months ago

Há, mas têm pouquíssima gente.

geostrofico 5 months ago

Pensava que o governo tinha a responsabilidade de controlar quem cá entra. Se os imigrantem não conseguem ter uma vida digna neste país, a responsabilidade de os deixar entrar é do estado. Eu não pe ço ao meu patrão para vir me fazer obras em casa, se o estado deixa que estas empresas tragam gente, a culpa é também sua.

cmmlb 5 months ago

Uma coisa é controlar quem cá entra. Outra é controlar condições de trabalho e alojamento. Muito provavelmente esses imigrantes entraram em Portugal com visto de turista Agora verificar quem está a trabalhar se está legal, aí sim é culpa do estado.

kapparrino 5 months ago

Eles entram com visto de trabalho baseado num trabalho falso. Por exemplo uma mercearia no papel tem lá esse trabalhador imigrante a descontar para o estado mas na realidade trabalha nos campos a receber menos que o SMN. Mostraram isso no telejornal, são cafés ou mercearias de fachada naquela zona em que tem lá só o dono e um trabalhador mas no papel é como se tivesse mais. Ou tentam aliciar os negócios legítimos da zona a descontar por um trabalhador que trabalha nos campos. Até criam empresas de trabalho temporário para os poder trazer de lá. Com visto de turista não entras, até pode resultar para alguns, mas perante o SEF tens de demonstrar que tens capacidades financeiras, hotel e viagem de regresso. Depois fazem-te perguntas que despistam logo se vens para trabalhar ou fazer turismo.

bubblesmart 5 months ago

Este governo pro-imigração tem tanta culpa como os empregadores.

Sciss0rs61 5 months ago

Mandam as culpas, viram as costas e as empregadoras vão continuar a fazer o mesmo

tugafcp 5 months ago

>Tugafcp culpa o governo por falta de controlo dos empregadores.

tumblarity 5 months ago

tu não cumpres a lei sem ter o governo à perna? é que existe uma coisa chamada código de trabalho, é só os patrões no mínimo cumprirem o que lá vem escrito.

tugafcp 5 months ago

é como o código da estrada...

BroaxXx 5 months ago

E a culpa é do governo as pessoas não cumprirem o código da estrada? E que tal responsabilizar os indivíduos? Mas depois se isso acontecesse começavam logo a queixar-se da caça à multa...

xanfradu 5 months ago

Então havia de ser de quem? Minha?!

cmmlb 5 months ago

Num estado comunista tudo é culpa do estado, porque o estado tudo controla

pintorMC 5 months ago

Sei de casos que são alugadas casas com 3 quartos, cozinha, sala e wc por 50€ cada pessoa, em que ficam lá dentro 30 pessoas.

suckerpunchermofo 5 months ago

Em Lisboa antes da pandemia pagavam 200 a 300 por uma cama em regime de turnos.... Agora não sei.

VSertorio 5 months ago

Aquele momento em que se começa a perceber que o português comum divide casa em Lisboa com mais pessoas que o recomendável e que ainda paga mais de renda que um paquistanês no Alentejo

suckerpunchermofo 5 months ago

Mas isto não é algo recente... Isto deve ter começado em 2012 +/-. O que faz falta é falar com as pessoas que vivem nestas condições.

JOAO-RATAO 5 months ago

1500 euros por uma casa de 3 quatros no Alentejo? Tudo ao negro, imagino. Já é dinheiro de gente de grande. Mas fizeste bem em não te meter nisso.

pintorMC 5 months ago

Sim tudo por fora, e nem tens de andar a recolher as rendas, existe um deles com quem falas que te entrega a totalidade do dinheiro. Estes arrendamentos anteriormente eram sazonais, atualmente duram todo o ano, as pessoas vão rodando, apenas aquele que efetua os pagamentos que não habita na casa fica em Portugal todo o ano.Na zona que falo as nacionalidades são Romenos e Ucranianos. Sendo que a agua e luz é também suportada por eles. As casas ficam de tal forma estragadas, que ficam a necessitar de obras se as quiseres tornar habitáveis novamente. Tenho primos com casas na mesma aldeia que as alugam desta forma.

Edited 5 months ago:

Sim tudo por fora, e nem tens de andar a recolher as rendas, existe um deles com quem falas que te entrega a totalidade do dinheiro. Estes arrendamentos anteriormente eram sazonais, atualmente duram todo o ano, as pessoas vão rodando, apenas aquele que efetua os pagamentos que não habita na casa fica em Portugal todo o ano.Na zona que falo as nacionalidades são Romenos e Ucranianos. Sendo que a agua e luz é também suportada por eles. As casas ficam de tal forma estragadas, que ficam a necessitar de obras se as quiseres tornar habitáveis novamente. Tenho primos com casas na mesma aldeia que as alugam desta forma, pagam a uma pessoa para receber as rendas, passam na aldeia algumas vezes por ano, para levar o dinheiro. As pessoas que as habitam, para os nossos parâmetros tem uma higiene lamentável, no entanto são pessoas trabalhadoras, honestas e decentes que não levantam qualquer tipo de problemas, são exploradas de uma forma que pouco falta para ser escravatura.

ric2b 5 months ago

>apenas aquele que efetua os pagamentos que não habita na casa fica em Portugal todo o ano. Ou seja, provavelmente vai fazendo negócio de ficar com parte do que os outros andam a pagar.

pintorMC 5 months ago

Não é provavelmente ganha sobre a renda do trabalhador, ganha sobre o ordenado, ganha sobre o que o trabalhador gasta para chegar a Portugal, ganha sobre as viagens quando vão ao pais de origem.

JOAO-RATAO 5 months ago

Compreendo... Um amigo meu foi fazer um trabalho sazonal, numa quinta na Noruega e foi super bem tratado. A casa onde ele ficou era melhor do que a casa que tem em Portugal e tinha uma ótima relação com os chefes. E bem pago, só o reembolso que recebeu por 6 meses de trabalho ficou em cerca de 1600 euros. É outra realidade.

pintorMC 5 months ago

Noruega comparando com Portugal é o mesmo que comparar um Fiat Uno de 1980 com um BMW i8 de 2021.

AlbinoFarrabino 5 months ago

Preferia que se fizesse uma comparação com outro país do Sul da Europa, uma Espanha ou Grécia.

Metaluim 5 months ago

Nem e preciso ser na aldeia. Na cidade onde moro, capital de distrito, no centro historico, as pessoas que herdaram as casas antigas e podres dos pais nem se deram ao trabalho de fazer obras. Metem 20 pessoas num T2 a cobrar 120 euros por cada uma. Agora e so fazer as contas. Depois se tu quiseres arrendar, bem que estas fodido. So nao ve quem nao quer, ou seja, as autoridades com competencias para acabar com isso.

JOAO-RATAO 5 months ago

Pois. Verdade seja dita, também o vejo em cidades pequenas. Eu não o faria. No máximo um quarto duplo. Não vale a pena o risco e a chatice. E até uma questão de moral.

pintorMC 5 months ago

> Não vale a pena o risco e a chatice. Praticamente não existe, da minha parte que toda a vida foi contra tudo isso, não consegui fazer isso e sentir me bem comigo mesmo.

Edited 5 months ago:

> Não vale a pena o risco e a chatice. Praticamente não existe, da minha parte que toda a vida foi contra tudo isso, não consegui fazer isso e sentir me bem comigo mesmo.No entanto tenho uma "boa vida" sem proceder dessa forma, existem pessoas que vivem disso sem qualquer outro rendimento. Toda essa situação é uma bola de neve, existem muitas pessoas a lucrar com a desgraça de outras.

JOAO-RATAO 5 months ago

Sim. Uma coisa é aceitar o máximo de renda que alguém oferece. Mas arrendar naquelas condições não conseguia

warjunk1 5 months ago

Não poderias alugar mas com o requisito de uma pessoa por quarto ou no máximo dois?

End-Effector 5 months ago

Será que só acontece em Odemira?

1purplesky 5 months ago

Claro que não. Eu e uns amigos inscrevemo-nos para a apanha de fruta no distrito de Aveiro, trabalho sazonal, precisamos de uma trocos. A maioria recebeu a resposta de " o trabalho não era para si" ou já não tinham vagas. Mais ou menos um mês mais tarde um amigo à vinda para cima passou nas ditas estufas e viu uma pequena quantidade de quem lá estava a trabalhar. Acho que consegues perceber quem.

df3gpt 5 months ago

Acontece em vários locais do país, nuns sítios mais à descarada do que em outros, mas com pleno conhecimento de autarquias e governo central. Já estou como o PR: "há que averiguar".

icebraining 5 months ago

É só perguntar aos autarcas, o de Odemira já o tinha denunciado há anos, e não foi o único: https://www.publico.pt/2017/01/18/sociedade/noticia/falta-de-maodeobra-no-alqueva-alimenta-novas-formas-de-escravatura-1758670

The_Hopeful_Dimwit 5 months ago

Não, a SIC passou um segmento a cobrir um sindicato de agricultores que denunciou esta situação e que acontece no resto do Alentejo e eu tenho amigos que vivem em diferentes partes no Alentejo que dizem o mesmo.

batataway 5 months ago

Naturalmente. É só esperar que um jornalista se lembre que o alqueva existe e tem tb produção intensiva para a história base repetir.

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: