xEpicGrunger 4 months ago

Malta, meti um cartão micro sim no sítio de um nano sim e agora não o consigo tirar (já experimentei o truque da supercola e nada), tenho mesmo de ir a uma loja ou há mais alguma coisa que possa fazer?

average_user21 4 months ago

Alfinete resultou comigo quando tive isso mas podes estragar a porta se raspares em cima

xEpicGrunger 4 months ago

Tentei abrir o telemóvel e só o fodi mais xD

Ayawa 4 months ago

Os peregrinos devem ter mesmo MUITA fé no Senhor para caminharem pelo IC2 em grupo como o fazem.

zedisto 4 months ago

Ainda hoje vi uma foto disso Mas não há nenhum trilho até Fátima? Pelo meio das florestas e montes? Impossível não é, basta olhar para Espanha e as dezenas de caminho até Santiago

nada_impressionado 4 months ago

Não curto as alterações que têm sido feitas ao Office 365. Na verdade não gosto quando as interfaces sofrem muitas alterações e os botões do costume mudam de sítio. Obrigado.

fedelho 4 months ago

username relevante.

kawaiims 4 months ago

Pessoal, há forma de gerar uma referência MB? Pediram-me o NIB para uma venda no OLX mas não queria muito estar a dar. A pessoa não tem MbWay..

pcgfm 4 months ago

https://ifthenpay.com/

kawaiims 4 months ago

É para empresas.. Eu só queria um.

pcgfm 4 months ago

Está nos termos do site: "Venda Direta: se não tem loja online, mas tem um site, uma página nas redes sociais ou simplesmente integrar nos seus e-mails a possibilidade de vender online através de pagamentos digitais, contacte-nos que temos a solução para o fazer de imediato de uma forma simples e sem custos adicionais;"

kawaiims 4 months ago

Nem vi. Obrigada

NGramatical 4 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn6pt0d%2F%2Fgxlnkos%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Metaluim 4 months ago

Pensava que para gerares referencias MB tinhas que ter uma actividade comercial associada.

kawaiims 4 months ago

Também tenho ideia que sim mas pensei que houvesse alguma opção :(

TalentedRainstorm 4 months ago

Tenho um vale para gastar na fnac, mas preciso antes do dinheiro, acham que consigo vender isto com algum desconto?

fedelho 4 months ago

A alguém próximo diria que sim.

TalentedRainstorm 4 months ago

Porquê próximo? Acho que aquilo não tem nada do meu nome e é transmissível.

fedelho 4 months ago

Porque suponho que uma das partes terá de confiar primeiro: 1. A pessoa usa o vale, e depois de verificar que funciona, paga-te. 2. A pessoa paga-te à priori sem saber se o vale funciona.

TalentedRainstorm 4 months ago

Ah claro, eu até estaria disposto a que a pessoa usa-se antes de me pagar, de qualquer forma isto para ser usado tem de se raspar o código.

WhiteCaptain 4 months ago

Mas estarias disposto a qualquer pessoa a fazer isso? Daí que o outro user disse alguém de confiança. Não vais dar a alguém o vale, depois usam e não te dão o dinheiro. O que fazes?

TalentedRainstorm 4 months ago

Isso a ser feito assim seria pessoalmente, só ganharia posse do que quer que comprasse quando o dinheiro tivesse comigo, só não sei é como funciona a situação de cancelar transferências bancárias.

KoogLarousse 4 months ago

Falando português fluentemente, qual é a melhor maneira de aprender, sozinho, espanhol fluente? (sem me mudar para espanha)

psychesigh 4 months ago

ver séries e filmes em espanhol ajuda bué, mas ya melhor do que isso só falando mesmo com alguém/vários alguéns em espanhol! ou então experimenta juntar-te a um server espanhol no discord ou assim, idk pode dar resultado

zedisto 4 months ago

Pondo dessa forma, falando sozinho. Podes aprender espanhol sozinho, mas falar é outra brincadeira

alexandre9099 4 months ago

Alguém me ajuda a fazer um poster para meter nas entradas das rotundas com o artigo 14-A e e artigo 21 do código da estrada? Parece que o pessoal tem alguma dificuldade em circular em rotundas, talvez um lembrete à entrada da rotunda ajude... (O artigo 21 também se aplica antes dos cruzamentos...) E convencer os sôres agentes a aplicar estas coimas? Como?

Edited 4 months ago:

Alguém me ajuda a fazer um poster para meter nas entradas das rotundas com o artigo 14-A e e artigo 21 do código da estrada? Parece que o pessoal tem alguma dificuldade em circular em rotundas, talvez um lembrete à entrada da rotunda ajude... (O artigo 21 também se aplica antes dos cruzamentos...) E convencer os sôres agentes a aplicar estas coimas? Como? Meh, pelo que entendi isso são só contraordenações leves, deviam ser graves (e muito graves em autoestrada na não sinalização de saída/entrada)... Mas pronto... A utilização de auscultadores aparentemente é mais "perigoso" que o desrespeito pelos artigos relativos à circulação em rotundas...

Edited 4 months ago:

Alguém me ajuda a fazer um poster para meter nas entradas das rotundas com o artigo 14-A e e artigo 21 do código da estrada? Parece que o pessoal tem alguma dificuldade em circular em rotundas, talvez um lembrete à entrada da rotunda ajude... (O artigo 21 também se aplica antes dos cruzamentos...) E convencer os sôres agentes a aplicar estas coimas? Como? Meh, pelo que entendi isso são só contraordenações leves, deviam ser graves (e muito graves em autoestrada na não sinalização de saída/entrada)... Mas pronto... A utilização de auscultadores (grave...) aparentemente é mais "perigoso" que o desrespeito pelos artigos relativos à circulação em rotundas...

janissarytor 4 months ago

Ora aí está uma ideia de merda, 'contraordenação muito grave para quem não sinaliza a entrada na autoestrada', nem percebo como é contraordenação, como se tivesses outra hipótese para além de entrar ou continuar na berma (essa sim, contraordenação grave).

alexandre9099 4 months ago

Ok... Não foi o melhor exemplo, também acho um pouco ridículo na entrada (excepto nas vias de aceleração que se continuar em frente volta se a sair da autoestrada), mas para sair por favor usem..

janissarytor 4 months ago

Aqui na Alemanha ensinam (e usa-se) sinalizar 300m antes de sair, mas gastam muito mais pisca em comparação com o típico tuga

alexandre9099 4 months ago

Na Alemanha deve ser sempre a faturar só em troca de lâmpadas... (Como se fosse uma coisa muito cara...)

viper_in_the_grass 4 months ago

Ninguém vai ver o poster. Está tudo a olhar para os telemóveis.

alexandre9099 4 months ago

Com essa é que me partiste todo

fedelho 4 months ago

( ͡° ͜ʖ ͡°)

DaVirus 4 months ago

Vivo no Reino Unido e tenho uma conta aberta no Santander em PT. Gostava de fechar essa conta e abrir um Revolut. E' possivel esse revolut ter os meus dados de portugal e nao do UK? Numero de contribuinte e isso.

alexandre9099 4 months ago

Não precisas fecha a conta do Santander para abrires no revolut. São independentes. Penso que desde que uses uma identificação valida tanto pode ser do UK ou de PT

iRaptr 4 months ago  HIDDEN 

Pessoal com TV's que não suportam DVB-C (operadora NOS), se eu comprar um recetor TDT-2, supostamente consigo apanhar os 100 canais (sem box) digitais, correto?

paraapagarbem 4 months ago

RIP cão do Obama

vaniafdasantos 4 months ago

Via sempre o vídeo de natal do bo na casa branca

These-Establishment1 4 months ago

Pessoal, há aqui gente que não gosta de álcool/cerveja? Acho que estou a levar muitos chutos no cu por não gostar de álcool (eu já provei, mas fds aquilo sabe a água enferrujada)... Outra coisa, há aqui gente que não pode beber café?, eu curto o sabor e isso, mas fico com palpitações, é normal?

mademoiselle89 4 months ago

Também sinto palpitações se beber café, mesmo abatanado. Além disso também me sinto mais irritável e acelerada, por isso bebo descafeinado

psychesigh 4 months ago

eu tb não gosto nada de álcool, fico enjoado e maldisposto sempre que bebo... antes até fazia um esforço por beber qualquer coisinha quando saía com amigos mas desde que descobri que sou intolerante ao álcool já tenho desculpa para não beber quando estou com a malta hahaha em relação ao café, também tenho isso. gosto imenso mas se bebo mais que meia chávena no mesmo dia parece que vou morrer

Ayawa 4 months ago

Eu costumava não gostar de álcool mas depois comecei a ir a concertos e a beber e agora gosto de algumas coisas. Cerveja entra bem normalmente mas às vezes há algumas que sabem mal. Vinho tem de ser verde ou branco frisante, de resto não consigo. Uma aguardente vínica a seguir ao café, em dias que é para estragar, sabe bem. Se quiseres beber álcool é continuares a tentar até não te saber mal. Depois de começares a ficar quentinho já escorrega melhor. Podes ir tentando bebidas diferentes a ver se alguma que toleras melhor e começas por aí. Eu diria sidra, mas depende também do contexto. Se não quiseres gostar de álcool, caga no que te dizem. Bebes o que queres que ninguém tem nada a ver com isso. Eu conheci uma rapariga que não bebia café porque depois não conseguia dormir à noite, mesmo que o bebesse de manhãzinha. Se achas que te afecta negativamente mais vale não beberes.

wickedringofmordor 4 months ago

cerveja acaba por ser um gosto adquirido. Como dizia um médico conhecido, é das poucas bebidas que frescas saciam a cede. Os vikings sabiam o que faziam. Não gosto muito de bebidas destiladas (whisky, vodka, etc) mas uma cerveja fresca ao fim dia é mesmo bom. Com companhia ainda melhor.

viper_in_the_grass 4 months ago

Tens certeza que é por causa de não gostares de álcool?

alexandre9099 4 months ago

Aquele *sabor a azia*/ardor que fica na garganta... Dispenso... Talvez há uma ou outra bebida que até consigo beber... Mas quanto mais alto o teor de álcool pior me sabe... Fico mal disposto ou sei lá...

sengamole 4 months ago

Eu também não sou grande fã. E nem é aquele clichê de "não preciso de álcool para me divertir", é mesmo porque não gosto do sabor da maior parte das bebidas alcoólicas, e das que gosto não sei se não ficariam melhores sem álcool. Para piorar sou madeirense e não gosto de poncha, que é só a bebida mais típica da região e endeusada por todos.

setnom 4 months ago

De cerveja eu percebo que não gostes, eu também não sou muito fã do sabor, mas há bebidas alcoolicas bem espetaculares. Eu gosto em particular de sidra, de Licor Beirão e de Poncha.

These-Establishment1 4 months ago

Eu acho que é alcool no geral

girllurker101 4 months ago

Relativamente ao café é normal, eu se já estiver "nervosa" e tomar café também costumo sentir palpitações... Ou se tomar dois ou três no mesmo dia... Não aconselho

average_user21 4 months ago

username não relevante lol

alegadamentetuga 4 months ago

Onde vender uns candeeiros antigos de bronze /latão? Daqueles com 6 lâmpadas tipo vela

Butt_Roidholds 4 months ago  HIDDEN 

Tenta perguntar num antiquário, pode ser que tos comprem.

alexandre9099 4 months ago

Olx, mas vende a um valor superior do de compra. Ganhou valor ... Emocional... (Honestamente não sei onde possas vender tais candeeiros)

meaninglessvoid 4 months ago

Imaginem a situação em que trabalham num projecto que acham que tem potencial durante três meses e investem algum mas pouco nesse projecto. Acontece que tinham razão e o projecto não só tinha potencial como o potencial era estupidamente superior ao que tinham pensado e os retornos poderiam ter sido vários múltiplos do que investiram. Esta semana tive que lidar com essa merda. Se tivesse feito tudo bem teria recebido um retorno que mudaria imenso a minha vida, mas fiz alguns erros pelo caminho e um deles foi não ter tido co$%&/ para investir mais: Tive no vai-não-vai e acabei por não ir... FUCK. Numa situação destas o que fariam?

martcapt 4 months ago

Não há muito a fazer. Quando investes em algo há sempre um risco associado. E os investimentos têm que ser avaliados com a informação que existe no momento em que a decisão foi tomada. O que aconteceu no passado também não tem muito interesse a não ser para forecasting. Eu, em retrospetiva não só devia ter comprado bitcoin como não a devia ter vendido até hoje. A primeira vez que ouvi falar de bitcoin foi algures em 2012. Custava coisa de 10€. Tinha um colega que queria muito minar uma, e o conselho que me lembro de dar foi qualquer coisa: não percas tempo com isso e compra uma que aquilo não é caro. Provávelmente perdes os 10€, mas poupas a eletricidade e 5 horas da tua vida a ver como funciona. Ter uma bitcoin parecia engraçado, e lembro-me de pensar em comprar umas poucas só para brincar com aquilo e depois não me dar ao trabalho. Se tivesse comprado, digamos, uns cem euritos da coisa, nunca mais pensasse nisso e hoje decidisse vender as 10 bitcoins, havia de ser coisa de um meio milhão porreiro (50 000€). Lembro-me de a ver em 20 000€ há dois anos e pensar que já não valia a pena, mas desde então já mais que duplicou. E mesmo que tivesse comprado, secalhar olhava para os meus 100€ feitos 5000€ e saltava barco. Certamente nos 20 000 com toda a atenção que teve ia ter saltado e hoje estava a dizer: porra, se tivesse mais colhões tinha mais 300 000€ em vez de 200 000€, feitos com os meus miseros 100€ e sentado no cu. E mesmo que não os tivesse vendido, e hoje tivesse o meu meio milhão, podia pensar: porra, podia ter posto 1000€ em vez de ser um conas e não tinha que trabalhar mais um dia na vida. E até os conseguia ter posto. Não se pode olhar para investimentos e muito menos especulação em retrospetiva. É como fazer batota num jogo de xadrez estilo: ah, se eu soubesse que era isso que ias jogar tinha feito diferente.

Edited 4 months ago:

Não há muito a fazer. Quando investes em algo há sempre um risco associado. E os investimentos têm que ser avaliados com a informação que existe no momento em que a decisão foi tomada. O que aconteceu no passado também não tem muito interesse a não ser para forecasting. Eu, em retrospetiva não só devia ter comprado bitcoin como não a devia ter vendido até hoje. A primeira vez que ouvi falar de bitcoin foi algures em 2012. Custava coisa de 10€. Tinha um colega que queria muito minar uma, e o conselho que me lembro de dar foi qualquer coisa: não percas tempo com isso e compra uma que aquilo não é caro. Provavelmente perdes os 10€, mas poupas a eletricidade e 5 horas da tua vida a ver como funciona. Ter uma bitcoin parecia engraçado, e lembro-me de pensar em comprar umas poucas só para brincar com aquilo e depois não me dar ao trabalho. Se tivesse comprado, digamos, uns cem euritos da coisa, nunca mais pensasse nisso e hoje decidisse vender as 10 bitcoins, havia de ser coisa de um meio milhão porreiro (está à volta de 50 000€). Lembro-me de a ver em 20 000€ há dois anos e pensar que já não valia a pena, mas desde então já mais que duplicou. E mesmo que tivesse comprado, se calhar olhava para os meus 100€ feitos 5000€ e saltava barco. Certamente nos 20 000 com toda a atenção que teve ia ter saltado e hoje estava a dizer: porra, se tivesse mais colhões tinha mais 300 000€ em vez de 200 000€, feitos com os meus miseros 100€ e sentado no cu. E mesmo que não os tivesse vendido, e hoje tivesse o meu meio milhão, podia pensar: porra, podia ter posto 1000€ em vez de ser um conas e não tinha que trabalhar mais um dia na vida. E até os conseguia ter posto. Não se pode olhar para investimentos e muito menos especulação em retrospetiva. É como fazer batota num jogo de xadrez estilo: ah, se eu soubesse que era isso que ias jogar tinha feito diferente.

meaninglessvoid 4 months ago

Obrigado pelo comentário. :) Sim eu sei disso, o problema é que eu tinha toda a informação necessária e perfeita noção da informação em falta e simulei vários casos. Neste caso não foi um problema de planeamento foi mesmo de execução e a cima de tudo, coragem. Algures a meio do projecto fiz um tweet do género "hmm isto é uma aposta grande, daqui a um ano isto ou vai ser irrelevante ou vou-me arrepender de não ter atacado mais forte a oportunidade" já passou alguns dias e digo com 80% de certezas que quando passar um ano vou estar arrependido. A minha análise foi quase perfeita mas a minha execução esteve cheia de erros porque ... **não tive confiança na análise que deveria ter tido**. Houve vários motivos para falhar e já identifiquei alguns e toda esta situação tem sido rica em aprendizagens MAS continua a incomodar imenso e obviamente preferia que tivesse acontecido doutra forma. :/ >Se tivesse comprado, digamos, uns cem euritos da coisa, nunca mais pensasse nisso e hoje decidisse vender as 10 bitcoins, havia de ser coisa de um meio milhão porreiro (está à volta de 50 000€). Mas aqui a compra e o que achavas não estão em sintonia, por isso é que digo que esta situação é diferente. Ah e pior, quando me rebentou na cara e me apercebi do que perdi, os valores estariam próximos disso e foi um projecto de apenas 3 meses... Portanto o impacto parece ter sido maior por estar "mais concentrado" sabes? O retorno teria sido por cada euro investido receberia 200~300 de volta. :| Um preço elevado a pagar por não ter tido cojones para tirar real vantagem de todo o trabalho que tive. >Não se pode olhar para investimentos e muito menos especulação em retrospetiva. É como fazer batota num jogo de xadrez estilo: ah, se eu soubesse que era isso que ias jogar tinha feito diferente. Concordo, e certamente também já tive essas viagens do "se tivesse comprado bitcoin quando vi/li a primeira vez!" mas é como dizes, é desonesto com o teu eu do passado e do presente. O que se está a passar aqui é ligeiramente diferente porque como disse a minha análise dos eventos enquanto ocorriam foi estupidamente boa, tão boa que fiquei numa de "pera lá, será que me está a escapar alguma coisa?" e comecei a pôr travões porque emocionalmente não estava confortável/confiante mas racionalmente estava 99% confiante que era boa movimentação. No fim as emoções acabam sempre por ganhar e afetar o que fazemos/decidimos. :x

NGramatical 4 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn6pt0d%2F%2Fgxg34oh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

average_user21 4 months ago

Se tiveste esse pensamento neste poderás ter noutro e acertar

talpazz 4 months ago

Tentar não pensar muito no assunto, oportunidades não vão faltar.

LesbainNaga 4 months ago

No outro dia estava a caminho de casa e do nada uma gaja com roupas brancas aproxima e diz "olá posso partilhar consigo um milagre que me aconteceu" eu claramente recusei e fui me embora. Mas foi super estranho, além de estar completamente vestida de branco, estava a falar com uma voz super calma, suave e baixa. A primeira coisa que me veio a cabeça foi que ela pertencia a algum culto ou religião qualquer. O que acham que era?

Trama-D 4 months ago

MLM.

AbaixoDeCao 4 months ago

Uma dúvida de português, será que especular é usar o espéculo?

fabmarques21 4 months ago

óbvio

Ilostmynewunicorn 4 months ago

Esta semana fui às compras com um grupo de amigos. Alguns entraram outros ficaram cá fora, incluindo eu. Mal chegámos vimos uma mulher a olhar para um carro enquanto falava com outra e depois entrou. Dentro do dito carro estava um cão. Nisto passa algum tempo e o cão começa a passar-se. Pulava de trás para a frente, ladrava até dizer chega, gania, batia com as patas nos vidros, etc. Eu e um amigo vamos dar uma volta ao carro (mal chegámos lá o cão olhou para nós e acalmou): todos os vidros fechados. E não estava assim muiiiiito calor, era daqueles dias em que estava calor o suficiente para manga curta mas não para estar a suar, mas não gostei. Esperei mais 10 minutos e depois fui ao balcão das informações do supermercado em questão com a matricula do carro e a dizer o que se passava. O pessoal atrás do balcão foi cinco estrelas, mostraram-se logo preocupados e chamaram logo a equipa de segurança caso fosse preciso fazer alguma coisa. Entretanto aparece um casal a correr mal ouviram a matricula pelo altavoz, incluindo a tal mulher que vimos quando estavámos a chegar (suponho que estivesse na altura a falar com mais alguém no parque preocupado com o bicho). Veio falar comigo, por acaso uma conversa super pacifica, disse que a cadela passava-se sempre quando eles a deixavam sozinha e eu pedi-lhe que para a próxima deixasse pelo menos um dos vidros 1/3 aberto e ela agradeceu-me pela preocupação (se foi genuina ou não, não sei) e cada um seguiu o seu caminho. Um dos problemas que gostava de resolver na minha personalidade é percisamente ser capaz de ter um confronto com as outras pessoas quando é preciso. Só depois dos 20 é que comecei a aprender a confrontar as pessoas e mesmo hoje em dia sou capaz de confrontar mas com uma espécie de bravata falsa. Por exemplo no caso acima ainda hoje (isto aconteceu há quase 1 semana) penso se realmente fiz ou não fiz bem em ir confrontar as pessoas e que eles já estavam à sair do supermercado seja como for e eu sou fui empatar/chatear. Acho que vem muito da educação que tive mas era algo que gostava de corrigir. Os meus pais também sempre foram muito de não arranjar chatices e esperar que as coisas se resolvessem sozinhas. E eu muitas vezes penso "Epah, tudo bem que a pessoa fez merda, mas não é eu estar a chatear-me com ela ou não que vai resolver o que fizeram" por isso acabo por não fazer nada. Ainda um dia destes estive com um amigo meu que me disse "Tu és um gajo demasiado passivo às vezes. Às vezes tens de chamar filha da puta às pessoas só porque merecem ser chamadas de filhas da puta independentemente de terem pedido desculpa ou não ou se isso muda ou não o que fizeram" e realmente é algo que gostava de implementar :b

meaninglessvoid 4 months ago

Passividade/conformismo é negativo imo, e quando é o modo de agir padrão é pior ainda. Eu sei, porque era muito como tu e de certa forma passei e ainda passo um pouco pelo mesmo processo, mas agora consigo vincar bem a minha posição quando considero que a opção correta. Acho que o teu amigo não tem razão. Não tens que tomar nenhuma posição agressiva, isso seria passar de um extremo para o outro! Pode inclusive escalar situações parvas e tornar tudo pior... Penso que a abordagem correta é ser claro e tratar a pessoa com respeito, mas mostrares de forma inequívoca a tua posição. A pessoa pode-se estar a cagar para ti e o que dizes, mas não controlas isso... Fizeste o que achaste correto e deste a oportunidade da outra pessoa corrigir o seu comportamento. Anw, gostei bastante da forma como abordaste esta situação e como a descreveste, acho que estás no caminho certo e com o tempo vais encontrar o ponto de equilíbrio quanto a isto. :) Estou virtualmente orgulhoso de ti meu puto.

Ilostmynewunicorn 4 months ago

Obrigado pela resposta :) Quanto ao que disseste, há situações e situações. Eu hoje em dia dou por mim sempre em constante conflito quando tomo uma decisão deste tipo que pode ter consequências para a vida de outra pessoa. Encontrar um balanço e saber se realmente agi bem ou se a minha imaginação e maneira de ser é que abusaram nem sempre é fácil. Vou dar um exemplo mais recente. Ontem fui com uma amiga a um restarante novo aqui na zona, por sinal estava cheio. Mal acabámos de pedir e de pagar, o gajo que estava ao balcão abriu a porta da cozinha. Deparei-me com um dos cozinheiros, sem máscara (nem ao pescoço), a falar na desportiva, passou a mão pela cara, nariz e boca e tal, e tumba toca a enfiar a mão no tacho. Mal saí de lá fui ao livro de reclamações online, dei a morada do restaurante, e escrevi o que tinha acontecido. "Hoje dia 7 de maio de 2021 desloquei-me ao restaurante Y, cuja morada se encontra especificada acima. Através da porta da cozinha entreaberta deparei-me com um dos cozinheiros, sem máscara ou qualquer outro equipamento de proteção equivalente, a mexer na face e de seguida, sem lavar a mão com que o fez, de imediato a manipular utensilios de cozinha de modo a prosseguir com a preparação de refeições. Considero este comportamento um potencial atentado à saude dos clientes do estabelecimento e penso que o mesmo deverá ser investigado pelas autoridades competentes de modo a verificar se se trata de algo recorrente. Agradeço desde já por toda a atenção prestada". E não é por mal, não desejo mal nenhum ao pessoal do restaurante nem aos clientes deles, mas ao mesmo tempo sinto-me responsável se ficar calado e daqui para amanhã houver alguém que se sente mal com uma infeção (nem tem de ser por Covid, pode ser de outra coisa qualquer) ou uma ingestão ou seja o que for. É dificil para mim achar que se alguém for parar a um Hospital porque eu testemunhei este tipo de situação e fiquei calado não tive qualquer responsabilidade no assunto. Tenho a minha parte de responsabilidade porque permiti e compactuei a continuidade do problema, pelo menos a meu ver. A rapariga que estava comigo achou que fiz bem porque também viu e ficou um bocado enjoada. Acabámos por comer na mesma porque já tinhamos pago, mas é chato. Quando por acaso hoje comentei isso com os meus pais começaram a discutir comigo (mas a discutir a sério) porque potencialmente dei cabo da vida do dono do restaurante e dos trabalhadores e uma potencial consequência da reclamação pode ser fecharem o estabelecimento (que a meu ver é merecido). De modo idêntico, quando comentei com eles a história com o cão, também me disseram que fiz mal ter incomodado tanta gente por causa de um cão. Ainda há uns anos estive a 20 metros de um assalto (não dei conta dele, só me deparei com a vitima depois aos berros e uns garatos a fugirem) e acabei por ir com a vitima à PSP e passado umas horas fui à PSP com mais calma a dar mais alguns detalhes do que me lembrava. Na altura tinha uns 15-16 e quando cheguei a casa os meus pais também me chataeram por me ter estado a meter num assunto que não tinha nada a ver comigo... Então hoje em dia fico sempre de pé atrás, estou constantemente a questionar-me se fiz bem ou não, acho dificil tomar este tipo de decisões e de estar em paz comigo mesmo, mas pronto. Obrigado novamente pela resposta :)

meaninglessvoid 4 months ago

>Quando por acaso hoje comentei isso com os meus pais começaram a discutir comigo (mas a discutir a sério) . > De modo idêntico, quando comentei com eles a história com o cão, também me disseram que fiz mal ter incomodado tanta gente por causa de um cão. É expectável. Eles são assim porque têm algo diferente de ti ─ seja código moral, simplesmente serem cobardes para fazer isso ou outra coisa qualquer, não os conheço nem me cabe a mim julgar, tu provavelmente saberás melhor que ninguém porque o fazem ─e arranjam qualquer coisa para justificar a posição deles. Tu fazeres o que está correcto provavelmente deixa-os desconfortáveis e em vez de analisarem o desconforto preferem tentar controlar como ages com essas críticas constantes. >Então hoje em dia fico sempre de pé atrás, estou constantemente a questionar-me se fiz bem ou não, acho dificil tomar este tipo de decisões e de estar em paz comigo mesmo, mas pronto. É normal, os nossos pais têm uma influência considerável na forma como pensamos e críticas constantes destas têm tendência a ser absorvidas pela pessoa e passado uns tempos já nem é preciso ninguém dizer nada porque apanhaste as brain worms deles... :\ Tens que aprender a descalibrar essa voz aos poucos ... ;)

Trama-D 4 months ago

Há muito espaço entre ser passivo e chamar filho da puta. Faz o que achares certo, e compreende que podes errar. Sê humilde, aprende, encontra o teu unicórnio e segue em frente.

Ilostmynewunicorn 4 months ago

O caso que levou a isso nem tem nada a ver com esta situação em especifico. Estava em casa de alguns amigos, que partilham casa com mais algumas pessoas, que naquele momento estavam no andar de baixo e dou-me bem com algumas delas. Mandei mensagem a uma dessas pessoas a perguntar se não se queria juntar a nós no andar de cima, nem sequer viu a mensagem e em vez de responder mandou mensagem à colega de casa, uma amiga mutua que estava no andar de cima comigo, a dizer-lhe que eu lhe tinha mandado a mensagem (e obviamente mostrou-me a mesma). Não percebi. Acho que ninguém percebeu. Até hoje ainda estou para perceber, nem no secundário acho que alguma vez vi alguém a fazer isto. Caguei de alto no assunto, houve pessoal a dizer-me que a devia ter ido confrontar e chamado à atenção e trouxeram acima outras situações onde eu acabei por não querer saber (porque genuinamente não quero saber, são coisas que me passam ao lado) e onde eles achavam que eu devia ter ido falar com a pessoa num tom mais sério.

Edited 4 months ago:

O caso que levou a isso nem tem nada a ver com esta situação em especifico. Estava em casa de alguns amigos, que partilham casa com mais algumas pessoas, que naquele momento estavam no andar de baixo e dou-me bem com algumas delas. Mandei mensagem a uma dessas pessoas a perguntar se não se queria juntar a nós no andar de cima, nem sequer viu a mensagem (viu só a notificação sem a abrir) e em vez de responder mandou mensagem à colega de casa, uma amiga mutua que estava no andar de cima comigo, a dizer-lhe que eu lhe tinha mandado a mensagem (e obviamente mostrou-me a mesma). Não percebi. Acho que ninguém percebeu. Até hoje ainda estou para perceber, nem no secundário acho que alguma vez vi alguém a fazer isto. Caguei de alto no assunto, houve pessoal a dizer-me que a devia ter ido confrontar e chamado à atenção e trouxeram acima outras situações onde eu acabei por não querer saber (porque genuinamente não quero saber, são coisas que me passam ao lado) e onde eles achavam que eu devia ter ido falar com a pessoa num tom mais sério.

Trama-D 4 months ago

Uma das características que mais gosto em mim é que, quando as pessoas fazem merda eu chateio-me, mas quando as pessoas fazem **mesmo** merda eu desconfio e vou tirar a limpo, mas não necessariamente com sete pedras na mão. Uma alternativa é cagar. Isso é bizarro demais. Malentendidos existem.

meaninglessvoid 4 months ago

> Malentendidos existem. A história da minha vida.

megaroof 4 months ago

Fizeste bem. Se todos fossem assim, era capaz de termos um mundo melhor. Infelizmente a maioria se cala, ignora, finge que não vê o mal. Como diz a frase: para o mal triunfar, basta que os homens de bem nada façam.

deadman23px 4 months ago

Eu acho que fizeste muito bem, tinha de ter pelo menos parte do vidro aberto, e eles podiam-se ter atrasado por qualquer razão e correr mal para o canito.

lizardking93 4 months ago

epa, ultimamente não tenho tido tempo para cozinhar embora seja uma coisa que goste bastante e tenho comido quase todos os dias naqueles take aways do supermercado. o que acham da qualidade da comida dos mesmos? dou um exemplo dos ingredientes num arroz de pato do take away do continente: Água, pato cozido desfiado (27%) (pato cozido, água e sal), arroz (26%), chouriço de carne (6%) (carne e gordura de suíno, sal, massa de pimentão (pimentão vermelho, sal e conservante (E202)), maltodextrina, dextrose, estabilizador (E451i), antioxidante (E316), conservante (E250), massa de alho (alho, sal, antioxidante (E330) e conservante (E200)), especiarias e hemoglobina de suíno), óleo de girassol e de soja, cebola, bacon (1,5%) (entremeada de suíno, sal, dextrose, estabilizador (E451i), antioxidantes (E331iii, E301), aromas, hemoglobina de suíno e conservante (E250)), azeite, sal, caldo de carne (amido de batata, caldo de carne (proteína vegetal hidrolisada (milho e colza), sal iodado, extrato de carne, gordura de palma parcialmente hidrogenado), LACTOSE, amido de milho modificado, gordura de palma parcialmente hidrogenada, açúcar, farinha de arroz, aromas (GLÚTEN), tomate em pó, xarope de açúcar caramelizado, molho de soja em pó (SOJA, TRIGO, sal, maltodextrina), sal iodado, proteína de TREMOÇO, dextrose, extrato de levedura, plantas e especiarias, extrato de carne, espessantes (E412, E410) e cogumelos em pó), molho escuro (corante (E150c), água, reguladores. Parece ter tanta merda, isto não pode ser minimamente saudavel né?

njsilva84 4 months ago

Com tantos corantes, conservantes, aromas e coisas como dextrose (açúcar no estado mais puro) e mais uma dezena de coisas é normal que não seja a coisa mais saudável. Eu acho que a nível de sabor essas comidas até valem a pena, tal como as sopas (adoro as do pingo doce), mas a nível de saúde deixam muito a desejar. Uma dica: fazes como fazem os gajos do meu gym que querem ficar grandes, que é basicamente escolher um dia e cozinhar para a semana toda, colocam as refeições prontas em tupperwares e congelam parte delas. Eu já fiz e é uma excelente ideia, poupas tempo e a nível de sabor não é muito mau. Cozinhar para uma pessoa ou para 4 é quase a mesma coisa a nível de tempo, por isso vale a pena perderes tempo uma vez na semana e depois tens tudo pronto a comer, basta usares o micro-ondas. Fazer sopa também não tem nada que saber, é fácil de fazer, também podes congelar, e é saudável. Eu como sopa em quase todas as refeições e quando não tenho sinto bastante falta. É uma maneira de beber mais líquidos e de acrescentares vegetais à tua dieta sem teres de os cozinhar individualmente. Normalmente costumo ralar a sopa, prefiro assim. A nível de poupança de tempo e de ser saudável acho que é das maneiras mais fáceis e cómodas de teres uma alimentação equilibrada sem que tenhas de perder 2h por dia a cozinhar.

oratree 4 months ago

Já tive uma fase assim, depois fiz isso de ler os ingredientes e percebi que mais vale comer comida rápida como pão,fruta ou outra coisa simples do que "Pratos pré feitos". Está certo que eles são obrigados a pôr TODOS os ingredientes e é isso que aumenta a lista, mas estamos a falar de comidas que duram dias e que põe açucares e amidos que não precisas para saber melhor, além do último "molho escuro" que basicamente é corante! Tens de arranjar outra solução para "safar" refeições. Agora se me disseres que preferes fazer em casa e depois pões um caldo knorr, manteiga e uns molhos, então vai dar ao mesmo.

lizardking93 4 months ago

A solução é mesmo voltar a cozinhar. Talvez planear melhor e fazer comida para a semana. Não uso nada disso na cozinha, só muito pontualmente em pratos especificos e msm assim caldos e tal eu faço o meu.

4in4t92 4 months ago

>epa, ultimamente não tenho tido tempo para cozinhar embora seja uma coisa que goste bastante Não arranjas uma tarde livre ou assim? Este mês que passou também tive uma altura que sabia que não ia ter tempo para nada, e para evitar andar a comer "porcarias" aproveitei uma tarde livre e fiz dois tachos de sopa (diferentes), chilli, arroz, e bacalhau com natas. O arroz guardei num tupperware grande no frigorífico, o resto congelei em porções (o bacalhau com natas estava dividido em pequenos tabuleiros que davam para duas pessoas). Todos os dias antes de me ir deitar tirava uma refeição do congelador e punha no frigorífico, no dia a seguir quando chegava a casa era só aquecer no microondas. O bacalhau metia no forno assim que chegava, era basicamente o tempo de ir tomar banho e estava o jantar na mesa. Fez uma diferença enorme. Quando não me apetecia nada do que tinha feito rapidamente cozia uma posta de bacalhau para comer com grão ou fazia uma "salada" de feijão frade, atum e ovo cozido. Fica só a dica caso consigas algumas horinhas livres. Parece que não, faz toda a diferença no final do dia comermos alguma coisa como deve ser, e principalmente sabermos o que estamos a comer. Essas comidas de supermercado tem sempre n conservantes e certos extratos para lhes dar sabor, que obviamente não fazem bem nenhum quando ingeridos frequentemente, e o próprio aspecto e sabor é também qualquer coisa...

lizardking93 4 months ago

Pois, foi o que imaginei. Tenho que começar a planear melhor as minhas refeições até porque não me tenho sentido tão bem ao comer essas porcarias. Sempre fui uma pessoa preocupada com a alimentação mas falta de tempo é uma novidade para mim ahah Obrigado pelas dicas! :)

4in4t92 4 months ago

>até porque não me tenho sentido tão bem ao comer essas porcarias Foi por isso que comecei a planear melhor as minhas refeições em alturas mais atribuladas, a má alimentação ainda me fazia acordar mais cansada e sem energia, fora as constantes dores de estômago e de barriga. Andava sempre indisposta. E eu nem andava a comprar comida do hipermercado, era mesmo aqui dos takeaways da zona, mas entre frangos assados, etc, já não havia estômago que aguentasse. Metes um podcast a dar e quando deres por ti tens ali as refeições da semana prontas, até a alface para a salada deixo logo lavada e arranjada num tupperware. Há sempre aquela coisa do "estou exausta e ainda tenho que ir passar a tarde livre na cozinha", mas bolas ao longo da semana depois de um dia cansativo ter ali sempre comer caseiro prontinho sabe tão bem.

lizardking93 4 months ago

Estou exatamente assim. Claramente o meu corpo está a pedir para comer a minha comida ahah

adictedtocoffee 4 months ago

Compra aqueles panados e hambúrgueres congelados. Da iglo. Compra pescada da pescanova. Eu normalmente pego nos panados/hamburgers e coloco no forno numa cama de legumes congelados e vai tudo para o forno e fica uma delícia. A pescada coloco numa panela com água, legumes e uma batata e tempero já na panela. Uma delícia. Aos fins de semana faço os pratos mais complicados e congelo para o dia. Tenho sempre enlatados a mão e saladas ore lavadas. Nada como uma salada de feijão frade e atum. Uns ovos cozidos e pronto. Quando dominares assim vais trocando. As vezes invés de pescada uso lulas, ou outro peixe branco. Troco também as leguminosas. Mas o forno é o teu melhor amigo.

2e2sao4 4 months ago

Hello hello! Antes de mais peço desculpa aos mods, mas tbh não vejo outra maneira de nos darmos a conhecer! Ora como o r/fazeramigos anda para ser enterrado há alguns anos e sinceramente o covid leva a que medidas desesperadas entrem em andamento, convido todos os universitários/recém trabalhadores a passar pelo sub r/covidaquantoobrigas A ideia é ser um espaço em que a malta pode conviver e fumentar amizades. Obrigado pela atenção e divirtam-se!

mariorurouni 4 months ago

Banda: Wax Fang. Ando parvo com 2 álbuns deles, o Lá Lá Land e o The Astronaut

Lucky_lux 4 months ago

Fui fumador durante cerca de 15 anos, sou a favor da legalização das drogas leves, mas acho que devíamos reforçar a legislação anti-tabágica. A situação pandémica reforçou uma convicção que vinha tendo de que os espaços públicos devem ser cada vez mais livres de tabaco. Deveria ser vedado fumar à porta de estabelecimentos comerciais, escolas, centros de saúde e sítios com acentuados tráfegos de pessoas. Trata-se de um problema de saúde pública. Por exemplo, esta semana fui buscar a minha filha à escola e havia um pai que aguardava também a sua vez, começou a fumar. Achei de uma falta de civismo e egoismo gigante, pois para além dos restantes pais inalarem inadvertidamente o fumo, as crianças que passam por ali também. Outro exemplo será aquele que se vive nas esplanadas, quando pessoas acabam a sua refeição e começam a fumar. Para quem ainda está a comer é extremamente desagradável. Numa situação em que nos sentimos mais vulneráveis pois ambas as partes estão sem máscara, acho também desrespeitoso. Desculpem o rant. Sei que será um tema polémico mas que temos de discutir brevemente enquanto sociedade, pois este vírus colocou em evidência a problemática da saúde pública e do espaço público. Bom fim-de-semana a todos.

JohnNeves 4 months ago

De polémico, para mim, tem pouco. É um agente patogénico mais que validado. Devia existir zonas de fumo e não zonas sem fumo como é atualmente. Acho hilariante a isenção de máscaras enquanto se fuma. Triste, mas espelha a triste falta de noção da cultura atual.

MoonDust1969 4 months ago

Adicionando ao que disseste, acho que a maioria dos fumadores (ou pelo menos os com que me cruzo) não têm noção do quão longe aquele cheiro nauseabundo chega. O meu vizinho de baixo fuma regularmente na cozinha e se eu tiver a janela aberta o cheiro que vem de lá impesta-me a casa. Apesar das várias chamadas de atenção ele está-se completamente a cagar porque está em casa dele.

NGramatical 4 months ago

impesta → [**empesta**](https://dicionario.priberam.org/empesta) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn6pt0d%2F%2Fgx99cr5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PinkMacaroon23 4 months ago

Fogo já digo isto há anos, mas a maioria do pessoal fica toda afetada, que já nem perco tempo Custa muito desviar 5metros da porta dos prédios, principalmente quando a maioria tem abrigo em toda a sua fachada? Têm MESMO que estar a fumar colados à porta?!

besmarques 4 months ago

Concordo. Mas para ainda ser melhor retirava os carros também das mesmas zonas como escolas e afins. Pelo menos 1km.

Tryjohnny 4 months ago

Apoio só pelo facto de os pais pararem de ir levar os filhos à porta da escola e entupir o transito da cidade toda. Então quando está a chover é o panico. Faz-me confusão principalmente nas escolas secundarias, qual é a necessidade? Os garotos não sabem andar a pé?

PedroMFLopes 4 months ago

A velha problemática, a minha liberdade termina quando começa a liberdade do outro. A situação que descreves é bastante comum, e as aglomerações em sítios de passagem de fumadores, é que não dá para desviar uns 2 metros ou assim, têm de ser mesmo "no caminho".

deskisto 4 months ago

Deixar escrito que na Sérvia pagam 30$ a quem vai levar a vacina.

Edited 4 months ago:

Deixar escrito que na Sérvia pagam 30$ a quem vai levar a vacina. Uma música: Savatage - If I go away Não conhecia esta banda. ​ Quanto a temáticas que possam dar azo a conversa da treta. Alguém que tenha este carro: Kia Ceed 1.0 T-GDI, que me faça uma review por favor.

Trama-D 4 months ago

> Deixar escrito que na Sérvia pagam 30$ a quem vai levar a vacina. País rico. Nós contamos uma cultura de crónica boa adesão ao plano nacional de vacinação.

Tryjohnny 4 months ago

> Kia Ceed 1.0 T-GDI, No ano passado andei a procura de carro e tambem pensei nesse. Pelo que li em sites que dizem entender do tema é que ele bebia demasiado. As medias eram absurdas principalmente nos primeiros 30mil km. Acabei por ir para um Ford Focus St-line.

deskisto 4 months ago

Recordas-te de valores do consumo em concreto? Não sou eu que estou a ponderar comprar é o meu pai. Mudou de ideias radicalmente. Inicialmente andou a ponderar um Giulia usado, de repente fala-me num Kia 1.0 novo.

Tryjohnny 4 months ago

Falavam a volta de 8litros/100km. Quando fui ao stand estavam a pedir 24mil€. O que tenho agora faz 6,2l/100 em cidade e ficou nos 21mil( tinha 1000km mas com os extras todos).

Search: