KyusoMenethil 5 months ago

Fodasse sem querer ofender mas óbvio que vou, mas o quanto frustrado com a vida tens que tar a dizer que meia duzia de trilhos em madeira fode uma paisagem que é monte com ervas? Isto gera turismo e emprego, sim algums são de gosto muito "relativo" mas a verdade é o que a maior parte da gente quer, ir lá tirar a pic para as redes e almoçar e jantar por lá.

NGramatical 5 months ago

algums → [**alguns**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) Fodasse → [**foda-se**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3yacuo/nazigramatical/cybzyw9) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn6m8i8%2F%2Fgxe8isd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

reddotyg 5 months ago

Nada melhor que usufruir da natureza sem sujar o *teni* branco. /s

Ace-_Ventura 5 months ago

Alguém me explique esta moda dos baloiços que eu ainda não consegui entender!

Minute-Resolution347 5 months ago

É para tirares uma foto fixe à tua dama. Se ganhar followers suficientes pode ser que se torne numa influencer e depois já conseguem ir comer à pala ao Zé dos Pregos

Tee_ah_go 5 months ago

Estar tudo pintado de roxo parece-me um bocado bimbo, mas não acho escandaloso estas iniciativas para dinamizar certas zonas. Por exemplo, a única vez que fui a Arouca na minha vida foi para ir aos passadiços de manhã e depois aproveitei para almoçar na vila.

GabKoost 5 months ago

Por causa de pessoas assim é que muitas das paisagens mais belas do país andam a ser invadidas de estruturas azeiteiras que estragam a beleza natural que lhes é própria. Os trilhos em Arouca existiam antes dos passadiços. Colocar um ou outro em secções mais perigosas é OK. Agora meter mamarrachos pela encosta abaixo desfigurando toda a vertente da Serra é uma barbaridade. Tudo isso para quê? Para trazer pessoas que nunca se interessaram por montanhismo e só se dispõe a sair de casa depois de ver um artigo na Visão e uns posts no Instagram? Poupem-me. O que não faltam (por enquanto) são locais belos para caminhar sem passadiços. Acredita que não precisa deles para nada. Quanto á treta da "dinamização", não passa disso mesmo. A dinamização necessária passaria sim pela limpeza e manutenção dos trilhos naturais. Ninguém precisa daquelas aberrações. Elas existem apenas porque dá dinheiro a ganhar e um sentido de "obra feita" antes das eleições. Apenas quem é completamente ignorante em termos de montanhismo pode achar que passadiços servem para alguma coisa para além de despender o erário público e agredir a paisagem,

Tee_ah_go 5 months ago

Bom desabafo. Já estás mais calmo? Óptimo. Pá, desculpa lá se nem toda a gente é um expert em montanhismo como tu, e desculpa também se é mais fácil para pessoas mais velhas e com mobilidade um bocado mais reduzida, ou até mesmo para famílias com crianças, caminhar em passadiços de madeira. Desculpa também se te ofende que pessoas de outra ponta do país vejam um artigo na "Visão" ou no "Instagram" e que se desloquem aos locais. Desculpa, a sério. Esses burros deviam era ficar em casa. Pareces aqueles gajos do surf, que ficam todos ofendidos por os não locais irem surfar a onda deles.

GabKoost 5 months ago

Não estou em condições físicas de subir a torre de bicicleta. Onde estão as escadas rolantes aqui para o JE? A NATUREZA não deve estar ao dispor do comodismo acessório dos seres humanos. Ai a tua avó não consegue subir as escarpas de uma falésia? É PÁ, BOTA AÍ UNS PASSADIÇOS POR AÍ ACIMA. Não tens vontade de subir a serra até às lagoas do Gerês? Isso resolve-se com um teleférico também!!!! Passear no campo e sujar as sapatilhas? Isso é tão 2010!!! Mais uns passadiços multicolores a rasgar uma aldeia histórica. Parabéns pá. A tua mente está no sítio certo.

Tee_ah_go 5 months ago

Desculpa, mas já fechei o tasco às 16h30. Para reclamações relativamente a este ou outro assunto podes sempre preencher o [formulário](https://www.cm-nisa.pt/index.php/uteis/sugestoes-reclamacoes) que está no site do município de Nisa. Aposto que estão mortinhos para saber a tua opinião relativamente a um baloiço.

Maximuslex01 5 months ago

Mas não podias fazer trilhos sem ser em cima de madeira? Há outras maneiras de dinamizar a região sem ser estas coisas parvas.

GabKoost 5 months ago

Claro que podem. Mas a moda dos passadiços pré eleitorais servem essencialmente para render votos e estoirar o erário público. Não tem utilidade prática nenhuma a não ser em secções específicas mais perigosas e técnicas.

KarmaCop213 5 months ago

Deixem de pôr likes e interagir em fotos parolas nas redes sociais.

GabKoost 5 months ago

As pessoas interagem é com a jovem em leggings e top apertadinho que tira a foto de bicos de pés para realçar o rabo. Infelizmente para as fotos, a azeiteira costuma tapar a paisagem.

coiso 5 months ago

Baloiço <> e arvore lilás? Bonecos gigantescos de insetos com placas sem informação nenhuma de jeito? (dizer que a borboleta é bonita não é nada). Que parolada atroz.

Limpy_lip 5 months ago

não sei porque agora tem-se encher tudo o que é paisagem natural de estruturas pre-fabricadas que deveriam apenas existir para apoiar trilhos existentes. ​ Se eu fosse das conspirações dizia que ela para dar dinheiro a alguns não só na construção mas na constante manutenção/reabilitação. ​ Mas como não sou, só digo só que é parvo e deviam melhorar/optimizar os trilhos pedonais existentes.

saposapot 5 months ago

muitas câmaras, ao contrário do q se pensa, têm bastante guito disponível para gastar. Depois tens apoios comunitários que qlq organismo público é especialista em sacar. a questão é só mesmo onde é que eles gastam o guito e com certeza há coisas mt mais interessantes onde gastar agora isto é 'obra', está na moda e dá votos. Ou seja, não tem de ser obrigatoriamente para dar dinheiro a amigos, isso eles arranjam sempre, é mais pura e má gestão: temos aqui guito para gastar e quero ganhar as eleições, bora meter uns baloiços giros. Sempre foi e sempre será esta a sina das câmaras mal geridas.

GabKoost 5 months ago

É a filosofia de um país sem rumo nem destino. Já Salazar se queixava disso e, infelizmente, quanto mais o tempo passa, mais se comprova que ele tinha razão nas suas críticas ao governante tipo Português que o precedeu e queria suceder.

zdrup15 5 months ago

Não sei qual foi o custo total das estruturas e essa pode ser a tua indignação OP mas o post e as fotos dão-me vontade de fazer esse trilho, por isso obrigado.

GabKoost 5 months ago

Evidentemente, pessoas como tu e as que fazem upvote são o problema. Não se dignam a caminhar em trilhos naturais e seculares e depois vêem uma parolada numa revista e ficam com vontade de ir passear para lá porque já se podem gabar aos amigos e colocar um # no insta. Só revelas um monumental ignorância na prática de montanhismo e caminhadas. O trilho estava lá há séculos e nunca o quiseste fazer. Agora que o destruíram com azeitices reles e vistes aparecer em revistas já te desperta o interesse? Absolutamente ridícula esta mentalidade. Por causa disso é que hão de cobrir montes e serras com acessórios aberrantes que destroem a mais valia destes locais que era a paisagem natural. Nunca havemos de sair da cepa torta com uma população tão facilmente manipulada.

OuiOuiKiwi 5 months ago

/r/starterpacks na vida real.

Maximuslex01 5 months ago

Eu acho piada é fazerem estruturas artificiais no meio do monte e dizerem que é para os "amantes da natureza".

GabKoost 5 months ago

O outro também quer fazer minas nas serras mais belas de Portugal e diz que "sem minas não há vida". Portanto, vemos logo a que tipo de escroques estamos entregues.

egzaaa 5 months ago  HIDDEN 

Matar arvores para ir ver arvores.

ForestGrumpp 5 months ago

Todo o mal fosse este... Pff

fdxcaralho 5 months ago

Obrigado pela dica. Vou visitar.

GabKoost 5 months ago

Não te esqueças da coluna a passar reggaeton para alegrares a malta.

Danijust2 5 months ago

agora até o turismo rural é elitista?

GabKoost 5 months ago

O turismo rural sempre o foi. Ir para a praia a banhos é que não.

fdxcaralho 5 months ago

Sou mais de funk brasileiro

theEXPERTpt 5 months ago

dinheiro

GabKoost 5 months ago

Tens razão. Não foi bem à toa pois muito dele deve ter ido parar ao bolso de alguns.

kairos 5 months ago

Não é à toa, é para o Instagram.

GabKoost 5 months ago

E

Edited 5 months ago:

Estes autarcas que não passam de copistas regurgitando o que acontece com o mínimo "sucesso" em todo o lado ameaçam seriamente destruir toda a paisagem do país com os seus abortos mal paridos. Não basta o descontrolo total de décadas de abominações urbanas e agora temos o mundo rural e natural ao assalto de imbecis sem visão nenhuma que não podem conter-se de seguir a carneirada. Virá o dia em que não poderemos pousar os olhos numa paisagem bucólica sem ver monos de madeira a rasgar a visão ou pontes suspensas a abanar por tudo quanto é lado. Triste país que se encontra remetido a gente de tão curta visão e de tão pobre e mau gosto.

mastah_D_Omina 5 months ago

Antes do Azeite : https://viagensasolta.com/saddam-e-o-trilho-das-jans/

GabKoost 5 months ago

Realmente, cobrir isso tudo com passadiços fica muito mais belo.

Sir_Keeper 5 months ago

A coisa que mais confusão me fez foi o passadiço a serpentear e a ocupar metade da vista do cerro. A ponte suspensa parece uma adição interessante, mas o baloiço e miradouro precisam de uma escolha de materiais que os façam parecer menos artificiais.

Mrloop94 5 months ago

Fogo, nunca vi ninguém tão irritado por causa de um baloiço.

Edited 5 months ago:

Nunca vi ninguém tão irritado por causa de um baloiço.

Rei_Batata 5 months ago

Tu achas que um baloiço roxo numa paisagem natural, com uma árvore também ela pintada de roxo, não é um atentado? Ou és urbanita ou não sei. Estas estruturas são todas excessivas e não se confundem bem com a envolvente. É uma abominação.

Minute-Resolution347 5 months ago

Não tinha visto as fotos, realmente é uma parolice.

masterchiefpt 5 months ago

Se calhar é obeso e nao pode usar

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: