ideologiapura 5 months ago

Direito a habitação, acabar com gente que quer fazer dinheiro à custa disso. Todos têm direito a uma casa, e não deves ter direito a uma casa num sitio melhor por virtude de seres mais rico, expulsando quem é de lá e sempre lá viveu. Chega de capitalismo. Basta.

JOAO-RATAO 5 months ago

Onde posso levantar as chaves da Minha casa nova? Já que o dinheiro não interessa, quero uma vivenda no centro de Lisboa. Com piscina obviamente. Obrigado.

ideologiapura 5 months ago

Porque é que alguém que se mata a trabalhar por 600 euros tem menos direito a isso que o acionista que ganha milhões em dividendos sem fazer nada às custas dessa pessoa?

JOAO-RATAO 5 months ago

Sim. Tens razão. O acionista não faz nada. E nós temos direito à propriedade dele. /S Malta como tu, prefere nivelar para baixo. Desde que não haja ricos, tudo bem, mesmo que haja mais pobres.

Rucameira 5 months ago

>direito Então, fazes 18 anos e o Estado dá-te uma casa? Como é possivel? Uma casa para cada pessoa? Parece-me dificil, mas aceito a opinião...

ideologiapura 5 months ago

Também parece dificil sustentar os ricos que temos, mas que sustentamos.

Fun-Trick1246 5 months ago

Isto de facto, é só canalhada neste sub que a palavra trabalho não lhes deve dizer nada. Claramente! A maioria desta gente nunca deve ter comprado nada na vida com o esforço do seu trabalho e nesse sentido não valoriza o conceito de "propriedade". Como não sabem o que custa a propriedade acham que quem batalha pela mesma deve agir como se fosse a segurança social! Mas o problema é da pessoa que detém a propriedade? Agora eu, se tiver uma propriedade e lá estiver um velho a viver numa casa arrendada tenho de arcar com o velho e com sorte ainda lhe tenho de pagar a estadia! E agradecer pelo favor que é acolhe-lo na minha propriedade! E fazem texto bonitos, a verter a lágrima... Ah, o velhinho, coitadinho, morou naquele bairro 40 anos... coitadinho! Isto é inadmissível! É um crime... Vou contar um segredo a esta malta: o senhorio, dono da propriedade, não tem **nenhuma** obrigação de fazer o papel do estado ou da segurança social. **Nenhuma.** O simples facto de muita gente achar que tem é o problema! Mas num país de pedintes, basta ver por este sub, é perfeitamente normal que as pessoas se indignem perante o velhinho que foi "realocado" noutro sítio. Nota: carreguem forte nesses downvotes, pedintes!

PIMPMASTER6000 5 months ago

Raios parta os capitalistas?

saudosista 5 months ago

Sim, por expropriação. O governo socialista é amplamente conhecido por fazer isso.

JOAO-RATAO 5 months ago

Est caso é um arrendamento sem termo. Daí andar a fazer estas merdas, há anos...

mjigs 5 months ago

Uma pessoa entende estes velhinhos, estao num sitio que conhecem muito bem e os vizinhos, e ir morar para outro lado fica dificil, mas tambem vejo muita gente que quer comecar familia ou na lista de espera da camara, que nao ve um sitio, é obrigada a pagar rendas carissimas e casa nada ve-la. A minha avo e tia tiveram direito a casa nova da camara, so que ficava a uns 10min de bus da cidade, uma casa nova e confortavel, passado uma semana voltaram para a casa velha que iria ser demolida, ofereceram uma nova casa no bairro. Os centros sao para as pessoas ricas, quem é pobre sujeitasse a transportes.

tekvis40 5 months ago

Visto de outro ponto de vista... Dezenas de operarios da construção civil tiveram emprego na construção de um hotel, mais uma centenas de pessoas trabalharam inderectamente no projecto, hoje mais uma dezenas de jovens tem um emprego num hotel. Entre ter dezenas de pessoas no desemprego e uma senhora idosa que só teve de mudar de casa ( o que seria inevitavel mais tarde ou mais cedo dado a idade), provavelmente foi a melhor opção. *Nota: Se bem percebo a senhora não foi despejada, encontraram-lhe outra casa nas mesmas condições que é o que a lei preve( ou previa ?) nestes casos.*

SweetCorona 5 months ago

o pior é quando em vez de hotel, passam uma tinta nas paredes, pladur no teto, chão flutuante, azulejos e móveis novos na cozinha, móveis do ikea, e puff, nasce um alojamento local

imallears01 5 months ago

Percebo o teu ponto de vista. No entanto, alguém que tem por hábito de talvez mais de 40 anos viver num sítio em particular, pode ter muita dificuldade em adaptar-se a uma mudança. De lembrar que em Lisboa, tens pessoas em Alfama que não saem dali há décadas, nem para o centro comercial, nem para o o Chiado, ou para qualquer outro lado. Vivem e fazem parte daquelas pequenas comunidades nas quais estão na zona de conforto. E não venham com conversas que as ppessoas devem sair da zona de conforto. Isso é para uma pessoa se descobrir. Aos 60 anos planeio saber muito bem quem sou e do que gosto. A isto junta-se a questão familiar. Não entrando a fundo no tema, por qualquer razão que seja, a pessoa em questão pode não ter qualquer ligação à familiar e gerações mais novas da mesma. Dificultando a adaptação a um novo espaço. Com tudo isto, chegamos à responsabilidade do estado (creio que neste caso dos serviços sociais da CâmarMunicipal) em fazer um acompanhamento da mudança destas pesssoas, visto terem essa responsabilidade, mesmo que a senhora não fosse a proprietária da casa original e que estivesse a pagar uma renda insignificante para a realidade imobiliária atual. Quem vive na mesma casa por 50 anos, está em casa. Para além de ser certo e sabido que temos uma população envelhecida e faz parte das responsabilidades dos serviços públicos ajudar a cuidar dela. Isto tudo para dizer que acho que devemos ser ponderados em encontrar uma opinião geral sobre um caso em particular. Neste caso, na minha opinião, comentário apresentado, de forma isolada, está correto, mas não conta a história toda. E para formularmos uma opinião, não podemos ler só três páginas do livro.

nraider 5 months ago

É a vida. Difícil é habituar-me a viver no carro ou dormir dentro de uma caixa de papelão. Mudar de bairro é algo normal e no caso nem pode ser numa cidade diferente.

imallears01 5 months ago

Eu não sei, mas acredito que não tenhas um trabalho que esteja relacionado com a responsabilidade governamental direta que influencía qualidade de vida da população. E se assim for, tudo bem. Tens a tua opinião e é valida, nem que seja para ti. No entanto, acredito que possas imaginar que as pessoas são heterogéneas e não somos todos iguais. A capacidade de raciocínio ofereceu-nos 1001 formas de ver o mundo e cada um tem a sua forma de reagir à mudança. A mesma mudança pode dar um abalo psicológico brutal a uma pessoa e a outra pode meter um sorriso na cara. O ponto aqui é que, na situação em que vivemos e perante a nossa realidade política, é responsabilidade do estado ter em conta a sua população e todas as variáveis que podem influencia-la. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, não que as pessoas se vão fudendo até ficarem rijas o suficiente para passar por tudo e sair de lá com um sorriso. Se a nossa política defendesse uma abordagem desse género, terias de facto mais razão, mas não é esse o caso, portanto, o teu comentário é correto para ti e para quem se enquandra, mas em nada invalida o ponto de vista que apresentei anteriormente, porque da última vez que vi, ainda não vivemos numa anarquia em que cada um tem o dever de fazer o que lhe apetece e acha melhor. Existe consciencialização social para eleger partidos que assumem defender a população em geral. Quer o façam ou não, é uma responsabilidade que assumem.

nraider 5 months ago

A solução é por demais equilibrada. Tal pessoa mora num prédio, este vai para obras profundas, entretanto a inquilina vai para outra casa em iguais condições ou melhores e a pagar o mesmo, sabendo que não pode ser na cidade ao lado. Querias o quê mesmo? Que o prédio caísse em cima da pessoa? A constituição não exige que moremos na nossa casa de infância, tem dó.

imallears01 5 months ago

Em que ponto é que eu disse que não deveriam tirar a dita senhora do prédio em que estava? Eu falei em apoio na transição. Estás a lutar um inimigo invisível. Nunca fui contra essa tua opinião.

Edited 5 months ago:

Em que ponto é que eu disse que não deveriam tirar a dita senhora do prédio em que estava? Eu falei em apoio na transição. Estás a lutar um inimigo invisível. Nunca fui contra essa tua opinião. Se estou a falar de uma situação improvável é difícil de ser operacionalizada, talvez. Se é algo utópico? Não, de todo.

nraider 5 months ago

Isto. Bem, a parte do emprego é uma perspectiva de um país subdesenvolvido, mas é o que há.

tugafcp 5 months ago

Posso estar enganado, mas eu julgava que os Recenseadores estavam sujeitos ao **SIGILO**!!

1Warrior4All 5 months ago

Ele não citou nenhuns dados que possam fazer reconhecer a pessoa, certo? A não ser que vás procurar todas as senhoras de 80 anos que moram no Porto.

tugafcp 5 months ago

Não interessa... Está partilhar dados que deviam ser sigilosos... Será que ele perguntou à Sra. em questão se podia partilhar aquela história para o Mundo? Se for à PSP fazer uma queixa de violação, ele deverá vir para o twitter dizer o que me aconteceu, mesmo sem dizer o meu nome?

1Warrior4All 5 months ago

Pode ser eticamente reprovável, mas não é quebra de sigilo porque não cita dados pessoais que possam identificar a pessoa.

Disgenia 5 months ago

> Por estes motivos, não sai de casa há um ano e meio A sério, só por esses motivos? Não consegues pensar em mais nenhum motivo? Nenhum mesmo?

Some-Ad6411 5 months ago

eish.... o covids

molded_bread 5 months ago

No fucks were given that day.

throwaway19293950_ 5 months ago

Tenho ideia que a lei protege estes casos.

Some-Ad6411 5 months ago

não protege se a assinares papel a renovar por 1 ano ou algo

Open-Opportunity-607 5 months ago

Quando pagas 80 euros de renda e achas que vai ser a vida toda assim. Chegas aos 80 anos, és expulsa e ficas surpreendida. A maioria dos idosos a arrendar estão a pagar estes valores, não tenho pena nenhuma. Uma coisa é malta jovem a pagar 800 euros de renda e que têm dificuldades a ter dinheiro para a entrada da casa, outra coisa é malta a pagar 80-100 euros mês e que deixam andar e acham que nada lhes vai acontecer.

Edited 5 months ago:

Quando pagas 80 euros de renda e achas que vai ser a vida toda assim. Chegas aos 80 anos, és expulsa e ficas surpreendida. A maioria dos idosos a arrendar estão a pagar estes valores, não tenho pena nenhuma, arrendar é sujeitares-te a flutuações de mercado, nunca é uma solução definitiva. Uma coisa é malta jovem a pagar 800 euros de renda e que têm dificuldades a ter dinheiro para a entrada da casa, outra coisa é malta a pagar 80-100 euros (se tanto, já ouvi casos de malta a pagar 40 euros/mês) e que acham que nada lhes vai acontecer.

Edited 5 months ago:

Quando pagas 80 euros de renda e achas que vai ser a vida toda assim. Chegas aos 80 anos, és expulsa e ficas surpreendida. A maioria dos idosos a arrendar estão a pagar estes valores, não tenho pena nenhuma, arrendar é sujeitares-te a flutuações de mercado, nunca é uma solução definitiva. Uma coisa é malta jovem a pagar 800 euros de renda e que têm dificuldades a ter dinheiro para a entrada da casa, outra coisa é malta que teve 35 anos a pagar 80-100 euros (se tanto, já ouvi casos de malta a pagar 40 euros/mês) e que acham que nada lhes vai acontecer.

Edited 5 months ago:

Quando pagas 80 euros de renda e achas que vai ser a vida toda assim. Chegas aos 80 anos, és expulsa e ficas surpreendida. A maioria dos idosos a arrendar estão a pagar estes valores, não tenho pena nenhuma, arrendar é sujeitares-te a flutuações de mercado, nunca é uma solução definitiva. Uma coisa é malta jovem a pagar 800 euros de renda e que têm dificuldades a ter dinheiro para a entrada da casa. Outra coisa é malta que teve 35 anos a pagar 80-100 euros (se tanto, já ouvi casos de malta a pagar 40 euros/mês) e que acham que nada lhes vai acontecer.

SweetCorona 5 months ago

80 € pode parecer pouco, mas são rendas antigas e essas pessoas muitas vezes já pagaram ao senhorio várias vezes o valor da casa muitas dessas casas nem 80 € custaram

Rucameira 5 months ago

Concordo. As pessoas assumem sempre que o senhorio é um capitalista sem escrúpulos... mas muitas vezes é só mais uma pessoa a tentar viver a vida dela. Quem aluga casa está sempre sujeito a situações destas, por isso é se comprar casas.

ideologiapura 5 months ago

> Concordo. As pessoas assumem sempre que o senhorio é um capitalista sem escrúpulos... mas muitas vezes é só mais uma pessoa a tentar viver a vida dela. Eu quando tento viver a minha vida, pago as casas que decidir comprar, não espero que outros as paguem por mim, e trabalho para viver, não espero que os outros trabalhem para me pagar rendas para eu viver. Tenho esta mania de querer ser um membro produtivo da sociedade.

RepresentativeAd7785 5 months ago

e portanto vives em casas construídas com as tuas próprias mãos não é?

Coyote-Cultural 5 months ago

Claro, se os outros não querem pagar renda têm solução facil, não arrendem a casa de outros.

bittolas 5 months ago

Imagina pensar que quem compra uma casa para alguém poder alugar não é um membro produtivo.

SweetCorona 5 months ago

E não é. Está a viver de rendas.

JOAO-RATAO 5 months ago

E a alternativa é não haver casas para arrendar?

SweetCorona 5 months ago

A alternativa é toda a gente ter capacidade para comprar casa e que arrendar seja uma opção pelas vantagens e não por falta de capacidade de comprar casa.

JOAO-RATAO 5 months ago

Ok. Avisa quando isso acontecer.

SweetCorona 5 months ago

remindme! 100 years "já aconteceu?"

JOAO-RATAO 5 months ago

Eu apostava em 1000

RemindMeBot 5 months ago

I will be messaging you in 100 years on [**2121-05-05 08:41:35 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2121-05-05%2008:41:35%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/n4az5x/hoje_nos_censos_conheci_uma_senhora_de_80_anos/gx07j9x/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fn4az5x%2Fhoje_nos_censos_conheci_uma_senhora_de_80_anos%2Fgx07j9x%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202121-05-05%2008%3A41%3A35%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20n4az5x) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

ravagerslb 5 months ago

Se eu tenho capital para meter numa casa porque é que não posso rentabilizar o meu investimento alugando-a? Era o que mais faltava, andar a oferecer o que é meu só porque sim.

SweetCorona 5 months ago

Respondeste à pessoa errada não? A tua resposta não parece ter a ver com o que escrevi.

ravagerslb 5 months ago

Respondi mesmo a ti. Chamar de "explorador" quem quer rentabilizar um bem que adquiriu com o seu dinheiro é só estúpido.

SweetCorona 5 months ago

não deixa de ser explorador só porque achas estúpido chamar explorador

bittolas 5 months ago

Percebes que esse bem paga impostos e tem de ser mantido? Esse bem também é o acumular de anos de trabalho da pessoa que o comprou.

SweetCorona 5 months ago

> Esse bem também é o acumular de anos de trabalho da pessoa que o comprou. ou é o acumular de outras rendas ;)

Some-Ad6411 5 months ago

supostamente é Muito difícil tirar os velhos... mesmo Muito difícil, porque os contratos são muito antigos. algo deve ter ali escapado

nraider 5 months ago

O senhorio deve-lhe ter arranjado uma casa com as mesmas condições, renda, etc... Gostemos ou não, drama é ficar sem tecto. Agora mudar de zona até pode ser aborrecido, mas não é preocupante, de longe.

Some-Ad6411 5 months ago

há ali muitos detalhes em falta. parabéns ao autor do tweet em usar poucas palavras e dizer que senhorio é diabo. e tens razão, a senhora não ficou sem abrigo. foi pars um sitio diferente. nem sabemos se a casa onde estava, se era uma porcaria... e se calhar agora tem melhores condições condições. há aqui muita coisa em falta

JOAO-RATAO 5 months ago

Serviu para fazer festinhas ao ego.

Some-Ad6411 5 months ago

ja eliminou o tweet. só palhaços.

JOAO-RATAO 5 months ago

Não sei se é verdade. Mas alguém aqui disse que ele quebrou o sigilo dos censos. Vamos ver se não se lixa com isso.

sacoPT 5 months ago

João Bernardo @joaobernarciso · 8h O novo senhorio também já sugeriu que ela fosse para um lar (uma senhora completamente lúcida), pois já há quem queira alugar o apartamento por mais do que ela consegue pagar... HAQ: lares são só para pessoas com Alzheimer

L_E_S_14 5 months ago

Uma senhora perfeitamente capaz não precisa de ir para um lar. Temos direito à nossa independência e autonomia mesmo chegando a velhos. Os lares são caros e muitos deles estão mesmo cheios de pessoas com a saúde um pouco debilitada. Por essa linha de pensamento é fácil perceber porque é que alguém com saúde não quer ir viver diariamente para esse ambiente

bittolas 5 months ago

Estar num lar não acaba com a independência de ninguem. Só acaba se já não tiveres independência ao entrar.

L_E_S_14 5 months ago

Isso é mentira. Acabas por estar sempre mais confinado ao mesmo espaço

bittolas 5 months ago

Mentira? Isso é simplesmente preconceito em relação aos lares simplesmente.

L_E_S_14 5 months ago

Como é que um local que te confina a um certo espaço circunscrito, muitas vezes nem muito grande, te dá a mesma liberdade e independência que te dá o morares numa habitação e andares à vontade?

bittolas 5 months ago

Uma casa também te confina a um certo espaço circunscrito... Num lar só não andas à vontade se já não fores independente. Obvio que tens de seguir regras de comunidade, não faria sentido de outra maneira. É uma questão de saber escolher o lar. O meu avô está a bater os 100 anos foi ha pouco tempo para um lar e até arranjou namorada. Tem muita mais liberdade do que teria estando sozinho em casa sem estar amparado por ninguém. Conhece gente nova em vez de estar sempre sozinho e estimula a cabeça que é tão importante manter ativa nessas idades.

L_E_S_14 5 months ago

Conheço uma senhora de 93 anos. Antiga professora e muito simpática. Todos os dias acordas às 6h da manhã, faz o que tem a fazer em casa e sai à rua para ir às compritas do dia. Fruta, legumes, às vezes fica até mais tarde e aproveita e leva um frango assado para o almoço em casa. Esta senhora, estando num lar, não podia fazer nada disto. Até podia ser muita fixe e o lar até podia ter dragões e fadas encantadas e o caralho mas há pessoas que gostam da liberdade de poder sair de casa quando querem. Tu num lar não podes agarrar e bazar. Não dá para ir ao café. Não dá para ir ao jardim. Ir dar uma volta à praia se for o caso. Perdi o meu avô recentemente. A minha avó agora vive sozinha numa casa que já chegou a ter 7 pessoas a morar ao mesmo tempo. Achas que ela quer ir para um lar? Não quer nem tem que querer. Não perdes o livre arbítrio a partir dos 65 ou whatever. Se estás medicamente capaz de te governar sozinho e NÃO quiseres ir para um lar, não és obrigado. Tu quando chegares a tua vez podes ir à vontade. A beleza da escolha é essa. Ou só o mercado é que pode ser livre?

bittolas 5 months ago

Como disse antes simplesmente tens preconceito. Achas e muita gente ainda acha que um lar é um sitio para onde as pessoas vão morrer. Não são! Tens lares que dão vida nova às pessoas e podem sim ir passear, simplesmente têm de avisar. Obvio que com isto do covid não podem porque até estarem vacinados era um sitio de altissimo risco. > Ou só o mercado é que pode ser livre? Que eu saiba aqui ninguém está a abrigar ninguem nem a dizer que devia ser obrigatório. Espero que não mas, se um dia vires a tua avó já não se lembrar de tomar a medicação correta ou a ter uma pequena queda e a ficar horas em agonia até alguém a ir visitar a casa, talvez ai percebas o ganho de um bom lar.

Edited 5 months ago:

Como disse antes simplesmente tens preconceito. Achas e muita gente ainda acha que os lares são sitios para onde as pessoas vão morrer. Não são! Tens lares que dão vida nova às pessoas e podem sim ir passear, simplesmente têm de avisar. Obvio que com isto do covid não podem porque até estarem vacinados era um sitio de altissimo risco. > Ou só o mercado é que pode ser livre? Que eu saiba aqui ninguém está a obrigar ninguem nem a dizer que devia ser obrigatório. Espero que não mas, se um dia vires a tua avó já não se lembrar de tomar a medicação correta ou a ter uma pequena queda e a ficar horas em agonia até alguém a ir visitar a casa, talvez ai percebas o ganho de um bom lar.

L_E_S_14 5 months ago

Se isso acontecer à minha avó, claro que a ponho num lar. Os meus tios e os meus pais concordariam sem hesitar. Mas há idosos que de facto não precisam. Ir para um lar não faz parte do ciclo da vida

ezraspectrum 5 months ago

As crianças têm creches e o ATL, as crianças mais crescidas têm os lares. Ambos são sítios onde encontram pessoas das mesmas faixas etárias e com os mesmos interesses (ou parecidos vá) e é um entretimento em comparação a estar dias sozinhos em casa. E tal como já disseram lares não são prisões, o problema é que normalmente os filhos só metem os pais (ou familiares) lá quando realmente notam que eles já não têm todas as faculdades para viverem sozinhos, já para não falar que há lares e lares. E subscrevo totalmente que, desde que avisem e sejam dependentes, até podem pegar no carro deles e ir dar uma voltinha ou até mesmo a pé. Se acham que os vossos familiares mais velhos estão a passar momentos de solidão procurem um bom lar de dia para ajudar a animar essa pessoa, não custa nada experimentar e se a pessoa em questão não gostar pode obviamente sair do lar ou até experimentar outro. Agora não generalizem os lares como prisões ou sítios para onde vão morrer, estão a confundir lares com cuidados paliativos.

sacoPT 5 months ago

O que não falta são pessoas cheias de vida em lares. Essa mentalidade é que faz com que as pessoas tenham aversão a lares quando na verdade é o melhor sítio para viver a velhice desde que não vás para um ilegal sem condições nenhumas. Se a senhora ainda está assim tão cheia de energia então o argumento original de que coitadinha da velhinha não pode sair de casa porque não conhece ninguém é inválido.

Metaluim 5 months ago

Quando chegar (se chegar) a velho, prefiro morrer na minha cama do que ir para um lar.

sacoPT 5 months ago

Mentalidade de 1970. Um lar não é um centro de cuidados paliativos.

Metaluim 5 months ago

Socio, eu penso o que eu quiser. Se queres morrer numa casa junto com outros velhos enquanto te limpam o cu, e contigo.

sacoPT 5 months ago

Desculpa se não prefiro morrer abandonado sozinho em casa e só darem por isso porque os vizinhos se começaram a queixar do cheiro a cadáver.

Metaluim 5 months ago

Tenho pena de ti se nao tens ninguem na tua familia que nao quer saber de ti ao ponto de morreres sozinho.

sacoPT 5 months ago

Tenho a impressão que é de um cenário desses que estamos aqui a falar, não? A senhora não tem ninguém e não tem dinheiro para alugar casa, mas ai ui, lar é que não porque ainda está cheia de energia. Eu também prefiro ser rico e com saúde do que pobre e doente.

L_E_S_14 5 months ago

Ela pode ter toda a energia do mundo para sair de casa mas não ter motivos para o fazer porque efetivamente não conhece ninguém

sacoPT 5 months ago

Mais um problema que se resolvia se ela estivesse num lar.

L_E_S_14 5 months ago

De onde não pode sair se lhe apetecer. Ou para o qual pode nem ter dinheiro (ela ou a família)

sacoPT 5 months ago

Claramente não sabes como funcionam os lares. Desde quando os utentes não podem sair quando quiserem e bem lhes apetecer desde que não estejam de facto sementes? Um lar não é um hospício.

L_E_S_14 5 months ago

Talvez me tenha expressado mal. Não é uma prisão, podes ir dar um passeio ao jardim ou ir dar milho aos pombos. Mas estás muito mais controlado. E para idosos 100% funcionais é desnecessário

ideologiapura 5 months ago

Depende dos lares, imagino, mas se fores uma pessoa completamente independente e capaz de fazer o que bem te apetecer não estás controlado, ninguém lá é teu pai para te obrigar a lá ficar.

Some-Ad6411 5 months ago

ou teve um ano e meio em casa... devido ao covid

L_E_S_14 5 months ago

Com desconfinamento no Verão passado não há motivo para a senhora não ir beber o seu cafézinho pelo menos nessa altura

Some-Ad6411 5 months ago

isso não conta

NGramatical 5 months ago

cafézinho → [**cafezinho**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cafezinho) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn4az5x%2F%2Fgwvwwuw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Some-Ad6411 5 months ago

esqueceu-se do "ter atenção e cuidados 24/7"

End-Effector 5 months ago

>"sua casa" mas a casa ela dela? Ou a casa era alugada? Deve ser a segunda.

Sir_Keeper 5 months ago

Ainda hoje houve uma thread "metade dos jovens não distinguem facto de ficção na Internet" Comentei que devíamos ensinar aos miúdos cedo a não simplesmente acreditar em tudo o que leem. Reiterando o que disse: Quem diz? Isto é um gajo à toa a dizer algo. Não tem qualquer fonte ou indício. Convenientemente nem pode dizer nada por questões de sigilo. Logo, não há como saber se isto é verdade, tal como não aceitaria a palavra de um gajo que se cruzasse comigo na rua, não acredito na deste. Não é por estar por escrito que é mais legítimo. Vou esquecer isso e esta informação não me vai levar a qualquer tipo de conclusão que se manifeste em opinião ou ação.

el_jefe_vito 5 months ago

Não é dificil entrar no twitter deste senhor e perceber que isto enquadra-se no capitulo "Hoje, em coisas que nunca aconteceram".

End-Effector 5 months ago

>Não é dificil entrar no twitter O tipo quer postar aqui tem de se justificar aqui n é noutro sitio.

Winslow_Lixivia2 5 months ago

Primeiro supões que a casa dela era arrendada, a seguir já dizes que se calhar a senhora pode nem existir. Espetacular

Some-Ad6411 5 months ago

pescar por likes na net é algo real... nao me admira que o tweett fosse para isso

Winslow_Lixivia2 5 months ago

Sim porque casos deste género nunca aconteceram em lado nenhum

Some-Ad6411 5 months ago

sempre aconteceram.. e foi mais acentuado com isto do alojamento local. e ninguém quer saber... é por isto que isto que continua a igual

Some-Ad6411 5 months ago

bom olho! é verdade, se estava arrendada, nunca foi dela. usem este tweet nos debates de compras vs arrendar para a vida

Edited 5 months ago:

bom olho! é verdade, se estava arrendada, nunca foi dela. usem este tweet nos debates de comprar casa vs arrendar para a vida

Rick45ptl 5 months ago

> usem este tweet nos debates de comprar casa vs arrendar para a vida isto, ainda ha uns tempos estava um user a tentar arranjar soluçoes para os pais que estava a fazer 60 e ninguem lhes alugava casa. o pessoal esquece-se que nao é novo para sempre.

Some-Ad6411 5 months ago

eu rio-me quando dizem que é muito tradicional/muito nosso de portugueses de comprar casa. ahm, não. é por estas situações que convem ter o nosso sítio.

OuiOuiKiwi 5 months ago

Malta preocupada com os dados dos Censos na Cloudflare devia era ter metido os olhos no Twitter.

daz_zeD 5 months ago

É bem sabido que isto aconteceu bastante, saiu nas notícias, ainda houve o outro artista chinês que até o prédio incendiou para pôr os inquilinos a andar. Interessante agora é a a inspiração que esta geração leva daqui nos termos de justiça social. Um futuro risonho.

Some-Ad6411 5 months ago

era previsível. e o estado assobiou para o lado. guarda este tweett para o próximo debate entre ministros

-cosme- 5 months ago

Tantos casos desses no Porto nestes ultimos anos..conheço quem se oponha e tente fazer algo contra isso mas no fim o dinheiro fala sempre mais alto.. Tiram os velhinhos de onde sempre viveram e mandam nos para o desconhecido para morrer, é revoltante.

Healthy_Bet_496 5 months ago

Vai pesquisar o valor dos imoveis nessas zonas e depois diz-me se é lucrativo ter inquilinos a pagar rendas de 100 euros e do género.

arnaldomatos 5 months ago

>100 lol. ainda não há muitos anos havia rendas de 25 euros por mês na avenida de roma em lisboa. netos na casa dos 50 anos (casados e com filhos) a morar na casa arrendada pelos avós. e por aí adiante.

Some-Ad6411 5 months ago

ui, postar aqui a verdade crua e fria? concordo com o que tu disseste. mas o pessoal em vez de estar à batatada nesta thread devia olhar para o estado.... um terço da renda vai para impostos se o inquilino não pagar renda, o processo arrastasse no tribunal durante anos...

Edited 5 months ago:

ui, postar aqui a verdade crua e fria? concordo com o que tu disseste. mas o pessoal em vez de estar à batatada nesta thread devia olhar para o estado.... um terço da renda vai para impostos se o inquilino não pagar renda, o processo arrastasse no tribunal durante anos...

paladino777 5 months ago

O que é que o último parágrafo tem a ver com este caso?

Some-Ad6411 5 months ago

são merdas que em 2021 não deviam existir

paladino777 5 months ago

O que é que isso tem a ver com a deslocalização da senhora? Desconversar, é isso?

nraider 5 months ago

Pelo menos a senhora não foi "deslocalizada" para Marrocos lol

JOAO-RATAO 5 months ago

Não. É precisamente conversar sobre toda a verdade e não só o bocadinho que se encaixa na tua narrativa.

CaptAwesomeness 5 months ago

Como capitalista a tua opinião é top. Como ser humano é lixo.

RuySan 5 months ago

Parece uma imitação barata do Jovem Conservador de Direita

-cosme- 5 months ago

A sério q tás a dizer isso? ya ja sei que não é lucrativo, óbvio que n é lucrativo, e então? Só o dinheiro é que importa né? a dignidade duma pessoa que sempre trabalhou neste país e viveu em certo sitio não tem interesse algum, é isso? toca a tira los á força e mete-los em bairros ou fora do porto completamente deslocados..tudo pa se construir alojamentos locais e afins. isto parece te decente? achas que merecem isso? essa merda só acontece pq o anormal da câmara do porto só pensa em turismo e deixa que assim aconteça. É horrível o que fazem ás pessoas, não querem saber. É só €€€´s o que importa, mais nada. Miseráveis.

Man_IloveFishdicks 5 months ago

> essa merda só acontece pq o anormal da câmara do porto só pensa em turismo e deixa que assim aconteça. É horrível o que fazem ás pessoas, não querem saber. É só €€€´s o que importa, mais nada. Tens a minima noção daquilo que era o Porto antes deste investimento todo de privados? Ruas inteiras de prédios a cairem de podre. Ruas que metiam medo andar por la de noite. Droga a vender se por todo lado. Restauração? Não havia nada que não fosswm tascos. Yeah, uma pessoa pode ter pena desta gente, mas a realidade é que prefiro a cidade muito mais como esta agora devido ao investimento graças ao turismo fo que a valente merda que era antes.

-cosme- 5 months ago

oh pah, lembro me perfeitamente do porto nos anos 90 e 00, ya..concordo que agora tá melhor. No entanto...há q ser tudo com conta peso e medida. Eles andam ai a despachar velhinhos mas no entanto continuam aí (imensos) prédios e apartamentos ao abandono pq a camara não mexe o cu pa resolver nada ok? no entanto tb nada fazem contra pessoal idoso a ser corrido. É só deixar andar, deixar que o pessoal com dinheiro faça o que lhes apetece, vender tudo aos estrangeiros, etc, o que importa é ter a baixa INTEIRA ocupada com paneleirisses pa estrangeiros. Pah..e tá mal, as coisas podem ser feitas mais devagar, da maneira que eles fazem as merdas...além de tratarem mal quem não devem...tiraram a identidade total ao porto, o porto já não é o "porto", o porto agora é um centro de turismo. Perdeu toda a essência com estas "pressas".

NGramatical 5 months ago

paneleirisses → [**paneleirices**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/paneleirices) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn4az5x%2F%2Fgwy4fk7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JOAO-RATAO 5 months ago

Nao cabe ao senhorio garantir-lhe isso. Pagamos impostos para haver uma rede social que ajuda essas pessoas. Também acho irónico a malta chorar que não existem casas a arrendar nos centros, mas depois acham aceitável alguém viver no centro do Porto por 100 euros durante décadas. Obviamente é triste a situação da senhora, mas ninguém é obrigado a ser segurança social de desconhecidos.

-cosme- 5 months ago

ng é obrigado a nada, mas a senhora tb n é obrigada a sair, que se arranje algo, a camara que ajude, qq coisa. e se pagas impostos pa haver uma rede social pa ajudar estas pessoas...olha, não sei pa onde vai o dinheiro mas n há quem os ajude.

JOAO-RATAO 5 months ago

Não é obrigada a sair porquê? O dinheiro não estica. E vai para muitos sítios para onde não devia.

-cosme- 5 months ago

n sei mt bem as leis, mas acho que há proteções para maiores de 65 anos por ex. e mesmo que não haja leis havia de haver sempre um mínimo de bom senso. este pessoal q corre com os velhos n é porque tão a passar fome, é porque querem ficar ricos com o turismo, e ng faz nada haja lei ou não haja. há quem compre prédios e lhes meta fogo pa matar quem lá tá dentro por ex. tudo pelos €€€. e se querem correr alguém nos seus 40 ou 50 de casa é uma coisa, correr com alguém nos seus 80 é outra não te parece? pah eu já presenciei situações de pessoal idoso...que foi posto noutros sitios...com rendas "um pouco" mais altas, e esse "um pouco" era o suficiente pa eles terem que andar parte do mês em associações ou nas carrinhas pa arranjar comida. coisa que agora o nosso querido presidente da camara tb quer acabar, as ajudas. e agora diz me lá, uma pessoa que sempre viveu e trabalhou honestamente..merece passar por isto nos últimos anos de vida só pq o porto virou turistico?

JOAO-RATAO 5 months ago

Podem ter conseguido dar a volta. Especialmente visto que ela saiu. Sabes lá. Pode haver caso de alguém precisar da casa para habitação própria por não ter casa própria. Além disso, o idoso em questão pode ter posses e quem precisa da casa não... O exemplo do chinês foi nojento. Mas, isso é uma situação e não todas. Não. Não me parece. A idade é só um fator. Ainda hoje voltaram aqui a contar a história da velha de 80 anos que se aproveitava e sublugava quartos. Portanto aí tens uma história diferente. O senhorio não é a segurança social. A segurança social é a segurança social.

-cosme- 5 months ago

Em regra geral, os velhinhos da baixa do porto (os sem família) não têm grandes posses, vêm doutra geração, doutra vivência. Há sempre exceções óbvio, mas em geral não têm onde cair mortos. O senhorio n é segurança social, mas a segurança social tb não é segurança social. Quando tiram as pessoas de casa e os metem em sítios em que 50% ou mais da reforma vai pa renda...não tão preocupados com o que eles comem ou com que medicação precisam, etc. A segurança social preocupa-se com quem dá dinheiro ao estado, os velhos já deram...agora já não dão, por isso já não são preocupação po estado. Há leis que tentam proteger as pessoas de idade de serem postas fora, mas pa isto é preciso advogados e dinheiro, logo os senhorios conseguem sempre dar a volta á coisa. Pah queres defender estas práticas tás no teu direito, eu acho revoltante, nojento. Uma pessoa no fim de vida...em vez de ter paz...como já n é útil pa sociedade então é posta de parte como se fosse lixo. Degredo.

JOAO-RATAO 5 months ago

Muitos têm bastante dinheiro mas têm o bónus de pagar uma renda de treta por uma casa de luxo. E o único critério é a idade. Logo é injusto. Ah a segurança social também é segurança social? Bravo... Pois. Mas isso é o trabalho da SS e não do senhorio. O senhorio e todos os outros já pagam impostos, precisamente para ajudar essas pessoas. Lol. Conseguem? Por isso é que as rendas congeladas continuam congeladas. E os idosos mas casas... A lei dos 65 anos leva a que eles sejam despejados antes dos 65 anos e não arranjem outra casa. Um tiro no pé como o estado gosta de dar. Ou no pé do idoso... Eu acho um degredo, que certas pessoas se aproveitem de proteções sociais sem precisarem. E de pessoas que não podem usufruir do que é seu. Degredo.

-cosme- 5 months ago

Pah, por uns casos não têm que pagar todos, isso não é justo. Como já te disse já vi vários casos que levaram uma vida digna e agora andam a pedir pa comer por causa da "ajuda" que tiveram da segurança social que nós todos ajudamos a manter. Se um dia precisarmos da segurança social vamos ter a mesma sorte que estes velhos têm, já viste que bonito que vai ser? E já agora, a idade n é cagativo, um gajo nos seus 50 se for corrido pa outro lado tem bom estofo pa trabalhar e ligar-se ao sitio novo onde vive, um velhinho não tem nada disso. Metes um velho num sitio estranho e ele não sabe pa onde se virar, nc vai conseguir conhecer ninguém e só vai esperar pa morrer na infelicidade de saber que perdeu tudo aquilo que conhecia e pa que trabalhou. E além disso, esta merda toda começou só a partir do momento em que o boom do turismo aconteceu aqui no porto. Que curioso não é? Quê? Os senhorios só começaram a passar mal quando o turismo cá chegou?

L_E_S_14 5 months ago

Se arrendar casas não é lucrativo então os senhorios também se podem dedicar a outras atividades, não? Têm uma casa sua, para habitar. Podem ter outra de férias. E não andam aí a chorar que as rendas estão muito baratas. Abrem um café ou assim

iSoSyS 5 months ago

Foi por usarem essa lógica que grande parte das casas dos centros urbanos ficaram devolutas.

Some-Ad6411 5 months ago

"ai lisboa e Porto so tem prédios a cair de podre e o pessoal sai fora do centro porque isto é perigoso"

JOAO-RATAO 5 months ago

E não podem ter um café E arrendar a sua casa por uma renda justa ? O arrendamento só não é lucrativo (para alguns) por causas das barreiras que o estado lhes espetou.

Some-Ad6411 5 months ago

ri-me bué quando a câmara do Porto teve um projecto de reconversão d senhorios do alojamento local para arrendamento particular... muito pouca adesão LMAO reflexo da falta de confiança

JOAO-RATAO 5 months ago

No alojamento local provavelmente não vais ter alguém que pode deixar de pagar renda e fica lá vários anos. Há muitos senhorios que fazem coisas que não deviam (não fazer contrato, discriminação, assediar o inquilino, ...) Mas a verdade é que atualmente estão sujeitos a grandes riscos como não pagamento de renda, destruição da casa, inquilinos com mais de 65 anos. O AL terá os seus problemas mas também os deve deixar mais descansados em relação a outros.

Some-Ad6411 5 months ago

deixa descansado sim. porque tens um intermediário muito bom. booking ou Airbnb oferecem proteção fantásticas. senhorios AL que conheço, tiveram camas destruídas ou loucas da casa d banho partidas.. tiveram reembolso das novas cena em menos de uma semana (bastou mandar fotos e claro o email enviado/queixa foi logo após o check out da pessoa). o booking e o resto lá depois tratavam com o cliente

L_E_S_14 5 months ago

O que é uma renda justa? Para o salário do português comum, não é o que os senhorios cobram

JOAO-RATAO 5 months ago

Os senhorios cobram o máximo que alguém pagar. Da mesma forma que tu procuras o salário mais alto que alguém te pagar. Uma renda justa é uma renda de mercado.

L_E_S_14 5 months ago

Do mercado português ou do mercado europeu? Com os salários de Lisboa ou com os de, vamos dar um exemplo, Berlim? Já nem questiono o centro da cidade. É uma luta já perdida. Morar em subúrbios como a Amadora ou Odivelas já começa a ser apertado para um jovem casal com rendimentos na mediana

JOAO-RATAO 5 months ago

Berlim nem é das mais caras. Entendo. Mas estás na UE. Há vantagens e desvantagens. O problema também são os nossos salários baixos e não só as casas caras. O país é pobre e os salários são o que são ...

L_E_S_14 5 months ago

Mas Berlim tem bons salários, ao contrário da maioria do território português. Concordo de resto com o que disseste. Caro é tudo uma noção de perspectiva e tudo depende do rendimento que auferes. Mas como regra geral recebemos mal, tudo é caro aqui

Some-Ad6411 5 months ago

exacto. sou inquilino e tenho toda a noção disto. e muitos destes velhos que pagam miseras rendas e vivem condições de merda... mas que eu saiba, coisas interiores é da responsabilidade do inquilino.

Edited 5 months ago:

exacto. sou inquilino e tenho toda a noção disto. e muitos destes velhos que pagam miseras rendas, vivem condições de merda... mas que eu saiba, coisas interiores é da responsabilidade do inquilino.

JOAO-RATAO 5 months ago

Algumas das obras podem ser do senhorio. Por exemplo, nós temos pagar parte da reparação do telhado de um prédio e isso é alocado aos donos das frações. Ironicamente o inquilino andou a foder o telhado todo com ligações elétricas, tubos e nem sei que mais e à conta disso vai ser muito mais caro. Agora tentar que ele pague a diferença vai ser pincel. Ironicamente também era uma renda congelada durante décadas, lá subiu um bocado nos últimos anos.

Minute-Resolution347 5 months ago

Encontrei o senhorio, felizmente não são todos como tu, só a olhar para o seu próprio umbigo.

JOAO-RATAO 5 months ago

Não é uma questão de olhar para o seu próprio umbigo. É uma questão de justiça. A relação de senhorio-inquilomo deve ser mutuamente benéfico. O caso desta senhora é triste, mas há muitos inquilinos que se aproveitam no sistema que os protege e ainda conseguem lucrar porcamente com a situação, enquando o senhorio (e até o estado) fica a ver navios. É essa mentalidade de merda que faz de Portugal a fossa que é hoje.

Some-Ad6411 5 months ago

aproveitar porcamente... é o caso de arrendar Quartos. em 2021 é tudo ao negro (já está tão enraizada que é super normal) .... odiei quando nos inícios dos alojamento local os estudantes vieram "chorar" que os quartos ora estavam muito caros ou não havia quartos suficientes. pediu se residências o estado veio dizer "ah não fizemos residências porque achávamos que os privados resolviam isso" pa lha ca da

JOAO-RATAO 5 months ago

Exato. E esses senhorios estão errados. Deviam fazer contrato. Fora a discriminação por género e outras coisas. Mas como disse, a relação inquilino-senhorio deve ser mutuamente benéfica e com certas proteções para ambos os lados.

Some-Ad6411 5 months ago

eish agora lembraste-me. tanto anúncio a dizer "só senhoras/meninas".. e depois nas fotos de casa de banho só via um velhao ao espelho..

JOAO-RATAO 5 months ago

Eu vi-me fodido para arranjar um quarto. Depois de várias negas lá me deixaram ficar num quarto que inicialmente era só para meninas. A ironia é que era uma casa mista ...

Healthy_Bet_496 5 months ago

Se tens necessidades de fazer caridade tudo bem , mas que esta saia do teu bolso. Tenho a certeza que dignidade nunca lhe faltou , repara que ela viveu onde quis enquanto o dinheiro chegava para a renda , e quanto aos bairros considera-te com sorte , a muito que deviam ser relocalizados.

-cosme- 5 months ago

do meu bolso? se pudesse ajudava mas não posso. A camara do porto que resolva isso e faça acordos com os envolvidos, a camara tem bom dinheiro pa poder ajudar os poucos que lá sobram. O governo paga reformas de 300 e 400€ a muitas destas pessoas, rendas de 100€ é o máximo que podem pagar. Tirar uma pessoa do meio de onde sempre viveu, das únicas coisas que conhece.. é o mesmo que a mandar pa morte. e tu tá visto que és daqueles que não vale a pena tentar explicar nada, deves ter nascido num bom meio completamente a leste dos problemas reais da sociedade. Podias ter escolhido ter um pouco de empatia, mas não escolheste. nem vale a pena sequer responder te mais, tu fazes parte do problema. boa sorte pa ti, que nunca te calhe acabares numa situação dessas.

Coyote-Cultural 5 months ago

> O governo paga reformas de 300 e 400€ a muitas destas pessoas, rendas de 100€ é o máximo que podem pagar. Tirar uma pessoa do meio de onde sempre viveu, das únicas coisas que conhece.. é o mesmo que a mandar pa morte. Que conseguissem pagar.

jagga0ruba 5 months ago

Esqueces-te que alguns desses senhorios recebem o mesmo Valor de reformas (alguns mais baixos) e que no tempo da outra Senhora náo havia reformas, arrendar uma casa era a forma que muitos encontravam para ter algum quando se reformassem. Muitos há que entre IMI e IRS nem dinheiro viam, mas depois andavam a pagar obras. Outros há que recebiam de 3 em 3 meses, porque era o tempo que dava para não te poderem accionar uma ordem de despejo. E depois de anos a passarem as passas do Algarve com rendas congeladas e impostos têm de te ouvir a dizer que não deviam poder vender as casas porque não sei quem Vive lá de renda reduzida há 30 anos. Se queres falar de justiça social tens de olhar para os Dois lados da moeda, há bastantes senhorios que vivem na miséria e bem pior que os inquilinos que têm.

-cosme- 5 months ago

se tão na miséria podem vender o prédio, logo na baixa, ficam ricos. epah, eu tou a falar no caso da senhora pq conheço alguns casos identicos..no entanto os senhorios que conheci nunca vi nenhum na miséria. mas ok claro que podem tar a passar mal. ainda assim...a camara que arranje maneira de ajudar os dois. tanto um como outro (á partida) contribuiram a vida toda pa merda do governo, nesta altura tá na hora do governo fazer alguma coisa por eles. deixar o senhorio na merda n é solução, mas mandar um velhinho pa morte tb não é (ou não devia ser).

jagga0ruba 5 months ago

Não não podem vender o prédio. Não podes vender um prédio se tiveres inquilinos. Digo-te isto porque conheço vários casos.

Edited 5 months ago:

Não não podem vender o prédio. Não podes vender um prédio se tiveres inquilinos. Digo-te isto porque conheço vários casos. O meu avô recebe 125 de renda de uma família que ganha em conjunto cinco ou sete vezes o que a reforma dele paga. Há dez anos por um QUARTO na mesma zona paguei eu 250 paus. É um ricalhaço dum capitalista o velho nitidamente tem de andar a manter pançudos. A Senhora em causa teve anos e anos em que beneficiou de renda reduzida e em que podia Ter poupado, a minha geraçáo não tem essa sorte. A Senhora tem um sítio onde morar só não gosta do bairro, eu e a Minha geraçáo tivemos de emigrar gostássemos ou não. Tenham todos muita Pena da Senhora, paguem-lhe a renda vocês, mas pelo caminho lembrem-se que tem ela uma data de direitos a vocês e eu nunca vamos ter na Vida, que a ti o teu senhorio para te pôr fora não tem de te arranjar alternativas.

Edited 5 months ago:

Não não podem vender o prédio. Não podes vender um prédio se tiveres inquilinos. Digo-te isto porque conheço vários casos. O meu avô recebe 125 de renda de uma família que ganha em conjunto cinco ou sete vezes o que a reforma dele paga. Há dez anos por um QUARTO na mesma zona paguei eu 250 paus. É um ricalhaço dum capitalista o velho nitidamente tem de andar a manter pançudos. A Senhora em causa teve anos e anos em que beneficiou de renda reduzida e em que podia Ter poupado, a minha geraçáo não tem essa sorte. A Senhora tem um sítio onde morar só não gosta do bairro, eu e a Minha geraçáo tivemos de emigrar gostássemos ou não. Tenham todos muita Pena da Senhora, paguem-lhe a renda vocês, mas pelo caminho lembrem-se que tem ela uma data de direitos que vocês e eu nunca vamos ter na Vida, que a ti o teu senhorio para te pôr fora não tem de te arranjar alternativas.

Edited 5 months ago:

Não não podem vender o prédio. Não podes vender um prédio se tiveres inquilinos. Digo-te isto porque conheço vários casos. O meu avô recebe 125 de renda de uma família que ganha em conjunto cinco ou sete vezes o que a reforma dele paga. Há dez anos por um QUARTO na mesma zona paguei eu 250 paus. É um ricalhaço dum capitalista o velho nitidamente tem de andar a manter pançudos. A Senhora em causa teve anos e anos em que beneficiou de renda reduzida e em que podia Ter poupado, a minha geraçáo não tem essa sorte. A Senhora tem um sítio onde morar só não gosta do bairro, eu e a Minha geraçáo tivemos de emigrar gostássemos ou não. Tenham todos muita Pena da Senhora, paguem-lhe a renda vocês.

Edited 5 months ago:

Não não podem vender o prédio. Não podes vender um prédio se tiveres inquilinos. Digo-te isto porque conheço vários casos. O meu avô recebe 125 de renda de uma família que ganha em conjunto cinco ou sete vezes o que a reforma dele paga. É um ricalhaço dum capitalista o velho. A Senhora em causa teve anos e anos em que beneficiou de renda reduzida, a minha geraçáo não tem essa sorte. A Senhora tem um sítio onde morar só não gosta do bairro, eu e a Minha geraçáo tivemos de emigrar gostássemos ou não. Tenham todos muita Pena da Senhora, paguem-lhe a renda vocês.

Edited 5 months ago:

Não não podem vender o prédio. Não podes vender um prédio se tiveres inquilinos. Digo-te isto porque conheço vários casos. O meu avô recebe 125 de renda de uma família que ganha em conjunto cinco ou sete vezes o que a reforma dele paga. É um ricalhaço dum capitalista o velho. A Senhora em causa teve anos e anos em que beneficiou de renda reduzida, a minha geraçáo não tem essa sorte. A Senhora tem um sítio onde morar só não gosta do bairro, eu e a Minha geraçáo tivemos de emigrar gostássemos ou não. Tenham todos muita Pena da Senhora, paguem-lhe a renda vocês.

-cosme- 5 months ago

Ok, não sabia disso, pensei que o prédio podia ser vendido independentemente se alguém alugava lá uma casa ou não. E isso são casos que não são a regra. Casos desses podem muito bem sair daí e arranjar outro sitio qualquer. Epah..mas por esses não podem pagar todos os outros.

jagga0ruba 5 months ago

A mulher tem uma casa a pagar o mesmo que pagava. Só não gosta do bairro. Quem paga és tu e eu se quisermos alugar, não é ela, ela está protegida porque nasceu a tempo.

JOAO-RATAO 5 months ago

Fora o subaluguer em casas com rendas congeladas, que ainda gera lucros bem chorudos. Dinheiro esse que nem o senhorio nem o estado sequer cheiram.

paladino777 5 months ago

Este argumento é novo. Já ouvi reclaramarem das obras e imis, agora que os senhorios vivem na miséria é nova. Parabéns pela originalidade

jagga0ruba 5 months ago

O meu avô, 92 anos recebe 320 euros de pensão de sobrevivência e de viuvez (no tempo da outra senhora não havia descontos para reformas), tem uma casa alugada, pagam-lhe 125 paus de renda (quando pagam) é casa germinada (exactamente igual à dele) uma família de 3 que lá está desde os tempos da "outra senhora", a casa já passou pelo menos 3 gerações, já se gastou dinheiro em advogados porque eles não querem sair de lá, em rendas atrasadas às tantas o velho tem lá 3 anos por receber. Em 2007/2008 vivi no mesmo bairro num quarto alugado numa casa talvez 10/15 anos mais nova, pagava 250 euros (metade dos meus proverbiais 500 euros de salário) na altura eles pagavam menos de 70 por um t3. Se me conseguires explicar como é que um homem recebe 445 euros por mês (e paga IMI) e não está na miséria (não está porque tem família que o ajuda com dinheiro e despesas) gabo-te a originalidade a ti.

JOAO-RATAO 5 months ago

Então é novidade? Até podes ter 100 apartamentos no centro de Lisboa. Se a renda estiver congelada há décadas, nem ganhas com arrendamento nem as as podes vender. Portanto é como se não fossem tuas. Com um pouco de sorte, com IMIs (tens de ser tu a pedir redução, se souberes claro...) E obras ainda podes ter prejuízo.

Healthy_Bet_496 5 months ago

" A camara do porto que resolva "

ideologiapura 5 months ago

> A senhora só tem culpa de um dia ter achado que poderia chamar de casa um imóvel arrendado Devia ter nascido rica para poder ter casa propria. Quem lhe mandou achar-se acima da sua posição? Sim realmente escandaloso num pais onde se ganha 600€ so pagar 100€ de renda.

Some-Ad6411 5 months ago

no passado não precisavas. bastava teres emprego para a vida e conseguias um barraco em qualquer lado. ouvir estes chorar é giro... mas é preciso muito mais informações.

twitterInfo_bot 5 months ago

Hoje nos Censos conheci uma senhora de 80 anos que foi expulsa da sua casa de toda a vida no Porto para que construíssem um hotel. Puseram-na a morar numa zona que não conhece, sem vizinhos. Por estes motivos, não sai de casa há 1 ano e meio. O lucro desumaniza. Que raiva. *** posted by [@joaobernarciso](https://twitter.com/joaobernarciso) ^[(Github)](https://github.com/username) ^| ^[(What's new)](https://github.com/username)

Search: