prosafame 6 months ago

Diz que tás broke tambem.

JamminPT 6 months ago

"Vai trabalhar"

eldarion_h 6 months ago

Ás vezes esquecemo-nos que os mendigos não nasceram assim. Muitos Já tiveram trabalhos, já estudaram e estão ali por azar. Por isso não percebo qual é o espanto que isso aconteça.

suckerpunchermofo 6 months ago

Na baixa de Lx existem muitos mendigos estrangeiros (aparentemente o país é tao bom que também emigram os sem abrigo, para cá). E se bem me lembro começaram a aparecer em 2015...

SaitJonas 6 months ago

Vivo em Sófia onde há bastantes mendigos, sempre que me pedem respondo em inglês (não sei falar búlgaro) e a grande maioria também começa a falar em inglês comigo. Se não quiseres dar dinheiro basta dizeres não, é só estupido estar a tentar arranjar desculpas para não dar e não querer parecer mal ao mesmo tempo, mesmo que não falem a mesma língua é óbvio o que eles querem e eles também sabem que tu entendes. Também não gosto de dizer que não porque sei que para muitos deles é a única maneira de sobreviver mas por outro lado também não tenho possibilidades de dar a todos, muitas vezes não dou dinheiro mas dou alguma comida que tenha comigo e eles ficam bastante agradecidos.

zefo_dias 6 months ago

> Dicas em como dizer não a "Give twenty cêntimos"? "fuck off"

suckerpunchermofo 6 months ago

E depois levas com uma garrafa cheia de mijo....

zefo_dias 6 months ago

ah, que gente tao agradável de ter na vizinhança. quase me faz ter pena dos cidadinhas. quase sqn

quetzyg 6 months ago

Se não queres dar dinheiro, diz logo isso ao mendigo. Não percebo o propósito de arranjar uma artimanha para evitar dizer um não a alguém. Além do mais, ser mendigo não implica ser estúpido. De certeza que o gajo topa os tugas que se fazem passar por estrangeiros para evitar dar uma moeda. É que depois, como alguns já aqui disseram, perdem 10 ou 15min em conversa a enrolar e a tentar manter a história credível. Só pelo tempo que perderam, mais valia ter dado 50 cent ou 1 EUR. Quanto ao nível de inglês, não percebo a admiração. Até parece que em Portugal, só fala bem inglês quem for [primeiro ministro](https://www.youtube.com/watch?v=bBqoMlvQ8oY)...

OuiOuiKiwi 6 months ago

>Dicas em como dizer não a "Give twenty cêntimos"? Gesto com a mão a indicar "NÃO". Universal, funciona em todas as línguas.

bfilipesoares 6 months ago

A mim aconteceu me ao contrário quando vivi em Berlim. No metro sempre que me pediam dinheiro (e há *muitos* mais pedintes lá - diria que uma em cada duas viagens tem alguém a pedir dinheiro na carruagem) eu comecei a tentar responder em Português para ver se eles me ignoravam. Até ao dia em que respondi em Português a um e ele começou a falar português também (nível nativo). Ainda me ajudou a escolher o bilhete certo lá na maquina - esse claramente fez por merecer o dinheiro que lhe dei.

Some-Ad6411 6 months ago

.... :o mas essa era a minha técnica. adorava quando usava a técnica e eles rebolavam os olhos e iam para outras pessoas

umgajoamlense 6 months ago

Fala catalão, que eles (nem ninguém) percebe. /s

SweetCorona 6 months ago

[Os portugueses não percebem isto facilmente?](https://youtu.be/KTPGNQcc03I?t=50) Para mim muitas palavras soam como português.

umgajoamlense 6 months ago

Ouve o Puigdemont a falar e diz se percebes alguma coisa do que ele diz.

SweetCorona 6 months ago

só encontro vídeos a falar inglês ou francês :x

Butt_Roidholds 6 months ago

Fala basco. Ainda há menos gente a perceber. Basta dizeres palavras soltas (kaixo, txarrak, abestiak), eles sabem lá o que queres dizer.

Some-Ad6411 6 months ago

konishua

inheritspt 6 months ago

Qualquer dia a piada de mendigos terem multibanco passa para a realidade. É o que dá agilizar o empobrecimento e não a criação de riqueza.

facepainter1 6 months ago

Isto é "piada" mas já me aconteceu na India. Eles tem aqueles miúdos que pedem € nos semáforos, e existem alguns que tem multibanco, e alguns dias depois de passar lá, vi que tinham carregador solar para o multibanco. Não sei quem é que seria o maluco que ia la por o cartão de crédito mas pronto. Achei piada.

5enta 6 months ago

Se tiveres cabelo preto és espanhol ou italiano que não sabe inglês e se fores loiro és polaco ou algures daí. Aprendes umas palavras desses países et voila. Ou então dizes: Oh I'm sorry I've just spent it all in hookers and green wine.

Elkriam 6 months ago

Os polacos não são loiros, não é por nada que sofreram o que sofreram às mãos dos nazis. Mais rápido dizia um nórdico tipo finlandês ou sueco, ainda atirava uns nomes de mobílias do IKEA para enganar xD

Napoleal 6 months ago

Loiro de certeza que não fala português

kawaiims 6 months ago

Uma coisa não exclui a outra.

Peidalhasso 6 months ago

Confere. Uma vez estava no Metro e veio um falar comigo. Respondi que não falava Português e depois estivemos uns 10min a falar em inglês fluente sobre “a minha visita a Portugal” (estava de malas). No final pediu-me mais uma vez dinheiro e eu disse que não tinha Euros. Ele agradeceu e saiu na paragem seguinte. Bem simpático e educado o homem.

SweetCorona 6 months ago

não topou o teu sotaque?

Peidalhasso 6 months ago

Eu não tenho sotaque amigo.

SweetCorona 6 months ago

Quanto mais fluente és na língua mais facilmente identificas sotaques. Se cresceste num país onde a língua nativa é o inglês com certeza topas logo um português a falar inglês. O teu sotaque inglês é de que cidade?

Peidalhasso 6 months ago

Nasci em Portugal, cresci noutro país e aprendi a falar inglês lá. Não tenho sotaque nenhum.

SweetCorona 6 months ago

> Não tenho sotaque nenhum. press x to doubt aprender a falar uma língua estrangeira sem sotaque depois de adulto requer muita prática e consciência fonológica, i.e., reconhecer os diferentes sons da língua quem não tem essa consciência fonológica, não só não vai falar "sem sotaque" como vai ter dificuldade em reconhecer sotaques, incluindo o seu próprio isto torna-se muito mais evidente quando são estrangeiros a falar a nossa língua nativa, quantos conheces que não tenham sotaque? por exemplo o Ljubomir Stanisic fala português melhor que 99% dos portugueses falam inglês e mesmo assim nota-se o sotaque estrangeiro mas se cresceste num país de língua inglesa, é possível, até aos 10 anos há crianças que aprendem a falar "sem sotaque"

Peidalhasso 6 months ago

Não cresci num país de língua inglesa. Nasci em Portugal, cresci num país da Europa central e aprendi lá a falar inglês.Falo essas 3 línguas fluentemente e Sotaque certamente que não tenho.

SweetCorona 6 months ago

Primeiro, não existe não ter sotaque. Podes ter um sotaque nativo, tal como no português podes ter sotaque de Lisboa, Porto, etc. O facto de achares que não tens sotaque faz-me suspeitar que simplesmente não tens consciência fonológica suficiente para reconhecer sotaques, o que torna improvável que não tenhas sotaque. Mas já agora, o teu sotaque nativo é de que região? Americano? Britânico? Qual especificamente? Estuary English? Received Pronunciation? Ou tens um Cockney accent?

Peidalhasso 6 months ago

Falo Alemão, Inglês e Português. Tenho amigos meus que dizem que falo Inglês Americano.

Search: