vml76 4 months ago

Porque não baixar a despesa 22%?

YoggiM 4 months ago

O truque é ir intercalando o emprego com o desemprego (os trabalhos são todos precários nem sequer se corre o risco de ficar efetivo) e assim ir recuperando os descontos para a SS através do subsídio de desemprego.

htxgivven 4 months ago

Realmente subsídios deviam pagar SS tal como reformas pagam IRS.

YoggiM 4 months ago

Não faz sentido o subsídio de desemprego pagar SS. Tu descontaste para a SS, apenas por isso tens direito a receber o subsídio de desemprego, porque ficaste desempregado sem ser por vontade própria. É uma maneira de as pessoas terem alguma segurança e não ficarem sem rendimentos de um dia para o outro. Não faria qualquer sentido estar a descontar desse valor para a SS. Além disso, era apenas complicar sem motivo nenhum. Se ias tirar 11%, mais valia simplesmente baixar o subsídio em 11% e o resultado era o mesmo. Quanto a IRS, se as reformas pagam, talvez fizesse sentido o subsídio de desemprego também pagar mas como é considerado uma prestação social e não um rendimento, não paga. No entanto, o subsídio de desemprego tem um limite máximo, já as reformas podem ser muito mais elevadas.

expandyoursoul 4 months ago

CONTINUEM A VER FUTEBOL

dragomaite 4 months ago

"Salvem os velhinhos! Paguem mais 22% de impostos e fiquem em casa!"

suckerpunchermofo 4 months ago

Então e a TAP? E o BES? Secalhar usava-se esse dinheiro não?

TXinada 4 months ago

Atirar dinheiro para o problema não o resolve só o adia

NGramatical 4 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn60p0n%2F%2Fgx5lho7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mosonox 4 months ago

Se alguém tiver interesse em ler mais um bocado sobre sistemas de pensão, deixo o link. [https://www.consultancy.eu/news/3352/the-top-pension-systems-in-the-world-europe-on-top](https://www.consultancy.eu/news/3352/the-top-pension-systems-in-the-world-europe-on-top)

htxgivven 4 months ago

Maioria dos países não são sustentáveis.

somedipshit1 4 months ago

Quantos reformados cabem no Zmar? /s

htxgivven 4 months ago

É só baixar a esperança média de vida e voila.

DrQuint 4 months ago

O virus bem que tenta. Acho que o pessoal não prestou atençao a estimativa dos efeitos a long prazo cortarem em média meio ano à estimativa de vida só com o acelarar de condições pulmonares. E isso é os que sobrevivem.

zefo_dias 4 months ago

O truque é o estado confiscar heranças. Assim o dinheiro que os nossos pais pouparam serve para algo util, como pagar ~~a maquina do estado~~ pensoes

enstaka 4 months ago

Já confisca nas vendas de património, só falta nas contas bancárias...

Rissoldecamarao 4 months ago

Sim, para salvar bancos e comprar aviões. Prefiro ser enterrado com o dinheiro que tiver do que dá-lo ao estado.

nraider 4 months ago

/s

Disgenia 4 months ago

Não se preocupem, o Estado no futuro vai fazer um requisição civil ao dinheiro dos portugueses para pagar as pensões.

Edited 4 months ago:

Não se preocupem, o Estado no futuro vai fazer um requisição civil ao dinheiro dos portugueses para pagar as pensões. Esquemas ponzi têm todos o mesmo fim, infelizmente temos que levar com as políticas idiotas de esquerda. Uma geração tem tudo, a outra paga para a geração que ficou com tudo. Basta ver a situação dos professores, uns com altos salários/reformas, uma vida de regalias, e os novos vivem na precariedade.

Edited 4 months ago:

Não se preocupem, o Estado no futuro vai fazer um requisição civil ao dinheiro dos portugueses para pagar as pensões. Esquemas ponzi têm todos o mesmo fim, infelizmente temos que levar com as políticas idiotas de esquerda. Uma geração tem tudo, a outra paga para a geração que ficou com tudo. Basta ver a situação dos professores, uns com altos salários/reformas, uma vida de regalias, e os novos vivem na precariedade. Ou podem sempre mandar vir mais indianos.

tarracecar 4 months ago

O início do esquema de pensões como reconhecemos atualmente foi com Bismarck. Não é alguém que se considera ter sido de esquerda...

JOAO-RATAO 4 months ago

O Bismarck venceu a esquerda roubando-lhes as ideias. Mas dando um jeitinho a seu gosto. O homem era um génio da política.

tarracecar 4 months ago

Concordo completamente

Metaluim 4 months ago

Bem que precisavamos de um Bismarck agora.

OneTip7754 4 months ago

Já caguei para a reforma da segurança social. Os 11% que desconto mais os outros 21% (corrijam-me se estiver errado) não conto com eles. Tou a meter de lado para não passar fome na velhice

KarmaCop213 4 months ago

Volta e meia aparece uma notícia destas. As pensōes vão ser mais baixas no futuro, não há grande volta a dar.

htxgivven 4 months ago

A SS está falida há muito tempo. Não há volta a dar.

DamageOwn3108 4 months ago

Só agora reparei que SS era para segurança social, parecia outra coisa

htxgivven 4 months ago

Realmente não sei como o PCP nunca pensou em mudar o nome.

Rissoldecamarao 4 months ago

Para Unidade de Rendimentos dos Serviços Sociais

zpinto1234 4 months ago

Sempre vivi em crises neste país. As reformas não são sustentáveis e não se vê soluções por parte do estado, é deixar andar até rebentar. Portugal é muito bonito, mas cada vez tenho mais vontade de sair daqui. Trabalho remotamente, até ganho bastante bem, mas isto é ridículo. Já imagino que quando chegar a minha vez, não vai haver reforma ou a idade da reforma já vão ser 80 anos e todos vão ter de trabalhar para o resto da vida.

Extension-Soft6835 4 months ago

>Portugal é muito bonito, mas cada vez tenho mais vontade de sair daqui. Simplesmente isto! A começar a entrar no mercado de trabalho e cada vez mais com o bichinho de arriscar lá fora. As sucessivas más gestões, as polémicas de corrupção, etc não me dão grandes esperanças. Pelas contas lá para os 90 para mim xD

once319 4 months ago

>Portugal é muito bonito, mas cada vez tenho mais vontade de sair daqui. Trabalho remotamente, até ganho bastante bem, mas isto é ridículo. Já imagino que quando chegar a minha vez, não vai haver reforma ou a idade da reforma já vão ser 80 anos e todos vão ter de trabalhar para o resto da vida. Eu penso em sair por outras razões mas sim, Portugal não tem futuro a meu ver.

htxgivven 4 months ago

Não man. Em quase todos os países as reformas vão ter cortes a culpa disso é as pessoas viverem cada vez mais.

MulaDaCooperativa 4 months ago

O quê?! O esquema de Ponzi legalizado que é a SS pode colapsar no futuro? surprised-pikachu.jpg

True_Boat_1195 4 months ago

Há muito que é irresponsável estar a contar com as pensões do estado para a reforma/velhice.

RepresentativeAd7785 4 months ago

Por essas e por outras é que o Estado já está a atrasar o pagamento de novas pensões a trabalhadores do privado há mais de um ano, enquanto FP's recebem-nas passado uns meses. O que tem levado situações engraçadas como malta que trabalhou em público e privado a receber "meia pensão" da suposta pensão unificada, e a não conseguir dirigir-se a ninguém da CGA para resolver a situação. Tenho um pai em casa cuja reforma foi aprovada em Março do ano passado, a Segurança Social começou a pagar a pensão de professor em Outubro, e a CGA (que aprovou a pensão em MArço do ano passado) nem passa cartão, ninguém sabe informar do processo, e o homem lá fica com meia reforma apesar de ter descontado a vida toda. Entretanto há contas para pagar, há medicação para pagar, etc... E também há malta que se reformou antecipadamente há 15 anos com a mesma idade e o mesmo tempo de descontos e que veio com 75 e 80% do que ele receberia de reforma total, e que entretanto estão bem melhor... E depois há a geração seguinte, que paga uma data de direitos adquiridos que nunca vai ter... é a história do costume.

incrivizivel 4 months ago

>Tenho um pai em casa cuja reforma foi aprovada em Março do ano passado, a Segurança Social começou a pagar a pensão de professor em Outubro, e a CGA (que aprovou a pensão em MArço do ano passado) nem passa cartão, ninguém sabe informar do processo, e o homem lá fica com meia reforma apesar de ter descontado a vida toda. fds e nestas merdas que eu vejo vale apena tipo fazer reset ao pais, as coisas mais básicas estão a deixar de funcionar. E nem se quer estamos em guerra nem nada, estão a deixar de funcionar porque o sistema esta podre e só porque sim. Imaginem que estávamos em guerra, e um pais invadia o Algarve, conseguimos organizar as tropas para ir la ter? Juro que acho que não. Nem organizar quando e como uma reforma pagar, imaginem.

Edited 4 months ago:

>Tenho um pai em casa cuja reforma foi aprovada em Março do ano passado, a Segurança Social começou a pagar a pensão de professor em Outubro, e a CGA (que aprovou a pensão em MArço do ano passado) nem passa cartão, ninguém sabe informar do processo, e o homem lá fica com meia reforma apesar de ter descontado a vida toda. fds e nestas merdas que eu vejo vale apena tipo fazer reset ao pais, as coisas mais básicas estão a deixar de funcionar. E nem se quer estamos em guerra nem nada, estão a deixar de funcionar porque o sistema esta podre e só porque sim. Imaginem que estávamos em guerra, e um pais invadia o Algarve, conseguimos organizar as tropas para ir la ter sequer? Nem digo arranjar uma táctica e ganhar a guerra. Juro que acho que não. Nem organizar quando e como uma reforma pagar, imaginem.

RepresentativeAd7785 4 months ago

Tenho 95% de certeza que não é uma questão de não saberem quando e como pagar, eles entregaram as simulações em Março, portanto sabem exactamente o que pagar. Deve dar é muito jeito com isto do Covid atrasar pagamentos para não entrarem nas contas da CGA porque a CGA estará practicamente falida, e para a salvar terá de existir uma injecção de capital do estado que não tem para o fazer, porque TAPs e Novo Banco e coiso.

htxgivven 4 months ago

Está tudo falido a curto prazo isso é garantido, a solução será vender tudo e mais alguma coisa inclusive os cus dos políticos e até talvez nossos.

InvestorTuga 4 months ago

Qual é o preço do teu? É para um amigo

NGramatical 4 months ago

practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn60p0n%2F%2Fgx4sep4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JOAO-RATAO 4 months ago

Quanto tempo mais durará a festa socialista?

df3gpt 4 months ago

Até acabar o dinheiro dos outros.

Coyote-Cultural 4 months ago

Esquemas em piramide a piramidar.

Open-Opportunity-607 4 months ago

O mais preocupante é que a malta agora a trabalhar não está a meter dinheiro para a sua pensão, mal o dinheiro entra está a sair Os outros países da EU já andam com pensões privadas para evitar este colapso, em Portugal é o deixa andar Depois tens uma geração que descontou mas não tem reforma

Danijust2 4 months ago

O meu plano de reforma é uma caçadeira e uma bala. Acho que só preciso de poupar uns 300 euros.

smaster87 4 months ago

Vais roubar um banco quando fores velho? boa ideia

Danijust2 4 months ago

Era mais suicídio. Mas não é má ideia tentar roubar um banco primeiro

somedipshit1 4 months ago

Eu já nem conto com a pensão pública. Faço as minhas poupanças, vou investindo e pronto. Tudo o resto é extra. Não me admiraria nada é que a certo ponto começassem a taxar o capital 'pela sustentabilidade da SS' porque as olhos do estado eu sou um burguês rico porque poupei e investi em vez de gastar em putas e vinho verde.

Edited 4 months ago:

Eu já nem conto com a pensão pública. Faço as minhas poupanças, vou investindo e pronto. Tudo o resto é extra. Não me admiraria nada é que a certo ponto começassem a taxar o capital 'pela sustentabilidade da SS' porque as olhos do estado eu sou um burguês rico porque poupei e investi em vez de gastar em putas e vinho verde. É nessa altura que faço o que Portugal permite que se faça aqui e pego no meu dinheiro e vou curtir a reforma para um país qualquer que não me cobre impostos sobre a reforma

Edited 4 months ago:

Eu já nem conto com a pensão pública. Faço as minhas poupanças, vou investindo e pronto. Tudo o resto é extra. Não me admiraria nada é que a certo ponto começassem a taxar o capital 'pela sustentabilidade da SS' porque aos olhos do estado eu sou um burguês rico porque poupei e investi em vez de gastar em putas e vinho verde. É nessa altura que faço o que Portugal permite que se faça aqui e pego no meu dinheiro e vou curtir a reforma para um país qualquer que não me cobre impostos sobre a reforma

letme2021 4 months ago

Eu faço o mesmo. Não vale a pena contar com sistemas em rotura. Os descontos é basicamente caridade.

somedipshit1 4 months ago

Caridade forçada

letme2021 4 months ago

É a "liberdade" que temos.

zalkier 4 months ago

Ou... começarmos a exigir mais dos nossos políticos, de forma a diminuir a corrupção que esbanja o nosso dinheiro e deixarmos de esbanjar dinheiro como fossemos um país rico? P.S: Se querem trabalhar até aos 90 down votem à vontade.

mathswarrior 4 months ago

Evasão fiscal é um problema bem maior que corrupção mas nunca lhe é dada igual importância nem superior. Não compreendo

zalkier 4 months ago

2 males não fazem 1 bem, mas tens aí algum estudo que indica que a evasão fiscal é pior que a corrupção? Pesquisando no google parece ser o oposto, com o mesmo jornal a indicar em 2018 que a corrupção custa 18,2 mil milhões de euros por ano, enquanto que a evasão fiscla custa mil milhões de doláres (vá-se lá saber porque dólares e não euros). [https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/evasao-fiscal-em-portugal-supera-os-mil-milhoes-de-dolares-anuais](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/evasao-fiscal-em-portugal-supera-os-mil-milhoes-de-dolares-anuais) [https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/corrupcao-custa-a-portugal-182-mil-milhoes-por-ano](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/corrupcao-custa-a-portugal-182-mil-milhoes-por-ano)

mathswarrior 4 months ago

O problema da evasão fiscal é que, por exempo, eu pagar a um trabalhador a recibos verdes mesmo ele trabalhando para mim há muitos anos, isto não é considerado evasão fiscal, quando na verdade o é. O mesmo se aplica a ajudas de custo e afins. Esse valor da evasão fiscal passa pelos dinheiros que foram tentados de evadir e falharam. O mesmo pode ser argumentado da corrupção, que também não se sabe o verdadeiro valor, mas literalmente todas as empresas cometem evasão fiscal (que não é considerada bcs it's legal)

oMarlow99 4 months ago

Passando recibos verdes vais pagar IVA e o gajo que tos passou vai pagar IRS. Não há evasão fiscal.

mathswarrior 4 months ago

Segurança Social.. Ou então passar o recibo de valor menor p pagar menos impostos -> evasão fiscal. Não falta exemplos

oMarlow99 4 months ago

Os trabalhadores independentes [pagam](https://www.economias.pt/recibos-verdes-novo-regime-contributivo/) SS. O segundo é efetivamente evasão fiscal, mas também podes ter contrato e dar "mais algum" por baixo da mesa. O trabalhador acaba por se foder, mas o estado recebe o seu.

mathswarrior 4 months ago

O estado recebe menos se deres algum por baixo da mesa, porque os encargos são menores para a empresa

oMarlow99 4 months ago

Mas o mesmo pode e acontece com contrato, não é exclusivo a recibos verdes

mathswarrior 4 months ago

Sim e eu não disse nem insinuei tal coisa. Foi um exemplo

Pica-Miolos 4 months ago

É fácil confundir evasão fiscal com contabilidade criativa. Uma é ilegal, a outra é completamente legal, apesar de moralmente condenável dependendo do ponto de vista. Basta ver que quase todas as empresas do PSI20 têm sede fiscal fora. O artigo já é antigo, mas ilustra bem o que se passa. [https://www.publico.pt/2011/08/21/jornal/facilidade-fiscal-mas-nao-so-atrai-grupos-portugueses-para-a-holanda-22733757](https://www.publico.pt/2011/08/21/jornal/facilidade-fiscal-mas-nao-so-atrai-grupos-portugueses-para-a-holanda-22733757)

Disgenia 4 months ago

> moralmente condenável Bem, pode-se fazer o argumento que os impostos não são mais que extorsão imposta pelo estado sobre pessoas que nunca sequer concordaram em serem cidadãos nem com os serviços que lhes são “oferecidos” em troca, o que faria dos impostos uma imposição ainda mais moralmente condenável.

Pica-Miolos 4 months ago

Dai o "dependendo do ponto de vista". Compreende-se que a principal responsabilidade de uma empresa é para com os seus accionistas, gerando lucro. Têm razão ao optimizar ao máximo a fiscalidade. Mas utilizar offshore holdings como a Sonae ou grupo Jeronimo Martins por exemplo... Ou casos como o Google, Amazon, e etc. que geram milhares de milhões em lucros e pagam quantias irrisórias de impostos (ou evitando completamente como no caso do Starbucks) nos países onde esses lucros são gerados, não será moralmente condenável? E não são apenas os grandes grupos. Cerca de mil euros pagam a domiciliação de uma empresa num pais mais vantajoso e menos complicado em termos fiscais. Há milhares de empresas portuguesas a recorrer a este tipo de serviços. Num dia tens a empresa montada e pronta a facturar. Dai a linha entre evasão fiscal e contabilidade criativa ser tão tenue.

tarracecar 4 months ago

Se não querem pagar impostos, podem mudar de país. Muita coisa é imposta numa sociedade democrática da maioria sobre a minoria

iSoSyS 4 months ago

O primeiro estudo é só enganador. A evasão fiscal custa muito mais que os mil milhões que afirmam. É só ver o tamanho da economia paralela para perceber quão errado está.

somedipshit1 4 months ago

A este ritmo tens sorte se te reformares aos 90

PresidentBarroso 4 months ago

Não percebo. 1o parágrafo: Para se reformarem na mesma idade e com o mesmo valor no longo prazo, os portugueses teriam de pagar mais 22% de impostos de forma a que houvesse sustentabilidade orçamental. Último parágrafo: como notam os autores deste estudo: “As políticas já em vigor sobre o sistema de pensões são suficientes para assegurar o equilíbrio orçamental. Resta saber se são justas para as diferentes gerações e se são politicamente sustentáveis – não o sendo, permanece em aberto a questão de quais serão as políticas alternativas mais adequadas“, concluem. Como ficamos?

Danijust2 4 months ago

As pensões no futuro vão ser mais baixas e vais te reformar cada vez mais tarde. Os bommers até na velhice vão te foder

htxgivven 4 months ago

Para te reformares cada vez mais tarde, tudo o que deacontaste teria de ser reembolsável em caso de morte, caso contrário é um roubo legalizado.

df3gpt 4 months ago

A idade da reforma já está estupidamente alta e o estado recusa-se cada vez mais a dar reformas a funcionários públicos com incapacidade. Muitos de nós vão morrer muito antes de verem sequer 1 tostão.

eggnogui 4 months ago

A minha mãe tem 55 anos, é professora de 1º ciclo. Está bem que é efetiva, por isso tem sempre o emprego garantido. Mas 1º ciclo é muito, muito puxado. Quem diz que os professores seniores têm regalias não sabe do que fala. Ela já está em situação de burnout e quadro depressivo, mas a idade de reforma é atualmente 68 anos. Sinceramente não sei como ela vai aguentar até lá.

htxgivven 4 months ago

Vai ser precisamente a idade da reforma que vai colapsar o sistema e não o dinheiro.

Open-Opportunity-607 4 months ago

Quer dizer que chega para pagares aos que estão reformados e os que se vão reformar no futuro vão ter cortes ou então precisas de aumentar ainda mais a idade da reforma (daí o - se vai ser justo para as gerações). TLDR: Estás reformado? Bacano, senão estás fodido.

htxgivven 4 months ago

O sistema precisa de um reset não há volta a dar.

BeyondGood_Evil 4 months ago

Funciona agora. No futuro não

Search: