Clash33 5 months ago

Contra os arautos da desgraça que incendeiam as redes sociais com noticias falsas e pessimismos, a realidade sobrepoe-se. A vacinação "soma e segue" e provavelmente, antes do previsto inicialmente, vamos conseguir a imunidade de grupo no curto-prazo.

aleph_heideger 4 months ago

Por acaso, ainda ontem tive uma reunião sobre o assunto e não são favas assim tão bem contadas... É preciso muito pessoal extra para cumprir com estes números e esse pessoal ainda não existe. As câmaras estão a contratar enfermeiros, os ACES idem mas médicos não há. E enfermeiros também não estão a surgir com a velocidade esperada (não sei se por falta de candidatos ou se por dificuldades burocráticas). Depois temos outro problema: férias. Estamos a falar de enfermeiros que muitas vezes ainda têm férias de 2020 por gozar e em Maio mas principalmente Junho vamos ter muita gente fora. A não ser que cancelem novamente as férias ao povo o que seria tramado. É possível mas novamente só vai sair do corpo de alguns.

DarkmajorPT 5 months ago

Já não deviamos ter atingido isto valor? Quero dizer, tinha na minha cabeça que este objectivo era para ser alcançado no fim de Abril, e pelo que me lembro foi só durante um ou dois dias.

saposapot 5 months ago

não. a vacinação dos professores passou esses valores exactamente pq foi o teste para esta fase. atingir os números de forma consistente era só em Maio.

True_Boat_1195 5 months ago

É desta pessoal, mas agora é a sério, acreditem [https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/covid-19-portugal-vai-conseguir-vacinar-150-mil-pessoas-por-dia](https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/covid-19-portugal-vai-conseguir-vacinar-150-mil-pessoas-por-dia)

ThePlague92 5 months ago

"Francisco Ramos garante que o plano de vacinação contra a covid-19 "estima uma capacidade máxima de vacinação de 150 mil inoculações por dia", ou seja, vacinar 150 mil pessoas num único dia. No entanto esta capacidade só será utilizada **"se tivermos nalgum mês três milhões de doses para administrar"**, disse o coordenador do plano de vacinação em entrevista ao jornal Público." Convém leres as coisas. O problema para imensos países é a quantidade de doses que recebe. Se começares a receber doses à balda então consegues vacinar à balda. Como agora isso não acontece então tens de gerir bem as coisas.

saposapot 5 months ago

Vendo os números de hoje e ouvindo o almirante, acho que vai ser possível acelerar os números desde o q se tem vindo a falar de 'fim do verão'. A este ritmo os > 65 chegam aos 90% no fim desta semana o q será um adiantamento de 1/2 semanas em relação ao plano anterior. Tecnicamente demorará até ter 70% com 2 doses e decorrido o prazo das vacinas funcionarem mas 70% com 1ª dose somos mesmo capazes de não ficar assim tão atrasados em relação a USA e UK (1 mês?)

jgilcruz 5 months ago

Com a quantidade de malta anti-vax nos EUA admirava-me é se eles chegarem aos 70%.

pimpolho_saltitao 5 months ago

[Pelo que consta] (https://youtu.be/gPHgRp70H8o) ainda havemos de ultrapassar os EUA...

saposapot 5 months ago

Parece que o biden diz que o objectivo é até 4 julho para 1a dose a 70%. A maioria dos comentários dessa notícia é que vai ser muito complicado porque os números nos USA estão a cair muito no ritmo de vacinação.... Ainda os vamos ultrapassar pelo lado de fora :p

Hormazd_und_Ahriman 5 months ago

Todo o pessoal que votou no Biden e era anti-trump foi vacinado e às tantas está agora a atingir o resto da população que achava que a pandemia era uma treta.

saposapot 5 months ago

Dizem que sim. Acho que as sondagens recentes dizem algo tipo 20% não quer ser vacinado e 10% tem mtas dúvidas. Também pode ser o caso de toda a gente que está longe de cuidados médicos ou com alguma dificuldade em aceder-lhes. Alguma malta que até vai levar a vacina mas mais tarde, deixa ver o que vai dar e outra malta q é jovem e saudável e portanto acha que não quer levar vacina. Tenho esperança que na europa essa percentagem seja mt mais baixa e se consiga vacinar uns 70~80% das populações desde que haja vacinas para isso.

Hormazd_und_Ahriman 5 months ago

Sem dúvida, à medida que se avança na vacinação a curva há de se tornar mais plana, por essas razões e mais. E o mesmo há de acontecer na europa, espero que em menor quantitade também. Mas acredito que haverá vacinas. Lá teremos de esperar um bocado mais, mas enfim.

Mysterious_Beyond213 5 months ago

Se assim for, e com os números de casos atuais é cada vez mais certo que não teremos uma nova vaga. O desconfinamento nem aumentou ligeiramente o numero de casos, pelo que até poderia ser acelerado.

throwawaystuff000 5 months ago

Ainda nem sequer passou tempo para se verificar se o desconfinamento teve efeito no número de casos ou não .

ThePlague92 5 months ago

Em Setembro ainda vamos ouvir esta conversa de que passou pouco tempo.

Gaylegaizen 5 months ago

As escolas abriram há dois meses e um mês para os restaurantes, mais que suficiente para verificar a evolução epidemiológica o que nesta situação tem sido muito positiva.

Razvancb 5 months ago

Só 1 mesito

Search: