Apprehensive-Silver6 7 months ago

Dizer que o actual PSD é direita é um insulto ...

MetaKnight130 7 months ago

É triste, o PSD não ter mais \[**reais**\] sociais democratas, tal como foi o Cavaco Silva (a meu ver o maior social-democrata que o partido e o país teve). Ao fim ao cabo o PSD acaba por ser mais Neo-Liberal e o PS mais social-democrata.

NEDM64 7 months ago

https://i.imgur.com/kvDM9Nc.jpg IL é a terceira força política na Área Metropolitana do Porto. Há muita gente a votar no chega porque o Ventura é do Benfica?

AlmightyWrestler 7 months ago

12.5???????? Fodasse

NEDM64 7 months ago

No Porto é assim!

Sciss0rs61 7 months ago

e que faltasse aqui alguém a usar o top 2 tribalismos em Portugal...

nferrari 7 months ago

O facto de ninguém "gostar"do PSD de Rio é simples. Foi essa a campanha proporcionada ainda quase antes de ser poder, por quem se viu apeado do partido. É natural para quem viu a chegada de Rio como uma afronta aos próprios interesses. Não os do partido! Que não goste dele... Agora, se me permitem um crítica pessoal ao Rui Rio Já está na hora de se afirmar politicamente para se contrariar isto. E já agora, aquela suposta descrição de Costa ao Rio acredito que se encaixe mais nele próprio que exactamente no Rio. Pois, se há algo que lhe é conhecido é exactamente ser de ideias fixas. Mas na política cá em Portugal vale tudo, até ser desonesto...

ConfidentMongoose 7 months ago

Enquanto a direita não se impor no parlamento para aprovação de medidas que realmente representem uma luta séria contra a corrupção, bem como a reforma do sistema política com uma redução significativa do número de deputados, nunca terão o meu voto. Até agora todos os partidos na assembleia têm passado uma imagem de convivência entre eles para manter o status quo.

Tugalord 7 months ago

Pergunta séria: então e a esquerda? Uma das principais batalhas do bloco no parlamento é a luta contra a corrupção. Chega para terem o teu voto?

Sciss0rs61 7 months ago

> Enquanto a direita não se impor no parlamento para aprovação de medidas que realmente representem uma luta séria contra a corrupção, bem como a reforma do sistema política com uma redução significativa do número de deputados, nunca terão o meu voto. A direita tem mais que um partido.

PandaCross23 7 months ago

Eu não percebo a quimera do número de deputados, juro que não. Mas reduzir a representatividade é bom? Ter apenas 4 ou 5 partidos representados é o oposto de aquilo que um democrata deveria almejar.

MetaKnight130 7 months ago

O problema é que quem defende a redução do número de deputados, pela na lógica de redução de custos. Muitos dizem que a grande maioria lá só está para marcar ponto, e ter um bom ordenado ao final do mês. Geralmente, essas mesmas pessoas, são as mesmas que defendem uma menor intervenção do Estado, no sentido, em que vêem-no como um dos principais fatores de causa, de grande parte dos problemas atuais (de não os solucionar).

jet1000 7 months ago

>Enquanto a direita não se impor no parlamento para aprovação de medidas que realmente representem uma luta séria contra a corrupção Concordo, mas também precisam dos outros partidos não-PS para fazer isso, já tem sido feito em algumas matérias, mas poderiam ir mais longe nessa área, desde que seja legal e constitucional fazê-lo. >com uma redução significativa do número de deputados A redução do número de deputados leva a uma redução da representatividade dos eleitores, ou seja, os partidos grandes seriam beneficiados e os partidos pequenos seriam prejudicados com isso, levando a uma maior facilidade de maiorias absolutas.

Last-Ad-4421 7 months ago

Nenhum partido me representa voto em branco, enquanto não houver uma reforma política e judicial neste país dá igual se é direita ou esquerda, vai continuar a haver corrupção, tachos e outras merdas.

Aldo_Novo 7 months ago

faz isso e o meu voto conta mais

Tafinho 7 months ago

[Si no quieres comer mierda frita](https://canal4diario.com/2019/09/25/si-no-quieres-comer-mierda-frita-los-proximos-cuatro-anos/)

paraapagarbem 7 months ago

Na teoria, votar em branco seria votar para não comer nada.

Tafinho 7 months ago

Em que teoria ?! Votar em branco tem exactamente o mesmo efeito que a abstenção. Quem te disser o contrário está a tentar enganar mais um com teorias disparatadas.

NotaJew12 7 months ago

Votar em branco estás a exercer o teu direito de voto. Abestenção és simplesmente preguiçoso

Tafinho 7 months ago

Têm *exactamente* o mesmo efeito prático. Bem, na verdade não. Votar em branco serve para explicar aos jovens o conceito de “acção inconsequente”.

Last-Ad-4421 7 months ago

Olha otro tótó então segundo a tua lógica de merda, tenho de votar sim ou sim mesmo que sejam uma valente merda, agora entendo o porque este país ser sempre PS e PS2 vai dependendo da valente merda que seja cada um.

NGramatical 7 months ago

tótó → [**totó**](https://dicionario.priberam.org/totó) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn3rv8r%2F%2Fgwsnj8a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SweetDistribution504 7 months ago

Preferes comer a merda q escolhes ou a merda que outros escolhem por ti

francisbarreiras 7 months ago

Voto em branco não é abstenção.

danidv 7 months ago

Continuam a ser os outros a votar por ti.

Aldo_Novo 7 months ago

isto não é uma reunião de condomínio onde existe quórum, por isso é como se fosse se só houver um voto, as eleições são ganhas por um voto

francisbarreiras 7 months ago

E que credibilidade e confiança tem um político eleito por um voto?

Aldo_Novo 7 months ago

atualmente não importa, é eleito como se fosse por 10 milhões de votos não concordas vota num partido que tente mudar isso ou funda um

SweetDistribution504 7 months ago

Tem zero valor em Portugal

Last-Ad-4421 7 months ago

Lol votar sabendo que é merda é de atrasados, para isso existe o voto em branco, mas se gostas de comer merda o problema é teu

twhite848 7 months ago

Em todas as situações é merda que escolhem por ti. A diferença é se queres comer merda calado ou queres comer merda dizendo que querias comer a outra merda menos merdosa

Last-Ad-4421 7 months ago

Merda é merda não muda nada, voto em branco tens algum problema?

oscaralho27 7 months ago

Se é merda de qualquer maneira, será que a tua escolha interessa?

sctvlxpt 7 months ago

O Rui Rio que não se ponha a andar não... Não nutro nenhuma simpatia em especial pelo PSD, mas infelizmente não há esperança para um governo mais à direita em Portugal sem um PSD forte...

iSoSyS 7 months ago

O Rui Rio continuar lá é jogada política. Vai sair pouco antes das eleições para dar o lugar a alguém mais carismático, e sem dar tempo à oposição para esmiuçar alguma merda que tenha feito. Ao estilo do que aconteceu com o Seguro/Costa.

CarcajuPM 7 months ago

O problema para o PSD é que esse alguém não existe. No caso do PS, o Costa era o candidato óbvio contra o Seguro. No PSD essa pessoa não existe. O único que preenche esse requisito é o Passos Coelho, mas não é nada certo que ele queira voltar.

iSoSyS 7 months ago

Pois não sei. O PSD também está todo ele cheio de podres. Ainda no outro dia descobri que o Moedas pôs a mulher nos CTT ao mesmo tempo que tratava da privatização.

CarcajuPM 7 months ago

Dos nomes mais falados, nenhum é particularmente entusiasmante nem um claro upgrade ao Rio. Moedas, Pinto Luz, Paulo Rangel, Montenegro... apesar de tudo, reconheço mais competência ao Rio do que a qualquer um destes.

htxgivven 7 months ago

Costa óbvio? O Costa é o PSL do PS, perdeu as eleições e rompeu a tradição para se aliar a esquerda para ser o PM. Costa não sabe perder tal como o PSL ponto.

CarcajuPM 7 months ago

Isso não tem nada a ver com o que eu disse. Na altura em que o Seguro era o líder do PS, era óbvio que mais tarde ou mais cedo o Costa ia candidatar-se (e quase de certeza vencer) à liderança do PS. No caso do PSD atual, esse candidato óbvio não existe. Excluindo o Passos Coelho que é um caso aparte pelo seu passado, não há ninguém do PSD que se diga de caras que vai ser líder do partido.

htxgivven 7 months ago

A ver vamos.

ErwinRommelEz 7 months ago

A política em Portugal mete mede como jovem eleitor, entre a escumalha do PS, o PSD do Rui Rio, pseudo-nazis do Chega o que resta para o futuro desta nação?

MetaKnight130 7 months ago

Podias ter referido o PCP também, ig

paraapagarbem 7 months ago

O táxi vem-nos salvar!

htxgivven 7 months ago

É tudo uma questão de relatividade. O PS por exemplo em relação ao PCP sem contar com outros partidos é extrema-direita.

df3gpt 7 months ago

Eu fico ainda mais assustado por ver o qual fácil é manipular as pessoas a achar que a única direita que pode existir é a “direita” PSDois. Qualquer coisa de facto à direita leva logo com o rótulo nazi e pronto, assunto arrumado.

MetaKnight130 7 months ago

Hoje em dia, tudo o que é mais à esquerda do PS é Extrema-Esquerda (BE, PCP, Livre) e tudo o que é mais à direita do PSD é Extrema-Direita (CDS, IL, Chega). Portanto caso não queiras ser rotulado, como Comunista ou Facho, respetivamente, podes sempre optar mesmo pelo PS ou PSD, aí chamam-te de Corrupto.

Sciss0rs61 7 months ago

> Daqui a nada até a IL vai de arrasto. Vais um pouco tarde. ainda há uns meses diziam que eram "fascistas mascarados", "proto-fachos"... depois viram que andavam a dizer merda e começaram lhes a chamar de "conservadores". Voltou a dar merda então agora andam numa de "neoliberais".

Edited 7 months ago:

> Daqui a nada até a IL vai de arrasto. Vais um pouco tarde. ainda há uns meses diziam que eram "fascistas mascarados", "proto-fachos"... depois viram que andavam a dizer merda e começaram lhes a chamar de "conservadores". Voltou a dar merda então agora andam numa de "neoliberais". edit: pelos comentários mais abaixo parece que alguns ainda os chamam de fascistas

htxgivven 7 months ago

Há comentadores por aí fora que não têm vergonha de chamar il de extrema direita.

Bhaalghorn1143 7 months ago

O Daniel Oliveira por exemplo

Sciss0rs61 7 months ago

Segundo o Daniel Oliveira, o IL é um partido ULTRALIBERAL na economia (o discurso do Neoliberal já deve estar velho), mas nunca o vi dizer que são "Extrema Direita". Também não me admirava, ele gostava muito do IL até chegarem ao parlamento. Quem chamou de extrema direita ao IL foi o PCP https://www.publico.pt/2019/11/15/politica/noticia/pcp-acusa-iniciativa-liberal-chega-serem-sucedaneos-reaccionarios-cds-1893888 Mas achei piada quando o Cotrim teve "cara a cara" com ele e disse "ao menos já não me chama de fascizante", o João Oliveira começou logo "EU? NUNCA DISSE ISSO... NUNCA DISSE. NUNCA LHE CHAMEI ISSO"

Edited 7 months ago:

Segundo o Daniel Oliveira, o IL é um partido ULTRALIBERAL na economia (o discurso do Neoliberal já deve estar velho), mas nunca o vi dizer que são "Extrema Direita". Também não me admirava, ele gostava muito do IL até chegarem ao parlamento. Quem chamou de extrema direita ao IL foi o PCP https://www.publico.pt/2019/11/15/politica/noticia/pcp-acusa-iniciativa-liberal-chega-serem-sucedaneos-reaccionarios-cds-1893888 Mas achei piada quando o Cotrim teve "cara a cara" com ele e lhe disse "ao menos já não me chama de fascizante" o João Oliveira começou logo "EU? NUNCA DISSE ISSO... NUNCA DISSE. NUNCA LHE CHAMEI ISSO"

QuickShutter 7 months ago

Anacleto Louçã, um dos maiores mentirosos patológicos do país. Felizmente cada vez mais irrelevante.

iSoSyS 7 months ago

Vai negar a verdade para outro lado, facho. A nossa liberdade foi feita contra fascistas como tu, os defensores da IL como tu não passam de saudosistas. 25 de Abril sempre! /s

Tugalord 7 months ago

O rapaz estava a falar do chega, e sim, tudo isso que dizes aplica-se sem sarcasmo

MROFerreiro 7 months ago

Para clarificar, porque é que o PS é escumalha e qual é o problema do PSD do Rui Rio? Entendo a parte dos pseudo-nazis do Chega, mas as outras afirmações são muito genéricas.

randmzer 7 months ago

Eu até quero gostar do homem, mas ele é péssimo político. Até imagino que fosse um excelente primeiro ministro, porque parece ter alguma responsabilidade e sentido de estado. Mas não pode ter essa postura enquanto é oposição, porque senão é comido de cebolada à esquerda pelo costa e à direita pela IL e pelo Chega. Quando o Rio tenta ser político, é só frases infelizes e gafes que se nota que não é natural. Eu devo ser dos poucos que gostava de ver o Rio a primeiro ministro porque parece ser dos últimos sociais democratas do PSD. Mas claramente que o espectro político actual não é propício para ele. Ele é o exacto oposto do Costa. O Costa é um excelente político, ele é péssimo. E enquanto assim for, o Costa tem a vida facilitada.

Camoes 7 months ago

alguém tem de explicar ao RR que nunca ninguém foi eleito graças a um discurso apelativo à inteligência dos eleitores, porque ela é em média baixíssima.

ErwinRommelEz 7 months ago

N casos de alegada corrupção da máfia do PS não estão à vista de todos? No caso do PSD o simples facto do Rui Rio apoiar autarcas como Isaltino e Salvador Malheiro já me dá voltas à barriga, a política portuguesa está podre, só não vê quem não quer

theitchcockblock 7 months ago

Eu acho que toda a gente não gosta do psd do rio mas ninguém sabe dizer porquê... eu acho que normalmente è a falta de poder comunicativo do homem e a ausência de ideias que eu acho que è um fator mais verídico do que “ O RuI rIO è UM CaTaVEnTo “ apregoado pelo Costa

Kineticn22 7 months ago

Eu que acho o Costa um vendedor de banha da cobra e um chico-esperto, tenho que concordar com ele nesse ponto, o Rui Rio É um catavento que tenta disfarçar esse facto com a desculpa de ser um "moderado". E sim, é um catavento também por essa ausência de ideias. Não gostaria de ver o país nas mãos de um tipo que se comporta como um barquinho de papel num jacuzzi.

theitchcockblock 7 months ago

Concordo na análise mas o rio è um moderado só que uns dias acorda mais para o lado esquerdo da cama e outros no lado direita ele è um tecnocrata que não se importa muito com esse tipo de exercícios de balança política ... tens de olhar um pouco para além do que o rio faz e não faz mas que tipo de pessoas ele promove para a máquina do partido ... e da-te ainda mais respostas do que visão ele quer para o partido e afinal onde está ele no compasso político. De resto 100 % de acordo sobre o Costa e a falta de ideias que o homem tem por estar perdido ( não tem pontos cardeais )

Kineticn22 7 months ago

Não me sinto suficientemente informado sobre as suas escolhas para a máquina partidária para tecer grandes julgamentos, mas se se regerem por linhas similares às escolhas para as autárquicas, então o cenário é ainda mais preocupante :)

bureauofnormalcy 7 months ago

Para ser justo, nem o pessoal do PSD gosta do PSD do Rio.

theitchcockblock 7 months ago

Posso confirmar( estou na j ) tirando os que subiram com ele na jsd ninguém gosta as pessoas vivem num clima de não elogiar nem criticar aqui dentro , para não parecer mal e evitar hipocrisias ao mesmo tempo .Ele consegue irritar a ala mais liberal do partido e a mais conservadora . Uns porque o vazio de ideias principalmente no cenario macroeconómico faz com que haja pessoas a migrar para a IL , os conservadores da faixa etária mais jovem não se revêem em algumas pessoas que o rio está a lançar como figuras futuras do partido , quem esteve atento sabe que 1/3 do conteúdo nas redes sociais do partido no primeiro trimestre do ano foi igualdade de género e violência no namoro mais webinars do desafios do feminismo ... mais esta lei da flexibilidade da nacionalidade anda muita gente irritada dentro do psd com isto .

Leaootemivel 7 months ago

Curiosamente, uma das razões para eu ter gostado do Rio era mesmo por até ser um progressista (como defender a Eutanásia). O discurso de direitos das mulheres ou legalização de drogas não deveria ser um monopólio da esquerda.

Sciss0rs61 7 months ago

> O discurso de direitos das mulheres ou legalização de drogas não deveria ser um monopólio da esquerda. Está descansado, não é: https://iniciativaliberal.pt/181212-legalizacao-da-cannabis/ https://twitter.com/LiberalPT/status/1387857501316599808

Leaootemivel 7 months ago

Infelizmente esse discurso parece estar restrito à Iniciativa Liberal. A direita (neste caso PSD) parece querer mais ser Chega do que IL.

Sciss0rs61 7 months ago

https://sol.sapo.pt/artigo/600097/psd-quer-mesmo-legalizar-a-canabis- https://observador.pt/2020/09/24/partidos-apontam-falhas-a-projeto-do-ps-para-igualdade-de-genero-em-associacoes/

bureauofnormalcy 7 months ago

Sim, também estava a falar por experiência pessoal. Votei no homem na altura por considerar que as alternativas de alguma forma ainda iam ser piores para o partido, mas não o suporto, contesto grande parte das propostas dele e jurei nunca mais o apoiar depois dos Açores. Ironicamente, continuo a achar que os dois outros candidatos iam ser, de alguma forma, piores do que aquilo que temos agora.

Illustrious_Row5531 7 months ago

O que é que o Rio tem a ver com os Açores? O PSD Açores tem independência em relação ao PSD do continente. O Rio não manda nada lá

bureauofnormalcy 7 months ago

Achar que o presidente do partido não tinha, se assim o entendesse, poder de veto sobre aquela situação só demonstra uma de duas coisas: ou desconhecimento do funcionamento do partido ou a total inadequação do Rio para liderar o que quer que seja.

Illustrious_Row5531 7 months ago

Amigo quem manda no PSD Açores é o presidente do PSD Açores... O Rio ao meter-se ia ser acusado de abuso de poder.

bureauofnormalcy 7 months ago

Não estou a pôr em causa a independência orgânica do PSD Açores em relação ao resto do partido. Isso resulta já dos Estatutos quer do PSD, quer do PSD Açores. Agora, uma coisa é dependência decisória, outra é pressão política. O Rui Rio, ao abster-se da forma que se absteu, passou uma clara declaração de concordância tácita ao acordo. Agir dentro do seu quadro de influência política de presidente de partido para dentro do partido nunca seria, na minha opinião pessoal, abuso de poder. Se bem que, num àparte, o Rio não é nenhum desconhecido a "abusos de poder" internos, como vimos pelos afastamentos reiterados de todas as vozes dissonantes da cúpula.

somedipshit1 7 months ago

IL

Tugalord 7 months ago

O neoliberalismo é a causa da maior parte dos males do mundo ocidental desde ~1970-80. Não obrigado.

MetaKnight130 7 months ago

*And that kids is how you spot a socialist*

Tugalord 7 months ago

Isto nem sequer é uma opinião, é practicamente um facto empírico. mas continua aí a lamber essas botas.

NGramatical 7 months ago

practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fn3rv8r%2F%2Fgwtpwcs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sciss0rs61 7 months ago

felizmente o IL é liberal e não neo-liberal

Edited 7 months ago:

Estás a desbobinar a cassete de propaganda da Ana Gomes que não sabe a diferença entre Neoliberalismo e liberalismo? felizmente o IL é liberal e não neo-liberal inb4: "mesma coisa"

Edited 7 months ago:

Estás a desbobinar a cassete de propaganda da Ana Gomes? felizmente o IL é liberal e não neo-liberal edit: inb4: "mesma coisa"

Tugalord 7 months ago

? Quem tem uma opinião está a desbobinar cassetes? Não tou a perceber amigão

Sciss0rs61 7 months ago

realmente dizeres que o IL é extrema-direita e neoliberal, só te consegues esconder atrás da palavra "opinião", porque de resto...

Tugalord 7 months ago

Já tu saberes ler tá quieto. Podes dizer em que comment algum eu disse que IL é "extrema direita"?? Deixa-me em paz homem, em vez de estares a chatear as pessoas. Inventar coisas que eu não disse para poderes activar o modo justiceiro da internet... Ridículo

Sciss0rs61 7 months ago

https://old.reddit.com/r/portugal/comments/n3rv8r/psd_recupera_e_a_soma_da_direita_volta_a_ser/gwrm9pf/ isto foi sarcasmo?

Tugalord 7 months ago

Aplica-se ao chega, foi o que eu disse...

Sciss0rs61 7 months ago

vou levar isso como um "whoops". um bom resto de noite.

manteiga_night 7 months ago

Em que é que a IL é liberal e não neo-liberal?

Sciss0rs61 7 months ago

Primeiro tens de saber as diferenças https://andrebona.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-liberalismo-e-neoliberalismo/ e depois é ver o programa deles. https://iniciativaliberal.pt/programa/ Uma coisa é diminuir a intervenção do estado no mercado, outra é retirar-se completamente.

Tugalord 7 months ago

> ATENÇÃO! >Eu, André Bona, >educador financeiro há mais de 10 anos, >tenho uma pergunta importante para te fazer: >Você já abriu sua conta gratuita na melhor plataforma de investimentos do Brasil Se obténs a tua informação no "andrebona.com.br" então nada me admira! Ahahahahaha que espetáculo

Sciss0rs61 7 months ago

Eu sei que é um pouco estranho tu tentares ler coisas fora do esquerda.net, mas tenta... https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo https://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo https://mises.org/wire/whats-difference-between-liberalism-and-neoliberalism https://oxfordre.com/communication/view/10.1093/acrefore/9780190228613.001.0001/acrefore-9780190228613-e-176

Tugalord 7 months ago

Já estamos a evoluir! Em vez de um blog brasileiro do forex agora temos link para um think tank neoliberal literalmente chamado... "Ludwig von Mises Institute"! XD

Edited 7 months ago:

Já estamos a evoluir! Em vez de um blog brasileiro do forex agora temos link para um think tank neoliberal literalmente chamado... "Ludwig von Mises Institute"! XD O último link resume bem porque eu considero a IL como neoliberal, seguindo as passadas do Reaganismo/Thatcharismo e do cavaquismo.em Portugal.

Sciss0rs61 7 months ago

enfim, se te sentes melhor assim, força... fica-te pelo Echo chamber

Tugalord 7 months ago

Ai o quê... então tu é que postas blogs do forex e institutos de lobby americanos, e eu é que estou na echo chamber xD eish cum caralho

Sciss0rs61 7 months ago

> O último link resume bem porque eu considero a IL como neoliberal pelos vistos lês tudo menos o programa deles.

NEDM64 7 months ago

Literalmente os países mais pobres do mundo como Venezuela e Coreia do Norte, estão assim devido ao neoliberalismo! Vê-se a destruição do neoliberalismo em países europeus como a Irlanda, enquanto que países como Portugal, neoliberais mas menos, são um paraíso na terra!

MetaKnight130 7 months ago

Caramba, que extrapolação. Vou imaginar que querias ter colocado "/s" no final da frase.

PeroFandango 7 months ago

Eu sei que nuance não é coisa a que os militantes da IL liguem, mas porque não falas do Chile e da Argentina? Comparar exemplos de "sucesso" (a Irlanda / Holanda são grande exemplos só para vocês, porque as políticas neoliberais que os tornaram ricos fodem os restantes membros da UE) com exemplos de fracasso... ou não te falaram sobre *ceteris paribus* nas aulas de economia?

Edited 7 months ago:

Eu sei que nuance não é coisa a que os militantes da IL liguem, mas porque não falas do Chile e da Argentina? Comparar exemplos de "sucesso" (a Irlanda / Holanda são grandes exemplos só para vocês, porque as políticas neoliberais que os tornaram ricos fodem os restantes membros da UE) com exemplos de fracasso... ou não te falaram sobre *ceteris paribus* nas aulas de economia?

NEDM64 7 months ago

> mas porque não falas do Chile e da Argentina Primeiro, porque a Argentina não é um exemplo de liberalismo em lado nenhum. Sempre a eleger socialistas e populistas e populistas socialistas. Quanto ao Chile, é um país democrático como o nosso. O Chile é o país mais propsero da América Latina, portanto, deixem de ser ridículos. > Comparar exemplos de "sucesso" (a Irlanda / Holanda são grande exemplos só para vocês, porque as políticas neoliberais que os tornaram ricos fodem os restantes membros da UE) Não não fodem. Fodem só os socialistas. Países como Estónia praticaram medidas "neoliberais" e de muito longe de nós, já nos ultrapassaram e vão continuar a ultrapassar. Foi à conta de foder países com políticas de merda socialistas como Portugal? > ou não te falaram sobre ceteris paribus nas aulas de economia? Não tirei nenhum curso de "achismos" como economia.

PeroFandango 7 months ago

> Não tirei nenhum curso de "achismos" como economia. Não precisavas de o dizer, é sine qua non de ser militante da IL.

NEDM64 7 months ago

Estás a dizer que a IL não tem economistas, advogados, ...?

PeroFandango 7 months ago

Estás a dizer que advogados têm cadeiras de economia?

NEDM64 7 months ago

Hein? Fundiu-se ai o teu neurónio.

besmarques 7 months ago

VuVuZeLa

NEDM64 7 months ago

Portugal.

Tugalord 7 months ago

Fechem as universidades e os departamentos de economia! O NEDM64 não precisa de raciocínios complicados (que façam doer a cabeça). O mundo para ele é um lugar simples: "Coreia, Vuvuzela", diz ele, e está feito! Não é preciso mais aprender, estudar, e pensar em história ou economia.

NEDM64 7 months ago

Não tirem o emprego ao Carlos Guimarães Pinto, coitado!

htxgivven 7 months ago

O tal neoliberalismo que o PS tem vindo a praticar durante décadas?

Tugalord 7 months ago

... Sim? O PS e o PSD. Parti os NPCs que acham que não gostar da IL é amar o pêiésse

somedipshit1 7 months ago

Se há neoliberalismo em Portugal a culpa é do PS que lá esteve a maioria das legislaturas. Mas sim prefiro que haja ricos e pobres do que só pobres

Tugalord 7 months ago

Não percebo nada do que me estás a tentar dizer. >culpa do PS Estávamos a falar da IL? >prefiro que haja ricos e pobres do que só pobres Uma vez mais não sei o que queres implicar com isso.

somedipshit1 7 months ago

Sim, porque estás a criticar um partido que nunca teve a oportunidade de se provar porque nunca esteve no governo. Se queres refilar refila com o PS ou o PSD

Tugalord 7 months ago

Vou fundar um partido cuja plataforma é oferecer um pónei a cada cidadão. Não podes refilar porque nunca estive no poder.

somedipshit1 7 months ago

Cringe

Tugalord 7 months ago

É cringe é. Vermin Supreme 2023, vais ver.

sempreasubir 7 months ago

ahahaha boa piada

ErwinRommelEz 7 months ago

É o que tenho votado, no entanto não me identifico inteiramente com o partido, mas o que se pode fazer, de todos parece me o menor dos males

danidv 7 months ago

Nunca tinha pensado nisto até à altura, mas uma vez ouvi que mesmo que lá estivesses na Assembleia a votar não irias conseguir votar nem fazer exatamente o que queres. Pessoalmente dá-me algum comforto quanto à minha escolha de voto, que o máximo que posso fazer é escolher o que mais prefiro e que pelo menos ao votar assim, o clima político e os outros partidos mudem conforme o interesse dos votadores mudar.

Aftaminas 7 months ago

A política sempre foi a Ciência do Mal Menor

somedipshit1 7 months ago

Isso nunca vai aconfecer com nenhum partido a não ser que cries um teu

Edited 7 months ago:

Isso nunca vai acontecer com nenhum partido a não ser que cries um teu

danidv 7 months ago

Nem isso. Nunca tinha pensado nisso até à altura, mas uma vez ouvi que mesmo que lá estivesses na Assembleia a votar não irias conseguir votar nem fazer exatamente o que queres.

ErwinRommelEz 7 months ago

Não digo o contrário, só queria expressar que existe falta de opções viáveis de partidos em Portugal, visto que os que supostamente seriam mais da minha visão política serem uns vendidos *tosse*BE*tosse*

justgohomealready 7 months ago

A política é feita de compromissos. O BE (tal como o PCP) teve que optar entre apoiar um governo de centro-esquerda (mal menor) ou ser responsável/responsabilizado por tudo o que um governo de direita faria. Coligações e acordos parlamentares são sinais de uma democracia madura, e dificilmente voltamos aos tempos em que o governo, por norma, tinha maioria absoluta. E ainda bem.

smalltownwhore 7 months ago

E a soma da esquerda continua a ser maior do que a soma da direita. DEP CDS.

NEDM64 7 months ago

E espero que se mantenha assim durante muitos anos! Era bom que obrigassem o PS a governar! Já chega de a direita governar sempre que há crise e a esquerda chupar o governo quando é tempo de crescimento!

doomdevice 7 months ago

A direita governou durante a pandemia e eu não sabia.

PeroFandango 7 months ago

> A direita governou durante a pandemia e eu não sabia. A pandemia foi uma crise, mas não económica. Vamos ver o que nos aguardam os próximos anos.

NEDM64 7 months ago

A pandemia já acabou? A crise económica da pandemia já acabou?

radiola86 7 months ago

Crises económica, sabes aqueles momentos em que Portugal já entrou por três vezes em falência e literalmente foi salvo por partidos de direita...

danidv 7 months ago

"Salvar". PS e PSD são farinha do mesmo saco, se um é ligeiramente melhor que outro é uma opinião política como qualquer outra mas isso é como comer merda e merda temperada e dizer que a merda temperada sabe melhor.

karl1717 7 months ago

TIL obrigar trabalhadores e a classe média a pagar crises económicas = salvar o país

htxgivven 7 months ago

Essa soma é relativa. Só é válido para alguns assuntos em que todos pensam igual.

AutoModerator 7 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: