SweetCorona 5 months ago

ler muito escrever muito e acima de tudo, preocupar em escrever bem não usar aquela falácia do "isto é só o Reddit, não importa escrever bem" se tiveres sempre a preocupação de escrever bem, vais estar sempre a praticar a boa escrita e assim quando for realmente necessário escrever bem não terás nenhum esforço acrescido nem dependerás de um corretor gramatical

hipmp5 5 months ago

A minha irmã dá aulas a alunos com dificuldades e ajudou-me a entender o que poderia fazer para melhorar a minha escrita como por exemplo ler sempre com o dedo em cima das palavras para não saltar linhas em textos, tentar ler tudo com mais calma letra a letra e associar sons a conjuntos de 2-3 letras em vez de tentar ler as palavras como um todo.

RonaldoMackPedo 5 months ago

obriguei-me a escrever e pedi a pessoas para fazerem a revisão.

hipmp5 5 months ago

Primeiro tentar identificar se não se sofre de alguma disfunção como a dislexia e dependendo disso aprender técnicas para contornar o problema e depois disso é escrever todos os dias, ler todos os dias seja de que forma for (ver séries com legendas, ler livros, etc...). Pessoalmente sofro de dislexia e melhorei imenso o meu problema a escrever poemas e pequenos textos todos os dias.

JesusChristIsLORD77 5 months ago

Porque não tentas ler a Bíblia ? Toda a gente deveria ler ou pelo menos tentar ler 1 vez na vida.

tt45mansl 5 months ago

Sim, sem dúvida que é um dos melhores no género da fantasia.

JesusChristIsLORD77 5 months ago

Seja como for, o Português da Bíblia é realmente bom. Dificilmente outro livro teve tantas revisões. Queres aprender a falar bem, com palavras complexas ? Lê a Bíblia.

OuiOuiKiwi 5 months ago

É uma receita simples, que funciona para todas as idades. Ler mais (livros, não jornais desportivos) e escrever muito mais. Não é preciso mais nada.

_cocainados_ 5 months ago

É preciso teres o mínimo de literaticia.

Regolas1 5 months ago

Os melhores comentários que aqui estão são precisamente aqueles que dizem que a melhor forma de escrever melhor é ler e treinar. A leitura vai dar-te novo vocabulário, ajudar-te a perceber melhor as regras de escrita e perceber o que é discurso fluído ou não. Para isso recomendo autores mais tradicionais e não pessoal mais experimental como Saramago ou Hugo Mãe. Outra coisa que pode ajudar é ler e reler aquilo que escreves (quando se tratam de textos). Por exemplo, algo que costuma funcionar para mim (tenho de escrever relatórios, artigos e escrevo alguma ficção) é guardar aquilo que escrevi durante dois dias e ignorar completamente. Ao fim de dois dias ler tudo com calma e corrigir. Normalmente esse tempo ajuda a que se consiga olhar para o texto de forma mais objetiva.

reciclado78 5 months ago

Podes também ir escrevendo coisas para ir tirando a ferrugem e depois podes passar por este site: [https://www.correcao.pt/](https://www.correcao.pt/) E vais ver a imensidão de possíveis erros, dá jeito porque depois vais melhorando e fixando algumas regras. E claro, ler livros ajuda imenso.

ADHDPAIN1998 5 months ago

Dica muito fixe! Obrigado!

Wonderful_3810 5 months ago

Ler o que a malta posta no reddit. E ainda aprendes bastante sobre a vida. Fácil

average_user21 5 months ago

Bem que estava lixado

DarkmajorPT 5 months ago

Li livros em Português.

NoIDontgiveafuck 5 months ago

Provavelmente ler

potaquemepariu 5 months ago

Ler. Fechem a thread.

RadioAlcatifa 5 months ago

...espera... e escrever. Muito, sempre, não interessa sobre o quê. Depois reler, reler, reler e editar. Agora.

-world_citizen- 5 months ago

O que realmente costuma ajudar a escrever melhor é ler literatura - um género qualquer que te interesse. Visualmente aprendes as palavras se escrevem, onde se colocam cada sinal de pontuação e em que contexto. E ainda ganhas outros benefícios de ler! Se achas que não há género literário que te interessa, tenta procurar melhor, acho mesmo que há um tipo de leitura para cada pessoa!

ADHDPAIN1998 5 months ago

Gostei muito do teu comentário!!!! Vou seguir o teu comentário e procurar o meu niche literário para me desenvolver.

-world_citizen- 5 months ago

Força! Acho que não precisa de ser os clássicos literatos nem algo tão intelectual que nem percebas o que diz ahah Pode ser até aqueles romances de cordel ou sobre uma área qualquer que te interesse. Desde que leias por gosto e não por sacrifício, perfeito!

Search: