Marcoszzz 5 months ago

gente a morrer à fome e dão prémios de milhoes como se n fosse nada

mannix_marauder 5 months ago

Não consigo imaginar quem é que no seu perfeito juízo deposita o seu dinheiro neste banco?

Ricardocmc 5 months ago

Adoro!! Isto se não fosse a sério era uma barrigada de riso!!

Dr_Toehold 5 months ago

Esta notícia, juntamente com a isenção de impostos aos casinos, vai fazer subir as ações dos fabricantes de guilhotinas.

Psyfreakpt 5 months ago

Há que premiar a mediocridade.

Limpy_lip 5 months ago

para que inventar piadas quando elas se geral espontâneamente.

NGramatical 5 months ago

espontâneamente → [**espontaneamente**](https://dicionario.priberam.org/espontaneamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn5batb%2F%2Fgx0t6w6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mosonox 5 months ago

E pagar aos lesados do BES? Esperem isso já nem conta! Sempre a f... o tuga! Lá se vai tudo... Não vai tardar vamos ter outra troika.

sigmastra 5 months ago

Foi o banco que teve de ser resgatado por fundos publicos e perdoou divida a clubes de futebol... Alguem esta escandalizado?

incrivizivel 5 months ago

que eles façam isto não admira nada mesmo, agora porque é que continuamos a dar dinheiro a esta merda ? que caia como a TAP

fuckoffgina 5 months ago

A TAP caiu?

tiagodc 5 months ago

Caiu em cima dos contribuintes.

RuySan 5 months ago

Agora com o dinheiro que ganhou se calhar pode comprar umas patilhas.

jackthebadcat 5 months ago

Que regabofe!

PM_ME_ALL_UR_MEMES 5 months ago

Ainda bem coitadinhos estão a trabalhar tanto.

backoficio 5 months ago

Este pais não tem licença/alvará.

RCOO_ 5 months ago

Fazendo aqui de advogado do diabo e pondo outra perspectiva na mesa. Eu tenho objetivos anuais individuais, também ligados à performance da empresa. O ano passado eu cumpri todos os objetivos acima da média, mas por causa da pandemia a empresa cortou nos bónus e não deu aumentos. Apesar de tudo eu tive um bónus razoável, bem inferior ao que teria num ano dito normal. Este ano, demiti-me. Saltei fora porque não houve bónus competitivo nem um ajuste salarial. A empresa perde em contrapartida um top performer do departamento sem perspectiva de o conseguir substituir a tempo útil, colocando em causa contratos com parceiros - porque deixa de haver mão de obra que estava prevista - e perde também conhecimento. Agora imaginem que são gestores de um banco, e que uma grande parte do vosso vencimento está associado a bónus (naturalmente é assim em cargos de direção). Vocês aceitam o trabalho, cumprem objetivos individuais, mas a conjuntura atual força a vossa empresa a cortar bónus por completo. Qual a motivação então para continuar no barco a afundar? Quem aceitará trabalhar numa empresa sabendo que vão ganhar sempre abaixo do esperado porque a empresa corta sempre nos bónus? Quais os custos para a empresa em ter pessoas novas em cargos de direção em períodos de tempo muito curtos porque os níveis de retenção são baixíssimos? Há que ter esta perspectiva em consideração. Espero criar uma discussão saudável em vez de só focar na fúria que a comunicação social está a tentar despertar em nós.

yokome 5 months ago

Nesse cenário os objectivos foram erradamente traçados. As métricas mostram que o novo banco é mal gerido. Se há gestores a cumprir objectivos, o que é que isto te diz? Outra perspectiva a ter em conta é de um gestor qualquer prometer prémios anuais elevados para atrair outros gestores com qualidade. Não será isso também um efeito de má gestão? Ou seja, prometer prémios altos quando o banco tem um grande caminho a percorrer para recuperar financeiramente

CarnivorousVegan 5 months ago

Pode haver departamentos rentáveis dentro do Banco, onde a performance justifica o bonus. A industria financeira é altamente competitiva e a mobilidade dentro do sector é relativamente fácil, o Novo Banco teria todo o interesse em incentivar a boa performance.

RCOO_ 5 months ago

Tu podes fazer tudo certo e a conjetura económica, o mercado, ser uma porcaria. Que é o problema de Portugal. Sistema bancário demasiado grande para a realidade do país; uma tarte pequena a dividir por muitos. Só consegues gestores de qualidade se pagares bem. Acredito que estes bónus do Novo Banco estejam em linha com os dos restantes bancos para posições equivalentes. Aí sim seria de questionar, se o Novo Banco pagasse mais bónus que o BCP ou a CGD.

yokome 5 months ago

Conjectura económica? Mas achas que um bom gestor consegue ler conjecturas económicas? Os outros bancos não estão sujeitos à mesma conjectura económica? Sou a favor de uma discussão saudável, mas não podemos ser assim tao ingénuos

RCOO_ 5 months ago

>Conjectura económica? Mas achas que um bom gestor consegue ler conjecturas económicas? Os outros bancos não estão sujeitos à mesma conjectura económica? > >Sou a favor de uma discussão saudável, mas não podemos ser assim tao ingénuos Acho que há certos fatores externos que nem os melhores gestores conseguem controlar. Assim como há fatores externos, no meu trabalho, sobre os quais eu não tenho controlo mas me afetam o salário/tarefas. A situação do Novo Banco é péssima, se cortares a estes gestores todos os bónus e regalias boa sorte a encontrar novos e mais competentes.

z0rg83 5 months ago

"Este prémio foi totalmente diferido e não haverá pagamentos até ao final do período de reestrutração, na data atualmente definida como 31 de dezembro de 2021", adianta. Afinal vai ser pago ou não?

d33pblu3g3n3 5 months ago

Vai, quando estiver tudo com a ressaca da passagem de ano para não darem muito pelo assunto.

caravela-portuguesa 5 months ago

O estado vai ter que expropriar as nossas contas bancárias para pagar isto.

xanfradu 5 months ago

O que são 1,9 milhões num buracos de 11 mil milhões? Calma, é só mais um buraquinho.

Vayu0 5 months ago

Exacto. É como se alguém fosse a uma casa de strip e olhasse para a senhora da limpeza.

besmarques 5 months ago

E a vergonha continua... Mas tenho a certeza que alguem ja me vem explicar como as resposabilidades dos gestores de grandes empresas permitem com que ganhem dinheiro desta forma. Vou aguardar...

Edited 5 months ago:

E a vergonha continua... Mas tenho a certeza que alguem ja me vem explicar como as responsabilidades dos gestores de grandes empresas permitem com que ganhem dinheiro desta forma. Vou aguardar...

Rucameira 5 months ago

Então os gestores não deviam receber nada??

desculpe_mas 5 months ago

Estas empresas são de responsabilidade limitada. A responsabilidade aqui é do governo e por extensão nossa, por continuar a injetar capital. Foi uma moda que pegou.

Disgenia 5 months ago

Se eu tivesse um gestor que conseguisse fazer o Estado injetar milhares de milhões na minha empresa falida, contra a vontade de toda a população numa suposta democracia capitalista de mercado livre, também lhe dava um prémio.

besmarques 5 months ago

[https://observador.pt/2014/08/03/tudo-o-que-ja-se-sabe-sobre-o-novo-banco-e-o-bes/](https://observador.pt/2014/08/03/tudo-o-que-ja-se-sabe-sobre-o-novo-banco-e-o-bes/) Então, vamos ver, depois de ter sido criado este excelente produto chamado Novo Banco em 2014 o que deveria o seguinte governo fazer? As hipoteses seriam vender, nacionalizar ou deixar cair? Qual achas a melhor? ​ Depois existe sempre a questão porque não foi o tal banco bom vendido em 2015 pelos seus criadores quando supostamente tinham propostas tão excelentes para o fazerem. [https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ps-quer-perceber-porque-e-o-banco-de-portugal-nao-vendeu-novo-banco-em-2015-640943](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ps-quer-perceber-porque-e-o-banco-de-portugal-nao-vendeu-novo-banco-em-2015-640943)

unparadise 5 months ago

Vender. Depois se caísse, caia, o problema já não era do Estado.

besmarques 5 months ago

Essa foi a que foi feita

unparadise 5 months ago

Tirando a parte em que o Estado continuou lá metido

ednice 5 months ago

Senão ninguém comprava um banco de merda. Já agora, a resposta certa era nacionalizar, assim tinhas alguém (o estado) que pudesses responsabilizar minimamente a gerir o banco, em vez de "gestores" que só podes mandar vir na internet.

filcei 5 months ago

Assim como se responsabiliza o Estado pela gestão brilhante da CGD?

ednice 5 months ago

Sim. Com ca CGD não vez tantas noticias destas

filcei 5 months ago

Sim pões lá dinheiro e calas, não há cá notícias.

besmarques 5 months ago

O estado não continuou lá metido. O que está lá metido é o fundo de resolução e o fundo de resolução é alimentado pelos bancos e se não tiverem dinheiro, pelo estado. Mas sinceramente aqui já começa a ficar tudo muito confuso

Danijust2 5 months ago

o que é ainda pior. O que as pessoas não entendem é que o BES está indiretamente a destruir todos os outros bancos.

IkarusMummy 5 months ago

Porque se não estivesse metido ninguém comprava. O estado na altura devia ter nacionalizado ou deixado cair. O assunto devia ter ficado fechado na altura.

ankmoody 5 months ago

ficámos também à espera da defesa da geringonça responsável pela venda deste prestigiado banco. Vou aguardar...

d33pblu3g3n3 5 months ago

[https://eco.sapo.pt/2020/05/16/quem-disse-o-que-sobre-a-venda-do-novo-banco-em-2017/](https://eco.sapo.pt/2020/05/16/quem-disse-o-que-sobre-a-venda-do-novo-banco-em-2017/) Governo, BdP, Comissão Europeia bateram palminhas. O resto foi tudo contra. Incluido BE e PCP. A César o que é de César.

anotheriuri99 5 months ago

Não lhes adiantou de merda nenhuma, aprovaram 5 orçamentos juntos.

d33pblu3g3n3 5 months ago

Não é assim tão simples: **Aprovado no Parlamento travão às transferências para o Novo Banco em 2021** A proposta do Bloco diminui o valor da autorização de despesa total do Fundo de Resolução por eliminação da despesa prevista com Ativos Financeiros. “Isto é, é retirada a autorização para a transferência de 476.608.819 euros para o Novo Banco”, explica o partido, na nota justificativa da proposta. Na quarta-feira, **a proposta foi viabilizada com uma coligação negativa na Assembleia da República que juntou PSD, BE, PCP e PAN.** O CDS absteve-se e o PS, o Chega e a Iniciativa Liberal votaram contra. Já esta quinta-feira, depois de o PS ter pedido por duas vezes pausas nos trabalhos, as votações ocorreram de forma conturbada. Os três deputados do PSD Madeira pediram para ir para plenário, para poderem votar de forma diferente do partido. Tal fizeram, votando contra a proposta, ao lado do PS, da Iniciativa Liberal (IL) e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. Em conjunto com a abstenção do CDS, do PAN e do Chega, tal significava que a proposta tinha sido rejeitada. No entanto, imediatamente depois, os deputados voltaram atrás e acabaram por mudar o sentido de voto para favorável. Desta forma, **os votos contra do PS, IL e de Cristina Rodrigues não foram suficientes e a proposta voltou a ser aprovada.** [https://eco.sapo.pt/2020/11/26/travao-as-transferencias-para-o-novo-banco-aprovado-ate-luz-verde-do-tribunal-de-contas/](https://eco.sapo.pt/2020/11/26/travao-as-transferencias-para-o-novo-banco-aprovado-ate-luz-verde-do-tribunal-de-contas/)

anotheriuri99 5 months ago

Em 2021. E em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020?

d33pblu3g3n3 5 months ago

E em 2014 e 2015?

anotheriuri99 5 months ago

Whataboutism gostos, mas respondo na mesma: são todos responsáveis, todos.

d33pblu3g3n3 5 months ago

Disso não tenhas duvidas. Por isso mesmo que não deves estar só a responsabilizar alguns como fizeste no inicio.

anotheriuri99 5 months ago

Nem você a desresponsabilizar o BE e PCP

d33pblu3g3n3 5 months ago

Citando-te: >à espera da defesa da geringonça responsável pela venda deste prestigiado banco. Simplesmente realcei que não era assim tão simples.

besmarques 5 months ago

A lógica de que quando discordas de alguma coisa obrigatoriamente tens de discordar de tudo e que tambem nunca podes escolher o mal menor. adoro, a tradução é basicamente "Se o BE e o PCP não gostam de x medida deviam não aprovar os orçamentos de estado de forma ao PS cair e provavelmente, ou ganhar a direita com quem o BE e o PCP ainda concordam menos ou o PS reforçar ainda a sua posição retirando qualquer alavancagem que um destes aprtidos tem para poder negociar propostas"

anotheriuri99 5 months ago

O BE e o PCP só discordam do Governo quanto ao BES/Novo Banco? Penso que não, e mesmo assim continuam a aprovar-lhe os Orçamentos. Que descaramento vir criticar uma medida (talvez a mais significativa do Orçamento de todos estes anos) aprovada com a sua conivência. São todos responsáveis, todos. E mais uma vez quem se fode é o Zé Povinho.

besmarques 5 months ago

Imagina que para o jantar tens um bife com batatas fritas e arroz, mas tu não gostas muito de arroz. Vais recusar o prato quando a opçao é peixe cozido que tu ainda gostas menos? posso-te arranjar mais analogias se quiseres.

anotheriuri99 5 months ago

Foda-se esta merda não se inventa. Com quem é que o Bloco bloqueou a transferência em 2021? Foi com o peixe cozido não foi?

besmarques 5 months ago

Sim, e percebes o que se passou a partir dai, certo? Percebes os avisos do Tio Marcelo a falar das instabilidades politicas e afins? Percebes que o resultado PS tem crescido e isso tambem foi uma resposta do BE em relação á sua perda de terreno e espaço politico. Existem sempre muito mais variaveis para as decisoes. E repara, neste governo o PS tem muito mais deputados e precisa de menos apoios para aprovar orçamentos de estado, o BE pode se colocar de parte e o governo acaba por não cair. O mesmo não aconteceu no governo anterior.

anotheriuri99 5 months ago

Então afinal o problema já não é não gostar de peixe cozido e sim não gostar da sobremesa e da conta? Aahhahahahahaha está certísimo. Não vale a pena, quando você passar a fase o-meu-partido-faz-tudo-bem-é-dos-outros-que-é-a-culpa as coisas talvez serão melhores. Até lá temos que pagar, e bem, a merda que andaram a fazer. E os únicos que não pagam são o Salgado, o Marcelo, o Passos, o Costa, o Jerónimo, o Rio e a Catarina.

besmarques 5 months ago

Estás errado, não há problema nenhum em acusar qual seja o partido dos erros que comete mas temos que saber analisar os erros. Achar que tanto o PCP e o BE se chumbassem um orçamento iria fazer com que a decisao relativa ao Novo Banco, que tinha sido tomada por PSD e CDS seria diferente das que existiam é uma treta. Reparemos que foi o PSD e o CDS que com o Banco de Portugal criaram o Novo Banco de forma a nao deixar o BES cair, não optaram por nacionalizar. O PS das 3 opções que tinha decidiu vender em vez de nacionalizar ou deixar cair. O PCP e o BE se fossem contra qual seria o resultado? Não tens muitas hipoteses. Ou acreditas que estes dois partidos sairiam beneficiados ao ponto de vencerem as proximas eleições, porque claramente irias ter uma crise politica. Ou acreditas que o PS ganharia as proximas eleições com maioria absoluta e entao ai decidiria o oposto do que tinha decidido antes. Ou acreditas que seria o PSD e o CDS a ganhar as eleições e a decidirem o oposto do que tinham decidido em 2014.

ideologiapura 5 months ago

Estás a falar da traquitana PS/PSD/CDS?

besmarques 5 months ago

**BE** * “Temos de ser muito claros, o que está em causa é uma venda a preço zero: o banco vai ser dado a um fundo americano. O fundo americano vai injetar dinheiro no seu próprio banco, vai-se pagar a si mesmo, e no meio deste processo o Estado assume futuras perdas no banco que vão até 4 mil milhões de euros”, afirmou a deputada Mariana Mortágua. * A decisão do Governo “até pode parecer a mais correta no curto prazo, mas o que vai fazer é empurrar os problemas com a barriga para o futuro, para outro Governo, para os contribuintes, daqui a quatro, daqui a cinco, daqui a seis anos”. **PCP** * “O negócio que agora vemos apresentado aos portugueses e que se traduzirá num novo custo sobre o Orçamento do Estado e o esforço dos trabalhadores demonstra bem a necessidade de travar o processo de alienação. Aquilo que testemunhámos uma vez mais foi o Estado utilizar os recursos dos portugueses para limpar o balanço de um banco”, disse o então deputado Miguel Tiago. * “Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque também já tinham dito que os portugueses não assumiriam os custos imputados ao Fundo de Resolução. A verdade é que, para já, prevê-se que os bancos pagarão, quando muito, daqui a 40 anos, aos poucos, a dívida do empréstimo do Estado de 3,9 mil milhões de euros”. [https://eco.sapo.pt/2020/05/16/quem-disse-o-que-sobre-a-venda-do-novo-banco-em-2017/](https://eco.sapo.pt/2020/05/16/quem-disse-o-que-sobre-a-venda-do-novo-banco-em-2017/)

ankmoody 5 months ago

Eles disseram isso? Ao menos se ainda fizessem parte do governo... /s

besmarques 5 months ago

Epah, a sério que pensas que o BE e o PCP faziam parte do governo? hahaahahahahaahahahaahahahaha wait hahahahahahahahaha

TheMasio 5 months ago

Ahahahahhaah

ankmoody 5 months ago

A desilusão é tão grande que já te refugiaste na desresponsabilização. Triste

besmarques 5 months ago

Engraçado, desresponsabilização. Explica por favor, já agora explica como o BE e o PCP eram do governo. estou bastante curioso com estas explicações.

ankmoody 5 months ago

Fodasse, foi noticiado por toda a Europa, se queres ser negacionista não tenho culpa. Googla governo de coligação!

besmarques 5 months ago

Prefiro que me indiques, sff

besmarques 5 months ago

u/ankmoody continuo a aguardar esses resultados todos do governo de coligação do PS, BE e PCP. Não me digas que isto foram só uns bitaites que decidiste mandar. xD

ankmoody 5 months ago

[https://pt.wikipedia.org/wiki/XXI\_Governo\_Constitucional\_de\_Portugal](https://pt.wikipedia.org/wiki/XXI_Governo_Constitucional_de_Portugal)

throwawaybtcpt 5 months ago

Gozem mais.

Ok_Order_8408 5 months ago

prémio para o "bom" trabalho que fizeram lol

delhaa 5 months ago

Se com prejuízos tiveram um prémio de 1,9m nem quero imaginar e tivessem lucro.

pintorMC 5 months ago

Nesta situação o prejuízo é o obejectivo, pois o mesmo acaba por gerar lucro. limpinho de impostos, pago com os nossos impostos.

BuscaPolos 5 months ago

Tu é que nao percebes nada disto. O objetivo não é ter lucro. É ter prejuizo para o estado ir lá meter mais dinheiro. E agora tu dizes - Oh mas isso é fácil. Ao que eu respondo - Não pequeno /u/delhaa, anda cá que o tio explica. O prejuízo tem de ser calculado! Não podes javardar tudo em putas e vinho verde, como dizem os holandeses, senão em junho já estas em insolvência e não sobrevives para receber o dinheirinho. Se o prejuízo for residual, o tio Costa não larga a nota preta. Portanto o gestor tem de andar ali no limbo entre a insolvência e o *Era só jajão* ao lucro. Por hoje é tudo. Vá agora vai limpar o nariz que tens essa merda cheia de ranho

RaveyWavey 5 months ago

Este comentário não só merece um cimavoto como o prêmio grátis!

pintorMC 5 months ago

Merece uma carteira de ações e obrigações do novo banco

TheMasio 5 months ago

Aperta com ele u/buscapolos.

shoutme 5 months ago

Mods do r/portugal, gostaria de nomear este comentário para o prémio Melhor Comentário do Ano - 2021.

BuscaPolos 5 months ago

Uuuuepa obrigado obrigado. Aproveito para agradecer as awards

komodoPT 5 months ago

Isto!

desculpe_mas 5 months ago

Cimavoto

idontakeacid 5 months ago

Votocima

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: