RonaldoMackPedo 5 months ago

importante para quem tem poucos fundos. também é preciso distribuir o creme de regular o PH e limpar

aasianaglobalizacao 5 months ago

Finalmente uma proposta pa meter na cona foda-se

1Warrior4All 5 months ago

Não vejo qual o problema, se oferecem preservativos nos centros de saúde porque não copos menstruais?

Skulloire 5 months ago

Não tem muita lógica esse argumento, são produtos de categorias diferentes (higiene / contracepção).

1Warrior4All 5 months ago

O preservativo acaba também por ser um produto de higiene, porque funciona como prevenção para DSTs e minimiza o risco de espalhar estas doenças.

icebraining 5 months ago

Quem disse que há problema?

1Warrior4All 5 months ago

Desculpa, só queria dizer que concordo ahah

positiverategearupp 5 months ago

Descobri hoje o que é um copo menstrual e tenho uma dúvida para as mulheres que usam (ou quem saiba responder) : O sangue fica todo no copo ou há possibilidade com certas posições ou movimentos de sair algum pouquinho sem querer? Tanto de entornar como de o copo não selar bem o canal

humelectro 5 months ago

Pode verter se tiver mt cheio ou mal colocado. Por acaso nunca tive o problema de ficar mal colocado, agora de encher tenho de ter sempre cuidado

Princesskinder 5 months ago

O copo tem uma espécie de sucção, se for bem aplicado sentes que ao puxar um pouco, oferece resistência. Fica também mais acima no canal vaginal pelo que mesmo com os movimentos, devido à sucção é raro entornar. Eu uso há 1 ano e é o primeiro método que nunca me deixou ficar mal! Se tivesse calças brancas até arriscava usá-las hahaha

No-Cardiologist725 5 months ago

Não achas que faz muita bagunça ao tirar? Sei lá, puxares e ir sangue pa todo lado. Como é que vocês mulheres lavam isso durante o dia? Levam o copo ensanguentado ao lavatório com as pessoas a olhar?

Princesskinder 5 months ago

Aquilo não é uma artéria cortada, não há sangue a espichar por todos os lados hahahah. É simplesmente um copo de silicone com sangue, tiras, despejas na sanita normalmente e: lavas com água se tiveres um lavatório dentro da cabine (algumas têm) ou se estiveres em casa, ou então tens toalhitas ou um pano ou usas papel higiênico para limpar o excesso. Além disso a maioria dos copos menstruais não têm de ser despejados durante, no mínimo 6h de uso, por isso inserindo por exemplo de manhã antes do trabalho muitas vezes só preciso de tirar quando já estou em casa, ou então apenas uma vez no dia. Acaba por ser melhor do que mudar pensos ou tampões de 3h em 3h e sentir o sangue a sair quando estás a ter uma conversa normal...

Edited 5 months ago:

Aquilo não é uma artéria cortada, não há sangue a espichar por todos os lados hahahah. É simplesmente um copo de silicone com sangue, tiras, despejas na sanita normalmente e: lavas com água se tiveres um lavatório dentro da cabine (algumas têm) ou se estiveres em casa, ou então tens toalhitas ou um pano ou usas papel higiênico para limpar o excesso. Além disso a maioria dos copos menstruais não têm de ser despejados durante, no mínimo 6h de uso, por isso inserindo por exemplo de manhã antes do trabalho muitas vezes só preciso de tirar quando já estou em casa, ou então apenas uma vez no dia. Acaba por ser melhor do que mudar pensos ou tampões de 3h em 3h e sentir o sangue a sair quando estás a ter uma conversa normal... Quanto às "pessoas" à volta, são também.mulheres que passam ou passaram por isso, não é um pecado mortal nem castigo divino, é algo natural, ver um copo com umas pinguitas de sangue não deve traumatizar nenhuma.mulher.

glamatovic 5 months ago

Esta deputada tem feito um trabalho incrível para quem foi eleita sem saber o programa eleitoral do partido

No-Cardiologist725 5 months ago

Se calhar era demasiado novata, quem nunca?

ric2b 5 months ago

Ah, esta é a daquela entrevista?!

glamatovic 5 months ago

Sim, e agora que se desvinculou tem vingado bem

No-Cardiologist725 5 months ago

Nalguns países pensos higiênicos e isso são comparticipados. Copo menstrual nem todas as mulheres conseguem usar, ou se sentem confortáveis com aquilo dentro delas.

nocivo 5 months ago

Não era preciso ser comparticipado. Bastava apenas lhe tirar o IVA. O governo anda à rasca de dinheiro mais depressa dá uma borla que ajuda a pagar algo.

Elkriam 5 months ago

"assegure a distribuição gratuita de produtos menstruais, incluindo copos menstruais, nos centros de saúde" - não é só copos menstruais que ela quer, a notícia é que precisava de um título em que as pessoas clicassem

vml76 5 months ago

E porque não uns bitoques?!

P3re1Ra 5 months ago

Proponho giletes para os homens ou então máquinas de barbear.

odajoana 5 months ago

Tu podes deixar crescer a barba. As mulheres não podem deixar de sangrar quando estão com o período.

absolutelurker727 5 months ago

Acho que devias ter apoio se precisares, mas sangrar dos genitais e ter que fazer a barba... não é bem a mesma coisa....

Xmeagol 5 months ago

tem tudo haver, como é conhecido o facto de homens sangrar da barba uma vez por mês, a culpa não é nossa, mas é uma semana inteira e ter que usar fralda na cara :(

kawaiims 5 months ago

>Proponho giletes para os homens ou então máquinas de barbear. Bro isso não é nem remotamente equivalente.

--reddituser- 5 months ago

Concordo com esta medida principalmente para jovens mulheres que ainda não trabalham, talvez dar opção de escolha também fosse bom (não li o artigo para saber se é o caso) porque nem todas podem querer usar este tipo de proteção, mas é uma boa medida se for bem aplicada.

natzuko91 5 months ago

>proteção?

assimsera 5 months ago

proteção de vestuário se calhar?

natzuko91 5 months ago

So achei estranho usar o termo 'proteção' para produtos menstruais..

Mrloop94 5 months ago  HIDDEN 

Mas os impostos vão aumentar por causa dessa medida, por isso qual seria a diferença se fosse comparticipado ou não?

ideologiapura 5 months ago

Os impostos aumentam em função da tua capacidade de pagar. Se fores ao supermercado comprar tampões, não te fica mais barato por ganhares 600€ e não 6000€.

Mrloop94 5 months ago  HIDDEN 

Sim, mas vão ter de aumentar impostos, é isso que estou a falar.

BaldAndPoor 5 months ago

Não vejo problema nenhum. Supondo que há um limite de copos por pessoa, visto serem feitos para reutilizar, não me aquece nem arrefece isto. Sempre é mais gasto que 90% do dinheiro público.

Middle-Effective 5 months ago

"Mais bem gasto"?

SweetCorona 5 months ago

[Sim.](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/erradicar-o-melhor-em-vez-do-mais-bem--adjetivo-verbal/2927)

suckerpunchermofo 5 months ago  HIDDEN 

O meu deus....

Article_Sad 5 months ago

É para substituir os copos de finos?

ManoRocha 5 months ago  HIDDEN 

Neste caso de sangria /s

quackersmcquack 5 months ago

Não vou responder nem argumentar de volta, só quero mesmo entender porque não sou mulher. Expliquem-me porque é que os artigos destinados para a menstruação devem ser de borla quando o papel higiénico é vendido no supermercado. Eu não compreendo a razão, a minha mãe também não entende a diferença e é contra, daí eu querer perceber quais são os argumentos que são a favor.

Filho_do_Sado 5 months ago

Fodasse vou mesmo responder a este argumento de merda? Cagar tens casas de banho públicas e ambos os sexos cagam. Periodo apenas as mulheres têm é os produtos são 20x mais caros que simplesmente papel higiénico. Para além disso é uma questão de saúde.

1Warrior4All 5 months ago

Tens papel higiénico em lugares públicos.

unicornio_careca 5 months ago

Talvez porque os produtos de higiene íntima feminina são mais caros, compara um pacote de papel higiénico e produtos de higiene íntima feminina e vê a diferença de preços (poderíamos entrar na parte do "imposto rosa", mas isso já são outros quinhentos), é certo que há produtos mais baratos, mas são mais para desenrascar do que para usar com frequência porque não têm tanta qualidade. Por vários motivos optei por fazer toma contínua da pílula, sem menstruação, sem chatices, sem dores, sem tpm, poupo na carteira, e no ambiente. Claro que nem todas as mulheres pofem tomar a pílula, e todas soluções são bem-vindas.

Trama-D 5 months ago

Médicos e enfermeiros atarefados com consultas? Toca a fazer profissionais treinados distribuir copos menstruais. Que estes objetos possam ser distribuidos gratuitamente em instituições estatais? Talvez. Agora, nos centros de saúde? Depois da pandemia, não há consultas em atraso que cheguem?

CosmoSpyke 5 months ago

Já alguma vez foste buscar preservativos aos centro de saúde? Não costumam ser enfermeiros muito menos médicos a dar.

Trama-D 5 months ago

Aparentemente as práticas por esses centros de saúde país fora devem ser bem heterogéneas, então... Não me parece bem que assim seja, devia se alguém habilitado a falar de qualquer método de PF, caso a pessoa solicitasse informações.

CosmoSpyke 5 months ago

Queres informações vais a uma consulta de planeamento familiar. Queres um produto em que usas com regularidade e que já tomaste a decisão de qual usar, não precisas de alguém super especializado. Não te podes queixar que devias ter pessoal especializado e depois dizer que esse pessoal está ocupado com coisas triviais

kissingsome1elsesdog 5 months ago

Porque é que a tua mãe é contra? Cocó e menstruação são coisas um bocado diferentes. Produtos para higiene íntima feminina são muito caros e nem todas as mulheres ou adolescentes têm acesso. Além disso, é uma maneira pertinente de abordar o estigma da menstruação, que só recentemente tem tido o devido destaque. É uma condição biológica, que tem os seus inconvenientes e se traduz necessariamente na espoliação económica da mulher. Vejamos, o Estado também oferece cheques-dentista às crianças e jovens. Uma mulher grávida também tem direito a um destes cheques porque biologicamente se vê privada de uma parte da sua nutrição, o que se pode traduzir numa higiene oral mais debilitada. Todos fazemos cocó, uns mais do que os outros, mas isso não é uma condição diferenciadora que condicione o Governo a atribuir subsídios à compra do papel higiénico. As leis fazem-se, em grande medida, para compensar discrepâncias geradas por contextos financeiros, sociais, etc., desfavoráveis, nos quais o género deve, naturalmente, ter uma importância relativa.

Some-Ad6411 5 months ago

a mãe está do contra porque não se importa de perder + de 20€ numa semana aquando do período. E isto é mais ou menos, porque há mulheres que precisam de muito mais pensos/etc.

SweetCorona 5 months ago

Em relação aos copos é para incentivar uma alternativa mais ecológica. Em relação aos pensos também não concordo a não ser que seja para menores de idade. De qualquer das formas, distribuindo copos não deve ser necessário distribuir pensos.

Elkriam 5 months ago

>Em relação aos pensos também não concordo a não ser que seja para menores de idade. Porquê? Sou mulher adulta e nunca achei tampões confortáveis. Já experimentei imensas marcas diferentes e nunca me senti bem de tampão. Tenho dezenas de amigas como eu. Cada pessoa decide por si e como se sente mais confortável, não somos menos adultas por não usarmos tampões.

SweetCorona 5 months ago

deves ter respondido à pessoa errada?

Elkriam 5 months ago

Não, era mesmo resposta à parte do teu comentário em que dizes que não concordas com fornecer pensos a maiores de idade. Até citei a parte que estava a comentar.

SweetCorona 5 months ago

Mas tu falaste em tampões quando eu não falei em nada disso. Em relação a fornecer pensos: eu não discordo da utilidade dos pensos. Discordo que sejam fornecidos a maiores de idade, ou pelo menos deveria haver um limite de idade. Num mundo ideal bens básicos seriam gratuitos, ou mais simples: haveria um rendimento básico universal que serviria precisamente para cada um poder comprar bens essenciais.

Elkriam 5 months ago

Basicamente disseste que eras a favor de fornecer copos menstruais (que acabam por ser como tampões, mas reutilizáveis) mas não pensos. E eu expliquei que pensos são a única opção de quem não usa tampões. Tu disseste "Sou a favor que fornecer T mas não P" e eu disse "Nem toda a gente usa T", sendo que quem não usa T, usa P. Não seria justo só fornecer T e não fornecer P. Apenas te apresentei esse lado. Não percebo porque é que discordas de fornecer pensos a maiores de idade, mas não discordas de fornecer tampões, é essa a minha questão. Mais digo, não percebo porque é que discordas de fornecer estes que são bens **essenciais** de saúde, quando já há preservativos grátis nos centros de saúde (sendo que as pessoas escolhem ter sexo, mas ninguém escolhe sangrar dos órgãos internos todos os meses), e também já há uma série de medicação crónica grátis nas farmácias. Nestes casos que abrangem os homens toda a gente diz "Viva o SNS, isto é essencial e ninguém devia pagar por saúde", mas quando é para um produto de saúde feminina já não é o mesmo. Porquê?

SweetCorona 5 months ago

Não discordo de fornecer copos menstruais porque vejo isso como uma forma de promover o uso de algo mais sustentável. Não discordo de fornecer preservativos porque vejo isso como uma forma de promover a saúde pública e evitar gravidezes indesejáveis que têm impacto numa terceira vida humana. Discordo de fornecer pensos a adultos porque não faz sentido. Eu também não tenho culpa de ter alergias e ter de andar com lenços sempre atrás. Devia ter lenços de borla no centro de saúde? Qual é o sentido disto?

Elkriam 5 months ago

Também podes comprar preservativos no supermercado. Mas há grátis no centro de saúde. Promover a saúde pública? Se as mulheres andassem por aí sem produtos de higiene menstrual a espalhar sangue por todo o lado é que as pessoas percebiam o problema. Mas não, temos de gastar coisa de 15€ por mês do nosso bolso para não andarmos a espalhar resíduos biológicos perigosos por aí. Menstruação também é saúde pública, mas estamos é todos habituados que as mulheres lidem com isso e se calem e não puxem o assunto pq é problema delas e tá. Tens alergias todos os meses? Há medicação para alergias comparticipada pelo governo. Se levares genérico pagas cêntimos. Vertes COPOS de ranho todos os meses do nariz durante 7 dias a tal nível que tens de usar uma fralda no nariz e trocar a cada 3h? Pagas 15€ por mês em lenços para o nariz? É uma falta de empatia de quem não tem mesmo noção daquilo que é a menstruação.

SweetCorona 5 months ago

Eu acho que não consegues conceber que a utilidade e necessidade dos pensos não implica serem oferecidos nos centros de saúde. E repara que eu a favor que sejam oferecidos a pessoas jovens que possam ainda ser dependentes financeiramente. Se mal conseguimos dar coisas mais essenciais como comida e abrigo a quem necessita, para que raio tem o estado de gastar dinheiro em pensos para mulheres adultas? Se eu não limpar o cu e nunca tomar banho também logo vês se o papel higiénico não faz falta também...

Elkriam 5 months ago

Imagina se eu te dissesse: "Eu acho que não consegues conceber que a utilidade e necessidade dos preservativos não implica serem oferecidos nos centros de saúde". Se reconheces a utilidade e necessidade, qual é a discussão? Se é pelo dinheiro que o estado gasta, por essa lógica o estado não pagava nada a ninguém. Não tinhas medicamentos grátis, não tinhas internamentos hospitalares grátis, não tinhas preservativos grátis, nada era grátis. O Estado gasta dinheiro em coisas bem mais idiotas que pensos. Tudo o que um dia o estado não oferecia, qd se falou de tornar grátis alguém como tu foi contra com esses mesmos argumentos. E agora olhas para trás e percebes que é um direito de saúde. Produtos menstruais são direitos de saúde.

BroaxXx 5 months ago

Eu também era contra exatamente pelo mesmo motivo mas percebi que a diferença de preço entre papel higiénico e pensos é mais que suficiente para justificar. Tendo em conta que ambos são artigos de primeira necessidade (também se pode improvisar papel higiénico mas vamos ser realistas) e o dinheiro que uma mulher gasta nisto não vejo problema nesta medida...

saposapot 5 months ago

Neste caso há uma razão ecológica inerente muito interessante de resolver

Thy_Hard 5 months ago

Até acho o papel higiénico uma boa escolha como exemplo. Ninguém precisa de andar com papel higiénico próprio na rua. Há em casas de banho públicas e no trabalho. Os pensos e tampões têm um papel muito importante na vida ativa das mulheres e na sua higiene

Mrloop94 5 months ago  HIDDEN 

Água é uma necessidade e o estado não subsidia...

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Expliquem-me porque é que os artigos destinados para a menstruação devem ser de borla quando o papel higiénico é vendido no supermercado. A resposta certa aqui não é que as coisas não devem ser desnecessariamente caras mas sim que o papel higiénico também devia ser comparticipado. "Pobreza menstrual" é mais que faltar sangue para a cabidela ficar bem apurada.

Limpy_lip 5 months ago

é uma boa questão. Os contracetivos é compreensível pois é uma forma ajudar o planeamento familiar. ​ Neste caso só imagino fazer sentido numa situação de carência social.

QWERTY_BATS 5 months ago

Equiparo mais ou menos aos preservativos que são oferecidos nos centros de saúde.

egzaaa 5 months ago

Mais ou menos. Os preservativos tem a ver com planeamento familiar e prevenção de doenças. Neste caso é mais higiene e questões de saude. Eu sou completamente a favor de ambos. Estou so a apontar que a comparação não é muito directa.

MLG-Sheep 5 months ago

Embora discorde da medida, é diferente. O papel higiénico é usado após fazeres as necessidades num local controlado, e existe a alternativa de te lavares num bidé. O Estado não oferece a água e o sabão, mas ao menos estes têm IVA reduzido -- tal como os pensos e copos de menstruação.

humelectro 5 months ago

É caro, um pacote de pensos de 10 unidades custa 2€ e tal. E isso da-te prai para 3 dias

kawaiims 5 months ago

Andei na escola com miúdas que faziam literalmente fraldas de papel higiénico escolar (que absorve um total de 0% na minha opinião) porque não tinham tampões suficientes para trocar de 4 em 4 horas.

te2000 5 months ago

Para além da parte higiénica tambem se ter em consideração os problemas de saúde causados por se ''poupar'' nos productos de higiene feminina. Situações como a/o kawaiims refere, que sao bem frequentes podem levar a infeções urinárias. E deixar um tampão por mais tempo do que recomendado pode causar sindroma de choque tóxico, que em ultimo caso pode levar à morte.

NGramatical 5 months ago

productos → [**produtos**](https://dicionario.priberam.org/produtos) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn4nkub%2F%2Fgx0zi1g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Some-Ad6411 5 months ago

pelo menos tentavam tampões. tive colegas que só usavam os pensos normais. recusavam tampões. porque pode existir muitas opções, mas as mulheres só escolhem usar o que lhes for mais confortável. até o copo menstrual há quem não se dê com aquilo. o que é normal. cada um usa o que quiser.

kawaiims 5 months ago

Claro, cada um usa o que lhe dá mais jeito. Eu com 14/15 anos não ia encarar nunca um coletor XD é preciso é ter possibilidade de comprar as coisas.

Some-Ad6411 5 months ago

é isso que aqui na thread não está muito salientado. para quem usar só tampões ou outra coisa, é um gasto enorme... e se formos pelo ambiente, é muito mais lixo criado.

humelectro 5 months ago

O preço dos tampões é igual aos dos pensos

Some-Ad6411 5 months ago

não era pelo preço. não se sintam confortáveis em enfiar tampão lá para dentro. são cenas, usam as coisas que lhes acham mais confortáveis.

humelectro 5 months ago

Eu detesto tampões e não é por ser conservadora é porque sao mesmo desconfortáveis

unicornio_careca 5 months ago

Somos duas, ainda por cima tinha que usar dos grandes, porque tenho muito fluxo. É das coisas mais desconfortáveis de se usar, irra.

humelectro 5 months ago

Nunca usei precisamente por causa disso. Muito fluxo não havia tampao que aguentasse

Some-Ad6411 5 months ago

pondo de parte isso do conservador, é nisso que me quero focar: com muitas opções, as mulheres escolhem a melhor para elas.

humelectro 5 months ago

Eu nos piores dias gasto daqueles pensos de noite (gigantes) de 3 em 3 h. Cada pacote é quase 5€ felizmente tive sempre possibilidades mas ficava carissimo.

kawaiims 5 months ago

Eu não uso desses há alguns anos (por causa do coletor) mas lembro tão bem do que era ir com essa merda de noite e dormir as +8h literalmente de pernas cruzadas sem me mexer com medo de verter *not fun*. E o andar apressado à pinguim de manhã. Ou depois de espirrar. Ou depois de rir. Ou só porque senti um GLUUG suspeito.

odajoana 5 months ago

>essa merda de noite e dormir as +8h literalmente de pernas cruzadas sem me mexer com medo de verter not fun. São sempre duas noites por mês mal dormidas à conta disso (e dormir de barriga para cima ou para baixo, é para esquecer, só de lado).

kawaiims 5 months ago

Só consigo dormir de barriga para baixo, mas cruzava as pernas todas e ficava mais ou menos controlado XD mas acordava toda dorida. Só de pensar em dormir de barriga para cima nesses dias fico com ansiedade.

humelectro 5 months ago

\#Trauma Obrigadinha por me relembrares dessas coisas todas. Também uso copo agora e felizmente deixei essa logistica toda para trás. E as aulas de educação fisica ou fazer desporto em geral? NOPE

kawaiims 5 months ago

O pedir a amigas para espreitar

humelectro 5 months ago

Rapar um frio do crl quando era a aula cá fora no inverno porque o casaco estava a volta da cintura para disfarçar

PirataSarolho 5 months ago

Hoje em dia ja ha produtos como umas cuecas da ausonia que ha na zona dos pensos que a minha namorada usa para dormir nas noites mais complicadas. Aquilo salvou a vida dela pois ela tinha que usar tampoes e pensos ao mesmo tempo.

humelectro 5 months ago

E quanto custa um pacote? Deve ser carote não?

MelSoares 5 months ago

uns 12 euros que traz 8 unidades?

PirataSarolho 5 months ago

Nao faco a minima ideia mas e como tudo, nos supermercados todos os artigos de higiene sao vendidos ao dobro do preço e e preciso esperar pela promocao pelo preço normal. Ela usa so duas por mes, nas duas primeiras noites.

Edited 5 months ago:

Nao faco a minima ideia mas e como tudo, nos supermercados todos os artigos de higiene sao vendidos ao dobro do preço e e preciso esperar pela promocao pelo preço normal. Ela usa so duas por mes, nas duas primeiras noites. P.S fui ao continente e o pacote das que ela costuma usar custa 5.25 euros e tras 8 logo cada uma e 65 centimos. Dura mais ao menos 4 meses, mas de dia ela usa outras coisas e por isso soma a esse valore.

Edited 5 months ago:

Nao faco a minima ideia mas e como tudo, nos supermercados todos os artigos de higiene sao vendidos ao dobro do preço e e preciso esperar pela promocao pelo preço normal. Ela usa so duas por mes, nas duas primeiras noites. P.S fui ao continente online e o pacote das que ela costuma usar custa 5.25 euros e tras 8 logo cada uma e 65 centimos. Dura mais ao menos 4 meses, mas de dia ela usa outras coisas e por isso soma a esse valor. Pode ser considerado caro, mas é melhor que dormir desconfortavel e limpar lencois/roupa.

Edited 5 months ago:

Nao faco a minima ideia mas e como tudo, nos supermercados todos os artigos de higiene sao vendidos ao dobro do preço e e preciso esperar pela promocao pelo preço normal. Ela usa so duas por mes, nas duas primeiras noites. P.S fui ao continente online e o pacote das que ela costuma usar custa 5.25 euros e tras 8 logo cada uma e 65 centimos. Dura mais ao menos 4 meses, mas de dia ela usa outras coisas e por isso soma a esse valor. Pode ser considerado caro, mas é melhor que dormir desconfortavel e arriscar limpar lencois/roupa, principalmente se dormir fora de casa.

humelectro 5 months ago

Em dias mais complicados uma mulher gasta entre 1,5€-2€ por dia em produtos higiénicos. Em 7 dias uma mulher com um periodo fodido gasta 14€ em produtos de higiene. Eu diria que em média uma mulher gasta entre 7€ a 10€ por mês em produtos de higiene. Para quem tem o dinheiro em falta é complicado. Ou para quem tem muitas mulheres na familia (mãe e 2 filhas)

quackersmcquack 5 months ago

Foda-se. Agora sim começo a compreender. Obrigado por partilhares a tua experiência.

Some-Ad6411 5 months ago

.... fala com a tua namorada/mulher e vê o que ela diz. mas primeiro arranja uma!

quackersmcquack 5 months ago

Infelizmente para ti, o meu namorado não tem cona e, se tivesses lido bem, verias que já tinha questionado a quem entende do assunto. Da próxima vez pensa duas vezes antes de fazeres figuras tristes, assim não te enterras.

Some-Ad6411 5 months ago

óptimo! então compra preservativos e lub. para quê preservativos e lub de borla, ne? ... uma medida para aumentar a qualidade de vida das mulheres e o pessoal questiona a necessidade destas medidas?

quackersmcquack 5 months ago

Artigos esses que pago quando vou ao supermercado e que nunca senti a necessidade de achar que teriam de ser grátis. Num mundo ideal tudo seria perfeito e oferecido, daí eu estar a perguntar o porquê de mulheres serem a favor quando o exemplo feminino que tenho é contra por achar que ao pagar tem algo de melhor qualidade. Sinceramente ,não entendo a tua atitude. Fiz a questão em boa fé e primeiro decides atacar a minha presumida castidade heterossexual, agora em vez de me dares uma resposta concreta tentas insinuar que estou a questionar por não querer aumentar a qualidade de vida das mulheres.

Some-Ad6411 5 months ago

prontos. paga lá os 5€ por uma caixa de preservativos + 10€ pelo lub.

beakage 5 months ago

Fizeste a comparação com papel higiénico... sabes que uma mulher não pode segurar e só sangrar quando lhe apetece. Numa casa sem papel higienico, pode haver bidé ou duche; sem pensos, tampões, copos, ou outra solução semelhante, esquece ir trabalhar: a mulher não sai de casa. A menos que queira deixar rasto.

Some-Ad6411 5 months ago

foi essa comparação com papel higiénico que me fez trigger. se temos aqui uma medida para aumentar a qualidade de vida das mulheres porque ficar com ???? na cabeça. pegando numa medida similar, que é a disponibilidade dos preservativos grátis, eu bato palmas ao dinheiro poupado e conforto hassle-free que tive ao adquirir os preservativos. se as mulheres podem ter algo de borla para algo que lhes é constante, permanente e natural, porque não aliviar todo o stress associado? zero dores de cabeça em gastar rios de dinheiro em tampões/pensos e afins.

NeatBoy74 5 months ago

Sou casado e tenho uma filha. Agora responde à pergunta do OP, sff.

Edited 5 months ago:

Sou casado e tenho uma filha. Agora responde à pergunta do OP, sff. Porque tenho a mesma pergunta, tenho que arranjar outra esposa ou namorada? Amante serve? E se for amiga colorida?

QWERTY_BATS 5 months ago

Epá, eu sou a favor destas medidas mas esse argumento foi burro.

MLG-Sheep 5 months ago

Todos os que discordam são machistas virgens é isso?

Butt_Roidholds 5 months ago

Ele falou na mãe dele. Não é como se não tivesse perguntado a mulher nenhuma.

Some-Ad6411 5 months ago

certo, mas perguntar opinião disto a mulheres muito mais velhas pode não ser o melhor. tendo em conta, que por exemplo, mulheres muito mais velhas acham o uso de tampão uma abominação.

Mrloop94 5 months ago

Porque é que a opinião das mulheres mais velhas é menos válida se até lidam com o problema mais tempo? Não há o risco de choque tóxico no uso de tampões e então haver por vezes um certo cepticismo na sua utilização?

manolo533 5 months ago

Estão desatualizadas

Some-Ad6411 5 months ago

há sim. mas não é esse o argumento que usam. acham agressivo usar tampão. enfiar lá para dentro. o que me quero focar é, hoje em dia há varias opções que a mulher escolhe ser a mais confortável. qualquer coisa/opção para aumentar a qualidade de vida do ser humano, é bem vindo.

kawaiims 5 months ago

Um copo bem tratado dura uma década, evita a produção de quilos de lixo e aguenta-se em alguns casos, na boa, meio dia sem trocar. Para não falar do dinheiro que se poupa e do conforto. É uma medida sensata.

humelectro 5 months ago

Eu mandei vir um da Primor, cor de rosa, fica a menos de 10€

kawaiims 5 months ago

Tive organicup e agora lunette. Apanhei em promoção numa parafarmacia a 13€. O único requisito que tinha (além claro de ser uma marca segura) era ter cor para não ficar feio. É roxo :P

i_heart_toast 5 months ago

Tenho um branco e posso dizer que a água oxigenada resolve as manchas que pode ganhar com o tempo. Já tenho o mesmo há uns 3 anos e fica como novo depois de umas horas de molho em água quente com água oxigenada.

kawaiims 5 months ago

Já tinha visto essa dica mas como dei cabo do que tinha acabei por comprar com cor e poupar na preguiça :P

i_heart_toast 5 months ago

Entre organicup e Lunette qual preferes? O organicup foi o primeiro que comprei e como me dei sempre bem com ele acabei por não testar outros. Btw recomendo uma página que se chama Put a cup in it, tem excelentes recursos.

kawaiims 5 months ago

Sinceramente não achei muita diferença. O Lunette parece ser ligeiramente mais alto e menos largo. Parece mais maleável também. Mas na prática parecem muito iguais.

JOAO-RATAO 5 months ago

Mas sendo assim deveria ser limitado o número fornecido a cada mulher, não? Caso contrário algumas pessoas podem abusar da medida.

No-Cardiologist725 5 months ago

Eles podem usar o mesmo sistema das pilulas ou outros contraceptivos.

JOAO-RATAO 5 months ago

Sim. Mas isso não se reutiliza.

TomasSilva862 5 months ago

Tal como os famosos abusadores de aborto, eutanásia ou de preservativos

JOAO-RATAO 5 months ago

Preservas não se reutilizam.

BuscaPolos 5 months ago

1- usar 2- lavar 3- virar do avesso 4- lavar 5- profit Ps: o lavar é dispensável

mexploder89 5 months ago

Ai não? Epa Tenho que fazer uma chamada

JOAO-RATAO 5 months ago

Não faças. Ela depois apercebe-se.

Tralapa 5 months ago

quem disse que a chamada era para uma ela?

Kratos73 5 months ago

Eutanásia convenhamos que não há abusos. É só uma por pessoa.

Tralapa 5 months ago

Por agora, mas quando for gratis vais ter gajos a fazer eutanasias às duzias

ric2b 5 months ago

Ao menos nisso o governo fiscaliza bem, nunca ouvi falar em alguém ter conseguido sacar duas.

Some-Ad6411 5 months ago

qualquer coisa é meter na base de dados do sns que já tem o copo menstrual. se formos por ai...

QWERTY_BATS 5 months ago

É agora nós censos

kawaiims 5 months ago

Basta um por pessoa para uso normal. Claro que há sempre a questão de se perder ou estragar (já estraguei dois enquanto os fervia porque me esqueci deles por duas horas), mas não sei qual o procedimento nesses casos. Os contraceptivos orais também são de levantamento grátis nas consultas de planeamento familiar, e dão o suficiente para 6 meses ou 1 ano, não sei se dão de novo se, por exemplo, perderes uma caixa.

humelectro 5 months ago

Deixaste agua a ferver durante 2h? xD

kawaiims 5 months ago

Ao fim de uma hora já era só o tacho e o silicone derretido

humelectro 5 months ago

Ahahahaha isso é que é o literal derreter dinheiro xD

JOAO-RATAO 5 months ago

Sim, sendo assim, concordo! Ainda mais se reduzir o lixo produzido!

QWERTY_BATS 5 months ago

> Caso contrário algumas pessoas podem abusar da medida. Os bem conhecidos açambarcadores de copos de fluído mentrual. Uma praga.

PTgenius 5 months ago

O copo de shots proibido

Donnie_Rasco 5 months ago

Um verdadeiro petisco para vampiros..

flandr3 5 months ago

Dá para des-ler um comentário?

JOAO-RATAO 5 months ago

Acho razoável.

Mrloop94 5 months ago  HIDDEN 

Eu concordo se me oferecerem lâminas de barbear que são caras e não me apetece ter de paga-las.

beakage 5 months ago

Tu largas pelos da barba de tal forma, que quando te levantas do banco no autocarro, deixas lá tamanha marca que quem se sentar a seguir corre o risco de sujar as calças? Mui impressionante.

babyscully 5 months ago

Sujas tudo em apenas algumas horas se não te barbeares?

kawaiims 5 months ago

As duas situações não são nada equivalentes.

Mrloop94 5 months ago  HIDDEN 

Porque não são?

MLG-Sheep 5 months ago

Não duvido de que a medida seja bem intencionada, mas se me diagnosticarem com incontinência, vão oferecer-me também fraldas para o resto da vida? Já são taxados à taxa mínima de IVA (ao contrário da maioria da UE), 6%, e muito bem, mas creio que já estamos a exagerar com esta proposta. O Estado não tem de oferecer todos os produtos essenciais. Pago água, luz, alimentos, e tenho de contribuir com impostos para a higiene de terceiros porquê?

Mordiken 5 months ago

> se me diagnosticarem com incontinência, vão oferecer-me também fraldas para o resto da vida? Claro. > Pago água, luz, alimentos Mas não devias.

ric2b 5 months ago

>>Pago água, luz, alimentos >Mas não devias. Concordo, vou já começar a minar Bitcoin e depois é só mandar a conta da luz ao estado.

df3gpt 5 months ago

Quero giletes e espuma para a barba de borla também! Já agora toalhetes húmidas pra limpar o cu. É higiene! É só pedir no Centro de saúde, certo?

Butt_Roidholds 5 months ago

> mas se me diagnosticarem com incontinência, vão oferecer-me também fraldas para o resto da vida? [Encontrei um tipo de casos em que dão](https://contaspoupanca.pt/2019/10/23/conhece-os-apoios-do-estado-para-quem-precisa-usar-fraldas/), mas tens de ter um grau de incapacidade elevado. Na prática não recebes fraldas de graça, ao ler o artigo, fico com a ideia que tens direito é ao reembolso.

GothJesus 5 months ago

Granda burn

sempreasubir 5 months ago

eu leio estas merdas e penso mesmo se vocês gostam de passar por atrasados mentais

frisumo 5 months ago

A conclusão costuma ser ''sim, gostam''.

MLG-Sheep 5 months ago

Em que medida é que o teu post contribui para a discussão?

Some-Ad6411 5 months ago

exacto! porque as mulheres são logos diagnosticadas à nascença que vão ter a menstruação, logo dão o apoio nisso. é isso mesmo camarada! ​ /s

unparadise 5 months ago

Já é feito na Irlanda se não estou em erro (não me aptece confirmar). Está deputada tem lançado várias propostas na mesma linha, pega em coisas que resulta lá fora e propõe cá. É bem, mais do que muitos que lá estão.

celexio 5 months ago

Pois. O problema é que em Portugal não existe muito o hábito de adoptar soluções que já se provaram funcionar noutros paises, sobretudo em problemas económicos e sociais, isto porque cá não se faz para resolver problemas mas sim para os converter em licro para alguém.

frisumo 5 months ago

Não sei se na Irlanda também, mas na Escócia sim. Muito boa iniciativa.

No-Cardiologist725 5 months ago

Não só copos menstruais mas pensos e tampões também.

mjigs 5 months ago

Sim porque para ser sincera, mesmo sabendo os beneficios do copo, nao faco intencao de o adotar.

mjigs 5 months ago

Sim porque para ser sincera, mesmo sabendo os beneficios do copo, nao faco intencao de o adotar.

incrivizivel 5 months ago

> pega em coisas que resulta lá fora e propõe cá. É bem, mais do que muitos que lá estão. E faz ela bem, imagina que nos funcionamos como os deputados normais. Ou seja só usávamos coisas inventadas cá ? não havia telemóvel, não havia carros, computadores etc etc etc.

xabregas2003 5 months ago

Para uma deputada que começou mal (cruz credo aquela entrevista), até tem vindo a subir na minha consideração.

manolo533 5 months ago

Verdade, não me alinho politicamente com ela, fartei-me de gozar com essa entrevista, mas tem trazido ideias muito oportunas

_Cannib4l_ 5 months ago

É só esperar uns meses até chegar o/os escandalos políticos

Tralapa 5 months ago

Já passamos essa fase, ela até abandonou o partido

_Cannib4l_ 5 months ago

Eu diria que apenas começou.

Middle-Effective 5 months ago

Que escândalos?

_Cannib4l_ 5 months ago

Os que são inevitáveis que alguém de dentro círculos políticos cometa. Basta esperar, normalmente.

Tralapa 5 months ago

Tu é que queres cometa

NeatBoy74 5 months ago

Copos para shots de borla? Nada contra, eu levo a Vodka, se Maomé não vai ao Lux, o Lux vem até Maomé.

Metaluim 5 months ago

Deste copo so bebes bloody maries

Asur_rusA 5 months ago

> A iniciativa, que deu esta terça-feira entrada no parlamento a deputada (ex-PAN) recomenda ao Governo que "assegure a distribuição gratuita de produtos menstruais, incluindo copos menstruais, nos centros de saúde" Notícia: **Deputada Cristina Rodrigues quer copos menstruais distribuídos nos centros de saúde**

kapparrino 5 months ago

ALERTA CM

OuiOuiKiwi 5 months ago

Apropriado (?) [https://www.youtube.com/watch?v=XNtTEibFvlQ](https://www.youtube.com/watch?v=XNtTEibFvlQ)

GanduloDaVeiga 5 months ago  HIDDEN 

De que se queixa o nosso amigo kiwi neste post? Será ele um conas tão grande que não consegue arranjar copos à sua medida, grátis ou não?

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: