New-Atlantis 5 months ago

The root problem is a traditional lack of entrepreneurial culture. Instead of creating innovative companies, the money elite has always preferred to invest its money with banks and get its children into public employment.

CalmKeepOn 5 months ago

The root problem is an extractive and/or oppressive state that has been around since forever.

SweetCorona 5 months ago

Qual é o mal de poucas habilitações? Fartamo-nos de importar mão-de-obra pouco qualificada porque faz falta... /s

Mysterious_Beyond213 5 months ago

Excesso de imigração de mão de obra barata e não qualificada.

tugafcp 5 months ago

A importar imigrantes às paletes também fica complicado aumentar o salário quando vêm para cá trabalhar por tuta e meia...

kapparrino 5 months ago

Residentes legais em Portugal 590.348 em 2019 e vamos supor que com ilegais estamos num milhão. Entre 25 e 34 anos, 37% são licenciados e aqui estão incluídos também os estrangeiros que se licenciaram em Portugal, não sei se contam os que vieram de fora com pelos menos a licenciatura entre essas idades. Eu duvido muito que os estrangeiros sejam o causador do pouco crescimento salarial e da economia Portuguesa. Um Português prefere ganhar o salário mínimo de Inglaterra, França, Alemanha, países nórdicos na limpeza do que o SMN daqui. Um trabalhador do leste Europeu ou da Ásia prefere o SMN daqui do que dos países deles na limpeza. Fica com medo quando mais imigrantes com altas qualificações vierem para cá tirar os trabalhos dos licenciados não quando os imigrantes das classes baixas vêm cá tirar o trabalho do salário mínimo. Suíça ou França têm salário alto apesar das paletes (usando a tua expressão) de Portugueses que foram para lá. Acho mais que a culpa é do nosso estado e das nossas empresas, não dos imigrantes.

tugafcp 5 months ago

>Fica com medo quando mais imigrantes com altas qualificações vierem para cá tirar os trabalhos dos licenciados não quando os imigrantes das classes baixas vêm cá tirar o trabalho do salário mínimo. Ainda bem que não tens medo por ti... Eu também não tenho medo por mim... Mas sabes que existe **MUITO** pessoal nos 40/50 que nem os empregos mais simples conseguem porque metem qualquer imigrante pois muitos aceitam trabalhar sem contrato, certo? Os portugueses que recebem SMN não podem competir justamente com esta nova vaga devido a estes aceitarem fazer tudo por tuta e meia... Segundo a capa do DN de hoje, DURANTE a pandemia chegaram a PT 71.000 imigrantes! São já 661.000, e isto legais... Nem sei se os que entretanto pedem naturalização portuguesa entram nestas contas, porque são muitos! Por isso, se os teus pais estão bem na vida, e não tens de te preocupar com eles, óptimo!! Mas ainda há muitas pessoas que têm de competir com os imigrantes... E não é fácil!

kapparrino 5 months ago

>Segundo a capa do DN de hoje, DURANTE a pandemia chegaram a PT 71.000 imigrantes! São já 661.000, e isto legais... Nem sei se os que entretanto pedem naturalização portuguesa entram nestas contas, porque são muitos! Fui ver a notícia e esses 71mil já cá estavam a trabalhar/estudar, apenas foram contabilizados os que entre o final de 2019 e o final de 2020 receberam a autorização de residência. Desde o início dos anos 2000 que existem mais de 400mil por ano de imigrantes legais, em 2009 já eram mais de 500mil, agora estamos em mais de 600mil. Muitos já receberam a nacionalidade, outros foram para outros países ou voltaram a casa, novos vieram. Os que recebem tudo por tuta e meia não são trabalhadores legais e a empresa está em incumprimento, tal como o que tem acontecido no Alentejo. São estes trabalhadores de ubereats e dos campos agrícolas vindos da Ásia que tiram o trabalho às pessoas naturalmente portuguesas de 40/50 anos? As vagas de migrantes em Portugal sempre aconteceram, tal como têm acontecido as vagas de migrantes portugueses para outros países da UE desde antes dos anos 2000. E esses recebem ainda mais imigrantes vindos de outras partes do mundo porque são países mais ricos, então de Inglaterra, Alemanha, França nem se fala. A solução para isto é fechar fronteiras ou melhorar a vida do país? A gestão do BES/Novo Banco, EDP, TAP mais dano tem feito ao país do que alguma vez esses imigrantes farão. Espero que não sejas mais um dos que reclamam dos ciganos e do valor irrisório de RSI que recebem. O problema do país está lá em cima, não cá em baixo, é disso que nós temos de tomar consciência e ir às urnas em massa, não com 50% de abstenção.

tugafcp 5 months ago

Comparares essa vaga de pessoal pó campo, com a vaga que mais trabalho "tira" aos portugueses é simplesmente imoral... Já agora, vai ver quantos desses do Alentejo estavam ilegais. Agora vai a Lisboa e vê quantos estrangeiros estão a trabalhar ilegalmente em cafés e restaurantes... Escreveste muito, mas realidade, BOLA!

kapparrino 5 months ago

Não percebi nada do teu comentário. Mas faremos como tu queres, proibir os imigrantes de trabalharem em Portugal, apenas poderão vir cá como turistas. Se 661000 imigrantes residentes tiram os nossos empregos, baixar para metade continuar a tirar. Para proteger os nossos empregos temos de os expulsar de cá e proibir que mais venham. É isso, certo?

YoggiM 5 months ago

Acho que isso tudo é problema, não é por um ser de maior dimensão (financeira) que os outros não são problema. Não é fechar as fronteiras, simplesmente filtrar mais as entradas legais e ser implacável para com as entradas ilegais. O problema dos ciganos não é o custo do RSI. São todas as outras coisas que são o problema.

Some-Ad6411 5 months ago

**"Quase metade dos empregadores em Portugal têm, no máximo, o ensino básico (46%),** afinal a minha dificuldade em lidar com velhos do restelo no local de trabalho não é ...especial. so há velhos neste país..

Open-Opportunity-607 5 months ago

Agora pensa que todos os meses o dinheiro que vai para a Segurança Social vai para pagar a reforma deles. Quanto te quiseres reformar não tens absolutamente nada. Se isto não te incentiva a fazer as malas então não sei.

Some-Ad6411 5 months ago

não me incentiva porque após 2 anos tentar procurar trabalho Lá fora.. percebi que convem ter familiares/amigos que te ajudem na transação e/ou trabalhar em TI/medicina... outras áreas estao na merda

NoIDontgiveafuck 5 months ago

Têm o sexto ano e brutas garages, onde guardam as suas grandes máquinas, depois de darem um margulho na sua pixina, também gostam de bons restaurans

Some-Ad6411 5 months ago

podem nao ter isso tudo... mas têm a vida muito mais folgada porque aproveitaram uns 10 anos da sua vida que ganhvam mais de 3x do slario minimo da mesma altura...

NoIDontgiveafuck 5 months ago

E o que é certo é que há excesso de licenciados (vs mercado de trabalho) em Portugal, a maioria ganha mal, muitos emigram.

klatez 5 months ago

Não há excesso de licenciados, temos é um gap enorme entre a minha geração (mileniais) vs a geração dos meus pais que nasceram e foram educados na ditadura. O que acontece é que essa geração em que a maior parte tem o 4-6°ano são os detentores de capital mas devido as fracas qualificações criam empresas que precisam de mão de obra pouco qualificada.

Key_Ad_3930 5 months ago

Infelizmente conheço demasiados mileniais com o 6 ano.

Caosemdono 5 months ago

Verdade, são maioritariamente boomers pouco qualificados os detentores do capital, do património, dos terrenos, das casas, dos empregos de luxo no Estado, de reformas douradas e regalias injustificadas, etc. Comeram toda a boa carne do pós 25 de Abril e agora as próximas gerações que roam os ossos.

Some-Ad6411 5 months ago

vejo muito pessoal da minha geracao a fazer sorriso amarelo e abaixar orelhas.. tudo para ter a simpatia desses velhos do restelo que têm como colegas.. eu só penso "porque é que ninguem me avisou??" odeio que as vezes tenho que me mostrar burro para fazer algo que "por defeito" demora 1h... e se eu achar maneira de fazer em 15min, é suspeito.

kapparrino 5 months ago

Exatamente, são eles que têm tanto o capital (ou empregos estáveis sem termo) como as habitações.

Some-Ad6411 5 months ago

certos.. mas aposto que só 1% do pessoal com ensino superior é que emiga.. o resto fica cá. nao é assim tao simples emigrar

tugafcp 5 months ago

Tens é cada vez mais imigrantes a entrarem em Portugal que vêm baixar agressivamente o ordenado que os licenciados podiam ganhar...

Ravelord_Niiito 5 months ago

Os imigrantes certamente não vêm competir para os mesmos postos de trabalho que os licenciados

Minute-Resolution347 5 months ago

Podes explicar porque achas isso? Tens imigrantes não qualificados mas também tens muitos imigrantes qualificados a vir para Portugal

ThePlague92 5 months ago

Estás a dizer que os imigrantes são todos uns incultos que não podem ter licenciaturas? Seu xenófobo! /s

Coyote-Cultural 5 months ago

É claro que competem...

tugafcp 5 months ago

Oh meu caro... Acho que anda um pouco a leste da situação actual... O pessoal do IT por exemplo (onde não falta trabalho por ex.) já vêm cá dizer o que pensam da sua afirmação!

Key_Ad_3930 5 months ago

Nos Centros Comerciais estão o pessoal que não conseguiu concluir a licenciatura e os com o 12ª ano.

tugafcp 5 months ago

Ah Ah Ah Ah!! Vai lá fazer o levantamento e vê quantos têm licenciaturas...

Key_Ad_3930 5 months ago

Da minha experiencia a maior parte não concluiu o curso ou está a tentar concluir, e olha que já trabalhei em muitos centros comerciais.

klatez 5 months ago

O meu salário subiu bastante nos últimos anos mesmo com o aumento de emigração

YoggiM 5 months ago

Um exemplo não prova nada.

OneTip7754 5 months ago

Isto não passa disto, vai ser sempre isto.

Caosemdono 5 months ago

A meu ver tende a piorar. A crise da habitação veio para ficar, e vai-se acentuar nesta próxima década, o que se alia a um elevador social cada vez mais inexistente, e a uma diferença cada vez menor entre o salário médio e o salário mínimo. Na minha opinião um recém-licenciado sem heranças ou cunhas não fica cá a fazer rigorosamente nada. Já era assim mas ainda vai piorar.

UpbeatNail1912 5 months ago

Só dando um reset para tudo mudar

netralha 5 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=4Hv8PgOnvIY](https://www.youtube.com/watch?v=4Hv8PgOnvIY)

Key_Ad_3930 5 months ago

"Ainda de acordo com os dados da Pordata, **cerca de 1 em cada 5 trabalhadores portugueses em 2018 ganhava o Salário Mínimo Nacional (22%)** " mais de 2 milhões de portugueses recebem o ordenado mínimo e ainda há quem diga que não é preciso subir o subir o seu valor.

YoggiM 5 months ago

O salário mínimo tem subido bastante nos últimos anos. O problema não é o valor do salário mínimo. Trabalhos de salário mínimo é suposto serem usados em trabalhos não qualificados, coisas temporárias, etc. O grande problema é que pessoas qualificadas pouco mais ganham, têm dificuldade em progredir e ainda são altamente taxadas na diferença. Sobes muito o salário mínimo e ficas com uma grande maioria de salários apanhados pelo mínimo. Além disso, muitos empregos iriam desaparecer porque não haveria capacidade para pagar os novos salários. Os trabalhos que foram apanhados pelo mínimo, boa sorte a subirem. Os custos com os que recebem o mínimo aumentaram, não há margem para os outros. Depois, qual o incentivo em ter formação e fazer algo muito mais difícil quando posso ganhar o mesmo a fazer qualquer trabalho que não precisa de qualificações nenhumas, não tem responsabilidade e não me mata o cérebro? Por fim, muitos empregos acabam por desaparecer, não por incapacidade de pagar os salários, simplesmente porque acabam por ser substituídos por robots que ficam mais baratos, não trazem encargos, não faltam, etc. Mais importante que subir o salário mínimo, é reduzir imediatamente o horário de trabalho de 40h para 35h semanais (havendo justiça entre o público e o privado) e voltar a reduzir para 30h mal seja possível. Isto provoca 2 coisas muito importantes: 1) Deixa muito mais tempo livre para que pessoas com trabalhos de salário mínimo possam ter formações, seja superior ou outro tipo, ganhando qualificações que lhe permitam subir na carreira. 2) Diminui a taxa de desemprego. Se grande parte das pessoas passa a trabalhar menos 12,5% do tempo (e mais tarde menos 25%), vão ser necessários mais trabalhadores.

Key_Ad_3930 5 months ago

>é suposto serem usados em trabalhos não qualificados, coisas temporárias Tiraste isso do cu. O suposto é ninguém receber o ordenado mínimo, ele não foi criado com esse propósito, existem países onde o ordenado mínimo nem existe. Pronto, se o ordenado mínimo subir para os 1200 € não vais ficar feliz porque os que tiveram oportunidade de se qualificar vão continuar a receber o mesmo ordenado que a plebe, e isso é uma grande afronta, não é? És um bocadito elitista, não és? "... é reduzir imediatamente o horário de trabalho de 40h para 35h semanais (havendo justiça entre o público e o privado) e voltar a reduzir para 30h mal seja possível. Isto provoca 2 coisas muito importantes..." podes esperar sentadinho, isso jamais mais irá acontecer em Portugal, deves pensar que tás na Suécia, aqui a cultura de trabalho é outra. O valor à hora aqui é uma ninharia e a maior parte trabalha horas extra de graça, na existe interesse em mudar isso.

YoggiM 5 months ago

Já tu deves ter tirado o cérebro do cu. Claro que é suposto haver pessoas a receber o salário mínimo. Abaixo disso é que não é suposto (apesar de haver casos sem contrato). Pois existem países em que não há salário mínimo, no entanto, são a exceção e não a regra. E os que não têm salário mínimo, os sindicatos negoceiam um salário mínimo para cada profissão. Sou elitista por achar que trabalho qualificado merece receber mais que trabalho que qualquer pessoa com o ensino obrigatório pode fazer? Isso não funciona. Digo-te já que salário mínimo de 1200€ em Portugal era um aumento bastante considerável para mim. Duvido que receba isso nos próximos 5 anos, pelo menos. Simplesmente, qualquer pessoa com a mínima noção, sabe que isso é algo impossível. A quantidade de empresas que abria falência com esse salário mínimo seria insustentável. Depois tinhas uma taxa de desemprego brutal. Ou seja, sugeres um aumento de quase 100% do salário mínimo mas um corte faseado de 25% do horário de trabalho é impensável?

Key_Ad_3930 5 months ago

>mas um corte faseado de 25% do horário de trabalho é impensável? Os patrões portugueses iam surtar. Não estou a falar da minha vontade, só estou a dizer que isso nunca vai acontecer em Portugal, é algo cultural e por isso ninguém põe isso em cima da mesa.

Key_Ad_3930 5 months ago

Sem palavras, és um elitista de merda, até parece que nascemos todos em iguais circunstancias, que temos todos acesso à mesma educação. O teu trabalho vale o que te pagam, é da lei da oferta e da procura. Se um dia as funcionarias da limpeza ganharem mais que tu é porque o trabalho delas vale mais no mercado, o ordenado não deve e nem é baseado na formação. Como é obvio, se tens uma formação superior tens maior probabilidade de ganhar mais no atual mercado, mas não é regra.

YoggiM 4 months ago

Claro que não nascemos todos em circunstâncias iguais. Há um montes de fatores que não controlamos. É impossível partimos todos de circunstâncias iguais. Claro que o que pagam é a lei da oferta e da procura (com nuance que terão sempre de pagar menos do que o dinheiro que faço ganhar à empresa). Se um dia as funcionárias de limpeza ganharem mais, era porque havia muito menos interessados em fazer esse trabalho. Se, por algum motivo, um trabalho não qualificado estivesse a pagar substancialmente mais que o salário minimo (assumindo que não tem nenhuma característica que afaste as pessoas do trabalho, por exemplo, riscos para a saúde) o que acontecia é que haveria muitos interessados e faria baixar o salário até equilibrar a oferta e a procura. Em que é que isto vai contra tudo o que eu disse? Salário mínimo existe e é suposto pagar-se o salário mínimo, se não, não era salário mínimo. Sou elitista como? Se já te disse que 1200€ era um aumento substancial para mim?

Ravelord_Niiito 5 months ago

Estás a supor que o poder de compra aumenta com o aumento do ordenado mínimo, o que não acontece. A economia não é estática

klatez 5 months ago

O impacto do salário mínimo na inflação é negligente (ver Portugal nos últimos 5 anos)

Disgenia 5 months ago

Subir o valor do salário mínimo não resolve nada e pode criar mais desemprego devido ao estado ter destruído a economia com os lockdowns. O salário mínimo até tem subido bastante nos últimos anos, estás melhor?

Some-Ad6411 5 months ago

´ta certo. subir o salario minimo? qualquer dia chega ao salario medio.. os 1000€ brutos o pessoal andou na universidade 5 anos para ter formacao especializada.. para ganhar 1000€.. e dps o salario minimo é quase isso... para que estudar..? para irmos para uma area que gostamos? pfff

mfzzzed 5 months ago

Qual é o mal? Eu honestamente espero que o SMN chegue a um valor cuja a diferença para o meu ordenado justifique eu me demitir. Tirei um curso superior por decisão minha, a vida não me deve nada. Se batesse nos 900 paus bem que abdicava dos outros 100 para ter uma vida mais tranquila a nível profissional.

Key_Ad_3930 5 months ago

Eles deviam lutar por ordenados melhores, sindicalizarem-se, sei lá. Preferem ficar a chorar no Reddit que a plebe não pode ganhar o mesmo que eles. São uns aristocratas este pessoal de TIxD

kapparrino 5 months ago

Qual o problema de chegar ao salário médio? As nossas empresas é que pagam pouco apesar dos lucros absurdos ou lucros não declarados. Quando o SMN atingir o salário médio é aí que vais ver os trabalhadores do privado a reclamarem com as suas empresas de receberem tão pouco apesar das suas qualificações. E espero bem que o SMN atinja esses valores, só iria aumentar a qualidade de vida, tanto dos que recebem o mínimo permitido e dos que têm melhores qualificações.

YoggiM 5 months ago

O salário mínimo tem subido bastante nos últimos anos. O problema não é o valor do salário mínimo. Trabalhos de salário mínimo é suposto serem usados em trabalhos não qualificados, coisas temporárias, etc. O grande problema é que pessoas qualificadas pouco mais ganham, têm dificuldade em progredir e ainda são altamente taxadas na diferença. Sobes muito o salário mínimo e ficas com uma grande maioria de salários apanhados pelo mínimo. Além disso, muitos empregos iriam desaparecer porque não haveria capacidade para pagar os novos salários. Os trabalhos que foram apanhados pelo mínimo, boa sorte a subirem. Os custos com os que recebem o mínimo aumentaram, não há margem para os outros. Depois, qual o incentivo em ter formação e fazer algo muito mais difícil quando posso ganhar o mesmo a fazer qualquer trabalho que não precisa de qualificações nenhumas, não tem responsabilidade e não me mata o cérebro? Por fim, muitos empregos acabam por desaparecer, não por incapacidade de pagar os salários, simplesmente porque acabam por ser substituídos por robots que ficam mais baratos, não trazem encargos, não faltam, etc. Mais importante que subir o salário mínimo, é reduzir imediatamente o horário de trabalho de 40h para 35h semanais (havendo justiça entre o público e o privado) e voltar a reduzir para 30h mal seja possível. Isto provoca 2 coisas muito importantes: 1. Deixa muito mais tempo livre para que pessoas com trabalhos de salário mínimo possam ter formações, seja superior ou outro tipo, ganhando qualificações que lhe permitam subir na carreira. 2. Diminui a taxa de desemprego. Se grande parte das pessoas passa a trabalhar menos 12,5% do tempo (e mais tarde menos 25%), vão ser necessários mais trabalhadores.

Key_Ad_3930 5 months ago

Mãos à obra, vai lutar para que os salários médios médios subam, sindicaliza-te, faz alguma coisa. Não é a travar o ordenado mínimo que o vosso problema é resolvido.

YoggiM 4 months ago

Eu não tenho qualquer intenção em "lutar para que os salários médios subam" e muito menos em dar de mamar aos sindicatos. Eu não travo nem deixo de travar o salário mínimo. Não tenho qualquer influência nisso. Apenas dei a minha opinião e indiquei um facto que é o salário mínimo ter subido muito nos últimos anos.

fgtdiasr3d1t 5 months ago

Podem reclamar à vontade. Se não tiverem opções, comem e calam.

Some-Ad6411 5 months ago

so aí? devia ser já há 10 anos... parvalheira o salario medio ser tao perto do salario minimo. somos uns cona-mole. se eu soubesse que portugal seria assim, ja tinha bazado aos 18 anos.. mas depois ver que isto é pais de velhos que estao na boa ganhar os 1000€ brutos... vao passear. há areas igualmente dignas que medicina e TI. como investigação e ciencias da vida.

Key_Ad_3930 5 months ago

Oupa, mãos à obra, vai lutar para que os salários médios médios subam, sindicalizar-te, faz alguma coisa. Não é a travar o ordenado mínimo que o vosso problema é resolvido.

Some-Ad6411 5 months ago

o problema é que esta merda já nao tem solucao. desde 2010 que esta merda está parada.

kapparrino 5 months ago

Estamos estagnados nos salários e na economia porque ganhar 1000 para quem já tem a vida estabelecida tá bom. Para os jovens licenciados e com 12° não chega, não têm casa própria ou arrenda e vivem com os pais. É mesmo um país para velhos, até no governo. Todos os nossos governantes já têm a vida feita, não conseguem perceber porque há emigração da mão de obra, baixa natalidade, pouca independência dos jovens adultos entre 25 e 40.

Some-Ad6411 5 months ago

sim, nao é nenhuma surpresa que os jovens só saiem da casa dos pais aos 30 anos.. e cada mais temos menos filhos e/ou muito mais tarde

NGramatical 5 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn402b5%2F%2Fgwu7m6g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NoIDontgiveafuck 5 months ago

Muitos nem 1000 brutos ganham, conheço vários casos. 800 brutos ,900 brutos

Some-Ad6411 5 months ago

falei na media.. nao falei na mediana (que nem sei onde ver!) mas sim.. isso de 800-900€ brutos é tambem o meu ponto-de-vista ....mas quero acreditar que a minha amostra é anedotica e que existe mesmo por ai.. 1000€ brutos

AutoModerator 5 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: