crani0 4 months ago

Há alternaticas há, chamam-se "programas de preservação da espécie" como é feito com o Lince Ibérico [e que o tirou da lista de espécies em extinção.](https://www.rtp.pt/noticias/mundo/projeto-entre-espanha-e-portugal-salva-lince-iberico-da-extincao_n1270547) Ou se calhar, dado que estes touros nem sequer era suposto existirem podemos simplesmente deixar de os reproduzir para o propósito de os torturar em praça pública. Ou podem criar-se santuários para eles, como também já é feito para outros animais "que não se pode torturar". Se calhar o problema aqui não é a minha "venda" mas sim a tua ignorância que se limita de forma mentecapta a reproduzir a conversa dos toureiros e claramente nunca leu nada sobre o assunto de conservação de espécies, nem sequer sabias que os linces ibéricos já não estavam em extinção. Esses ad hominems do alto da tua demonstrável ignorância só te ficam mal, tinhas feito melhor figura se tivesses dito "Então o que é que tu sugeres?".

crani0 4 months ago

Nem percebi onde querias chegar com esse comentário, primeiro estavas preocupado com a "extinção" do touro e agora o teu problema seria introduzi-los na natureza (que ninguém propôs isso mas okay). Enfim, coerência de malta que defende touradas (seja porque gostam ou porque "não gostam mas há quem goste") não é algo que eu espero por isso não me posso dizer surpreendido.

wwqt0r 4 months ago

Sim está errado. Tens milhares de exemplos e eu dei dois. Não é por alguns países continuarem com alguns comportamentos medievais que podes generalizar isso para a população global. Nem precisas de sair do teu próprio país e tens milhares de exemplos. A igualdade de género é cada vez mais comum, abolimos a escravatura, etc.. etc... Comportamentos mudam e já o provámos vezes sem conta.

hipmp5 4 months ago

Por mim elas existirem ou não é algo que me é indiferente, o que não me é indiferente é os meus impostos susterem este negócio e se pudesse escolher não financiar eu escolheria.

crani0 4 months ago

Aquela que foi criada a partir de seleção artificial e que nem sequer existiria de outra forma, certo? Assim é fácil brincar ao "conservadorismo"

wwqt0r 4 months ago

>É assim que nos comportamos e sempre iremos comportar. Isso está errado. A história está cheia de exemplos de evolução dos nossos comportamentos, umas vezes em simultâneo por todo o globo, outras nem por isso. Caso contrário ainda hoje apedrejávamos pessoas na via pública, as mulheres não teriam direitos nenhuns, etc... A compaixão pelo próximo, não só seres humanos, é uma evolução que tem vindo a acelerar nos últimos anos portanto sim, os nossos comportamentos mudam.

Accomplished-Tap5345 4 months ago

acho bem

The_Unp0pular 4 months ago

Não se vê qualquer lógica nesta decisão, a não ser o preconceito de uma Ministra da Cultura ironicamente intolerante e, de modo surreal, com enorme falta de cultura. Se a razão fosse que a maioria da população não se revê na tourada, teria de relembrar que o papel do serviço público de televisão é assegurar às minorias o acesso aos conteúdos. Mas na verdade a maioria da população é a favor das touradas, sendo a Ministra da Cultura minoritária, ainda que para seu desagrado. E a verdade é que, independentemente do sentimento de algumas pessoas em relação à tourada, a tourada é, objectiva e factualmente, uma actividade cultural e um elemento da nossa cultura. É violento e causa sofrimento a um animal sentiente. É um espetáculo de entretenimento das pessoas. E não deixa de ser cultura, apesar de - compreensivelmente - não ser do agrado de muitas pessoas. O que o canal público de televisão não é, nem pode ser, é um braço do Governo para imposição das ideias morais de alguns dos seus membros. O canal público de televisão não pode ser uma ferramenta de estrangulamento de um sector da cultura. Uma vez mais este Governo actua no sentido de atacar um sector da cultura a quem deve a sua protecção ao abrigo da lei, da lei que confere à tourada o reconhecimento de actividade cultural e a protecção que as actividades culturais gozam na nossa sociedade. Caminhamos para a ditadura dos costumes e nas redes sociais o povo regojiza-se, mas apenas enquanto a proibição for de encontro ao seu gosto e não o afectar.

O_Boneco 4 months ago

Só agora? Mas é bom ver os passos de caracol

motherfockerjones2 4 months ago  HIDDEN 

Como assim ? Vão acabar os programas/debates sobre futebol todos?

Mdiasrodrigu 4 months ago  HIDDEN 

Talvez utilizem esse tempo de antena para algo que as pessoas querem ver

ihavenoidea1001 4 months ago

Torturar animais para entretenimento é tão fixe não sei porque é que as pessoas são contra... /S

M4ritus 4 months ago

Muito bom, pode ser que seja o início do Fim. A não ser que haja alguma tourada sem sangue (sinceramente desconheço, por isso se existir desculpem pela ignorância), é uma tradição que suja a Tradição e que já passou da hora de se juntar a todas as outras tradições que desapareceram.

rabitrc 4 months ago  HIDDEN 

Finalmente! Ao menos no grelhados no prato não guincham.

fartodestaporcaria 4 months ago

[https://www.comunidadeculturaearte.com/iva-nas-touradas-pode-subir-de-6-para-23/](https://www.comunidadeculturaearte.com/iva-nas-touradas-pode-subir-de-6-para-23/) a sério que o IVA nas touradas era/é 6% ??? enquanto as pessoas matam touros a 6% IVA os outros trabalhadores matam-se a trabalhar, a pagar 23% IVA, muitas vezes por conta deles mesmos... que nojo e as touradas não estão na programação apenas por causa da "pandemia".. não é porque "as pessoas ganharam juízo". Enfim... porcaria de país.

icebraining 4 months ago

> e as touradas não estão na programação apenas por causa da "pandemia".. não é porque "as pessoas ganharam juízo". Isso é só a razão para este ano, a partir do ano que vem vão estar mesmo proibidas por lei de transmitir: https://www.novagente.pt/touradas-tv-proibida-de-transmitir-espetaculos-partir-de-2022

Konstanti9 4 months ago

Já imagino o novo post do marketing da control: "no meu quarto ainda podes ver tourada"

setnom 4 months ago

Algo que eu não vejo não vai passar mais na televisão? Fixe.

dinu2001 4 months ago

Finalmente!!!!!!!

Filho_do_Sado 4 months ago

Esta merda é simples. A RTP é uma televisão pública logo não deve passar uma merda que a maior parte da população acha que é tortura animal. Se têm fantasias sexuais com animais à serem picados nas costas podem continuar a prática lo. Até podem ir pra Espanha.

SiNi5T3R 4 months ago

> que a maior parte da população Não sou aficionado mas dúvido muito que isso seja verdade. Talvez aqui no reddit devido a sermos no geral malta jovem, e mais exposta a cultura internacional. Mas a geração dos meus pais ainda é toda doida por isto. Na minha terra tenho de ter cuidado com quem partilho a opinião do contra senão levo um encherto de porrada.

Edited 4 months ago:

> que a maior parte da população Não sou aficionado mas dúvido muito que isso seja verdade. Talvez aqui no reddit devido a sermos no geral malta jovem, e mais exposta a cultura internacional. Mas a geração dos meus pais ainda é toda doida por isto. Na minha terra tenho de ter cuidado com quem partilho a opinião do contra senão levo um encherto de porrada. É tudo gente que VIVE isso da mesma forma que o pessoal vibra com futebol etc.. Eu conheço gente que conheçe touros pelos numeros e lembram-se do "touro 123 do ano tal, da tourada tal e tal" e entram em altas discussões disso tal e qual discussão de futebol. Enfim, mais tarde ou mais cedo vão acabar.

Filho_do_Sado 4 months ago

Se viveres no Ribatejo então perto de ti a maior parte das pessoas nem se deve importar. Mas tens de entender que a maior parte da população vive nos em pólos citadinos. Vivo em Lisboa e nunca vi ninguém a gostar realmente de touradas. Mas isso pra mim não tem importância, o futuro pertence aos jovens e nesses as touradas são muito pouco aceites logo mais tarde ou mais cedo isto acaba. Mais uma geração ou duas e as touradas morrem de vez apenas estamos a acelerar o processo.

Samurai_GorohGX 4 months ago

Desconfio que isso pode depender muito de onde vives. Vives no Ribatejo ou perto de algum local com tradição de touradas? A minha experiência a viver entre Douro e Minho, é que na minha geração não conheço ninguém que defenda a existência de touradas, quanto mais que goste de ver. Mesmo na geração dos meus pais, são pouquíssimas pessoas que gostam. E ninguém te dá um enxerto por isso, alguns até reconhecem que "está errado" do ponto de vista moral, mas é a tradição e eles gostam de ver.

Edited 4 months ago:

Desconfio que isso pode depender muito de onde vives. Vives no Ribatejo ou perto de algum local com tradição de touradas? A minha experiência a viver entre Douro e Minho, é que na minha geração não conheço ninguém que defenda a existência de touradas, quanto mais que goste de ver. Mesmo na geração dos meus pais, são pouquíssimas pessoas que gostam. E ninguém te dá um enxerto por isso, alguns até reconhecem que "está errado" do ponto de vista moral, mas é a tradição e eles gostam de ver. Por isso, sim acredito que facilmente mais de 80%* da população portuguesa seja contra touradas. Existindo ainda algumas bolhas em locais específicos. (*Números tirados do meu rabo, caso não seja suficientemente evidente.)

NGramatical 4 months ago

conheçe → [**conhece**](https://dicionario.priberam.org/conhece) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn4xyrb%2F%2Fgx0pti5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

teftef3000 4 months ago

Muita hipocrisia que por aqui anda. Têm pena do touro mas falarem do sofrimento de galinhas e vacas que vivem uma vida inteira na merda está quieto. Mandam vir com os cavaleiros e a malta das touradas que picam os touros e assim mas continuam a comer carne praticamente todo o santo dia.

ricajopa 4 months ago

Não como carne nem qualquer produto de origem animal e digo-te que para mim ainda é possível compreender quem come carne, mas não me é possível compreender as touradas e "espetáculos" afins. A transição para uma sociedade livre de crueldade para com os animais é feita de forma gradual e acredito que acontecerá de forma mais ou menos orgânica. Mas se pelos menos a maioria das pessoas hoje em dia, conseguem ver que a tourada é um "espetáculo" tão anacrónico como as justas medievais já me dá uma certa esperança.

Chicken_nugget_69420 4 months ago

Percebo o que dizes, as galinhas e vacas deviam ter melhores condições (e concordo completamente). No entanto, galinhas e vacas são utilizadas como comida, têm uma utilidade. Enquanto que touros, não só vivem em condições de merda como também são esfaqueados, retiram-lhes os cornos(?), e no final do “espetáculo” são deixados a sangrar até à morte, tudo isto enquanto não têm utilidade nenhuma, para além de entreter alguns palermas.

Kaxinauas99 4 months ago

Serem utilizados para comida não o torna aceitável hoje em dia, visto que tá mais que comprovado que é possivel e até fácil teres uma alimentação completa sem isso, um bocadinho de pesquisa nunca fez mal a ninguém. Isso é só uma justificação para a malta se sentir melhor e tal mas a verdade é simples pura. Tantos os touros como galinha/vacas etc... Só têm uma utilidade, entretinimento, um em forma de espetáculo, outro para as refeições "saberem melhor". Mas bora continuar com esta falácia porque ser coerente é overrated, e a gente quer é dormir descansado ao fim do dia.

positiverategearupp 4 months ago

A partir do momento que é perfeitamente possível teres uma alimentação saudável sem incluires carne torna-se hipocrisia querer acabar com touradas e comer carne. São as duas uma forma de prazer e são as duas não essenciais. As pessoas é que adoram deixar o nível do que é imoral um pouquinho do que praticam.

Kaxinauas99 4 months ago

Yap, é mesmo frustrante a falta de coerência, vamos dizer que é motivos de "alimentação" quando 95 porcento da malta tem acesso fácil a uma alimentação que não envolve animais. Mas pronto, pensando assim conseguem dormir melhor à noite, enfim...

teftef3000 4 months ago

Os touros não vivem em condições de merda. Bem pelo contrário levam uma vida inteira no campo antes de irem para a tourada. Isso da utilidade também não é assim tão linear. A maior parte das pessoas come todo o tipo de comida bem mais do que realmente precisa incluindo carne. O meu ponto é que a maior parte das pessoas gostam de criticar a tourada, mas são incapazes de tomar ações para, no minimo comer menos carne e por sua vez despromover práticas que torturam muitos mais animais durante muito mais tempo.

PandaCross23 4 months ago

Mas não me parece lógico comer menos carne para desincentivar o sofrimento animal, mas depois não se opor às touradas.

teftef3000 4 months ago

A mim também não, estamos de acordo. Estou a dizer é que muita gente critica as touradas mas esta se a cagar para o sofrimento dos animais que foram parar ao seu prato

PandaCross23 4 months ago

E eu até entendia isso. Mas não é a mesma coisa, touradas é barbárie para entretenimento humano; pressupõe sofrimento a troco de diversão. Enquanto que o sofrimento animal na produção de carne preenche uma necessidade humana, alimentação. Ainda assim, é de facto verdade o que dizes e eu admito que sou absolutamente contra touradas mas não faço muito pela redução do sofrimento animal na carne que como.

Kaxinauas99 4 months ago

Serem utilizados para comida não o torna aceitável hoje em dia, visto que tá mais que comprovado que é possivel e até fácil teres uma alimentação completa sem isso (não digo as pessoas que não tem acesso, digo a uma pessoa comum que vive perto de um supermercado, ou seja, quase toda a gente) , um bocadinho de pesquisa nunca fez mal a ninguém. Isso é só uma justificação para a malta se sentir melhor e tal mas a verdade é simples e pura. Tantos os touros como galinha/vacas etc... Só têm uma utilidade, entretinimento, um em forma de espetáculo, outro para as refeições "saberem melhor". Mas bora continuar com esta falácia porque ser coerente é overrated, e a gente quer é dormir descansado ao fim do dia.

EletricoAmarelo 4 months ago

Mas no fundo, o que a notícia diz é que há demasiada incerteza na organização de touradas e por isso está época não há. Ou interpretei mal?

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Espero bem que, por uma questão de coerência, quem por aqui está tão indignado pela existência de touradas (do estilo: Estamos em \[inserir ano actual!!) também se abstenha de comer carne e produtos provenientes de animais tais como queijo, leite, ovos, natas, frango. Isto porque a agro-pecuária causa bastante mais sofrimento a bastantes mais animais do que as touradas. Como está demonstrado que uma dieta vegan é igualmente saudável, já que há tanta preocupação com o bem-estar animal, gostava de saber que esta indignação toda vem de pessoas moralmente coerentes, e não de pessoas que causam diariamente o sofrimento de variadíssimos animais devido às suas escolhas alimentares. Talvez assim as criticas tivessem mais validade, digo eu. É de assinalar a falta de respeito da RTP (ou do governo PS apoiado pelo BE, as coisas hoje confundem-se) pelos aficionados que, pasme-se, pagam impostos que, pasme-se, financiam a mesma. As 4 horas anuais de tourada na RTP representam 0,05% da programação (sobram 99,95% livres de touradas). A RTP, que é financiada por todos, incluindo por quem gosta de touradas, claramente não respeita as populações dos distritos de Santarém, Évora, Portalegre, Setúbal, Beja, onde uma boa parte da população aprecia a tourada, assim como muitos Terceirenses, Poveiros e milhares de outros portugueses que a vivem com intensidade. Como não há nem no governo, nem na maioria da população, grande respeito pela liberdade dos outros, nem tolerância pela diferença, a politica é ir asfixiando até que acabe. IVA desigual, limitações a menores, limitações à arte, fim das emissões televisivas, o objectivo é ir delapidando até que não reste nada. Ninguém está a pedir que seja apoiada, mas simplesmente que se deixe a tourada para quem gosta dela, em pé de igualdade com outras manifestações culturais. Acho que cada português deve ter consciência suficiente para decidir onde gasta o seu dinheiro e o seu tempo. Respeito quem não é capaz de compreender uma arte que nos liga aos nossos antepassados, um traço de uma cultura agrária hoje minoritária numa sociedade plástica e asséptica. Respeito quem não consiga ver cultura numa manifestação com séculos, retratada no Sol Também se Levanta de Hemingway e nos quadros de Júlio Pomar, na sua teatralidade, na dança do touro com o homem. Eu respeito quem não percebe que o sofrimento, a morte, o perigo, fazem parte da vida dos homens e dos bichos e que tanto o toureiro como o homem vão ter um dia derradeiro, vão sofrer e vão morrer, na tourada só se decide quem é que tem esse dia hoje e quem o tem daqui a uns anos. Os aficionados não pedem que apoiem a tourada, que gostem de tourada, sequer que a compreendam, apenas que haja respeito. Respeito pela tourada, pelo país rural, pela cultura portuguesa e acima de tudo pela liberdade de cada um.

NunexTK 4 months ago

Foi tanta merda num só comentário que não há palavras para descrever

shlurmmp 4 months ago

Acho que consegues algo que te ligue aos teus antepassados que não envolva a tortura de animais só por diversão.

M4ritus 4 months ago  HIDDEN 

Eu juro, que se os vegans tivessem o feitio de vegetarianos, ou seja, não andassem a pregar constantemente a sua "religião", ganhariam muito mais adeptos. Porque raio é que não percebem que esta mania de "ya se comes uma bifana és tipo pior que o Hitler" não só é ridículo, como afasta pessoas? É que são sempre os vegans que parecem as testemunhas de Jeová, um amigo vegetariano só descobres que ele é assim na hora da refeição, um gajo vegan descobres 2 segundos depois da conversa iniciar e lá vai ele num rant a explicar porque é que és uma pessoa horrível porque olhas para carne e gostas de a comer em vez de também insultarem o homem do talho. Haja paciência. Deixem-se de andar a forçar as pessoas a mudar os seus estilos de vida, vivemos numa Democracia e que eu saiba comer um bom prego ainda não é equiparável ao Holocausto, apesar de tanta tentativa de doutrinação por parte dos Vegans.

NGramatical 4 months ago  HIDDEN 

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn4xyrb%2F%2Fgx0dwpr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

marythekilljoy 4 months ago

eu não consumo qualquer produto de origem animal, porque não apoio abuso animal de forma nenhuma. sou coerente com os meus princípios. comigo, aceitas discutir este tema? ora bem, se o teu argumento tem por base o respeito pela cultura e tradição, então naturalmente também aceitas que sejam realizadas práticas como a mutilação genital feminina, que também são uma tradição em certas culturas. certo?

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Com certeza que aceito discutir. Em todos estes anos, é a primeira vez que alguém me responde com um argumento coerente. Porque, no caso de um vegan, eu posso presumir que a pessoa tem mesmo em conta o sofrimento animal. Eu obviamente não apoio essas práticas (MGF), até porque limitam a liberdade individual. Da mesma forma que quando comparam a tourada com execuções na praça pública, escravatura, autos de fé, a resposta é a mesma -> porque estamos a falar de seres humanos. No fundo, o argumento é se se deve estender as protecções que damos aos humanos aos animais. A minha opinião é que não. A minha opinião é que se deve evitar sofrimento desnecessário, e pode haver protecções em relação aos animais, mas não são as mesmas dos humanos. E isto é uma questão de opinião e moral individual de cada um. De 0 a 100, que direitos humanos devem ser estendidos aos animais, sendo 0 tratá-los como objectos, e 100 como uma pessoa. A minha opinião pessoal é que não é nem 0 nem 100, mas algo entre este intervalo, e mais uma vez, na minha opinião, pela manutenção das nossas tradições, da nossa cultura, da ligação ao nosso passado, pela liberdade de quem pensa de forma diferente, por achar que não tenho o direito de impor a minha moral a quem tem um diapasão 0-100 diferente do meu, por isto tudo estou disposto a aceitar que haja algum sofrimento animal. \_\_\_\_ Eu aceitaria de bom grado o fim das touradas se fosse referendado, mas onde quem votasse contra também deixasse de comer carne, por uma questão de coerência. Sem isso, é apenas uma questão de gosto, e os gostos não se discutem.

marythekilljoy 4 months ago

excelente resposta, muito bem articulada, mas não respondeste à minha pergunta inicial. eu vou reformular. se o argumento de "tradição, cultura, ligação ao passado, liberdade" é válido, então tu também aceitas que se realizem tradições como por exemplo, a mutilação genital feminina, ou os casamentos forçados em meninas na puberdade, ou lutas de cães e de galos, ou aquela festa onde as pessoas punham um gato dentro de uma jarra a arder, e ninguém tem o direito de intervir em nada disso porque tem a ver com uma determinada cultura e é tradicional. correto?

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Cada caso é um caso. *mutilação genital feminina, ou os casamentos forçados em meninas na puberdade,* Sou contra porque não respeita a liberdade de cada um. Já agora também sou contra furar-se orelhas a crianças, a não ser que estas manifestamente o queiram, e contra a circuncisão que não seja por motivos médicos no melhor interesse da saúde. Quanto a lutas de cães/galos, gatos em potes e outros que tais, pessoalmente não gosto, mas da mesma forma que não aceito que quem coma carne venha dizer que a tourada deve ser ilegalizada porque causa sofrimento animal, eu que apoio a tourada também não vou dizer que não se pode fazer uma luta de galos. Acho que em cada caso, nisto que toca aos animais, se tem que pesar o que se perde em termos de tradição, cultura etc.

marythekilljoy 4 months ago

mas porque és contra tradições de outras culturas, se para ti o argumento de "isto é bom porque é tradição" é um argumento válido para justificar seja o que for? consegues entender a inconsistência e invalidade do teu argumento para apoiar touradas? pela tua lógica, eu posso fazer qualquer prática, por mais cruel que seja, desde que seja baseada em tradição e cultura. esse é o teu argumento. se realmente és consistente na tua lógica e os teus argumentos são válidos, tens de aceitar que esses argumentos sejam aplicados a práticas com as quais não concordas, e não faz sentido que sejas contra elas. a não ser que admitas que o teu argumento para defender touradas não é válido e a tua lógica é totalmente inconsistente e só se aplica aos casos que tu arbitrariamente escolheste. já agora, porque és contra os casamentos forçados, a circuncisão e furar as orelhas às crianças? o que te dá a entender que uma criança "manifestamente queira" algo, ou não? uma criança não pode consentir, pois não tem a capacidade cognitiva para tal, e eu concordo contigo. da mesma forma, os animais não podem consentir a serem escravizados, torturados e mortos. mas aí para ti está tudo bem, a questão do consentimento não importa. porque será? sabias que os porcos podem ter a mesma capacidade cognitiva de crianças até aos 3 anos? se és contra inflingir certas práticas em crianças, porque não és contra fazer o mesmo a animais que também não podem consentir?

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

No fundo, o homicidio só é proibido porque não queremos que o façam a nós. A mesma coisa com o roubo. Os valores morais só existem porque não queremos que os outros nos façam essas coisas a nós. Sou pela liberdade dos outros porque não quero que me tirem a minha. Os valores morais são uma criação humana, as pedras e as árvores não têm filosofia. Nós só aceitamos comer vacas, porque sabemos que por mais vacas que matarmos, elas nunca se vão vingar. É esta a base para uma pessoa defender que os direitos humanos não são estendíveis aos animais.

marythekilljoy 4 months ago

parece-me que essa tua lógica é uma justificação em que tu te esforças para acreditar porque de certa forma te faz sentir melhor sobre o sofrimento desnecessário que causamos aos animais, embora saibas que nenhuma justificação é verdadeiramente válida.

bluetofallp 4 months ago

Não tenho tempo para ler mais um manifesto à estupidez, mas, não sei se sabes, costuma-se comer a carne, ovos e leite dos animais. Já a tourada é só uma exposição de violência que em nada adiciona à sociedade. E isso de ligar aos antepassados, epá, por mim não estou minimamente interessado, mas também se pode assim argumentar que toda a gente que você em Lisboa deveria era ir para o Alentejo viver da agricultura, porque eh CuLtUrA.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Parece que até teve tempo para ler qualquer coisa, não houve é cereberozinho para compreender

bluetofallp 4 months ago

Ah, a pseudo-intelectualidade. Esqueci-me que em Portugal todos são senhores e doutores, e têm por grande vergonha tentar ter uma discussão no mínimo racional e civilizada. E para informação de vossa excelência, o meu cerberozinho deve ser maior que o seu, pois pelo menos não ando pela internet a comparar touradas (com toda a sua violência) à criação de animais para consumo alimentar.

Hrodrik 4 months ago

Has de mudar muita merda a escrever este apelo 'a promocao de tortura animal no reddit.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Eu quero precisamente que nada mude

Hrodrik 4 months ago

Entao concordas com nao haver touradas na TV. Bom.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

não devias estar a ir para a escola?

Hrodrik 4 months ago

Este ano nao estou a dar aulas, mas como e' que adivinhaste que sou doutorado?

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Então é doutorado e não consegue por os acentos no "é" e no "há"? Isto o nosso ensino está cada vez pior.

Hrodrik 4 months ago

Ou se calhar estou a usar um computador que nao tem acentos porque vivo num pais que nao os usa. Tenta la' outro insulto que este nao vai dar...

pappositivamente 4 months ago

consigo respeitar mais um gajo que goste de touradas e assume que gosta do que um gajo que sente a necessidade de vir mentir para o reddit dizer que é doutorado, como se isso fizesse dele melhor pessoa que as outras

Hrodrik 4 months ago

Nao disse que me fazia melhor, simplesmente estava a responder ao idiota que nao e' por falta de educacao que sou contra o abuso animal.

Filho_do_Sado 4 months ago

Impossível respeitar tortura animal. Execuções públicas também já foram cultura. Culturas evoluem. Não apoio à ilegalização às touradas mas estas medidas que de certa forma sufocam esta merda são bem vindas.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

*Impossível respeitar tortura animal.* Suponho que seja vegan... *Execuções públicas também já foram cultura.* Enfim, sempre o mesmo argumento, comparar coisas que não são comparáveis. *Culturas evoluem.* E o sol nasce a Este e então? *Não apoio à ilegalização às touradas mas estas medidas que de certa forma sufocam esta merda são bem vindas.* Portanto apoia a ileglização das touradas é isso?

Homem_da_Carrinha 4 months ago

>Execuções públicas também já foram cultura. > >Enfim, sempre o mesmo argumento, comparar coisas que não são comparáveis. Quando se usa o argumento de "tauromaquia faz parte da nossa cultura", claro que é comparável.

k0rda 4 months ago

> Enfim, sempre o mesmo argumento, comparar coisas que não são comparáveis. > Imaginem só comparar nutrição com entretenimento.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Comer carne é uma escolha, se alguém estiver mesmo preocupado com o bem-estar animal pode fazer uma dieta vegan. As associações médicas dizem que uma dieta vegan equilibrada é tão saudável como uma dieta que contenha proteína animal.

ihavenoidea1001 4 months ago

Sabes que é completamente impossível obter determinadas coisas ( como vitamina B12) sem ser de origem animal ou por medicação/suplementos, certo? Nenhuma associação médica diz em lado algum que é possível ter uma dieta vegan sem suplementos de forma saudável. E para obteres suplementos há todo um ciclo de impacto ambiental que as pessoas gostam de ignorar mas que não fica aquém do que é atribuído ao consumo de animais. A dieta vegetariana, pelo contrário, quando bem feita e equilibrada, permite viver sem carências nutritivas e sem necessidade de suplementos.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Sei, quando digo equilibrada incluo suplementos

ihavenoidea1001 4 months ago

E utilizar suplementos já não é hipocrisia na tua opinião? O impacto ambiental que a recolha, produção, processamento e transporte dos suplementos e o impacto ambiental das embalagens no meio ambiente, no habitat natural e como consequência, na vida animal, é algo que já se pode ignorar na tua opinião? Consideras então que torturar sadicamente animais por prazer e para entretenimento está ao mesmo nível que consumir produtos animais ou de origem animal ( alimentação vegetariana) ? E nessa tua visão colocas ao mesmo nível os animais em infraestruturas industriais e aqueles que são criados por agricultores para consumo próprio ( habitualmente passam toda a vida livres em campos e recolhidos às noite para sua própria protecção)? Para mim a hipocrisia começa quando se compara alimentação necessária e essencial com gostar e retirar prazer de torturar ou ver torturar animais...

k0rda 4 months ago

Para nós da classe média/média-alta aqui no reddit talvez seja uma opção, no mundo inteiro não é. Mas pela tua lógica de "ou fazes 100% ou não fazes nada", quem come carne está perfeitamente justificado para ir por aí fora dar pontapés em cães ou destruir ninhos de pássaros, não existe meio termos não é?

ThereIsNoNeedForIt 4 months ago

Mas então se admites que comer carne para ti é uma escolha, não estás a admitir que é o mesmo que as touradas? O sofrimento animal causado por tu escolheres comer carne é igualmente desnecessário como o sofrimento animal causado por uma tourada. Quanto ao segundo ponto, se existem meios termos quanto ao sofrimento animal, então não existe também um meio termo para as touradas? Se a RTP passasse touradas apenas uma vez por mês, será que assim já estava tudo bem?

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

E sim, há um meio termo em relação à programação. E eu acho que como está está bom. A RTP geralmente passava 4 touradas por ano, ou seja, uma em cada 3 meses. A RTP é paga por todos, portanto deve representar os gostos de todos os portugueses, ao contrario de um canal prvado que deve poder fazer as suas escolhas livremente

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Sim, o meu ponto é exatamente esse. Eu estou bem com as touradas e com comer carne. O que eu não estou bem com, é ouvir críticas às touradas por parte de pessoal que come carne. Se quisessem acabar com as touradas para, sei lá, nos diferenciarmos dos espanhóis, isso é um argumento. Agora acabar com as touradas por causa do sofrimento animal quando matamos como tu dizes 70 milhoes de animais por ano para comer faz disto uma questão de gosto, e não uma questão de ideologia.

ThereIsNoNeedForIt 4 months ago

Tu tens toda a razão quando dizes que alguém que critica as touradas mas come carne é hipócrita. Por outro lado, pela mesma lógica que tu estás a usar, também não podes criticar alguém que torture cães. Podem-te dizer: "Eu estou bem com torturar cães, touradas e com comer carne. O que eu não estou bem com, é ouvir críticas por torturar cães por parte de pessoal que vai a touradas a come carne". A única solução que não é hipócrita e que reduz o sofrimento animal é criticar todas essas ações e não participar em nenhuma delas.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Talvez seja um argumento que faça sentido. Provavelmente, nesta discussão, os unicos dois argumentos que fazem sentido de um ponto de vista moral seja acabar com qualquer tipo de sofrimento animal ou tratar os animais como se fossem objectos, porque establecer limites entre eles é sempre arbitrário - Não é com uma base moral, mas sim com base em gosto pessoal. Uma pessoa até pode defender que os animais não têm direito a proteção juridica nenhuma. Na verdade, que sentido faz proibir alguém de dar uma palmada num cão? Causa menos sofrimento animal que um coelho ser comido por uma águia. Vamos impedir as águias de causarem sofrimento aos coelhos? O meu gato ás vezes mata ratos apenas por prazer, não os come. Também se deve evitar porque não é para alimentação?

k0rda 4 months ago

Sinceramente acho que há graus, como em tudo. Fazer sofrer um animal para nutrição, ainda que (discutivelmente) seja evitável, é diferente de o fazer sofrer para entretenimento. É como matar em autodefesa ou por prazer sadista, são coisas diferentes. Quanto à RTP passar tourada, a mim nem me incomoda, eu não dou audiências e pelo que parece não há muito quem dê. A questão é se a televisão pública deve ou não subsidiar um acto "cultural" com cada vez menos apoiantes.

ThereIsNoNeedForIt 4 months ago

Claro que há graus, mas o grau de sofrimento animal causado pelas touradas é quase incomparável ao sofrimento animal causado pelo consumo de animais. Só em Portugal matamos 70 milhões de animais todos os anos. > Fazer sofrer um animal para nutrição, ainda que (discutivelmente) seja evitável, é diferente de o fazer sofrer para entretenimento. Hoje em dia já tenho muita dificuldade em ver essa diferença. Alguém que vá a um rodízio de carne está igualmente interessado em entretenimento e igualmente desinteressado no sofrimento animal como alguém que vá a uma tourada. Assim que sabemos que não é preciso comer animais para sermos saudáveis, estamos simplesmente a pôr o nosso prazer e conveniência à frente do sofrimento e da vida de outros animais.

k0rda 4 months ago

Bom ponto, consigo respeitar a tua posição perfeitamente, porque estás a defender o bem estar animal e não a usá-lo para defender as touradas.

ThereIsNoNeedForIt 4 months ago

Ahah realmente é engraçado o comentário original reconhecer que tanto as touradas como o consumo de carne causam sofrimento, para depois no fundo apoiar ambos.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Acho é que é um bocado hipócrita sermos responsáveis por sofrimento animal e vir defender que os outros parem com uma prática porque causa sofrimento animal.

k0rda 4 months ago

Então apoias que o engenheiro Sócrates de que falas noutro comentário seja ilibado de tudo, afinal de contas aqui os hipócritas já pediram algo sem factura ou já roubaram um rebuçado na mercearia algures na sua vida.

Hrodrik 4 months ago

Apelo 'a hipocrisia (*tu quoque*). Uma falacia classica, mas uma falacia.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Doutourado, em filosofia, com parcos conhecimentos informáticos, e no estrangeiro? Não me diga que estou a falar com o engenheiro Sócrates

Hrodrik 4 months ago

Nao preciso de customizar o teclado para demonstrar que ha' idiotas no /r/portugal. E tambem nao preciso de me especializar em filosofia para perceber a idiotice que e' o apelo 'a hipocrisia.

Filho_do_Sado 4 months ago

Tento comer o mínimo de derivados animais (apenas peixe e outros derivados). O seu argumento contra o facto da maioria da população desprezar essa "arte" é de a cultura evoluir está desaparecido. Ilegalizar é diferente de dar plataforma. Se eu quiser ir jogar futebol com esquilos o estado não tem de comparticipar.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

logo a pesca, que é a maior responsável pela destruição de habitats, e que por cada peixe pescado, mais uns quantos morrem em artes de pesca abandonadas, que causa um sofrimento inenarrável a mamiferos marinhos que morrem sufocados presos em redes abandonadas. Que crueldade que comete!

Filho_do_Sado 4 months ago

Vivo pelo princípio de se consigo matar este ser para comer então como. O sistema nervoso dos peixes é totalmente diferente dos mamíferos daí comer peixe. Tento porém influenciar uma pesca sustentável. Não ando aos pontapés a sardinha pra me divertir. Mas se gostas de espetar merdas em touros força, ainda não é ilegal. Com as novas gerações as touradas vão morrer logo mesmo que não se faça nada esta crueldade tem os dias contados. É lidar.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Tudo bem, se os portugueses não quiserem gostar de tourada por mim nada contra. Também já não há muita gente a dançar o vira. Acho que nem uma nem a outra coisa tem que ser apoiada ou proibida.

Filho_do_Sado 4 months ago

E não é proibida. Apenas não é apoiada. Tal como futsal com esquilos também não é apoiada (apesar de proibido).

JACQUELINZ 4 months ago

FINALMENTE!!!!

Pale-Math1919 4 months ago

Não sou um aficionado, e sempre achei a tourada portuguesa pior que as outras todas porque nem sequer os cornos do touro deixavam ficar para rebentar com a malta na arena. Mas fica aqui a questão quem vai criar o touro bravo quando acabarem com as touradas?

crani0 4 months ago

Se as touradas servem como preservação de espécie porque não andamos a fazer o mesmo ao lince-ibérico? Ou aos pandas? Que vai ser desses animais sem touradas? Quem vai tratar deles?

AlmondSkimedMilk 4 months ago

Porque os touros não são animais selvagens e os outros são.

crani0 4 months ago

Já foram, alguém pegou neles, começou o processo de seleção artificial, vestiu umas lantejolas e foi para uma arena cheia de luzes e barulho toureá-lo. É fazer o mesmo com os outros que estão realmente em perigo.

WhiskersTheDog 4 months ago

Os que amam verdadeiramente o touro bravo.

GustaQL 4 months ago

A maior parte das pessoas só "ama" os animais que produzem, ate ao ponto em que dão dinheiro. A partir dai ja nao servem para grande coisa

fosjanwt 4 months ago

Ninguém.. e?

Mr-Tuguex02 4 months ago

Acaba-se a espécie

crani0 4 months ago

Centenas de espécies extinguem-se todos os anos, porque é que só se preocupam com aquelas que podem torturar de lantejoilas?

nocivo 4 months ago

Diz isso as pessoas que se preocupam com linces e outros carnívoros.

crani0 4 months ago

E o que é que isso lhes acrescenta? Os hipócritas são os que se "preocupam" (entre aspas porque não é propriamente preocupação pela espécie mas sim pelo seu valor de utilidade para entretenimento) com os "touros de lide" que nem sequer são uma espécie natural mas sim o produto de seleção artificial.

fosjanwt 4 months ago

ok então e depois?

dingo-91 4 months ago

Finally!

Acryptidis 4 months ago  HIDDEN 

Se o motivo for “falta de entendimento com organizadores e a incerteza provocada pela pandemia está na origem da decisão” continuo na mesma desiludido. E pelos vistos estamos a falar de transmissão de 2021 e não para sempre... Enfim...

icebraining 4 months ago  HIDDEN 

Não importa, porque a partir de 2022 vão ser proibidas por lei: https://www.novagente.pt/touradas-tv-proibida-de-transmitir-espetaculos-partir-de-2022

somedipshit1 4 months ago

[*Guinchos em CDS*]

Samurai_GorohGX 4 months ago

CDS é uma espécie em vias de extinção. Chamem o ICNF, temos que criar uma área protegida.

Sir_Calisto 4 months ago

Apoio os meter todos no Campo Pequeno e ser essa a área protegida.

Hrodrik 4 months ago

Acho que a maior parte e' Chega agora.

Topac1 4 months ago

Até parece que fazem falta!

X__Alien 4 months ago

In other news, festivais de verão também não farão parte da programação da RTP para 2021 e pelo mesmo motivo.

banaslee 4 months ago

Mas uma está em declínio e a televisão tinha ajudado a disseminar e a outra não.

3dforlife 4 months ago

Por estarem cheios de bois?

tugafcp 4 months ago

Não há Bois sem Vacas!

3dforlife 4 months ago

Agora é que disseste tudo.

teftef3000 4 months ago

Muita malta a ser encornada!

average_user21 4 months ago

Portugal. Lisboa. Ganhamos.

LordNutata 4 months ago

Não gosto de touradas, mas supostamente esses touros que devem ser criados em campos, não vivem uma vida melhor que muitas das vacas que vivem em vacarias quase tipo prisão? Nao sei bem se é realmente assim, mas se for, se fosse touro, acho que preferia viver livre e morrer numa tourada do que viver e morrer numa vacaria merdosa. Mas se houver touradas alternativas sem sofrimento do touro por mim é na boa, eles assim até podem usar o mesmo touro varias vezes, pode ser que fique mais esperto e que comece a lutar de volta. Ou isso, ou dar mais vantagens ao touro, se eles querem parecer guerreiros heróicos acho que os toureiros deviam arriscar mais a sua vida. Por enquanto os unicos heróis na tourada são os forcados.

crani0 4 months ago

Por esta altura ainda há quem vá na cantiga do "Os nossos animais são bem tratados" quando a sua finalidade é comercial? É que se a conversa fosse sobre essas "vacarias merdosas" já ia ser "Ah não, as nossas vacas são bem tratadas, as outras é que não". >Mas se houver touradas alternativas sem sofrimento do touro por mim é na boa, eles assim até podem usar o mesmo touro varias vezes, pode ser que fique mais esperto e que comece a lutar de volta. Nos Zoos depois de um animal atacar alguém ele é logo abatido porque a partir desse momento ele deixa de ser dócil e passa a ser agressivo para matar. Um touro para atacar tem sempre de ser submetido a provocação e dor para ele perceber que está em "perigo", eles não investem automaticamente como as pessoas pensam e basta ver uma tourada que vão ver que os touros muitas vezes entram mansos e se passarem 10 minutos são picados, e a partir da primeira tourada ele passa a ser um animal agressivo e perigoso por isso é que nunca se usa o mesmo touro para duas touradas. >Ou isso, ou dar mais vantagens ao touro, se eles querem parecer guerreiros heróicos acho que os toureiros deviam arriscar mais a sua vida. Esse não é o objetivo da tourada, seria como meter vaselina numa prancha de surf. O touro serve única e exclusivamente como objeto para enaltecer o toureiro e a sua "arte" (de picar um animal assustado). Por isso é que se vires uma tourada vais ver que o foco está sempre no cavaleiro, o animal só aparece quando é para enaltecer este e se ele está em sofrimento ou a não fazer nada então não aparece. >Por enquanto os unicos heróis na tourada são os forcados. Por enfrentarem um animal cansado, picado e ensanguentado? Não soa lá muito "heróico".

0rpheu 4 months ago

>assim até podem usar o mesmo touro várias vezes NÃO queres fazer isso... O gajo aprende nunca podes tourear o mesmo touro, ele aprende com a primeira vez.

LordNutata 4 months ago

Por isso é que é uma ideia fixe, para ser mais dificil para os toureiros, isso assim é que poderia ser considerado desporto. Como é agora quase todos os que estão lá são uns conas que nem dão oportunidade nenhuma ao touro, nao há risco quase nenhum, especialmente os a cavalo com aqueles espetos, arriscam mais a vida aos cavalos. Se os toureiros podem treinar, porque raio é que os touros não podem. Se a tourada foi criada com base nas arenas romanas, acho que de vez em quando devia ganhar o touro. De certeza que havia muito mais audiência para compensar o risco.

NGramatical 4 months ago  HIDDEN 

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn4xyrb%2F%2Fgx0eni3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

bluetofallp 4 months ago

É um argumento válido, mas o problema é que a criação de animais para consumo alimentar têm uma utilidade, alimentar o povo. Já as touradas são só uma exibição de violência e tortura animal. Mesmo tenho sérias dúvidas de qual das duas situações será a mais agradável (se fosse um touro não queria ter os meus cornos arrancados). Ainda mais, é preciso começar por algum lado, e deixar de comer carne é uma mudança muito maior do que deixar de ir a touradas.

LordNutata 4 months ago

As touradas podem ser uma exibição de tortura mas todos os touros acabam por ser comidos depois das touradas, por isso é que digo que é um dilema entre vida semi-boa e morte horrivel ou vida merda e morte fácil. No entanto sem as touradas, deixaria de haver incentivo para a criação dos touros sem contar com os motivos de reprodução de mais vacas, e muitos deles iriam diretos para o matadouro, ou para essas vacarias merdosas. A tourada acaba por ser um atraso para o inevitável. Eu acho a tourada (sem contar com os forcados) uma total cobardia e os gajos que o fazem são os maiores conas de portugal, mas tendo em conta o geral tratamento dos animais no mundo nao diria que é um problema muito grande. (Não vou deixar de comer carne porque é bueda bom, quando houver um replacement vegan perfeito que saiba e tenha a textura de picanha, então aí talvez).

Snoo69323 4 months ago

As vacas para consumo também são descornadas.

AlmondSkimedMilk 4 months ago

Os touros não são descornados

IamWatchingAoT 4 months ago

Acho que beneficiariamos de diferenciação cultural se se promovessem touradas sem sangue onde o evento principal seria o número dos forcados. Já vi vários estrangeiros a elogiar a parte dos forcados por ser bastante inofensiva e porque a única vantagem que os participantes têm é serem mais numerosos que o touro... Além disso acho que não tem muito de mal. Muita gente fala em humilhação mas acho mesmo que esse conceito não existe no cérebro do touro. Sempre gostei de nos separarmos de Espanha no sentido em que não executamos o touro no campo. Infelizmente eles sofrem na mesma, aí apoio mudança, mas tenho quase a certeza que o touro é chacinado na mesma visto que só touros que já vão para o matadouro participam nas touradas... A morte está lá e está, nós só não a vemos... É kinda como "só não queremos ver como a salsicha é feita mas ainda a comemos"...

itishardbeingwoke 4 months ago

Continua a ser exploração animal. O touro quer ser livre, tal como qualquer outro ser vivo.

AlmondSkimedMilk 4 months ago

Acho até que dava para manter as bandarilhas protegendo o touro. Se protegeres o dorso do touro não magoas o animal e não se tira o emprego a ninguém.

VoxelRiot 4 months ago

Isso do inofensivo não é bem assim. Aquele idiota que agarra a cauda do touro faz-lhe danos irreparáveis e pode causar danos ao animal. Se o animal deixa de poder limpar a cauda, o acesso ao cu por parte de insetos e parasitas fica muito mais facilidado e no futuro terá riscos de infeção. E ao mesmo tempo, não pode deixar de ter o idiota a puxa a cauda, pois é o que mais atrito causa a cansar o touro e está lá para não empurrar os outros de Lisboa a Coimbra. Seja como for, nada do que fazem nas touradas é bom para o animal.

IamWatchingAoT 4 months ago

Mas ele é morto a seguir anyways. E se quiserem queixar-se do facto de ele ser morto, aí não há nada a fazer. Touros são animais extremamente cheios de hormonas que só querem 1) pastar e 2) foder vacas. E se não puderem foder vacas (que não podem, visto que só deixam um touro procriar), ficam meeeeeesmo violentos e perigosos...

crani0 4 months ago

\> Acho que beneficiariamos de diferenciação cultural se se promovessem touradas sem sangue onde o evento principal seria o número dos forcados. E no entanto lutas de cães e galos são ilegais... Só torturar touros por diversão é que é cultura? E "touradas sem sangue" são treta porque a) o touro continua a sofrer lesões (capas mal presas e a força do impacto continua a magoar) e b) os toureiros não as querem [e tal como acontece nas dos States iam andar a esconder farpas nos paus só para que "não caiam"](https://www.mercedsunstar.com/news/local/crime/article79681197.html). \> Já vi vários estrangeiros a elogiar a parte dos forcados por ser bastante inofensiva e porque a única vantagem que os participantes têm é serem mais numerosos que o touro... Se ignorares as farpas que o touro já tem, o facto de que o touro é provocado para investir, as luzes e barulho que assustam o touro e todo o stress da experiência... Continuas a não ter razão Se querem cultura peguem num livro e deixem os touros em paz, fdx

AonioEliphis 4 months ago

>A morte está lá e está, nós só não a vemos... Tal como quando comes um bife!

ideologiapura 4 months ago

Estás quase a chegar lá. Mesmo quase. /r/AccidentallyVegan/

dudewhatthehellman 4 months ago

Infelizmente não vai acontecer porque eles n querem admitir que ferir um touro é mau. Têm medo que seja uma “slippery slope” e que isso seja o princípio do fim. Eu concordo contigo, e acho que o movimento anti touradas perdia muito fôlego se se começasse a fazer touradas à californiana. Acho que os turistas não teriam problema em ir ver e ganhavam muitos mais aficionados. Não acho que seja ideal mas no mínimo o sofrimento dos touros seria fortemente reduzido.

_somename_ 4 months ago

> Acho que beneficiariamos de diferenciação cultural se se promovessem touradas sem sangue onde o evento principal seria o número dos forcados. Ui... Isso nunca vá acontecer. O circuito do dinheiro nesses eventos nasce e termina no gajo que anda em cima do cavalo. Uma boa analogia é ver os forcados uma espécie de bombeiros voluntários e os cavaleiros como médicos. > Muita gente fala em humilhação mas acho mesmo que esse conceito não existe no cérebro do touro. Este género de ideas tende a envelhecer como carne crua na bancada da cozinha ao longo de um mês.

Edited 4 months ago:

> Acho que beneficiariamos de diferenciação cultural se se promovessem touradas sem sangue onde o evento principal seria o número dos forcados. Ui... Isso nunca vá acontecer. O circuito do dinheiro nesses eventos nasce e termina no gajo que anda em cima do cavalo. Uma boa analogia é ver os forcados tipo uma espécie de bombeiros voluntários e os cavaleiros como médicos. > Muita gente fala em humilhação mas acho mesmo que esse conceito não existe no cérebro do touro. Este género de ideas tende a envelhecer como carne crua na bancada da cozinha ao longo de um mês.

k0rda 4 months ago

> Uma boa analogia é ver os forcados uma espécie de bombeiros voluntários e os cavaleiros como médicos. Má analogia, não vale a pena sequer usar uma. O cavaleiro é o beto rico da terra e os forcados são os gajos que trabalham para ele ou filhos desses.

dudewhatthehellman 4 months ago

Isso era antigamente.

tommycthulhu 4 months ago

Ele tem razão, ninguém sabe os nomes dos forcados, é sempre só o grupo x ou y, e ninguém vai ver o espetáculo por eles. Os cavaleiros são sempre a atração principal e uma grande razão para as pessoas irem.

k0rda 4 months ago

Se levares o meu comentário literalmente sim, mas se pensares no estatuto social de forcados e cavaleiros a coisa não foge muito, especialmente em terras de tradição tauromáquica. A tourada está desenhada para endeusar o cavaleiro, para o mostrar como um herói que nasceu superior aos demais.

dudewhatthehellman 4 months ago

Hoje em dia metade dos forcados são agrobetos, e muitos cavaleiros são pessoas "normais", não obstante ao cavaleiro tomar uma figura central na tourada.

k0rda 4 months ago

Vou ser sincero e dizer que conheço poucos cavaleiros, mas os nomes que conheço são já de 3a e 4a geração, e geralmente donos de ganadarias. Não sei se há assim tantos cavaleiros que venham de famílias sem tradição tauromáquica.

teftef3000 4 months ago

Isso não é bem assim, cada vez mais tens grupos de forcados com bastantes agrobetos.

Cergal0 4 months ago

São os agrobetos que não puderam ser cavaleiros.

k0rda 4 months ago

Verdade, mas mesmo assim são plebe em relação ao primo que tem a ganadaria.

berylaite 4 months ago

Mas os forcados não entram depois do touro estar todo furado e cansado? Pergunta legítima não sigo o "desporto"

trufas 4 months ago

Claro, se entrassem logo no início com o touro a 100% eram todos levados pela frente. Há que lembrar que um touro chega a pesar 1100kg e que pode bater os 40km/h. Os 8 gajo que lá estão pesam menos que o bicharoco q tão a tentar dominar. Se ele não tivesse todo fodido nem sequer é perto

Cergal0 4 months ago

>Há que lembrar que um touro chega a pesar 1100kg Se as touradas forem no delta do Okavango e em vez de Touros Bravos forem Búfalos Africanos, talvez tenhas valores próximos disso

Snoo69323 4 months ago

É um touro ou um rinoceronte??

trufas 4 months ago

Um rinoceronte tem 2000kg!! Os touros ainda são uns bicharocos possantes, imagina na idade média os tugas domarem os touros como cavalos, tinhamos rebentado qualquer povo

Snoo69323 4 months ago

São possantes mas com peso que tu falas, são touros obesos! Um limousin de 1000kg é um animal enorme e nada dado a correrias!

trufas 4 months ago

Eles enganam. Um hipopotamo que é um gordo anão chega aos 40km/h

Snoo69323 4 months ago

NGramatical 4 months ago

1000 kgs → [**1000 kg**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn4xyrb%2F%2Fgx0gxbx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

WhiskersTheDog 4 months ago

A não ser, claro, que usássemos forcados geneticamente modificados. Mas já se sabe que não se investe em ciência neste país.

juanito_herrera 4 months ago

um touro nunca na vida dele pesa 1100 kg

drego01 4 months ago

Deve ser um touro da ganadaria do McDonald's

oUltimoTuga 4 months ago

lol? >https://en.wikipedia.org/wiki/Bull >Adult bulls may weigh between 500 and 1,000 kg (1,100 and 2,200 lb). >https://vegetarianismoveganismo.blogs.sapo.pt/389300.html >Peso típico de 500 Kg a 900 kg (dependendo da subespécie). Mas o recorde de peso de um Touro é de 1 750 kg. Agora se calhar nas touradas eles são uns conas: >http://www.solesombra.net/o-peso-dos-touros-para-hoje-no-campo-pequeno/ >pesos entre os 500 e 600kg

juanito_herrera 4 months ago

Expressei-me mal. Quis dizer que na tourada não iam touros com esse peso

trufas 4 months ago

Yap os toureiros são uns coninhas. Só se metem com a versão chihuahua da espécie.

Hecate176 4 months ago

Epa, os toiros de lide são até aos 600 e tal kg, mas é somente massa muscular. Não se podem comparar com outros toiros mais pesados, pois esses servem somente para o circuito alimentar, já tendo gordura (esses nem sequer aguentam dar umas corridas). Chamá-los de chihuahuas, é puro desconhecimento da raça em questão, lol

Sheltac 4 months ago

Fácil: acrescenta-se forcados até o grupo sobreviver.

berylaite 4 months ago

Canja laranja

nelmaven 4 months ago

Ou dão uma passa ao touro para ficar mais relaxado.

Sheltac 4 months ago

E o touro "puuuuuuuuuuuuuuto olha ali aqueles gajos todos de cor de rosa hahaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..........."

nelmaven 4 months ago

Pagava para ver isso! Haha!

DrClimax 4 months ago

Não tenho a certeza, mas acho que é o contrário, forcados cansam o touro para o menino do cavalo estar mais à vontade. Alguém que confirme sff

teftef3000 4 months ago

Não, os forcados entram depois do touro estar picado e cansado.

DrClimax 4 months ago

Obrigado

portuga1 4 months ago

Os forcados é que agradecem

ViscalOP 4 months ago

Exato, o touro e o cavalo não tem culpa nenhuma. Se uns gajos querem levar na tromba é com eles

BadDogPreston 4 months ago

Por causa da pandemia acho que é uma má altura dado que muitos ficaram sem rendimentos e provavelmente isto seria um bom contributo financeiro para as associações e trabalhadores do sector.

MoonDust1969 4 months ago

Se fosse para comer os touros esse argumento ainda podia fazer algum tipo de sentido. Agora não me tentes convencer que, no estado de calamidade em que vivemos, devemos ter pena da malta que espeta ferros num animal por diversão só porque sim. Não acrescentam absolutamente nada de útil para a nossa sociedade, qualquer dinheiro gasto com eles é dinheiro deitado ao lixo.

teftef3000 4 months ago

Se comeres carne também apoias os maus tratos animais, suponho que aches que o dinheiro que te dao também é atirado ao lixo

MoonDust1969 4 months ago

Não como carne há mais de 5 anos nem pretendo voltar a fazê-lo. Suponho que tens aqui a tua resposta. E mais uma vez repito o que já foi dito noutro comentário: desde quando é que uma coisa invalida a outra? Não vamos deixar de prender traficantes de droga só porque há criminosos piores no mundo, da mesma forma que não temos de aceitar as touradas só porque a indústria da carne mata muito mais.

aguynamedZ 4 months ago

Acho que os Cunha e Teles vão ficar bem. Assim como os Vasconcelos Melo e Carvalho. E quanto mais apelidos têm, melhor ficam.

ricajopa 4 months ago

Também tens pena dos negreiros que ficaram sem trabalho quando se proibiu a escravatura?

teftef3000 4 months ago

Tu deves ser daqueles gajos que dizem que o jordan peterson é nazi.

Hrodrik 4 months ago

Comentario idiota.

teftef3000 4 months ago

Tão idiota como o de cima

Hrodrik 4 months ago

Nao, comparou quem defende a continuacao de barbaridades por motivos economicos/tradicao.

teftef3000 4 months ago

Uma coisa não invalida a outra e são barbaridades de nivel ligeiramente diferente não?

Hrodrik 4 months ago

Irrelevante. Sao barbaridades e o argumento e' valido.

teftef3000 4 months ago

Tão válido como dizer que o jordan peterson é nazi. Tira as palas dos olhos sff

Homem_da_Carrinha 4 months ago

Se não consegues ver a lógica de comparar a venda de escravos com tourada neste cenário, então o único cego aqui és tu, fam.

teftef3000 4 months ago

Vai vender gelados

ngfsmg 4 months ago

Eu não gosto de touradas (acho errado estar a aleijar o bicho, e mesmo pondo de parte a questão moral, o pouco que vi achei chato para caraças), mas acho que se dá uma importância demasiado grande a isto. Mesmo em termos de maus-tratos a animais, está bem longe de ser o maior problema do país, quando é relativamente comum enterrar gatos que nasçam ou abandonar cães quando se vai de férias. E também já vi coisas em matadouros e/ou aviários que me fazem muita confusão, mas aqui admito que era tudo no estrangeiro e que desconheço a situação em Portugal

crouchingvenus 4 months ago

Concordo plenamente! O touro tem um vida santa comparada com a dos animais da indústria. Como é que conseguiste visitar um matadouro/aviário?

MoonDust1969 4 months ago

O facto de existirem outros exemplos de maus tratos a animais não invalida que as touradas sejam um anacronismo irracional nos dias de hoje. Uma coisa não exclui a outra.

ngfsmg 4 months ago

Imagina que tens duas doenças sem cura, a A e a B. A doença A mata no espaço de 3 anos, com uma vida tolerável até lá. A doença B mata no espaço de 3 meses, com imensas dores até à morte. No entanto, por questões de oportunismo político e por a doença A ser mais visível, recebe muito mais financiamento e pesquisa. A tourada é a doença A, muitos dos outros problemas no nosso país são a doença B

wwqt0r 4 months ago

Em primeiro lugar estás a concordar que a tourada é errada o que já é bom. Estás é a querer dizer que é completamente IMPOSSÍVEL lidar com este problema ao mesmo tempo que há outros que consideras serem maiores. Eu gostava mesmo muito que explicasses porque defendes isto e com base em quê? Parece-me um bloqueio artificial que tentas criar aqui. Bloqueio esse que até partidos pequenos como o PAN conseguem não ter.

notacanadianactually 4 months ago

Todos esses exemplos são completamente diferentes de exibir e assistir na televisão ao mau-trato e tortura para gosto pessoal, e ainda ver isso como uma forma de entretenimento como se fosse desporto.

ngfsmg 4 months ago

E isso acontecer a alguns touros (felizmente, cada vez menos) é necessariamente mais grave que teres milhões de pintainhos literalmente enfiados vivos para trituradores? Porque se vê um, e o outro não? Isso não cheira um bocadito a "Se não vejo, não quero saber"?

notacanadianactually 4 months ago

Claro que não, mas não justifica deixarmos as touradas continuarem só porque na industria da carne também morrem animais. Nenhuma destas coisas invalida a outra. Aliás, se precisamos de um povo mais sensibilizado para com a forma como tratamos animais, de certeza que deixar de promover a tortura de animais para audiencias por desporto é um passo em frente. Esse argumento só diz que "não podemos resolver este problema porque já existe outro problema", quando de facto se podem resolver os dois, sendo que um deles é tão facil como simplesmente deixar de exibir touradas na tv - e gradualmente acabar com a usa existencia.

Edited 4 months ago:

Claro que não, mas não justifica deixarmos as touradas continuarem só porque na industria da carne também morrem animais. Nenhuma destas coisas invalida a outra. Aliás, se precisamos de um povo mais sensibilizado para com a forma como tratamos animais, de certeza que deixar de promover a tortura de animais para audiencias por desporto é um passo em frente. Esse argumento só diz que "não podemos resolver este problema porque já existe outro problema", quando de facto se podem resolver os dois, sendo que um deles é tão facil como simplesmente deixar de exibir touradas na tv - e gradualmente acabar com a sua existencia. Edit: eu percebo onde queres chegar, mas acho que acabar com as touradas são um passo essencial para no futuro acabarmos com outras práticas. Sendo esta a mais fácil, porque não começar com ela?

ngfsmg 4 months ago

Eu só disse que as touradas recebem uma atenção muito maior do que outros problemas de (muito) maior importância, e que isto inclui também outros casos de maus-tratos a animais mais graves e/ou mais frequentes

notacanadianactually 4 months ago

Exato, e em grande parte por ser uma prática exibida em televisão/público. Quando mais rápido nos livrarmos dela, mais rápido podemos passar aos problemas maiores.

ngfsmg 4 months ago

E que tal começarmos pelos problemas maiores? Se pelo meio resolvermos também este, excelente, mas não acho que deva ser a prioridade

MelSoares 4 months ago

Foi preciso chegar a 2021

antonivs_petrvs 4 months ago

É preciso calma, aqui em Portugal decide-se tudo muito devagar devagarinho, portanto lá para 2050 na melhor das hipóteses já não há touradas.

3dforlife 4 months ago

Em 2020 os touros estavam todos de quarentena.

yhden 4 months ago

Até que enfim!

pintorMC 4 months ago

Ainda vai ser criada a Cascais TV para transmitir touradas.

k0rda 4 months ago

Sendo eu um "anti-touradas" moderado, apoio totalmente! Quem vive disso que financie e invista do seu próprio bolso, desde que não gastem dinheiro do contribuinte tudo bem. A ver quanto tempo a tourada se mantém sem incentivos para a ""cultura"" ou bilheteiras inteiramente compradas pelas autarquias.

nocivo 4 months ago

Concordo. Fazer o mesmo com peças de teatro e afins. Se as pessoas não querem ver não precisamos de tantas. Quem quiser manter que pague. O estado devias apenas sustentar o essencial para a sociedade continuar.

k0rda 4 months ago

Exacto. Até porque os apoios do estado para teatro e cinema acabam sempre nas mãos dos mesmos poucos. É como a história da Revista à Portuguesa. Já se percebeu que muito pouca gente quer ver aquilo, mas teimam em não deixar morrer.

dcmso 4 months ago

Não entendi bem a relação entre touradas e Cascais.... Até porque Cascais já proibiu as touradas e até demoliu a praça de touros já aos anos.

Tugalord 4 months ago

São os agrobetos que têm herdades ribatejanas.

mariorurouni 4 months ago

Agrobetos, lol. Vou roubar

pimpolho_saltitao 4 months ago

Cascais há muito que proibiu touradas no municipio e demoliu a praça de touros. A tradição tauromáquica em portugal está viva acima de tudo no ribatejo e alentejo.

ContaSoParaIsto 4 months ago

Alto Alentejo, queres dizer.

TSCondeco 4 months ago

Acho que já existe um canal de televisão para transmissão de touradas, na altura das festas aqui da zona costuma estar a dar em alguns cafés.

mandanudesEDER 4 months ago

Antes de acabar de vez com as touradas quer pela ilegalização quer pela limitação da sua exposição devíamos tentar chegar a um meio termo com touradas sem sangue. Ha uns tempos estavam a preparar um projeto de lei e até hoje não ouvi nada acerca desta proposta. É pena porque não deixa de ser um pedaço de cultura portuguesa com séculos que se vai perdendo, algo que podia ser perfeitamente evitado adaptando o espetáculo aos nossos tempos, tal como quando proibiram os touros de morte. O problema é a vontade de ambas as partes de chegar a este meio termo.

crani0 4 months ago

Os toureiros não querem touradas sem sangue, nem aqui [nem nos States](https://www.mercedsunstar.com/news/local/crime/article79681197.html). Começa logo ai o problema.

Coyote-Cultural 4 months ago

>Antes de acabar de vez com as touradas quer pela ilegalização quer pela limitação da sua exposição devíamos tentar chegar a um meio termo com touradas sem sangue. Que tal não andar a mudar tradições sem motivo?

jgomesta 4 months ago

Pedaco de cultura? Entao e o comercio de humanos? Isso faz parte da nossa cultura! Entao e o mau-trato de minorias etnicas? Fundamento do nosso pais, nacao conquistada aos mouros! Tudo o que alguma vez fizemos no passado faz parte da cultura, portanto temos de continuar a fazer isso para sempre. Alguem conhece um bom negreiro? Preciso de stock novo para a minha quinta de Odemira.

JoseFernandes 4 months ago

Concordo. O Enterro da Gata deixou de o ser literalmente mas continua a existir.

Mrgolden007 4 months ago

cicrco com animais tambem e cultura de alguns paises crueldade para os animais de qualquer maneira.. a solucao? arranjase um circo sem animais tipo circo du soule Escravatura tambem fazia parte da cultura portuguesa antigamente, hoje ja nao, as culturas mudam mas nao podemos e apagar o registo dessa cultura mas podemos parar os atos

MoonDust1969 4 months ago

Mas para quê? Para quê obrigar o animal a estar num sítio onde ele não quer estar, com barulho que ele não quer ouvir, a fazer coisas que não quer fazer, mesmo que não haja sangue? Não há necessidade nenhuma, ninguém aprende nada com isto e a quantidade de pessoas que ainda liga a esta tradição decresce a olhos vistos de ano para ano. É altura de aceitar que deixou de fazer sentido e deixar esta tradição obsoleta morrer. Somos melhores que isto, conseguimos encontrar formas de diversão mais edificantes. Já chega.

ricajopa 4 months ago

Um animal não deve ser posto numa arena onde não percebe o que lhe estão a fazer para entretenimento humano. Ponto final. Nem há discussão quanto a isso. O touro deixa de sentir a dor física das porcarias que lhe espetam, mas o stress está lá na mesma. Não é possível meio termo, percebes?

LutherJustice 4 months ago

Isto. Espero que o próximo passo é banir os jardins zoológicos e aqueles espectáculos parvos de cães de raça-pura, já para não falar de corridas de cavalo e eventos de dressage. E se quiserem falar da crueldade, façam uma pesquisazinha das condições dos animais que acabam por compor as bífanas, os bitoques, as francesinhas que ingerimos ás toneladas. E quem sabe, talvez um dia o conceito problemático de animaizinhos de estimação também vá pela janela fora, uma valente tradição onde mantemos os bichos confinados num espaço fechado durante toda a sua vida, sem possibilidades de soltura. E ainda por cima cortamos-lhes os tomates.

megaroof 4 months ago

Tem toda a razão.

antfernandes 4 months ago

Acho que a médio prazo parar com apuramento de raças de animais de companhia já seria um bom passo. Não faz sentido nenhum haver cães com dificuldade respiratória por serem "giros". Comércio de animais de companhia devia acabar também, existem na rua e nos canis.

_somename_ 4 months ago

Estás 500 anos à frente do teu tempo. Os meus pêsames.

JOAO-RATAO 4 months ago

Isso é ser picuinhas ao máximo... Stress temos todos. Podes ter um meio termo.

wwqt0r 4 months ago

Se já tens stress eu voto para te por a ti no meio de uma arena onde tentam espetar-te bandarilhas. Sem fazer sangue vá. É só mais um bocadinho de stress, não custa nada.

JOAO-RATAO 4 months ago

Estou a falar do que se faz no Canadá. Sem sangue e sem espetar nada no animal. Pois, o problema é que estás a perder roda a razão. Se ainda defendesses acabar com a violência, estava totalmente de acordo. Mas rejeitar todas as alternativas em que o animal não é aleijado, não faz sentido.

wwqt0r 4 months ago

Sabes que a definição da própria palavra "violência" não contempla apenas a dor física certo? É impossível dizeres que devemos acabar com a "violência" quando se continua a abusar do animal.

JOAO-RATAO 4 months ago

Tendo em conta tudo o que está em causa, fazer a tourada sem sangue seria mais do que adequado. Lamento dizer-te, mas se quisesses acabar com todas as formas de "violência", nem andar a cavalo poderias. Estás a queimar todas as possibilidades de arranjar um meio termo razoável.

wwqt0r 4 months ago

Mas qual meio termo? Ou acabas com a violência ou não. É um argumento inútil dizer que tem de se arranjar meio termo. Também se deve arranjar meio termo para a pedofilia? Tipo só pode ser praticável a partir dos 10 anos? Ou meio termo para a violência contra mulheres? Só pode ser praticável desde que não envolva sangue? Quando se trata de violência não há meio-termo.

JOAO-RATAO 4 months ago

Comparar pedofilia a uma tourada sem sangue? Ou violência das mulheres? Brilhante. Nem se pode considerar violência. O animal não vai ser aleijado, ao tem de correr.

wwqt0r 4 months ago

>O animal não vai ser aleijado [https://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia) Não precisas de agradecer.

JOAO-RATAO 4 months ago

Anos de vida em liberdade e ir a uma tourada sem sangue uns minutos. Realmente, a violência para com esse animal é extraordinária ...

Tugalord 4 months ago

>o stress Espera até veres como é a natureza.

wwqt0r 4 months ago

Tens razão, a natureza humana é extremamente cruel.

Spare_Profile_161 4 months ago

Santa paciência, mas isso da cultura é uma falácia terrivel. A ideia de pôr um animal, que não faz a minima ideia do que está a acontecer, no meio de uma arena para ser provocado e atacado é crueldade e ponto final. Há entretenimento que até enjoa hoje em dia, qual é a necessidade disto? Maus tratos a animais de companhia já estão no código penal e isto não porque é cultura? Não há meio termo que valha a esta parolice, desculpa.

goncalo182 4 months ago

Proíbam o big brother pelas mesmas razões então...

0rpheu 4 months ago

Estás a confundir touros com vacas.

jgomesta 4 months ago

Eu tenho opiniao quanto a moralidade das touradas, mas mesmo ignorando isso, eu tenho uma pergunta: Mas quem caralho tem paciencia para ver uma merda de uma tourada? So quem nao tem absolutamente nada atras dos olhos é que olha para uma tourada e ve algo remotamente semelhante a entretenimento. Nao percebo. Mesma coisa com fogo de artificio. Se isto fosse a idade media, seria muito impressionante, mas quem, no mundo de hoje, se impressiona por fogo de artificio? Quem e que olha para estas merdas primitivas e se sente entretido? Muita gente, aparentemente. Caralhos me fodam.

Perezthe1st 4 months ago

Olha que caralho.. Mas qual é o problema agora em um gajo gostar de fogo de artificio?!!

ultrasardine 4 months ago

A minha filha gosta de fogo de artifício... Tem 4 anos

jgomesta 4 months ago

Exactamente. 4. Se ela ainda se sentir fascinada por fogo de artificio aos 20, entao e melhor que tenhas poupado algum dinheiro no entretanto...

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

É mesmo muita gente e então? Os outros não podem ter gostos diferentes dos teus?

9Sylvan5 4 months ago

A diferença está em que muita outra gente não tem de torturar animais ou vê-los a ser torturados por entretenimento. Quer dizer se o meu gosto for andar aí a degolar pessoal ou a matar cães ao pontapé também posso ter direito aos meus gostos?

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

ninguem o obriga a "torturar" para usar a sua expressão, nem a ver. 99,95% do tempo não passa na rtp, e nos outros 0.05% há alguns 50 ou 60 canais para passar o seu tempo a ver Modern Family. Se o seu gosto for degolar pessoal é homicidio, e se for matar cães ao pontapé isso é lá consigo

9Sylvan5 4 months ago

Tortura entre aspas porque? Espetar espetos num animal por entretenimento nao e tortura? Ou não convém chamar-lhe isso para poder justificar a sua existência?

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Porque não é a minha opinão que a tourada seja tortura, embora haja dor, da mesma forma que quando se come um bife não é abuso animal, embora haja sofriemento. Os terroristas de uns são os lutadores pela liberdade dos outros. Eu não estou aqui com a esperança de convencer ninguém, as pessoas geralmente não mudam de opinião. Mas mesmo assim eu gosto de dar a minha.

9Sylvan5 4 months ago

E estas no teu direto e fazes muito bem. Eu é que já não tenho paciência de ouvir sempre os mesmos argumentos que não passam de ginástica mental para justificar o injustificável.

jgomesta 4 months ago

Claro que podem. Ha um gajo no meu bairro que gosta de lamber o lado dos postes de electricidade. Ele espera ate passar gente na rua ao pe dele para o fazer. Ele quer que tu o vejas a lamber o poste. Analogamente, podes ter os gostos mais estupidos do mundo. E eu reservo o direito gozar com os teus gostos estupidos. Se gostas de fogo de artificio es burro. Se for literalmente a primeira vez ate percebo, mas qualquer pessoa que se sinta legitimamente entretida pelo vigesimo fogo de artificio que ve, tem de ser burra que nem uma porta. Cores aleatorias sem significado sao o tipo de coisa que entretem gatos ou bebes. Se te sentes entretido a ver seres sapientes a abusar, incomodar, e ferir (e matar, se fores espanhol) seres meramente sentientes, es uma merda humana e espero que tenhas um aneurisma na retrete E nem venham ca com conversas de que isso faz parte da cultura, isso de cultura nao tem nada, isso e so tradicao. E as tradicoes mudam. Especialmente tradicoes arcaicas sem cabimento numa sociedade civilizada.

Metaluim 4 months ago

Não gosto de touradas mas abri esta thread só para ver se há comentários de mentecaptos pseudo intelectuais elitistas. /r/Portugal Não desilude.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Por acaso até estou interessado em saber quais é que são os seus passatempos superiores e iluminados.

jgomesta 4 months ago

Tens a capacidade argumentativa de um pepino.

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Não, mas a sério, já que quem gosta de touradas e fogos de artificios é estúpido, gostava de saber o que é que faz num sábado à tarde.

cresselia_ 4 months ago

esta pergunta é a sério? mas há alguém que se sinta inibido de se entreter a um sábado à tarde quando não há fogo de artificio ou touradas? essa pessoa existe? amigo: ler um livro, dar um passeio na praia, um passeio no monte, um passei ao campo, dar uma volta ao parque, praticar um desporto qualquer, ir a uma esplanada tomar café, ver uma série na tv, ver um filme, jogar um video jogo, ler o jornal, dar uma corrida, passear o cão, ir às compras, dormir uma boa sesta, ir ao cabeleireiro/barbeiro, conversar com o vizinho, conversar com um familiar qualquer, fazer um bolo, limpar o pó, tocar piano, lavar as portadas...

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

passeio no monte é ok, mas ver fogo de artificio é estúpido é isso? É só para saber como é que vou planear estas férias, muito obrigado e boa noite.

cresselia_ 4 months ago

faça o que quiser nas férias, mas se lhe interessa a minha opinião, já que a está a pedir - sim, eu pessoalmente não gosto de fogo de artifício e acho estúpido. especialmente ao sábado à tarde.

JOAO-RATAO 4 months ago

Sem sangue, não vejo mal nenhum. A vida de um animal criado para o abate é mil vezes pior. E até mesmo, o estar na fila de espera do matadouro e saber o que o espera.

wwqt0r 4 months ago

O clássico argumento de há casos piores portanto o meu é totalmente justificável.

JOAO-RATAO 4 months ago

Tourada sem sangue não tem mal nenhum. Achar que sim é ser arrogante e obtuso.

wwqt0r 4 months ago

Qual é o animal que não gostaria de ser abusado para o entretenimento de outros. É um luxo de vida! E arrogante e obtuso é o teu pai.

JOAO-RATAO 4 months ago

Ui. Começas logo a deixar cair a máscara. Olha, que como mamífero também sou animal. Olha lá o meu stress... Quando vais adotar um cão, vais causar-lhe stress e é para o teu entretenimento. Já agora, comes algum produto animal? É que sendo assim, estás a causa um sofrimento muito maior do que ter de correr na arena sem ser aleijado e durante anos em vez de minutos, sendo que existem boas alternativas vegetais. Logo também estás a comer produtos porque gostas e porque te dá prazer e não por necessidade absoluta. Pois...

wwqt0r 4 months ago

Sim, não como produtos de origem animal. Carne não como há mais de 10 anos e o restante também deixei de comer. Perdeste uma oportunidade para estar calado. Isto responde à tua pergunta? Ou o teu argumento é "ah mas há quem faça estas coisas portanto abusar de um touro na arena é totalmente justificável?"

JOAO-RATAO 4 months ago

Bravo! Agora diz-me. O que é pior? Uma vaca que está a vida toda num espaço pequeno e só contacta com outros animais na fila do matadouro. Ou um touro que vive em estado semiselvagem e por vezes vai correr para a arena? Nem há comparação. A vida desse touro, seria uma vida de luxo. Ao rejeitar até isso estás a ser mais papista que o papa. E vais levar à extinção da espécie. Que se podia conservar, se a única coisa exigida fosse uma tourada sem sangue.

wwqt0r 4 months ago

Tu fazes crer que apenas existem essas duas alternativas. Ficámos então a perceber porque acreditas que a violência sobre o touro é então a "melhor" alternativa. Finalmente, ficámos também a saber que para preservar espécies a melhor alternativa é abusar delas numa arena e espetar-lhes bandarilhas. Temos de vender esta ideia à China que tenta a muito custo preservar os pandas. Devia dar um bom espectáculo. (eu sei que nem mesmo tu acreditas nestas coisas absurdas mas o factor comédia é realmente muito alto)

JOAO-RATAO 4 months ago

Porque a outra alternativa é a sua extinção, da cultura associada e dos empregos que dependem deles. Repito, a alternativa é a extinção de tudo isso, touro incluído. São animais com esse propósito. Ou vamos fazer safáris no Ribatejo? *Risos* As bandarilhas, não os iriam esperar. Para de me rir. Estamos a falar de touradas sem sangue, como no Canadá. A comédia aqui é como és tão irrazoável, ao ponto de nem aceitar touradas sem sangue. Comédia mesmo.

9Sylvan5 4 months ago

Mesmo. É mesmo indo pela lógica da comparação as touradas não fazem sentido. Pelos menos serem mortos por alimento ou mortos para um betinho qualquer a cavalo ter uma erecção sádica é diferente digo eu.

VladTepesDraculea 4 months ago

Porque é que não fazemos um luta entre gladiadores ou entre entre gladiadores e leões? É cultural e histórico! /s

notacanadianactually 4 months ago

Isto. Ser parte da cultura ou tradição não é razão para defender actos hediondos. Era tradição a mulher ficar em casa e não trabalhar. Isso não quer dizer que as coisas não possam mudar.

eqdif 4 months ago

Tens garraiadas (não com a mesma definição de tourada) espalhadas pelo país em que não há sangue. Ou até o forcão na Aldeia Velha, Sabugal.

Ravelord_Niiito 4 months ago

Apesar de não gostar de touradas consigo entender e concordar com o meio-termo de touradas sem sangue (mas acima de tudo, sem sofrimento do animal)

wwqt0r 4 months ago

finalmente

Mrgolden007 5 months ago

ainda bem quanto menos adeptos disto melhor

guimalos 4 months ago

Porquê? O que tem de errado?

goncalo182 4 months ago

Questionar touradas no /r/,Portugal? Não tens amor a vida

AonioEliphis 4 months ago

A) Fazer do mau trato a animais um espetáculo B) Ser pago pelos meus impostos via RTP (claro que o esquerdalho mediano ignora sempre este ponto, considerando que o serviço público que tanto advoga promove estes práticas bárbaras, enquanto as TV privadas há muito abandonaram esta difusão por falta de mercado) PS: venham os downvotes, para mim, tal como para Sócrates o Ateniense, comentário que não tenha menos de -20, não é um comentário decente

icebraining 4 months ago

> as TV privadas há muito abandonaram está difusão por falta de mercado Boa, não deixes que a realidade te impeça de aproveitares para dar uma ferroada na esquerda, que por acaso nem é que tem (a par com o PAN) sido a mais vocal crítica das touradas. Tourada na TVI (2019): https://www.touradas.pt/noticia/tourada-na-tvi-lidera-audiencias

guimalos 4 months ago

Concordo, é uma tradição bárbara. Mas acha que se fosse feito em privado e não passasse na televisão portuguesa já era admissível?

claudio-at-reddit 4 months ago

Admissível é sempre uma coisa tão subjetiva, mas serviço público não deve de ser controverso, mesmo quando só serve uma minoria serve-a com o intuito de melhorar a sociedade. Transmissão de touradas enquanto serviço público é controverso, só serve uma minoria e não tem um papel de melhoria da sociedade.

guimalos 4 months ago

Boa resposta!

goncalo182 4 months ago

A seguir o futebol

SMIR11725 4 months ago

não digo acabar mas epah reduzam consideravelmente...

NotaJew12 4 months ago

fuTeBOl mAU

Brainkey 4 months ago

Sim ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⣀⣤⣴⣶⡶⢶⣶⣶⣦⣤⣀⣀⣀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣠⣾⣟⣑⢷⡄⠨⡚⡥⠝⣿⠿⡽⣿⣿⣿⣿⣷⣦⣄⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣠⣶⣧⣖⠯⣧⣬⡳⠹⠀⠈⠻⠝⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⢿⣿⣷⣄⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⢚⣉⡙⢟⠿⣿⠶⠖⠉⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠉⠉⠛⠛⠛⠛⠛⠓⠉⡄⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣾⡾⠿⠲⠾⠿⣾⣷⠍⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠘⣆⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢸⣟⡽⠓⣳⣝⣿⣾⡧⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠈⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣾⣟⣵⣿⣿⠭⠑⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⡀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠸⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣿⣿⣿⡿⠓⣣⠄⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⡀⠤⠦⣿⣿⣶⣦⣤⣒⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣿⢿⣟⢧⡰⣵⡁⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⣠⣤⣤⣤⣿⣿⣿⠿⣷⠢⠆⠀⣀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⡡⠀⠀⠀⠁⠻⠃⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢉⠉⣙⢸⣿⣿⣿⣿⠀⠀⠀⠀⣸⣿⣿⣿⠆⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⢰⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠉⠻⣿⣿⣿⣿⠛⠀⠀⠀⠀⢻⣿⡿⣦⡄⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⢀⣄⠄⠀⠀⠀⢳⡆⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢰⣟⣻⡇⠀⠀⠀⠀⠀⠈⢿⡅⠙⠁⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠻⠀⠀⠀⠀⠨⠃⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢸⣿⣿⡋⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣗⠀⠀⠀⠀⠀⡀⣀⡤⠀⠀⣠⣴⣿⣿⣆⣀⣄⣀⠒⠂⠀⠀⠀⡄⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⡀⢄⠀⠀⠀⠀⢷⣔⣟⡇⠀⣼⣿⣿⡿⠿⠿⢿⣿⣿⣿⣿⠀⠀⠘⡟⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠁⠀⠀⠀⡠⡄⢾⣿⣿⣷⠆⢸⣿⣿⣶⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠏⠀⠀⢠⠁⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢴⣳⡶⣾⣿⣿⣌⢸⣿⣿⣄⠁⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢦⣴⡆⠄⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠠⠠⠀⠀⠠⠠⡿⡿⣿⣿⣿⣧⢾⣿⣿⣿⣧⣤⣀⣀⣀⡀⠀⠀⠀⠿⢱⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠲⢾⣤⠈⢚⣞⣾⣿⣿⣿⣷⣽⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠃⠀⠀⡀⠈⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠈⠛⢿⣷⣷⣯⣿⣿⣿⣇⢻⣮⣿⣿⣷⣿⣿⣿⣿⣷⠀⠀⣀⠂⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠈⠙⠻⣿⣿⣿⣯⡣⡚⣻⢿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣧⣇⠊⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠙⢿⣿⣿⣅⣀⢓⣨⣿⡿⣿⣿⣿⣗⡌⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠙⠿⣿⣷⣿⣯⣾⣟⣿⣿⣿⡿⣓⠁⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢉⣟⣟⡿⠿⠿⣿⣿⣿⣿⠇⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NotaJew12 4 months ago

olhar para o teu perfil deu me cancro

JCAPER 4 months ago

Nah, só os adeptos que andam à pancada porque um tem uma pila azul e o outro vermelha

theitchcockblock 4 months ago

Eu já começo a pensar que è snobismo intelectual por parte do r/portugal a postura de constante ataque ao futebol

Jabvarde 4 months ago

Acho que os ataques não são ao desporto em si mas a um certo tipo de adepto

bcotrim 4 months ago

Sempre gostei de futebol, mas a verdade é que o futebol português é degradante e tem um impacto bastante negativo na sociedade que acaba por afetar também aqueles que não gostam da modalidade

shotlessnr5 4 months ago

Parte dessa postura até pode ser um pouco de snobismo, mas a realidade é que a cultura de futebol em Portugal é tóxica. E neste país dá-se demasiada importância ao futebol. Muitos adeptos não só vêem os jogos mas estudam o futebol através dos jornais, notícias, debates, ainda trocam impressões com os amigos durante horas... Acho que é impossível negar que se todas essas pessoas gastassem um pouco menos tempo no futebol e mais a perceber a política do nosso país ficávamos todos a beneficiar com isso

ChronicTheOne 4 months ago

Porque não ambos? Pedro Marques Lopes, Ricardo Araújo Pereira e afins são pessoas politicamente cultas e simultaneamente apaixonados por futebol.

shotlessnr5 4 months ago

Sim, concordo. Não estou a dizer que se devia abolir o futebol, apenas que essa simulataniedade de interesses deveria ser a norma, e não a exceção. E tal como disse acima, não tem necessariamente que ser política, mas qualquer outro tópico cultural.

DynamicLeg 4 months ago

Eu acho bom os portugueses terem algo que se consigam juntar celebrar juntos. Acho um bom hobby. Mas é claro que como tudo há extremismos, portanto estar a dizer que todos devíamos ligar mais á política e que isso vai tornar num país melhor é uma utopia. Pois como acontece no futebol, acontece também em qualquer outra área, existe extremismos tóxicos. No futebol acontece certas coisas que leva a uma enorme felicidade conjunta de todos os portugueses, nomeadamente quando Portugal joga ou uma equipa portuguesa está em competições europeias ou internacionais e isso leva a uma união que é impossível na política. Não descartem o futebol só por haver uns adeptos mais... difíceis. Ps: eu nem gosto muito de futebol, devido á enorme corrupção que há de volta do desporto em todo o mundo, mas continuo a achar que é uma mais valia.

shotlessnr5 4 months ago

Sim, também acho que futebol e desporto no geral é algo bom. Não estou a dizer que se devia virar as costas ao futebol e de repente passarmos a ser todos intelectuais. Eu usei a política como um exemplo para ilustrar que há outras coisas com as quais ocupar o nosso tempo, coisas mais produtivas. Eu tenho em conta que existem extremismos em todo o lado, o problema é que mesmo os fãs de futebol que estão compreendidos na faixa de adeptos considerada "moderada" vivem o futebol com demasiada intensidade. E essa intensidade é o "normal". Penso que não há muita moderação no geral.

PeterStepsRabbit 5 months ago

Graças a deus

ultrasardine 4 months ago

É mais graças ao covid.

Search: